Objetivos do Curso:

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Módulo 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade 2

Registrando a própria reflexão

A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas
nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados
à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da
tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

1. Escreva o relato no Editor de textos do BrOffice.
2. Copie e cole como comentário usando o login da sua turma, não esqueça de colocar seu nome abaixo do texto.

397 comentários:

  1. Como mediadora do conhecimento de língua portuguesa, empenho-me para levar aos meus alunos novas técnicas visando tornar as aulas mais produtivas e atraentes pois desta forma eles se sentirão motivados a buscarem cada vez mais conhecimento. Nosso papel é de aguçar a curiosidade através de metodologias variadas e atualizadas como as tecnologias. No exercício da docência, interajo com os educandos e elaboro as aulas de acordo com as necessidades encontradas sem abandonar o planejamento inicial, adaptando e modificando sempre que for preciso para alcançar os objetivos propostos. Como a maioria de nossos alunos e colegas são usuários das tecnologias, socializo boas práticas para facilitar o uso e os auxilio constantemente pois vejo a troca de conhecimento como algo fundamental não só ao processo de ensino aprendizagem, mas também para a vivência em sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Procuro despertar a curiosidade dos alunos pedindo trabalhos de pesquisa ou levando-os para a sala de informática, para que possam desenvolver seus pensamentos dentro da cultura local ou, mato grossense,sempre ouvindo-os e pedindo sugestões para poder desenvolver um trabalho que eles entendem e compreendem melhor o que está sendo desenvolvido e assim procuro sempre ouvir suas ideias, o ser humano não passa dez minutos de sua vida sem aprende, com os colegas sempre duas cabeças pensam melhor que uma, sempre fazendo mudanças na forma de ensinar, para que o aluno consiga assimilar mais fácil o conteúdo,e assim me sinto muito confortável.

    ResponderExcluir
  3. Procuro de modo geral despertar a sua curiosidade pedindo trabalho para que eles fiquem mais aptos e tenham facilidade em estar mais globalizado com o mundo que os cerca.
    Busco incentivar os meus alunos a desenvolver a cultura regional, falando sobre festas na interior do Estado.
    Procuro desenvolver bom relacionamento com os alunos,aprendendo com os mesmo coisa que eles tem mais facilidade de aprender em relação sobre informática , gosto muito de me relacionar bem com os colegas de profissão pois aprendo muito com eles.
    Procuro me aperfeiçoar na maneira de ensinar,porque estudo cada vez mais se desenvolver com novas pesquisa e métodos
    Sinto a vontade quando posso interagir mais com meus alunos e colegas.

    ResponderExcluir
  4. Sempre costumo buscar alternativas novas para trabalhar em sala de aula, pois quanto mais diversificadas são as atividades maior é o interesse e o aprendizado dos alunos. costumo também trazer os conteúdos voltados para a realidade do educando, não ficando somente com o uso dos livros didáticos, e usar outros meios como a internet, bilbioteca entre outros.

    ResponderExcluir
  5. Diante das tecnologias que surgem no dia a dia me preocupo em levar para sala de aula atividades diversificadas para poder incentivar os alunos para que possam alcançar melhor a sua a aprendizagem com muito mais sucesso.Costumo também trabalhar com pesquisas onde os próprios alunos buscam respostas para as suas dúvidas, usando para isso o laboratório e a biblioteca.

    ResponderExcluir
  6. TURMA 1 MARIA CRISTINA – CURSISTA MARIA LUIZA ANTUNES
    Após a realização da leitura e das reflexões propostas penso que tão importante quanto ter acesso TICs é saber utilizá-las como espaço de aprendizagem para solucionar problemas em situações cotidianas, assim, não sinto-me preparada para instrumentalizar o aluno nessa perspectiva de uso.
    Acredito que só pode-se afirmar que um conceito ou assunto foi aprendido quando ele passa a fazer parte da vida da pessoa, seja ler um bilhete, seja raciocinar sobre uma situação problema que se apresente e usar as TICs nesse processo é fator facilitador do processo de ensino-aprendizagem, e isto é diferente de ter informações ou possibilidades de uso das tecnologia disponíveis.
    Destas reflexões emergem minhas expectativas relacionadas a este curso, pois as ferramentas já estão disponíveis e agora preciso de estratégias de uso delas para melhorar meu papel de professora mediadora no processo de aquisição e produção de conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Questão 2 – Turma 1 – Maria Cristina
    Cursista: Cleusa M.M. Dutel – Matupá – MT

    Quanto ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, minha procupação paira no uso que se faz destas tecnologias, levando em consideração o aluno e como eu posso ajudar esse aluno a construir conhecimento com esta ferramenta; como posso abrir portas e mostrar caminho para a construção do conhecimento, que hoje vai muito além de uma aula expositiva e monótona; como nós professoras estamos lidando e respondendo as exigências hoje vigentes no nosso fazer pedagógico? E digo mais, só não se preocupa com essa nova ferramenta de trabalho “tecnologias”, quem não consegue medir ou ver o quanto as mídias estão ganhando espaço dentro e fora da Escola e no dia a dia de nossos alunos.
    Outro aspecto que me preocupa, é que já sabemos que precisamos nos preparar para atender nossos alunos na área das tecnologias e que só saber não basta, é preciso correr atrás de informações, de formação, de conhecimento. É por isso que estou aqui neste momento, fazendo este Curso.
    Quero mais conhecimento; quero me preparar para atender com competência este novo aluno que requer uma aula diferente e uma professora diferente.
    Não posso deixar de registrar também, minha preocupação com nossos colegas professores que fogem das tecnologias como o diabo foge da cruz e o pior, que com essa atitude tiram o direito dos seus alunos de usar as tecnologias em favor de uma aprendizagem significativa.
    Blogs, Webquest, sites, pesquisas, msn dentre outros, são ferramentas desefiadoras e poderossímas se usadas em prol da aprendizagem por professoras comprometidas com seus alunos.

    ResponderExcluir
  8. Busco incentivar o aluno para que busque informações úteis e mão somente jogos e redes de amizade.busco também atividades de pesquisa para que o aluno perceba que ele pode aprender sozinho, caminhando com suas próprias pernas navegando na net em busca de conhecimentos reais que podem ser aplicados no seu dia a dia somando fatos novos aos assuntos que estão relacionados no livro didático.
    Como professora percebo que temos uma ferramenta poderosa em nossas mãos mas que deve ser usada com direcionamento.

    ResponderExcluir
  9. Marlene Messias Cardoso
    Turma I, Maria Cristina Bertineti
    Bom, como mediadora do conhecimento temos que sempre repensando no mundo e na sua evolução e não podemos também esquecer que o nosso aluno está junto nessa mudança, necessitando fazer parte nesse processo evolutivo,e com base no texto proposto para reflexão O PAPEL DO PROFESSOR ,vemos que esse perfil vai além dos domínios de conteúdos.O professor tem que consciente de sua busca além da adequação e as exigências no mercado de trabalho, em como ser mediadora no processo de aquisição e produção do conhecimento do aluno, pois há uma necessidade de estar diversificando as estratégias das aulas, buscando intercalar os assuntos com as ideias e interesses dos alunos pois, assim será que compreendam o real sentido e a significação da aprendizado de cada momento.

    ResponderExcluir
  10. ATRAVÉS DA LEITURA DO TEXTO. ACREDITO QUE É IMPORTANTE ESTAR LIGADO NO MUNDO TECNOLOGICO, PARA QUE PASSAMOS ESTAR PREPARADO AO REPASSAR AOS NOSSOS ALUNOS.
    COM TANTAS TECNOLOGIAS QUE AS ESCOLAS DISPÕEM NÃO SÓ O PROFESSOR DEVE TER ACESSO MAS O ALUNO, JÁ QUE EM TODOS AS EMPRESAS NECESSITA DE UM BOM FUNCIONÁRIO QUE SAIBA MEXER COM AS TECNOLOGIA MODERNA. O PROFESSOR DEVE ESTAR ATUALIZADO E MOSTRAR AO ALUNO SUA IMPORTÂNCIA TE INVESTIR NO MUNDO VIRTUAL.

    ResponderExcluir
  11. Atividade 2. Não tenho dofoculdade de utilizar os recursos tecnilógicos existentes na escola, gostaria é que todas as escolas as tivessem para facilitar e melhorar o trabalho docente. É claro, que os profisasionais também tem que se esforçar para aprender as novas tecnologias e dominá-las para não passar vergonha perante os alunos. haja vista que tem muitos alunos que fazem é ensinar os professores, o que deveria ser o oposto, dependendo do ponto de vista. Num mundo em que vivemos hoje não há como desvinvular o virtual do real, temos, como educadores, que conciliar as duas coisas e mostrar que é possível sim, educar, conciliando o mundo virtual com o real e vice-versa. E é utilizando isso em nossas aulas que fazemos a diferença. Nalva

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Como pedagoga percebo que os nossos alunos das séries iniciais tem a preocupação de desenvolver as habilidades em jogos diversos.Ao observar nossos alunos diante do computador, é possível perceber a relação lúdica e prazerosa que é estabelecida, eles enfrentam a máquina com maior confiança.Também percebo que a tecnologia tem contribuído muito com a nossa vida profissional, é certo que precisamos aprender a manusear, pois sabemos que os meios de comunicação integrados à educação é tarefa urgente,sendo assim, fazem-se necessárias ações pedagógicas que insiram as tecnologias dentro da escola e, promover a capacitação dos professores para utilização delas.
    Sabemos que viver nesse século, é já fazer parte de uma realidade tecnológica, imaginando em um ambiente favorável como o espaço escolar que possibilite a essa comunidade um meio que garanta a todos acessar e familiarizar com a tecnologia como fonte de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. QUESTÃO 02______TURMA 01____MARCIA VACARIO
    CURSISTA: SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA PEIXOTO DE AZEVEDO

    Enquanto professor ministrador de aulas de matemática, temos uma grande preocupação em despertar interesse em nossas aulas. Cabe a nós professores, inovar, despertar, levar nossos alunos ao “êxtase” da curiosidade para o bom andamento da aprendizagem.
    Sempre procuro preparar meus alunos para uma reflexão mais ampla nos sistemas culturais do pensamento. Não é tarefa fácil trabalhar com ideias, no amplo sistema ativo.
    A prática interativa desenvolvidas com os alunos é uma interação entre grupos que muitas vezes estão voltados para seus interesses próprios, mas temos em mente a nossa responsabilidade frente aos nossos alunos.
    Ouvir os anseios dos alunos é nossa meta prioritária, pois é através de seus desejos que programamos nossas atividades complementares e com seus pedidos e propostas aprendemos no dia-a-dia a nossa profissão de educador pautado nos sentimentos e apelos de aprendizagem.
    Fazemos parte de um grupo de profissionais empenhados no bem estar de nossos alunos, de nossa prática pedagógica e, o sucesso de nossos alunos, são os nossos sucessos em conjunto.
    É necessário repensar nossa maneira de ensinar, pois muitas vezes tendemos a ser surpreendidos pelos nossos educandos.
    Para não sermos confundidos ou surpreendido pelos nossos alunos, devemos buscar o aperfeiçoamento de nossas atividades sentindo assim mais confiante.

    ResponderExcluir
  15. Procuro fazer com que meus alunos sempre estejam ligados aos acontecimentos da nossa cidade, estado, país e mundo então as tecnologias estão sempre em uso e discussão, leciono atualmente para o 2 Ano do 1 Ciclo o que corresponde a 1 Série, na primeira aula que tive sobre TICs, fiquei me perguntando em que momento as tecnologias fariam parte das minhas aulas ou como me ajudariam, pensando somente em internet e computador sem me dar conta de que a grande maioria das coisas que nos rodeiam são a própria tecnologia, voltando aos meus alunos, deixei sobre a responsabilidade de cada um sugerir um tema para que fosse aprofundado em sala de aula, no dia seguinte veio um me falando da gripe suína, então estudamos a tão falada A (H1N1), não um estudo aprofundado, mas o suficiente para que eles saibam o que é, como se transmite e a sua cura, e todo dia aparece algum com algum comentário, sobre noticias que ouviu na televisão, no rádio, etc.
    Entendo que as TICs são de grande utilidade dentro da sala de aula e fora dela, através das TICs, somos capazes de estamos em contato com o mundo todo, incentivo a leitura e a curiosidade dos meus alunos sempre, solicitando pesquisas sobre curiosidades, costumes, etc., mas ao mesmo tempo que entendo a utilidade, necessidade das TICs, não sei se estou preparada para transmitir tais informações aos meus alunos, se saberei utiliza-las ou se as usarei de forma correta.
    Espero que possa entender de forma significativa e que corresponda aos anseios, em primeiros lugar os meus, em segundo os das professoras e também dos meus alunos.

    ResponderExcluir
  16. Sou uma profissional da educação preocupada em melhorar o rendimento educacional dos meus alunos.
    Por esta razão que, tenho sempre uma preocupação em motivar meus educandos no processo de ensino aprendizagem.
    Levando em consideração que nos dias atuais esta é uma tarefa muito difícil, já que muitos dos nossos alunos se mostram desinteressados na instituição chamada Escola.
    As tecnologias nesse caso é uma grande ferramenta para tornar as aulas mas atraentes e produtivas, já que nossos alunos deste os de séries iniciais até os universitários sentem-se atraídos e fascinados pela era da tecnologia.
    Até de um simples jogo no computador podemos trabalhar diversos conteúdos educacionais por exemplo: coordenação motora, cores, memória, números etc.
    Não podemos nos reter apenas em sities de jogos ou de relacionamentos, existem enumeras portas para pesquisas e conhecimento pessoal e intelectual na rede.
    É claro que não podemos levar nossos educandos a um laboratório, só por levar, tem que ter sempre um objetivo real e coerente para realmente motivar nossos alunos.
    Na ausência de computadores podemos levar outras tecnologias, como o som, retro projetor, DVD entre outros.
    Para que possamos realmente utilizar de forma produtivas as tecnologias é preciso conhecer-las e saber utiliza-las de forma correta e eficaz.
    Hoje nossos alunos em sua grande maioria possuem mas facilidade com as tecnologias do que muitos de nos professores, por essa razão que devemos sempre nos atualizarmos na era das tecnologias para dessa forma inovar nossas aulas do dia a dia.
    Agora basta que nossas instituições de ensino tenham as tecnologias para nos auxiliarem no dia a dia.



    Escola Genoveva
    Silvia

    ResponderExcluir
  17. Eu que a vinte e um ano, tenho minha vida dedicada somente a educaçao, venho acompanhando cada avanço que ela vem sofrendo. Lembro-me que quando iniciei minha carreira mal tinhamos o giz para desenvolver nosso trabalho e o pior ter que tornar nossas aulas atrativas e interessantes. e o que é melhor, conseguiamos fazer com que nossos alunos aprendessem. Eles nao gostavam de faltar e o indice de aprovaçao era satisfatorio. ao passar dos anos, as escolar vens se equipando, buscando meios para atrair os alunos, bibliotecas muito bem equipadas, salas de video, muitos jogos para atender todos os niveis de conhecimento, mas mesmo assim nossos educandos vem se desinteressando cada vez mais pela escola. Porque ainda falatava o principal, a informatizaçao. Hoje ela chegou e esta ao alcance de todos na escola, creio piamente que agora a escola vai alcançar seus objetivos. Quando a sala de computaçao ficou pronta, foi uma festa para nossos alunos, seus olhinhos brilhavam, pois muitos dali, nunca tinham colocado a mao em um mouse. A informatica na ecola veio, ao meu ver, igualar nossos educandos, ali na frente daqueles computadores eles se sentem os caras. Estou muito feliz em poder fazer este curso, pois temos que estar antenados juntamente com nossos alunos e só assim vamos poder caminhar juntos e a educaçao ser algo gostoso e produtivo. YVANA

    ResponderExcluir
  18. No mundo atual temos que estar sempre andando juntos com as tecnologias. Como professora eu tenho por obrigação em transformar os meus alunos, suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. Eu preciso ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos. Por isso estou sempre me atualizando com novos cursos.
    Na sociedade de hoje todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias:as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.
    Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio. Com a Internet podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender dos nossos alunos, através de pesquisas, jogos educativos e muitas outras informações que a tecnologia nos oferece. Assim podemos oferecer muito mais conhecimento aos nossos educandos na atualidade.

    ResponderExcluir
  19. A tecnologia e a informação são muito válidas desde que dentro do limite e da idade cognitiva de cada criança.A tecnologia tem seu ponto positivo e negativo na vida dos educandos. A minha preocupação é com o que as crianças estão lidando elas devem ser acompanhadas e monitoradas sempre que estivessem na frente de um computador pois o mesmo também oferece risco para suas vidas. Os meios de informação diariamente estão divulgando inúḿeros casos de violência com crianças e adolescentes iniciados através da internet e também há informações que levam as crianças a terem alterações em seu comportamento:como admirar a violência ou ter conhecimento de coisas não apropriadas para sua idade e de forma precoce.
    A minha expectativa com o uso da tecnologia é que sempre apareçam coisas mais elaboradas e com qualidade de conteúdo para que possamos usufruir da tecnologia de forma inteligente e cada vez mais prática. E que as crianças usem isso com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  20. Questão 2 – Turma 1 – Marcia
    Cursista: Renato Ferreira Alves – Peixoto de Azevedo – MT

    Como disse na atividade 1, uma das minhas preocupações é até que ponto os alunos irão utilizar essas tecnologias ao seu favor; pois essa mesma tecnologia existente hoje, utilizada de forma inadequada não irá contribuir para o processo ensino-aprendizagem.
    Cabe a nós professores, orientá-los para que eles utilizem de forma correta, para isso precisamos nos capacitar principalmente no que diz respeito a informática.
    Uma das minhas expectativas é que através desse curso, as aulas ministradas serão mais atrativas e que os alunos possam se interessar mais.

    ResponderExcluir
  21. Queli Graciela Pommer.
    Questão 2-Turma 1-Marcia.

    O uso das atividades tecnologicas na educaçao tem contribuido muito para a aprendizagem, mas só que infelizmente nem todos os professores e alunos tem acesso a esses meios.Sendo assim existe a necessidade de tentar incluir essas alunos e também nos professores a esses meios,também arientanto-os ,pois muitos ja tem acesso mas só entram em locais inadequados que nao trazem muito benecifios para os mesmos.Nesse caso cabe a nós propiciarmos aulas atrativas com o uso desses recursos para tentar levar os alunos a usar esses meios com outros objetivos.

    ResponderExcluir
  22. Questão 2 – Turma 1 - Márcia
    Cursista: Sidnei Aparecido de Faria – Peixoto de Azevedo

    Trabalho na Educação a vinte anos, e cada ano que passa, a mudança é visível, pois as escolas estão cada vez mais equipadas, fazendo com que ela se torne mais atrativa para nossos alunos.
    A tecnologia na escola veio como uma ferramenta importantíssima, tanto para o educando como também para o educador. A tecnologia na escola contribui para um bom andamento escolar, onde as pesquisas e trabalhos escolares com o uso do computador, incentiva mais o aluno.
    Más nos educando temos também que conscientizar nossos alunos, a maneira correta de usar esta tecnologia, pois este mesmo meio de informação educadora, também trás notícias violentas através da internete, portanto precisamos estar sempre acompanhando nossos alunos, e para isso temos que também saber a usar este meio tecnológico.

    ResponderExcluir
  23. Questão 2 – Turma 1 – Marcia
    Cursista: Prof. Josemar Monteiro de Oliveira – Peixoto de Azevedo – MT


    Quando o assunto é tecnologia as preocupações e expectativas são muitas.
    Um dos primeiros desafios, enquanto professor de linguagem, é motivar nos alunos o interesse pelo uso dos recursos tecnológicos para a reflexão e pesquisa, isto é, para o crescimento, o desenvolvimento e a formação de visões-de-mundo horizontalizadas e críticas. Afinal de contas, "leituras" só fazem sentido com os óculos de nossas experiências.
    Entre tantos desafios, aponto o encontro dos muitos alunos com o desconhecido, com o novo... devo considerar que muitos ainda não tiveram oportunidade de se familiarazarem com essas tecnologias.
    Certamente que a maior expectativa para todos nós professores é o encontro com atividades, programas, textos, reflexões e formas criativas de utilização dessas ferramentas para as práticas educacionais.

    ResponderExcluir
  24. Questão 02
    Neusa Aparecida Semensate Silva
    Turma 01 - Professora Marcia
    Peixoto de Azevedo

    Há algum tempo ouvi falar em computador, para mim soou como um grande desafio.
    Com o passar do tempo comecei a compreender os valores e a utilidade da tecnologia em geral tanto para vida social quanto ao que se refere ao ensino-aprendizagem.
    A familiaridade com a tecnologia criou várias expectativas educacionais para mim.
    Como criar atividades que motivem e desafiem meus alunos a aprender conteúdos escolares, mas também a se familiarizarem com as novas tendências tecnológicas.
    Como fazer alunos com poucas oportunidades tecnológicas,a se interessarem por novos conhecimentos.
    Por outro lado tenho expectativas muito positivas para o presente curso pois sinto que nos auxiliará nesse processo que chamaria de ALFABETIZAÇÂO TECNOLÓGICA

    ResponderExcluir
  25. Questão 2 turma1 - Marcia
    Cursista: Laura Leão - Peixoto de Azevedo - MT
    Atraves das tecnologias existente hoje o educando tem o acesso a todas as informaçoes necessarias,para relacionarse com o mundo,porem nem todos os alunos usam de forma adequada .
    Nós professores precissamos acompanhar estas evoluçoes pois atraves dessas tecnologia podemos ministrar aulas atrativas.
    E só assim teremos sucesso,as expectativas é que com essas tecnologia os alunos possam enteragir melhor

    ResponderExcluir
  26. Questão 2
    Irene Cataneo
    Turma 01 - Profª Marcia
    Peixoto de Azevedo


    Os avanços tecnológicos da atualidade tem colaborado por demais com o trabalho pedagógico, para o desenvolvimento integral do educando, o profissional da educação deve manter-se atualizado com as tecnologias atuais, atendendo a todos os questionamentos e esclarecendo as duvidas dos alunos. Minha preocupação é fazer uso constantemente e diariamente da tecnologia em sala de aula, sabendo que alguns alunos não tem acesso a tecnologia diariamente e muitas vezes não dominam com habilidade o material, mas são curiosos e inteligentes para assimilar as novidades que as vezes não são pedagógicas e sim jogos que viciam e desviam os pensamentos dos estudos. Minhas expectativas são que os alunos das escolas publicas, dominem a tecnologia com responsabilidade e compromisso educacional, para concorrer em igualdade nas provas de seleções para as faculdades federais e estaduais, mudando assim, sua história pessoal.

    ResponderExcluir
  27. questão 02
    Jandira Ferreira do Nascimento
    Apos a leitura das reflexoes, a minha preocupação e expectativa quanto ao uso das tecnologias é levar o aluno a usar de modo correto, que busque informações e conhecimento que venha ajuda-lo a ter um futuro melhor.
    Eu como professora pedagoga devo repensar o ensino aprendizagem, pois a Educação vem evoluindo cada vez mais e o professor tem por obrigação de acompanhar, reaprender, e integrar o humano ao tecnologico sempre monitorando nossos educandos quando estiverem fazendo uso das tics, para que possamutilizar de forma produtiva e eficaz .alguns anos atraz escola informatizada era um sonho para nos educadores, hoje o sonho tornou-se realidade e por isso devemos sempre estar se atualizando e cada vez mais, para podermos juntos, professor e alunoenfrentareste novo desafio, sempre refletindo para uma Educação melhor.

    ResponderExcluir
  28. Questão 2-Marcia Cicero
    O uso das atividades tecnologicas na educaçao tem contribuido muito para a aprendizagem, mas só que infelizmente nem todos os professores e alunos tem acesso a esses meios.Como professora eu tento transformar os meus alunos, suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. Eu preciso ajudar os alunos na construção da sua identidade,

    ResponderExcluir
  29. O uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem não deveria ser motivo de preocupação mas infelizmente não é isso o que normalmente acontece, principalmente quando penso no quão pouco eu sei sobre o assunto. Assim mesmo as minhas expectativas bem como o interesse que tenho de aprender superam isso e eu realizo o meu trabalho utilizando-me das tecnologias ao meu dispor,como televisão, DVD,aparelho de som,computadores etc.,
    com prazer e bom senso. Espero que no futuro eu tenha condições para contribuir muito mais do que no momento me sinto capaz. Profª Venina

    ResponderExcluir
  30. O uso da tecnologia de uma forma direta e indireta vai contribuir muito para minha prática pedagógica, com certeza precisarei me adequar aos avanços tecnológicos de forma que meu aprendizado cresça. A educação é a chave para uma sociedade justa.
    Atividade 02
    Dalverlandia

    ResponderExcluir
  31. O uso das tecnologias na minha escola



    No mundo de hoje temos vários tipos de tecnologias mas na nossa escola usamos a televisão e o DVD que e muito útil para as nossas crianças elas gostam muito de musicas e estorinhas infantis no meu caso que trabalho com crianças de 2e3 anos eles amam se divertem muito brincam e dancinha e isso me ajuda muito a tecnologias veio para nos darmos mas conforto no nosso local de trabalho para nos Educando como para nossos alunos assim a criança passa aja a escola um lugar agradável.
    Com a maquina digital podemos guarda os momentos especiais e as datas comemorativas da nossa escola.

    ResponderExcluir
  32. Como eu trabalho com a educação infantil, procuro utilizo a tecnologia como forma de distração e aprendizagem ao mesmo tempo, pois tento ensinar musicas e coreografias infantis através de DVD e aparelhos de som, brincadeiras que eu pesquiso para trabalhar com eles, formas alternativas e diferentes que procuro encontrar, ate mesmo para me aproximar mais das crianças.

    Djullya 20/06/2009

    ResponderExcluir
  33. O uso das tecnologias na minha escola



    No mundo de hoje temos vários tipos de tecnologias mas na nossa escola usamos a televisão e o DVD que e muito útil para as nossas crianças elas gostam muito de musicas e historinha infantis no meu caso que trabalho com crianças de 2e3 anos eles amam se divertem muito brincam e dancinha e isso me ajuda muito a tecnologias veio para nos darmos mas conforto no nosso local de trabalho para nos Educando como para nossos alunos assim a criança passa aja a escola um lugar agradável.
    Com a maquina digital podemos guarda os momentos especiais e as datas comemorativas da nossa escola. Fernanda Lopes creche criança feliz Peixoto de Azevedo

    ResponderExcluir
  34. Sobre o uso da tecnologia na sala de aula ,para mim tem suas vantagens quando é usada para o venifício da aprendizagem da pessoa envolvendo pesquisas .atividades que venha ajuda no desenvolvimento do mesmo. Muitos alunos usa a tecnologia para pesquisar coisas que não tem fundamento e isso prejudica muito a sua vida pois como a tecnologia tem seu benefícios também tem seus malefícios vindo assim prejudicar sua própria vida Quando a tecnologia e usada para um bom fim e claro ira ajuda muito mo crescimento profissional de cada um principalmente na minha área pós as crianças gosta de mexer na parte de desenho criando suas próprias criatividades.

    Zuleide paixao

    ResponderExcluir
  35. O uso das tecnologias na sala de aula



    De acordo com o mundo de hoje em dia se faz necessário de vários métodos tecnológicos que ajudem em sala de aula em meu caso que trabalho com crianças de dois e três anos o uso de historias infantis tanto em DVDs como em CDs e muito importante pois ajuda eles desenvolver o gosto pela imaginação criatividade, ajuda também contribui muito para seu desenvolvimento psíquico pois crescem crianças adaptadas com o mundo e suas tecnologias pois em seu cotidiano ele esta inserido diretamente e indiretamente. Fator esse que ajudara em toda sua trajetória profissional.
    Quem sou como professor e aprendiz

    ResponderExcluir
  36. Sobre o uso da tecnologia na sala de aula ,para mim tem suas vantagens quando é usada para o venifício da aprendizagem da pessoa envolvendo pesquisas .atividades que venha ajuda no desenvolvimento do mesmo. Muitos alunos usa a tecnologia para pesquisar coisas que não tem fundamento e isso prejudica muito a sua vida pois como a tecnologia tem seu benefícios também tem seus malefícios vindo assim prejudicar sua própria vida Quando a tecnologia e usada para um bom fim e claro ira ajuda muito mo crescimento profissional de cada um principalmente na minha área pós as crianças gosta de mexer na parte de desenho criando suas próprias criatividades.

    Zuleide paixao

    ResponderExcluir
  37. Através dos TIC os educandos serão inseridos em um mundo tecnológico que inclui a inserção,interação socialização a um mundo de pesquisas e curiosidades com objetivo de novas descobertas,notícias em tempo real,adquirir aprendizagem tecnológicas é tudo no mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  38. QUESTÃO: 02
    Diante das tecnologias que surgem no dia a dia me preocupo em levar para meu aluno atividades diversificadas para poder incentivar os alunos para que possam desenvolver na sua atividade. A tecnologia é um caminho que surguiu com novas habilidades de trabalhar com o aluno, levar o aluno ir em busca de novos conhecimentos sobre a tecnologia. Através dos TIC os educandos serão inseridos em um mundo tecnológico que inclui a inserção,interação socialização a um mundo de pesquisas e curiosidades com objetivo de novas descobertas,notícias em tempo real,adquirir aprendizagem tecnológicas é interaguindo com o mundo.

    TEREZINHA DE JESUS CORREA MENDES

    ResponderExcluir
  39. Somos usuários da linguagem audiovisual, especialmente da televisão.
    Solange Zarth.

    ResponderExcluir
  40. Analisando os currículos da disciplina “Tecnologia Educacional” de diferentes cursos de formação de professores, seja no Ensino Médio ou na Graduação, encontramos muitas semelhanças, especialmente ao associarem esta disciplina à utilização de recursos audiovisuais nas salas de aula. Na última década, esses “recursos” vêm sendo substituídos, nos textos curriculares e nas salas de aula, pelas “Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”. Entretanto, algumas pesquisas têm-nos mostrado que essas mudanças não indicam necessariamente uma modificação das práticas e concepções pedagógicas.
    A tecnologia é parte do acervo cultural de um povo e, se nutre das contribuições permanentes da comunidade social, em espaço, tempo e condições econômicas, políticas e sociais determinadas. A tecnologia existe como conhecimento acumulado, é produção constante e dinâmica. A cultura é um processo contínuo de criação coletiva. Ela não se manifesta apenas como produção intelectual e artística e mesmo científica, e está presente nas ações cotidianas, na forma de comer, de vestir, de relacionar-se com o vizinho, de produzir e utilizar as tecnologias. As evidências de qualquer manifestação cultural são realizações humanas.
    Somos usuários da linguagem audiovisual, especialmente da televisão.

    SOLANGE ZARTH.

    ResponderExcluir
  41. Faz-se necessário a utilização dos recursos tecnológicos em qualquer ambiente, ainda mais na educação, as atividades hoje desenvolvidas são mais facilmente compreendidas se forem utilizadas de formas multimididáticas (tecnológicas), torna as atividades desenvolvidas mais atrativas e lúdicas, ainda mais em se tratando de educação onde as informações deveriam ser de primeira mão, mas sabemos que muitas crianças teem um conhecimento amplo dessas tecnologias, muitos deles maiores que de seus próprios professores. A defasagem dos professores em nível tecnológico é gritante e às vezes constrangedora para alguns colegas. Percebo que este curso será de grande valia se realmente for feito de forma prática por todos os cursistas.
    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  42. Atividade 2- turma Rosileica-aluna Rosemari B. Dallelaste.

    Nós ainda não temos laboratório de Imformática na Creche, mas muito em breve teremos por isso estamos nos preparando com este curso TIC, pra poder ensinar nossas crianças da melhor forma possível ,mas trabalhamos com DVDS de historinhas e músicas onde desperta neles o interresse de ouvir, cantar e dançar, usamos muito os brinquedos pedagógicos e as pinturas onde eles desenvolvem a coordenação motora.
    Mas espero ansiosa o dia de poder ensinar meus aluninhos a mexer com os computadores e navegar na internet se bem que as crianças hoje em dia estão crescendo com tantas tecnologias a sua volta que não é muita novidade pra elas,internet, celular quase todas tem em casa, vivemos em um mundo tecnológico e precisamos estar atentos.

    ResponderExcluir
  43. Professora: Marineuza Carbolin
    Atividade: 2

    Nada como um Laboratório de informática na escola para atrair o interesse dos alunos da Sala de Recursos, para desenvolver as habilidades de alunos com necessidades especiais. A expectativa é muito pois a experiência, que previa uma aproximação dos estudantes com os computadores, facilita a interação e mostra às crianças e aos adolescentes, surdos, com sindrome de Down e com Dislexia, um novo mundo de informações, imagens, sons e linguagem . Observamos que os resultados é rapidamente constatados pois alunos que vem pela primeira vez no laboratório de informática, que nunca tinham chegado perto de um computador em 20 minutos fica familiarizado com a máquina. É importante ressaltar que, cada um tem o seu tempo, todos se adaptam bem. O uso do computador aumenta o interesse e a concentração de alunos com necessidades especial. Outro aspecto levantado pelos participantes é a interação entre os alunos provocada pelo computador. “começa a haver uma troca de informação entre eles, quando um descobre algo diferente, já faz questão de explicar a descoberta ao outro.” As máquinas atrai os alunos por cauda do apelo visual. Tem sido de grande expectativa e proveito para os alunos DA pois através da internet eles lêem na Língua dos Sinais (Libras). No laboratório de informática ela é estimulada a se comunicar por messenger, sites e blogs tendo contato com as palavras, passa a se interessar e a querer entender como é a organização da escrita. As atividades realizadas no laboratório consiste na interação dos estudantes com a tecnologia, sempre com acompanhamento da professora e do técnico do laboratório. Vale lembrar que a maioria só tem acesso ao computador pela escola, por isso a importância de se usar as tecnologia na escola como o computador, vídeo,DVD etc. Tem sido de grande avanço aos alunos o uso de softwares educacionais, sites para pesquisas, edição de textos e jogos, também é trabalhado com a postura deles e a familiarização com o computador e, depois, entramos com softwares multimídia. Ao levarmos as crianças ao laboratório notamos que o comportamento e a postura melhoraram bastante. Isto é extremamente positivo. Apesar de a aprendizagem ocorrer em ritmo diferente, eles assimilam e são capazes. As crianças com deficiência geralmente falam pouco, manifestam-se muito mais por gestos e, agora, com esse trabalho no laboratório percebemos que elas se sentem mais confortáveis. Estamos buscando desenvolver a autonomia dos alunos.

    ResponderExcluir
  44. O uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem não deveria ser motivo de preocupação mas infelizmente não é isso o que normalmente acontece, principalmente quando penso no quão pouco eu sei sobre o assunto. Assim mesmo as minhas expectativas bem como o interesse que tenho de aprender superam isso e eu realizo o meu trabalho utilizando-me das tecnologias ao meu dispor,como televisão, DVD,aparelho de som,computadores etc.,
    com prazer e bom senso. Espero que no futuro eu tenha condições para contribuir muito mais do que no momento me sinto capaz. Profª Venina

    ResponderExcluir
  45. Atividade 2


    O uso da tecnologia tem sido de grande importância para nós educadores em sala de aula, pois, através, deste grande avanço tecnológico os alunos tem tido a oportunidade de estarem em contato direto com as mesmas, desde tenra idade o que facilita o trabalho em sala de aula. Como educadora sempre estou levando os meus alunos nas salas de informática, pois, eles tem aprendido a trabalhar com os computadores os mesmos aprendem a digitar, fazem pesquisas bibliográficas e outros.
    Minhas expectativas são que os alunos saibam aproveitar essa oportunidade que a vida vem oferecendo a cada um deles e que cada um estejam prontos para o mundo novo que os cercam.
    Tarciza

    ResponderExcluir
  46. Como educadora procuro sempre estar envolvendo os meus alunos no mundo da tecnologia. Pois os educando sempre estão trabalhando com os computadores, como a maioria não tem computador em casa, a sala de informática tem sido de grande apoio para os preparar para o mundo que o Ao meu ver este trabalho tem sido de grande importância, pois, através deste meio tecnológico trabalho com eles na área da digitação, artes,jogos e pesquisas. Minhas expectativas são que cada aluno tem a consciência e o compromisso em aprender sabendo aproveita cada oportunidade que a vida vem lhe oferecendo em estar apto para o mercado de trabalho.

    Francione de Jesus Noleto Brito

    ResponderExcluir
  47. ATIVIDADE 02

    Como trabalho no Laboratório de Informática é muito comum encontrar professores questionando como inserir as novas tecnologias no processo de aprendizagem em sala de aula. Pois, a dificuldade que a maioria das escolas têm em tornar qualquer tecnologia uma ferramenta educacional ainda é grande. Alguns professores, infelizmente, acreditam que para utilização do computador nas atividades pedagógicas há necessidade de um conhecimento profundo desta ferramenta. Na realidade estão enganados mesmo porque é impossível estudá-los até um ponto de ter um completo domínio, pois as atualizações acontecem a todo momento.
    Acredito que as tecnologias devem ser consideradas como um instrumento de diálogo e colaboração entre aqueles que querem tornar a tecnologia uma ferramenta pedagógica útil, agradável e atrativa para ampliar o processo de ensino e aprendizagem.
    Carla Daiana.

    ResponderExcluir
  48. Quando o assunto é tecnologia as preocupações e expectativas são muitas.
    Um dos primeiros desafios, enquanto professora de alfabetização, é motivar os alunos a se interessarem pelo uso dos recursos tecnológicos para pesquisa, afinal ainda não dominam a leitura formalizada. Vejo que o encontro dos alunos com o desconhecido, com o novo é considerado como novidade para eles, já que muitos ainda não tiveram oportunidade de se familiarizarem com essas tecnologias. Claro que as, "leituras" só fazem sentido quando acontecem desafios, interessantes, assim, certamente que a maior expectativa para mim e quem sabe, para outros alfabetizadores seja o encontro com atividades, programas, textos, reflexões e formas criativas de utilização dessas ferramentas para colaborar com nossas práticas educacionais e melhorar o desempenho nosso e de nossos alunos.
    Beijos em Todos. Sandra Cláudia

    ResponderExcluir
  49. Angelita Peixer Severo
    No que se refere ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, acredito que vem ajudar a construir o conhecimento dos alunos. Para que isto aconteça é necessário haver preparo pedagógico para bem responder-mos as necessidades de “mercado”. Preciso de mais conhecimento na área por isso faço este curso. Temos diversas ferramentas tecnológicas em nossas mãos mas devemos saber utiliza-las para o bom aprendizado do aluno e nosso enquanto educadores.

    ResponderExcluir
  50. Para melhorar o rendimento educacional dos educandos é preciso inovar.
    Há razões para ter uma preocupação em motivar os educandos no processo de ensino aprendizagem da tecnologia.
    Levando em consideração que nos dias atuais esta é uma tarefa muito difícil, já que muitos dos nossos alunos se mostram desinteressados.
    As tecnologias nesse caso é uma grande ferramenta para tornar as aulas mas atraentes e produtivas,.
    Os mais simples jogos existente na rede, o professor pode trabalhar diversos conteúdos. além de coordenação motora, desenvolver o raciocínio lógico do aluno e uso de estratégias como jogador,além de trabalhar e conhecer as cores primarias e secundarias, memória, números etc.

    Claro que o professor jamais levará o aluno só por levar, Os planejamentos anuais já estão inclusos os pequenos projeto para utilizar os equipamentos tecnologicos existente na escola a disposição dos alunos.
    Na ausência de computadores podemos levar outras tecnologias, como o som, retro projetor, DVD entre outros.
    Para que possamos realmente utilizar de forma produtivas as tecnologias é preciso conhecer-las e saber utiliza-las de forma correta e eficaz.
    Hoje nossos alunos em sua grande maioria possuem mas facilidade com as tecnologias e exploram com muita segurança esses meios e o professor é o principal agente para ajuda-los a explorar esses recursos...

    Luzia G. Moura

    ResponderExcluir
  51. Atividade 2.
    Não tenho dofoculdade de utilizar os recursos tecnilógicos existentes na escola, gostaria é que todas as escolas as tivessem para facilitar e melhorar o trabalho docente. É claro, que os profisasionais também tem que se esforçar para aprender as novas tecnologias e dominá-las para não passar vergonha perante os alunos. haja vista que tem muitos alunos que fazem é ensinar os professores, o que deveria ser o oposto, dependendo do ponto de vista. Num mundo em que vivemos hoje não há como desvinvular o virtual do real, temos, como educadores, que conciliar as duas coisas e mostrar que é possível sim, educar, conciliando o mundo virtual com o real e vice-versa. E é utilizando isso em nossas aulas que fazemos a diferença.

    Nalva

    ResponderExcluir
  52. Ainda com muitas restrições, em relação ao uso das tecnologias nas escolas pois eu mesmo tenho ainda receio no uso de alguns aprelhos tecnologicos mesmo por falta de manuseio , e uma das preocupações seria o alcance para todos dessa tecnologia ao longo de suas vidas ,enquanto esta na escola tudo bem e depois? As espectativas são boas pois é tudo muito pratico, e tudo muito bom e os alunos gostam muito da aula de computaçao, de video, uma aula com data show nen se fala é legal a tecnolgia, mais tambem com muitos pontos negativos.

    Amélia Vitória Parreira

    ResponderExcluir
  53. Atividade 2



    Na sociedade contemporânea, não nos cabe mais desenvolver nossas atividades de comunicação e registro somente através de mecanismos desenvolvidos para sociedades que necessitavam de outras ferramentas. Estar atuante e realizar estas tarefas com maior qualidade e eficiência nos transforma em agentes da própria história. Acredito que não haja mais espaço pra seres competitivos que se isentem de utilizar-se dos meios tecnológicos de seu tempo, sendo seres que fazemos o presente em busca de melhor qualidade de vida, estamos sempre aprendendo e desenvolvendo meios tecnológicos, desde as atividades mais simples como comer, envolvemos equipamentos que trituram, cozinham e apresentam os alimentos de forma muito diferenciada. E esta somatória de habilidades específica dos seres nos tornam diferentes e merecedores de desafios cotidianos. Frente a isso o que nos cabe é nos prepara e socializar esta tecnologia disponível aos nossos alunos e colegas de atuação e convívio social.





    Irene Hoffmann Altran

    ResponderExcluir
  54. Atividade 2 Turma 1 Senilde
    Luzia Rodrigues Arruda, Turma Senilde

    Estamos em um mundo voltado para o uso da tecnologias, e no entanto não nos foi dado desde o surgimento das mesmas a capacitação, ou até mesmo condições econômicas para estar nos interando, e colocando-as a serviço de nossas vidas.
    Me deparo hoje com esse mundo tecnológico, onde não sabemos humanizar o próprio homem, e tendo que absorver essa nova ferramenta a serviço do bem estar da humanidade. Coloco-me a disposição de apreender novos caminhos e caminhar seguramente, pois me foi dado base para fazer mudanças em condutas, no ensino/aprendizagem, mas o computador e uma tecnologia, onde temos que estar conscientes de que ele sem homem, não é capaz de efetivar uma aprendizagem significativa, temos o dever de nos dar o direito de conhecer essas ferramentas que podem estar complementando a relação ensino/aprendizagem, mas dizer que a informação a tecnologia e imprescindível, isso deve se fazer uma nova analise, tendo em vista que o que temos e fruto de mundo analógico e metódico, onde a pesquisa as relações humanas determinaram as descobertas, e que podem ser utilizadas na construção de um mundo mais humano, igualitário, fraterno e como diz a net, democrático pelo acesso. Pois a construção deste texto que ora se faz, deu-se de uma forma analógica, pois minha aprendizagem precede a aquisição do uso dessa tecnologia, rápida, que se torna imprescindível a existência humana.

    ResponderExcluir
  55. Atividade 2 turma 1 Senilde
    Eunice Paixão

    Trabalho em uma sala de educação infantil, na Escola Municipal Genoveva Flor Montanha, onde não temos sala de recursos tecnológicos, e vejo que se a escola dispusesse dessa ferramenta na relação ensino/aprendizagem ocorreria numa perspectiva de uma educação, com oportunidades de aprendizagem para todos, onde os ritmos, diferentes de cada educando seriam respeitados tendo em vista que, as tecnologias quando usadas com métodos possibilitam que o educando adquira competência e habilidades no uso de tecnologias desde o inicio de sua carreira acadêmica assim podendo fazer mudanças no mundo que o cerca. Hoje temos um mundo holístico que nos rodeia e nos dirige a cada momento ao uso dessas tecnologias para fornecer subsídios para uma educação comprometida com o homem, numa relação de construção, baseada na ética, na confiança, e acima de tudo numa relação dinâmica onde a democracia é o objetivo, e o caminho a ser percorrido.Vejo com bons olhos as mudanças que vem ocorrendo no uso das tecnologias na educação, visto que pode tornar o acesso a todos, numa perspectiva de oportunizar igualdade de caminhar, para quem a sociedade negou em detrimento de sua construção histórica, econômica e social e cultural o direito de poder efetivar mudanças em seu pequeno grande mundo.

    ResponderExcluir
  56. Gisele Adriana

    As tecnologias vieram para nos auxiliar em todas as áreas da vivencia humana, não consigo ver nossa humanidade como as do passado, sem meios de comunicação, maquinas que nos auxiliam no dia-a-dia.
    As tecnologias contribuem com a educação, e só pensarmos em pesquisas, o quanto são facilitadas com o auxilio da internet, cursos virtuais sem o computador não existiriam, nossos alunos tem prazer em mexer no computador, se é visto desta forma é necessário os educadores se aperfeiçoarem para alcançar as necessidades do aluno.
    Acredito que as tecnologias contribuem com o processo de ensino aprendizagem, a minha preocupação é se estamos preparados para aprender com o seu uso, ou se teremos medo das mudanças e ficaremos para trás. Muitos ainda não se aperfeiçoaram, não sabem como mexer com o computador. Ai sim é desastroso. Não contribuíram com a aprendizagem do educando, pois conteúdos ultrapassados farão parte da sua aula.

    ResponderExcluir
  57. Quando o assunto é tecnologias, os alunos se interessam mais, pois os mesmos produzem mais afinal é mais atrativo, produtivo e até mesmo facilitado pois a ferramenta contribui bastante, já que a maioria não tem contato com computador e muito menos a facilidade da internet.
    Minha expectativa é que cada vez mais encontramos facilidades em ajudar meus alunos.
    Irmas Sima.

    ResponderExcluir
  58. Caríssimos cursistas
    É um prazer socializar nossas reflexões

    ResponderExcluir
  59. Ledir disse:
    Procuro desenvolver bom relacionamento com os alunos,aprendendo com os mesmo coisa que eles tem mais facilidade de aprender em relação sobre informática , gosto muito de me relacionar bem com os colegas de profissão pois aprendo muito com eles.

    ResponderExcluir
  60. Vanessa disse:
    Empenho-me para levar aos meus alunos novas técnicas visando tornar as aulas mais produtivas e atraentes pois desta forma eles se sentirão motivados a buscarem cada vez mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  61. TALITA ZANON BRITO – MARCELANDIA – MT

    A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela, mas o que eu vejo é que existem alguns profissionais que nao estao interessados com essas mudanças, eles nao querem se interegir com esse ambiente, nao se atualizam e nao inovam suas praticas.
    Muitas vezes tenho visto, que a ideia dos grandes pensadores da educacao, como FREIRI, vigotski, etc... estao ficando sem saida, pois temos uma clientela, muito diferente da realidade que esses escritores estudaram no passado, mudando nossa realidade.

    "É necessário que se faça uma educação voltada a conscientizar os técnicos de que é urgente questionar sobre o tipo de mundo que queremos construir, e que os estudos que desenvolvem serão aplicados em favor ou contra a construção do mundo que esperam. Pois, o cientista é também cidadão, sendo assim, não pode ser indiferente no seu trabalho, procurando sempre que as suas descobertas não comprometam a existência e a integridade dos seres humanos, nem os meios que eles precisam para se desenvolver normalmente no planeta (Acosta-Hoyos; Guerrero, 1985)." - RETIRADO DE - Tecnologia e qualidade de vida (uma polêmica de nosso tempo). Viçosa: Imprensa Universitária da UFV, 1985.

    Vem a seguinte questão em pauta será que a escola esta preparada para o uso de mídias??? Dotada de laboratórios, de maquinas atualizadas, de profissionais capacitados, etc.
    O que fazer entao para os professores se integrarem nas midias? capicite-os... mostre como monta um data show, ponha ele para o pratico.... saber como ligar os cabos, ate como inserir um novo slide, ou baixar um video do you tube.
    O professor deve amar essa ideia, sem essa vontade, nada do que se pensa irá se tornar real. Precisamos entrar no mundo dessas criancas modernas, elas sáo frequentadoras de lan house e a linguagem lá é blog, fotolog, hipertexto, orkut, feeds, avatares... se o professor precisar levar consigo um dicionario até conseguir se interagir faça isso... porque nao?

    Colegas!!!!! Atualizem-se!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. A tecnologia não está batendo em nossa porta. Ela já entrou faz tempo, sem pedir licença invadiu nossa vida, são tantas as coisa que mudaram em tão pouco tempo que pouco conseguimos deglutir de tudo isso. Primeiro a TV e o Vídeo. Depois a internet, e com a internet, vieram os sites de relacionamento, e-mails, salas de bate-papo, blogs, jogos interativos e etc. tudo isso venho somar com a nossa vida, nossa profissão e nosso processo de aprendizagem, mas nunca se perguntou, será mesmo que nós estamos preparados para tudo isso? Tanto nós como educadores como nossos alunos como estudantes?
    Incrível perceber o quanto de recursos faltam para ajudar a desenvolver um processo de aprendizagem em cima de tudo isso. Os alunos sabem fazer uso da internet, mas será que este uso é feito com criticidade? Os professores por sua vez em sua maioria pouco entendem de tecnologia de informação, muitos apresentam até certo medo em lidar com a internet, não podemos culpar os alunos! Nunca, jamais o professor! Mas acho que se torna uma responsabilidade de todos os segmentos da educação propiciar meios para que esta educação digital aconteça, um exemplo disso é o curso que estamos começando a fazer, acho que é o primeiro passo, depois vem a responsabilidade do educador em encontrar um meio de superar o cansaço e saber lidar com a falta de tempo para que dessa forma possa se qualificar, acho que a maior dificuldade será lidar com a falta de recursos que por vezes se encontrará nas escolas em que trabalhamos. Laboratórios pouco equipados, quando muito nem se quer laboratórios, salas mal preparadas, e por ai vai. Mesmo com tantas diversidades nada nos impedirá de aprender, de aplicar, de experimentar, ver se funciona, se não funciona.
    As portas se abrem, escolhas surgem, estejamos ou não preparados para elas.

    André Brito

    ResponderExcluir
  63. Quem sou como professora e aprendiz?
    Atividade 1
    Lucinete de Queroz Santos - Marcelândia-MT

    Sou professora formada em curso superior,leciono na Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante. Leciono há 18 anos,atualmente, estou com a 1ªfase do 1ª. Tento me esforçar o máximo possível diante das minhas possibilidades e do meu dever de educadora,procurando preparar os meus alunos em busca de novos conhecimentos estou sempre em procura de novas metodologias aprimorando assim meus conhecimentos.
    Vejo que a educação hoje em dia deve ser mudada não podemos mais ficar na mesmice do tradicional onde a decoreba, a aula só expositiva, parada era dada, hoje temos que inovar é preciso buscar novas alternativas de mudanças para cativar nossos alunos. E nossas aulas não serem monótonas sem vida.
    Acredito que esse curso venha proporcionar uma bagagem de conhecimento onde só melhorá minha pratica pedagógica.

    ResponderExcluir
  64. Questão 2
    Lizete Vanilde Wold
    Turma 01 - Profª Marcia
    Marcelãndia Mt

    Com os avanços tecnológicos da atualidade tem colaborado no trabalho pedagógico, para o desenvolvimento do aluno, os professores deve manter-se atualizado com as tecnologias, atendendo a todos os questionamentos e esclarecendo as duvidas dos alunos. Temos que estar atentos com a tecnologia em sala de aula, sabendo que alguns alunos tem dificuldades em terem acesso a tecnologia, perante isso terão dificuldade em dominar com habilidade da mesma, temos que proporcionar a esse aluno dando oportunidades, e assim dando o direito deles poderem competir perante a sociedade .Minhas expectativas são que toda escolas publicas tenham,e ofereça,essas tecnologia.Com responsabilidade e compromisso educacional.
    27/06/09
    Lizete Vanilde Wolf

    ResponderExcluir
  65. Como mediadora de conhecimento procuro sempre levar os meus alunos a despertar o olhar para as novas tendências sempre os ouvindo e pedindo sugestões para poder desenvolver um trabalho que eles compreendam melhor.
    Ainda hoje quando leciono usando novas tecnologias vejo que alguns de meus alunos se sentem perdido diante dessas novidades, assim vejo mais uma vez que o meu papel de mediadora também pode se abranger as novas TICs.
    Observando os rumos que o processo de ensino aprendizagem vem tomando sinto a necessidade de me preparar cada vez mais para levar aos meus alunos uma educação com mais qualidade. Acredito que esta ferramenta será muito importante para meu processo de ensino aprendizagem.

    Adriana M. de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  66. Procuro usar os recursos tecnológicos, por que é de estrema necessidade nesse mundo de hoje onde a tecnologia está ai, não temos como fugir e sim nos aperfeiçoarmos e muito.Me preocupo na forma que os alunos usam a tecnologia da internet, por que se têm benefícios, mas também malefícios. Acredito que o professor tem a obrigação de falar de explicar aos seus alunos os perigos dessa tecnologia. Minha expectativa está em me aperfeiçoar a cada dia, para que possa auxiliar melhor meus alunos. O computador ainda é tratado como algo novo para muitas crianças é algo de curiosidade, diferente de sua realidade. Isso faz com que esse recurso desperte o interesse dos alunos fazendo com que eles aprendam com maior facilidade.

    Elizabete Mrcelândia

    ResponderExcluir
  67. Turma Rosileica
    Atividade – 2 - Odete
    As novas tecnologias têm exercido grandes impactos na atualidade, principalmente quando se fala em Tecnologia na Educação.
    Diante dessas novas tecnologias, minha expectativa é conseguir dominar satisfatoriamente estas maquinas que se modernizam a cada dia com uma infinidade de novos recursos para o professor, que facilitam a aprendizagem dos alunos.
    Toda essa informatização me preocupa me deixa com medo, porque eu como professora sinto-me uma tartaruga e insegura. Enquanto que a maioria dos alunos são ousados e rápidos no manuseio destes novos instrumentos.

    ResponderExcluir
  68. Atividade 2 - A distancia


    Existe uma preocupação sim quanto ao uso da tecnologia como aprendizagem. Pois se esta não for acompanhada diretamente pelo professor, os educando se desvinculam das atividades sugeridas e entram em site impróprios.
    Quando as expectativas, estas são grandes pois são varias janelas que se abrem para uma melhor qualidade de ensino, tanto para os educando quanto para nós educados.
    Naide Zambenedetti Nova Guarita - MT

    ResponderExcluir
  69. Nelci
    A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender que venha ao encontro do aluno e da sociedade atual, caracterizando os princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
    A tecnologia tem um papel importante na modificação de atitudes dos professores, em especial, no que se refere à transição dos modelos de ensino centrados no professor para modelos cada vez mais centrados no aluno.
    Hoje em dia, é comum dizer que o computador, por si só, funciona como um elemento de grande motivação para o aluno e, consequentemente como um incentivo à descoberta e à aprendizagem
    A tecnologia na Escola tem contribuido muito com a evolução do aprendizado do aluno. Tenho observado na escola onde trabalho que, os alunos ao ocuparem a sala de informática para suas pesquisas podemos observar a felicidade de descobrirem conteúdos novos através da informática fazendo com que enriqueçam seus conhecimentos na disciplina, por este motivo falo que veio auxiliar na aprendizagem do aluno.
    O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações juntamente com as tecnologias.

    ResponderExcluir
  70. Andréia Mendonça Dias - Nova Guarita

    Através da internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização da aula, tanto dentro como fora da escola.
    Em nossa escola não é diferente. Ela faz parte de um mundo que vive em acelerado desenvolvimento e para tentar cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer sua cidadania participa dos processos de transformação e construção da realidade.
    Não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando se fala em mudanças. Sabemos também que a simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade na educação.
    Acredito que nossa escola e os professores que nela atuam podem se organizar para algumas mudanças de forma mais adequada, equilibrada e coerente. Apesar de, como já disse existir muitas dúvidas, indagações e receios por parte de nós professores em relação a mudanças. Algumas já estão acontecendo, fazendo com que nós professores sintamos desafiados, precisando buscar informações para ajudar nossos alunos.
    O desenvolvimento de projetos com tecnologia educacional é um bom caminho para envolver a tecnologia no processo de ensino aprendizagem, onde os alunos poderão ter uma aprendizagem significativa, estimulando a capacidade crítica e reflexiva, permitindo atribuir outros significados ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  71. ATIVIDADE 2
    Peixoto de Azevedo, 30 de junho de 2009

    Como facilitadora do conhecimento, em relação à tecnologia tenho muito a aprender,
    neste campo tão complexo e infinitamente necessário na vida de todo cidadão. Espero que com a minha participação neste curso, possa aprender coisas novas e interessantes, e, desse modo estar melhorando a minha prática ao mesmo tempo passando para os alunos o que estou aprendendo, a fim de tornar as aulas mais interessantes e atrativas, pois desta forma eles se sentirão motivados a buscarem cada vez mais conhecimento. Uma das funções do professor, talvez a mais importante é instigar no aluno a curiosidade, a busca por resposta, ou seja, pelo conhecimento, através de metodologias e estratégias inovadoras, criativas, variadas, lúdicas e atualizadas. Sendo as tecnologias nossa grande aliada, desde que tenhamos um planejamento elaborado de acordo com as necessidades da turma e os objetivos esperados. É Necessário que haja interação com a turma de alunos e também com os professores, para que possam socializar as novas aprendizagens, discutir
    as dificuldades encontradas e propor soluções. Acredito que a troca de experiência faz-se necessária, não só no campo educacional, como na vida de todo ser humano.

    Antonia Maria da Cruz

    ResponderExcluir
  72. dionea

    Tento incentivar o aluno para que o mesmo busque informações úteis e não somente jogo, preparando também atividades de pesquisa para que o mesmo perceba que ele pode aprender sozinho, caminhando com suas próprias pernas, navegando na net em busca de conhecimentos reais que podem ser aplicados no seu dia a dia.
    Percebo que temos uma ferramenta muito poderosa em nossas mãos mas que deve ser usada com direcionamento.
    A tecnologia vem facilitar com troca de conhecimento, não só no processo de aprendizagem, mas também para a vivencia na sociedade.
    O importante é sabermos que precisamos nos preparar para atendê-los na área da tecnologia. É por isso que estou aqui neste momento, fazendo este Curso.

    ResponderExcluir
  73. Nalva Coelho, por favor corrija os erros do seu texto.

    ResponderExcluir
  74. 29 de junho de 2009

    Quanto ao uso das tecnologias existe uma preocupação muito grande quanto às tecnologias de aprendizagem, pois, se o sistema cobra e não oferece aos alunos e professores esses recursos eles acabam ficando na mesmice do giz e quadro negro. Na escola em que trabalho tem alguns computadores que foram instalados em 1998, uns já não funcionam e outros coitados funcionam na marra, não temos internet, os alunos vão apenas para digitar, desenhar ou mesmo fazer joguinhos, pois não tem como trabalhar com pesquisas.
    Apesar de que internet para eles nem é novidade quase todos tem acesso em casas de jogos, telecentro e outros.
    Mesmo assim como técnica do LI, procuro incentivar os alunos para que eles estejam inseridos nas novas tecnologias, pois ela faz parte do nosso dia-dia.

    Cursista: Maria da Silva de Oliveira
    Escola Municipal Castro Alves.
    Município de Marcelândia, MT.

    ResponderExcluir
  75. Marli
    Tento incentivar o aluno para que o mesmo busque informações úteis e não somente jogo, preparando também atividades de pesquisa para que o mesmo perceba que ele possa aprender sozinho, caminhando com suas próprias pernas, navegando na net em busca de conhecimentos reais que podem ser aplicados no seu dia a dia.
    Percebo que temos uma ferramenta muito poderosa em nossas mãos mas que deve ser usada com direcionamento.
    A tecnologia vem facilitar com troca de conhecimento, não só no processo de aprendizagem, mas também para a vivencia na sociedade.
    O importante é sabermos que precisamos nos preparar para atendê-los na área da tecnologia. É por isso que estou aqui neste momento, fazendo este curso, tentando aprimorar meus conhecimentos para poder transmiti-los com mais ênfase despertando no educando a possibilidade de um melhor direcionamento.

    ResponderExcluir
  76. Isabel Cristina
    Busco incentivar os meus alunos a desenvolver a cultura regional, falando sobre festas populares. Procurando despertar de modo geral a sua curiosidade pedindo trabalho de pesquisas para que eles fiquem mais aptos e tenham facilidade em estar globalizado com o mundo que o cerca.
    Desenvolvo bom relacionamento com os alunos, aprendendo com os mesmos coisa que eles tem mais facilidade de aprender em relação a informática, gosto muito de me relacionar bem com os colegas de profissão, trocando informações.
    Aperfeiçôo a maneira de ensinar, pois procuro métodos de melhorar a qualidade do ensino aprendizado.

    ResponderExcluir
  77. Como facilitadora do conhecimento, em relação à tecnologia tenho muito a aprender, neste campo tão complexo e infinitamente necessário na vida de todo cidadão. Espero que com a minha participação neste curso, possa aprender coisas novas e interessantes, e, desse modo estar melhorando a minha prática ao mesmo tempo passando para os alunos o que estou aprendendo, a fim de tornar as aulas mais interessantes e atrativas, pois desta forma eles se sentirão motivados a buscarem cada vez mais conhecimento. Antonia Maria da Cruz

    ResponderExcluir
  78. N. R.
    Como facilitadora do conhecimento, em relação à tecnologia tenho muito a aprender, neste campo tão complexo e infinitamente necessário na vida de todo cidadão. Espero que com a minha participação neste curso, possa aprender coisas novas e interessantes, e, desse modo estar melhorando a minha prática ao mesmo tempo passando para os alunos o que estou aprendendo, a fim de tornar as aulas mais interessantes e atrativas, pois desta forma eles se sentirão motivados a buscarem cada vez mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  79. TURMA: Rosileica
    Atividade I
    Quem sou como professor e aprendiz?
    Sou professora Ana Maria de Jesus Moura, residente no município de Matupá-MT, trabalho na EMMC “Mundo Encantado da Criança”,com alfabetização. Sou formada em Pedagogia pela UNEMAT, fiz pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Ser professor/Educador é carregar uma responsabilidade muito grande é conduzir caminhos dos outros, é ser espelho. É assim que me vejo, pois procuro exercer minha profissão com dedicação. Como aprendiz procuro aprender e sempre está buscando algo de novo para que possa ampliar meus conhecimentos assim transmitir aos meus alunos o que aprendi. Como prof. de alfabetização minha busca é incessante por novas técnicas, métodos... Sempre me atualizando e pensando sempre nos meus alunos, como solucionar ou mesmo ajudar da melhor forma seus problemas que agora são meus. “Ser professor não é saber de tudo”, e sim é estarmos em uma busca constante pelo conhecimento e o aprender sempre a cada dia com nossos colegas de trabalho e com nossos alunos, a aprendizagem é algo insaciável, pois quanto mais aprendemos mais queremos satisfazer nossos limites, fazendo no que repensar em nossa prática. Sempre levando em consideração as necessidades dos nossos alunos. Considero-me sincera, determinada e companheira, e são qualidades que me ajudam muito na minha prática pedagógica. Concordo com a colega Odete quando diz: “A cada etapa é um novo desafio, novas mudanças na forma de ensinar, porque a maioria das crianças dos dias atuais são muito ativas, devido a facilidade de acesso em um campo visual bem amplo, facilitando o conhecimento de vida e de mundo.”Realmente posso ver isso nas etapas de desenvolvimento e aprendizagem dos meus alunos , é uma fase de transição, de amadurecimento pela idade de 6 anos onde a cada dia com eles eu me realizo mais e mais como profissional. Pois amo o que faço.
    Acredito e espero que esse curso das TIC venha contribuir bastante para meu aprendizado.
    Ana Maria.

    ResponderExcluir
  80. Atividade-2
    Hoje o desenvolvimento tecnologico vem avançando num piscar de olhos e as informações estão presentes a cada instante e com isso se tem apresentado bastante preocupação, pois é através da tecnologia que o educando tem o acesso a todas as informações necessárias, para relacionar-se com o mundo, e com as pessoas que o cercam porém nem todos os alunos usam de forma adequada . E é neste momento de visualização, entendimento e aprendizagem é que o professor como mediador entra. E ai, estamos preparados? É preocupante, “ não podemos tapar o sol com a peneira.”
    Nós professores precisamos acompanhar estas evoluções, pois é através dessas tecnologias é que poderemos dar uma reposta satisfatória aos nossos alunos. Ana Maria.

    ResponderExcluir
  81. Atividade 2

    Cursista: Norbelia Pereira Silva


    As Tecnologias servem como auxílio ao professor, do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar os conteúdos, visando aulas mais produtivas e despertando o interesse dos alunos, além disso, nos professores entendemos a metodologia como um recurso utilizado, para que possamos desenvolver uma boa aula.

    ResponderExcluir
  82. Atividades 2

    Rosimary

    Como mediadora do conhecimento de língua portuguesa, empenho-me para levar aos meus alunos
    novas técnicas visando tornar as aulas mais produtivas. Como educador sempre procuro despertar
    a curiosidade dos alunos pedindo trabalhos de pesquise ou levando-os para sala de informática,
    para que possam desenvolver seus pensamentos dentro da cultura do seu estado. Procuro sempre
    desenvolver bom relacionamento com os alunos aprendendo com os mesmo coisa que eles tem
    mais facilidade de aprender em relação sobre a informática, e procuro me aperfeiçoar na maneira
    de ensinar porque estudo cada vez mais se desenvolver com novas pesquisa e métodos. Também
    percebo que a tecnologia tem contribuído muito com a nossa profissional, é certo que os meios de
    comunicação integrados á educação é tarefa urgente, sendo assim fazem necessárias ações
    pedagógicas que insiram as tecnologias dentro da escola e promover a capacitação dos professores
    para utilização delas.

    Escola Estadual “Monteiro Lobato”

    ResponderExcluir
  83. Eu educadora pedagoga,me sinto como parte de um processo onde estou sendo um espelho para os educandos vejo a necessidade de me aperfeiçoar no que diz respeito a uma qualidade de ensino visando buscar alternativas para tentar sanar algumas dúvidas adquiridas pelos alunos.
    Há dentro de mim um anseio , vivo refletindo onde é que posso mudar para que meus alunos alcance realmente um conhecimento dentro de cada fase no contexto de sua realidade.
    Este curso veio mesmo para nós educadores como um premio,vou fazer valer esta oportunidade,valorizando cada etapa do curso. E auxiliando os aprendizes dentro das possibilidades e buscando sanar as que por ventura me sentir dúvidas durante o desenvolvimento das atividades.
    A partir desse curso,com certeza os educandos irão ter um significado,um objetivo a cada aula ministrada,e terão curiosidade e mais prazer em manusear o computador em busca de pesquisas para aprimorar os conhecimentos e saber que eles próprios buscaram sanar o desejo de fazer só suas atividades em sala, eles se sentirão mais independentes.

    VANDA MARIA CARDOSO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  84. Vanda Maria: ESCOLA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO.




    Concordo com Ladislau Dowbor onde ele coloca nossa instituição falha no contexto do uso exclusivo do livro didático,tendo-o como ferramenta indispensável no trabalho escolar, as vezes esquecemos que o aprendizado acontece não somente focados em conteúdos.
    Não refletimos deixando de valorizar os acontecimentos á nossa volta e que o meio nos propicia coisas fantástica que devem ser aproveitadas por todos nós esquecemos que os educandos carrega consigo bagagem a serem exploradas por aqueles responsáveis e preparados por uma educação de qualidade, e se não corrermos atras de nos capacitar e ir em busca de novos meios de aprendizado corremos o risco de perder espaço no mercado de trabalho,e os nossos educandos desmotivados e estacionados em um mundo fechado no contexto tecnológico e também uma população sem sonhos e desqualificadas no âmbito do trabalho.
    O avanço da tecnologia vem cada vez exigindo de nós mais capacitação para a competitividade no trabalho e no campo tecnológico e para a própria vida se colocarmos como parte integrante do processo preparatório de cidadãos críticos e responsáveis por uma nação de povo cultos e livres para a busca de seu próprio sustento aí sim podemos dizer que realmente conseguimos atingir os nossos objetivos como preparadores e formadores de opiniões.

    ResponderExcluir
  85. Atividade 2



    Eu como pessoa e professora estou inserida nessa sociedade global, e como tal sinto me na obrigação de estar preparada para capacitar os meus alunos para o mundo globalizado, que requer estar apto para atuar na sociedade cada vez mais tecnológica.
    Esperando que esse curso me possa trazer conhecimento no uso e manuseio do computador, e tão logo essas ferramentas sirva de apoio no desenvolvimento de projetos tecnológico juntos aos meus alunos.
    Minha perceptivas tecnológica são as mais otimistas, pois além de trazer satisfação na minha pratica pedagógica, poderei contribuir para formar cidadãos competentes e na inclusão digital.




    Nair Toshie Sakano
    Escola Monteiro Lobato
    Peixoto de Azevedo – MT.

    ResponderExcluir
  86. Atividade 3


    No meu ponto de vista, a escola é o local onde deveria formar profissionais competentes para atuar na sua vida profissional diante a esta sociedade que cada dia aumenta o avanço do uso da tecnologia.
    A escola hoje realmente precisa repensar no seu papel diante, a esta sociedade que cresce no uso da tecnologia com tanta rapidez, portanto ela deve se organizar de maneira que o ensino ultrapasse essa era de densidade das máquinas, dos conhecimentos que envolve a tecnologia.
    É importante citar que, é preciso que a escola seja cuidosa para escolher e selecionar as informações mais significativas para o nossos educando, diante do volume de informações com livre acesso, sem censura.
    Isso requer uma ampla discussão entre a comunidade escolar, numa visão ampla, global e democratizante.

    Nair Toshie Sakano
    Escola Monteiro Lobato
    Peixoto de Azevedo -MT

    ResponderExcluir
  87. Como mediadora do conhecimento em educação física.inglês,espanhol e artes empenho-me para levar aos meus aluno novas técnicas visando tornar as aulas mais produtivas e atraentes pois desta forma eles se sentirão motivados a buscarem cada vez mais conhecimento. Nosso papel é de aguçar a curiosidade através de metodologias variadas e atualizadas como as tecnologias. No exercício da docência, interajo com os educandos e elaboro as aulas de acordo com as necessidades encontradas sem abandonar o planejamento inicial, adaptando e modificando sempre que for preciso para alcançar os objetivos propostos. Como a maioria de nossos alunos e colegas são usuários das tecnologias, socializo boas práticas para facilitar o uso e os auxilio constantemente pois vejo a troca de conhecimento como algo fundamental não só ao processo de ensino aprendizagem, mas também para a vivência em sociedade.

    ResponderExcluir
  88. A T I V I D A D E 2

    Uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem

    Falar em tecnologia, atualmente envolve até os brinquedos das crianças. Mais a minha preocupação é , como usar os meios tecnológico, ou seja, a metodologia adequada no processo tão avançado, rápido que vivem a sociedade no mundo desenvolvido que estamos hoje, pela qual podemos direcionar nossos alunos ao manuseio do PC, a acessar o site ao navegador da Windows explore, a Web, a Internet, onde está situado as fontes, e rios de informações de diversos tipos de diferentes indiomas, pessoas desconhecidas.
    Os jornais mostram noticias de situações estarrecedora e terrivel do mau uso da Internet e do Orkut, caso de pedofilia com crianças e adolescentes, sequestros e outras situações que me deixa muito preocupada com tanta facilidade e rapides. Então eu enquanto educadora propus a fazer este curso com objetivo de saber com usar e ao mesmo tempo orientar aos alunos os cuidados que devemos ter com o manuseio do computador no geral, ao baixar programas carregado de vírus, os quais poderão causar problemas.
    Quanto a evolução dessa máquina tecnologica, ela é importantíssima e facilitadora na praparação de nossas atividades pedagógicas e no ensino aprendizagem, até mesmo aquelas crianças que ainda não conseguiu desenvolver a coordenação de escrita no caderno, lá no teclado digitando as letras ela constróe textos, desenvolve a leitura a comunicação com as imagens que vêna tela do computador, jogos educativos com rapidês. Isso não é só a leitura e escrita mais também, em todas as áres de conhecimento.
    Portanto, neste curso quero aproveitar prestar bem atenção na explicação e ao mesmo tempo tirar as dúvidas. Haja paciência comigo.

    E.E. Monteiro Lobato

    Lucila Ribeiro Soares

    ResponderExcluir
  89. ATIVIDADE-2

    A preocupação enquanto os recursos tecnológicos até então,é do planejamento do como ensinar com uso destas ferramenta, pois. Além disso, a grande expectativa é que esse curso venha facilitar o processo de ensino aprendizagem,para que a construção do conhecimento resultem nas habilidades dos nossos alunos. acredito que tenho muito a aprender participando do TIC,e que na hora de trabalhar com as crianças eu saiba desenvolver um bom trabalho com uma aula diferenciadas usando vários recursos tecnológicos;computador,vídeos,etc.

    ANA IZOLINA SEIBEL DA SILVA
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO,PEIXOTO DE AZEVEDO.

    ResponderExcluir
  90. ATIVIDADE 2
    A minha maior preocupação com aprendizagem dos alunos relacionada a tecnologia, é a falta de disponibilidade para ampliar o mau conhecimento tecnológico para poder transmitir aos educando com mais segurança. Pois hoje com o avanço da tecnologia as crianças com mais tempo disponível as têm conhecimento do que nós professores. Mas a minha expectativa é que com a ajuda desse curso e o auxilio de nossa querida e adorada tic Márcia quero chegar ao final com conhecimento suficiente para atender a necessidade daqueles que precisam mais. E também ajudar no que diz respeito a minha prática pedagógica.
    Francisca das Chagas Resende dos Santos

    ResponderExcluir
  91. ATIVIDADE 2

    Diante da tecnologia que surgem dia após dia procuro pesquisar e me preparar melhor para aprendizagem pois as ferramentas já estão disponíveis agora precisamos e de estrategias de uso pois nos e que seremos os mediadores nesse processo de produção de conhecimento. E por isso que estamos fazendo este curso,para nós prepararmos com competências diferentes.
    Pois quero mais conhecimento por isso estou me preparando para atender esses novos alunos que querem uma aula diferente.

    DÉBORA VIANA SILVA DE CASTRO.

    ESCOLA MONTEIRO LOBATO.

    ResponderExcluir
  92. Questão 2 - Turma Sebastiani
    ELIANA ALVES DA SILVA - Peixoto de Azevedo MT

    Diante dos avanços tecnológicos, procuro me atualizar para oferecer aulas dinâmicas e atrativas despertando a curiosidade dos educandos para obterem novos conhecimentos e domínios das tecnologias.

    ResponderExcluir
  93. Atividade 2
    Turma Márcia Vacário

    Minha perspectiva referente ao uso da tecnologia na aprendizagem é de que seja mais um meio de tornar o processo de ensino aprendizagem mais prazeroso e eficiente, uma vez que o acesso à tecnologia está cada vez mais evoluindo e chama atenção pela quantidade e qualidade de efeitos que despertam o interesse não só das crianças, mas também dos adultos.
    Contudo, é preciso saber valer-se dos recursos tecnológicos para um aproveitamento efetivo; conhecer bem as possibilidades que os instrumentos tecnológicos nos oferecem para então direcionar trabalhos, pesquisas... que realmente venha contribuir para o crescimento educacional.
    Professora Rosa Mônica

    ResponderExcluir
  94. Eu acredito que é de estrema importância pro mundo de hoje o uso da tecnologia pois, o alunos está além do que possamos imaginar.Nós professores devemos cada vez mais nos aperfeiçoarmos e se preocupando com o uso da internet que os alunos utilizam, ou melhor da forma que eles utilizam.Temos que conversar com eles, passando o perigo do uso da internet e a forma de como devemos usar como recurso de pesquisa.Espero poder estar me aperfeiçoando, para que eu possa melhor auxiliar os meus alunos


    Lucinete de Queiroz Santos Marcelândia-MT

    ResponderExcluir
  95. Gosto da Tecnologia ela rompe fronteiras, estimula e desafia nossos limites, amplia possibilidades facilita nossa vida, proporciona a elaboração de atividades bonitas e diversificadas.
    Na escola ela ainda não está sendo plenamente aproveitada, pois estamos vivendo um período de capacitação do corpo docente, já que fazemos parte de uma geração formada para construir o fazer pedagógico de forma artesanal.
    Como educadora estou consciente da importância desse recurso para o ensino aprendizagem e quero muito em breve poder usá-lo em sala de aula todos os dias, como recurso didático-pedagógico. E espero sinceramente que este seja o elemento motivador que falta para despertar em nossos alunos a fome para aprender.

    MADALENA

    ResponderExcluir
  96. Para todos nós hoje é fundamental o uso das tecnologias, principalmente o computador. A maioria dos nossos aluno tem acesso a internet quando não tem em casa eles vão em lan house
    Então nós professores é de suma importância saber manusear ou pelo menos entender algo a respeito. Pois, hoje os alunos estão cada dia mais além do nosso esperado. Enfim, com o computador podemos proporcionar uma aula mais atrativa, com isso despertaremos a atenção e o interesse dos mesmos em fazer pesquisas, e procurar temas diversos para serem trabalhados, porém, temos que estar atentos e alertá- los sobre os perigos que a internet pode oferecer se acaso eles acessarem sites impróprios. Minha expectativa é conseguir dominar bem essa área já que se moderniza a cada dia para que os alunos possam ter uma aprendizagem significativa

    ELISEANE TEIXEIRA - MARCELÂNDA.

    ResponderExcluir
  97. Atividade 2

    A educação vem passando por diversas modificações que visam o desenvolvimento intelectual tanto dos alunos quanto dos professores. É isso mesmo nós professores estamos passando por um processo de metamorfose no qual devemos deixar de simples lagartas que ficam na mesmice da sala de aula, onde desgastamos nossos alunos e nos transformarmos em lindas e encantadoras borboletas, que devem recorrer a tudo o que for necessário para transformar nossas aulas, em deliciosas horas de organização de aprendizado. Pois como diz Paulo Freire: “Mudar é difícil, mas é possível”.

    Anne Pedrosa

    ResponderExcluir
  98. E uma avanço muito grande para mim como professora pois, temos que sair do tradicional e acompanha as inovação passa para os nossos alunos coisa que chama atenção deles trabalhar com o lúdico musicas material concreto onde eles possam assimilar mais com certeza eles vão ter mais gosto pela aula.
    Elizabeth Belo

    ResponderExcluir
  99. Minha preocupação a respeito do uso da tecnologia na escola, é a questão do ensino aprendizagem, pois cada dia a tecnologia está mais avançada, e na escola nós como professores nos preocupamos como ensiná-los, e para ensinarmos temos que aprender, fazer o planejamento de aula,para isso nos capacitamos para levá-los ao laboratório de informática para fazerem pesquisas, atividades digitadas, terem conhecimentos dos acontecimentos, interagir com eles e com os colegas algumas dificuldades e nos atualizarmos, pois a sociedade nos cobram isso.
    Mirian Mota Gonçalves

    ResponderExcluir
  100. Jackeline – Atividade 2

    Nos dias de hoje, procuro sempre despertar buscar alternativas novas para trabalhar em sala de aula para levar os alunos a terem curiosidade de pesquisa ou levando-os para a sala de informática, para que possam desenvolver seus pensamentos dentro da cultura local ou, mato grossense, pois quanto mais diversificadas são as atividades maior é o interesse e o aprendizado dos alunos. Trazer os conteúdos voltados para a realidade do educando, comparando com o cotidiano também dá ótimos resultados.

    ResponderExcluir
  101. TURMA: Rosileica Atividade 2
    Hoje nossos alunos estão cada dia mais além do esperado, por isso devemos também estar mais preocupados com as tendências que surgem no nosso dia a dia. Portanto percebe-se que devemos estar cientes de que esses recursos tecnológicos devem estar presentes em nossas práticas pedagógicas, tanto no uso de pesquisa para o nosso enriquecimento, como também priorizando o direcionamento para o trabalho que irá enriquecer o aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  102. TIVIDADE 2

    Alexandra Padovani David
    Marcelândia.

    A discussão sobre a inclusão das tecnologias nas escolas vem se intensificando provavelmente em função da escola ter que repensar seu papel e assumir-se como articuladora dos diversos espaços do conhecimento.
    O ensino e a aprendizagem devem ver as tecnologias como instrumento de compreensão e problematização da realidade. Entretanto é preciso atentar para o fato que a escola não pode controlar todos os fatores que interagem na formação do aluno, mais pode ser coerente com os valores assumidos, e possibilitar os alunos uma discussão sobre eles e a construção de critérios para a escolha pessoal.
    Essa perspectiva aponta para uma transformação da pratica pedagógica, pois rompe com o confinamento dos professores ás atividades pedagogicamente formalizada e amplia a responsabilidade com formação do aluno. As tecnologias devem permear necessariamente toda a pratica educativa entre os diferentes membros da comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  103. ATIVIDADE – 2
    Cursista: Rosemeri - Nova Guarita
    USO DA TECNOLOGIA NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM

    O uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem é muito importante. Nós educadores devemos sim participar deste avanço tecnológico com a sociedade em geral e também em estar utilizando essas tecnologias com as crianças. É claro que a utilização destes equipamentos não deve, em hipótese alguma, ser utilizado como um fim em si mesmo, mas sim como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, despertando desta maneira algum tipo de interesse maior na questão do conhecimento.
    A tecnologia é uma ferramenta poderosa para o ensino-aprendizagem; no entanto, deve ficar claro que jamais substituirá os professores. Não podemos esperar que a tecnologia sozinha transforme a prática de ensino de uma hora para outra. Isso acontecerá devagar e, sempre, com ajuda do professor. Portanto, o professor precisa estar preparado para auxiliá-los.
    Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, a escola não deve deixar que ele se torne um artigo de luxo ou peça decorativa, ele deve auxiliar professores, alunos e funcionários a repensar seu papel frente às tecnologias.

    ResponderExcluir
  104. MARIA APARECIDA GONÇALVES
    NOMEU PONTO DE VISTA A RESPEITO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA É OTIMA ,
    EM QUANTO OS ALUNOS DEVEREMOS PREPARALOS TAMBEM PORQUE EM ALGUMAS REGIÕES A MESMA NÃO CHEGOU, E TEREMOS QUE TRABALHAR E PREPARA -LOS COM A MESMA VELOCIDADE DA TECNOLOGIA.

    ResponderExcluir
  105. Atividade 2


    Cursista= Vilna




    Trabalho com alunos especias,DA,DM, estou tentando me empenhar o máximo,levando eles a conhecer as novas tecnologias tornando assim as aulas mais atraentes pra que os mesmos se sintão motivados e ter maior interesse. O computador tem sido uma boa opção para trabalhar com eles,desenvolvendo assim suas habilidades em digitação,pesquisas,jogos,etc.
    Com esses alunos especiais preciso de mais conhecimentos,assim me preparando melhor para atender e preparar aulas diferenciadas para facilitar sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  106. Franciele Pereira de Almeida – Marcelandia - MT
    Tenho muita expectativa ao concluir este curso devido ter muito pouco conhecimento, pretendo me aperfeiçoar para ter mais facilidade para trabalhar com os programas, desenvolver atividades com os alunos apresentar trabalhos e aulas.
    E muito importante ter conhecimento de como usar estas ferramentas até mesmo para apresentar a aula para os alunos de uma maneira diferente saindo do cotidiano imagino como isso pode chamar a atenção dos alunos.
    Por isso tenho muita expectativa de aprender e aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos para usa-lá.

    ResponderExcluir
  107. ATIVIDADE 02

    REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO

    A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

    1. Escreva o relato no Editor de Textos do BrOffice.
    2. Copie e cole como comentário usando o login da sua turma, não esqueça de colocar seu nome abaixo do texto.

    Considerando como ponto de partida a descoberta da tecnologia tem sido um presente no cotidiano do ser humano.
    Essa descoberta ns processos de ensino aprendizagem dentro da tecnologia são de prepará-los para enfrentar as responsabilidades e desafios. Alguns desses desafios são tratados por meio de novas tecnologias de informação e comunicação, a fim de transformar as tradicionais relações entre aluno, professor e conteúdo de aprendizagem, revolucionando os modos de ensinar e aprender. Entre as principais responsabilidades das instituições de ensino, hoje, está o aproveitamento dessas novas potencialidades, adequando os processos de ensino-aprendizagem ao contexto de desenvolvimento tecnológico atual.
    Cada avanço tecnológico são mudanças que muitas vezes chega ser estranho para cada um de nós.
    No ensino-aprendizagem essas ferramentas tecnológicas têm como o objetivo educacional de ganhar espaço através da demanda dos alunos e também da sociedade como um todo.
    Os profissionais da educação têm buscado integrar a tecnologia ao processo educativo para aumentar suas práticas neste contexto.
    Os computadores e internet passam ser ferramentas necessárias para o processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor ou o educador a ensinar algo a seu aluno de modo a facilitar o processo do conhecimento, no qual o professor altera seu papel para algo mais significativo e educativo.

    Cursista: Denir Teresinha Bordin

    Município de Marcelândia

    Marcelândia, 05 de Julho de 2009

    ResponderExcluir
  108. Tecnologia ensino aprendizagem

    Como eu trabalho na sala de informática vejo que meus alunos precisam muito dessa tecnologia, pelo motivo que os mesmos a desconhecem, no qual utilizando essa tecnologia será um atrativo melhor para a sua aprendizagem, assim, desenvolvendo melhor as atividades propostas tanto em sala de aula como no laboratório de informática.
    A unica rpeocupação que eu tenho em relação ao uso da tecnologia seria o descontrole das aulas, em relação ao interesse deles.

    Marcelândia,12 de Julho de 2009

    Cleyton Queriroz da Silva

    ResponderExcluir
  109. QUESTÃO: 2
    TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA.
    ESCOLA JANE
    Busco incentivar os meus alunos a desenvolver a cultura regional, falando sobre festas na interior do Estado.
    Procuro desenvolver bom relacionamento com os alunos,aprendendo com os mesmo coisa que eles tem mais facilidade de aprender em relação sobre informática , gosto muito de me relacionar bem com os colegas de profissão pois aprendo muito com eles.
    Procuro me aperfeiçoar na maneira de ensinar,porque estudo cada vez mais se desenvolver com novas pesquisa e métodos
    Sinto a vontade quando posso interagir mais com meus alunos e colegas.
    A disponibilidade de informação e conhecimento actualizado, passou a ser uma exigência constante nos nossos dias, assim as Novas Tecnologias – nas quais se incluem os computadores e as calculadoras – quando usadas de forma adequada e eficiente, podem alterar aquilo que os estudantes aprendem e a forma como aprendem e são ensinados. Pois "uma imagem vale por mil palavras

    ResponderExcluir
  110. Atividade 2


    Moacir Lima Oliveira


    Hipertexto e Hipermídia

    A internet é atualmente o meio de comunicação mais rápido e eficiente pois pode ser acessado de vários lugares com áudio e vídeo sendo possível comunicar com muitas pessoas ao mesmo interagindo sobre os mais diversos assuntos podendo opinar nos textos de outros e receber opinião sobre os nossos textos.
    Sendo assim o profissional da educação de hoje tem o necessidade de saber se comunicar através da internet.

    ResponderExcluir
  111. ATIVIDADE 02

    ROSEMERI L. B. MACHADO

    O uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem é muito importante. Nós educadores devemos sim participar deste avanço tecnológico com a sociedade em geral e também em estar utilizando essas tecnologias com as crianças. É claro que a utilização destes equipamentos não deve, em hipótese alguma, ser utilizado como um fim em si mesmo, mas sim como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, despertando desta maneira algum tipo de interesse maior na questão do conhecimento.
    A tecnologia é uma ferramenta poderosa para o ensino-aprendizagem; no entanto, deve ficar claro que jamais substituirá os professores. Não podemos esperar que a tecnologia sozinha transforme a prática de ensino de uma hora para outra. Isso acontecerá devagar e, sempre, com ajuda do professor. Portanto, o professor precisa estar preparado para auxiliá-los.
    Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, a escola não deve deixar que ele se torne um artigo de luxo ou peça decorativa, ele deve auxiliar professores, alunos e funcionários a repensar seu papel frente às tecnologias.

    ResponderExcluir
  112. Atividade 2
    Maia AP. R Alves
    Atualmente estamos sempre aprendendo, pois as informações e as tecnologias estão evoluindo de forma rápida, sendo usadas e melhoradas em todas as situações de nosso cotidiano, em casa, pelos alunos, filhos, bancos, compras e precisamos estar interados com elas do contrário estamos fadados à frustração. Não podemos mais ficar alheios as novidades por isso afirmo: Sou uma eterna aprendiz. Sou uma profissional da educação coerente com os valores que ensino. Nós professores precisamos ser ativos na sociedade em que vivemos e éticos com os demais para podermos construir uma relação saudável.Tenho muitas expectativas de que com este curso através de reflexões sobre a prática, aprenderei como levá-las para dentro da sala de aula de uma maneira que venham auxiliar na construção do conhecimento e não apenas como entretenimento.

    ResponderExcluir
  113. ATIVIDADE 2

    Profª Rosangela Peccinini Lazaretti
    E.E. “13 de Maio” Nova Guarita-MT

    As tecnologias representam o dinamismo, a agilidade, a facilidade de preparar e conduzir a aula, no entanto, o educador precisa dedicar maior empenho e adotar mecanismos criteriosos de seleção das informações que serão trabalhadas, pois, um ponto preocupante é a falta de controle sobre o excesso de informações disponíveis, nesse contexto é primordial que o educador saiba conduzir e orientar para que não haja ansiedade e consequentemente desvio do foco de aprendizagem.

    A tecnologia deve ser usada como auxiliar do educador e não como concorrente, o que se faz necessário porém, é que o educador seja um constante aprendiz e usufrua os benefícios que a evolução tecnológica lhe oferece com responsabilidade e criticidade, pois, em alguns contextos a internet será mais valiosa como matéria-prima de construção do que como mídia favorecendo que educadores e educandos construam seus ambientes ampliando e compartilhando seus conhecimento, tornando significativas suas aprendizagens.

    ResponderExcluir
  114. ATIVIDADE – 02
    Gislaine Przniska

    A utilização das novas tecnologias tem levantado questões sérias e complexas, tanto do nível social como educacional. O avanço da tecnologia faz com que tenhamos novas posturas pessoais e profissionais. Analisar as implicações do avanço tecnológico é de suma importância para nós, pois sabemos que esta maravilhosa ferramenta recheada de riscos e oportunidades é indispensável para a sociedade atual. A nós educadores cabe se entregar a esse espírito de mudança, conhecendo e trabalhando esse mundo de oportunidades. Com tudo não podemos eliminar de vez algumas práticas antigas, e sim aperfeiçoá-las para que juntamente com os novos recursos permitam bons resultados

    ResponderExcluir
  115. Atividade – 03
    Gislaine Przniska




    Para Ladislau, nós professores, estamos tendo grande dificuldade em ter acesso ou assimilar esses novos conhecimentos que chegam rapidamente. Isso leva a repensar a escola e a educação brasileira no sentido mais amplo. Cabe a nós professores lançar mão de recursos como suporte benéfico para a melhoria da qualidade do trabalho educativo e desenvolvimento sócio-intelectual na formação da comunidade escolar se adequar as mudanças e aceitar os novos desafios que a educação propõe.

    ResponderExcluir
  116. Atividade 3

    Margarete Machado

    São questões bem criticas o que o Dr.Lindeslau Dawborsobre educação que uma desigualdade de informações, há uma grande preocupação em novas metodologias, novas tendências tecnológicas. Mas nos professores não repassamos aos alunos maneiras de aproveitar o que nos interessa porque o mundo de hoje nos traz uma carga muito grande de informações, mas há a necessidade de selecionar as que podem nos auxiliar e trazer informações, isto e, tanto para o professor como para os alunos.
    A escola tem que entender que as metodologias da educação esta longe da realidade dos alunos porque esses mesmos estarão inseridos na sociedade. A escola prepara-os para essa inserção?

    ResponderExcluir
  117. ATIVIDADE – 02
    Margarete Machado

    A utilização das novas tecnologias tem levantado questões sérias e complexas, tanto do nível social como educacional. O avanço da tecnologia faz com que tenhamos novas posturas pessoais e profissionais. Analisar as implicações do avanço tecnológico é de suma importância para nós, pois sabemos que esta maravilhosa ferramenta recheada de riscos e oportunidades é indispensável para a sociedade atual. A nós educadores cabe se entregar a esse espírito de mudança, conhecendo e trabalhando esse mundo de oportunidades. Com tudo não podemos eliminar de vez algumas práticas antigas, e sim aperfeiçoá-las para que juntamente com os novos recursos permitam bons resultados

    ResponderExcluir
  118. Atividade 2

    Diante das mudanças tecnológicas que vem surgindo existe a grande preocupação em acompanhar e como fazer uso delas em sala de aula, criando atividades que podem ser realizadas no laboratório de informática, utilizando o data show e outras tecnologias que a escola dispõe para tornar a aula mais atraente e assim despertar o interesse do aluno. Nossa escola dispõe de vários recursos tecnológicos, mas nem todos fazem uso , pois ainda se sentem inseguros de como fazer isso, mas aos poucos, vamos nos adaptando e aproveitando esse material para que as aulas se tornem mais proveitosas e menos monótonas para nossos alunos.


    Profª Lovane K. Moreira
    Nova Guarita

    ResponderExcluir
  119. ATIVIDADE 2
    A distancia
    Nosso papel como pedagoga é despertar a curiosidade da criança através das metodologias variadas e atualizadas como as informações tecnológicas. O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem vem ser de suma importância para a interação social. Já que atualmente depende-se da tecnologia para movimentar-se em varias circunstancias que facilita a vida do cidadão, estas oportunizam fazer uso de seus benefícios, sem ter que se deslocar do lugar em que estar. Assim acontecerá a interação entre o que se aprende em sala de aula com a tecnologia existente.
    Para que venha se concretizar e que se torne um direito de todos, a escola também deverá estar preparada para novos conhecimentos entrar na era tecnológica.
    O Professor também deve se preparar para utilizar novos sistemas de representações do pensamento, na busca de construir um currículo que contemple os interesses culturais e as novas exigências tecnológicas na sociedade. Sonia - nova guarita - Sonia

    ResponderExcluir
  120. Faz-se necessário a utilização dos recursos tecnológicos em qualquer ambiente, ainda mais na educação, as atividades hoje desenvolvidas são mais facilmente compreendidas se forem utilizadas de formas multimididáticas (tecnológicas), torna as atividades desenvolvidas mais atrativas e lúdicas, ainda mais em se tratando de educação onde as informações deveriam ser de primeira mão, mas sabemos que muitas crianças teem um conhecimento amplo dessas tecnologias, muitos deles maiores que de seus próprios professores. A defasagem dos professores em nível tecnológico é gritante e às vezes constrangedora para alguns colegas. Percebo que este curso será de grande valia se realmente for feito de forma prática por todos os cursistas.

    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  121. ATIVIDADE 2
    E.E.”13 DE MAIO”
    Isaura k Zarth
    Com os avanços tecnológicos nós educadores temos que nos prepara para receber
    Os frutos dessa modernidade. Nossa escola está preparada estruturalmente com recursos tecnológicos para está clientela, porém nós professores não estamos preparados.
    O curso nos possibilita está capacitação. Algumas iniciativas já estão acontecendo
    Como a rádio onde os alunos fazem diariamente sua programação, pesquisa na internet, trabalhos preparados em slide, aulas com projetor com vídeos e muitas outras.
    Os blogs educacionais são interessantes e atrativos para os alunos, mas pouco é utilizado pelos professores. Estou me capacitando para ser uma educadora capaz de acompanhar as transformações tecnológicas e utilizar todos os recursos pedagógicos que pode me oferecer .

    ResponderExcluir
  122. Atividade2 Nova Guarita
    Na atualidade é dificil ser professor,pois tem que se preocupar também em busca informações técnológicas mediantes as tecnologia de ponta e o contexto social em que está enserido o aluno.
    Isso acontece de uma maneira muito rápida,levando em consideraçao na prática de sala de aula ,que contribui para o conhecimento do aluno.Cristina

    ResponderExcluir
  123. Atividade2 Nova Guarita
    Na atualidade é dificil ser professor,pois tem que se preocupar também em busca informações técnológicas mediantes as tecnologia de ponta e o contexto social em que está enserido o aluno.
    Isso acontece de uma maneira muito rápida,levando em consideraçao na prática de sala de aula ,que contribui para o conhecimento do aluno.Lise

    ResponderExcluir
  124. Atividade 02

    Analisando os currículos da disciplina “Tecnologia Educacional” de diferentes cursos de formação de professores, seja no Ensino Médio ou na Graduação, encontramos muitas semelhanças, especialmente ao associarem esta disciplina à utilização de recursos audiovisuais nas salas de aula. Na última década, esses “recursos” vêm sendo substituídos, nos textos curriculares e nas salas de aula, pelas “Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”. Entretanto, algumas pesquisas têm-nos mostrado que essas mudanças não indicam necessariamente uma modificação das práticas e concepções pedagógicas.
    A tecnologia é parte do acervo cultural de um povo e, se nutre das contribuições permanentes da comunidade social, em espaço, tempo e condições econômicas, políticas e sociais determinadas. A tecnologia existe como conhecimento acumulado, é produção constante e dinâmica. A cultura é um processo contínuo de criação coletiva. Ela não se manifesta apenas como produção intelectual e artística e mesmo científica, e está presente nas ações cotidianas, na forma de comer, de vestir, de relacionar-se com o vizinho, de produzir e utilizar as tecnologias. As evidências de qualquer manifestação cultural são realizações humanas.
    Somos usuários da linguagem audiovisual, especialmente da televisão.

    SOLANGE ZARTH Nova Guarita - MT..

    ResponderExcluir
  125. ATIVIDADE 2
    TEBLAS FLORES
    NOVA GUARITA

    PREOCUPAÇÕES E EXPECTATIVAS QUANTO AO USO DAS TICs

    Com certeza minha maior preocupação está no receio de errar, de desperdiçar muito tempo em uma atividade que poderia ser executada em menos tempo e com maior eficiência. Aos poucos estou me convencendo de que o erro faz parte do processo de crescimento e mudança. O uso de tecnologias nos trás muitas expectativas quanto a facilitar a transposição didática quando já experimentamos, erramos e nos auto criticamos, então sim construiremos uma prática eficiente e adequada.

    ResponderExcluir
  126. Turma Rosileica. Atividade 2
    Diante das dificuldades do dia-a-dia que são muitas sempre levo material diversificado. Dando atividades de recorte com colagem e desenhos variados, DVDs com músicas infantis onde eles se socializam dançando e cantando, estou me preparando tecnologicamente para que no futuro possa ensinar os alunos a pesquisar na internet, para que conheçam mais sobre a informática. Dilza

    ResponderExcluir
  127. Atividade 2: Adriana M. de Alcantara Labres.
    Nova Guarita – MT.

    Como mediadora de conhecimento procuro sempre levar os meus alunos a despertar o olhar para as novas tendências sempre os ouvindo e pedindo sugestões para poder desenvolver um trabalho que eles compreendam melhor.
    Ainda hoje quando leciono usando novas tecnologias vêem que alguns de meus alunos se sentem perdidos diante dessas novidades, assim vêem mais uma vez que o meu papel de mediadora também pode se abranger as novas TICs.
    Observando os rumos que o processo de ensino aprendizagem vem tomando sinto a necessidade de me preparar cada vez mais para levar aos meus alunos uma educação com mais qualidade. Acredito que esta ferramenta será muito importante para meu processo de ensino aprendizagem.

    Adriana M. de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  128. Atividade 2
    Andréia Mendonça Dias – Nova Guarita

    Através da internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização da aula, tanto dentro como fora da escola.
    Em nossa escola não é diferente. Ela faz parte de um mundo que vive em acelerado desenvolvimento e para tentar cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer sua cidadania participa dos processos de transformação e construção da realidade.
    Não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando se fala em mudanças. Sabemos também que a simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade na educação.
    Acredito que nossa escola e os professores que nela atuam podem se organizar para algumas mudanças de forma mais adequada, equilibrada e coerente. Apesar de, como já disse existir muitas dúvidas, indagações e receios por parte de nós professores em relação a mudanças. Algumas já estão acontecendo, fazendo com que nós professores sintamos desafiados, precisando buscar informações para ajudar nossos alunos.
    O desenvolvimento de projetos com tecnologia educacional é um bom caminho para envolver a tecnologia no processo de ensino aprendizagem, onde os alunos poderão ter uma aprendizagem significativa, estimulando a capacidade crítica e reflexiva, permitindo atribuir outros significados ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  129. Atividade 2
    A distancia
    Naide Zambenedetti - Nova Guarita

    Existe uma preocupação sim quanto ao uso da tecnologia como aprendizagem. Pois se esta não for acompanhada diretamente pelo professor, os educandos se desvinculam das atividades sugeridas e entram em site impróprios.
    Quando as expectativas, estas são grandes pois são varias janelas que se abrem para uma melhor qualidade de ensino, tanto para os educandos quanto para nós educados.

    ResponderExcluir
  130. ATIVIDADE -2 MÓDULO 1
    A expectativa do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem é de todos os envolvidos na educação, especialmente do educando que tem curiosidade em aprender tudo, especialmente ao novo. Sem esquecer que o acesso à tecnologia ainda não é para todos em nossas escolas, (me refiro à tecnologia computador) devido à falta de computadores disponíveis e em número que atenda um grupo significativo de alunos. Todos sabem que o uso da tecnologia favorece o acesso imediato de informações, no entanto, o uso adequado e que venha a contribuir de maneira importante no desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos em diferentes áreas e disciplinas é parte importante de estudo, especialmente aos professores para fazer um bom uso da mesma. Com informações prontas e de tão fácil alcance, ainda assim, é importante que o aluno faça uma reflexão do que lhe é proposto sempre.
    Cecília Salete Mariani Maculan.

    ResponderExcluir
  131. O uso de novas tenologia entusiasmam grande números de alunos, porém seu desenvolvimento cria desafios aos professores.Como professora sempre busco me preparar, para lidar com esse tipo de equipamento, acredito que a tecnologia da informação só contribuirá para melhorar a cooperação entre os estudantes. o aprendizado colaborativo, dar retorno e resposta emediatas, e enfatizar o tempo para as tarefas,comunicar altas expectativas respeitando assim os talentos e o modo de aprender diferente de cada aluno.

    ResponderExcluir
  132. No meu trabalho procuro orientar e ajudar os alunos a selecionar informações necessárias para alcançar o aprendizado. A nossa realidade nos leva á mudanças.
    Como educadora tento acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo - ensino - aprendizagem ocorra de forma eficaz.
    O laboratório de informática está sendo umas das formas que mais estimula as aulas , procuro estar sempre inovando e utilizando o laboratório como auxilio de inúmeras formas de ensinar .

    ResponderExcluir
  133. Quanto as minhas expectativas no que diz respeito ao uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Acredito muito nas transformações tecnológicas, espero que os jovens saibam usar com consciência, que se interessem e busquem o melhor para o bem da sociedade. A tecnologia é uma ferramenta imprescindível ela pode ser usada tanto para construir como para destruir. Eis o papel da educação na sensibilização dos jovens,é preciso estarmos atentos e nos capacitar para podermos acompanhar e poder auxiliar nossos jovens, ou então aprendermos juntos.

    Carmen Prigol Cimi
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  134. ATIVIDADE 2:
    Nosso papel como educador é de aguçar a curiosidade através de metodologias variadas e atualizadas como as tecnologias. No exercício da docência, interajo com os educandos e elaboro as aulas de acordo com as necessidades encontradas sem abandonar o planejamento inicial, adaptando e modificando sempre que for preciso para alcançar os objetivos propostos. Como a maioria de nossos alunos e colegas são usuários das tecnologias, socializo boas práticas para facilitar o uso e os auxilio constantemente, pois vejo a troca de conhecimento como algo fundamental não só ao processo de ensino aprendizagem, mas também para a vivência em sociedade. Procuro me aperfeiçoar na maneira de ensinar, porque estudo cada vez mais se desenvolver com novas pesquisa e métodos. Sinto a vontade quando posso interagir mais com meus alunos e colegas.
    Marcia Fabiana de Oliveira
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  135. ATIVIDADE: 2
    TURMA: ROSILEICA
    SELMA.
    ESOLA JANE PEREIRA LOPES
    Busco incentivar os meus alunos a desenvolver a cultura regional, falando sobre festas na interior do Estado.
    Procuro desenvolver bom relacionamento com os alunos, aprendendo com os mesmo coisa que eles tem mais facilidade de aprender em relação sobre informática, gosto muito de me relacionar bem com os colegas de profissão pois aprendo muito com eles.
    Nosso papel é de aguçar a curiosidade através de metodologias variadas e atualizadas como as tecnologias. No exercício da docência, interajo com os educandos e elaboro as aulas de acordo com as necessidades encontradas sem abandonar o planejamento inicial, adaptando e modificando sempre que for preciso para alcançar os objetivos propostos. Como a maioria de nossos alunos e colegas são usuários das tecnologias, socializo boas práticas para facilitar o uso e os auxilio constantemente pois vejo a troca de conhecimento como algo fundamental não só ao processo de ensino aprendizagem, mas também para a vivência em sociedade.

    ResponderExcluir
  136. Atividade 2
    NovaGguarita
    Neli Petry
    A utilização das novas tecnologias tem levantado questões sérias e complexas, tanto do nível social como educacional. O avanço da tecnologia faz com que tenhamos novas posturas pessoais e profissionais. Analisar as implicações do avanço tecnológico é de suma importância para nós, pois sabemos que esta maravilhosa ferramenta recheada de riscos e oportunidades é indispensável para a sociedade atual. A nós educadores cabe se entregar a esse espírito de mudança, conhecendo e trabalhando esse mundo de oportunidades. Com tudo não podemos eliminar de vez algumas práticas antigas, e sim aperfeiçoá-las para que juntamente com os novos recursos permitam bons resultados

    ResponderExcluir
  137. TIVIDADE 2
    O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA

    Trabalho com alunos do 6º ao 9º, ano do ensino fundamental e minha preocupação com relação a tecnologia, e que como trabalho na zona rural muitos dos meus alunos tem acesso a tecnologia apenas na escola. Por isso, sempre busco alternativas novas para trabalhar e assim despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e sempre procuro introduzir o uso de recursos tecnológicos como: tv, radio, vidio, computador. Procuro levar meus alunos para sala de informática para realizar trabalhos voltados para o aprendizado dentro da area em que atuo e não somente para jogar. Como educadora acredito que temos uma ferramenta muito preciosa mas, temos que saber fazer os direcionamentos a nosso favor.


    ANA LUCIA F MARQUES - MARCELANDIA - MT

    ResponderExcluir
  138. ATIVIDADE 2

    A tecnologia na Escola

    Busco envolver na minha prática pedagógica meios tecnológicos como: televisão, rádio, xeros e computador mas sem acesso a internet, portanto busco informações na internet e levo para os alunos em sala de aula.
    Com os meios tecnológicos disponíveis na Escola,consigo despertar o interesse dos meus alunos, já que a maioria dos mesmos não tem acesso a tecnologia, pois não possuem energia elétrica.
    Sempre que utilizo video em minhas aulas, vejo um brilho nos olhos dos alunos, pois eles sentem alegria em estar em contato com a tecnologia.
    Penso que em minha sala de aula a tecnologia veio só ajudar ,pois os alunos usam de maneira direcionada durante as aulas.


    Diane Facchi. - Marcelândia – MT

    ResponderExcluir
  139. ATIVIDADE 2

    REGISTRANDO SUA PRÓPRIA REFLEXÃO


    Eu como educadora tenho uma grande preocupação pois a maioria de meus alunos residem
    na zona rural oriundos de um Assentamento onde estão distantes da tecnologia pois em seus sítios não possuem energia.
    A nossa Escola dispõe de um laboratório de informática, onde os alunos tem uma hora aula semanal, também temos uma televisão,DVD, radio , xerocadora para as atividades de sala de aula
    que nos ajuda sanar um pouco dessa carência tecnológica.
    Comparando com anos anteriores que não tinha-mos o laboratório de informática pode-se observar uma grande diferença no desenvolvimento do aluno, principalmente na coordenação motora e visual. Também tenho observado que apos as aulas de informática o rendimento das atividades de sala de aula e bem maior.
    Acredito que quando mais investirmos nessas aulas de informática teremos uma melhora significante na aprendizagem dos nossos alunos.

    Elisabete Fardin – Marcelândia - MT

    ResponderExcluir
  140. ATIVIDADE 2

    REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO

    SANDRA BELUSSO CASAGRANDE MARCELÂNDIA

    Trabalho com alunos de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental que residem na zona rural, não dispõe de tecnologia e nem de energia elétrica em suas casas.
    Minha preocupação e´ que somente na escola eles possuem meios tecnológicos como laboratório de informática, televisão, xerocadora e, como tem muitos alunos o tempo é de apenas 1 (uma) hora por turma no laboratório e uma vez por semana televisão com DVD e a xerocadora é usada para as atividades de sala de aula, no entanto meus alunos ficam fascinados nos dias em que dispõe destas tecnologias .
    A tecnologia faz a diferença na vida destas crianças.

    ResponderExcluir
  141. Meu nome é Rogério Severo. A minha expectativa é que todos os alunos de todas as escolas tenham o seu próprio computador na salas de aulas e, também, nas suas casas. Haverá, assim, um grande desenvolvimento tecnológico no nosso país.

    ResponderExcluir
  142. Meu nome é Rogério Severo. A minha expectativa é que todos os alunos de todas as escolas tenham o seu próprio computador na salas de aulas e, também, nas suas casas. Haverá, assim, um grande desenvolvimento tecnológico no nosso país.

    ResponderExcluir
  143. ATIVIDADE 2

    A Importäncia da Tecnologia no Processo Ensino Aprendizagem

    Celina Godoy de Lima Lopes - Marceländia – MT.

    A utilização da informática no processo ensino aprendizagem é um meio atraente e motivador para o aluno e atualmente deve estar inserido na prática pedagógica. O uso deste recurso pedagógico deve ser entendido como um efeivo exercício profissional do professor dentro da sala de aula.
    A tecnologia na educação está incorporada nos contextos econômico e social que determinam suas aplicações. O avanço da tecnologia tem conduzido o professor cada vez mais a buscar inovações para suas aulas e eficazes caminhos para transmissão do conhecimento.
    A busca das informações tecnológicas gerou e promoveu o avanço das hipertecnologias. Os sistemas de hipertecnologias tem influências em todas as áreas do conhecimento humano.
    Nós professores devemos aproveitar os produtos da hipertecnologia como instrumentos que venham facilitar o conhecimento e ampliar as atividades mentais; criando uma nova visão de educadores e educandos frente ao processo ensino aprendizagem.
    A tecnologia no ensino aprendizagem deve ser um instrumento que irá mediar o saber, o saber ser e o saber fazer entre o educando e o mundo.
    Enfim, acredito realmente no uso positivo da tecnologia na educação, sendo ela, um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  144. Como educadora do conhecimento de língua portuguesa e inglesa, me esforço para passar aos meus alunos novas técnicas tendo vista em tornar as aulas mais produtivas e atraentes pois desta forma eles se sentirão motivados a buscarem cada vez mais conhecimento. Tenho em vista que o meu papal é de incentivar a curiosidade através de diversas metodologias como as tecnológicas. No exercício da minha função interajo com os educandos e preparo as aulas de acordo com as necessidades encontradas sem abandonar o planejamento inicial, adaptando e modificando sempre que for preciso para alcançar os objetivos propostos. Andressa Facchi Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante.

    ResponderExcluir
  145. ATIVIDADE 2

    A TECNOLOGIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

    SALETE DE FATIMA GONÇALVES DA SILVA DAL PIVA - MARCELÃNDIA-MT.

    Percebe-se que hoje em dia, não temos que fugir ou ficar desapercebidos em relação a informatização que a era digital vem trazendo, inclusive criando laboratórios de informática em nossas escolas.
    Como ensinar o educando se muitas vezes, o próprio educador não sabe manusear um computador?
    A introdução da informatização nas escolas deve tambem incrementar a qualidade do ensino realizado pelos professores. Isso significa que as aqtividades computacionais deverão ser integradas às atividades desenvolvidas em sala de aula.Para tanto cada professor deverá adquirir conhecimento sobre a informatização e desenvolver, juntamente com seus alunos atividades relativas ao conteúdo da sua disciplina.
    Uma grande parcela de crianças no mundo de hoje, já nascve envolvida com a tecnologia, com a presença da tv, vídeo , computador que vem acompanhando seu desenvolvimento pessoal em casa, na escola, ou mesmo em outras relações sociais. Assim sendo, chegando eles na escola, irão se sentirem familiarizados com o uso do computador.
    Com isso, podemos concluir que o que traz resultados mais imediatos em termos da implementação da informatização nas atividades de sala de aula do educador é a aprendizagem de nossos conhecimentos juntamente educador/aluno, tornando a aula dinâmica e interessante.

    ResponderExcluir
  146. ATIVIDADE 2

    A INFORMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

    LUIZA CARDOSO DE OLIVEIRA- MARCELÃNDIA MT

    Uma grande parcela de crianças no mundo já nasce envolvida com a presença da tv,vídeo, computador que vem acompanhando seu desenvolvimento pessoal em casa, na escola ou mesmo em outras relações sociais.
    Então, essas mesmas crianças chegam na escola e dão de cara com a sala de informatização.”Oba !Que legal dizem elas.”Basta agora só o educador se aperfeiçoar, em cursos criados pelo MEC pensando na formação de professores para introduzirem projetos melhorando o ensino aprendizagem de seus educandos.
    Criar uma aula bem planejada, despertando o interesse do educando, é de fundamental importância antes de levarem os educandos à sala de informatização. E estando lá, procurar fazer com que todos participem da aula, possam todos manusear o computador e ao retornarem a sala de aula fazerem juntamente um resumo do que foi aprendido na aula de informatização.
    Hoje o uso da tecnologia em nossas escolas é muito importante, pois a sociedade passa por mudanças, exigindo cidadãos críticos, reflexivos, com capacidade de aprender. E a informatização nos possibilita a essa tarefa.

    ResponderExcluir
  147. Atividade 2

    Uma grande parcela de crianças no mundo de hoje já nasce envolvida com a tecnologia,com a presença da TV, video, computador e outros, que vem acompanhando seu desenvolvimento pessoal em casa, na escola, e ate em outras relações sociais. Assim , estes aparatos tecnológicos acabam por se naturalizar em suas vidas e eles não se atemorizam como acontece com os adultos. Os profissionais da educação estão diante de desafios da evolução tecnológica, e são eles que convivem com estas crianças e jovens constantemente. Desafios estes que precisam ser entendidos em sua amplitude e implicações no processo educativo, pois os mesmos, no inicio do século XXI, ganharam novas dimensões e com maior presença e disseminação das tecnologias de informação e de comunicação, as TICs. Elas estão presentes em todos os lugares, invadindo a vida das pessoas: na família, no trabalho, na escola, e no lazer sendo que as mesmas são encontradas nas ruas, nas lojas, nos shoppings centers, nos supermercados, nos bancos e em muitos outros locais. Muitas transformações estão ocorrendo no mundo mas as de ordem tecnológicas são as mais visíveis e trazendo com elas uma evolução muito rápida , de tal forma que o ser humano quase não pode acompanhar a velocidade dessas mudanças. Nesse sentido, a necessidade de alfabetização cientifica é uma discussão que está presente nos meios acadêmicos de maneira cada vez mais intensa. Com estas discussões conclui-se mais uma vez que o profissional da educação deve refletir sobre suas atuação pedagógicas e de maneira mais intensa sobre o uso das tecnologias de informação e de comunicação nessa sua ação, buscando atualizar-se, e aperfeiçoar-se em sua pratica, interagindo e compreendendo o uso das tecnologias na atuação pedagógica,afim de facilitar o trabalho do educador e a aprendizagem do aluno. Para isso o sistema educacional deve proporcionar ao professor condições de disponibilidade ao acesso aos meios tecnológicos, disponibilizando de um orientador nas escolas de forma que o educador possa estar aprendendo no momento que surge as dificuldades.

    Teresinha Eloni Rittes Sieg - Marcelândia - MT

    ResponderExcluir
  148. Atividade 2
    A informática educacional tem como área de conhecimento uma forte ligação com a didática, comprometida com a formação de um profissional consciente e atuante na sociedade.
    Os avanços tecnológicos começaram a ser utilizados por todos os ramos de conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a disposição de todos com uma velocidade nunca antes imaginada.
    A tecnologia tem se manifestado amplamente em hábitos, necessidades, formas de pensar a realidade, de obter e trocar informações de comunicar-se ou utilizar a linguagem.
    Com base nas novas tecnologias e no que cada uma delas pode nos auxiliar na sala de aula, os professores reconhecem seu uso, pois elas podem trazer benefícios a seus alunos. Nosso papel é de estimular a curiosidade através de metodologias variadas
    e atualizadas como as tecnologias. Precisamos estar preparados e correr atrás de conhecimento e informações. A preocupação é que os alunos usam essa tecnologia avançada a seu favor e não de forma inadequada.
    Enice Lazaretti Miranda
    Nova Guarita

    ResponderExcluir
  149. Turma:Marcia Vacario
    Cursista:Márcia Regina Simionato Ceron
    Marcelândia-MT
    Atividade 2

    Registrando a própria reflexão

    O uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem é hoje considerado uma ferramenta motivadora e atrativa para os educandos,os quais demonstram muito interesse e participação nas aulas interativas desenvolvidas no Laboratório de Informática,bem como o uso de DVDs e da própria TV.Sabemos que nossos educandos,em sua maioria têm facilidade de acessar as tecnologias disponíveis em seu meio.Socializam sua prática com colegas que apresentam dificuldades no manuseio dos equipamentos,e nesta troca de experiências ocorre o aprendizado,que é fundamental no processo ensino aprendizagem.
    O papel do professor é promover inovações para as aulas utilizando a tecnologia incorporada aos conteúdos socioeconômicos que permitem sua aplicação,visando tornar as aulas mais produtivas e atraentes atingindo os objetivos propostos nas atividades desenvolvidas.
    É importante salientar que a tecnologia se tornou um instrumento fundamental a ser utilizado na prática pedagógica,ou seja,a tecnologia deixa de ser uma ameaça e torna-se uma poderosa aliada do professor.

    ResponderExcluir
  150. Sou professora da Escola Municipal Estrelinha do norte ha 18 anos e a cada ano vejo que tenho muito a aprender com meus e alunos e colegas de trabalho. A vida e um eterno aprendizado. O mais dificil está sendo aprender a utilizar as novas tecnologias.
    Sabemos que a rede mundial possibilita que as informações geradas em qualquer lugar do mundo cheguem até nos rapidamente. Devemos nos preparar para utilizar essas tecnologias e isso gera muita insegurança em nos professores que apendemos a trabalhar com quadro negro e giz.
    Nossos alunos sabem utilizar esses recursos. São craques em usar a internet e deixam bem claro sua capacidade e criatividade nessa área. Então nos resta nos aproximarmos dessa realidade nos capacitando

    ResponderExcluir
  151. ATIVIDADE 2
    A tecnologia na escola

    A tecnologia é muito importante para todos nós, já a utilização dela é de fundamental importância na sala de aula, não só os alunos devem ter acesso a essa tecnologia como também os professores para que estejam atualizados, pois assim no momento em que o aluno tiver alguma dúvida, para que o professor possa saná-la, ou auxilia-lo melhor.
    Sendo assim tudo se torna mais fácil no processo de ensino e aprendizagem, com o uso da tecnologia.

    Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte.
    Professora: Dirlei Meurer.

    ResponderExcluir
  152. ATIVIDADE 2

    Vilma André - Marcelândia - MT
    No que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem minha dificuldade é não saber estimular os meus educandos no que diz respeito ao uso, uma vez que eu ainda não dom,ino este recurso didático.
    Porém, através deste curso terei a possibilitar a trabalhar melhor com meus educandos pois acredito que é um recurso didaticamente correto para ser utilizado no meu dia-a-dia.
    Também percebo que tem contribuído muito com os profissionais, é correto que precisamos aprender a manusear e ter domínio. As minhas expectativas é que os educandos saibam utilizar os instrumentos tecnológico para o bem da sociedade e tem consciência e compromisso e aproveitar a oportunidade que lhes é oferecido.

    ResponderExcluir
  153. Atividade 2
    Andreza Alessandra
    É imprescindível para um trabalho adequado em sala de aula, ter prévio conhecimento a respeito das tecnologias, visto que nelas podem e estão inseridas as novas tendências educacionais. O que torna difícil é o fato de estarmos num mundo tecnológico totalmente desenvolvido, onde alguns (alunos e também professores) têm livre e permanente acesso às mídias enquanto outros se restringem a apenas alguns minutos perante um computador, este fato indiscutivelmente dificulta o trabalho pedagógico, nossa postura de educadores deve ser então desafiadora e inovadora num intuito de buscar aperfeiçoar-se, visando uma melhora no ensino aprendizagem dos alunos, já que o mundo, e nele a educação, acompanha e depende das novas tecnologias e seu uso adequado.

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  155. Atividade 2
    Dulce
    O cotidiano escolar visando sempre uma efetivação no processo ensino aprendizagem dos alunos e no acompanhamento das tecnologias, deve ter um perfil promotor de desafios constantes que estimulem as novas aprendizagens, visto que estão firmemente alicerçadas na evolução tecnológica. Seguindo este pensamento , se vê a grande discordância entre o real e o possível, onde muitos de nossos alunos não têm acesso nem se quer a livros, revistas e jornais, a não ser os didáticos. Como então promover um aprendizado tecnológico ante essas circunstâncias?, como facilitar o desenvolvimento do aluno estando privado do que hoje (se é que è possível assim dizer) move o mundo? A situação é desafiadora e garante ao profissional professor uma ferrenha luta no aprimoramento tecnológico.

    ResponderExcluir
  156. ATIVIDADE – 2
    TURMA: ROSILEICA
    ELIANE DE LIMA SOUZA
    ESOLA JANE PEREIRA LOPES


    Ao observar nossos alunos diante do computador, é possível perceber a relação lúdica e prazerosa que é estabelecida, eles enfrentam a máquina com maior confiança.Também percebo que a tecnologia tem contribuído muito com a nossa vida profissional, é certo que precisamos aprender a manusear, pois sabemos que os meios de comunicação integrados à educação é tarefa urgente,sendo assim, fazem-se necessárias ações pedagógicas que insiram as tecnologias dentro da escola e, promover a capacitação dos professores para utilização delas.
    Sabemos que viver nesse século, é já fazer parte de uma realidade tecnológica, imaginando em um ambiente favorável como o espaço escolar que possibilite a essa comunidade um meio que garanta a todos acessar e familiarizar com a tecnologia como fonte de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  157. 2-O uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagens
    Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Na educação são utilizadas diversas tecnologias e que procuram auxiliar o processo ensino e apredizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicoas, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.
    Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra- ardósia; usa-se a tecnologia do lápis, dos livros didáticos, entre outras. Um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas tecnologias tais como os meios de comunicação atuais como a internet a televisão, o rádio que funcionam como meios educativos formais ou informais.
    Em se tratando de aquisição do saber, sabe-se que a escola hoje não é mais o único espaço para seja adquerido o conhecimento. Para isso, é importante que a escola conte com esses meios de comunicação como seus aliados. A escola passa a assumir um novo papel, não mais de ensinar, mas de promover o aprendizado, utilizando-se de diversos espaços de aquisição de conhecimentos.
    Marinez Andreolla da Silva - Marcelandia MT

    ResponderExcluir
  158. ELAINE


    Quanto ao uso das tecnologias em sala de aula tenho uma preocupação, pois nossa escola ainda está se adequando a estas tecnologias, e não me sinto preparada para fazer uso dela. Apartir do momento que fará parte do nosso cotidiano, acredito ser uma estratégia e uma ferramenta de uso diário. Pois meu papel de mediadora do conhecimento pode melhorar ainda mais, quero mais conhecimento e também novas competências para uma aula diferente e uma professora atuante.

    ResponderExcluir
  159. Atividade 2
    Nair e Miguel:
    A tecnologia e a informação são muito válidas desde que dentro do limite e da idade de cada criança. a tecnologia tem seus pontos positivos e negativos na vida dos educandos. A minha preocupação é que as crianças não devem ir sozinhas às lan hauses, pois"é onde mora o perigo", elas devem sem acompanhadas e monitoradas na frente de um computador, pois o mesmo também oferece riscos para suas vidas. Os meios de comunicação diariamente estão divulgando inúmeros casos de violência com crianças e adolescentes, iniciados através da internet, também ocorrem informações que levam as crianças a terem alterações em seu comportamento, como admirar a violência ou conhecer coisas nao apropriadas para a sua idade.
    A minha expectativa com o uso da tecnologia é que sempre apareçam coisas mais elaboradas e com qualidade de conteúdo, para que possamos usufruir de forma inteligente e cada vez mais prática, e que as crianças a usem com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  160. Atividade 02

    Uma das preocupações alavancadas na questão do uso da tecnologia, principalmente no que tange o ensino, é que, como os meios de comunicação transmitem as informações com tanta rapidez que o educador diante do seu vasto compromisso de cumprir a rotina imposta pele escola não disponibiliza de tempo para acompanhar a diversidades de site que as trazem, ao contrario de seus educando que passam horas recebendo as mesmas. Levando em conta esta velocidade a primeira coisa a se mudar e o conceito de ensino dentro da escola, como que um professor vai trabalhar a atualidade se ele tem por obrigação seguir um sistema antigo e arcaico imposto pelo sistema educacional. Enquanto a escola não conseguir desvincular do livro didático e do quadro negro será impossível chegar perto do que a mídia informa, e manter o aluno atualizado.

    Shirley Pires de Souza dos Santos - Marcelândia - MT.

    ResponderExcluir
  161. ACREDITO QUE OS AVANÇOS TECNOLOGICOA POSSAM CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO, POREM TAMBEM ACREDITO QUE A UTILIZAÇÃO DESSA TECNOLOGIA DEVA SER BEM PLANEJADA, POIS O USO SEM UMA BOA PREPARAÇÃO, PLANEJAMENTO PODE TRANSFORMAR EM UM TRANSTORNO TANTO PARA O ALUNO QUANTO PARA O PROFESSOR, FLAVIA ORTEGA

    ResponderExcluir
  162. Tâni:ATIVIDADE 2

    A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo, entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo.
    Sabemos que a evolução tecnológica cresce a cada dia e se não estivermos em constante aprendizagem, acabamos nos distanciando do mundo atual.
    Levar o mundo tecnológico para a sala de aula é extremamente importante, nossos alunos são a geração virtual, o mundo deles é em torno de eletrônicos, mas o que não podemos deixar acontecer é a tecnologia dar aula por nós, ela pode nos servir como um complemento para o que está sendo trabalhado em sala de aula, mas nunca será o professor.
    Por muitas vezes uma aula se torna desagradável pelo fato de ser monótona, uma solução para chamar a atenção dos educandos seria conciliar a matéria com a tecnologia, mostrar os fatores existente entre a disciplina e o mundo tecnológico.

    ResponderExcluir
  163. ATIVIDADE II

    As discussões nos encontros de professores, quase sempre giram em torno das dificuldades na aprendizagem dos alunos. A escola, de certa forma teve de assumir vários aspectos da educação das crianças. Ou seja, o que era antes compromisso da família, passou a ficar a cargo da escola e esta parece não dar conta de atingir seus objetivos no que se refere ao ensino e ao aprendizado.
    Caberia aqui, lembrar a infinidade de informações e recursos tecnológicos a disposição das crianças e adolescentes no ambiente familiar ou nas ruas. Esses certamente são mais atrativos que a escola quando as aulas são a base de quadro e giz. Assim, a escola torna-se monótona, as aulas desinteressantes acarretando o pouco aprendizado do que seriam os objetivos da escola. Precisamos então estarmos atentos para acompanharmos as tecnologias, para dominarmos os recursos disponíveis no mercado e sabermos utilizá-los em nosso trabalho. Sabemos que nossa clientela é exigente e nosso produto deve ser atrativo, ou não teremos sucesso.

    Neusa Maria de Fátima de Oliveira - Marcelândia - MT.

    ResponderExcluir
  164. ATIVIDADE 2

    O que venho observando é que através das aulas consideradas tradicionais, o professor organiza as informações e passa ao aluno de forma bem mastigada. O professor seleciona o conteúdo e direciona o raciocínio dos alunos, ele mostra onde deseja chegar.
    Com o planejamento voltado para o trabalho com projetos é outra forma de trabalhar onde se incentiva mais a pesquisa e também o caminho pode ser alterado, existe um espaço maior de reflexão e de pesquisa. Considerando agora que a matéria prima da aprendizagem é a informação organizada e significativa, a pesquisa é o primeiro passo para entender, comparar, escolher, avaliar, contextualizar e aplicar o conhecimento de alguma forma.
    No momento estamos consumindo muita informação e precisamos transformá-la em conhecimento vivenciado. A tecnologia possibilita o acesso as informações e acredito que o papel do educador neste momento passa a ser o de mediador das informações. Observo avanços mais na minha realidade ainda não considero que estão transformando as informações em aprendizagem significativa, sozinhos temos que avançar no nosso papel de mediador, temos que ter também as informações e não ficarmos alheios as alterações.
    Primeiro temos que ser capazes de digerir as informações com mais rapidez e exercitar a expressão criadora entre os colegas abrindo desta um caminho para os alunos.

    Magda Cristina Colombo Foppa - Marcelândia - MT.

    ResponderExcluir
  165. Atividade 2


    Acredito que os recursos tecnológicos disponíveis aos professores tem sido um grande aliado no processo ensino aprendizagem.
    A utilização da informática deve ser usada fazendo com que seja o mais atraente possível, de forma, que este recursos, seja um motivador no processo ensino aprendizagem.
    Vemos que a tecnologia esta inserida no contexto do professor e do aluno dentro e fora da sala de aula.
    Nós, professores, não podemos pensar em computadores como simples máquinas, mas como educação uma vez que a educação e a informática deve ser considerada como um todo.
    Considero que com o avanço da tecnologia, nós, profissionais da educação devemos sempre nos atualizar para que possamos usufruir deste importante recurso que pode e deve ser usado de forma positiva no processo educacional.

    Ivone Pereira Dionizio - Marcelândia - MT

    ResponderExcluir
  166. ATIVIDADE 2

    EU COMO ACADEMICA DA UFMT NO CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E MEDIADORA DO CONHECIMENTO NA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PERÍODO MATUTINO E DA 1ºFASE DO 2ºCICLO VESPERTINO ESTOU ME EMPENHANDO MUITO PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE E O ENTUSIASMO DOS MESMOS PARA TER MAIS ACESSO AS NOVAS TECNOLOGIAS SENDO QUE MUITOS DELES ACHA QUE A TECNOLOGIA E SÓ O COMPUTADOR.TENTO USAR VÁRIAS TECNOLOGIAS EM MINHAS AULAS PARA OS MESMOS SABER O QUE É TECNOLOGIA .NO DECORRER DA SEMANA LEVEI OS EDUCANDOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA IDADE DE 4 ANOS NA SALA DE INFORMATICA 90% DELES FOI A PRIMEIRA VEZ QUE TIVERAM CONTATO COM O COMPUTADOR POIS OS MESMOS FICARAM MUITO INTUSIASMADOS E PUDERAM:DESENHAR,PINTAR,ESCREVER E TAMABÉM VIRAM FOTOS DA CIDADE NO COMPUTADOR PARA ELES FOI UM MOMENTO MUITO AGARADÁVEL.

    SIRLEI DE SOUZA ANDRÉ /MARCELÂNDIA MT

    ResponderExcluir
  167. Atividade nº.2 turma Rosileica

    Diante de tantas mudanças em nossa sociedade, aumenta-se a preocupação com a prática docente onde o professor perde seu espaço diante de tantas tecnologias, ensinar torna-se desafiador, por este motivo o profissional responsável, deverá estar atento a estas informações, inovando e modernizando sua prática diária.
    Nossos alunos estão cada vez mais “antenados’’, protagonistas de histórias virtuais. Neste aspecto informacional onde nossos discentes têm acesso as informações prontas e acabadas, perde-se um pouco da criatividade e a imaginação, nos deparamos ainda com a falta de afetividade, a absorção de informações ocorre entre o indivíduo e a tecnologia.
    Por outro lado não se pode negar que estes recursos tecnológicos propiciam o desenvolvimento de muitas habilidades, as aulas podem se tornar atraentes e prazerosas.
    A tecnologia, portanto, é hoje uma ferramenta fundamental no âmbito escolar ela deverá ser uma aliada onde o professor buscará se capacitar, estar preparado para receber e repassar informações.

    ResponderExcluir
  168. Um pelo visto temos muito trabalho pela frente.

    ResponderExcluir
  169. Janete F. Padilha
    Na disciplina de ciências, a qual trabalho, as aulas expositivas usando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, principalmente o data show, torna a aula mais atraente e mais participativa por parte dos alunos. As tecnologias só vem somar mais e mais na nossa função como docente. E quando a escola dispõe de outros materiais sem ser o livro didático, nos auxilia a preparar com mais vontade uma aula diversificada. Mas a escola disponibiliza de: data show, noot book, telão, sala de informática, impressoras (laser e multifuncional), vídeos educativos, TV e DVD e câmera digital.
    Janete F. Padilha – Peixoto de Azevedo/MT

    ResponderExcluir
  170. Diante das tecnologias disponiveis, procuro utilizar os diversos recursos tecnologicos visando tornar a aprendizagem mais prazerosa, visto que nossos alunos se intessam por tecnologia. Com isso, planejo minhas atividades levando em consideração a necessiadde do aluno.
    Quero acreditar que os recursos tecnológicos nos ajudarão cada vez mais no processo de ensino aprendizagem, como também preparar nossos alunos para o mundo.
    Elizama Leite de Almeida

    ResponderExcluir
  171. Procuro sempre que possível utilizar-me dos meios mais desenvolvidos da tecnologia uma vez que ela esta ai. Uma preocupação é que nem sempre o aluno esta interessado em utilizar-se desses meios para fins educativos, o que deixa um pouco a desejar com relação a trabalhos realizados pelos mesmos. Na Era da informática busco meios que possam mostrar de forma interessante o conteúdo trabalhado com aulas através de vídeos, data show etc.
    Professora Alessandra

    ResponderExcluir
  172. Minha preocupação nesse contexto de tecnologias é que na escola que trabalho possui muitos equipamentos tecnologicos,mas os quais são utilizados e oferecem melhores condições de trabalho, por exemplo no laboratorio de informatica os alunos podem visualizar mapas atualizados buscar dados atuais,despertando o interesse dos mesmos, muitas vezes os alunos conhecem muito mais sobre os aparelhos do que eu mesma.Mas é muito bom ver que a escola tabem aos poucos esta conseguindo acompanhar esses avanços,é claro que deveria ser de modo muito mais eficaz.

    ResponderExcluir
  173. ATIVIDADE 2
    USO DA TECNOLOGIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM



    Hoje a tecnologia envolve todas as áreas, portanto como educadores, devemos nos preocupar em como direcionar ou melhor orientar nossos educandos ao manuseio do PC e a grande variedade de assuntos ao qual estarão submetidos, como por exemplo ao acessar a internet, que ao mesmo tempo é uma ferramenta importantíssima para pesquisar e desenvolver o raciocínio, também acaba se tornando um instrumento perigoso, como vemos nos casos de pedofilia, que aumentou consideravelmente através da internet.
    Considero a evolução da tecnologia e a facilidade do acesso a mesma muito importante no processo de ensino a aprendizagem, pois proporciona as crianças com dificuldade tanto na escrita como na leitura se desenvolverem com mais facilidade por estarem em contato com algo novo sentem-se estimuladas aprendendo brincado.
    Também percebo que a tecnologia tem contribuído muito com a nossa vida profissional, é certo que precisamos aprender a manusear, pois sabemos que os meios de comunicação integrados à educação é tarefa urgente,sendo assim, fazem-se necessárias ações pedagógicas que insiram as tecnologias dentro da escola e promover a capacitação dos professores para utilização das mesmas.



    Nadir Padilha dos Santos
    E.E Monteiro Lobato
    Turma Márcia
    Peixoto de Azevedo MT

    ResponderExcluir
  174. Minha preocupação nesse contexto de tecnologias é que na escola que trabalho possui muitos equipamentos tecnologicos,mas os quais são utilizados e oferecem melhores condições de trabalho, por exemplo no laboratorio de informatica os alunos podem visualizar mapas atualizados buscar dados atuais,despertando o interesse dos mesmos, muitas vezes os alunos conhecem muito mais sobre os aparelhos do que eu mesma.Mas é muito bom ver que a escola tabem aos poucos esta conseguindo acompanhar esses avanços,é claro que deveria ser de modo muito mais eficaz.prof EDILENE MELO

    ResponderExcluir
  175. bem ,minhas expectativas quanto ao uso das tecnologias na educação são as maiores e sa melhoes uma vez que o educando domina a maquina com tal conhecimento e habilidade que nós enquanto educadores temos que interagir com esse novo fazer pedagogico

    ResponderExcluir
  176. Sem dúvida alguma a tecnologia na educação significa um avanço no processo ensino e aprendizagem, mas o professor deve ter clareza ao utilizá-la. Que esse não utlize-a apenas como "aulas atrativas" e, sim como elemento cultural necessário à produção de conhecimento.
    Rosemeire Solano

    ResponderExcluir
  177. Faz-se necessário a utilização dos recursos tecnológicos em qualquer ambiente, ainda mais na educação, as atividades hoje desenvolvidas são mais facilmente compreendidas se forem utilizadas de formas multimididáticas (tecnológicas), torna as atividades desenvolvidas mais atrativas e lúdicas, ainda mais em se tratando de educação onde as informações deveriam ser de primeira mão, mas sabemos que muitas crianças teem um conhecimento amplo dessas tecnologias, muitos deles maiores que de seus próprios professores. A defasagem dos professores em nível tecnológico é gritante e às vezes constrangedora para alguns colegas. Percebo que este curso será de grande valia se realmente for feito de forma prática por todos os cursistas.
    Vanda Donat

    ResponderExcluir
  178. TURMA ROSILEICA

    As expectativas e preocupações
    A tecnologia é um meio e instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem, nós professores temos a oportunidade de realizar nosso verdadeiro papel: o de mediador entre o aluno e a aprendizagem, o facilitador, o incentivador e motivador dessa aprendizagem.
    A utilização das novas tecnologias tem levantado questões sérias e complexas, tanto do nível social como educacional. O avanço da tecnologia faz com que tenhamos novas posturas pessoais e profissionais. Analisar as implicações do avanço tecnológico é importância para nós.
    Sabemos que esta maravilhosa ferramenta recheada de riscos e oportunidades é indispensável para os dias de hoje A nós professores devemos aceitar, compreender, aprender o novo conhecendo e trabalhando esse mundo de oportunidades.
    A tecnologia no ensino faz com que despertemos em nossos alunos a curiosidade de aprender cada vez mais, aumentando a criatividade, faz com que os mesmos tenham uma produtividade maior em relação ao tempo necessário ao estudo, porém preocupo-me com a falta de preparo da maioria dos educadores para o uso desta ferramenta.

    ResponderExcluir
  179. Atividade 2 – Turma 1 – Orientador: Eduardo
    Cursista: Amanda Loesia
    Escola Garcia Garrido Fermino. Peixoto de Azevedo – MT.

    A tecnologia está presente cada dia mais no cotidiano dos professores e alunos. As escolas com laboratórios de informática e com internet para pesquisa dos alunos. As informações chegam em segundos para todos. O uso da tecnologia veio como uma ferramenta no processo da aquisição do conhecimento dos educandos e educadores, como uma troca constante. Todos aprendem e ganham.
    As tecnologias não são apenas as máquinas, os recursos de ponta, mas tudo aquilo que nos rodeia, um simples lápis foi utilizado tecnologia na sua fabricação para ser usado em sala de aula como instrumento no processo de aquisição do conhecimento. Portanto nós professores temos que estar abertos para todas as novas formas de levar conhecimentos para os alunos de forma criativa e interativa aos mesmos

    ResponderExcluir
  180. Atividade 2
    Nova Guarita
    Cristina
    É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor. O avanço da tecnologia faz com que tenhamos novas posturas pessoais e profissionais. Analisar as implicações do avanço tecnológico é de suma importância para nós, pois sabemos que esta maravilhosa ferramenta recheada de riscos e oportunidades é indispensável para a sociedade atual. A nós educadores cabe se entregar a esse espírito de mudança, conhecendo e trabalhando esse mundo de oportunidades. Com tudo não podemos eliminar de vez algumas práticas antigas, e sim aperfeiçoá-las para que juntamente com os novos recursos permitam bons resultados.

    ResponderExcluir
  181. ADILSON ANTONIO


    É uma constante. Uma realidade como a informática e a tecnologia influencia na área educacional, enriquecendo os valores da sociedade em constante mutação e para indicar quais são aceitos ou ultrapassados é necessário contextualizar o ambiente , social e econômico. Esclarecendo conceitos.Assim temos como temática desse painel um ambiente de qualidade onde o individuo possa usufruir das novas tecnologias implantadas nas. Escolas.E o ingrediente principal é a informática.

    ResponderExcluir
  182. Escola Estadual Monteiro Lobato
    Peixoto de Azevedo, Mt.
    Marilene Ramos.
    Turma :1 Márcia
    Atividade:02.

    Estamos no mundo globalizado e temos que acompanhar esse avanço tecnológico e diante disso, levo para sala de aula tarefas diferentes gosto de trabalhar projetos onde os alunos fazem pesquisas e apresentações.
    Trabalho com aula dialógica e expositiva com o intuito dos educando se interagir com os demais colegas, e obter mais conhecimentos.

    ResponderExcluir
  183. Atividade 2

    Silvia B. Gasques Fiabane – Marcelandia - MT

    Como mediadora do conhecimento de língua portuguesa, vejo que seria impossível a educação em pleno século XXI viver alienada do mundo da tecnologia, e acredito que o laboratório de informática atualmente nas escola foi um suporte a mais para nós professores. Sabendo disso procuro conciliar o meu planejamento com o laboratório de informática, pois tudo que é novo atrai o aluno, e temos como obrigação tornar nossas aulas mais produtivas e atraentes, alem é claro que sem a tecnologia fica muito difícil para o aluno sobreviver no mundo dos homens e uma das funções da escola é preparar o aluno para vida.

    ResponderExcluir
  184. Ana Nita da Silveira -ATIVIDADES - 02
    Como mediadora de Geografia,História e Ciências Biológicas, procuro motivar meus alunos para a pesquisa, utilizando a tecnologia, pois para eles fica mais fácil lerem os vários textos e entenderem através dos movimentos: da Terra e outros fenômenos da natureza,plantas baixas de cidades,bairros e escolas, mapas, gráficos, tabelas e a figuras representativas, na ciência as experiências mostrando posso a passo a elaboração das mesmas, na história as figuras representando os usos e costumes da época. Depois da pesquisa pronta eles vão para a parte de digitação, com isso terão a oportunidade de usar as ferramentas que se fizerem necessárias. Eles ficam bastante empolgados, pois muitos deles não tem essa oportunidade em sua casa ou em outros departamento. Pretendo montar os Projetos Pedagógicos com eles para que aprendam como usar a tecnologia correta nesses Projetos encaminhando-os para mais tarde a elaboração de monografia e outros trabalhos científicos,.pois no mundo que vivemos não podemos deixá-los para trás sem o uso da tecnologia...

    ResponderExcluir
  185. Atividade 2
    Regiane Ap° Alves Monteiro Siqueira
    E E Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante
    Marcelândia

    O uso das tecnologias hoje em dia é de extrema importância, pois nossos educando a cada dia estão mais informatizados, e o educador deve sempre estar trazendo inovações para o cotidiano escolar. Para que estas tecnologias sejam bem utilizadas o professor deve estar atento às diversas formas de utilização para que sua aula não tome outras direções, que não seja destinado a educação.
    O aprendizado com certeza melhorará muito, através da utilização desses meios tecnológicos, isso porque os alunos prestam mais atenção, no conteúdo que será ministrado, por se tratar de uma aula diferenciada.

    ResponderExcluir
  186. Atividade-02
    Sileide O. de Matos Santos - Novo Mundo

    A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia facilitando muito nossa vida.O grande problema é que algumas pessoas não as usam para o seu beneficio próprio. No caso do computador o que percebo e que muitos só utilizam para acessar o Orkut, MSN,jogos,etc.Deixando de explorar os vários recursos que ele nos fornece.
    Com o pouco que já aprendi sobre essa incrível máquina,procuro facilitar o meu trabalho e tornar minhas aulas mais atraentes e produtivas.Porém, o que sei é muito pouco diante do que posso explorar e estou apostando nesse curso para melhorar esse conhecimento e assim proporcionar aos alunos um processo de ensino aprendizagem mais significativo.

    ResponderExcluir
  187. ATIVIDADE 2

    Cursista: Dalma Bueno dos Santos

    O uso da tecnologia nos processos de
    ensino Aprendizagem

    Para nós hoje é fundamental o uso da tecnologia, principalmente o computador.Porque podemos proporcionar uma aula mais atrativa, com o uso do computador, com isso despertamos a atenção dos alunos em fazer pesquisas.
    Minha expectativa é conseguir dominar bem a área.Pois já que a educação vem passando por diversas modificações que visam o desenvolvimento intelectual tanto dos alunos quanto do professor.
    Eu como articuladora procuro usar as tecnologias, levando os alunos para trabalho matemático no computador, onde eles gostam muito, procuro chamar atenção deles com o lúdico, despertando o interesse pela matéria com jogos educativo.
    Pois é muito importante termos conhecimento para podermos trabalhar com o os alunos.Sei usar o computador, pois aprendi sozinha, mexendo nas horas vagas.Onde pretendo aperfeiçoar-me e adquerir mais conhecimento sobre o uso da tecnologia.

    ResponderExcluir
  188. ATIVIDADE 3

    DALMA BUENO DOS SANTOS

    Como o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, porque se toda a escola tiver a tecnologia, vai facilitar mais a informação e teoria na sala de aula pois a maioria dos nossos alunos tem computador em casa e ficam por dentro de toda noticia,por isso tem muita coisa que precisamos rever na educação ,onde as escolas devem qualificar seus profissionais para que possam inovar e ensinar diferenciadamente.Onde que a escola e a tecnologia deve caminhar juntas e o professor como seu mediador, fazendo com que os alunos aprendam com prazer.

    ResponderExcluir
  189. Atividade 2
    Turma1Marcia
    Dieine Moreno Reina
    Como professora do projeto aplauso acredita e percebo que todos os meus alunos são fascinados por tecnologia, ou seja: computador, televisão, celular, câmera digital sendo assim tudo o que está no mundo tecnológico. Acredito que quanto mais o professor busca mais interessante fica a aula assim tenho o maior prazer de buscar cada vez mais o conhecimento para que eu possa integrar com os mesmo.

    ResponderExcluir
  190. Atividade 2
    Turma1Marcia
    Sueli Maria Ranzan Reina
    Como professora auxiliar regente, vejo o laboratório de tecnologia o meio que leva os alunos a despertar a curiosidade como se o computador fosse uma caixa de segredo quanto mais ele entra em pesquisa mais interesse desperta pois tudo que um aluno procura ele encontra pois estamos no mundo globalizado em tecnologias.

    ResponderExcluir
  191. Atividade 2 turma sebastiane
    Jandira Poncio Pina
    O uso da tecnologia e de suma importância nos dias atuais, pois a tecnologia não vem só do uso do computador, e nossos alunos estão sempre atualizados,como professora percebo que nos dias de aula de computação os alunos estão eufóricos ,na expectativa da aula. Muitos alunos sabem mexer no computador muito mais que alguns professores, e onde o professor deve estar atualizado pois a tecnologia está ai para contribuir na educação. Não esquecendo que se tem o lado bom tem também o lado ruim, e onde o professor tem que tentar mostrar a eles que, a tecnologia ajuda muito mas também pode ser.

    ResponderExcluir
  192. atividade 3
    turma sebastiani
    o que entendi da palesyra do professor ladislau dowbler e que a escola tem que se atualizar, se modernizar e ser menos selecionadora.pois a tecnologia e um avanco muito grande para os nossos alunos e para o futuro deles,e que os professores devem estar preparados para essa modernidade.como o professor ladislau comentoue preciso colocar em pratica por parte de nossos repressentantes legal e precisso repensar na mudança da educaçãopois estão surgindo cada vez mais ferramentas tecnologicas e precissamos estar preparados para isso.

    ResponderExcluir
  193. com o avanço da ciência a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia -a-dia melhorando nosso trabalho .pois o computador è uma ferramenta que proporciona ao professor e educando meios mais atrativos onde possamos também encontrar respostas para cada dúvida encontrada
    em nossa atuação como educadoras favorecendo o aprendizado.Neuza,Ozelinda.11/08/09.

    ResponderExcluir
  194. Atividade 02

    Acredito que é muito importante estar ligado no mundo tecnológico, para que possamos estar preparados ao passar para os alunos. utilizar os recursos tecnológicos existentes na escola, gostaria é que todas as escolas as tivessem para facilitar e melhorar o trabalho docente. As tecnologias nesse caso é uma grande ferramenta para tornar as aulas mas atraentes e produtivas, já que nossos alunos deste os de séries iniciais até os universitários sentem-se atraídos em fascinados pela era da tecnologia. Assim podemos oferecer muito mais conhecimento aos nossos educandos na atualidade.


    Rafaela Zarth Nova Guarita - MT

    ResponderExcluir
  195. Escola 19 de Julho
    Prof:Helena
    Atividade 2
    Hoje nossos alunos em sua grande maioria possuiem mais facilidade com as tecnologia do que muitos de nós, por essa razão que devemos sempre nos atualizarmos.A minha expectativa com o uso da tecnologia é que sempre apareçaam coisas mais elaboradas e com qualidade de conteúdo para que possamos usufruir da tecnologia de forma inteligente. E que essa tecnologia seja usada pelos educando com resposabiidade.

    ResponderExcluir
  196. Escola 19 de Julho
    Prof:Helena
    Atividade 3
    O mundo em que vivemos de inumeras informações,a cada instante são repassadas novas descobertas.Que as escolas devem qualificar seus prof.,para que esse possa inovar e ensinar difereciadamente, não ficar somente seguindo livros. O professor deve repensar os seus metodos de ensino.

    ResponderExcluir