Objetivos do Curso:

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Módulo 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade 6

Assista o vídeo para a atividade 6: Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia e observe como os recursos estão sendo utilizados na prática pedagógica.

  1. Clique no link Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
  2. Assista ao vídeo e destaque os pontos levantados da sua observação.
  3. Escreva sua reflexão sobre a observação feita no espaço de comentários, use o login da turma e não esqueça de colocar seu nome na postagem.

288 comentários:

  1. *Filmes educativos para ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula;
    *Uso da internet para realizar pesquisas relacionadas ao conteúdo trabalhado anteriormente;
    *Uso do laboratório para jogos pedagógicos e atividades complementares;
    *Pesquisa na biblioteca para elaborar as aulas;
    *Apresentação de conteúdos feita pelos alunos, para demonstrar o aprendizado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destaca como parte das tecnologias educacionais o uso no filmes, jogos, pesquisas nos laboratórios de informática, trabalhos elaborados e discutidos sempre de forma coletiva, o uso das bibliotecas para também fortalecer o aprendizado.
    Mais uma vez o vídeo demonstra como as TICs podem dinamizar nosso trabalho de educador.

    Adriana M.de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  3. Inclusão nas Séries Iniciais.

    Envolve todas as Disciplinas.

    Aluna. E. B. W. Paz-MT.
    Prof. Senilde

    Esta aula nos mostra uma das realidades dos nossos alunos, sobre a importância de respeitar o próximo, seja ele como for.
    A inclusão seja ela na escola, no bairro, na sociedade não é fácil, as pessoas foram educadas de forma a rejeitar o que é “diferente”, e são carregadas de pré-conceitos. Tenho certeza de que a inclusão/aceitação/reconhecimento, se dará através do exemplo de amor ao próximo.
    Para nós profissionais de Educação, este é um dos desafios mais complexos e instigantes, trabalhar com a diversidade e derrubar muitos obstáculos.
    Gostei do roteiro da aula, colocou 2 exemplos de forma clara como o preconceito acontece e como a pessoa discriminada se sente, não esquecendo de mencionar que este plano de aula simples e criativo trabalha de forma sutil, mas de maneira carinhosa e que faz com que a criança guarde para sempre que não existem pessoas diferentes só por causa da sua cor, religião, ou diferenças físicas e mentais, somos todos iguais com os mesmos direitos de ir e vir e é esse o papel do educador de instruir de informar, na aula só foi citado as LIBRAS mas acho que o BRAILLE é tão importante quanto.
    E que nos Educadores sejamos realmente capazes de propiciar a inclusão!!!

    ResponderExcluir
  4. NUNCA A GLOBALIZAÇÃO FOI TÃO REAL COMO NOS DIAS ATUAIS, ISTO TUDO A MEU VER É GRAÇAS AO AVANÇO TECNOLÓGICO. DESTA FORMA TORNA-SE NECESSÁRIO FAZER USO DAS VÁRIAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, PARA FAZER PARTE HISTÓRIA E NÃO SERMOS ALIENADOS EM RELAÇÃO AOS NOVOS REQUISITOS DA SOCIEDADE ATUAL. OS RECURSOS TECNOLÓGICOS SÃO ELEMENTOS INDSENSÁVEIS NA SALA DE AULA E FREQUENTENTE OS UTILIZO EM MINHAS AULAS, PRINCIPALMENTE O RÁDIO, DVD E COMPUTADOR. SEMPRE INCENTIVO MEUS EDUCANDOS A SEREM VERDADEIROS PESQUISADORES E TEREM CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AO SABER CIENTIFICAMNETE ELABORADO. PROCURO TAMBÉM DESAFIAR OS MEUS LIMETES, INDO ALÉM DO SABER JÁ ADQUIRIDO, PARA ASSIM, MELHORAR MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ACREDITO NO POTENCIAL DE CADA EDUCANDO QUE PASSA PELA MINHA SALA DE AULA, NÃO IMPORTA SE É PORTADOR DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS OU NÃO. HOJE A TECNOLOGIA ESTÁ DISPONÍVEL Á TODOS QUE TEM ACESSO A ELA, NÃO INTERESSA SE É CEGO, SURDO, DEFICIENTE FÍSICO ENTRE OUTROS. CABE SOMENTE A NÓS EDUCADORES SABER COMO LIDAR COM ESTES RECURSOS PARA ASSIM PODER TRABALHAR COM ESTA CLIENTELA. ESPERO QUE ESTA FORMAÇÃO VENHA PROPORCIOMAR MAIS INFORMAÇÕES DE COMO LIDAR COM AS TIC, APONTANDO AOS EDUCADORES SAÍDAS PARA AMENIZAR O FRACASSO ESCOLAR, POIS O SITEMA DE ENSINO NÃO PODE FICAR FORA DA HISTÓRIA.

    ROSILENE APARECIDA DESANTE LOPES
    MARCELÂNDIA- MT

    ResponderExcluir
  5. Atividade: 06

    Recursos Pedagogicos.
    Os Recursos Didáticos:

    A tecnologia inovou os meios de criatividade do professor, aprimorou os conteúdos, nos varios tipos de categorias, Audio-visual, multimidia, pesquisas na internet, interatividade, a busca e o contato com o professor ao se comunicar por Imail, blogs, orkut, msn, com os alunos é um apoio de aquisições para novos conhecimentos e interatividades, além do uso do primeiro recurso que é o uso da fala, os aparelhos eletro eletronicos onde inova o vemos e ouvimos.
    Pois o caminho da aprendizagem é a chave do sucesso.
    Solange Zarth Nova Guarita - MT.

    ResponderExcluir
  6. Angelita Severo

    O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica demonstrado no filme evidencia o quanto somos agraciados com os avanços tecnologicos, pois os mesmos vem enrriquecer nossas aulas tornando-as mais divercificadas. Seja através de filmes, pesquisas na internet, bibliotecas, etc. Nós professores precisamos inovar nossas aulas, nos prepararmos para o mercado tecnológico e proporcionar aos alunos mair prazer ao aprender.

    ResponderExcluir
  7. O filme demonstra as tecnologias e como elas podem ajudar sim no desenvolvimento escolar, mas esta deve ser inserida no planejamento anual de cada escola. O corpo docente deve se reunir antes do ano letivo planejar e se adequar aos novos tempos. Ou seja, qualquer atividade que for desenvolvida pode ser de grande utilidade se estiverem plenamente “amarradas” e conectadas ao trabalho desenvolvido na escola em sua totalidade! No meu ponto de vista, os recursos tecnológicos são importantíssimos e o educador deve conhecer sites, portais, jogos e outros. E aquele que ainda tem dificuldades ou desconhece os computadores e a internet está mais do que na hora de buscar auxílio e aprender para contar com o apoio dessas ferramentas.

    Profª Andreia M.
    Escola Genoveva

    ResponderExcluir
  8. O filme demonstra as tecnologias e como elas podem ajudar sim no desenvolvimento escolar, dendo que estas esteja inserida no planejamento anual de cada escola.O vídeo e o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destaca como parte das tecnologias educacionais o uso dos filmes, jogos, pesquisas nos laboratórios de informática e entre outros,sempre sendo trabalhos de forma coletiva,elaborados e discutidos sempre de forma social.

    ResponderExcluir
  9. Rosemeri - Nova Guarita - MT
    O filme nos mostra várias tecnologias que se que devemos utilizar em nossas aulas. Os avanços tecnológicos que atualmente chegam à grande maioria das nossas escolas são muitos, porém só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo, muitos ainda não dominam a utilização de outras ferramentas além do quadro de giz, livro didático, máquina de escrever e mimeógrafo. A evolução da tecnologia que aperfeiçoou os recursos trazendo-os para o dia a dia da escola, como o rádio, a televisão, o computador, a Internet e vários outros vieram trazer grandes benefícios para a educação, mas precisamos saber utilizá-las para que nossas aulas tornam-se mais atraentes e dinâmicas

    ResponderExcluir
  10. Ativ.6


    Esc. Estadual Garcia Garrido Fermino
    FACILITADOR-Eduardo Ribeiro
    Cursista-Vilna




    Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica



    -Professor usando livros com gravuras para expor sua aula.
    -Alunos assistindo vídeo para complementar o conteúdo estudado.
    -Sala de informática para pesquisa de temas trabalhado pelo professor.
    -Biblioteca para ajudar no planejamento da aula.
    -Caixa eletrônica no dia-a dia.
    -Microfone usado para leitura.
    -Aula de música para desenvolver sua desenvoltura em artes.
    -Usar o computador para desenhar usando a criatividade do aluno.
    -Alunos pesquisando em livros para ajudar nas atividades.
    -Uso do laboratório de Ciências para desenvolver esperiências.
    Devemos integrar as novas tecnologias nos conteúdos currículares,pois a tecnologia está presente no nosso dia-a dia.

    ResponderExcluir
  11. Atividade 6
    Cursista: Gisele Adriana

    Ao assistir o vídeo, pude notar o quanto é necessário a utilização de recursos tecnológicos nas praticas educativas. Mas o que são recursos tecnológicos? Todo e qualquer material didático que contribua com a aprendizagem do aluno. Muitas vezes não notamos o quanto é importante para o aluno poder manusear, tocar, sentir, o que se esta aprendendo. Aulas mais dinâmicas com a utilização de recursos tecnológicos ou simples jogos educativos podem fazer a diferença quando educador se preparar realmente para alcançar o objetivo maior a aprendizagem do aluno.A capacitação do professor é essencial, mas é necessário que o mesmo tenha a consciência de fazer a diferença em sala de aula, aplicando o que aprendeu como ferramenta, isso fará a diferença no desenvolvimento do aluno.

    ResponderExcluir
  12. ATIVIDADE 6
    FRANCIONE DE JESUS NOLETO BRITO


    O vídeo destaca o uso das tecnologias na prática pedagógica o uso de vários recursos tecnológico com:
    - Jogos
    - O uso dos áudio visuais
    - Pesquisa em laboratório de informática e o uso da biblioteca como apoio de pesquisa.
    Dessa forma podemos observar que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  13. ATIVIDADE 06

    Rosemeri L. B. Machado

    O filme nos mostra várias tecnologias que se que devemos utilizar em nossas aulas. Os avanços tecnológicos que atualmente chegam à grande maioria das nossas escolas são muitos, porém só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo, muitos ainda não dominam a utilização de outras ferramentas além do quadro de giz, livro didático, máquina de escrever e mimeógrafo. A evolução da tecnologia que aperfeiçoou os recursos trazendo-os para o dia a dia da escola, como o rádio, a televisão, o computador, a Internet e vários outros vieram trazer grandes benefícios para a educação, mas precisamos saber utilizá-las para que nossas aulas tornam-se mais atraentes e dinâmicas

    ResponderExcluir
  14. Atividade 6

    O vídeo do Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destaca que a utilização de filmes, pesquisas na internet, jogos educativos contribuem e facilitam o aprendizado do aluno e também seu crescimento como ser humano.


    Profª Lovane

    ResponderExcluir
  15. Tais tecnologias trazem para as escolas (professores) uma oportunidade de dinamizar. Faz com que os alunos olhem de outra forma para os conteúdos, vejo que ao utilizar uma aula com tais recursos os aprendizes veem com um olhar mais crítico e diria ainda, que ficam de 60 a 70% mais participativos. Fazendo mais fácil a relação entre conteúdo e cotidiano de cada disciplina.

    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  16. Atividade 6 Turma Rosileica
    O vídeo destaca o uso das tecnologias na prática pedagógica o uso de vários recursos tecnológicos como:
    - Jogos
    - O uso de som
    - Pesquisa e o uso da biblioteca
    Dessa forma podemos observar que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano.Dilza

    ResponderExcluir
  17. Atividade 6 Turma Rosileica
    Aluna: Rosemari B. Dallelaste.
    O filme demonstra que as tecnologias nas escolas podem ajudar no desenvolvimento escolar, desde que cada professor insira no planejamento anual de sua escola, o vídeo e o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica o uso dos filmes, jogos, pesquisas nos laboratórios de informática entre outros, trabalhados de forma objetiva.

    ResponderExcluir
  18. Atividade 06: Solange Zarth .
    Nova Guarita - MT.


    Recursos Pedagógicos.
    Os Recursos Didáticos:

    A tecnologia inovou os meios de criatividade do professor, aprimorou os conteúdos, nos vários tipos de categorias, Audiovisual, multimídia, pesquisas na internet, interatividade, a busca e o contato com o professor ao se comunicar por E-mail, blogs, orkut, MSN, com os alunos é um apoio de aquisições para novos conhecimentos e interatividades, além do uso do primeiro recurso que é o uso da fala, os aparelhos eletro eletrônicos onde inova o vemos e ouvimos.
    Pois o caminho da aprendizagem é a chave do sucesso.
    Solange Zarth Nova Guarita - MT.

    ResponderExcluir
  19. Atividade 6: Adriana M.de Alcantara Labres.
    Nova Guarita – MT.
    O vídeo O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destaca como parte das tecnologias educacionais o uso no filmes, jogos, pesquisas nos laboratórios de informática, trabalhos elaborados e discutidos sempre de forma coletiva, o uso das bibliotecas para também fortalecer o aprendizado.
    Mais uma vez o vídeo demonstra como as Tics podem dinamizar nosso trabalho de educador.

    Adriana M.de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  20. O vídeo “O uso dos recursos tecnológicos” destaca a importância do acesso à todas as pessoas. O uso de filmes, elaboração de trabalhos, pesquisas, uso de bibliotecas, entre outros. Esse vídeo salienta novamente a importância das TICs para inovar nossa prática pedagógica.
    Carmen Prigol Cimi
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  21. Atividade 6
    Andréia Mendonça Dias - Nova Guarita
    O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destaca como parte das tecnologias educacionais o uso no filmes, jogos, pesquisas nos laboratórios de informática, trabalhos elaborados e discutidos sempre de forma coletiva, o uso das bibliotecas para também fortalecer o aprendizado.
    Os recursos tecnológicos têm a função de serem meios de facilitação do ensino - aprendizagem. Através deles os professores têm a oportunidade de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Mas eles em si não fazem milagre se o professor não for capacitado e comprometido com seu trabalho.
    A escola, os professores, o livro didático, bem como as novas tecnologias como o vídeo, o computador e a interne e outros, são elementos mediadores entre o aluno e o conhecimento. Quanto mais diversificados os recursos didáticos utilizados no processo de ensino, maiores as possibilidades de torná-lo atraente, prazeroso e conseqüente, mais eficiente.

    ResponderExcluir
  22. Atividade 06: Naide Zambenedetti
    Nova Guarita - MT.


    Recursos Pedagógicos.
    Os Recursos Didáticos:

    A tecnologia inovou os meios de criatividade do professor, aprimorou os conteúdos, nos vários tipos de categorias, Audiovisual, multimídia, pesquisas na internet, interatividade, a busca e o contato com o professor ao se comunicar por E-mail, blogs, orkut, MSN, com os alunos é um apoio de aquisições para novos conhecimentos e interatividades, além do uso do primeiro recurso que é o uso da fala, os aparelhos eletro eletrônicos onde inova o vemos e ouvimos.
    Pois o caminho da aprendizagem é a chave do sucesso.

    ResponderExcluir
  23. O filme nos mostra várias tecnologias que se que devemos utilizar em nossas aulas. Os avanços tecnológicos que atualmente chegam à grande maioria das nossas escolas são muitos, porém só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo.
    A tecnologia inovou os meios de criatividade do professor, aprimorou os conteúdos, nos vários tipos de categorias, Audiovisual, multimídia, pesquisas na internet, interatividade, a busca e o contato com o professor ao se comunicar por E-mail, blogs, orkut, MSN, com os alunos é um apoio de aquisições para novos conhecimentos e interatividades, além do uso do primeiro recurso que é o uso da fala, os aparelhos eletro eletrônicos onde inova o vemos e ouvimos.
    Pois o caminho da aprendizagem é a chave do sucesso.
    Marcia
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  24. ATIVIDADE: 6
    TURMA: ROSILEICA
    SELMA
    ESOLA JANE


    A tecnologia inovou os meios de criatividade do professor, aprimorou os conteúdos, nos varios tipos de categorias, Audio-visual, multimidia, pesquisas na internet, interatividade, a busca e o contato com o professor ao se comunicar por Imail, blogs, orkut, msn, com os alunos é um apoio de aquisições para novos conhecimentos e interatividades, além do uso do primeiro recurso que é o uso da fala, os aparelhos eletro eletronicos onde inova o vemos e ouvimos.
    Pois o caminho da aprendizagem é a chave do sucesso.

    ResponderExcluir
  25. ATIVIDADE: 6
    TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA
    ESCOLA JANE

    O vídeo “O uso dos recursos tecnológicos” destaca a importância do acesso à todas as pessoas. O uso de filmes, elaboração de trabalhos, pesquisas, uso de bibliotecas, entre outros. Esse vídeo salienta novamente a importância das TICs para inovar nossa prática pedagógica.
    O vídeo do Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destaca que a utilização de filmes, pesquisas na internet, jogos educativos contribuem e facilitam o aprendizado do aluno e também seu crescimento como ser humano. Fazendo mais fácil a relação entre conteúdo e cotidiano de cada disciplina.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde cursistas da turma 1 marcia, por favor postar as atividades, para tal, cliquem inicialmente no nº da atividade para postagem em seguida cliquem em "Postagem mais recente" e é só postar...Aproveitem as férias, pois já estão no fim...

    ResponderExcluir
  27. ATIVIDADE 06
    TURMA ROSILEICA
    PROFESSORA ANGELA PIRES

    Uma série de recursos tecnológicos foram apresentados no vídeo assistido. Todos, de fundamental importância para a prática pedágógica do professor. Tais recursos quando bem utilizados e direcionados pelo educador, amplia de forma extraordinária o cohecimento do educando, proporcionado-lhe a prática do saber adquirido. Chamou-me a atenção em especial o uso de aparelhagem de som e de microfones. Esse recurso pode ser utilizado em sala de aula, sala de vídeo, auditórios ou quadras, possibilitando ao aluno adquirir desenvoltura, perder a timidez, educar a voz e entonação, entre outras possibilidades. O computador, quando sabiamente usado, é uma porta aberta para um conhecimento âmplo, variado e interativo entre diversos povos e culturas.Habilita ao aluno lidar e manusear aparelhos variados com tecnologias semelhantes. Os livros são muito importantes e estão cada vez mais atrativos e interativos e trabalham eficazmente a imaginação do educando.

    ResponderExcluir
  28. Nova guarita
    Neli petry
    Atividade 6.
    O filme indicado mostra várias tecnologias que devemos utilizar em nossas aulas. Os avanços tecnológicos que atualmente chegam à grande maioria das nossas escolas são muitos, porém só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo, muitos ainda não dominam a utilização nesta evolução tecnológica que aperfeiçoou os recursos trazendo-os para o nosso dia a dia tanto nas escolas como na sociedade. O uso destes recursos tecnológicos na prática pedagógica demonstrado no filme evidencia o quanto somos privilegiados com os mesmos, pois estes vem enriquecer nossas aulas tornando-as mais diversificadas. Sejam através de filmes, pesquisas na internet, bibliotecas, ou mesmo em pesquisas de campo. Nós professores precisamos inovar nossas aulas, nos prepararmos para o mercado tecnológico e proporcionar aos alunos mais prazer ao aprender. Pois se tivermos um bom planejamento de nossas aulas com certeza irão ficar mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  29. Turma 1
    Mediadora: Prof. Márcia Vacário
    Prof. Josemar Monteiro de Oliveira
    Peixoto de Azevedo – MT
    Atividade 6
    Aula: vídeo – Olhando para a prática do professor com o uso da tecnologia.


    Uma leitura superficial do vídeo “OLHANDO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR COM O USO DA TECNOLOGIA” nos leva a seguinte reflexão: Todo conhecimento tecnológico a que o homem tem acesso hoje deve /precisa ser usado para o desenvolvimento e despertar no aluno interesses pelo campo científico.
    Internet, computadores, data show, enciclopédias virtuais... são componentes indispensáveis para o letramento (não me refiro a alfabetização), isto é, para o desenvolvimento de competências que os alunos precisarão, como instrumentos aliados, para a formação de suas habilidades como futuros profissionais.
    O instrumento tecnológico não serve apenas para facilitar o professor enquanto mediador dos conhecimentos e conteúdos. Mas, dominá-lo, são saberes indispensáveis para quem pretende ingressar no mercado trabalhista do século XXI, e isso também é responsabilidade da escola prover para os alunos.
    Tecnologia deve ser sinônima de estímulo a investigação científica e pesquisa na ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  30. Atividade 6


    O filme nos mostra que os recursos tecnológicos utilizados servem como meio de auxiliar no desempenho escolar. Desde que estes venham serem usados com responsabilidade e planejados dentro do currículo escolar. O uso de filmes, jogos, pesquisas laboratoriais, entre outros. Embora a tecnologia seja um dos recursos que podem ajudar na forma de ensino, mas, é o professor o responsável por tornar as aulas atrativas e fazer com que o aluno venha progredir na medida em que lhes oferece os matérias e orienta-os em seu uso correto e se torne um principio pedagógico que vai dinamizar a ação, a interatividade, a produtividade e o prazer do aluno em usa-las e se possível domina-las no processo de ensino e aprendizagem.

    Sonia - Nova Guarita

    ResponderExcluir
  31. Atividade 6
    O uso dos recursos tecnológicos na pratica pedagógica.

    O filme nos mostra que os recursos tecnológicos utilizados servem como meio de auxiliar no desempenho escolar. Desde que estes venham serem usados com responsabilidade e planejados dentro do currículo escolar. O uso de filmes, jogos, pesquisas laboratoriais, entre outros. Embora a tecnologia seja um dos recursos que podem ajudar na forma de ensino. Ainda é o professor o responsável por tornar as aulas atrativas e fazer com que o aluno venha progredir na medida em que lhes oferece matérias e orienta-os em seu uso correto e se torne um principio pedagógico que vai dinamizar a ação, a interatividade, a produtividade e o prazer do aluno em usá-las e se possível domina-las no processo de ensino e aprendizagem.

    Sonia - Nova Guarita

    ResponderExcluir
  32. Atividade 06
    O filme nos mostra várias tecnologias que podemos usar em sala como prática pedagógica. O uso nos filmes, pesquisas nos laboratórios de informática, o uso da biblioteca para fortalecer o aprendizado. Precisamos inovar nossas aulas, termos uma boa preparação para o avanço da tecnologia para poder transmiti-las no ensino e aprendizagem dos alunos.
    Enice Lazaretti Miranda
    Nova Guarita

    ResponderExcluir
  33. Atividade 6

    Professora : Marineuza Carbolin
    Escola Vinicius de Moraes

    USO DOS RECURSOS TECNOLOGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

    Todos os recursos tecnologicos mostrado nesse vídeo é de grande importancia numa sala de aula, desde a simples gravura num livro até a mais sofisticada tecnologia pela qual nos defrontamos, com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino aprendizagem. O uso do vídeo (filmes educativos) um dos recursos mais eficiente para a sensibilização das pessoas, para apresentação de idéias, através de uma linguagem imediata e acessível possibilitando o conhecimento; Já o uso do computador vem tomando conta do espaço pois aborda as linguagens relativas a imagem som, cor, induz a pesquisa, promove a interação interdissciplinaridade, contextualização e desperta a motivação, imaginação, criatividade, sensibilidade do aluno; O uso dos livros com gravuras, biblioteca, microfone, música etc, deve ser manipulados pela professora e pelos alunos, trocando idéias e conhecimentos. O professor deve planejar suas aulas de acordo com o recurso tecnologico que irá usar e o assunto que vai abordar, fazendo uso dos recursos disponíveis na escola que atua. Compete ao professor se atualizar para poder orientar os alunos que busquem coisas boas e proveitosas para sua vida com o uso desses recursos tecnologicos.
    Sabemos que os avanços tecnologicos são muitos, mas só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos a quem atingir com a sua utilização modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo.

    ResponderExcluir
  34. ATIVIDADE: 6
    TURMA: ROSILEICA
    ELIANE
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES.
    O filme demonstra as tecnologias e como elas podem ajudar sim no desenvolvimento escolar, Além das aluas ficarem mais interessantes os aluno tem uma alua prazerosa e muito mais tranqüila.
    Ainda encontramos alunos que não tem muito conhecimento com os computadores, aqueles que ainda têm dificuldades ou desconhece os computadores e a internet; está mais do que na hora de buscar auxílio e aprender para contar com o apoio dessas ferramentas.
    O vídeo e o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destacam como parte das tecnologias educacionais o uso dos filmes, jogos, pesquisas nos laboratórios de informática e entre outros, sempre sendo trabalhos de forma coletiva, elaborados e discutidos sempre de forma social.

    ResponderExcluir
  35. O vídeo mostrou o uso de recursos tecnológicos na prática como o uso de filmes, jogos, pesquisas no laboratório de informática, trabalhos elaborados e discutidos em grupo, uso da biblioteca.
    Nós professores devemos inovar nossas aulas,e preparar nossos alunos para o futuro tecnológico e proporcionar mais prazer em aprender.
    Elaine
    Turma Rosileica

    ResponderExcluir
  36. Turma: Marcia Vacario
    Atividade 6
    Prof. Renato Ferreira Alves
    Area de atuação Matemática.

    É apresentado no vídeo as várias tecnologias que se pode usar como prática pedagógica para o melhor desempenho em nossas atividades acadêmicas.
    Como se pode ver, podemos usar: filmes, computadores, bibliotecas, vídeo com DVDs e muitos outros aparatos tecnológicos para inovar e motivar os encontros que temos com nossos alunos.
    Os próprios encontros fornecidos pelo Cefapro são exemplos claros que como essas tecnologias podem ser aproveitadas para um excelente desempenho em sala.

    ResponderExcluir
  37. turma 1 Marcia
    Cícero
    Toda tecnologia começa primeiro com a escrita manual e assim gradativamente vamos progredindo no acesso às novas tecnologias que vão surgindo, o aluno por si já é curioso e sozinho ele vai buscando outras novidades, por isso compete a nós professores nos atualizar para poder orientá-los que busquem coisas boas e proveitosas para sua vida. O vídeo é muito bom.

    ResponderExcluir
  38. turma 1 Marcia
    Shelma
    A tecnologia se faz necessária,e facilita muito a nossa vida,tem muitos assuntos que nós também precisamos nos atualizar, buscar, e ela está ali na nossa frente.É uma ferramenta de trabalho valiosíssima, precisamos saber utilizá-la,é como qualquer aula, depende da motivação que você der,o resultado é consequencia, positiva ou negativa em suas aulas.

    ResponderExcluir
  39. Tâni: ATIVIDADE 6

    Hoje em dia são vários os recursos utilizados na pratica pedagógica, no vídeo assistido, principalmente o computador e a televisão entre outros equipamentos como aparelhos se som e livros.
    Nota-se a participação com interesse por parte dos alunos e com certeza o aproveitamento também é bom, pois estes alunos estão tendo uma oportunidade e estão aproveitando, é a chamada inclusão digital.
    Pessoas com mais idade aprendendo a manusear o computador.
    Esta pratica pedagógica resulta num bom aproveitamento, pois os alunos aprendem fazendo sua própria pesquisa no computador, visualizando efeitos com mais precisão por meio de aparelhos de televisão além de desenvolver seu raciocínio.
    Em várias regiões do país temos populações carentes que por muitas vezes não tem a oportunidade de trabalhar com tanta tecnologia, o que o vídeo nos mostra é que a inclusão pode acontecer e está acontecendo, aos poucos atingirá toda a população carente.

    ResponderExcluir
  40. Mirian
    Atividade 6

    Cada vez mais os recursos tecnológicos auxiliam os professores e alunos na sua prática pedagógica através dos computadores, internet, uso da biblioteca para os alunos fazerem pesquisas e professores planejarem suas aulas, uso da sala de vídeo para assistirem filmes , desde que sejam planejados para complemento do conteúdo estudado, sala de som, jogos educativos. Os recursos tecnológicos apresentados neste vídeo são muito usados em sala de aula de grande importância no ensino aprendizagem dos alunos e professores.

    ResponderExcluir
  41. atividade 06
    Prof. Marilene S. Henning
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo - MT

    As tecnologias em sala de aula, sem sombra de dúvida é um dos recursos mais espetacular, onde o aluno (curioso e sem medo, busca se interar rapidamente, e a máquina logo já passa a ser sua velha companheira de muitas horas), o professor: ( muitos não ousam com medo de estragar, ficam preso a isso e demoram mais para aprender) estão vivendo a era da inovação. Através das tecnologias, tudo fica mais fácil, você tem o mundo em suas mãos.
    É importante lembrar, que o aluno deve sempre acompanhado pelo professor,para orientá-lo em suas atividades, e evitando com isso posteriores problemas.
    Enfim, as tecnologias de modo geral, estão aí para nos auxiliar em nosso trabalho, é só sabermos usá-las, o vídeo nos mostra quanta coisa podemos fazer, basta querermos.

    ResponderExcluir
  42. ATIVIDADE 6 ANTONIA MARIA ESC. MONTEIRO LOBATO
    Com a utilização da Internet e a fantástica evolução tecnológica, podemos aprender de muitas formas, em lugares diferentes, de maneiras diferentes. Ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca antes. Há informações diversas, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. As tecnologias começam a estar um pouco mais ao alcance do estudante e do professor. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender.
    A melhoria da qualidade do ensino é inegável, com a Internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização das aulas, Podemos realizar pesquisas diversas em diferentes sites na internet nos laboratórios de informática, bem como realizar atividades nas diversas áreas do conhecimento, porém faz-se necessário que o professor esteja com aulas previamente preparadas e objetivos claros definidos para que o uso dos laboratórios atinjam os resultados esperados. O uso das novas tecnologias na escola é uma ferramenta de importância relevante, porém um número significativo dos professores, inclusive eu, tem dificuldades de utilizar
    estes recursos, precisamos ainda nos preparar para a fantástica evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  43. Tarciza Lima

    Como foi monstrado no filme o uso das diversas tecnologias vem inovando nosso trabalho e despertando a curiosidade e a criatividade em nosso meio antes despercebidas. E com o uso das tecnologias que diaramente nos cercam, nos motiva a buscar sempre mais conhecimentos para interagir com os alunos e o mundo, podendo comunicar-se com diversos meios como: internet, sits de relacionamentos, audiovisual, multimidia e outros. E com tudo isso só nos leva ao sucessor pessoal e proficional.

    ResponderExcluir
  44. Atividade 06
    AMELIA VITORIA PARREIRA

    Uso dos recursos tecnológicos na pratica pedagógica.
    O uso de vídeos em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento do aluno pois ao mesmo tempo que o aluno se diverte ele aprende, vai depender muito da escolha do filme e de como vai ser manejado pelo professor.
    como também pesquisa no laboratório de informática, trabalhos elaborados e discutidos sempre de forma coletiva,tudo para o bom desenvolvimento do aluno.

    ResponderExcluir
  45. Atividade 6
    Os avanços tecnologicos veio inovar os recursos e as praticas pedagogicas. Se tornou um meio um meio de aprimorar as habilidades e criatividade do professor, facilitou na busca de novos conteúdos, nos vários tipos de categorias, Audiovisual, multimídia, pesquisas na internet, interatividade, a busca e o contato com o professor ao se comunicar por E-mail, blogs, orkut, MSN, com os alunos é um apoio de aquisições para novos conhecimentos alem da interatividades.O acesso a esses meios, facilita também o crescimento intelectual nao só do aluno mais também do professor que precisa acompanhar o ritmo de todo esse sistema... Luzia Moura - pxto

    ResponderExcluir
  46. IRMAS SIMAS

    Os recursos tecnológicos aos poucos foram ganhando seu espaço na prática pedagógica.
    Estão sendo utilizados em favor da educação, qualificação profissional e aumento de produtividade das grandes empresas e até mesmo substituindo o homem em suas tarefas.
    Para que esses recursos tecnológicos sirvam de ajuda é necessário utilizarmos com frequencia, porque se eles aprendem e podem aplicar e progredir , com certeza será uma experiência muito gratificante.

    ResponderExcluir
  47. Turma1 Marcia Vacario
    Atividade 6
    Prof.ª Neusa Aparecida Semensate Silva
    Peixoto de Azevedo


    Depois de assistir ao vídeo “O Uso das Diversas Tecnologias” observamos que as inovações são constantes. Despertando a curiosidade e a criatividade dos alunos, elas são primordiais para o século XXI em todos os âmbitos.
    As tecnologias que aí estão motivam e desafiam os alunos à aquisição de novos conhecimentos. Sem falar que elas auxiliam na interação entre alunos e professores no processo ensino-aprendizagem.
    O vídeo possibilitou uma análise ainda mais ampla, não centrada apenas na escola, mas percebeu-se que é vista (tecnologia) como um potencial para o desenvolvimento e aprimoramento cultural da sociedade.

    ResponderExcluir
  48. Carla Daiana

    Cada vez mais os recursos tecnológicos estão sendo utilizados em favor da educação, o que precisamos é reconhecer que através deles podemos transformar a aprendizagem. Tudo que utilizamos de recurso tecnológico, devem ser usados como meios de fazer o alunos conquistarem suas próprias descobertas assim teremos um trabalho satisfatório.

    ResponderExcluir
  49. Sandra Claudia

    Às vezes, nos deparamos com professores que resistem ao uso de determinados recursos tecnológicos.
    Mas o professor deve usar tais recursos para promover discussões, para exemplificar a materia, analisar, difundir idéias, para ter aulas significativas pois só havendo o interesse do aluno pela forma de aula apresentada pelo professor que teremos o grau de retenção e compreensão da informação maior e assim os objetivos da disciplina serão atingidos com maior eficácia.

    ResponderExcluir
  50. Janete F. Padilha
    O vídeo nos mostra o quanto é importante saber o que o aluno tem de conhecimento sobre as tecnologias. E diante do modo de pesquisa mais usado hoje, a internet, precisamos incentiva-lo ainda mais, pois diante da pesquisa dos diversos temas relacionados ao conhecimento, ira transformar para melhor a sua e a maneira de ver o mundo.
    Janete F. Padilha – Peixoto de Azevedo/MT

    ResponderExcluir
  51. O video tem nos ajudado bastante,tanto o aluno, quanto o professor despertando o interesse a pesquisa em diversos conteudos,O aluno fica mais motivado a particapar das aulas diferenciadas.LAURA -PEIXOTO DE AZEVEDO

    ResponderExcluir
  52. O vídeo apresenta várias atividades pedagógicas realizadas por alunos e professoras, mostrando que é possível utilizar os diversos recursos tecnológicos que estão a nossa disposição para aprimoar e diferenciar as atividades escolares. Assim, os alunos vão encarar as atividades com mais interesse e ajudará a desenvolver as habilidades de cada aluno.

    Turma 1 - Marcia Vacario Atividade 6
    Elizama Leite de Almeida - Peixoto de Azevedo

    ResponderExcluir
  53. Turma 1 - Marcia Vacario. Atividade 6
    Cursista: CRISTIANE ROJAS CESPEDES - Peixoto de Azevedo MT

    O vídeo mostra várias situações de uso das tecnologias em nossa docência. Com a modernização, sentimos necessidade de adquirir conhecimentos atualizados e repassá-los/ utilizá-los em sala de aula. Dentre muitos objetivos, motivar o aluno a buscar conhecimento de forma mais dinâmica e levá-lo a conhecer novas técnicas que servirão não só em sala de aula mas para enriquecer sua vida profissional.

    ResponderExcluir
  54. Turma 1
    Atividade 6
    Irene Cataneo

    Depois de assistir ao vídeo “O Uso das Diversas Tecnologias” observamos que as tecnologias estão presente na vida diaria dos alunos como usuários e cabe a nós professores desenvolver no aluno a criatividade e execução de programas no computador, para que este projeto ocorra o professor tem que dominar estas tecnologias...Então vamos estudar TIC.

    ResponderExcluir
  55. SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA
    Ao trabalhar vídeo em matemática, é necessário uma observância ao realizar esta atividade.Fizemos uma demonstração do Teorema de Pitágoras, falando sobre a montanha matemática, também em geometria, onde foi demonstrado bastante interesse na construção de curvas, retas, mediana entre outros, construir figuras geométricas através do filme.
    O desenvolvimento foi aproveitoso, onde realizamos a cada quinze dias um filme sobre matemática.
    SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA

    ResponderExcluir
  56. Maria do Socorro da Silva Brasil

    Turma 1
    Atividade 6
    "Uso dos Recursos Tecnológicos na Prática Pedagógica"

    Através do vídeo, pude confirmar novamente que a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas. Pois, com a utilização dos laboratórios e da Biblioteca, a aula torna-se mais atrativa e interessante para o aluno. Permitindo que o mesmo mantenha-se atualizado e informado, pois, vivemos em um mundo globalizado. Portanto
    com o uso do computador como ferramenta de ensino torna-se um importante equipamento
    na construção do conhecimento do aluno.

    ResponderExcluir
  57. Yvana Maria Vieira
    EE Kreen Akarore Pxto de Azevedo MT

    Sem sombra de dúvida, a tecnologia veio melhorar e muito os trabalhos pedagogicos. Veio facilitar as buscas de conteudos diferenciados, tornando as aulas mais atrativas e envolventes para nossos educandos. Esta facilidade tambem tem um lado negativo, pois induz deixar os alunos com preguiça mental, porque muitos nem leem mais o que estao procurando, nao ficam a par do conteudo na integra devido a facilidade do Ctrl C e Ctrl V. Nós educadores, temos que redobrar a vigilancia no tocante ao real conhecimento do aluno, para que nao tenham sua progreçao com baixa qualidade no aprendizado.

    ResponderExcluir
  58. Atividade: 6

    Recursos Pedagogicos.
    Os Recursos Didáticos:

    A tecnologia inovou os meios de criatividade do professor, aprimorou os conteúdos, nos varios tipos de categorias, Audio-visual, multimidia, pesquisas na internet, interatividade, a busca e o contato com o professor ao se comunicar por Imail, blogs, orkut, msn, com os alunos é um apoio de aquisições para novos conhecimentos e interatividades, além do uso do primeiro recurso que é o uso da fala, os aparelhos eletro eletronicos onde inova o vemos e ouvimos.
    Pois o caminho da aprendizagem é a chave do sucesso no seu contidiano.


    Turma da Marcia

    Terezinha de Jesus.

    ResponderExcluir
  59. Escola EstadualkREEN Akarore
    Peixoto de Azevedo
    Turma 1 Marciarecíproco professor/aluno, juntos construindo
    Jandira Ferreira do Nascimento

    As tecnologias sem dúvida é um dos recursos que esta dominando o mercado, principalmente na educação, pois esta sendo um aprendizado seus conhecimento inovando cada dia mais, tornando-se mais prazerosa.A tecnologia nos motiva a buscar novos conhecimento para inovar, interagindo com os educandos com os educandos e o mundo, proporcionando a nos realizar tanto pessalmente, quantoprofissionalmente.

    ResponderExcluir
  60. Escola EstadualkREEN Akarore
    Peixoto de Azevedo
    Turma 1 Marciar
    Jandira Ferreira do Nascimento

    As tecnologias sem dúvida é um dos recursos que esta dominando o mercado, principalmente na educação, pois esta sendo um aprendizado recíproco professor/aluno, juntos construindo
    seus conhecimento inovando cada dia mais, tornando-se mais prazerosa.A tecnologia nos motiva a buscar novos conhecimento para inovar, interagindo com os educandos com os educandos e o mundo, proporcionando a nos realizar tanto pessalmente, quantoprofissionalmente.

    ResponderExcluir
  61. ERMITA
    E.E. Monteiro Lobato.
    Peixoto de Azevedo

    ATIVIDADE 6

    Após ler o texto de Valente e assistir o vídeo posso afirmar que a tecnologia não está sendo usada para o ensino e aprendizagem da sociedade, e muito menos para as crianças isso porque o potencial educativo e imenso o interesse de todos pelo espaço virtual e quase insaciavel, mas continuamos com problemas educacinais de aprendizagem, daí a preocupação e a proposta de usar a tecnologia como mecanismo integrador de aprendizagens significativa onde o aluno, sujeito de seu conhecimento aprende a fazer,experimentar idéias, enfim busca sua autonomia.

    ResponderExcluir
  62. MADALENA –
    E.E.MOTEIRO LOBATO –
    ATIVIDADE 3
    Segundo o Prof. Dr. Ladislau Dowbor “ [...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    Como mediadora do conhecimento concordo em partes com o exmo colega, já que a instituição educacional continua formando seus representantes da mesma forma com que fazia no século passado, no período de formação o educador não é preparado para usar a tecnologia, em contrapartida a criança manuseia computadores,celulares, games, enquanto o professor não tem tempo para aprender e aprofundar seus conhecimentos tecnológicos, acredito que se não houver uma mudança de objetivos o caminho que percorreremos para chegar a tão sonhada Escola ainda é longo.

    ResponderExcluir
  63. Atividade: 6
    Débora de Castro.
    Escola Monteiro Lobato.

    O vídeo destaca na prática pedagógica a tecnologias educacionais e mais uma vez o vídeo destaca como as TICS podem dinamizar nosso trabalho de educador, pois o caminho da aprendizagem é a chave do sucesso.
    Precisamos inovar e proporcionar aos alunos mais prazer ao aprender. Sempre sendo trabalhado de forma coletiva,elaborando e discutindo sempre de forma social.

    ResponderExcluir
  64. ATIVIDADE 6

    Todo conhecimento tecnológico a que o homem tem acesso hoje precisa ser usado para o desenvolvimento e despertar no aluno interesses pelo campo científico.
    Internet, computadores, data show entre outros, são componentes indispensáveis para o desenvolvimento de competências que os alunos precisarão, como instrumentos aliados, para a formação de suas habilidades como futuros profissionais.
    Porém a utilização dos multi meios didáticos só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo, pois muitos ainda não dominam a utilização dessas ferramentas.


    Nadir Padilha dos Santos
    E.E Monteiro Lobato
    Turma Márcia
    Peixoto de Azevedo MT

    ResponderExcluir
  65. A TECNOLOGIA VEIO COMO OPORTUNIDADE DE INOVAÇÃO EM NOSSA FORMA DE TRABALHO, NOS TROUXE MEIOS E TÉCNICAS QUE FACILITARAM O APRENDIZADO DO ALUNO. DEVEMOS BUSCAR ESSA DIFERENÇA E FAZER VALOR ESSA MODERNIDADE FORTALECENDO O PRAZER E O INTERESSE DO ALUNO EM ESTUDAR. PORTANTO O USO DE RECURSOS COMO VÍDEOS, FILMES, O USO DA BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS, ETC. SÃO MANEIRAS DE OBTER UMA MELHORA NA QUALIDADE DO ENSINO.

    ResponderExcluir
  66. A TECNOLOGIA VEIO COMO OPORTUNIDADE DE INOVAÇÃO EM NOSSA FORMA DE TRABALHO, NOS TROUXE MEIOS E TÉCNICAS QUE FACILITARAM O APRENDIZADO DO ALUNO.DEVEMOS BUSCAR ESSA DIFERENÇA E FAZER VALER ESSA MODERNIDADE FORTALECENDO O PRAZER E O INTERESSE DO ALUNO EM ESTUDAR. PORTANTO O USO DE RECURSOS COMO VÍDEOS, FILMES, O USO DA BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS, ETC. SÃO MANEIRAS DE OBTER UMA MELHORA NA QUALIDADE DO ENSINO.
    PROFESSORA ALESSANDRA

    ResponderExcluir
  67. ATIVIDADE;6
    ANA IZOLINA
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO
    PEIXOTO DE AZEVEDO;MT


    COM O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA,VEIO PARA INOVAR E APRIMORAR OS CONHECIMENTOS E CONTEÚDOS JÁ TRABALHADOS NO DIA - A -DIA EM SALA DE AULA.
    COM TODA ESSA INOVAÇÂO,A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO VAI ALÉM DO LIVRO DIDÁTIC, POIS AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS,HOJE VIERAM NÃO SÓ PARA INOVAR, MAS ABRIR CAMINHOS ATRAVÉS DO MSN,ORKUT ETC. FAZENDO QUE O ALUNO VÁ EM BUSCA DE AQUISIÇÕES DE NOVOS CONHECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  68. ATIVIDADES;6
    ROSIMARY
    MONTEIRO LOBATO
    PEIXOTO

    O FILME VEIO NOS DAR ABERTURA NA AQUISIÇÂO DE METODOS DE COMO TRABALHAR COM NOSSOS ALUNOS ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS.POIS MESMO MUITOS NÂO DOMINAREM A UTILIZAÇÂO DOS MESMOS,ATÉ ENTÃO O TRABALHO ERA FEITO SOMENTE ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO,MIMEÓGRAFO ETC .A EVOLUÇÃO VEIO TRAZER GRANDES BENEFÍCIOS PARA EDUCAÇÃO,COM FORMAS PRAZEROSAS,ATRAENTES DE ADQUIRIR CONHECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  69. MADALENA E.E. Monteiro Lobato Peixoto de Azevedo ATIVIDADE 6
    Com o uso da tecnologia procura-se fazer uma educação de sentido, ou seja usar esse recurso que tanto encanta , para estimular desafiar cada aluno a contextualizar, pesquisar, construir, reconstruir seu conhecimento , incentivá-lo a ser seu próprio agente pois a criança esta sempre muito atenta ao que lhe interessa, e por enquanto a tecnologia por estar sempre inovando é um grande atrativo pois ainda esta envolta num grande mistério, que precisa ser desvendado. Cada uma das tecnologias tem sua especificidade mas sem dúvida a mais intrigante é a internet e o computador essa duplinha é realmente versátil , transformam velhas atividades em grandes novidades. Gosto desse desafio virtual, as crianças amam e tem uma imensa facilidade para lidar, então vamos aproveitar. Sugere-se que o uso das tics sejam realizadas através de projetos para facilitar o direcionamento do foco da aprendizagem, já que muito se usa a internet, mas pouco se aproveita do seu potencial sócio educativo, visto que continuamos com problemas de aprendizagem na educação, Valente sugere que o aluno seja conduzido através dos recursos tecnológicos a uma atitude de autonomia construtiva,e que utilize de forma racional este novo espaço de conhecimento.

    ResponderExcluir
  70. ESSE RECURSO DEVE SER UTILIZADO DE MODO QUE SEJA RELACIONADO COM O CONTEUDO DIDATICO, E FAZ COM QUE O ALUNO FIQUE ATENTO PORQUE MUITAS VEZES ELE FACILITA A COMPREENSÃO QUE NÃO SERIA POSSIVEL SOMENTE ATRAVÉS LEITURA.A UTILIZAÇÃO DESSAS TECNICAS NOS AUXILIAM E NOS OFERECE A OPORTUNIDADE DOS ALUNOS SE INTERESSAREM MAIS PELO CONTEUDO.PROF.EDILENE MELO

    ResponderExcluir
  71. A T I V I D A D E 6

    Uso das tecnologias na prática pedagógica

    O vídeo apresenta vários meios de significados, diferentes ferramentas e como podemos usar os recursos tecnológicos na prática pedagógica. Observei alunos usando o computador onde digitam seus trabalhos, pesquisam na Internet, comunicam por email, blogs, Orkut e outros maneiras de comunicação e informação pela Internet Explore e Web, fazendo anotações no caderno, outros estudantes assistindo vídeo, tocando instrumento, uso do microfone, alunos no estúdio de rádio em frente vários microfones e aparelhos sofisticados de transmissão de voz e som, equipe de estudantes no Laboratório de ciências e de informática, outros em estudos de pesquisa numa biblioteca comum, e tecnológica, classe de alunos onde um grupo apresenta o trabalho usando as ferramentas de controle ao Data show com Slides.
    Além disso, percebi a intensidade de significados, as diversas e variedades formas de trabalhar, integrando todas as áreas de conhecimentos, linguagem comunicação, atividades que as tecnologias nos proporcionam.
    Para que esses sucessos aconteçam com perfeição, é necessário o professor ou professora, domine bem as técnicas as ferramentas, ter claro os objetivos, o saber se orientar, a importância de cada ferramenta, ícones, teclas, ler as informações e entendê-las ao usar o computador para desenvolver determinado tipo de trabalho com seus alunos, de acordo também com a faixa etária dos mesmos.
    Pois antes, os rabiscos, traços das primeiras letras até todo o conhecimento do alfabeto e posteriormente até chegar a redigir pequenas frases e textos, levava muito tempo e era em espaço limitado ali mesmo, sem poder conhecer outro lado do mundo.
    Hoje, neste século vinte um devido o avanço tecnológico, de acordo com o meio social, a criança desde ainda bem infantil, começa o manuseio de objetos, de aparelhos tecnológicos e em brinquedos, desde então, a acriança cresce acompanhando os avanços da tecnologia, facilitando sua aprendizagem de falar e se comunicar perfeitamente sem nenhuma dificuldade.
    Graças Deus, aos professores multiplicadores e formadores dos conhecimentos técnicos na área da tecnologia digital, que se empenharam junto a as secretarias de Educação, o MEC, outros órgãos público estadual e federal em parceria, chegou até nós aqui, este curso a TIC para nos preparar de uma forma precisa. Vejo que não basta apenas ter conhecimentos, mas é preciso organização; elaborar projeto, traçar metas os objetivos, secionar conteúdos necessários básicos para desenvolver habilidades e competências significativas, procurar interagir com os alunos estimulando-os a aprender, a buscar, a selecionar, a registrar e também a divulgar de diferentes formas, os conhecimentos que adquirirem.



    Lucila Ribeiro Soares Escola Estadual Monteiro Lobato

    Professora: Marcia

    ResponderExcluir
  72. Questão 6 - Turma 1 - Marcia Vacario
    Cursista: JUREMA STUMM
    Escola Kreen Akarore - Peixoto de Azevedo/MT

    As aulas de informática para os alunos nos mostra como eles se interessam muito mais do que nas aulas com quadro e giz. Na televisão também se mostram curiosos e atenciosos no tema que está passando, e assim diferenciando o modo das aulas, usando a tecnologia para maior aproveitamento dos alunos. Com a música os trabalhos apresentado com microfone também são muito proveitosos.

    ResponderExcluir
  73. ATIVIDADE 6
    ANDREZA ALESSANDRA

    O vídeo mostra várias formas de tecnologias que podem ser envolvidas e utilizadas na sala de aula. Muitas dessas tecnologias podem ser encontradas em algumas escolas, porém ainda muitas são carentes. O que se sabe é que todos os tipos de aparelhos tecnológicos podem ser utilizados e seu manuseio pode ser adequado a várias circunstâncias ocorridas no decorrer da aula, em momentos de auxílio individual, em momentos de trabalho coletivo e mesmo com a comunidade. O uso das tecnologias na escola são imprescindíveis para que ela acompanhe os avanços da sociedade.

    ResponderExcluir
  74. ATIVIDADE 6
    IVANIR

    Com este vídeo pude reforçar o pensamento de que o professor deve sempre estar atualizado para o uso das tecnologias para poder desenvolver bem os conteúdos propostos nas aulas, para que seu trabalho seja facilitado, bem como mesmo o aluno (onde seja possível) possa manter o contato com essas tecnologias e buscar juntamente com o professor a construção do conhecimento e a atualização referente às tecnologias e o acompanhamento das notícias que envolvam sua escola, comunidade e sociedade. Uma aula bem elaborada com o suporte tecnológico adequado torna-se mais atraente e dinâmica, o que possibilita ao aluno uma melhor apreensão dos temas trabalhados.

    ResponderExcluir
  75. ATIVIDADE 6
    DULCELINA
    O vídeo mostra várias formas do uso das tecnologias na educação, seja em sala de aula, ou num momento mais dinâmico que pode envolver todos os membros da escola e a comunidade. Quando temos acesso e possibilidade de utilizar as tecnologias para desenvolver as aulas, elas se tornam facilitadas, pois fazem com que os alunos se interessem mais pelo que está sendo trabalhado, já que eles acompanham e manuseiam com mais facilidade os aparelhos tecnológicos .

    ResponderExcluir
  76. Tais tecnologias trazem para as escolas (professores) uma oportunidade de dinamizar. Faz com que os alunos olhem de outra forma para os conteúdos, vejo que ao utilizar uma aula com tais recursos os aprendizes veem com um olhar mais crítico e diria ainda, que ficam de 60 a 70% mais participativos. Fazendo mais fácil a relação entre conteúdo e cotidiano de cada disciplina.

    Vanda Donat

    ResponderExcluir
  77. Atividade 6
    Turma 1 – Orientador: Eduardo
    Cursista: Amanda Loesia
    Escola Garcia Garrido Fermino. Peixoto de Azevedo – MT.

    Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
    Assistindo ao vídeo proposto para a atividade destacamos alguns pontos importantes para a nossa prática pedagógica:
    ·Uso do laboratório com jogos pedagógicos para realização de atividades complementares;
    ·A elaboração do planejamento antecipado pelo professor, com pesquisa aprofundada para um conhecimento prévio do tema a ser abordado em sala;
    ·Filmes educativos relacionados ao tema para ampliar o conhecimento adquirido em sala;
    ·Uso da internet para pesquisa de assuntos relacionados ao conteúdo que está sendo trabalhado;
    ·Prática de apresentação em plenária realizada pelos alunos onde demostrarão seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  78. Atividade 6.
    Cristina
    O filme indicado mostra várias tecnologias que devemos utilizar em nossas aulas. Os avanços tecnológicos que atualmente chegam à grande maioria das nossas escolas são muitos, porém só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo, muitos ainda não dominam a utilização nesta evolução tecnológica que aperfeiçoou os recursos trazendo-os para o nosso dia a dia tanto nas escolas. O uso destes recursos tecnológicos na prática pedagógica demonstrado no filme evidencia o quanto é privilegiado com os mesmos, pois estes vêm enriquecer nossas aulas tornando as mais diversificadas. Sejam através de filmes, pesquisas na internet, bibliotecas, ou mesmo em pesquisas de campo. Nós professores precisamos inovar nossas aulas, nos prepararmos para o mercado tecnológico e proporcionar aos alunos mais prazer ao aprender. Pois se tivermos um bom planejamento de nossas aulas com certeza irão ficar mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  79. Escola Estadual Monteiro Lobato.
    Peixoto de Azevedo, MT.
    Marilene Ramos
    Turma: 01 Márcia
    Atividade 06

    O filme mostra o uso da tecnologia em sala de aula,a professora explicando a aula utilizando o livro de didático, o uso de computador, sala de vídeo, biblioteca, os alunos apresentando trabalho com o recurso de microfone. Esses recursos tecnológico em sala de aula com certeza a aula fica mais prazerosa e incentiva os educando no processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  80. EDNALVA COELHO 22/06/2009
    Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.

    1-Filmes educativos para ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula e despertar a busca do conhecimento cada vez mais;
    2-Uso da internet para realizar pesquisas relacionadas ao conteúdo trabalhado anteriormente, aumentando assim a abrangência do conteúdo ministrado;
    3-Uso do laboratório de informática para realização de jogos pedagógicos e atividades complementares que desenvolve a habilidade de raciocínio dos alunos;
    4-Pesquisa na biblioteca para elaborar as aulas;
    5-Seminário, apresentação de conteúdos feita pelos alunos, para demonstrar o aprendizado em sala de aula.
    6- Uso do microfone para leitura dos alunos na sala de aula.
    7- Um caixa eletrônico para movimentação financeira.

    ResponderExcluir
  81. ATIVIDADE: 06
    TURMA: ROSILEICA
    KATIUSCIA
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES


    Esta aula nos mostra uma das realidades dos nossos alunos, sobre a importância de respeitar o próximo, seja ele como for. Tenho certeza de que a inclusão/aceitação/reconhecimento, se dará através do exemplo de amor ao próximo. E, é na escola que podemos a aprender a aceitar as diversidades que existe, sendo assim, cabe a nos professores mostrar a nossos alunos que não existe diferenças, e sim igualdade, todos somos diferentes e todos somos iguais dentro da sociedade. Sendo assim a inclusão é um ato necessário para todas as escolas.

    ResponderExcluir
  82. ATIVIDADE 6
    NAIR TOSHIE SAKANO
    PEIXOTO DE AZEVEDO-MT
    TURMA: MARCIA
    TÍTULO: USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA


    OVIDEO APRESENTOU VÁRIOS MEIOS QUE PODEMOS UTILIZAR EM SALA DE AULA. O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM ATIVIDADES DIRIGIDAS PELO PROFESSOR, PORÉM OS ALUNOS COM VÁRIAS MANEIRA DE PESQUISA E INTERAGINDO COM INTERNET.
    AS INFORMAÇÕES ELABORADAS E TRANSMITIDAS PELOS ALUNOS ATRAVÉS DO DATA SHOW COM SLIDES,VIDEOS,MICROFONES,RÁDIOSÉ UM GRANDE AVANÇO NO ENSINO APRENDIZAGEM. ACREDITO QUE PARA UM PROFESSOR TRABALHAR TODOS OS RECURSOS TECNOLOGICOS E OBTER EXITO NOS OBJETIVOS É NECESSÁRIO QUE ELE ESTEJA APTO PARA DOMINAR AS TÉCNICAS TECNOLÓGICAS, E TAMBÉM CONHECIMENTO DIDÁTICOS PARA DESENVOLVER PROJETOS DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIAS.
    PARTICULARMENTE TODOS DEVEM EMPENHAR SE APERFEIÇOANDO NA TECNOLOGIA DIGITAL E ESTE CURSO , A TIC, COM CERTEZA VAI SELECIONAR O CONHECIMENTO BÁSICO PARA O PROFESSOR INICIAR PROJETOS DIFERENCIADOS AOS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  83. Atividade 6.
    Observei as diferentes utilidades dos recursos tecnológicos que as escolas utilizam e eles estão em todo lugar: dentro e fora da escola, na sala com os alunos, na biblioteca, nos postos de correio, nas agências bancárias e caixas eletrônicos, nas rádios, nos livros, etc., mas com a mesma utilidade que é a de facilitar a vida do ser humano o acesso às informações necessárias do dia a dia. Para o professor é mais um suporte pedagógico que contribui no seu desempenho na sala e na assimilação de conteúdos e ou conhecimentos novos... Cecília Salete Mariani Maculan.

    ResponderExcluir
  84. ELIANA ALVES DA SILVA


    TECNOLOGIAS NA ESCOLA

    O vídeo é um dos recursos tecnológicos que ajuda na prática pedagógica, com o uso de filmes, jogos educativos, pesquisa no laboratório de informática, trabalhos elaborados em conjuntos.
    A biblioteca oferece livros para pesquisas para ampliar o aprendizado do educando.
    O microfone, o data show são indispensáveis para as apresentações na comunidade escolar bem como a câmara digital para registrar os acontecimentos culturais realizados na escola.
    Como podemos observar a educação vem acompanhando passo a passo a tecnologia e os professores devem estarem preparados para acompanhar esses avanços.

    ResponderExcluir
  85. ADILSON ANTONIO
    O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica nos auxilia para adquirimos novos conhecimento demonstrado no filme evidencia só assim podemos perceber o quanto somos privilegiados com os avanços tecnológicos, pois os mesmos vem enriquecer nossas aulas tornando-as mais abrangentes. Seja através de filmes, pesquisas na internet, bibliotecas, etc. Nós professores precisamos inovar nossas aulas, nos prepararmos para o mercado tecnológico e proporcionar aos alunos mais desejo de conhecimento.

    ResponderExcluir
  86. SALESIO WRONSKI

    A inclusão seja ela na escola, no bairro, na sociedade não é fácil, as pessoas foram educadas de forma a rejeitar o que é “diferente”, e são carregadas de pré-conceitos. Tenho certeza de que a inclusão/aceitação/reconhecimento, se dará através do exemplo de amor ao próximo.
    Para nós profissionais de Educação, este é um dos desafios mais complexos e instigantes, trabalhar com a diversidade e derrubar muitos obstáculos.

    ResponderExcluir
  87. ATIVIDADE 06

    Filmes educativos para ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula;
    Uso da internet para realizar pesquisas relacionadas ao conteúdo trabalhado anteriormente;
    Uso do laboratório para jogos pedagógicos e atividades complementares;
    Pesquisa na biblioteca para elaborar as aulas;
    Apresentação de conteúdos feita pelos alunos, para demonstrar o aprendizado em sala de aula.

    RAFAELA ZARTH NOVA GUARITA - MT

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. O vídeo ressalta a realidade da maioria das nossas escolas, onde já podemos contar com todas essas tecnologias como apoio pedagógico. Porém, só o que falta a muitos dos nossos colegas de trabalho é o domínio das mesmas. Pois infelizmente ainda existem “profissionais” que não utilizam as TICS como recurso pedagógico. E creio eu que já passou da hora do professor despertar pra realidade e começar a se mexer, para então poder utilizá-las.

    Anne Pedrosa

    ResponderExcluir
  90. No filme pude observar, alunos e outras pessoas usando computador para digitar, acessando a internet para pesquisar, desenhando, em outro momento em sala de vídeo assistindo vídeo na TV, pesquisando nos livros da biblioteca, coral de alunos usando microfones e muito mais tecnologias.
    O filme mostra que devemos usar em nossas aulas todas as tecnologias possíveis.
    Os recursos tecnológicos que atualmente
    chegam a nossas escolas são muitos, por isso é necessário estarmos sempre nos atualizando para podermos trabalhar com nossos alunos, diante disso os professores devem ter em mente os objetivos que querem atingir com sua utilização. Modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo, muitos ainda não dominam a utilização de outras ferramentas além do quadro de giz, livro didático, máquina de escrever e mimeógrafo.
    A evolução da tecnologia que aperfeiçoou os recursos trazendo-os para o dia a dia da escola, como o rádio, a televisão, o computador, a Internet e vários outros meios tecnológicos vieram trazer grandes benefícios para a educação. Mas precisamos muitos cursos de aprendizagem, treinamento de como lidar realmente com esses instrumentos para ensinar nossos alunos para que os mesmos futuramente possam manipular qualquer tipo de maquinas informatizada.

    Maria da Silva de Oliveira

    ResponderExcluir
  91. Ati6
    EE. MONTEIRO LOBATO – P. DE AZEVEDO / MT
    JOSÉ ROBERTO: disse...


    Como é possível perceber através do vídeo, os recursos tecnológicos são partes fundamentais no desenvolvimento dos alunos em sala de aula, pois é desta que eles vão ampliando seu leque de conhecimento. Não importa qual seja Dvds, Tvs ou internet,... O que nos professores precisamos e inovar nossas aulas e desta forma proporcionar aos alunos o prazer de novas descobertas e consequentemente ampliarem seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  92. ESSE FILME MOSTRA QUE A TECNOLOGIA TEM O INTUITO DE AJUDAR O ALUNO E O EDUCADOR A PARTICIPAR E CONHECER MELHOR ESSE MUNDO GLOBALIZADO, E QUE ESSES RECURSOS DEVEM ESTAR PRESENTES NOS PLANEJAMENTOS DO EDUCADOR, JUNTAMENTE COM OUTROS RECURSOS, AUMENTANDO AS DESCOBERTAS DOS ALUNOS COM MAIOR CLAREZA E EFICIÊNCIA.


    DIRLENE INES VUADEN
    ELISANGELA M. TRINDADE

    ESC. NHANDÚ - NOVO MUNDO

    ResponderExcluir
  93. atividades 6,
    gostei muito do filme pois o mesmo nos mostra a importancia dos recursos tcnologicos para facilitar ou melhorar as aulas, visando sempre o aprender.FLAVIA

    ResponderExcluir
  94. Atividade 6

    A máquina substitui o homem?Não, a máquina sempre precisará do homem pra que a mesma não se torne absoleta.É claro, que toda e qulquer recurso tecnologico só torna-se-a de fato útil seja na sala de aula seja no cotidiano quando utilizado com objetivos claros, determinados. Na sala de aula esse novo recurso facilita o trabalho do professor e enriquece o aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  95. Tâni: ATIVIDADE 6

    Hoje em dia são vários os recursos utilizados na pratica pedagógica, no vídeo assistido, principalmente o computador e a televisão entre outros equipamentos como aparelhos se som e livros.
    Nota-se a participação com interesse por parte dos alunos e com certeza o aproveitamento também é bom, pois estes alunos estão tendo uma oportunidade e estão aproveitando, é a chamada inclusão digital.
    Pessoas com mais idade aprendendo a manusear o computador.
    Esta pratica pedagógica resulta num bom aproveitamento, pois os alunos aprendem fazendo sua própria pesquisa no computador, visualizando efeitos com mais precisão por meio de aparelhos de televisão além de desenvolver seu raciocínio.
    Em várias regiões do país temos populações carentes que por muitas vezes não tem a oportunidade de trabalhar com tanta tecnologia, o que o vídeo nos mostra é que a inclusão pode acontecer e está acontecendo, aos poucos atingirá toda a população carente.

    ResponderExcluir
  96. ESCOLA NHANDU NOVO MUNDO
    EDGAR E LUCIANA
    NAS OBSERVAÇÃES DO VIDEO O USO DA TECNOLOGIA NA PRATICA PEDAGOGICA COMO FILMES AJUDARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS, A INTERNET COMPLEMENTARA NAS PESQUISAS NA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS, A BIBLIOTECA AJUDARA NA PREPARAÇÃO DE AULAS, O USO DO LABORATORIO PARA JOGOS PEDAGOGICOS CONTRIBUIRA MAIS NO DESENVOLVIMENTO LOGICO DOS ALUNOS E PARA O FECHAMENTO DE TRABALHOS APRESENTAÇÃO COLETIVA.

    ResponderExcluir
  97. O filme nos mostra o uso das tecnologias em sala de aula. O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destaca como parte das tecnologias educacionais o uso no filmes, jogos, pesquisas nos laboratórios de informática, trabalhos elaborados e discutidos sempre de forma coletiva, o uso das bibliotecas para também fortalecer o aprendizado.
    Através deles os professores têm a oportunidade de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes.
    A escola, os professores, os livros didáticos, bem como as novas tecnologias entre outros, são elementos mediadores entre o aluno e o conhecimento.
    Professoras: Nair, Deise e Elisineide
    Novo Mundo

    ResponderExcluir
  98. ATIVIDADE 6
    TALITA ZANON BRITO – MARCELANDIA – MT
    TURMA: PROF SEBASTIANI

    A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela, mas o que eu vejo é que existem alguns profissionais que nao estão interessados com essas mudanças, eles não querem se interagir com esse ambiente, não se atualizam e não inovam suas praticas.
    Analisando as mudanças tecnológicas, sem perceber usamos em nosso dia-dia, desde ao levantar até ao deitar, por incrível que pareça a tecnologia vai se encaixando direitinho na vida do ser humano de acordo com as necessidades, medir o tempo, na higiene, na alimentação, no lazer, na saúde, nas viagens, no trabalho, ao ir ao banco, ao se comunicar, (celular) etc. Em todos os momentos de nossa vida deparamos com mudanças tecnológicas, estas mudanças não ocorrem por acaso, obedecem à evolução da humanidade e ao desejo de transformação.
    No entanto devemos nos aperfeiçoar a cada dia mais, como já estamos fazendo, pois com certeza já estamos trilhando o caminho certo para acompanhar esta evolução.
    É através dessas mudanças que buscamos ferramentas para nos auxiliar em nossa prática pedagógica para que possamos formar cidadãos atuante, já que eles (alunos), muitas vezes estão lá na frente com as tecnologias, ó filme mostrou simplismente esta realidade!

    ResponderExcluir
  99. Escola 19 de Julho
    Prof: Helena
    Atividade 6
    A Minha expectativa com o uso da tecnologia é que sempre apareçam coisas mais elaboradas e com qualidade de conteúdo p/ que possamos usofruir - de forma inteligente. E que a mesma seja usada pelos educando com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  100. E.E 19 DE jULHO
    Prof: Helena
    Atividade 6
    O filme nos mostra várias tecnologia que devemos utilizar em nossas aulas. Os avanços tecnologicos que atualmente chegam á grande maioria das nossas escolas são muitos,porém só serão validas se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atigir com a sua utilização,modernizando também sua forma de administrar suas aulas.A tecnologia esta presente na sociedade, na escola e na vida.Uma vez que o uso da tecnologia deve ser integrado aos conteúdos corriculares portanto isso implica a repensar a nova forma de maneira de ensinar.

    ResponderExcluir
  101. Atividade 6
    O video mostra a variação de tecnologias existente em nosso meu, tanto nas escolas como nas comunidades e a forma que elas podem serem utilizadas mostrando os pontos positivos que podemos achar nelas.
    Cleyton Queiroz da Silva MArcelãndia/MT

    ResponderExcluir
  102. Atividade 6

    Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

    O filme demonstra as tecnologias e como elas podem ajudar no desenvolvimento escolar.
    Através do laboratório de informática da biblioteca, televisão, DVD, etc. . .Estas tecnologias estão ajudando muito no dia a dia de alunos e professores pois são fundamentais para o ensino.

    Profª. Sandra B Casagrande

    Escola Santa Rita Do Norte

    ResponderExcluir
  103. Atividade:6

    Uso dos Recursos Tecnológicos na Prática Pedagógica

    O uso dos recursos tecnológicos como: video, computador e outros ajuda muito na aprendisagem, pois os alunos se sentem motivados quando se tem algo diferente para ser aplicado que sai da rotina do quadro com giz.
    Leva-los para fazer pesquisa usando o computador será muito mais gratificante e praseroso para eles do que ficar o tempo todo dentro da sala de aula ouvindo o professor falar.

    ANA LÚCIA F. MARQUES
    MARCELÂNDIA 20 DE AGOSTO

    ResponderExcluir
  104. Atividade 6
    O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
    O filme nos mostra que as tecnologias estão nas escolas, pois as mesmas vem enriquecendo nossas aulas e levando conhecimento de uma forma prazerosa aos alunos.
    DIANE FACCHI
    20/08/09
    MARCELÂNDIA-MT.

    ResponderExcluir
  105. Tecnologia na Prática Pedagógica


    O uso das várias tecnologias, na sala de aula é de suma importância para os nossos alunos, como o computador, TV, DVD, livros, revistas e jornais, também são tecnologia muito utilizada nas escolas sem internet. A utilização da tecnologia na prática pedagógica é ótimo, mas deve-se saber como, e para que usar.

    Dirlei Meurer.

    Marcelândia, 20 de agosto de 2009.

    ResponderExcluir
  106. Atividade 06- TURMA ROSILEICA

    O professor deve ter como objetivo ao usar os tics na escola, criar um ambiente de construção e colaboração de conhecimentos, fazer com que o aluno estruture o conhecimento sobre um determinado tema e saiba utilizar a Internet como meio de colaboração e troca de conhecimento.
    O professor tem que propiciar o desenvolvimento de diferentes atividades que suscitam a possibilidade de integração da tecnologia ao currículo. Entre essas atividades, estão:
    > Atividades com o uso da internet para realizar pesquisas relacionadas ao conteúdo trabalhado;
    > Atividades de Matemática utilizando o Excel,
    > Filmes educativos para ampliar o conhecimento adquirido do que foi realizado em sala,
    > Usar o laboratório da escola para jogos pedagógicos e atividades complementares;
    >Apresentação de conteúdos feita pelos alunos, para demonstrar o aprendizado em sala de aula com o uso do data show, entre outros.

    ANA CRISTINA MARTINELLI

    ResponderExcluir
  107. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  108. Truma: Rosileica

    O vídeo mostrou o uso de recursos tecnológicos na prática, nos professores devemos inovar nossas aulas, e preparar nossos alunos para o futuro tecnológico e proporcionar mais prazer em aprender. A tecnologia se faz necessária. É uma ferramenta de trabalho valiosíssima.
    Kelly Vanessa M.de Oliveira

    ResponderExcluir
  109. Turma Rosileica
    6ª Atividade

    Cleuza Marcolino de Morais Silva

    A tecnologia aprimorou os conhecimentos dos professores e conseqüentemente dos alunos, a tecnologia deve estar presente em todas partes do país. Pois ela inova os conceitos vistos pela sociedade, o vídeo nos mostra isso, mostra como ela esta sendo utilizada, tanto no campo quanto nas cidades. A tecnologia facilita a comunicação, o aprendizado, as informações e agilidade no trabalho do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  110. Atividade: 06
    Recursos Pedagogicos.
    Os Recursos Didáticos:
    A tecnologia esta ai para facilitar nossas aulas a nossa vida e o nosso tempo, preparando uma aula prazerosa, criativa, inovada, enriquece as aulas tornando-as mais divertidas. Podemos utilizar filmes, pesquisas na internet, bibliotecas, etc. Nós professores precisamos inovar nossas aulas, nos preparar e buscar sempre.
    Meury dos Santos

    ResponderExcluir
  111. EU SOU O PROFESSOR EDISON MARQUES DE AMORIM atividade 6 a tecnologia inovou os meios da comunicação entre os professores e alunos despertando a criatividade do professor e alunos aprimorando os conteúdos, nos vários tipos de categorias, Audiovisual, multimídia, pesquisas na internet, interatividade, a busca e o contato com o professor ao se comunicar entre professores e alunos por meio do E-mail, blogs, orkut, MSN, com os alunos é um apoio de aquisições para novos conhecimentos e interatividades, além do uso do

    ResponderExcluir
  112. TURMA ROSILEICA
    ATIVIDADE 06
    ROSIMARI DE FÁTIMA GRACIOLLI RAFAGNIN
    A tecnologia está presente em praticamente todos os lugares, e cabe também a escola preparar os alunos para enfrentar esta realidade.

    ResponderExcluir
  113. Turma Rosileica

    Atividade 06

    Como educadores, devemos estar conscientes da importância do nosso papel em trabalhar as tics na escola, despertando na criança caminhos, utilizando a internet como um meio de busca de conhecimento, que enriqueça seu aprendizado.
    Atividades estas como jogos educativos para ,melhorar sua coordenação motora grossa e fina, filmes que possam ampliar seu vocábulo, entre outras.
    Assim faz com que o aluno estruture o conhecimento e ao mesmo tempo possa trocar conhecimento.

    MARIA SOLANGE

    ResponderExcluir
  114. PROFESSORA ESTOU TESTANDO, FIZ UMA MUDANÇA NO BLOG E ACHO QUE O ERRO ERA ESSE. Agora o nome sairá Rosileica disse e não mais ANA C MARTINELLII DISSE.confira...Abraço;...

    ResponderExcluir
  115. Atividade 6
    Nome: Angela Maria = Cidade: Marcelandia
    A aprendizagem da Informática Educacional através das novas tecnologias que se fazem presente cada vez mais em nosso mais em nosso cotidiano, o estudo do planejamento desenvolvimento tecnológicos informacionais e comunicacionais na educação; conhecimento e uso dos aplicativos educacionais para os anos iniciais do Ensino, bem como técnicas de avaliação dos mesmos, estudos dos meios de comunicação audiovisuais mais utilizados na educação como recursos didáticos.

    A tecnologia tem se manifestado amplamente em hábitos, necessidades, formas de pensar a realidade, de obter e trocar informações, de comunicar-se ou utilizar a linguagem.
    Se este processo for relacionado com a educação e a formação do professor, a importância dessas áreas estará em evidencia para a reflexão sobre esse fenômeno. A necessidade de compreender este processo remete ao contexto da interação como transformação e novas concepções dialéticas.

    ResponderExcluir
  116. Atividade 7
    Nome:Angela Maria=Cidade:Marcelândia
    A propaganda tradicional de TV, radio e mídia impressa sempre funciona no modelo de rede. Isto é, os anúncios acompanham a programação ou conteúdo editorial que as pessoas desejam consumir. Até certo ponto, os anúncios diminuem a satisfação do consumo, mas geralmente são tolerados porque é assim que sempre foi e estamos acostumados a vê - los.

    ResponderExcluir
  117. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  118. Eliane Barros
    Turma 1. Marcia
    Atividade:6

    A tecnologia é uma realidade de todos nós, estando presente no nosso dia-a-dia e quando é utilizada na pratica pedagógica serve para enriquecer nossa aula, podemos utilizar videos, computadores com acesso a internet para facilitar a aprendizagem do aluno, sendo que todos os meios tecnológicos mostrados no video são de grande importância quando utilizados como recursos pedagógicos e estão presente no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  119. TIC Atividade 6

    Demozélia

    RECURSOS:
    ●Uso de livros;
    ●Pesquisa em laboratório de informática;
    ●Pesquisa em laboratório de ciências;
    ●Utilização de DVD;
    ●Leitura com uso do microfone.
    Os conteúdos dos livros podem ser desenvolvidos através vários recursos. No laboratório de informática, por exemplo, podemos incentivar e despertar o gosto do aluno para a pesquisa com temas interessantes, possibilitando assim ao aluno o interesse pela busca de conhecimentos. Também é um meio para estimular sua criatividade.
    Utilização de DVD: orientar o aluno ao assistir filmes, a observar e fazer reflexão sobre os fatos, para contribuir na sua formação pessoal e intelectual.
    Quanto ao uso do microfone, pode ser desenvolvido não só a autoconfiança, mas a leitura do aluno, pode ser utilizado na apresentação de trabalhos dos mesmos, também é forma de atrair atenção do aluno na explanação de conteúdos pelo professor.
    O uso adequado das tecnologias contribui na formação significativa do indivíduo.

    ResponderExcluir
  120. Todos os recursos são bem vindos como o dvd,livros,karaoke,mapas,laboratorio de informatica,cursos profissionalizantes.Todos os recursos que foram mostrados estão presentes no dia a dia dos alunos,e com certaza dos professores também

    ResponderExcluir
  121. E.E Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante.
    Cursista: Andressa Facchi
    Professora formadora: Sebastiani



    O filme nos mostra as tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula e a importância no ensino aprendizagem do aluno, tendo em vista que estes meios devem estar inserida no planejamento anual de escola. O professor deve se reunir antes das aulas começarem planejar as suas aulas e se adequar se aprimorar a essa nova era.No meu ponto de vista, os recursos tecnológicos são muito importantes e o educador deve procurar conhecer sites, portais, jogos e outros meios.

    ResponderExcluir
  122. Escola Etelvina FC diamante
    Franciele
    Turma Sebastiani


    Felicidade Alem da ortografia

    Autora; Grace Luciana Pereira

    A felicidade vai alem da ortografia, a criança na fase de alfabetização,tem a expectativa de de aprender as primeiras letras.
    E muito importante que nos professores saibamos como atingir esses objetivos, tomando muito cuidado ao questionar a criança sobre alguns erros porque ainda estão na fase de construção.
    Por isso devemos tomar muito cuidado,ao abordarmos o aluno com relação ao seus erros para não bloquear as expectativas das primeiras palavrinhas e através dos erros que eles vão conhecendo as ortografias corretas

    ResponderExcluir
  123. Escola Estadual Etelvina FC Diamante
    Franciele turma Sebastiani



    atividade 6
    O video nos mostra as facilidades que podemos ter ao ursarmos as tecnologias disponiveis no nosso dia a dia.a importancia do ensinoe aprendizagem.
    Ate mesmo o uso do DVD se usado de forma correta podera nos auxiliar,mas e claro que depende de um bom planejamento.
    Como educadores devemos estarpreparados para as novas tecnologias presente no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  124. *Filmes educativos para ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula;
    *Uso da internet para realizar pesquisas relacionadas ao conteúdo trabalhado anteriormente;
    *Uso do laboratório para jogos pedagógicos e atividades complementares;
    *Pesquisa na biblioteca para elaborar as aulas;
    *Apresentação de conteúdos feita pelos alunos, para demonstrar o aprendizado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  125. NELCI-TURMA CRISTINA

    O video nos mostra as varias formas de tecnologias disponiveis que podem e devem ser utilizadas pelos professores, para assim dinamizar sua aulas. Só depende do professor saber utilizar bem esses recursos para que se tenha proveito dessas tecnologias, e não transforme a atividade em simples brincadeira para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  126. TURMA ROSILEICA - Atividade 6
    Odete
    O recurso do filme demonstra as tecnologias e como elas podem ajudar no desenvolvimento escolar e ser inserida no planejamento anual da escola. O corpo docente deve planejar e se adequar aos novos tempos. Ou seja, qualquer atividade que for desenvolvida é de grande utilidade se conectadas ao trabalho desenvolvido na escola em sua totalidade! No meu ponto de vista, os recursos tecnológicos são importantíssimos e o educador deve conhecer sites, portais, jogos e outros. E aquele que ainda tem dificuldades ou desconhece os computadores e a internet está mais do que na hora de buscar auxílio e aprender para contar com o apoio dessas ferramentas.

    ResponderExcluir
  127. A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. Se é assim, como deve ser a escola ideal para atender aos anseios das "crianças digitais"? E como devem ser preparados os professores?Isso inclui estarem capacitados para lidar com modernos recursos tecnológicos e procurar formas de integrá-los às atividades pedagógicas.

    Maria Alice Silva da Silva

    ResponderExcluir
  128. Atividade 5- Prof. Avelino- Escola Jardim Matupá
    Ao pesquisar escolhi o trabalho da autoria de Lívia Raposo Bardy
    SAO CARLOS - SP
    Universidade Federal de São Carlos
    Co-autor(es) Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
    Apresentam estrutura curricular para o desenvolvimento do mesmo tema em diversas séries,cada uma no seu contexto de cada série e com seu enfoque para a disciplina de arte ou história e destacam os passos do desenvolvimento de uma aula relevante,com os passos bem organizados,com objetivo,justificativa,metodologia,avaliação,bibliografia imagens visuais,no entanto deveria aparecer um momento de reflexão para os alunos dizerem quem são nossos artistas e escritores mais próximos,artistas subversivos,que questiona o brutal sistema hoje.E a partir dessa podemos dizer para nossos alunos que podem desenvolver o talento artístico transformador(Paulo Freyre) que anuncia o mundo belo e maravilhoso em que vivemos e denuncia as injustiças.Essa minha mania de querer que todos sejam profetas,não precisa tanto mas ou educamos para alienação burguesa ou educamos para o tão falado exercício da sonhada cidadania da qual o Brasil mendiga este distante caminho.Aluno copista me cansa.



    At.6 - Prof. Avelino- Escola Jardim Matupá

    Riqueza de recursos variados,destaca o professor lançando mão de vários recursos de trabalho,livro,aula expositiva,pesquisa em biblioteca,laboratório de informática,vídeo,jogos.
    Se convivemos em um mundo que rapidamente muda, nosso fazer pedagógico não pode ser frio,nem mudo mas vivo e contagiante,neste sentido devemos lançar mãos de recursos tecnológico inovadores,sem abrir mão do exercício da reflexão,argumentação e produção autônoma.

    ResponderExcluir
  129. atividade 7- prof Avelino- Escola Jardim - Matupá
    Relato de Experiência
    Este relato de experiência tem endereço certo,Matupá,repensar Matupá,os fundadores desta cidade conseguiram imprimir uma ideologia “ordeira?”
    No ano de 2004,quando em Matupá, a Escola Jardim das flores não aderiu a greve,algumas turmas de alunos participaram de algumas assembléias e entrevistaram professores em greve e professores que não aderiram ao movimento.
    Se em 2004 o movimento sindical aqui tinha sua fragilidade, em pleno 2009 este quadro se modificou?
    Acredito que este quadro tem se agravado, a ação dos professores enquanto formadores de opinião não tem se feito refletir nos momentos de luta pelos próprios direitos da classe e provavelmente ainda não tem contribuído para uma mudança na prática política do eleitorado matupaense,pois a forma como se vota neste município e se elege os representantes do legislativo e executivo, nos desafia a questionar a que distância estamos dos rumos do exercício da cidadania.


    .
















    ESCOLA ESTADUAL “JARDIM DAS FLORES”
    ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA EM GRUPOS
    PESQUISA DE CAMPO ENTRE OS DIAS 01 A 18/03
    ÁREA DE PESQUISA - CIÊNCIAS HUMANAS














    PROJETO DE PESQUISA 2004




    PROBLEMAS SOCIAIS QUE NOS DESAFIAM























    MATUPÁ- MT, 2004-03-14


    INTRODUÇÃO

    Os desafios do cenário educacional e profissional constantemente nos colocam a prova,e demonstrar equilíbrio e preparo para conviver com situações inéditas é que nos dirá se estamos preparados para o convívio com uma sociedade tão desigual e perversa. De fato nunca estamos preparados até por não existir predestinados a antecipar caminhos antecipadamente traçados,no entanto se temos uma formação político –ética é nos momentos dos desafios e embates que entre ficar do lado dos patrões e lutar lado a lado com os companheiros até as últimas conseqüências do que se deixar levar pelo medo, a coragem, a dignidade nestes momentos de tempestade é que farão a diferença.


    Diante da provocação dos alunos que ora diziam que um professor ganha muito bem pelo que faz,que ser professor não é coisa do outro mundo é só repassar matéria e dar uns xingões nos alunos “indisciplinados;” por outro lado alunos mais politizados nos desafiavam a uma postura mais ética.


    Diante destes desafios é que pensei de trabalhar com as turmas mais polêmicas a questão da Greve dos Trabalhadores do Ensino Público, a princípio aquelas turmas que tem noção de projeto de pesquisa, a título de pequeno ensaio sem muito rigor a principio,sem muita preocupação com a questão da inferência estatística,apenas para confrontar a versão de um grevista e um não grevista,isto como uma forma de envolver a comunidade estudantil com a questão da educação brasileira que enfrenta vários problemas.


    Com isso busca –se o espírito de solidariedade e reflexão de problemas sociais que nos afetam.

    ResponderExcluir
  130. at 7- cont. Avelino
    JUSTIFICATIVA


    Tendo em vista o descrédito dos Trabalhadores Educação frente a opinião pública,descrédito de modo geral,tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista político – social,é que a partir das indagações curiosidades e críticas ao professorado, que entendi ser necessário, pesquisar ,confrontar versões ,refletir,pesquisar e debater.


    OBJETIVO


    - Identificar as características do Movimento operário brasileiro
    - Reconhecer os trabalhadores da educação quanto sua origem e seu padrão de vida
    - Comparar a versão do Governo e a versão do Sindicato
    - Analisar o discurso de um grevista e um não grevista
    - Relacionar o conhecimento clássico científico com os acontecimentos do contexto social mais próximo do estudante.
    - Instigar a perspectiva do não fanatismo seja de esquerda ou direita, mas trilhar o caminho da ética e da justiça social.


    METODOLOGIA


    - Levantamento bibliográfico sobre o movimento sindical Brasileiro
    - Elaboração de um roteiro de entrevista
    - Pesquisa de Campo, coleta de dados
    - Apresentação e debate dos dados apresentados


    CRONOGRAMA


    Entre os dias 01 a 18 tanto em horário de aula com em atividades extra os alunos estarão se organizando para efetivar as proposições metodológicas e suas metas.


    AVALIAÇÃO


    Avaliar a participação,espírito de curiosidade e obstinação pela pesquisa, coletividade, solidariedade e análise crítica dos fatos.


    RESULTADOS PROPOSTOS


    - Posicionar crítica e politicamente frente aos fatos
    - Analisar os fatos amparados em fundamentação teórica.
    - Sistematização de idéias e produção de texto


    BIBLIOGRAFIA

    Atlas Histórico : Isto é Brasil.- Greve de Trabalhadores ( pág 189) –São Paulo – SP
    OLIVEIRA,Persio Santos de.Introdução a Sociologia. Editora Ática,2001,São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  131. Atividade 8- Prof. Avelino- Escola Jardim- Matupá
    A classe operária em Matupá tende a crescer,frigoríficos,indústrias,chacareiros,sem Terra,trabalhadores da educação efetivo,esse cenário da classe trabalhadora vai modificando o silêncio “ordeiro” que impera nas proximidades do latifúndio da Cachimbo,até gostaria de saber que intimidade o grupo Ometo tinha com o governo federal para conseguir tanta terra com tanta facilidade.

    ResponderExcluir
  132. ATIVIDADE 6. Marilei
    *Filmes educativos para ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula;
    *Uso da internet para realizar pesquisas relacionadas ao conteúdo trabalhado anteriormente;
    *Uso do laboratório para jogos pedagógicos e atividades complementares;
    *Pesquisa na biblioteca para elaborar as aulas;
    *Apresentação de conteúdos feita pelos alunos, para demonstrar o aprendizado em sala de au

    ResponderExcluir
  133. ATIVIDADE 6:

    A tecnologia inovou os meios de criatividades dos professores, aprimorou os conteudos, nos varios tipos de categoria. A tecnolgia tem se manifestado amplamente em habtos, necessidades, formas de pensar a realidade, de obte e trocar informaçoes, de comunicar-se ou utilizar a linguagem. Nós professores precisamos inovar nossas aulas, nos preparar e buscar sempre prporcionar uma aula mais pazerosa.

    ELISEANE ALVES TEIXEIRA - MARCELANDIA/MT

    ResponderExcluir
  134. ATIVIDADE 6
    ANDRÉIA MUNDO ENCANTADO MUNDO
    AS TECNOLOGIAS AVANÇADAS E HOJE OFERECIDAS PELA EDUCAÇÃO, TEM VARIOS PONTOS POSITIVOS COMO UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS MEIOS COMO DATA – SHOW, TV, DVD, COMPUTADORES COM, JOGOS EDUCATIVOS, QUE AO MESMO TEMPO ENSINAM E DIVERTEM FAVORECEM MUITO NAS DUVIDAS E CURIOSIDADES DOS ALUNOS, QUE USAM A TECNOLOGIA COM MUITA PROPRIEDADE E AS VEZES DE FORMA INDEVIDA, CABE AO PROFESSOR ORIENTAR PREPARAR E INCENTIVAR A PROCURA DE CONTEUDOS ENRIQUECEDORES QUE AUXILIEM NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL , PESSOAL E SOCIAL DE CADA ALUNO. POR ISSO PRECISAMOS ESTAR ATUALIZADOS QUANTO AS NOVAS TECNOLOGIAS TRABALHANDO ACOMPANHADOS DAS NOVIDADES DA INTERNET E EM DIFERENTES SITES, BLOGS, MSN, ORKUT TODOS SÃO FERRAMENTAS, QUE QUANDO BEM USADAS PODEM SER UTILIZADAS COMO METODOLOGIA, ESTRATEGIA E RECURSOS DE ENSINO E PESQUISA PORQUE O SABER, É ACRESCENTADO A CADA NOVA DESCOBERTA, E A TECNOLOGIA É A FORMA MAIS RÁPIDA DE CHEGAR ATÉ A MESMA.

    ResponderExcluir
  135. ATIVIDADE 6
    ANDRÉIA MUNDO ENCANTADO MUNDO
    AS TECNOLOGIAS AVANÇADAS E HOJE OFERECIDAS PELA EDUCAÇÃO, TEM VARIOS PONTOS POSITIVOS COMO UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS MEIOS COMO DATA – SHOW, TV, DVD, COMPUTADORES COM, JOGOS EDUCATIVOS, QUE AO MESMO TEMPO ENSINAM E DIVERTEM FAVORECEM MUITO NAS DUVIDAS E CURIOSIDADES DOS ALUNOS, QUE USAM A TECNOLOGIA COM MUITA PROPRIEDADE E AS VEZES DE FORMA INDEVIDA, CABE AO PROFESSOR ORIENTAR PREPARAR E INCENTIVAR A PROCURA DE CONTEUDOS ENRIQUECEDORES QUE AUXILIEM NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL , PESSOAL E SOCIAL DE CADA ALUNO. POR ISSO PRECISAMOS ESTAR ATUALIZADOS QUANTO AS NOVAS TECNOLOGIAS TRABALHANDO ACOMPANHADOS DAS NOVIDADES DA INTERNET E EM DIFERENTES SITES, BLOGS, MSN, ORKUT TODOS SÃO FERRAMENTAS, QUE QUANDO BEM USADAS PODEM SER UTILIZADAS COMO METODOLOGIA, ESTRATEGIA E RECURSOS DE ENSINO E PESQUISA PORQUE O SABER, É ACRESCENTADO A CADA NOVA DESCOBERTA, E A TECNOLOGIA É A FORMA MAIS RÁPIDA DE CHEGAR ATÉ A MESMA.

    ResponderExcluir
  136. TURMA: ROSILEICA
    ATIVIDADE 06

    A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, e veio para facilitar nossa vida e para ganhar tempo. Enriquece nossas aulas tornando-as prazerosas e divertidas, facilitando assim o aprender de todos.
    Meury dos Santos

    ResponderExcluir
  137. ATIVIDADE 6
    Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
    Regiane Ap° Alves Monteiro de Siqueira
    E E Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante - Marcelândia

    O vídeo mostra que ao longo dos tempos os recursos tecnológicos foram mudando, e mudando para melhorar e facilitar o cotidiano de vida dos seres humanos. Desta forma o educador deve utilizar de maneira facilitadora estes recursos que estão presentes hoje na nossa prática pedagógica, auxiliando para melhor adquirir e transmitir o conhecimento.
    Diante deste contexto onde o educando vive cercado por tecnologias modernas, o professor não deve cruzar os braços diante dessas mudanças, ele deve estar sempre em busca de novidades e assim acompanhar todas as mudanças e transformações que ocorrem no mundo atual.

    ResponderExcluir
  138. usando a tecnologia o professor passa de ditador a incentivador,usa a tecnologia como sua aliada no ensino/aprendizagem.A uso da tecnologia na educação se tornou a materia prima da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  139. Atividade 6

    Turma Rosileica ( Maria da Conceição)

    A tecnologia esta ai dando o maior suporte para o trabalho do professor, inovando a sua criatividade, e ampliando seus conhecimentos, através de pesquisas via internet. Vem facilitando o nosso ensino/aprendizagem.

    ResponderExcluir
  140. ATIVIDADE 6

    MARCELÂNDIA/MT

    CURSITA:SIRLEI

    O filme mostra varias tecnologias que o professor pode utilizar em sala de aula como computador para digitar textos e fazer pesquisas na internet,televisão e DV par assistir filmes caixa de som com microfone para realizar leituras para que os alunos se sintam mais a vontade quando necessitarem em falar em público e vários outros recursos tecnológicos que podemos usar para o desenvolvimento do educando.

    ResponderExcluir
  141. ATIVIDADE 6
    MAGDA CRISTINA COLOMBO FOPPA
    As tecnologias que ajudam a ensinar, como as animações produzidas nas telas do computador, tecnologias sendo utilizadas como um processo de construção e de simulação do aprendizado. Quando um aluno “faz” virtualmente uma planta crescer, utiliza os conhecimentos adquiridos e aplica seu raciocínio.
    Quando simula uma atividade de banco ele se aproxima das exigências da realidade e constrói um conhecimento e não apenas acumula informações .Acredito ser uma aprendizagem mais significativa

    ResponderExcluir
  142. Turma 1- Marcia Vacário
    Atividade 6
    Cursista: Márcia Regina Simionato Ceron
    Marcelândia – MT


    O vídeo nos mostra diversas formas de utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula, bem como na escola.
    Demonstra sua importância e significação para o aprendizado do aluno. Faz com que o professor esteja preparado para lidar com as novas tendências em materiais didáticos, assim como com os equipamentos tecnológicos disponíveis na unidade escolar que o mesmo atua.
    Mostra-nos também a evolução e as mudanças que estes recursos sofreram ao longo do processo histórico, social e cultural no qual estamos inseridos e do qual somos agentes participativos e mediadores desta transformação na sociedade.

    ResponderExcluir
  143. Atividade 6
    O vídeo mostra que os recursos tecnológicos podem se aplicados de forma a propiciar um maior aquisição do conhecimentos através do uso da tecnologia. Como ferramenta pedagógica em um mundo onde, cada dia se faz necessário a atualização de profissionais da educação que são os formadores da sociedade moderna e globalizada.
    Sueli C Marinheiro

    ResponderExcluir
  144. Atividade 6
    Andreia Ferreira Marcelândia – MT
    O uso da tecnologia é de suma importância, pois inova e amplia nossos conhecimentos , desta forma conseguiremos acompanhar os avanços que vem acontecendo dia -a-dia . E nos professores não podemos ficar parado no tempo, porque caso isso aconteça não conseguíramos alcançar a tecnologia necessária para o constante avanço que vem ocorrendo durante toda a evolução da humanidade.

    ResponderExcluir
  145. O filme nos mostra várias tecnologias que devemos utilizar em nossa prática pedagógica. Acredito que o papel da tecnologia na escola é de ser facilitador do conhecimento, um meio no qual as aulas vão se tornar menos cansativas, e mais prazerosas, servem como meio de auxilio no desempenho escolar.

    Elizabete Alves Dos Santos
    Marcelândia MT

    ResponderExcluir
  146. ANA PAULA
    ATIVIDADE - 6
    Os recursos tecnológicos na prática pedagógica demonstrado no filme, evidencia o quanto somos privilegiados com os avanços tecnológicos, pois os mesmos vem enriquecer nossas aulas tornando-as mais diversificadas. Seja através de filmes, pesquisas na internet, bibliotecas, etc. Nós professores precisamos inovar nossas aulas, nos prepararmos para o mercado tecnológico e proporcionar aos alunos mais prazer ao aprender.

    ResponderExcluir
  147. LEDIR DISSE
    O FILME NOS MOSTRA QUE OS RECURSOS TECNOLOGICOS SEVEM COMO MEIO DE AUXILIAR NO DEZEMPENHO ESCOLAR .DESDE QUE ESTES VENHAM SER USADOS COM RESPONSABILIDADE EPLANEJAMENTO DENTRO DO CURRICULO ESCOLAR .O USO DE FILME JOGOS PESQUISAS EMTRE OUTRO .AINDA E O PROFESSOR O RESPONSAVEL POR TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS E FAZER COM QUE O ALUNO VENHA PROGREDIR .SABEMOS QUE OS AVANÇOS TECNOLOGICOS SÃO MUITOS, MAS SO SERAO VALIDOS SE O PROFESSOR TIVER EM MENTE OS OBJETIVOS.









    A

    ResponderExcluir
  148. NOELI DISSE:
    NO MEU PONTO DE VISTA A TECNOLOGIA VEM AVANÇANDO MUITO TV DVD INTERNET MAQUINAS MODERNISSIMAS QUE EXIGEM UM CONHECIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E PREOCUPADO COM ISSO NÃO PODEMOS PERDER TEMPO E NEM PARAR NO MESMO E VENDO ESSE VIDEO PERCEBI QUE PRECISAMOS REALMENTE PREPARAR NOSSOS ALUNOSPARA TAL REALIDADE QUE O MUNDO TECNOLOGICO

    ResponderExcluir
  149. VANESSA DISSE
    O USO DA TECNOLOGIA E DE SUMA IMPORTÂCIA ,POIS INOVA E AMPLIA NOSSOS CONHECIMENTOS, DESTA FORMA CONSEGUIMOS ACONPANHAR OS AVANÇOS QUE VEM ACONTECENDO DIA-DIA E NOS PROFESSORES NÃO PODEMOS FICAR PARADOS NO TEMPO, POIS O PAPEL DA TECNOLOGIA NA ESCOLA É DE SER FACILITADOR DO CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  150. Maria Aparecida-Renascer
    No meu ponto de vista os tic nas ecolas vem de encontro com o enriquecimento dos estutos de seus alunos alavancado todo o aprendizado em todas as disciplinas,cabe a cada municipio dispor de recusos finaceiros para a implantação dos materias de acesso, como profissionais treinados e ferramentas em bom estados de manutenção. E assim valorizando nossos alunos com essa nova aprendizagem nas escolas.

    ResponderExcluir
  151. CRISTIANE VITORINO SORGATO
    Escola Renascer
    Atividade 06

    Bom esse vídeo nos mostra uma realidade que está bem na nossa frente e infelizmente muitos profissionais da educação descriminam as crianças com necessidades especiais não querem trabalhar com eles, sendo que também tem direito de freqüentar as escolas e aprender como qualquer outra criança ou pessoa. Tenho certeza de que a inclusão, se dará através do exemplo de amor ao próximo. Começando por nós profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  152. Lizete V Wolf . Turma : Marcia . Marcelândia Mt

    Neste vidio retrata bem de como a tecnologia hoje pode e deve estar no alcance dos estudantes, e como os professores podem estar dando suporte para os alunos. Mas para isso os professores devem estar capacitados na mesma.

    ResponderExcluir
  153. André Brito
    Turma Sebastiani

    Um vídeo sem palavras, mas que diz tudo.
    Quantas são as mídias existentes em nossa escola: pelo menos o vídeo tenta mostrar uma infinidade delas.
    Fazemos uso constante da tecnologia, computadores, internet, TV, vídeo, DVD, livros didáticos, maquetes, e outros tantos que fazem parte de nosso cotidiano, a grande questão é o olhar critico voltado para estas tecnologias, os questionamentos que devemos fazer a respeito do uso das mesmas, elas nos servem no ambiente escolar para que finalidade? São ilustrativas somente? Ocupam o tempo de aulas mal preparadas? Ou tem o papel de modificar o ambiente escolar levando o aluno a uma nova forma de aprendizado?
    Afinal, a tecnologia não está somente presente em nossa vida para nos servir como meios de estender nosso conteúdo, mas vem com propostas de uma mudança completa de curriculum escolar. Estamos nós, nossos alunos e a nossa escola preparada para tal mudança?

    ResponderExcluir
  154. ATIVIDADE 6
     NOME: MARCIA SALETE HARRES DOS SANTOS
    MUNICIPIO: MARCELÂNDIA
    Observei os alunos no laboratório pesquisando conteúdos relacionados aos trabalhos anteriores de sala de aula, jogos educativos e os alunos freqüentando mais a escola no contra turno para pesquisas.
    O professor com vídeos para preparar as aulas e na sua pratica pedagógica com filmes educativos.
    Os recursos tecnológicos são elementos indispensáveis na sala de aula, principalmente, o rádio, data show, DVD e computador.
    Imagino as escolas do futuro todas com computadores no lugar de cadernos, fico assustada às vezes com tantas mudanças e nossos alunos ainda muitos deles desinteressados pela escola.

    ResponderExcluir
  155. ATIVIDADE 6

    ALEXANDRA PADOVANI DAVID
    MARCELANDIA-MT
    O vídeo apresenta diferentes propostas com diversas situações utilizando as tecnologias como recurso didático desenvolvendo ricas e variadas atividades.
    O uso das tecnologias em sala de aula é válido pois possibilita um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autônoma, colaborativa e interativa
    As TICS ajuda a ensinar, devem ser integradas ao ambiente escolar porem deve-se tomar cuidado para que não se torne uma maneira de “enfeitar a aula”, sem que possa fazer avanço na aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  156. ATIVIDADE 6

    O video mostra o uso de varias tecnologias no cotidiano das pessoas. como o caixa eletronico que facilita o dia a dia, evitando filas em bancos, aulas mais dinamicas como uso de videos, uso da internet que é uma ferramenta indispensavel para pesquisas. Isso faz com que quebre a rotina da sala de aula e torna as aulas mais produtivas e prazerozas.

    Alessandra Felisaki - Marcelandioa - MT.

    ResponderExcluir
  157. Turma 1 Marcia
    Arlete – Marcelândia-MT
    Podemos verificar alunos assistindo filmes educativos para a aquisição de conhecimento, a internet realizando pesquisas, jogos e atividades educativos, leituras e pesquisa na biblioteca, apresentações de educandos sobre o conhecimento adquirido, a disponibilização desses acessos a tecnologia é fundamental a aquisição de conhecimento do aluno.

    ResponderExcluir
  158. Turma 1 Emerson
    Atividade 6
    Sou a Professora Lucimar e trabalho na E.E. Cecília Meireles.
    O filme mostra as tecnologias existentes no nosso meio. Por isso devemos sempre estar nos aperfeiçoando para que possamos estar a altura de uma aula bem planejada, para propiciar ao educando sempre grandes oportunidades para poder pesquisar e utilizar essas tecnologias como ferramenta na sua aprendizagem. Dando oportunidade ao educando no uso da internet para realizar pesquisas relacionadas aos conteúdos estudados, também o uso do laboratório para leituras, jogos pedagógicos e atividades complementares, e através de filmes educativos ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula. Uso da biblioteca para pesquisas relacionadas ao tema abordado em sala de aula pelo professor, e também ficar atentos para as tecnologias que envolvem nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  159. Turma 1 Emerson
    Atividade 6
    Sou a professora Marlene e Trabalho na E.E.Cecília Meireles.
    O vídeo vem confirmar mais uma vez que as tecnologias estão cada vez mais presentes no dia-a-dia na vida escolar, vindo inovar cada vez mais a nossa maneira de aprender e a ensinar , tornando assim mais prazeroso o tempo de permanência do aluno em contato com as tecnologias. Durante as aulas devemos orientá-los na realização de suas pesquisas bem como para que se faça bom uso desses recursos tecnológicos que a escola possui, assim o professor tem que ter um bom planejamento para que torne o aprendizado significativo.

    ResponderExcluir
  160. Genilva escola Cecilia meireles Matupá

    O filme nos mostra o uso das tecnologias em sala de aula. O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica destaca como parte das tecnologias educacionais o uso no filmes, jogos, pesquisas nos laboratórios de informática, trabalhos elaborados e discutidos sempre de forma coletiva, o uso das bibliotecas para também fortalecer o aprendizado.
    Através deles os professores têm a oportunidade de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes.
    A escola, os professores, os livros didáticos, bem como as novas tecnologias entre outros, são elementos mediadores entre o aluno e o conhecimento.

    ResponderExcluir
  161. Atividade 6
    ROSA MARIA .Esc.Est.Bairro União- Matupá
    O filme mostra as várias tecnologias utilizadas para se dar uma aula.
    Filmes educativos para ampliar o conhecimento. Uso da internet para realizar pesquisas relacionadas aos conteúdos trabalhados Uso do laboratório para jogos pedagógicos e atividades complementares. Pesquisa na biblioteca para elaborar as aulas.Apresentação de conteúdos feita pelos alunos.

    ResponderExcluir
  162. O filme mostra a interação que buscamos junto as tecnologias existentes. Dentre as TI podemos destacar o uso de midias distintas para a real prática pedagógica. Filmes com intúito de mostrar as inovações, uso do laboratório de informática para pesquisas e buscas de materiais não disponíveis na biblioteca da escola, enfim, buscar sempre inovação e integração das aulas e das tecnologias.

    JEFERSON BOCK
    E. E. 19 DE JULHO

    ResponderExcluir
  163. Elisa - EE 19 de Julho
    Atividade VI
    Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.

    Mas o que vem a ser recurso tecnológico? Se fizermos este questionamento para alunos, colegas de profissão ou para qualquer pessoa, certamente a maioria responderá: computadores, datashow, filmadora etc...No entanto, estes não são os únicos recursos tecnologicos que estão a nossa disposição. Estes são os mais 'recentes', que estão mais na moda... mas todo e qualquer recurso didático passou por algum tipo de tecnologia, de modo que atividades de leitura exigem o livro como recurso tecnológico básico, no entanto, podemos enriquecer esta aula com outros recursos audiovisuais. É a este detalhe que não podemos nos ater: achar que para sermos inovadares, dinâmicos, modernos, temos que estar sempre com datashow, notebook ou então no laboratório de informática... do mesmo modo que o professor de quimica, fisica ou biologia não precisa estar no laboratório de ciencias a toda hora... ou ainda que o professor de historia, literatura ou outras disciplinas tenha que utilizar de aulas de video... temos que nos dar conta de que existem recursos tecnologicos mais simples, mais acessiveis e que, nem por isso, deixam de auxiliar no processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  164. EE19 de Julho
    Atividade 6 Unidade 1
    Rosangela Menegat
    Hoje nós temos muitas coisas para ser utilizadas para uma aula dinâmica,porém todos os recursos que temos na escola tem alguma tecnologia inserida,por isso não devemos achar que uma aula para ser dinâmica precisa ter todas as TI.Contudo nos ajuda bastante quando utilizamos filmes,slids,para ajudar na memorização do conteúdo pelos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  165. Professora: Brígida Couto
    Escola Estadual Cecília Meireles

    Ao assistir o vídeo mais uma vez é possível comprovar que o uso de diversos recursos e tecnologias na escola e no trabalho em sala de aula pode facilitar o desenvolvimento e a produtividade na aprendizagem. O fato do aluno pesquisar e usar diversos recursos é uma forma de aguçar a busca pelo conhecimento, fazendo com que perceba que é ele que busca seu conhecimento e também uma forma de tornar as aulas mais atraentes e significativas.

    ResponderExcluir
  166. Atividade 6
    Nunca o uso da tecnologia se faz tão necessária queantes na escola,pois no momento em que se planeja uma aula com uso tecnológico abre-se meios de conquistar uma aprendizagem melhor,além de fazer com que os alunos interajem melhor com seus colegas. Ainda bem que temos vários meios tecnológicos,que podemos utilizar,isso ajuda o aluno fixar melhor o queremos ensinar, com isso acabemos é aprendendo mais e mais......
    Raquel.(muito cansada)

    ResponderExcluir
  167. ATIVIDADE 6

    O filme destaca o uso das tecnologias na prática pedagógica o uso de vários recursos tecnológico como: Jogos, o uso dos áudio visuais, pesquisa em laboratório de nformática e o uso da biblioteca como apoio de pesquisa.
    Dessa forma podemos observar que as ecnologias estão presentes em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  168. Elisa – EE 19 de Julho
    Unidade 1 – Atividade 5

    O uso deste site não é novidade para mim... não o tenho usado na prática por não estar em sala de aula, mas às vezes sento com colegas da área de ciências naturais para mostrar algumas sugestões ou para juntos procurarmos algo que possa enriquecer o trabalho pedagógico. Para esta atividade, escolhi junto com a professora Rosangela, embora depois ela tenha escolhido um outro tema, um tema relacionado à Diversidade da Vida, destinado aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, sobre o Mundo Microscópico das Bactérias. Esta aula exige que o aluno tenha um pré conhecimento sobre células e química celular e exige o uso do LIED tanto pelo professor quanto pelos alunos. Busca através de um texto pré elabora, porém não muito informativo, despertar nos alunos a curiosidade sobre o tema. Esta curiosidade poderá ser sanada através de pesquisas no LIED, pesquisa esta direcionada por questionamentos feitos pelo professor ou pelos colegas. Para tornar a aula ainda mais dinâmica, existem links para vídeos sobre o assunto e para fechar com chave de ouro, há uma auto-avaliação onde o aluno irá se identificar entre aprendiz ou mestre no assunto. Enfim, através deste site podemos encontrar diferentes formas de abordar um tema um tanto quanto ‘monótono’... através dele também podemos ‘planejar’ aulas diferenciadas e posta-las para que outros professores possam utilizar.

    ResponderExcluir
  169. Professor: Emerson
    Aluna:Dilce Ribeiro Boian
    Nossos recursos são utilizados pra melhor desenvolvimento de nossas alulas.Bem como sala de vedeo, para que os alunos possam assistir um filme relacionada a aula, biblioteca onde os alunos possam pesquisar seus trabalhos, sala de informática para pesquisa,sons caraoke e outros que possibilitam uma aprendizagem de qualidade.

    ResponderExcluir
  170. Professor Emerson
    Jucileide
    Os recursos tecnológicos se bem usados podem contribuir sobremaneira para tornar as aulas mais atraentes e melhorar a aprendisagem dos alunos.
    Com o laboratório de informática é possível que todos tenham acesso a pesquisas e sanem suas dúvidas, bem como estejam se familiarisando com os diferentes meios de comunicação utilisados atualmente,é possível utilarmos a TV, DVD,som, microfone, e os demais recursos que a escola disponha para insentiva-los em seu apredizado.

    ResponderExcluir
  171. ATIVIDADE 6
    PROFª TÂNIA

    O filme mostra mais uma vez como as tecnologias são importantes e indispensáveis na escola. As aulas: audio visuais, jogos, pesquisas na internet, slides, atividades complementares... nos ajudam muito nas discussões em grupos e tambem no desenvolvimento das atividades. Deve-se integrar as novas tenologias nos conteúdos curriculares, isto com certeza fará a diferença no aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  172. Ana Márcia – E. E. Cecília Meireles – Turma Emerson

    O vídeo mostrou algumas das técnologias que podemos usar como recurso didático na escola para melhorar nossa prática como orientador para que meus alunos façam o uso desses recursos tecnológicos na vida escolar utilizando como meios o uso de filmes, jogos, pesquisas no laboratório de informática, trabalhos discutidos em grupo. Por isso nós professores devemos inovar nossas aulas, e preparar nossos alunos para o futuro e proporcionar mais prazer em aprender.

    ResponderExcluir
  173. TURMA 1 EMERSON – CURSISTA MARIA LUIZA ANTUNES
    Pelo que pude perceber o uso de recursos didáticos estão presentes no cotidiano escolar, a comunicação e as informações fluem de diferentes modos, seja pelo uso do computador, de livros, através de vídeos, usando tecnologias disponíveis até mesmo para leitura em sala, grupo ou individual.
    Através dos recursos mostrados os professores oportunizam a seus alunos aulas mais dinâmicas, com recursos simples e de fácil acesso à todos.

    ResponderExcluir
  174. Atividade 6

    Cleusa M. M. Dutel
    Turma Porf. Emerson

    As imagens do vídeo mostram ambientes onde crianças e adultos interagem com as mais variadas tecnologias. Em nossa escola isso acontece constantemente. Nossas professoras utilizam os diferentes ambientes que temos, na busca de facilitar o desenvolvimento da aprendizagem de seu alunado. São momentos muito valiosos e que ficam registrados na memória de cada um e no álbum digital da Escola. Só não planeja boas aulas quem não quer e prefere ficar taxado como professor ultrapassado.

    ResponderExcluir
  175. TURMA 1 PROFESSOR EMERSON- CURSISTA -WANESSA LACERDA

    Esta aula nos mostra uma das realidades dos nossos alunos, sobre a importância de respeitar o próximo, seja ele como for.No meu ponto de vista, os recursos tecnológicos são importantíssimos e o educador deve conhecer sites, portais, jogos e outros. E aquele que ainda tem dificuldades ou desconhece os computadores e a internet está mais do que na hora de buscar auxílio e aprender para contar com o apoio dessas ferramentas.A capacitação do professor é essencial, mas é necessário que o mesmo tenha a consciência de fazer a diferença em sala de aula, aplicando o que aprendeu como ferramenta, isso fará a diferença no desenvolvimento do aluno.

    ResponderExcluir
  176. E.E.E.B. ANDRÉ MAGGI – NOVO MUNDO – MT

    LUCIENE ASSIS BENINCÁ
    RUBENS CÁCIO BENINCÁ

    As TICs tem transformado antigas práticas, fundamentadas em teorias tradicionais, insuficientes frente a um ambiente altamente complexo e dinâmico impulsionado pela instantaneidade das redes eletrônicas de informação e de comunicação. De um lado presenciamos uma quantidade e velocidade de mudança sem precedentes na história da humanidade; de outro, instituições educacionais que evidenciam certo nível de dificuldade em lidar com essas mudanças, pois, à medida que as inovações começam a se mostrar presentes, são, muitas vezes, abafadas, enquadradas, encaixadas no sistema vigente, não permitindo dar lugar, abrir espaço, saber o que fazer ou onde “colocar” o novo.
    Portanto, podemos dizer que a novidade surge no processo de conhecer: quanto mais profundamente conhecemos algo, quanto maior for a rede de relações que conseguirmos criar, tanto maior serão as possibilidades de surgimento da novidade, o que pode provocar a inovação, justamente em função das diferenciações e das integrações presentes na constituição dessa rede de relações, a qual implica constantes rupturas paradigmáticas, em busca de elementos que ajudem a concretizar o seu objetivo.

    ResponderExcluir
  177. Vantuir historia
    at-6

    O que se vem procurando na experiência até aqui construída é que no cenário escolar integrado com vivências em multimídia, estas geram:
    1. à dinamização e ampliação das habilidades cognitivas, devido à riqueza de objetos e sujeitos com os quais permitem interagir;
    2. à possibilidade de extensão da memória e de atuação em rede;
    3. ocorre a democratização de espaços e ferramentas, pois estas facilitam o compartilhamento de saberes, a vivência colaborativa, a autoria, co-autoria, edição e a publicação de informações, mensagens, obras e produções culturais tanto de docentes como discentes.
    É o que Moran (1995, p.27) afirma quando expressa que “o vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí a sua força.
    Mas não podemos esquecer, que nós enquanto educadores temos a responsabilidade de formar preceitos com relação a utilização dassa tecnologia, pois os pais em sua maioria não tem idéia de como faqser isso. um exemplo e o grande aumento de crimes praticados pela rede, por acharem que e terra sem lei.80% da população mundial sem acesso à rede(www.gestaouniversitaria.com.br) IBGE: 79% da população nunca acessou a Internet(tecnologia.terra.com.br/interna)

    ResponderExcluir
  178. PROF. IRMAS
    ATIVIDADE 6

    O USO DO RECURSO TECNOLOGICO NA PRÁTICA PEDAGOGICA DESMONSTRA, O USO DA INTERNET, NOS VARIOS TIPOS DE CATEGORIAS, AUDIO-VISUAL, MUILTIMÍDIA, INTERATIVIDADE,A BUSCA E O CONTATO COM O PROFESSOR AO SE COMUNINCAR POR E-MAIL, BLOGS, ORKUT , MSN, COM OS ALUNOS, É UM APOIO MODERNIZADO DE DAR AULA E DE OLHAR O MUNDO, MUITOS AINDA NÃO DOMINAM A MÁQUINA DE ESCREVER E MIMEÓGRAFO. A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA QUE APERFEIÇOOU OS RECURSOS TRAZENDO-OS PARA A EDUCAÇÃO ATUAL.

    ResponderExcluir
  179. Atividade 2

    Denise Martinotto Mazzonetto

    Escola Bairro União

    A importância das tecnologias no âmbito escolar não requer nenhum questionamento. O que preocupa é como usar as TICs, de forma que venha a contribuir e melhorar o aprendizado do meu aluno.
    No mundo atual as mudanças tecnológicas, culturais e cientificas estão desfilando a todo momento em nossa volta, e não há como prever quais os conhecimentos necessários para se viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui há alguns anos. Por isso, os alunos precisam estar preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que estão presentes na atualidade. Sendo assim, o papel do professor está em formar um cidadão responsável que busca responder aos seus questionamentos, e as TICs são recursos que podem ser utilizados.
    Não se pode ficar acomodados em livros didáticos, repassando conteúdos na lousa... O professor atual precisa ir além, buscar informações contextualizadas com a realidade vivida e sempre estar em formação.

    ResponderExcluir
  180. Atividade 3

    Denise Martinotto Mazzonetto

    Escola Bairro União

    A entrevista do Profº Ladislau Dowbor diz que a escola está alicerçada em repasses de conteúdos antecipadamente programados.
    Podemos perceber também que professores tem dificuldades de acesso as tecnologias presentes na atualidade.
    Os conteúdos escolares estão desvinculados da realidade. Os alunos não sabem para que utilizarem os conhecimentos ensinados pela escola. Esse ensino só reproduz a sociedade atual de alfabetos funcionais, que não questionam, vivem num mundo de comodismo.
    Com a densidade de informações presentes na mídia, a escola precisa preparar seus alunos para buscarem essas informações, usando recursos da tecnologia, só assim os alunos buscarão suas respostas e transformarão essas informações em conhecimentos que servirão para suas vidas.

    ResponderExcluir
  181. Atividade 4

    Denise Martinotto Mazzonetto

    Escola Bairro União

    Na escola onde trabalho possui uma variedade e equipamentos tecnológicos que estão ao meu dispôr para melhorar minha prática docente e estimular o aprendizado dos meus alunos.
    Entre as tecnologias que a escola possui temos: televisão, DVDs, Data Show, sala de laboratório de informática para os alunos, computador com internet e impressora para os professores prepararem suas aulas, máquina fotográfica, biblioteca, entre outros.

    ResponderExcluir
  182. ATIVIDADE 6
    TURMA: Cristina
    Cíntia Cavalcante


    O uso da tecnologia que o filme mostra, evidencia o quanto essa tecnologia vem contribuir para a prática do professor em sala de aula, e o retorno é uma aprendizagem com mais qualidade , os tantos meios disponíveis faz com que a escola não fica atrasada em relação a realidade a qual nossos alunos chegam à escola, a televisão, vídeo, computadores que nos proporciona blogs, sites internet, enriquece nossa aula aproximando realidades antes distantes proporcionando conhecimento mais concreto.

    ResponderExcluir
  183. maria aparecida e Sileide matos1 de setembro de 2009 às 15:45

    ATIVIDADE 06
    O filme apresenta o uso de vários recursos tecnológicos como: computador, televisão, microfone, vídeo, biblioteca, e outros.
    Esses inúmeros recursos tecnológicos que foram utilizados em sala como mostra o vídeo, fizeram com que as aulas tornassem mais dinâmicas, atrativas e eficientes.

    Maria Aparecida e Sileide Matos

    ResponderExcluir
  184. ESCOLA PAULO FREIRE PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    PROF. IDÊ DO CARMO VIEIRA
    ATIVIDADE 6
    A TECNOLOGIA VEIO CONTRIBUIR MUITO COM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, É MAIS UMA FERRAMENTA Á SER USADA NO PREPARO DAS AULAS, VEIO PARA ESTIMULAR O CONHECIMENTO, O CRESCIMENTO, PORÉM DEVE SER USADA COM MUITO PLANEJAMENTO, CRITÉRIOS E CAUTELA, NÃO FAZER DELA FONTE EXCLUSIVA DE TRABALHO E SIM MAIS UM RECURSO.

    ResponderExcluir
  185. Rosimére -Escola Bairro União
    Atividade 6


    O vídeo nos mostra a forma do uso das tecnologias na prática pedagógica na qual devemos trabalhar na sala de aula, utilizando os recursos o vídeo , o laboratório de informática, a música, os jogos pedagógicos pois tecnologias não só computadores e internet mais todos materiais que usamos na preparação de aula. A biblioteca também é uma tecnologia de informação através por meio de pesquisas que enriquecemos nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  186. Escola Estadual Bairro União Matupá-MT
    Cursista: Thãnisley Sunaqui da Cruz
    Curso: TIC
    Atividade: 06


    *Métodos visuais, utilizando revistas.
    *O uso da TV como transmissor de conhecimentos.
    *Pesquisa na biblioteca.
    *O uso de microfones para apresentação de trabalhos desenvolvidos em sala.
    *Pesquisas em computadores, para ampliar conhecimentos.

    Eu desenvolvo meu projeto usando muitos dos materiais tecnológicos que a escola dispõe como: maquina digital para fotografar o andamento do projeto; os computadores para pesquisas; vídeos explicativos; pesquisas na biblioteca, dentre vários outros recursos. Não adianta também ter recursos, colocar no projeta que vai utiliza-los e na ora da pratica nada disso acontecer, ou também, não colocar no projeto e depois usa-los. Estou de acordo com a nova proposta de trabalhar com projetos, por que através dele nos possibilita ver as dificuldades dos alunos e encontrar meios para que ele supere as dificuldades.

    ResponderExcluir
  187. Atividade 5

    Neemias Silvino dos Santos

    Experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.

    Tema: Valores humanos - Ensino Religioso – filosofia – artes – lingua portuguesa
    com o auxílio do datashow e pendrive o professor apresenta os valores: amizade, honestidade, justiça, respeito e solidariedade, os significados de cada valor, os exemplos na história com desenhos e os feitos, os provérbios e pensamentos para fixar os valores e finalmente, na sala de aula, tem acesso a uma fábula em que os alunos irão ler e ilustrar o texto com desenhos.

    ResponderExcluir
  188. ATIVIDADE 6
    ALUNA:SALETE DE FATIMA GONÇALVES DA SILVA DAL PIVA.
    MARCELÂNDIA- MT.
    O Filme demonstra as tecnologias e como elas podem ajudar no desenvolvimento do aluno, mas desde que inserido no planejamento escolar. O vídeo e o uso de recursos tecnológicos são de vital importância hoje em
    dia.Pois não podemos fechar os olhos,pois na maioria das vezes nossos alunos tem acesso a internet, a msm,
    a orkut, vídeos, jogos de multi-mídia etc.Cabe ao educador preparar uma aula antes de levá-los a sala de informática, pois deverá estar de acordo com o seu planejamento, e no nível de seus alunos conforme sua faixa etária. Será uma aula criativa, interessante e
    despertará o interesse dos mesmos. Em sala, o educador
    fará perguntas, questionamentos, e consequentemente o
    aprendizado acontecerá . Professor e alunos aprendendo
    juntos.

    ResponderExcluir
  189. Doraci – Turma Prof. Emerson
    Atividade 6

    Observando o vídeo e o texto apresentado, pude notar alunos, professores e demais pessoas fazendo uso das tecnologias em diferentes momentos e trabalhos.
    Também em nossa vida diária já fazemos uso das mesmas ou precisamos delas, quando nos dirigimos a um banco, loja, supermercado...
    Na escola não poderia ser diferente, temos que acompanhar as mudanças, como também fazer uso das mesmas com os alunos, auxiliando-os na construção da sua aprendizagem, principalmente em forma de projetos, onde os mesmos vão construindo o conhecimento dia a dia, através de pesquisas e interesses por novas descobertas.
    São várias as tecnologias e possibilidades que o professor tem de tornar sua aula criativa e atraente e que ao mesmo tempo façam com que os alunos busquem o conhecimento, basta ousar e ser criativo.

    ResponderExcluir
  190. ATIVIDADE 06
    ADRIANA- EE BAIRRO UNIÃO

    O vídeo juntamente com os textos nos levam a refletir à respeito das várias maneiras de se ensinar. A escola, pelo menos a que trabalho, oferece muitos instrumentos de aprendizagem. É importante desenvolver o currículo integrando às diferentes tecnologias, informações e comunicações de que dispomos. O vídeo nos mostra vários tipos de situações onde há informação e comunicação entre os pares. No texto o autor defende o trabalho através de projetos, no entanto é fundamental que o professor compreenda as potencialidades, implicações e existências do desenvolvimento de projetos em sala de aula, onde que os alunos são sujeitos ativos da aprendizagem, propondo estratégias e reflexões. Tanto o vídeo como os textos tem como foco concepções e práticas pedagógicas que se apóiam e integrem diferentes fontes de informações, como: TV, uso da biblioteca, revistas, rádio na escola, jornais, internet, etc.
    É importante que o professor tenha domínio e torne suas aulas dinâmicas, pois pelo que vimos as fontes de informações são muitas, mas cabe a nos usá-las de forma significativa.

    ResponderExcluir
  191. Zeila Bairro União
    Atividade 6

    Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.


    O ensino pautado no uso de projetos, tem sido hoje uma nova maneira de ensinar, especialmente quando o professor coloca em prática o uso das diferentes tecnologias que se fazem presente no cotidiano escolar.
    Observando o video, vi que varias tecnologias foram usadas para que os aluno desenvolvessem atividades varias, onde eles eram agentes de suas proprias criaçoes, como no caso do radio na escola.
    O aluno deixa de ser mero recpetor de conhecimentos passa a ser o sujeito ativo de sua aprendizagem. Portanto, esta aprendizagem tem um significado especial para ele, pois, ele se torna agente prático de sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  192. A tecnologia na Educação envolve novas formas de ensinar e de aprender, na qual se caracteriza pelos princípios da diversidade e da integração.
    Uma pedagogia relacionada a tecnologia amplia e enriquece a sala de aula. Nós, educadores, precisamos nos preparar para inovar nossas aulas através dos recursos tecnológicos e proporcionar aos nossos educandos aulas atraentes e dinâmicas.

    Celina Godoy de Lima Lopes - Marcelândia - MT

    ResponderExcluir
  193. Helena

    O vídeo nos faz refletir que a realidade de uma grande parte de nossos alunos em sua vida cotidiana,o computador, a internet...como poderíamos continuar com nossas aulas em sala com apenas giz e livro didático?? Essa é a era da tecnologia e a escola tem que acompanhar para que o aluno veja uma propabilidade de dar valor ao que ele pode aprender para visar um futuro que lhe prepare para o mercado de trabalho.Essa é a hora e já vem passando...

    ResponderExcluir
  194. O vídeo é uma demonstração de que a modernização da educação é possível. É um caminho interdisciplinar, é indispensável para criar uma real transformção. Nos mostra também algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. Rosemeire Solano

    ResponderExcluir
  195. ATIVIDADE 6

    ELIANE


    O texto lido destaca a importância de trabalhar com nossos alunos as novas tecnologias como por exemplo ao levar os educandos a pesquisar na internet podemos levar -los a trabalhar com jogos pedagógicos que desenvolvam seu raciocino seu pensamento logico matemático ,pesquisar textos referente ao conteúdo que esta sendo aplicado em sala de aula , pesquisar projetos que ele sinta prazer e curiosidade em procurar querer saber cada vez mais. Dialogando com o educador . Fazendo assim com que seja respeitado seu conhecimento que ele já traz consigo.

    ResponderExcluir
  196. Atividade 6

    Lindamir Escola Bairro União
    -Livros com gravuras para expor sua aula.
    -Alunos assistindo vídeo sobre algum conteúdo estudado.
    -Sala de informática para pesquisa de temas diferenciados.
    -Biblioteca para ajudar no planejamento da aula e para os alunos fazerem suas pesquisa.
    -Microfone que podem ser utilizados em karaokê e apresentações.
    -O computador para pesquisa e atividades de coordenação para o aluno.
    -Alunos pesquisando em livros para ajudar nas atividades.
    -Laboratório de Ciências para desenvolver experiências com os alunos e professores.
    Com essas varias formas de desenvolver nossas aulas mais prazerosa com os alunos devemos inovar pois a tecnologia está presente no nosso dia-a.

    ResponderExcluir
  197. Sirlene disse:
    Obeservei as diferentes utilidades dos recursos tecnologicos que a escola vem utilizando e estão em todos os lugares, o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica nos auxilia para adquirirmos novos conhecimentos. No filme demonstra o quanto somos privilegiados com os avanços tecnológicos, pois os mesmos enriquecem nossas aulas tornando as mais abrangentes, o video também ressalta a realidade da maioria das nossas escolas, onde já podemos contar com todas essas tecnologias como apoio pedagógico.
    Bernadete. Escola Inovação Novo Mundo

    ResponderExcluir
  198. TURMA LUCIANA
    ATIVIDADE 6
    ISABEL

    O filme apresenta maneiras que vem nos auxiliar a desenvolver os recursos tecnologicos em nossas aulas. Vale ressaltar que que este trabalho deve ser bem planejado e organizado de acordo com o curriculo, tornando assim as aulas mais rica e atrativa.

    ResponderExcluir
  199. ATIVIDADE 6

    Os avanços tecnológicos devem ser um aliado do professor no processo ensino aprendizagem. Ainda temos lembranças das aulas onde o professor dispunha somente da lousa, giz e livros como recursos didáticos. Um dos primeiros recursos tecnológicos didáticos implantados nas escolas foi o uso da Tv e concomitante a esta o Programa Tv escola, que em muito auxiliaram os professores.
    Acompanhando as inovações tecnológicas recorremos ao uso dos sons, vídeos, karaokês, Tvs, data shows e computadores.
    Acredito que todos esses equipamentos devem ser explorados pelo professor em suas aulas. Claro que tudo muito bem planejado e de forma racional de modo que todos esses recursos venham a contribuir no desenvolvimento pleno das capacidades dos nossos educandos.

    Ivone Pereira Dionízio - Marcelândia - MT

    ResponderExcluir