Objetivos do Curso:

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Módulo 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade 1

Quem sou como professor e aprendiz?
Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar
com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou
como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto,
considerando as questões apresentadas abaixo.
Nessa produção, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese, desenvolvendo um pequeno
texto que poderá ser lido pelos colegas, e também poderá escolher dois ou três textos dos colegas para
comentar.

Pontos para sua reflexão:
Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?
Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?
Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?
Ouço suas idéias?
Aprendo com os alunos?
Com os colegas?
Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?
Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

1. Escreva o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a
300 palavras.
2. Copie e cole como comentário usando o login da sua turma, não esqueça de colocar seu nome abaixo do texto.

434 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Encontrando as mesmas dificuldades que os Alunos durante as aulas expositivas, para em seguida realizar o resumo relatando as dificuldades na compreensão. durante as aulas procuro instigar os alunos despertando a curiosidade naquilo que acontece em nosso dia-a-dia. ao final de cada item realizamos as avaliações orais, discutindo a compreensão dos assuntos abordados e ouvindo as criticas dos mesmos em relação ao exposto na aula. salesio

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sou professora na escola Vinicius de Moraes
    é o segundo ano que estou atuando na educação
    me considero uma criança engatinhando,estou sempre aprendendo com os colegas e os próprios alunos,procuro sempre planejar minhas aulas.
    Trabalho com uma sala de superação,são alunos que estavam fora da sala de aula ao atrasados por algum outro motivo,até mesmo dicisplinar.
    É uma sala que precisa de muita atenção pois os alunos são carentes de atenção,estou fazendo o possivel para conseguir de alguma
    forma atingir um pouco das expectativas.
    trabalho de formas diferenciada com pesquisa de láboratorio, videos, leituras na biblioteca
    pois estes alunos não gostam de ler, tenho uma grande dificuldade com a leitura dos alunos.

    ResponderExcluir
  5. Sou Carla Daiana e trabalho no Laboratório da Escola Estadual Vinicius de Moraes de Peixoto de Azevedo, me esforço o máximo para ajudar os professores a despertar a curiosidade dos alunos.
    Pois a necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias.
    Em meus horários vagos procuro pesquisar sites que ajudem os professores tanto no ensino fundamental como médio, buscando sempre preparar os alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento, na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente na tecnologia.
    Assim, acontece uma interatividade entre o que eles aprendem na sala com as tecnologias existentes.
    Muitas vezes peço aos alunos idéias que possam melhorar minha pratica ou seja, que tornem as aulas no Laboratório de Informática mais atrativas, criativas e melhor desenvolvida.
    Claro, que com esta troca de informações acontecem mudanças pois aprendo com os alunos e melhoro minha forma de multiplicar as informações que recebo de diferentes alunos, já que, tenho a oportunidade de trabalhar com quase todos os alunos da escola.
    Quanto a questão se me sinto confortável ou receosa, respondo: “É muito bom ver seu trabalho dar resultados positivos, e também um incentivo a sempre melhorar minha prática educativa”

    ResponderExcluir
  6. eu sou pedagoga e acredito que o professor é o principal aprendiz.No nosso cotidiano é preciso aprende,compreeder e repassar ao aluno orientações necessarias para que o aluno possa buscar e desenvolver-se no complexo mundo da tecnologia. Outrora temos ao nosso alcance uma grande oportunidade de crescer junto com aluno com diferentes linguagens hoje existente.O professor deve inovar as aulas qdo nao sao atrentes se tornam cansativas.

    ResponderExcluir
  7. como professora da escola vinicios de moraes, tenho como curso superior na formaçao em educaçao fisica mas atualmente estou trabalhondo em outras diciplina ( ingles, espanhol, artes, ed. fisica )tenho como objetivo fazer sempre o melhor para os meus alunos não como apenas uma prestadora de trabalho na educaçao mas como uma proficional coerente e reponsavel por isso sou como uma caixinha de surpresa nao gosto de rotina, onde tudo que envolve o mundo dele eu tento trazer para sala de aula sempre vivenciando o seu cotidiano, pois cada aluno tem sua bagagem e sua proporia realidade onde muitas vezes são ricas em culturas, social e econômica.com isso trabalho a socialização em grupo atreves de debates mesas redonda onde aluno posa colocar suas idéias e pensamentos em ação com os colegas e atreves deste trabalho passo a conhecer melhor meus alunos e aprendo mais como preparar minhas aulas e me socializar com os colega no trabalho de interdiciplinariedade onde posamos interagir nos conteúdos dados. sempre estou em constante mudança para poder estar atualizada para com os meus aluno s principalmente nos dias de hoje com a evolução digital onde a cada ano,mes as novidades estão a parecendo e tomando conta de seu cotidiano, por essa e outras que a forma de transmitir o conhecimento para o seu aluno tem que estar em constate mudança para que posamos estar de igual para igual ou faze a socialização para os menos capacitados economicamente. toda mudança traz medo insegurança receios principalmente quando nos tira do cotidiano,rotina, mas temos que nos superar e nos encaixar na evolução sendo ela digital, social,econômica. toda mudança nos traz conhecimento e crescimento pessoal e profissional e por essas e outro que temos que nos adaptar ao meio, somos receptores como transmissores de conhecimento e sempre estamos em mudanças.

    ResponderExcluir
  8. Sou Sandra Cláudia, Pedagoga Professora do Primeiro Ano na Escola Estadual Vinicius de Moraes de Peixoto de Azevedo tenho procurado responder a mim mesma o que é ser professor, Amo trabalhar com os pequeninos mas, infelizmente tenho visto colegas professores muito mais preocupados ou melhor, desesperados em 'ensinar' os alunos a conviver um com o outro do que ajudá-los a ler e a escrever. Meus ideais de inicio de carreira era ver alunos tornando-se adultos formados em uma profissão que valorizasse cada vez mais o ser humano que é. Mas hoje, o que vejo são adolescentes desinteressados sem expectativas de um futuro melhor. Mas mesmo vendo e vivendo esta situação tenho tentado despertar a curiosidade de meus alunos, numa busca constante, através dos novos sistemas de ensino, preparando atividades diferenciadas e curiosas que esteja de acordo com sua realidade, é necessário registrar que não é fácil, afinal além de serem pequenos, poucos tem acesso a tecnologia da informática. Claro que hoje está mais fácil trabalhar numa escola Estadual pois aqui, por exemplo temos o Laboratório de informática e uma vez na semana os trago para trabalhar nos computadores, ali trabalho com atividades interativas, ouvindo suas ideais ( que geralmente solicitam joguinhos), então utilizo esta ferramenta para melhorar o desenvolvimento destes educandos. Com certeza estamos sempre trocando informações, pois o professor que 'pensa' estar ensinando na verdade esta só aprendendo, não sou apenas eu quem diz isso, mas sim grandes pesquisadores, com certeza vocês também pensam assim. Trocando informações com colegas mudo minha forma de aplicar os conhecimentos adquiridos, e com certeza, me sinto muito confortável em adquirir e repassar novas aprendizagens ou forma de aplica-las.

    ResponderExcluir
  9. eu sou uma professora meu nome e Irma simas assumpcao, trabalho na escola Vinicius de morais as disciplina s são historia e geografia ois que preciso começar do inicio como se fosse do zero na aprendizado. do curso pois eu nunca quis fazer o curso básico oportunidade eu ja tive mas ainda não consegui a gostar de lidar com essa tecnologia .Diante da necessidade do dia a dia em sala de aula ou melhor há necessidade de educar os alunos para enfrentar o mundo globalizado e com suas novas tecnologia isso significa que preciso me organizar para enfrentar as transformações do mundo .Por em parac com cara que haja mudança tem que começar por mim mesma recomeçando a fazer diferença na maneira de trabalhar em forma mais interativa com os alunos usando a tecnologia preparando para enfrentar o mundo com as mudanças da tecnologia fazendo uma aula mais prazerosa e também preparando o aluno para o mercado de trabalho .Isso me faz crescer e interagir mais aprendo

    ResponderExcluir
  10. Enquanto estou em minha sala de aula gosto de imaginar que tudo é possível, que tudo pode acontecer. Tento facilitar ao máximo a compreensão dos meus alunos estabelecendo uma ponte entre a teoria trabalhada em sala e a sua aplicação na vida prática. Na maioria das vezes consigo despertar a curiosidade deles, principalmente durante as discussões , quando o nível de interação é muito alto e a troca de informações se tornam mais ricas. Nesses momentos eu me preocupo em ouvir tudo o que eles tem para falar, perguntar ou acrescentar nas discussões. Essa troca nos permite um crescimento considerável pois acaba se tornando a base para todo o trabalho posterior a ser desenvolvido sobre o tema em questão. E fico agradavelmente surpreendida com o quanto posso aprender somente ouvindo-os ou prestando atenção em suas reflexões e contribuições durante as discussões. E isso não acontece somente em relação aos meus alunos, mas também com os meus colegas, uma vez que a troca de experiências em sala, podem e efetivamente enriquecem a minha prática, através das quais eu me corrijo se estou errada ou, em caso contrário, me afirmo no caminho a ser percorrido. Sempre que necessário, procuro inovar a forma de apresentar um tema novo ou de aprofundar um conhecimento que os alunos tiveram dificuldades em assimilar, mas confesso que ainda tenho muito o que aprender nesse campo, pois sempre me vejo voltando ao velho método, principalmente nos momentos de registro e fixação dos conteúdos em estudo.
    Nesses momentos me sinto culpada por não conseguir corresponder aos meus
    próprios anseios de mudança. Profª Venina Pereira Borges, Pedagoga,Escola Vinícius de Moraes.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Trabalho na sala de superação no período matutino com o projeto de intervenção pedagógica na organização escolar por ciclo de Formação Humana da Escola Estadual Ensino Fundamental "Vinícius de Moraes" na cidade de Peixoto de Azevedo sou professora há mais de 20 anos sempre trabalhei nas série iniciais nunca tinha trabalhado com adolescente este foi o meu primeiro ano que trabalhei com ele foi um disafil muito bom outra experiência agora e na sala de Superação do período matutino onde os aluno que estão fora da idade e série e muito complicado e dificil de trabalhar com ele porque são adolescente que não querem nada não tão querendo ir além dos seus conhecimentos sempre estou desafiando os mesmos a desperta os conhecimentos e acreditar que são capaz de vencer esta barreira porque estou buscando desperta a curiosidade dos meus aluno sempre estou buscando e preparando o meu aluno para utilização dos novo sistema da tecnologia,levando-os a participar ativamente do laboratório de informática copiando pequeno texto, e pesquisando,desenando e pintando, brincando com jogos educativo, respeitando as suas ideias estou tentando chama atenção deles e fazer com que eles passe a gostar das aulas e participe das pesquisa e debate em grupo como professora aprendiz estou gostando deste novo trabalho com esta turma estou aprendendo com ele e estou despertando a curiosidade dos mesmo e preparando para utilizar os nosso sistemas culturais de representação do pensamento através do conhecimento adquirido na sala de aula sempre estou buscando trazer-lhe pra pratica com as dinâmica e debate sempre com essa apresentação estamos aprendendo um com o outro gosto de trabalhar no coletivo com os meus colegas buscando novidades para melhora os meus conhecimentos e discutimos as nossas angustias
    de trabalhado.
    Tarciza Maria Ferreira Lima

    ResponderExcluir
  13. Quem sou eu? Como professora e aprendiz.

    Eu, sou professora Maria do Socorro Silva Brasil, brasileira, casada, pedagoga, pos graduada em Didática do Ensino Superior, atualmente estou exercendo a função de gestora na escola Estadual Kreen Akarore, já trabalhei na escola 19 de julho, Luciene Cardoso de Oliveira onde fui empossada no concurso no ano de mil novecentos e noventa e três, moro em Peixoto de Azevedo desde mil novecentos e noventa e seis, fiz faculdade da cidade de Colider (NEAD) curso a distância e pós graduação. Em Peixoto de Azevedo, já trabalhei na função de coordenadora de pedagogia no ano de dois mil e dois, dois mil e três na escola estadual Kreen Akarore. Quando estou em sala de aula sou pontual, faço meu planejamento diário participo das reuniões pedagógicas, dos cursos oferecido pela escola, procuro trabalhar com atividades diferenciadas voltada no processo ensino aprendizagem, observando a postura dos alunos comportamento para torna uma aula motivadora envolvendo todos os alunos no final de cada bimestre reúno com os professores para socializar as novas praticas e trocar experiências.
    Para mim ser professor é cuidar da aprendizagem do aluno, com dedicação, sistematicidade e persistência. Não basta dar aula precisamos tirar a limpo todos os dias se nossos alunos estão aprendendo.
    Este curso veio de encontro ao nossos anseios, sabemos que a tecnologia é de fundamental importância para todos nós, enquanto professores não devemos pensar que iremos perder nossos empregos por conta da informática e sim utiliza-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino, hoje tivemos a oportunidade nesta aula inaugural que nosso papel enquanto profissional em educação é mostrar ao nossos alunos para que serve e como utiliza-lo a maquina como parte do processo de aprendizado.

    ResponderExcluir
  14. Turma "A" Maria Cristina. Eu sou a professora Marilei e trabalho na Escola Estadual Cecília Meireles, estou na educação a mais de 15 anos e a cada dia que passa surgem novas tecnologias que possibilitam um aprendizado mais agradável e que desperta a curiosidade dos alunos, uso todas as tecnologias que a escola oferece, e com isso percebo que os meus alunos apresentam um interesse maior na sua aprendizagem.Também trabalho com a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, obtendo assim ótimos resultados.

    ResponderExcluir
  15. Turma "A" Maria Cristina. Sou a professora Lucimar e leciono na Escola Estadual Cecília Meireles há 6 anos mas atuo na educação há 19 anos.Posso perceber que a cada ano que se inicia sempre surgem coisas novas para se trabalhar em sala de aula, principalmente na área da tecnologia, costumo sempre me atualizar para que possa alcançar todos os meus objetivos em relação a aprendizadigem dos meus alunos e me esforço muito para poder sanar todas as minhas dificuldades e também as dos alunos.

    ResponderExcluir
  16. TURMA 1
    MARIA CRISTINA

    Cursista: Cleusa Marisa Mosquer Dutel
    Escola Estadual Cecília meireles
    Matupá – MT

    Quem sou eu? Sou uma pessoa tranquila, positiva,exigente e gosto das coisas muito bem feitas. Não suporto trabalhos mal feitos.Me consdero uma pessoa aberta para o novo, procuro estar sempre atualizada e adoro trabalhar e vencer desafios do dia a dia. O novo me desafia, mexe com meu interiror, me desiquilibra e me impulsiona para a busca de um novo conhecimento.
    Como professora, adoro despertar a curiosidade de meus alunos e levá-los a construir o conhecimento através do lúdico. Durante minhas aulas sempre há interação entre aluno/aluno e aluno/professora. Há momentos em que ensino, outros em que aprendo. Gosto do que faço e sou professora por opção.
    Atualmente, atuo na Coordenação Pedagógica e me sinto muito bem com o trabalho de interação que faço com o aluno/família/professora/escola. Nossos alunos são muito queridos e meigos. Os atritos que acontecem são próprios de sua idade e nada difícil de resolver.
    Na Escola onde trabalho as pessoas são humanas e muito dedicadas naquilo que fazem. Nossa meta é o bem estar dos alunos!!!

    ResponderExcluir
  17. TURMA 1 – MARIA CRISTINA – CURSISTA:MARIA LUIZA ANTUNES
    Sou professora alfabetizadora, e nesta opção atuo na Escola Estadual Cecília Meireles de Matupá e gosto muito do que faço. Procuro em diariamente instigar os alunos, que estão sob minha responsabilidade, para a necessidade de se aprender sempre e desse modo a descoberta por si próprios de conceitos e aprendizagens diversas é bastante valorizado.
    Na perspectiva de se aprender sempre e de ser responsável pela própria aprendizagem procuro prepará-los para o uso de todas as ferramentes disponíveis e passiveis de serem utilizadas para representar o pensamento cultural humanamente construído.
    Na prática pedagógica sempre ouço o que dizem meus alunos, às vezes querem somente reclamar de algo que consideram desnecessário, mas na maioria das vezes, sigo seus desejos e suas necessidades de aprendizagem para adequar o planejamento diário de aulas.
    Como professora, sou eterna aprendiz e garanto-lhes que aprendo até mesmo com quem pensa que não está ensinando nada e neste ano em que atuo também no Ensino Médio, na Escola Estadual Jardim das Flores de Matupá, sou em muitos momentos socorrida pelos alunos, que dispõe de conhecimentos tecnológicos que ainda não desenvolvi, seja desde a instalação de um novo programa, seja do uso de alguma ferramenta desconhecida.
    Quando há necessidade de mudança em minha forma de ensinar, eu mudo, às vezes reclamo, muitas vezes tenho receio da mudança, mas mudo, com vontade de acertar e especialmente com coragem de tentar.
    Na mudança, há a necessidade de interação e nessa interação, com alunos, pais e outros professores, eu cresço, como profissional e principalmente como ser humano, pois SER HUMANO, é isto estar em constante mudança e aprendizado, de muitas formas e sempre com muita reflexão antes de cada ação.

    ResponderExcluir
  18. Turma "A" Maria Cristina. Sou a professora Lucimar e leciono na Escola Estadual Cecília Meireles há 6 anos mas atuo na educação há 19 anos.Posso perceber que a cada ano que se inicia sempre surgem coisas novas para se trabalhar em sala de aula, principalmente na área da tecnologia, costumo sempre me atualizar para que possa alcançar todos os meus objetivos em relação a aprendizadigem dos meus alunos e me esforço muito para poder sanar todas as minhas dificuldades e também as dos alunos.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Turma 1

    Maria Cristina

    Ah, esqueci de contar, sou Pedagoga, Especialista em Orientação a Distãncia e Trabalho na Educação a 25 anos. Cleusa M. M. Dutel – Matupá - MT.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Turma 1: Maria Cristina
    Sou Iolanda Lazarotto Jaroseski professora efetiva da Escola Estadual Cecília Meireles – Matupá e trabalho na Sala de Recurso a 9 anos sou pedagoga e tenho uma especialização em Educação Especial e outra em Psicopedagogia Institucional e Clínica. e considero uma professora em constante formação, busco aprender e o que aprendo tento repassar para meus alunos, utilizando métodos diferenciados de maneira a atingir o conhecimento a todos os alunos que estão sob minha responsabilidade, interagindo com a turma de forma coletiva participativa onde todos tem o direito de expresar suas idéias respeitando a idéia dos outros.
    Quando encontro dificuldaddes dialogo com colegas buscando soluções e melhorando a prática educativa, tento ser flexível na busca de melhorias na qualidade da educação que a escola propôe, sempre participando das discuções e construções de propostas pedagógicas que acrescente melhores índices na aprendizagem educacional dos alunos.

    ResponderExcluir
  26. Quem sou como professor e aprendiz?
    Sou professora na escola CECILIA MEIRELES e estou atuando na educação a 12 anos. Estou sempre aprendendo com os colegas e com os próprios alunos, não gosto de entrar na sala sem planejamento, pois é no planejamento que temos chance de criar situação de aprendizagem e interação com o aluno.
    Trabalho com a segunda fase do segundo ciclo, não entro em sala sem planejamento, pois é durante a preparação da aula que podemos criar situações de aprendizagem e interação com o aluno.
    Meus alunos estão em fase diferentes de aprendizagem, alguns não tem nenhuma dificuldade, enquanto outros ainda estão em fase de alfabetização.
    Me dedico muito ao meu trabalho, pois faço o que gosto.
    Autora: Maria do Carmo

    Sou professora Antonia trabalho na escola Estadual Cecilia Meireles numa turma de terceira fase do primeiro ciclo, procuro estar sempre pesquisando novos temas para que meus alunos despertem a curiosidade de aprender coisas novas.
    Estou sempre aprendendo com os meus colegas e também com os meus alunos. Já fiz diversos cursos de tecnologia, mas ainda não consigo me sentir segura neste ambiente, ainda tenho muitas dificuldades para lidar com o computador, mas sempre estou procurando estar em sintonia com o novo para que meus alunos tenham uma aprendizagem adequada para a atualidade.


    Sou professora Cristina da escola Estadual Cecilia Meireles, estou na educação a 4 anos, gosto de sempre ter como lema o “Mestre não é aquele que ensina, mas que aprende sempre”, pois cada vez que entro na sala de aula, sempre me deparo com o novo, onde me instiga a me adequar a necessidade do momento, buscando alternativas variadas para suprir o aprendizado do aluno, para que se tenha um real aproveitamento.


    Quem sou como professor e aprendiz?
    Sou professora na escola CECILIA MEIRELES e estou atuando na educação a 12 anos. Estou sempre aprendendo com os colegas e com os próprios alunos, não gosto de entrar na sala sem planejamento, pois é no planejamento que temos chance de criar situação de aprendizagem e interação com o aluno.
    Trabalho com a segunda fase do segundo ciclo, não entro em sala sem planejamento, pois é durante a preparação da aula que podemos criar situações de aprendizagem e interação com o aluno.
    Meus alunos estão em fase diferentes de aprendizagem, alguns não tem nenhuma dificuldade, enquanto outros ainda estão em fase de alfabetização.
    Me dedico muito ao meu trabalho, pois faço o que gosto.
    Autora: Maria do Carmo

    Sou professora Antonia trabalho na escola Estadual Cecilia Meireles numa turma de terceira fase do primeiro ciclo, procuro estar sempre pesquisando novos temas para que meus alunos despertem a curiosidade de aprender coisas novas.
    Estou sempre aprendendo com os meus colegas e também com os meus alunos. Já fiz diversos cursos de tecnologia, mas ainda não consigo me sentir segura neste ambiente, ainda tenho muitas dificuldades para lidar com o computador, mas sempre estou procurando estar em sintonia com o novo para que meus alunos tenham uma aprendizagem adequada para a atualidade.


    Sou professora Cristina da escola Estadual Cecilia Meireles, estou na educação a 4 anos, gosto de sempre ter como lema o “Mestre não é aquele que ensina, mas que aprende sempre”, pois cada vez que entro na sala de aula, sempre me deparo com o novo, onde me instiga a me adequar a necessidade do momento, buscando alternativas variadas para suprir o aprendizado do aluno, para que se tenha um real aproveitamento.

    ResponderExcluir
  27. TURMA 1: Maria Cristina Bertinetti; Aluna Dilce Ribeiro Boian. O professor deve despertar sempre no aluno vontade de aprender e buscar novos horizonte de ensino, ele deve estar sempre atualizado para novas técnicas de ensino, estando sempre em sintonia com suas turmas e dando uma aula atrativa a eles, deve ouvir sempre seu aluno para que aprendam junto com os seus colegas.
    Ensinar é uma forma de fazer mudança e estar em Harmonia com sua turma, isso me faz sentir mais forte para desenvolver um bom trabalho pedagógico, hoje todas as escolas dispõem de tecnologia, o professor deve buscar Novos caminhos e estar levando o aluno no mundo da tecnologia e dando continuidade ao método de ensino pedagógico, o professor deve levar novos caminhos sempre ao seu aluno.

    ResponderExcluir
  28. turma A,professora Maria Cristina Bertineti.
    Marlene Messias Cardoso,
    Acredito que o papel do professor é estar sempre buscando maneiras de proporcionar aprendizagem aos alunos, e com os recursos que a escola Cecília Meireles dispõe atualmente não há como impedir que os alunos tenham contato, ou seja não permitir a entrada nesse mundo tão real. Em minhas aulas procuro estar sempre dando oportunidades para estarem buscando o novo, e nas suas pesquisas realizadas procuramos sempre estar intercalando os conteúdos estudados em sala e os realizados no laboratório, e assim há a oportunidade de trocar ideias com alunos e colegas. E quanto ao as formas de ensinar, cada aluno e conteúdo exigem maneiras diferentes na forma de transmitir. Assim devemos estar sempre repensando na nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  29. Turma 1: Maria Cristina

    Aluno : Jucileide J. Arrais

    Sou uma professora consciente da necessidade de despertar a curiosidade dos alunos, buscando prepera-los para que utilizem os novos sistemas culturais de representação do pensamento.
    Como mediadora do conhecimento busco estar sempre em interação com os alunos, aprendendo junto com eles, estando disposta a ouvir suas idéias, estando aberta a comunicação e aplicando suas sugestões quando apropriado.
    Procuro ser flexível na forma de ensinar porque reconheço que o mundo esta em constante transformação.
    Muitas vezes tenho medo do novo e das mudanças, mas, mem por isso deixo de me esforçar para melhorar meu modo de trabalhar.15 de Junho de 2009 13:11

    ResponderExcluir
  30. urma 1: Maria Cristina
    Aluna: Lindamir Aparecida Bonfanti Casalli

    Como professor eu faço o possível para usar várias técnicas para despertar a curiosidade dos alunos, procuro estar atenta as novas tecnologias para repassar todos os conhecimentos para os alunos.
    Procuro ouvir suas idéias e sempre respeitá-la, com os colegas eu busco troca de conhecimentos. Procuro estar sempre inovando minha maneira de ensinar, quando não alcanço meus objetivos faço o possível para buscar mais conhecimentos.
    Não me sinto confortável, fico constrangida e tento encontrar uma solução.

    ResponderExcluir
  31. Turma 1 :Maria Cristina
    Aluna: wanessa l Severino



    Sou uma professora que esta em constante aprendizagem para repassar aos alunos os meus conhecimentos,e nessas novas tecnologias mais ainda , pois vou ser mediadora desses conhecimentos e por isso não devo deixar que esses educandos fiquem de fora das novas tecnologias. Por isso devo continuar buscando preparar mus alunos para que eles possam utilizar os novos sistemas culturais e sempre desenvolver uma prática de interatividade entre os alunos .

    E nós como educadores devemos sempre ouvir nossos alunos ,pois com eles também aprendemos bastante.Estou em constante mudanças na minha forma de ensinar pois o mercado exige bastante ,e o professor deve estar sempre antenado as novas mudanças para não ficar para trás ,pois se não os alunos é quem vão nos ensinar .
    Todos nóss temos receio quando deparamos com coisas novas ,mas não devemos deixar o medo tomar conta e devemos lutar para alcançar nossos objetivos e metas.

    ResponderExcluir
  32. TURMA 1 MARIA CRISTINA
    ALUNA : Ana Marcia Soecki

    Como professora faço de tudo para usar as várias maneiras de despertar a curiosidade dos alunos, estando sempre atenta as novas tecnologias para mostrar os conhecimentos aprendidos e passar a eles
    Estou sempre disposta a ouvir suas idéias e respeitá-las, com meus colegas busco a troca de conhecimentos. Procura estar sempre inovando minha maneira de ensinar, quando não alcanço meus objetivos fico insatisfeita.
    Não me sinto realizada e fico chateada, com isso procuro uma solução.

    ResponderExcluir
  33. Turma 1: Maria Cristina
    Sou Genilva Marques Jardim Sachetti, professora na E.E.Cecília Meireles, Formação de Normal Superior e cursando especialização em Educação Infantil nas Séries Iniciais, atuo na 3ª Fase do II Ciclo e tambem na Apae como profesora da turma de Alfabetização, Considero-me uma pessoa que está sempre em busca de conhecimento para melhor desenvolver as habilidades e as competências necessária à formação academica de meus alunos.
    Tento facilitar o maximo a compreensão entre teoria e prática para melhor desenvolvimento com a pratica valorizando o conhecimento impírico dos alunos.
    Gosto de trocar exeriências com colegas para verificar se o que estou aplicando está condizente com a proposta pedagógica da escola.
    Sempre que necessário, procuro inovar a forma de apresentar um tema novo ou de aprofundar um conhecimento que os alunos tiveram dificuldades em assimilar, mas, tenho muito o que aprender na educação, pois as tecnologias estão em todos os ambientes por onde os alunos circulam, dessa forma necessitamos de aprimoramentos tecnológicos a fim de proporcionar aos alunos aulas diferenciadas, prazerosa e que atinjam os objetivos propostos nos novos eixos norteadores da educação.

    ResponderExcluir
  34. Quem sou eu como professora e aprendiz? Sou uma profissional dedicada, gosto de ouvir meus alunos, tanto é, que quando preparo a aula e aparece algo que não estava previsto, paramos para discutir e, depois do assunto esgotado, voltamos para o conteúdo ora proposto. Minhas aulas, são recheadas de criatividade, pois procuro trazer atividades diferenciadas, utilizo de situações problemas para a abordagens de determinados assuntos, bem como utilizo dos recursos audiovisuais disponíveis na escola para o trabalho, como data show, tv, vídeo, dvd, laboratório de informática, biblioteca, bem como materiais concretos e aulas extra-classe e aula de campo. Com tudo isso, faço sempre o que está ao meu alcance para que a aprendizagem do meu aluno seja significativa, debatemos situações, criamos condições para que isso aconteça e espero aprender sempre mais para que possa a cada dia estar melhorando meu desempenho em sala e ajudando meua alunos a desenvolverem suas habilidades a cada nova aula. Nalva.

    ResponderExcluir
  35. eu sou pedagoga e acredito que o professor é o principal aprendiz.No nosso cotidiano é preciso aprende,compreeder e repassar ao aluno orientações necessarias para que o aluno possa buscar e desenvolver-se no complexo mundo da tecnologia. Outrora temos ao nosso alcance uma grande oportunidade de crescer junto com aluno com diferentes linguagens hoje existente.O professor deve inovar as aulas qdo nao sao atrentes se tornam cansativas.
    Luzia Gonçalves

    ResponderExcluir
  36. Quem sou como professor e aprendiz
    Na maioria das vezes gosto de propor desafios com os meus alunos nunca dou uma resposta quando eles querem no momento gosto que os mesmos tenham a curiosidade de pesquisar.Procuro trabalhar incluindo os novos sistemas tecnológico, levando-os para o laboratório de informática e também na sala de vídio.
    As vezes realizo dinâmicas para descontrair e animar a sala no momento da aula e das explicações gosto que os meus alunos fiquem em silêncio, atentos e que participem também da aula.Na hora das participações gosto de ouvir as idéias e as opiniões deles o mais interessante é que todo mundo quer falar o mesmo tempo.
    De uma forma ou de outro eu sempre me considero uma aprendiz porque em cada fase da minha vida eu aprendo um pouquinho em cada sala que passo e essa aprendizagem só tem aumentado cada vez mais porque no momento que transmito conhecimento também adquiro conhecimento com eles.
    1.por isso é que sempre tenho comigo uma frase: “Educar alguém no mundo não é só transmitir conhecimento, mas ensinar este alguém a transformar o mundo” e nossa realidade é bem diferente porque vivemos numa sociedade que cada dia que passa vem sofrendo transformações e oferecendo formas de aprendizagem diferente que quem não souber usa-la acaba atraindo coisas negativas pra se próprio.
    2. E é nessa hora que nós como educadores devemos instruir nossos alunos a seguir o caminho certo agora resta a eles aceitarem como educadora e como aprendiz gosto de ouvir também os meus colegas de trabalho e aprender com eles experiências novas e com esses novos conhecimentos o que não estou tendo sucesso mudo a forma de ensinar e tento passar a formar que foi expressar pelos meus colegas.
    Francione de Jesus Noleto Brito

    ResponderExcluir
  37. Quem sou eu? Como professora e aprendiz.



    Sou Jandira Ferreira do Nascimento, nascida no estado do Paraná na cidade de Palmital , casada e tenho quatro filhos maravilhosos e um neto lindo que se chama Gabriel Felipe. Cheguei em Mato Grosso no dia dois de janeiro de mil novecentos e oitenta e oito, vindo direto para a cidade Peixoto de Azevedo, onde fiz o magistério através do Projeto LOGOII, lecionando desde esta data na Escola Estadual Kreen Akarore desta localidade. Com o passar do ano tive a grata oportunidade de fazer o curso de Pedagogia pela UFMT através do NEAD. No ano de dois mil e cinco fiz a Especialização em Psicopedagogia. Tenho tido minha vida toda voltada para a educação, visando sempre construir um mundo melhor. Atualmente estou na coordenação desta escola. Como aprendiz, tenho buscado participar de todos os cursos promovidos pela educação. Quanto a este Curso de Informática, tenho muito interesse e precisão de fazê-lo, pois sou totalmente leiga neste assunto e como o mundo agora gira em torno da informatização, preciso me capacitar nesta área também. Este curso veio de encontro as minhas ansiedades, pois devido ao cargo que estou ocupando onde tudo é online, tenho enfrentado muitas dificuldades para realizar um trabalho a contento. Sinto-me uma eterna aprendiz, vivo buscando métodos e praticas que venham facilitar meu trabalho e tornar mais interessante para o aluno. Nós professores temos que acompanhar as tecnologia para não passarmos por professorassauro, porque é assim que vinha me sentindo ultimamente, até chegar esta oportunidade única, pois creio que este curso vem voltado pra pratica educacional. Sendo assim só me resta agradecê-los pela oportunidade.

    Sem mais
    Professora: Jandira Ferreira do Nascimento

    ResponderExcluir
  38. Sou a Professora Senilde Catelan, Pós graduada em Educação Matemática, e estou cursando uma nova Pós graduação Didática do Ensino Superior , porque como professor e aprendiz temos o dever de estarmos sempre nos atualizando. Hoje trabalho no CEFAPRO de Matupá, como Formadora do GESTAR II e TICs , estou gostando do meu trabalho e do empenho dos meus cursistas tanto do GESTAR como das TICs , os professores cursistas estão se dedicando, pois estão com uma grande expectativa em relação aos cursos que o CEFAPRO está oferecendo. e espero estar contribuindo para que isso ocorra.

    ResponderExcluir
  39. Quem sou eu como professora aprendiz?

    Sou Andreia Monteiro, Pedagoga com especialização em Psicopedagogia, sou concursada na rede Municipal e estou atuando no 1o ano e 5o ano do ensino fundamental, em dois períodos com 50 horas. Considero-me uma pessoa dedicada, pois estou sempre procurando melhorar meus conhecimentos e buscando maneiras diferenciadas para trabalhar com meus alunos. Como mediadora de conhecimentos, gosto de estar sempre ao lado dos meus colegas e ao lado dos meus alunos aprendendo também com eles, trocando idéias através do diálogo. Estou sempre fazendo curso, pesquisando em sites, lendo livros renovando meus conhecimentos para que eu possa melhorar minha prática pedagógica.
    Na minha atuação como professora em sala de aula, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Como professora alfabetizadora, tenho que desenvolver um trabalho que incentive a criança a despertar seu interesse pela leitura, é um ponto de partida para viajar no mundo da imaginação, busco inserir em meus alunos viagens fantásticas através do lúdico, proporcionado pela leitura.
    Minhas práticas em sala de aula objetivam despertar o interesse dos alunos de forma prazerosa para que os mesmos se interajam no mundo das letras. Este trabalho precisa ser desenvolvido de forma flexível, para que favorece o aprendizado da criança.

    ResponderExcluir
  40. Sou Terezinha Vilibalda da Silva, trabalho na Escola Genoveva Flor Montanha no ensino Fundamental das séries iniciais.Eu gosto muito do que faço e como uma boa aprendiz procuro me manter atualizada nas questões da informação e tecnologias, como também realizar leituras diárias e estar se preparando cada vez mais para um melhor desempenho na questão do ensino e da aprendizagem. O sistema nos cobra a cada dia que nós nos mantemos informados diariamente pois tudo muda constantemente e precisamos estar preparados para acompanhar as mudanças. A questão da tecnologia e da informação ainda está restrito a um número pequeno de pessoas por isso,nós educadores temos a responsabilidade de transmitir essa modalidade de ensino. Para expandir o conhecimento a nossos alunos. A questão da tecnologia e da informação nos ajuda sem dúvida nenhuma,na praticidade , na preparação das aulas e na forma de transmití-las ficando de um,a forma mais agradável e para a facilitação da compreeensão do conteúdo aplicado. A informação transmitida de uma forma bem elaborada com certeza vai proporcionar uma aprendizagem mais prazerosa e proveitosa para os educandos que estão e processo de formação. Essa transmissão de conhecimento para os educandos é de fundamental importância para a vida escolar.

    ResponderExcluir
  41. Turma Rosileica
    Sou a professora Rosileica, tenho há 25 anos de experiência, já atuei em diversos cargos, já fui Assessora Pedagógica, Coordenadora, diretora e atualmente trabalho como professora formadora no CEFAPRO de Matupá. Considero – me uma pessoa muito estudiosa, gosto do que faço tenho sempre como meta melhorar o meu trabalho. Procuro sempre estar atualizada nas novas concepções da Educação e procuro repassar isso para as pessoas, meus alunos e meus cursistas. Considero o ser humano um eterno aprendiz, devemos estar sempre refletindo na sua prática do processo ensino- aprendizagem. Muitas vezes devemos desconstruir conceitos que sempre estavam presentes na nossa vida e temos que estar aberto às mudanças.

    ResponderExcluir
  42. Luzia Rodrigues Arruda, Turma Senilde

    Sou professora alfabetizadora desde o inicio de minha carreira, onde tenho procurado ser uma profissional que possa, fazer a diferença na vida de cada um, tendo em vista que na educação que temos em nosso país passa por um processo de adequação, pois tudo é muito recente, para todos nos, tendo em vista que as faculdades, não ensinam o que devem ensinar, visto que um médico faz uma faculdade, e ali aprende a operar.
    Nos educadores, fazemos uma faculdade, da qual vamos para uma sala de aula, e nos deparamos com uma realidade, que não conhecemos, com deficiência em nossas estruturas físicas e humanas deficitárias, e uma sociedade, onde valores, são deturpados, onde imperar a lei do mais forte, e a ausência de respeito ao ser humano impera.
    Como aprendiz me disponho sempre a apreender, sob a luz de que sei que sei, mas que o que sei é muito pouco, e que resta um mar de saberes a serem apreendidos, voltados para a transformação de meu pequeno e grande mundo, onde sou senhora do meu destino, fazedora de meu caminho pelo meu caminhar.
    Sei que tenho um ponto de chegada, não busco receitas, mas faço de cada apreensão uma nova condição para ressignificar o meu mundo.

    ResponderExcluir
  43. Professora Eunice Paixão, Turma 1 Senilde, Peixoto de Azevedo MT.

    Estou numa sala de educação infantil, embora tenha formação acadêmica para as séries iniciais, vejo com bom olhos o oferecimento de ensino da educação infantil em escolas publicas. O inicio da carreira acadêmica desde muito cedo pelos educando, oportuniza as classes menos favorecida o contato com o mundo letrado, mais cedo , em conseqüência uma melhor aprendizagem no processo de desenvolvimento de suas potencialidades e competências em um mundo cada vez mais letrado e exigente que nos torna reféns de conhecimentos previamente estabelecidos. Em minha práxis procuro desenvolver suas competências e habilidades para os níveis em quais leciono, valorizando os conhecimentos que os educando tem, e oportunizando o reconhecimento de saberes diferentes, para uma apreensão, de sua realidade e compreensão dos mecanismos que nos torna reféns.Como aprendiz, estou consciente de que tenho muito a apreender, mas o que sei e uma mola propulsora para novas aprendizagens, de um mundo tecnológico, e visual, onde os estímulos a obtenção as informação são imensos, e os filtros das mesmas devendo ser ativados para que sejam valorizados o uso, hábitos, costumes e tradições num mundo onde os valores são cada vez mais efêmeros e disvirtualizados.

    ResponderExcluir
  44. Questão 1 - Renato Ferreira Alves. Turma 1 Marcia. Peixoto de Azevedo - MT

    QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ ?

    Eu, Renato Ferreira Alves sou professor da escola estadual KREEN AKARORE, trabalho com a disciplina de matemática. No decorrer de minhas aulas trabalho com os conteúdos planejados no início do ano juntamente com os demais professores da área. No que diz respeito as tecnologias, tenho bastante limitações, não domino todas as opções que a escola me oferece, principalmente no que diz respeito a informática. Tenho um bom relacionamento com os alunos, procuro sempre transmitir a eles os conteúdos de forma que possam comparar com seu dia-a-dia, participo também de todas as reuniões pedagógicas da escola e demais eventos. Acredito que sou um professor atuante e bastante responsável com minhas obrigações, atualmente estou participando de outros cursos oferecidos pelo CEFAPRO como a SALA DO PROFESSOR, onde percebo que muitos professores ao ministrar suas oficinas utilizam os recursos que a escola possui. Não sei até que ponto isso contribui dentro da sala de aula. Confesso que minhas aulas são mais expositivas, não utilizando assim os recursos que a escola me oferece.
    Como aprendiz, gostaria que o curso me orientasse, ou seja, me ajudasse a trabalhar com todos os recursos que a escola me oferece e que esse estudo (trabalho) fosse refletido na sala de aula, para que pudesse não só utilizar aulas expositivas mas sim diferentes mecanismos para que o aluno possa se interessar mais. Penso que utilizando esses recursos tecnológicos o ensino poderia talvez melhorar, a evasão poderia diminuir, o interesse por parte dos alunos também poderia ser diferente.



    Peixoto de Azevedo, MT 09/06/09

    ResponderExcluir
  45. Josemar Monteiro de Oliveira, professor na área de Linguagem há 18 anos, amante da sala de aula.
    Como professor sou aluno, como aluno brinco de professor.... afinal de contas é justamente como aluno que aprendo, dia a dia, que ensinar é meu maior desafio.
    Alunos, com suas vidas e visões-de-mundo são tão complexos como o próprio universo quando eu quero levar em conta suas experiências prévias ao expor meu os conhecimentos de linguagem.
    Essa incompletudo, como cita Michael Pêcheux, faz de cada aluno da vida, como eu mesmo me sinto, um eterno limitado ao que aprendi até aqui, e às vezes muito pequeno diante do desafio que é ensinar.
    Portanto, eu sou assumidamente aprendiz, professor às vezes.... porque ser aprendiz é ser professor pesquisador, ninguém pesquisa sem antes querer aprender, ninguém ensina sem antes ter aprendido. Aprendido a aprender para aprender a ensinar. Esse é obrigatoriamente o lema, filosofia e visão de educação para o século XXI.

    ResponderExcluir
  46. QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

    Eu, Laura Leão, sou professora a vinte anos. Comecei a lecionar na Escola Kreen Akarore onde estou ate hoje trabalhando. Quando comecei a lecionar eu tinha apenas o curso de contabilidade, depois tive a oportunidade de fazer o magistério através do programa do governo onde nos dava a chance de nos tornar professores . Este programa era o extinto LOGUS II. Este foi o meu primeiro degrau desta minha carreira. Após alguns anos tivemos a chance de fazer uma faculdade, graduei-me no curso de Pedagogia pela instituição federal de MT “UFMT”. Foi um curso inovador no Brasil. Era um curso a distancia, o qual me deu uma grande bagagem para quem sou hoje. Fiz também um curso de especialização em Interdisciplinariedade pelo instituto IBPES ( de Curitiba Paraná). Nessa longa carreira de educadora tenho aprendido muito com meu erros e acertos.
    Como aprendiz me sinto uma criança que esta sempre buscando saber mais e mais. Agora no que se refere a informática, tenho que confessar que sou totalmente leiga, é ruim admitir, mas falhei em não procurar me informatizar, pois hoje nesse curso estou passando mal bocados, mas sei que irei aprender. Tenho que acompanhar meus alunos nas aulas informática, portanto vou me dedicar ao máximo e dar tudo de mim para alcançar meu objetivo, que é neste momento informatizar-me. Sei que com a ajuda de vocês, chegarei lá.

    ResponderExcluir
  47. Quem sou eu como professor e aprendiz.
    Eu sou a professora Queli Graciela Pommer ,pedagoga e trabalho na Escola Estadual Kreen Akarore com a disciplina de Educaçao Fisica como substituta, pois no momento não tem vaga na minha area. Comecei a trabalhar na educação em 1998 quando ainda não tinha terminado a minha faculdade de Pedagogia que cursei aqui mesmo em Peixoto de Azevedo pela UFMT e terminei em 2004.Como professora interina já passei por quase todas as escolas estaduais e municipais e pude presenciar uma diversificada clientela de alunos e tentei trabalhar de uma maneira diferenciada para atender as necessidades de cada um. Sempre quando posso participo de cursos de capacitação para tentar melhorar a minha vida profissional. Também trabalho na Escola Particular Alegria de Aprender com o método Dom Bosco desde 2003, trabalhando com 4ª serie , com esse método tive a oportunidade de participar de cursos em outras cidades para discutirmos a atualização do material didático bem como algumas alternativas para acrescentar na aprendizagem ,nos métodos de avaliar.E toda essa bagagem de conteúdos tem contribuído muito tanto na escola publica como na particular. Atualmente eu estou cursando uma nova faculdade de Geografia para melhorar mais ainda meus conhecimentos e ter novas oportunidades de trabalho , pois nesse ramo de trabalho é essencial que sempre tenhamos nos atualizando para não ficar atrasados .Já que nos dias atuais temos muitas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas na sala de aula mas que temos que saber lidar com elas para passarmos para os nossos alunos. Pretendo com esse curso ter mais oportunidades para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  48. Questão 1- turma 1 Marcia
    Cursista Cícero Rumao Rodrigues Júnior

    Sou professor na escola kreen Akarore e estou atuando na educação de Mato Grosso a cinco anos,estou sempre aprendendo com os colegas e os próprios alunos,procuro sempre planejar minhas aulas.trabalho com matemática,ciências e geografia.
    trabalho de formas diferenciada com pesquisa de laboratório, vídeos, leituras na biblioteca, tenho como objetivo fazer sempre o melhor para os meus alunos não como apenas uma prestador de trabalho na educação mas como uma profissional coerente e responsável. Não gosto de rotina, onde tudo que envolve o mundo dele eu tento trazer para sala de aula sempre vivenciando o seu cotidiano, pois cada aluno tem sua bagagem e sua proporia realidade onde muitas vezes são ricas em culturas, social e econômica.com isso trabalho a socialização em grupo atreves de debates mesas redonda onde aluno posa colocar suas idéias e pensamentos em ação com os colegas e atreves deste trabalho passo a conhecer melhor meus alunos e aprendo mais como preparar minhas aulas e me socializar com os colega no trabalho de interdisciplinaridade onde possamos interagir nos conteúdos dados. sempre estou em constante mudança para poder estar atualizada para com os meus aluno s principalmente nos dias de hoje com a evolução digital onde a cada ano as novidades estão a parecendo e tomando conta de seu cotidiano, por essa e outras que a forma de transmitir o conhecimento para o seu aluno tem que estar em constate mudança para que posamos estar de igual para igual ou fazer a socialização para os menos capacitados economicamente. Toda mudança traz medo insegurança receios principalmente quando nos tira do cotidiano,rotina, mas temos que nos superar e nos encaixar na evolução sendo ela digital, social,econômica.

    ResponderExcluir
  49. Questão 02
    Neusa Aparecida Semensate Silva
    Turma 01 - Professora Marcia
    Peixoto de Azevedo

    Há algum tempo ouvi falar em computador, para mim soou como um grande desafio.
    Com o passar do tempo comecei a compreender os valores e a utilidade da tecnologia em geral tanto para vida social quanto ao que se refere ao ensino-aprendizagem.
    A familiaridade com a tecnologia criou várias expectativas educacionais para mim.
    Como criar atividades que motivem e desafiem meus alunos a aprender conteúdos escolares, mas também a se familiarizarem com as novas tendências tecnológicas.
    Como fazer alunos com poucas oportunidades tecnológicas,a se interessarem por novos conhecimentos.
    Por outro lado tenho expectativas muito positivas para o presente curso pois sinto que nos auxiliará nesse processo que chamaria de ALFABETIZAÇÂO TECNOLÓGICA

    ResponderExcluir
  50. Reflexões


    Na sociedade atual encontramos diversos desafios, os quais nos fazem refletir sobre os nossos conceitos. A competitividade do mercado de trabalho e atual situação do sistema educacional nos fazem observar se os nossos métodos, nossos conceitos e objetivos, estão indo de acordo com os interesses e perspectivas de nossos alunos. E isso, me preocupa muito, pois cada vez mais nos deparamos com alunos despreparados não só pedagogicamente como psicologicamente. Uma vez que, as famílias estão desestruturadas, as pessoas não possuem valores, respeito, e nem compromisso.
    Diante de tal situação, nós enquanto educadores somos obrigados a fazermos verdadeiros “malabarismos”, para conseguirmos chamar a atenção de nossos alunos, para os temas abordados em sala de aula. Portanto, a partir desse contexto educacional, devemos utilizar os recursos que nos são fornecidos para alcançar tal objetivo.
    A flexibilidade é uma ferramenta fundamental para o sucesso de um educador, pois a partir do momento que somos capazes de ouvir nossos alunos, compreende-los e buscar alternativas que os auxiliarão no processo de aprendizagem, estamos consequentemente contribuindo para o sucesso da educação. Pois como diz Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Portanto todos somos capazes de ensinar e de aprender ensinando.

    Anne Pedrosa

    ResponderExcluir
  51. Sou a professora Marineuza Carbolin, atuo na Escola Estadual Vinícius de Moraes há 3 anos na Sala de Recursos, sou pedagoga e tenho especialização em Psicopedagogia, trabalho com alunos portadores de necessidades especiais, que frequentam a sala regular e recebem atendimento especial em contra turno na sala de recursos, busco aprender e repassar para meus alunos meus conhecimentos, ensino aprendendo com os próprios alunos ,utilizando métodos diferenciados, técnicas e recursos pedagógicos especializadas e quando necessário, equipamentos e materiais didáticos específicos, propiciando inovar o processo educacional pelo alargamento de oportunidades integrativas a serem oferecidas aos educando portador de necessidades especiais, estimulando-o na conquista de sua autonomia de maneira que atinja e desperte aos alunos, procurando torná-los criativos e críticos, sempre buscando melhorar e inovar minha prática educativa, de acordo com o ano e as necessidades específicas do educando portador de NEE. Procuro propiciar situações de aprendizagem que busquem sanar ou minimizar as dificuldades do aluno. Procuro estar sempre em busca de novos temas para que os alunos despertem a curiosidade de aprender. Trabalho com atividades lúdicas, músicas, e no Laboratório de Informática uso software com jogos educativos em libras e conforme o nível de aprendizagem do aluno e suas necessidades, deficiência e nível de aprendizagem, com o intuito de que lhes sejam garantidos os direitos sociais, culturais e de pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Por serem alunos com déficit de aprendizagem, alunos com deficiência auditiva e com síndrome, procuro buscar atividades bem chamativas e que causam curiosidades, com desafios e muitas brincadeiras, sempre trazendo algo diferente e novidades para a sala de aula. Posso sim me considerar uma professora que desperta curiosidades nos alunos, pois desenvolvo uma prática interativa com os alunos.

    ResponderExcluir
  52. Atividade 1

    Sou Irene Hoffmann Altran, Professora titular de Língua Portuguesa, más tenho atuado na Coordenação da escola e desenvolvidos projetos que permeiam os meios tecnológicos no contexto escolar. Pois acredito que preparamos nossa clientela para atuar de forma sistemática com os meios tecnológicos disponíveis no cotidiano e um homem que se insere num meio tecnológico que espera que seja nele desenvolvidos habilidades para atuar de forma competente no meio social. Conduzir nosa clientela a utilizar-se dos meios tecnológicos e de informação, conduz no homem novas formas de atuar no presentes e visualizar interferências no futro quer sejam a curto, médio e a longo prazo. pois quando pensávamos que éramos alunos de quadro negro, em nossa clientela de atuação já temos laboratórios de informática, MP 10, celulares e até notebooks nas mãos de nossa clientela. É imprescindível ouvir as necessidades dos alunos e preeminentemente necessário nos prepararmos para atuar frente a esta realidade tecnológica.

    Frente a este novo desafio, aprendemos com os alunos, colegas, interações sociais, e demais formas de atuação com os meios, por tanto, esta caminhada não é solitária, más de atuação social.

    Muitas vezes nos deparamos com situações de desafios, que mesmo que relutemos em não pedir ajuda, os alunos e os colegas tem sido solidários e nos ensinam todos os dias novas formas de utilizar os equipamentos, novas atitudes, novas aprendizagens e novas formas de ensinar e preparar os alunos para mudar a forma de aprender, interagir e atingir resultados mais produtivos. Esta sensação de estar aprendendo, muitas vezes nos faz pensar que não daremos conta de tantas mudanças, no entanto as instituições tem-se mostrado solidária o suficiente pra trazer uma atmosfera de desafio e possibilidades de aprendizagens, considerando ainda as diversas instâncias de suporte, como os Professores, alunos, Escola, Assessorias, CEFAPRO, SEDUC, MEC, ONGS e Prefeituras, todos empenhados em contribuir com esta nova realidade da Educação brasileira.

    ResponderExcluir
  53. Sou a professora Mirian, de português da Escola Estadual Vinícius de Moraes, há seis anos estou na educação e cada dia me sinto como um professor aprendiz, pois cada vez mais procuro adquirir conhecimentos juntamente com os meus alunos e colegas, trocando conhecimentos, ouvindo as idéias, discutindo , interagindo, ensinando o que aprendi com os curso de capacitação, pesquisa na internet, em livros, jornais, procura me atualizar pra transmitir em sal de aula. Às vezes procuro um método diferente para ensinar com: conteúdo no quadro com explicação e atividade oral sobre o referido tema, atividade digitada, dinâmica com perguntas e respostas, levo os alunos ao laboratório de informática para pesquisarem, a biblioteca para desenvolver habilidades de leitura, uso a sala de vídeo, produção de texto para correção da ortografia, caligrafia, e parte gramatical e cada um apresentando a sua produção, e assim os alunos vão se interagindo com os outros e desenvolvendo a sua aprendizagem. O meu desejo e o meu objetivo é preparar os meus alunos para o mercado de trabalho, com bastante conhecimentos, terminarem um curso superior, pôr em práticas o que aprenderam na escola com o professor. Sinto-me realizada trabalhando na escola Estadual, pois a cada dia o governo está investindo para uma educação melhor para os nosso alunos, como cursos de capacitação, material didático, sala de laboratório de informática , śo depende de nós como educadores pôr em prática com eles, e melhorando cada vez mais o ensino-aprendizagem. Espero que no final desse curso eu tenha aprendido mais um pouco da tecnologia e como usá-la em salde aula, transmitindo aos alunos e que ele possam aprender mais .

    ResponderExcluir
  54. O meu perfil
    Como educadora mim considero uma pessoa que desperto curiosidade para os aluno sempre estou buscando coisa novas para eles a até porque as tecnologias estão ai em nossa volta então termos que corre para que não passamos vergonha diante deles faço sempre trabalho em grupo apresentação dos mesmos pois sempre estou fazendo mudanças em minha forma de trabalha para que meus alunos tenham gosto pela aula procuro sempre forma interativa entre eles aprendo coisa novas que eles muitas vezes chegam na sala com um noticiário já transformo em uma aula interativa dando valor o conhecimento dele sempre estamos na biblioteca buscando conhecimento a musica também uma das formas que o aluno gosta muito pois eles transforma em parodia e fazem apresentação e uma forma legal quando a aula e trabalha voltada au dia dia do aluno ele aprenda mais pois termos aqueles alunos que precisa de trabalho diferenciado termos que esta preparado para ensina estes alunos e acompanha o desenvolvimento deste aluno pois nossas escolas estão cheias de alunos que precisa se trabalhado de forma diferenciada então termos que nos qualificar mesmo pois cada dia que passa as tecnologia estão ai e nossos alunos estão atentos e termos que acompanha sempre procuro fazer o melhor de mim para os meus alunos e muito bom quando sentimos que eles estão gostando da aula mim sento prazerosa faço leituras entre eles para que debate sobre o tema da leitura faço perguntas entre eles peço para que eles elaborem perguntam sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  55. Quem sou Eu

    Sou Amélia Vitória Parreira,professora efetiva da rede estadual, que muito aprendo com meus alunos,pois acredito que aprendizagem é mútua, e quando o ensinar não é compreendido precisamos reinventar um novo ensinamento, para que aconteça essa aprendizagem.
    Na minha pratica pedagógica gosto de dar abertura para meu aluno na formulação de perguntas, ouvindo também suas respostas, trabalho bastante em grupo ,em equipe, individual, como trabalho com as series iniciais ,trabalho muito com material concreto despertando a curiosidade do aluno, tudo para atingir o objetivo do planejamento. no planejamento uso vario materiais didáticos na expectativa de atingir os vários níveis de pensamento de cada aluno. Quando começa um ano letivo sempre temos uma semana pedagógica pois é nessa semana que faço o plano anual porque é nessa semana que devemos ter uma noção de como e com que vamos trabalhar durante o ano com determinada turma e no decorrer do ano vamos fazendo as adequações para o nível de aprendizagem de cada aluno. porque uns são mais rápidos , outros mais lentos, e outros precisam de apoio mesmos e acredito que o bom professor precisa perceber tudo isso em tempo para o aluno não ficar prejudicado escolha do material pedagógico, a aplicação desse material é o sucesso do aluno no final de cada fase, porque conta muito o material , mais conta mais ainda a desenvoltura do professor na aplicação desse conteúdo,e eu como professora que sou tenho muita satisfação em buscar formas e conteúdo para o bom desenvolvimento do aluno, gosto muito quando o educando me cobra , me pergunta porque os assim tenho a certeza que entendeu um pouco e esta interessado em aprender mais e mais .
    Amélia Vitória Parreira

    ResponderExcluir
  56. Ao iniciar minha aula o que mais me preocupa é o desenvolvimento da mesma, porém observando a capacidade de cada aluno nem sempre consigo despertar a curiosidade de todos e nesta jornada de sala de aula encontramos alunos que muitas vezes tem conhecimentos amplos e isto e ótimo pois podemos através deles aperfeiçoar os nossos horizontes buscando mais alternativas para enriquecer seus conhecimentos e sempre que necessário revejo minha metodologia .por ex: nos Estados Unidos o presidente Clinton esboçou metas a serem atingidas em sua segunda administração, entre ele estava em ligar cada sala de aula e biblioteca no pais a Internet, uma iniciativa apoiada por lideres do governo, empresas; comunidades e organizações sem fins lucrativos (Heide, Stilborne. Podemos observar que um dos meios mais indicados para melhorar o conhecimentos de nossos alunos é através da novas tecnologias disponíveis nas escolas as mesmas vem possibilitando a interação do sujeito. O mais importante é participar desse universo. Criar novos mundos. para finalmente ser um cidadão que pensa no global, mas age e interagem no local, orientação e dispor de ferramentas da tecnologia da informação seja equipamentos e programa aplicativos e oferecer auxilio instrucional. A classe profissional necessita acompanhar atentamente e colaborar na definição das políticas na área de educação e cultura. e buscar cada vez mais recursos financeiros, tecnológicos, humanos para atender adequadamente os usuários, principalmente, o acesso da informática ainda é utopia . Também, é de fundamental importância, que estejamos acompanhando ,a evolução tecnologia e assumir a posição de mediadores da informação nos diferentes ambientes. Os profissionais de outras áreas precisam estar ciente da importância e que podem contar com profissionais dedicados e competente assim o meu aluno conseguira ampliar seus conhecimentos .

    ADILSON ANTONIO

    ResponderExcluir
  57. Tâni: ATIVIDADE 1

    No atual mundo em que vivemos, é de extrema necessidade estarmos conectados com a tecnologia dentro e fora de sala de aula. É importante que nós, professores, estejamos sempre buscando o aperfeiçoamento com o mundo tecnológico, para poder complementar as aulas de forma diferenciada.
    Sou uma professora do tipo que prefere inicializar uma matéria da maneira tradicional e após a conclusão interagir com os alunos na tecnologia, buscando programas matemáticos diferenciados e trabalhar com os mesmos no laboratório, procurando, acima de tudo, mostrar que o ensino e a tecnologia andam juntos.
    É importante ouvira opinião de nossos alunos, procurar saber o que eles desejam aprender e contextualizar em sala de aula, socializando as descobertas com os mesmos e com os colegas, pois alguém sempre tem uma boa idéia para oferecer.
    Sempre que é necessário, mudo minha metodologia de aprendizado, buscando a melhor maneira de fazê-los entender o conteúdo, e é extremamente gratificante ver o resultado de nosso esforço e dedicação, quando é atingido nosso objetivo.

    ResponderExcluir
  58. Tâni:ATIVIDADE 2

    A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo, entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo.
    Sabemos que a evolução tecnológica cresce a cada dia e se não estivermos em constante aprendizagem, acabamos nos distanciando do mundo atual.
    Levar o mundo tecnológico para a sala de aula é extremamente importante, nossos alunos são a geração virtual, o mundo deles é em torno de eletrônicos, mas o que não podemos deixar acontecer é a tecnologia dar aula por nós, ela pode nos servir como um complemento para o que está sendo trabalhado em sala de aula, mas nunca será o professor.
    Por muitas vezes uma aula se torna desagradável pelo fato de ser monótona, uma solução para chamar a atenção dos educandos seria conciliar a matéria com a tecnologia, mostrar os fatores existente entre a disciplina e o mundo tecnológico.

    ResponderExcluir
  59. Tâni: ATIVIDADE 3

    Nossa Escola dispõe de vários aparelhos tecnológicos, dentre eles, computadores com acesso à internet, data show, câmera digitar, filmadora digital, entre outros.
    Os profissionais desta entidade estão em constante utilização destes eletrônicos em sala de aula, e o que se pode observar, é que o aproveitamento dos alunos é muito maior quando feito dessa forma.
    Hoje em dia não podemos pensar simplesmente em lecionar, mas sim, em sermos artistas da educação, fazer da sala de aula um ambiente prazeroso, tornar nossas aulas atrativas e se for necessário sermos atores também, assim é que deve ser.
    Como posso chamar a atenção do meu aluno para a aula de matemática, que aparentemente é tão chata e sem atrativos? Devemos rever nossos conceitos de como lecionar e integrar as tecnologias no dia a dia de nossos alunos, mostrando com certeza de que a educação pode tornar-se muito melhor se evoluirmos com o mundo contemporâneo, e não ficarmos parados no tempo.

    ResponderExcluir
  60. Avelino
    Quem Sou
    Sou fruto de uma sociedade brasileira,sou herdeiro de uma cultura de valores que os colonizadores portugueses aqui deixaram,mas não quero europeizar e sim latinoamericanizar minhas ações e micigenados sonhos afromerindio.Minha consciência não me acusa com o sentimento de “Pequie por minha grande culpa”. Posso até ter culpa mas sou muito mais vítma de um processo de exclusão numa república democrática ,apesar de lesada, os movimentos da sociedade civil organizada tem feito valer os direitos da cidadania.Os órgãos públicos no Brasil tem suas deficiências ,mas a elite podre aposta na crise dos órgãos públicos para que possam lucrarem sempre com o caos.
    Enquanto professor e aprendiz,deste novo cenário de um terceiro milênio globalizado, onde se defende a qualidade total,acredito que estou aberto,na condição de aprendiz,sei que no mundo da informática nada sei e neste campo quero ser aluno dos meus alunos.Neste contexto complexo de facilitador e aluno dos alunos não gostaria de estagnar,mas dentro de possibilidades e limitações caminhar na construção de caminhos novos que nos possibilitem a entrar por exemplo, não em um avião, mas em vários lugares via internet.
    Temo cair na rotina da tarefinha,quando assusto estou nela e os alunos reclamam da aula chata.Mas o desafio é muito grande ,pois para despertar a curiosidade dos alunos requer uma psicologia de leitura de mundo, para falar a linguagem do aluno e entrar no mundo digital do aluno,é neste mundo que o oceano das curiosidades são vastos.Nossos alunos confundem muito aprendizagem com cópia e visto no caderno,quando se propõe uma atividade diferente eles não compreendem,na maioria das vezes não estão educados,para a reflexão e o debate,mas para( editar copiar e colar talqual) ganhar um visto laranja no caderno.Esta prática interativa é indispensável mas nem sempre consigo interagir , a turmas que querem debater refletir,ouvir o outro aí a discussão se da de forma dinâmica, mas há alunos individualistas que o intervalo é pouco para o muito que ele precisa conversar ,este é um desafio que pode assustar.
    Quanto aos colegas de trabalho a Jardim teve um batalhão de contratados,que por aqui passam,quando a gente vai se integrando o ano letivo acabou e no outro ano temos novos colegas.

    ResponderExcluir
  61. Sou professora Francisca das Chagas de Sousa lima sinto me responsável e mediador do conhecimento acredito que o sistema cultural,o lúdico dentre outros meios utilizados atualmente com o objetivo de despertar a criticidade do aluno são válidos e proveitosos desde que sejam contextualizados e tenham significado para os mesmos.

    ResponderExcluir
  62. ATIVIDADE 2
    REFLEXÃO
    Avelino
    Professor Aprendiz
    O mundo do pombo correio,do Rondon e seus telegramas,foram significativos e revolucionários para o contexto da época,no contexto atual as mudanças são muito rápidas,as informações são muitas,somos metralhados por informações de naturezas diversas,mesmo meu pai não tendo conhecido a net,ele já alertava para o cuidado,de não se tornar um intoxicado mental.
    As tecnologias nos desafiam a repensar o mundo numa dinâmica de movimentações e mutações constantes que se a gente estranhar esta metamorfose ambulante ficaremos fora do processo dessa dinâmica.
    Sem dúvida será necessário mudar a prática pedagógica, mas no momento como e o que mudar,busco este caminho,pois os alunos da década de 90 queria conversar ouvir debater refletir, hoje o aluno na maioria das vezes está na sala para ganhar presença, mas ele quer muito mais estabelecer empatia com seu fone de ouvido,seu celular que pega tv....Corre – se o risco do parasita digital,que nada pensa, nada produz tudo absorve e facilmente copia.
    A rapidez de informação, ao invés de ficar copiando, o aluno vai ler e fazer destaques,resumos, a vantagem da leitura rápida e dinâmica,vale também para mim enquanto professor,se antes eu gastava uma tarde resumindo e digitando ,hoje faço isso em 15 minutos e posso ler outras fontes

    ResponderExcluir
  63. TURMA - Cristina
    Sou Angelita - professora alfabetizadora CEJA – Luiza Miotto e Auxiliar de creche. Amo o que faço. Cotidianamente procuro instigar os alunos e levá-lo a gostar de aprender sempre. Faço isso utilizando o lúdico pois as descobertas são mais prazerosas. Há troca de conhecimento entre professor e alunos. Aprendo com eles e faço mudanças no meu planejamento visando o bem estar dos educando e um melhor aproveitamento dos conteúdos explicitados.
    Acredito que sou e serei uma eterna aprendiz. Não tenho medo de recomeçar, mudar, pois a cada dia a um novo recomeço e estou aberta ao aprendizado.

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Avelino
    Atividade 3
    Quando a Bíblia e as missas eram em Latim,acredito que o ar professoral e explicacional eram fundamentais, não estou dizendo que hoje são desnecessários,mas devem ser mais sintéticos e suaves com rápidas dicas,quando a explicação é um pouco demorada quase ninguém tem paciência de ouvir ,neste mundo capitalista veloz e agitado.Nosso papel hoje enquanto docente deverá ser de mediador do conhecimento,o mundo, as informações, a internet está aí,nosso papel é de fazer destaques,orientar a busca do essencialmente básico,oferencendo fontes,suporte para que os estudantes façam essa busca e a partir da curiosidade e da necessidade do aluno estaremos fazendo essa mediação,alimentando o debate que passa a ter significado a partir do despertar da busca do aluno.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Quem sou como professor aprendiz ?

    Sou professor efetivo da rede publica de ensino, atuando na Escola de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, no município de Peixoto de Azevedo, desde 1993.
    Em relação ao tema apresentado, sinto-me na responsabilidade de melhorar os meus conhecimentos tecnológicos, para trabalhar com mais eficiência com meus alunos no laboratório. Sabendo do grande investimento que o governo tem disponibilizado, para equipar as escolas com laboratório. O que realmente estava faltando era investir na formação dos trabalhadores da educação com cursos que venha desempenhar eficiência no domínio tecnológico. Vejo uma riqueza que as escolas estão recebendo, que são esses laboratórios de informáticas, que simplesmente os trabalhadores não estão usando para melhoria da educação, realmente por falta de conhecimentos, pois os laboratórios tem se tornado em casa de jogos, que tem se tornado um prejuízo em vez de beneficio. Acredito que com cursos como este vai sem duvida melhorar a qualidade de ensino neste particular, Outro fator preponderante neste negocio é a falta de profissional capacitado para trabalhar nestes laboratórios. Hoje vejo a necessidade de concurso publico para contratar estes profissional e, garantir no magistério. O governo tem dado uma atenção aos Cefapros
    que tem sido muito bom, porém precisa ampliar com mais com concurso, no sentido que esses novos trabalhadores, tenha ou sinta seguros quanto a sua carreira. Não acredito que um projeto como esse dos CEFRAPOS no Estado de Mato Grosso venha cair por terra com a mudança de governo, precisa sim tornar um projeto de Estado, pois tem dado certo e não pode regredir.




    Fernando Alves da Silva

    ResponderExcluir
  68. Como professora e aprendiz numa sala de aula, me comporto de maneira em que eu possa ensinar mediando os conhecimetos. Busco sempre temas atuais , onde os alunos possam entender e ir além do apresentados, dando liberdade e oportunidades para que ele mesmo vá além, isto é, que ele mesmo possa ter iniciativa própria de pesquisa. No meu planejamento diário procuro sempre conciliar o cotidiano do aluno seja no conteúdo de Português, Matemática ou em outras areas do conhecimento. Uso nas aulas de computação os temas mais polêmicos dos das disciplinas no decorrer da semana. Meus alunos se encantam com as variedades de pesquisa que pode ser analisados. Constrói textos pesquisando o dicionário. Minhas aulas procuro sempre deixar que os alunos dê a sua opinião sobre determinados assuntos. Geralmente os debates são feitas sobre o temas apresentos e logo os assuntos do conteúdo. Em Português o meu maior empenho é os alunos consigam interpretar o texto no sentido geral, construir textos respeitando as pontuações e que seja um texto compreensivo, coeso e coerente. Na Matemática minha maior preocupação é faze com que o aluno entenda e goste de lidar com os números . Sem dificuldades de lidar com o cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como interpretar e resolver as situações problemas. Nas outras áreas procuro através da pesquisa estimular os alunos a ter o prazer e a necessidade de ir além . Enfim, tento na minha prática pedagógicas fazer com muitas dedicação, amor e perseverança na perpectiva de ver o meus alunos crescerem no seus conhecimetos.


    NAIR

    ResponderExcluir
  69. Quem sou como professor e aprendiz?

    Como professora e aprendiz sou uma professora que desperta a curiosidade nos alunos, principalmente por gostar de realizar aulas dinâmicas, utilizando textos diversos, como poesia, música, parlendas, trava-língua, rima, brincadeiras e jogos, buscando sempre preparar meus alunos para que possam utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento, busco explorar bastante os vários tipos de linguagens, fazendo com que o alunos interajam em classe nas discussões e debates defendendo o seu ponto de vista, expondo suas ideias mas também respeitando as ideias dos outros.
    Acredito que ouvir o outro é uma forma de demonstrar respeito e consideração, da mesma forma que dispensamos atenção para com alguém retorna para nós na mesma medida, como disse o próprio Jesus: - com a mesma medida que tu medires, também serás medido. Costumo iniciar minhas aulas dialogando com aos alunos sobre o dia anterior, o que fizeram, o que gostariam de fazer, ou mesmo como querem iniciar a aula? Com uma música, com uma história ou com uma brincadeira? Assim eles escolhem por votação, vence a maioria, uma oportunidade para que eu possa conscientizá-los sobre saber ganhar e saber perder, como também saber respeitar a vontade do outro.
    Cada aula é mais uma oportunidade para ensinar e aprender, os alunos tem muito a nos ensinar sobre suas vivências, culturas, sua família, seu bairro, seu dia a dia, seus sonhos e suas decepções. Acredito que o verdadeiro educador não é aquele que só ensina, mas o que de repente aprende. Se podemos aprender com as crianças, imagine se tivermos a coragem de admitir que não sabemos tudo e buscarmos sanar dúvidas e dificuldades também com os nossos colegas de trabalho. Com certeza a educação estaria bem melhor.
    Não sou perfeita, tenho muito a aprender, por isso estou sempre buscando melhorar a minha prática pedagógica com novas estratégias numa tentativa de melhorar o processo de ensino aprendizagem.
    Toda mudança causa um certo receio, porém as grandes descobertas só aconteceram porque alguém teve a coragem de mudar alguma coisa, isso vale também para os educadores.



    Antonia Maria da Cruz EE Monteiro Lobato.

    ResponderExcluir
  70. Quem sou como professor e aprendiz?

    Eu sou a professora Rosa Mônica, sou pedagoga , trabalho na Escola Estadual Monteiro Lobato e no Centro Educacional Paulo Freire. No meu trabalho docente, procuro dar o melhor de mim e instigar os educandos na busca pelo conhecimento, muitas vezes consigo resultados positivos. Fico feliz quando ouço os educandos participarem das aulas expondo seus ideias, pois percebo que estão construindo um saber e concomitante eu também aprendo. Mas tenho sentimentos de frustração quando não consigo atingir o educando , mesmo sabendo que isso também se deve à uma diversidade de fatores...que não depende somente de mim.
    Tento modificar a maneira de ensinar porque afinal de contas, são várias cabecinhas que pensam diferente , agem diferente e aprendem diferente. Essa não é uma tarefa fácil, principalmente num mundo globalizado, onde as nossas crianças tem acesso a uma gama de informações com efeitos atrativos pertinentes. Gosto da expressão do escritor Rubem Alves que diz: “é fácil obrigar o aluno a ir à escola, o difícil é fazer ele querer aprender.”
    Desse modo, a troca de informações com demais professores , pais dos educandos e pesquisas possibilitam um aprimoramento da minha prática pedagógica e consequentemente melhor aprendizagem dos alunos.
    Acredito na importância de estar sempre se atualizando , para enriquecer também meu conhecimento e ganhar estímulos para desempenhar bem minha função de educadora.
    Entendo também que o sucesso na arte de educar depende de uma ação coletiva ,é uma troca mútua , depende do querer ensinar e do querer aprender... é uma relação de paciência, dedicação , surpresas, amor...

    ResponderExcluir
  71. Professor aprendiz


    Eu enquanto professora aprendiz,estou sempre aberta ao diálogo e troca de ideias com pessoas que tenham os mesmos pensamentos e os mesmos objetivos.
    Hoje estou dando início mais uma jornada de estudo para estar melhorando a minha prática pedagógica com o intuito de direcionar e integrar os alunos com a tecnologia educacional,para que eu consiga atingir o meu objetivo preciso me dedicar
    inteiramente a este curso,pois no meu grupo de trabalho a maioria dos profissionais da educação têm as mesmas angustias que eu, que é conseguir progressão no aprendizado do aluno, como despertar a atenção e o interesse destas crianças e adolescentes para a descoberta da leitura ,por isso fazemos sempre reuniões pedagógicas com a finalidade de trocar ideias com relação as dificuldades enfrentada
    por todos e discutir o melhoramento da melhor forma possível e juntos procuramos despertar no aluno a curiosidade naquilo que acontece em nosso dia-a-dia e ao final de cada trabalho realizado fazemos avaliações discutindo a compreensão dos assuntos
    abordados e ouvir as críticas aceitar sugestões e ideias de todos.

    Professora Francisca das Chagas Resende dos Santos: Escola Monteiro Lobato Peixoto de Azevedo MT

    ResponderExcluir
  72. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ? Atividade 1

    Sou uma professora que sempre busco a cada dia me aperfeiçoar pois acada dia tem coisas novas surgindo,e para esta sempre apta a uma melhor educação não posso ficar de fora e muito menos parada. Como educadora tenho que sempre passar segurança para o meus aprendiz e sempre busco estrategia de aprendizagem para que os alunos possam construir conhecimentos e habilidades na sua série em que estão. Cada aluno tem sua bagagem de conhecimento que traz consigo de casa,mas nós dias de hoje com a evolução digital temos que esta atentas a mudanças que nós traz medo e insegurança e receio,mas ao mesmo tempo temos o alcance e uma grande oportunidade de crescer junto com os alunos com diferentes linguagens de hoje existente. Como professora sou uma eterna aprendiz e dispõe de conhecimentos que ainda não aprendi,seja desde da instalação de um programa ou no uso de alguma ferramenta. Estou aberta a novos horizontes... Ainda mais quando há necessidade de mudanças. O ser humano esta em constantes mudanças de muitas formas e sempre com reflexão antes de cada ação. Temos que sempre nós atualizar para podermos sanar as dificuldades dos aluno que e o foco principal.
    Ensinar é uma forma de fazer mudanças e estar em harmonia com sua turma, isso me faz sentir mais forte para desenvolver um bom trabalho. Em minhas aulas procuro sempre dar oportunidades para os alunos estarem buscando e intercalando os conteúdos estudados e realiza-los em sala de laboratório,e assim estou dando oportunidades a eles de maneiras diferentes na forma de transmitir conhecimento.

    Débora Viana Silva De Castro.

    ResponderExcluir
  73. Quem sou como professor e aprendiz

    Atividade I

    Enquanto professora em sala de aula, ensinando os alunos, também sou aprendiz com eles.
    Os alunos contam fatos que acontecem em sua casa, na sua família, e mesmo com seus coleguinhas que moram na mesma rua, no mesmo bairro.
    O exemplo muito comum que acontecem entre as crianças, é a confecção de pipas, que eles mesmos constrói. Depois de pronta eles vendem a pipa e com o dinheiro eles compram outros matérias e continuam a confeccionar mais pipas e vendem. E assim, ouvindo eles, aproveito o ensejo para ampliar o comentário e debates para elaborar problemas trabalhar deferentes situações matemática. Como por exemplo: João confeccionou 5 pipas e vendeu cada uma por 2,00 reais. Quanto ele ganhou? Alem desta situação, poderá inventar outras atividades como geometria, trabalhando as diversas formas geométrica, como também desenvolver alguns trabalhos sobre cores, atividades de leitura, compreensão do texto, interpretação, a escrita, artes, física, matemática no que diz respeito as medidas, que eles utilizarão no recorte dos papéis, fios de linha, nas tiras para a rabada, como eles dizem, e os palitos que são os suportes e modelo que dá a forma da pipa.
    Claro que, posteriormente deverá ser organizado num projeto, ou mesmo no planejamento de aula para serem desenvolvido gradativamente no tempo certo. Onde também poderá trabalhar com os alunos em sala de aula com toda a turma. Confeccionando pipas.
    Tendo desenvolvido essas atividades, poderá trabalhar a produção de textos, relatório, roteiro, bilhete, aviso, propaganda, e outras atividades, relatando a maneira de como eles fizeram as pipas, onde comprou os papéis, a linha, os palitos de espetinho, como fizeram aquela cauda longa, porque não se pode usar o cerol, porque as pipas vão mais alto, do que outras. Diante de tudo isso, alertar a eles os cuidados que se precisa ter quando for brincar com sua pipa.




    Lucila Ribeiro Soares

    ResponderExcluir
  74. Profissão professora
    atividade 1

    Como mediadora do conhecimento sou tradicional, no que se refere ao desenvolvimento de habilidades específicas para a formação de competências básicas para o desenvolvimento dos alunos. Porém nem sempre consigo chamar a atenção, e, nesses momentos paro, respiro, e, redireciono meus objetivos e estratégias, se é possível negocio se não determino explicando os motivos da impossibilidade de negociação. Esses momentos as vezes são angustiantes, porque o professor sempre deseja proporcionar ao aluno condições ideais de aprendizagem e isto inclui motivação.
    Sempre aprendo com meus alunos e colegas, cada vez que entro em sala falo para as crianças que aprenderemos x novidade e que ela será muito útil para nossa vida, gosto de ouvi-los, é uma forma de conhecer cada um e criar vínculos que promoverão parcerias que favorecerão o ensino - aprendizagem.
    Gostaria imensamente que os alunos de hoje gostassem de estudar, tivessem a minha fome de aprender, de conhecer, no entanto,eles preferem tudo (TV, vídeo-game, msn), além de alguns desenhos e filmes sempre os mais violentos. Estas preferências tem interferido de forma muito negativa no ensino aprendizagem e nesse contexto de diversidades tenho tentado orientar meus amigos educandos para lidar com todas essas variedades da sociedade moderna, cuja estrutura exige que os pais se ausentem para prover as necessidades da família deixando os filhos a mercê da babá eletrônica ou de estranhos que acabam contribuindo de uma forma muito forte na formação do caráter de cada indivíduo.
    Cada vez que paro para refletir sobre a minha prática pedagógica, veem na lembrança os ideais motivadores para a escolha do magistério como profissão, essas renovam-me as forças ressaltando e valorizando sucessos alcançados por menor que eles sejam, porque compreendo a educação como um eterno construir, reconstruir sempre.


    Maria Madalena Mendonça Luna

    ResponderExcluir
  75. Quem sou como professora e aprendiz?

    Sou uma professora sempre em busca de novos conhecimentos, tenho algumas dificuldades quanto ao uso da tecnologia, mas através deste curso acredito que este problema será resolvido, e ao mesmo tempo melhorando minha prática pedagógica.
    No início de uma aula sempre faço reflexão com meus alunos sobre a importância da vida, destacando os valores como: respeito, amor, humildade, perseverança, amizade e outros, explicando que cada um deles são importantes pois vivemos numa sociedade competitiva e que os pontos positivos que acrescentamos em nossa vida abrem as portas para o sucesso.
    Busco sempre interagir com meus alunos pois um bom relacionamento interpessoal numa classe é de fundamental importância para um bom desempenho cognitivo.
    Aprendo com os colegas e acho importante essa troca de experiência para o crescimento profissional, pois o saber é infinito e devemos estar sempre em busca e abertos para o novo.
    Na sala de aula procuro despertar a curiosidade dos alunos para que os mesmos tenham o prazer de aprender. Promovo sempre debates para que os educando tenham a oportunidade de expor suas ideias e também ouvir e respeitar as opiniões dos outros.
    Em cada conteúdo desenvolvido há uma troca de experiências pois ao mesmo tempo em que ensino, estou aprendendo com eles, visto que a criança ao chegar na escola não é uma folha de papel em branco, traz consigo muitas histórias de vida, e nessas histórias muitos conhecimentos do dia a dia que é um dos primeiros passos para a construção de novas aprendizagens.Nadir Padilha dos Santos EE Monteiro Lobato

    ResponderExcluir
  76. Quem sou como professor e aprendiz?
    Atividade 1
    Sou uma professora com pensamentos em reflexões,sempre preocupada com o desenvolvimento do educando no que refere ao conhecimento dentro dos objetivos propostos para a fase.
    Imagino que está sempre faltando fazer algo, me vejo com sede do saber.
    Este curso de aperfeiçoamento trará mais uma habilidade para que eu possa compartilhar com meus alunos um desenvolvimento de planejamentos e compreensão nos conteúdos a ser trabalhados.
    A tecnologia cada vez ao alcance de todos,e o governo federal oportunizando aos professores e alunos a capacidade de se tornar cidadãos verdadeiramente informados e capacitados para a vida e o mercado de trabalho.
    Só depende do interesse de cada um. A oportunidade está ao alcance de quem busca uma vida melhor e de quem realmente se preocupa com um mundo melhor fazendo sempre reflexões no que posso contribuir como educadora e aprendiz.
    Quero abraçar esta oportunidade e parabenizar o governo na esfera federal,estadual e municipal.
    Assim, serei com certeza uma educadora com bagagem para proporcionar aulas objetivas oferecendo sentido em tudo que se busca.
    No mundo globalizado que vivemos,me vejo um peixe fora da água quando um aluno me faz perguntas relacionadas ao mundo da informática.
    Agora serei uma pessoa com conhecimentos,capaz de me relacionar com o mundo tecnológico.
    E a cada dia me dedicarei em busca de novos horizontes, esse será o primeiro pontapé para que eu possa me aprimorar em tudo que eu sonho.
    Em ser uma professora dinâmica preocupada com o aprendizado.
    Eu quero ser parceira deste maravilhoso projeto transmitindo as informações adquiridas as pessoas que por algum motivo não teve a oportunidade de ser agraciado com esta capacitação.
    Ou aquelas que não souberam valorizar o empenho do governo em preparar os educadores para a vida e uma educação de qualidade,visando sanar os problemas educacionais e sociais do nosso país.

    Vanda Maria Cardoso dos Santos

    ResponderExcluir
  77. Quem sou como professor e aprendiz?

    Sou professor José Robeto Luiz, formado em pedagógia e matemática; tra balho na escola Estadual “Monteiro Lobato” e na escola Municipal “São Pedro”.
    Em minha profissão procuro estar sempre em busca de novos conhecimento, seja através de pesquisas ou curso de formação.
    No trabalho procuro aproximar dos meus alunos, mesmo porque agindo desta forma eu posso ouvir suas idéias e desta forma compreender suas agustias e aflições na busca do conhecimento.
    Atualmente a ação do professor em sala de aula não esta fácil, nos deparamos com várias realidades, temos alunos com dificuldade de leitura e escrita em todas as etapas, e nós professores temos de estar preparado para superar esta barreiras. Para devemos ir em busca de novas metodologias de ensino o que nos causa medo, medo de não dar certo medo de não ser conpreendidos pelos alunos e com isso não atingir o objetivo proposto. No entanto, devemos estar convicto que tudo que é novo nos causa estranhesa. Portanto, devemos seguir em frente, só desta forma iremos superar nossa insegurança.
    Nesta pespectiva espero que este curso venha contribuir como mais uma ferramenta de apoio e que ainda é pouco utilizada, não por falta de vontade dos professores mas devido a falta de conhecimento. Hoje o conhecimeto do professor no que se refere aos avanços tecnologicos esta sendo superado pelo conhecimento dos nossos alunos.
    Com mais essa ferramenta espero auxiliar os meus alunos na busca de conhecimento, e desta forma possibilitar aos mesmo a oportunidade de conviver em em sociedade como um ser crítico e ciente de seus deveres.

    José Roberto Luiz

    ResponderExcluir
  78. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

    atividade 1

    Eu sou apenas um facilitador de ideias para meus alunos para que eles pesquisem, e vão em busca de mais descoberta para o sua aprendizagem.
    E com todo esse caminhar para mim eu estou aprendendo mais .E no meu fazer, pedagógico estou mais embasada.
    Na minha prática em sala de aula posso ir em busca de vários assunto que envolva o aluno a desenvolver a sua criatividade para que ele se sinta capaz de resolver, soluções diante a sociedade. Eu como professor e aprendiz me sinto competente em passar o meu conhecimento e ao mesmo tempo aprendendo com eles.
    Trabalhando com meu aluno deixando ele construir o seu próprio texto, que ele consegue construir, ele tem habilidade em resolver suas atividade com facilidade.
    A tecnologia tem muita facilidade em nossa vida, que a criança se comunica com o mundo, neste floco de novas descoberta diante do mundo global que o aluno consegue desenvolver novas atividades com várias situações que nos se deparamos.
    Será um sucesso na sua aprendizagem e um alumo competente nas suas habilidades. Como professora me sinto capaz de passar para o meu aluno novas atividades que traz mais ferramenta de trabalho que meu aluno pense e busque mais conhecimento para sua aprendizagem para lidar no seu dia-a dia.
    TEREZINHA DE JESUS CORREA MENDES

    ResponderExcluir
  79. Professor aprendiz atividade 1


    Diante deste texto é necessário que como professor aprendiz, estou dando
    início mais uma jornada de estudo para melhorar o meu aprendizado na área de educação.
    É necessário que desenvolvo um trabalho com mudança e criatividade na minha forma de ensinar. Como professor aprendiz é importante que devemos nos aperfeiçoar cada dia para melhorar o nosso conhecimento na educação.
    Como mediante do conhecimento da educação trabalho com o método construtivista e interacionista sem perder de vista o tradicional, e procuro instigar os alunos despertando a curiosidades naquilo que acontece em nosso dia a dia ao fim de cada item realizamos as avaliações, orais discutindo a compreensão dos assuntos abordados e ouvindo as críticas dos mesmos em relação ao exposto na aula.
    Também é importante explorar os pontos turísticos brasileiro fazer a localização de cada um deles no mapa do Brasil.
    O nosso objetivo é que o aluno aprenda da melhor forma possível.


    Eu professora Rosimary Souza da Silva: Escola Monteiro Lobato

    Peixoto de Azevedo 19/06/2009

    ResponderExcluir
  80. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

    Sou a professora MARIA DE FÁTIMA NUNES RIBEIRO.


    Sou dinamica ,prestativa,carinhosa,solidaria,as vezes exigente.Gosto muito do ensinar\aprender,de dialogar com os alunos de estar á vontade e deixá-los também á vontade para expor as suas idéias e assim podermos trabalhar juntos em nome da arte do aprender.
    De acordo com as minhas possibilidades estar procurando estar atualizada dentro dos assuntos que abordam o conhecimento. Sempre evito levar prolemas pessoais para sala de aula a gente sempre os têm, mas,também quem não tem?Sou detalhista ,procuro encontrar o melhor de cada aluno e dentro do seu potencial trabalhar da melhor maneira possível.
    Enfim amo meus alunos;tento conquistá-los e se fazer ser ao menos amiga,respeitada e considerada por eles. No meu ideal íntimo acho que também em sala de aula tem de existir confiança entre ambos ,pois, a relação educador/aluno é essencial que seja de mútua socialização e respeito. AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  81. Quem sou como professor e aprendiz
    Sou professora Dalverlândia Chaves da Silva Kotikoski, residente no município de Peixoto de Azevedo-MT, trabalho na Creche Escola “Criança Feliz”, sou formada em Pedagogia pela UNEMAT, fiz pós-graduação em Alfabetização e Educação infantil e em Psicopedagogia. Como professor e aprendiz sou consideravelmente uma apaixonada pela a educação, procuro exercer minha profissão com dedicação. Como aprendiz procuro aprender as coisas com humildade, pois sou consciente que “ser professor não é saber de tudo”, e sim estamos em uma busca constante pelo conhecimento, aprendemos a cada dia com nossos companheiros e com nossos alunos, a aprendizagem é algo fabuloso, pois quanto mais aprendemos mais descobrimos que não sabemos e isso nos faz repensar em nossa prática sempre levando em consideração as necessidades dos nossos alunos. Como professor considero-me sincera, determinada, companheira, compreensiva, criativa, profissional, e vejo que tais qualidades contribuem muito para minha prática pedagógica, mesmo sabendo que jamais vou atingir os 100%, mais vou sempre tentar fazer o melhor, doar-me o quanto puder. Percebo que pra melhorar minha atuação profissional preciso diminuir os nervosismos, deixar de ser as vezes sensível e impulsiva, procurar ser menos detalhista embora seja difícil tratando-se de minha pessoa.
    Acredito e espero que esse curso das TIC venha contribuir bastante para meu aprendizado profissional, pois estamos vivendo no século 21 onde a tecnologia está avançadíssima e como profissional da Educação preciso está atenta aos avanços tecnológicos, mesmo que estes meios não estejam ao meu alcance, porém o conhecimento teórico é interessante que obtenhamos, Foi muito louvável a atitude do governo federal de nos propiciar um curso de tal relevância para nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  82. Quem sou como professoras e aprendiz

    Sou Djullya Tallyta de Souza Lima, recreadora contratada trabalhando com um turma de pré-escola na Creche Escola Criança Feliz no município de Peixoto de Azevedo - MT, tenho apenas o 2º grau completo. Sou uma pessoa que se considera com as qualidades básicas para trabalhar com crianças, dedicada, prestativa, carinhosa, paciente, mas também exigente, ansiosa e apressada, o que acho que atrapalha um pouco na minha relação com as crianças, pois já são de uma idade que querem fazer tudo por conta própria e sem limites, apesar das dificuldades e da pouca experiencia que tenho na aria, adoro trabalhar com na educação infantil. Vou procurar me dedicar ao máximo e com humildade para aprender com o curso a descobrir novas formas de desenvolver um trabalho diferente com as crianças, com o material que tenho disponível, já que ainda estou aprendendo com elas mesmo, o que minha função e as crianças exigem, brincadeiras novas que chamem a atenção delas. Sempre procurei me dedicar em tudo que faço, e neste curso não vai ser diferente, pois ele vai me ajudar ate mesmo na ingressão no ensino superior que pretendo fazer.

    ResponderExcluir
  83. Quem sou como professor e aprendiz



    Sou a professora Angelica Maria de jesus, formada em pedagogia e pós-graduada em gestão escolar trabalho com crianças de educação infantil sou muito dedicada no que eu faço pois essa profissão exige muito de mim para que eu possa desenvolver um bom trabalho com as crianças e com meus colegas de trabalho pois trabalho em grupo e gosto do que faço. Esta profissão você deve estar sempre se atualizando , pois e um mercado de trabalho que exige muito de você e para você se destacar se faz necessário estudar bastante se não com certeza sera excluído.
    Na minha profissão nós educadores estamos em contante aprendizagem pois trabalhamos com diversidade de religião grupo social em fim, muitos fatores que contribuem para nós aprendermos mais e também para ensinar-nos melhor. Com isso nós e as crianças estamos em constante desenvolvimento.
    Resumido ser professor e estar sempre atualizado sempre se atualizando e ser acima de tudo muito dedicado, compreensivo, e ter pulso forte pios as crianças de hoje em dia estão muito diferente das antigamente, estão mais explosiva mais curiosas em fim mais necessitadas de atenção.
    Nossa clientela e muito especial pois nesta faixa etária de edução infantil eles começam a construir muitos significados desenvolver suas coordenações suas habilidades por isso a criança necessita de muito carinho e atenção. E eu como professora e aprendiz sinto na obrigação de estar junto nesse processo de desenvolvimento da criança e adaptação, tanto para a minha compreensão quanto para eu poder desenvolver uma boa didática.

    ResponderExcluir
  84. Quem sou como professora aprendiz

    Sou a professa Zuleide Paixão
    Trabalho na creche Criança Feliz, sou muito feliz por trabalhar com crianças da Pré- Escolar pós é com eles que mim encontro .Sou amiga dos meus alunos sou compreensiva dinâmica e muito brincalhona .mais também sou muito prava na hora que e preciso.
    Como aprendiz vou fazer de tudo para aprender pois a tic e um bicho de 7 cabeça para mim já fiz vareios cursos mais nunca termino fico sem saber fazer as tarefa e é ai que eu desisto mais espero que este eu consiga chegar ate o fim se Deus quiser. A tic hoje e uma das atividade mais importante
    para nossa vidas tudo que nus rodeia tem a ver com a tic se e na saúde ,escola lazer ,na nossa vida profissional.,etc .Hoje quem não acompanhar as novas tecnologia vai fica para traz porque tudo depende dela .e por a nos ainda e mais importante pois os alunos hoje tem muito interesse quando se fala de tecnologia eles são os primeiro a entender . Enquanto nos fica só olhando. Se depender de mim farei o possível para aprender pois sei que vai ser de grande utilidade na minlha vida profissional

    ResponderExcluir
  85. Quem sou como professor, e aprendiz


    Sou recreadora Fernanda,trabalho com crianças de 2e3 anos conclui o Ensino médio em breve estarei fazendo faculdade amo trabalhar com crianças ,gosto de cantar musicas, brincar de roda, gostamos de brincarmos de areia, de esconde-esconde, e pintar brincar de pular nos colchoes ,tudo que unha criança gosta, Na área que eu trabalho e recrear quero que as crianças se sintan a vontades e possam achar a escola um lugar agradável ,Eu tenho muito que aprender sou aprendiz, estou entrando na área da Educação agora preciso muito da ajuda dos meus companheiros de trabalho,ser recreadora e sempre esta atualizado e ser acima de tudo dedicada com os alunos,
    Trabalhar com crianças nessa primeira faze e muito importante para nos, como para nossas crianças,precisamos ter muita paciência e compreensão ,Elas pedem atenção total carinho porque são muito pequenas mas suas mães precisam trabalhar e a creche estar pronta para receber dando muita atenção carinho e que A criança possa perceber que a Escola e um lugar de fazer novos amigos

    ResponderExcluir
  86. Orientadora: Profª. Rosileica
    Cursista: Denys


    As diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola favorecem à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem.

    Quem sou como professora e Aprendiz?

    Me chamo Denys curso o 5º Semestre de Pedagogia, trabalho na Creche Criança Feliz
    ( maternal).
    Como professora e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos. Em minha atuação como professora da educação infantil “ Creche Criança Feliz”, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Busco inserir os meus alunos em um vôo mais alto e fantástico através do lúdico, proporcionado pelas brincadeiras histórias e outras atividades.
    Minha prática em sala de aula objetiva despertar o interesse dos alunos de forma prazerosa. Este trabalho precisa ser desenvolvido de forma flexível, para propiciar a contribuição dos alunos.

    ResponderExcluir
  87. Quem sou como Aprendiz

    Sou professora sim, com muito orgulho e com muito sacrifício, corre nas minhas veias, no meu sangue minha realização, plena independente de cor e religião.
    Quero ajudar sempre meus alunos e também aprender com eles, numa troca de informações e assimilando experiências, mais por prazer do que por obrigação, mais sarcedorcío do que remuneração com muito sacrifício, mas com prazer e satisfação.
    Também tenho convicção da minha profissão, sei da minha importância e do meu papel na formação dos meus alunos, influenciando no seu futuro e nas suas decisões, formando futuros homens e grandes cidadões, mostrando o bem e o mal e também o bom e o ruim.
    Incentivando a leitura para melhor se expressar, mostrando que o mundo só e feito pra quem quer vencer, estudando pra valer.
    Sou uma professora e aprendiz sou uma pessoa simples e aberta para aceitar novas descobertas quanto à tecnologia por isso precisarei de auxilio para resolver as atividades propostas sei que ficar em frente a esta maquina vai ser uma tarefa difícil e cansativa assim como enfrentar uma sala de aula nem sempre parece ser um mar de rosas, pois as vezes a consideramos como um mar de espinhos.
    Porem se busca novos conhecimentos tornaremos nossas aulas mais produtivas, sem contar que nossos alunos poderão ter mais conhecimentos e preparação para enfrentá-la a vida futura.
    Em cada nova situação em sala de aula é um novo aprendizado, como a informática nos dias de hoje, sempre uma nova experiência a ser vivenciada entre aluno e professora.
    Riqueza material não é um dos meus objetivos, mas sou um caçador de tesouros em tempo integral, em minha busca de novas oportunidades para que, meus alunos usem seus talentos. A mim, é permitido ver que a vida renasce a cada dia com novas perguntas, idéias e amizades. Um professor sabe que, se construir com amor e verdade,
    o que construir durará para sempre.

    Sou professor... E agradeço a Deus por isso todos os dias.

    ResponderExcluir
  88. Sou Professora de Química e Biologia na Escola Estadual 13 de Maio e professora de Ciências e Artes na Escola Comunitária Santa Isabel no Município de Nova Guarita.
    Como professora educadora acredito na aprendizagem pessoal, na capacidade em que as pessoas tendem a evoluir, se superarem e acredito na capacidade de novas descobertas, desta forma busco atividades que despertem interasses e curiosidades levando em consideração seus valores, atitudes e idéias. Afim de que esses alunos se tornem críticos e tenham ampla visão para poderem se posicionar, sem apenas aceitarem nas opiniões lançadas a eles. Tento levar em paralelo às teorias dos conteúdos programáticos em comum acordo com as práticas necessárias a cada conteúdo para que esses alunos correlacionem com seu cotidiano e percebam a importância pessoal de cada conteúdo ministrado. Exemplo de atividades práticas desenvolvidas; produção de materiais de limpeza ecologicamente corretos para a limpeza da escola e fabricação de seus próprios matérias como: detergente, amaciante, desinfetante e outros, reprodução de um modelo celular com mamão, elaboração de modelo atômico com arame, etc. Recursos multimididáticos como; datashow, vídeos, computador e internet.
    Desenvolvo ainda alguns projetos em comum com alguns professores e realmente acho que elas veem dando certo. Gostaria de ter mais tempo em atividades coletivas com os colegas, mas as muitas atividades desenvolvidas por cada professor faz com que os colegas em questão realizem suas atividades de forma individual, trocando poucas informações com os demais colegas.
    Em relação aos meus métodos de ensino sempre tento variar, mas nem sempre são cabíveis a todas as turmas.

    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  89. E.M.JANE PEREIRA LOPES KATIUSCIA: QUEM SOU COM PROFESSOR E APRENDIZ?

    NOS COMO EDUCADOR TEMOS SEMPRE QUE OUVIR NOSSOS ALUNOS, POIS ELES PODE TAMBÉM ENSINAR MUITO, PROCURO SEMPRE ESTAR ATENTA QUE OS ALUNOS QUER ME PASSAR, ESTOU DISPOSTA A OUVIR SUAS IDÉIAS E RESPEITA-LAS. QUANDO HOUVER ALGUM TEMA OU DECISÃO QUE ENVOLVA A TODOS, ELE DEVE NASCER DO DIALOGO ENTRE TODOS.

    ResponderExcluir
  90. Turma Rosileica,atividade1-Matupá


    Quem sou como professor e aprendiz?

    Sou a professora Rosemari Batista Dallelaste, trabalho na creche Municipal Criança Feliz;com crianças de 2 a3 anos, é maravilhoso trabalhar com essa faixa etária considero meus aluninhos meus filhos adotivos, me sinto uma mãe zona.
    Sou muito dedicada e esforçada em tudo que faço, honesta, carinhosa e atenta,cada dia de convívio com esses meus alunos é um dia mais de alegria e felicidade,cada rostinho daqueles tem muito a nos ensinar a energia a alegria e a curiosidade deles me desperta a vida e a coragem de seguir a diante cada vez mais, amo o que faço.
    Estou cursando o 3ª Semestre de Letras me dedico muito aos meus estudos, estou sempre querendo aprender e me atualizar com as novas tecnologias que vem surgindo.
    Levo meus estudos muito a sério e estou sempre em uma busca constante gosto de trocar experiências com meus colegas de trabalho e de estudo o saber nunca é demais, tenho algumas dificuldades mais me esforço o máximo pra poder sanalas, estou iniciando o curso tic, este vai aprimorar os meus conhecimentos,que para se ensinar primeiro tem que se aprender, tenho o privilégio de ter como Mestra uma grande professora, muito profissional.
    O mundo hoje está em constante mudança a tecnologia avançou muito temos que fazer o possível para acompanhar buscando novas qualificações com cursos e estudos não podemos nos acomodar e deixar a vida passar.

    ResponderExcluir
  91. Turma Rosileica
    Cursista Andreza Alessandra
    Sou alguém sempre disposta a colaborar, a partir do que sei e conheço, com o que tenho e com o que sou capaz, e nesses momentos em que eu me entrego, me dôo ao que assumi, seja profissional ou pessoalmente, sempre percebo que posso ir muito além, pois sei que ao dar sou eu quem mais recebe, ao ensinar sou eu quem mais aprende e ao respeitar, amar, estender as mãos e caminhar com o outro, sou eu quem mais cresce, e mesmo que alguns não compreendam, rico é aquele que de tudo se dispõe para o outro, pois a maior riqueza é a paz interior, a cultura e o conhecimento vivido. Assim, eu vivo os meus dias (não que eu tenha conseguido atingir essa “perfeição toda”, mas a vida é um momento para sempre buscarmos, não é mesmo?, e eu busco...), sempre correndo atrás dos meus sonhos e abraçando com determinação as oportunidades que surgem, assim sou feliz. Sou uma professora muito feliz, pois sei que colaboro para uma comunidade mais humana e cidadã, para a evolução da minha própria vida (existência) e para a vida de cada aluno (criança) que participa dessa minha existência.

    ResponderExcluir
  92. Turma da Cris

    Meu nome Gisele Adriana, não sou formada ainda estou cursando o 5º semestre de pedagogia, mas amo a área da educação, trabalho com a educação infantil a 4 anos e vivencio a curiosidade da criança no seu intimo, as crianças da educação infantil tem curiosidade nata da infância e nós como educadores temos que estar atentos para o interesse do aluno.
    Acredito ser necessário desde a educação infantil estar preparando a criança, pois vivemos em uma cultura que desde cedo tem a aproximação com os meios de comunicação e com as tecnologias. Faz-se necessário os manter informado quanto as tendências positivas e negativas que lhe são oferecidas.
    As crianças da creche são bastante comunicativas, eu como educadora tento ao Maximo dar oportunidade para que se expressem, desenvolvendo um raciocínio lógico.
    A aprendizagem é constante na educação infantil, muitas vezes voltamos a ser crianças, aprendemos a brincar, voltamos a ter um sorriso verdadeiro. Acredito que não ensinamos, compartilhamos aprendizagem, pois a cada dia temos mais uma lição de vida com o auxilio do educando e das pessoas que nos rodeiam.
    Com a aprendizagem adquirida com as vivencias, também nos transformamos, o devir é constante, o que eu era antes já não mais existe, pois as transformações que se fizeram em mim são claras. Isso é positivo, pois nos faz ter experiências de cada dia ser um novo dia.

    ResponderExcluir
  93. Quem sou eu? Como professora e aprendiz.

    Eu, sou professora Maria do Socorro Silva Brasil, brasileira, casada, pedagoga, pos graduada em Didática do Ensino Superior, atualmente estou exercendo a função de gestora na escola Estadual Kreen Akarore, já trabalhei na escola 19 de julho, Luciene Cardoso de Oliveira onde fui empossada no concurso no ano de mil novecentos e noventa e três, moro em Peixoto de Azevedo desde mil novecentos e noventa e seis, fiz faculdade da cidade de Colider (NEAD) curso a distância e pós graduação. Em Peixoto de Azevedo, já trabalhei na função de coordenadora de pedagogia no ano de dois mil e dois, dois mil e três na escola estadual Kreen Akarore. Quando estou em sala de aula sou pontual, faço meu planejamento diário participo das reuniões pedagógicas, dos cursos oferecido pela escola, procuro trabalhar com atividades diferenciadas voltada no processo ensino aprendizagem, observando a postura dos alunos comportamento para torna uma aula motivadora envolvendo todos os alunos no final de cada bimestre reúno com os professores para socializar as novas praticas e trocar experiências.
    Para mim ser professor é cuidar da aprendizagem do aluno, com dedicação, sistematicidade e persistência. Não basta dar aula precisamos tirar a limpo todos os dias se nossos alunos estão aprendendo.
    Este curso veio de encontro ao nossos anseios, sabemos que a tecnologia é de fundamental importância para todos nós, enquanto professores não devemos pensar que iremos perder nossos empregos por conta da informática e sim utiliza-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino, hoje tivemos a oportunidade nesta aula inaugural que nosso papel enquanto profissional em educação é mostrar ao nossos alunos para que serve e como utiliza-lo a maquina como parte do processo de aprendizado.

    ResponderExcluir
  94. Questão 1 – Turma 1 – Marcia Vacario
    Cursista: Cristiane Rojas Cespedes – Peixoto de Azevedo – MT

    Sou Cristiane Rojas Cespedes, natural de Guarulhos – São Paulo e formada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela UFMS. Resido no estado do Mato Grosso há cinco anos e leciono nesta unidade escolar desde o mês passado na disciplina de Língua Portuguesa nos 7º e 8º anos do período matutino.
    Como membros da sociedade, exercemos diferentes papéis que se adaptam de acordo com a necessidade, seja em nosso meio familiar ou profissional. Como atuantes da educação é fundamental que sejamos professor e aprendiz concomitantemente, temos que estar em constante processo de aprendizagem para aquisição de novos conhecimentos ou atualização de metodologias já utilizadas, como no caso do uso das tecnologias que é imprescindível para sabermos sempre das inovações tecnológicas que muitas vezes são mais dominadas por nossos educandos do que por nós mesmos.
    A globalização e o fácil acesso às novas tecnologias faz com que busquemos novas maneiras de mediar o conhecimento e também de tornar as aulas mais atraentes aos nossos educandos, uma vez que se sentem fascinados pelas inúmeras opções de se manterem “ligados” nas informações que julgam importantes e no meio que utilizam para se comunicarem com pessoas próximas, distantes ou até mesmo desconhecidas que estão em outros países. Sabemos que os alunos se sentem simpatizados com o uso das novas tecnologias, nosso papel não é de distanciá-los da forma que utilizam, e sim de despertar o interesse para usar as tecnologias voltadas ao conhecimento e para através delas exercer seu papel de cidadão crítico, lutando por seus direitos e conhecedor de seus deveres. Por estar em eterno processo de aprendizagem, estou aqui participando deste curso para usufruir cada vez mais dos inúmeros meios que existem para aprimorar e enriquecer não só nossas aula, mas também refletir em nossa vida.

    ResponderExcluir
  95. Questão 1 – Turma 1 – Marcia Vacario
    Cursista: Irene Catâneo – Peixoto de Azevedo – MT

    Meu nome é Irene Catâneo, sou professora em duas escolas, na Escola Estadual Kreen Akarore e na Escola Especial Vida Nova – APAE. Sou uma professora eficiente, envolvida com o aprendizado do aluno, preocupada com o bem estar do aluno no ambiente escolar, conquistando diariamente a frequência do aluno na sala de aula e preocupada com o numero de alunos da escola, este item é muito importante para nós professores, afinal se a escola tem bastante alunos, teremos trabalho garantido durante o ano em exercício. Vamos explicar cada item acima e meu procedimento em relação a ele.
    EFICIENCIA - procuro estar sempre atualizada em relação a disciplina que trabalho, buscando e pesquisando o tempo todo.
    ENVOLVIDA COM O APRE NDIZADO DO ALUNO – minhas aulas são com teorias e práticas, onde os alunos tem a oportunidade de mostrar seu potencial de aprendizado.
    PREOCUPADA COM O BEM ESTAR DO ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAR – tento envolver o aluno em dinâmicas e atividades com o todo da escola, representando-a em outras escolas ou em promoções regionais, com teatro, poesias, telas ou danças, esses grupos se envolvem na escola e estão frequentemente ensaiando discutindo sobre as atividades que irão apresentar.
    FREQUENCIA DO ALUNO – sempre ao termino da aula, anuncio o tema da próxima aula, comentando como será interessante o tema e sua presença na aula.
    NUMEROS DE ALUNOS NA ESCOLA - a conquista do aluno é diariamente trabalhada através elogios aos mesmos e comunicando os sucessos obtidos por eles fora da escola, buscando dessa forma conquistas alunos de outras escolas para estudarem aqui.
    Como professor, estou sempre pronto para mudanças, estamos globalizados e nossa cliente-la está em constante mudança, sendo assim sou uma eterna aprendiz..

    ResponderExcluir
  96. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


    Enquanto professor busco acompanhar as novas tendências educacionais, políticas, sociais e tecnológicas integrando-as a metodologia de trabalho visando aprimorar o saber e a criticidade dos educandos buscando alternativas, novas formas de lidar com a mesma situação conquistando e delimitando o espaço do professor.
    Julgo que o professor precisa estar preparado para atender turmas diversificadas, pois, devido a evolução tecnológica muitas vezes nos deparamos com indivíduos que detêm o saber, no entanto, PRECISAM da escola para certificar esse saber. Assim, se o professor e a escola não estiverem preparados e aptos para lhe auxiliar dinamizando e inovando as aulas, estas ficarão monótonas e, consequentemente o aprendizado da turma será prejudicado.
    Enquanto aprendiz sou inquieta, ávida em compreender, testar e contestar. Não me contento com uma opção apenas, vou em busca de mais para dar conta de meus propósitos fico em constante superação visando resultados melhores a cada dia.

    Julgo-me uma eterna aprendiz, sou flexível e resiliente porém, em algumas ocasiões me permito comportar-me como aluno, se o aprendizado transmitido é inovador, dinâmico e gera expectativas, fluo! Se monótono e retrógrado, disperso-me!

    Um abraço.
    Profª ROSANGELA PECCININI LAZARETTI
    E.E.13 de Maio – Nova Guarita-MT

    ResponderExcluir
  97. Necessidade de aprender

    Sou professora, preciso aprender e compreender as mudanças que vem acontecendo dia após dia na área de educação e principalmente no mundo globalizado.
    Este curso veio de encontro aos nossos anseios sabemos que a tecnologia é de fundamental para todos nós, preciso me capacitar nesta área, tenho enfrentado muita dificuldade para realizar trabalho a contento onde tudo é online, tenho certeza que vou me doar muito, creio que este curso é voltado pra prática educacional.
    Como professor aprendiz, tem grande necessidade, meu objetivo nesse curso é obter conhecimento tecnológico, para poder a planejar minhas atividades para aplicar em sala de aula, ou seja, para o bom desenvolvimento da aprendizagem dos meus alunos.
    Hoje o professor tem que está sempre se capacitando, para o bom andamento e desenvolvimento das aulas ministradas. Se o professor não buscar o conhecimento o aluno fica sem informação atualizada está sempre cobrando o professor, em conteúdos atualizados, tenho certeza que com a tecnologia os alunos têm mais avanços na parte da aprendizagem, fica fácil de manusear os conhecimentos, sobre pesquisa ou troca de idéias com os colegas de outros municípios ou estados.
    Com a utilização do novo sistema da tecnologia, leva o aluno a sua criatividade de buscar o conhecimento do mundo, tenho certeza que da sustentação na preparação dos conteúdos com diversas culturas e com essa perspectiva espero que este curso venha sanar minha necessidade de conhecimento, ou melhor, no meu aprendizado de manusear a máquina no campo de pesquisa buscando alternativa variada para suprir o aprendizado dos meus alunos.

    Um Abraço Ermita da Escola Estadual Monteiro Lobato de Peixoto de Azevedo -MT

    ResponderExcluir
  98. TURMA ROSILEICA - DULCALINA DA S FFERREIRA
    QUEM SOU COMO ETERNO APRENDIZ
    Sou professora na Escola Jane Pereira Lopes graduada em pedagogia e pos graduada em psicopedagogia clinica e institucional. Atuo na educação há quinze anos dos quais a maioria foram trabalhados com turmas de alfabetização, no momento atuo como coordenadora de turma do primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental .
    Esse trabalho faço de forma em que discuto com o professor a dificuldade do aluno e busco variar as atividades para facilitar a compreensão do aluno e com isso percebo que aperfeiçôo e adquiro novos conhecimentos no meu dia-a-dia.
    Entendo também que isto me é viável porque interagindo com professor e aluno em séries variadas encontro oportunidades para entender melhor as dificuldades dos alunos, e buscar conhecimentos e trabalhar com dinâmicas diferenciadas e isso me deixa satisfeita quando consigo atingir meus objetivos, pois acredito que todo professor que é professor deve ser sempre um eterno aprendiz em sua prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  99. Atividade 1


    Neste ano de 2009, eu não estou dando aula, mas tenho trabalhado bastante com alunos,desde alfabetização aos adolescentes. Aprendo muito com cada um, o que considero muito importante, e me faz buscar a cada dia novas possibilidades de poder contribuir para o desenvolvimento tanto dos aspectos pedagógicos como dos aspectos humanos.
    Olhar cada ser humano com suas diferenças é uma fala que surgiu muito agora devido a inclusão, mas de difícil compreensão a nível de convivência diária. Neste trabalho os filmes que mechem com as emoções que mostram que muitas pessoas com habilidades diferentes podem fazer a diferença parece que traz mais tranquilidade ao professor.
    A tecnologia tem muito a contribuir com a inclusão e também para diminuir a resistência de algumas crianças com dificuldades de aprendizagem, e permitem o acesso de muitos ao convívio social de uma forma mais igualitária. Pois os alunos gostam de digitar mas, resistem a copiar do quadro e quando percebem capazes de cumprir as atividades proposta seu comportamento em sala também muda rompendo desta forma uma barreira ao processo de aprendizagem.
    Outro aspecto importante com o uso do data show é que uma palestra fica mais atraente e bem tranquila de ser realizada pois você pode trazer imagens que enriquecem e ilustra a sua fala eu fico encantada quando assisto uma apresentação bonita e quero logo mostrar e dividir com os colegas.
    Mas eu adoro um livro e hoje os livros didáticos estão lindo utilizando recursos da computação e atualizando os textos e a linguagem.
    E muito bom testemunhar, acompanhar e utilizar estes avanços tecnológicos, mesmo que eu ainda brigue os vários botões dos controles da TV, DVD e tantos outros equipamentos.
    Acho importante também o acesso de todos a nestes equipamentos.
    MAGDA CRISTINA COLOMBO FOPPA - MARCELÂNDIA

    ResponderExcluir
  100. ATIVIDADE 1

    Quem sou como professor e aprendiz.

    Eu me chamo Alessandra Felisaki, sou Nutricionista Responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de Marcelândia-Mt. Independente da profissão que exercemos, estamos diariamente em processo de desenvolvimento, trocando informações, aprendendo e ensinando. Para alcançar um bom resultado no meu trabalho de orientação as merendeiras, preciso ser dinâmica e pratica, procuro instigar a curiosidade delas tratando de assuntos relacionados a alimentação, que estão na mídia, pelo fato de chamarem atenção de um grande número de pessoas e conto muito com a ajuda delas também, pois, sempre peço opinião na introdução de um novo alimento no cardápio, formas de preparo que são aceitas mais facilmente pela maioria dos alunos.
    Pelo fato de ter pouco tempo de experiencia profissional, eu aprendo a cada dia com as merendeiras, pois já conhecem os hábitos e os costumes dos alunos, mas sempre procuro buscar novidades, novas técnicas de preparo, para que elas possam diversificar ainda mais as maneiras de preparo dos alimentos. Desempenho também um trabalho de educação nutricional com os alunos nas escolas, incentivando a pratica de uma alimentação saudável, e alertando para as consequências de uma alimentação inadequada. Nas palestras, procuro usar alguns recursos como datashow, banner, rotulo de alimentos e atividades, para estimular o interesse e chamar a atenção dos alunos para o assunto abordado.
    Devido ao fato de constante desenvolvimento em todas as area, não podemos ficar parados no tempo, temos sim que acompanhar e nos capacitar para melhorar a qualidade e o desempenho no setor de serviço, e dominar recursos tecnológicos é de extrema importância dentro desse processo, por isso a participação no curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, é fundamental para todos os profissionais envolvidos na educação.

    Marcelândia - Mt.

    ResponderExcluir
  101. Atividade 1

    Quem sou ? Como professora e aprendiz.

    Sou Alexandra Padovani David, profissional da area de saúde com formação em psicologia e pós- graduanda em Psicopedagogia Clinica e Institucional, atuo como psicóloga na Secretaria Municipal de Educação e no CRAS-Centro de referencia da Assistência Social do Município de Marcelândia,onde a clientela que nos procura estão em vulnerabilidade e risco social ou seja a margem da sociedade, com poucas expectativas e visão de futuro e alunos do ensino fundamental da rede publica municipal e estadual que estão com dificuldade de aprendizagem. O que me levou a ingressar no curso foi a necessidade de ficar mais aproxima das tecnologias tendo como um desafio uni las a minha pratica e me apropriar de todas os meios e tecnologias para me aproximar da minha clientela e principalmente possibilitar o contato e a inclusão dos mesmos com as tecnologias.
    A aprendizagem deve ser continua pois fazer uso de novos conceitos, apropriar novos valores não é fácil e a resistência ao novo é nato do ser Humano tornando-se um desafio contante a ser batido por nós porem nossos jovens faz isso com muita tranquilidade e propriedade. Com a tecnologia da informação e comunicação acaba que nos aproxima uns dos outros rompendo barreiras sociais, culturais e espaciais, transcendendo a todas em segundos.
    A informatização cria um novo mundo de possibilidades onde cada um é um, e ao mesmo tempo tudo é de todos. Sendo assim porque não usar-la a meu favor? Se aproxima barreira, pessoas, conceitos e valores devo me apropriar delas como instrumente em prol da minha atuação com objetivos claros e definidos.


    Marcelândia.

    ResponderExcluir
  102. ATIVIDADE 1

    QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

    Meu nome é Denir Teresinha Bordin, não sou professora, mas exerce minha função na área da educação como Auxiliar Administrativo neste municpio desde 1990.
    Sou uma funcionária que procuro despertar e atender todas as escolas de uma forma correta dentro da minha sabedoria entre documentos, relátorios, diários, transferência, porque tudo isto são documentos da vida escolar do aluno.
    Sempre procuro preparar os professores dentro da Secretaria de Educação, auxiliando em tudo que é necessário para o atendimento deles dentro da sala de aula com os alunos.
    Gosto de desenvolver meu aprendizado dentro do meu trabalho, passando para professores e colegas tudo que sei em relação a documentação dos alunos, das escolas e também o conhecimento das novas tecnologias.
    Procuro sempre ouvir o que os professores tem para ensinar nos seus conhecimentos em relação ao aluno dentro da sala de aula.
    Mesmo sendo funcionária da Secretaria de Educação e estando longe da sala de aula, os alunos consegue transmitir conhecimentos diferentes onde não deixa de ser uma novo aprendizado
    Cada assunto comentado com os colegas de trabalho também é sempre um novo conhecimento que eles têm e tentam passar de uma forma positiva.
    No meu trabalho procuro sempre fazer mudanças para o melhor, apredendendo novos tipos de aprendizado para que assim podemos ter uma Secretaria de Educação renovada e com novas criatividades.
    Quando se trtata do novo ficamos com receio, mas temos certeza de que o mundo está tranformando em tudo novo e temos que andar junto para não ficar para trás e sempre caminhar para frente.



    Cursista: Denir Teresinha Bordin




    Marcelândia, 25 de Junho 2009.

    ResponderExcluir
  103. Atividade 1

    Quem sou como professor e aprendiz?

    Como professor e técnico do laboratório de informática busco outros meios de chamar atenção do meu aluno, porque hoje é muito difícil você despertar o interesse na sua aula, o professor de hoje deve ser muito criativo, por isso vejo que o laboratório é a melhor forma de chamar a atenção do aluno, e de uma certa forma o professor pode associar a sua matéria com a atividade desenvolvida em sala de aula, eu como técnico e como professor consigo despertar a atenção e curiosidade utilizando este recurso tentando ser o mais criativo possível.
    Tenho uma opinião em relação a preparação, sei que meu aluno um dia ira sair da escola, então como ele vai encarar o mundo lá fora? Eu tenho a responsabilidade de prepara-lo, principalmente hoje com esse mundo globalizado, nas minhas aulas mostro aos meus alunos o funcionamento dos sistemas do computador, fazendo ele refletir como aquela tecnologia pode interferir no seu dia a dia, no mundo e sua grande importância. Vejo que alguns não compreende esse fato devido ao seu convívio social, já que eles são alunos e moradores de zonas rurais é nessa hora que tenho que discutir muito, assim havendo troca de idéias.
    Nessa troca de ideias que vejo a grande importância de ser flexível, este momento pode ser o ponto ideal de despertar o meu aluno no mundo de hoje, não esquecendo que ele possui o seu mundo que muitas vezes é limitado, assim acabo também conhecendo o seu mundo e ouvindo o que meu aluno traz de sua casa, muitas vezes isso me surpreende porque são coisa importante para mim e para os demais, assim acabo mudando o foco da minha aula de maneira que eu consiga socializar a minha aula com sua realidade.

    Cleyton Queiroz da Silva
    Marcelândia

    ResponderExcluir
  104. Atividade 1

    Quem sou como professor e formador?

    Sou professora da Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte trabalho lá a quatro anos com crianças de Pré e alfabetização. São alunos carentes moradores de zonas rurais e eu sinto-me como um instrumento de repasse de conhecimentos para eles, mas também sinto que eles tem muitas coisas para me ensinar nessa minha vida.
    Meus alunos são a maioria vindos de uma assentamento onde são carentes da tecnologia, alguns só tem rádio a pilha, então seus conhecimentos são do seu dia a dia vivenciadas em seu sítio com seus vizinhos. Quando eles trazem seus conhecimentos eu como educadora vejo a necessidade de valorizar. Nem que for preciso improvisar uma aula para, valorizar esse momento que é especial para a criança.
    Em minha sala de aula procuro sempre inovar e buscar novas metodologias para despertar a curiosidade de meus alunos, mostrando novas culturas, pesquisando, tentando prepara-los para terem uma vida digna, mas sempre levando em consideração a sua realidade.
    Gosto muito de ouvir as idéias de meus alunos e as vezes vejo que eles sabem mais do que eu imaginava. Essa troca de idéias é muito importante para o meu crescimento e para o meu crescimento e para desenvolver a auto-estima da criança.
    Quando eles contam suas experiências vejo um brilho tão grande em seus olhos, e como eles se sentem importantes quando lhe é dada essa oportunidade vejo a importância de sermos flexíveis de buscar e inovar procurando preparar o aluno para a vida.

    Elisabete Fardin
    Marcelândia

    ResponderExcluir
  105. Atividade 1





    QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?





    Diante da atual situação em que se encontra a educação brasileira, com a importância grandiosa que é atribuída aos multimeios, entendo que todo e qualquer aliado que se pode conquistar é de suma importância no auxílio ao aprendizado.
    Eu, diante da função que exerço, preciso frequentemente das tecnologias para auxiliar-me na sala de aula e em reuniões com os professores como: sala do professor por exemplo e exposição de projetos desenvolvidos pela escola. Quando falamos de formação continuada do professor o que nos vem primeiro à cabeça são cursos a distância com entrega de trabalhos online, por falta de tempo para frequentar presencialmente cursos de formação.
    Como ferramenta pedagógica, é infinita a possibilidade de utilização dos multimeios e tecnologias na sala de aula. Então todo professor deve ter um certo conhecimento no manuseio das tecnologias eté mesmo para utilizar como parceiro no cotidiano em sala de aula.
    Puxando um pouco para a minha realidade, quanto, Escola municipal Rural Santa Rita do Norte localizada na Zona Rural do município de Marcelândia, aonde não disponibilizamos de internet, o quadro de funcionário tem grande dificuldade no cumprimento das atividades que exigem ser enviada por endereço eletrônico.
    O contexto social em que se encontra a comunidade escolar ates citada, necessita de um acompanhamento maior com relação as tecnologias, pois a grande maioria dos aluno não usufrui nem mesmo de energia elétrica em seus sítios para uma familiarização maior com as tecnologias e multimeios. Por tanto entendo que a responsabilidade da escola é ainda maior com a sua clientela carente de tecnologias.




    Edivaldo Augustinho dos Santos




    Marcelândia - MT

    ResponderExcluir
  106. ATIVIDADE I

    Meu nome é Ivone Pereira Dionízio, sou professora efetiva de Rede Municipal de Ensino do Município de Marcelândia, concluí o Curso de Pedagogia pela UFMT no ano de 2004, em seguida fiz o Curso de especialização com o título de “ Metodologia das Ciências da Educação Básica e suas Tecnologias”.
    Em minha praxis pedagógica procuro instigar o aluno quanto a necessidade do uso e domínio dos recursos tecnológicos. Sabemos que a tecnologia está presente em todos os momentos da vida das pessoas e jamais teremos retrocesso quanto ao uso dos mesmos.
    Fazer com que os alunos se apropriem do saber tecnológico, é dar a oportunidades deles adentrarem num mundo que a cada dia lhes será mais familiar.
    Durante a sua vida, quer seja no pessoal, quanto no profissional, nossos alunos estarão sempre em contato direto com a tecnologia; tornar esse contato menos traumático é uma das funções da escola.
    Enquanto aprendiz, acredito que sou uma pessoa aberta a novos conhecimentos, tudo evolui com tanta velocidade e, em especial, no mundo tecnológico, os avanços são tão velozes que as vezes temos a sensação de estarmos distantes deles.
    Se traçarmos um parâmetro dos avanços da educação com os avanços da tecnologia, podemos verificar que estamos visivelmente em desvantagem. Correr contra o tempo, se integrar a todos os movimentos e mudanças ocorridas em nossa sociedade, nos fará professores cada vez mais ágeis, capazes de ter uma visão crítica dos sistemas que nos envolvem.
    Desenvolver a prática interativa com nossos alunos, nos dá a sensação de dever realizado. É nesse momento que podemos nos aperceber de como nossa clientela possui uma bagagem de um conhecimento riquíssimo e a prática interativa nos oportuniza de absorver este conhecimento dispensado a nós com tanto desprendimento, e muitas vezes sem pedir nada em troca.
    Sempre que necessário, eu mudo minha forma de ensinar, pois as mudanças pedagógicas são evidentes, e isto implica também em mudanças na nossa praxis pedagógica. Estar abertos à novas metodologias de ensinos, adequando-nos às necessidades de cada clientela, certamente nos trará retorno eficaz do trabalho realizado em nossa carreira profissional.

    ResponderExcluir
  107. Atividade 1
    Quem sou como professor e aprendiz?

    Por muitas vezes, nós professores encontramos dificuldades em lidar com a tecnologia, que nem sempre esta a nossa disposição. Eu como professora tenho dificuldade em utilizar os computadores da nossa escola, devido ao programa ser diferente do que eu utilizo em meu notebook, graças é essa formação que estou fazendo que é, Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC, tenho certeza de que essa formação vai me auxiliar muito em meu trabalho, e é através disso que vou poder utilizar melhor a tecnologia existente na instituição que eu trabalho, que é a Escola Municipal Rural Santa Rita do Norte.
    Sendo assim, o meu trabalho nas aulas de informática com meus alunos será mais proveitosa, porque não terei mais tanta dificuldade com a tecnologia, levando em consideração que trabalho com quatro turmas que são;6º, 7º, 8° e 9° ano, das séries finais do ensino fundamental.
    Devido a nossa escola não possuir internet fica mais dificílimo, trabalhar de uma forma mais diversificada, tenho que trabalhar com aquilo que tenho a minha disposição, isso não quer dizer, que não vou pesquisar na internet, para trazer a sala de aula o que é de interesse dos meus alunos.
    Sabemos que a tecnologia é de fundamental importância, na educação dos nossos alunos, pois quando chegam na escola nem sempre eles tem um prévio conhecimento, sobre as diversas tecnologias utilizadas em sala de aula, como por exemplo; TV, DVD, computador, impressora, fotocopiadora e datashow, etc.
    Lembrando sempre que devemos respeitar o conhecimento, que o aluno traz consigo, como também ensina lo, e prepara lo para a vida atual, a onde tudo esta envolvido as tecnologias existentes.
    Há nossa escola trabalha com o período de alternância da Educação do Campo, é muito bom trabalhar dessa forma, porque através do tempo casa, é que conhecemos a verdadeira realidade do nosso aluno, e isso é maravilhoso, porque as vezes aprendemos mais do que ensinamos.


    Dirlei Meurer

    Marcelândia,25 de junho de 2009.

    ResponderExcluir
  108. Atividade 1
    Quem sou eu como professor?


    Ana Lucia Fernandes Marques professora do 6º ao 9º, ano na escola Publica Municipal Santa Rita. Atuo com as matérias de matemática, ciências e educação física. Procuro despertar a curiosidade dos através de atividades que os levem a desenvolver o raciocínio logico, e se tornem cidadões críticos.
    Busco sempre relacionar as atividades propostas a pratica para que aja um melhor entendimento , como trabalho com educação do campo fica mais fácil para que aconteça; pois temos um dia em que acontece aulas extra classe onde os trabalhos realizados em sala são aplicados na pratica.
    Procuro sempre ouvir meus alunos com atenção para que eles desenvolvam habilidade em falar em publico e para que aja uma maior interação em grupo, e assim muitas vezes aprendo com eles e me sinto muito feliz pois se consigo aprender com as experiências de meus alunos , outras pessoas também irão ouvir e aprender com eles.
    E assim irei me sentir muito orgulhosa pois são meus alunos e passar por minha orientação. Como atuo com matemática procuro sempre desenvolver o raciocínio dos meus alunos e procuro passar atividades que os levam a pensar e que os levem a pensar e que propicie o trabalho em grupo para haver uma melhor interação entre eles.
    Quando necessário faço algumas mudanças em meu planejamento poi meu planejamento e flexível para poder atender as necessidades dos meus alunos , quando isso acontece procuro contornar a situação e busco sempre desenvolver atividades que os levem a se interagir com os colegas para que não se sintam cansados.

    ResponderExcluir
  109. Caríssimos cursistas
    É um prazer socializar nossas reflexões

    ResponderExcluir
  110. Daianne Cardoso (Laboratório de ciências da natureza)
    Ser aprendiz significa ir em busca da competência.
    Todos queremos ter sucesso e lutamos para não fracassar. Não existe nada de errado nisso, mas achar que a vida pessoal ou profissional vai sempre caminhar linearmente, é besteira. O ser humano que procurava criar novas possibilidades. O sucesso é a soma de competência e talento com ação. porém, focando sempre seu objetivo e conquistas (mesmo que venham em gotas), conseguirá alcançar o pódio. Para ter sucesso é preciso ser um empreendedor, um aprendiz. Temos que considerar o aluno como aquele que tem uma vivência que vai para além do processo receptivo á informação dada pelo professor. Há necessidade de ouvir o outro que me ouve, e aprender as condições do ser professor a partir do vivido nas relações cotidiana em sala de aula, buscando a transformação, o crescimento e o desenvolvimento. Ser professor e aprendiz é ser amigo, educador, ser parte de um real social e principalmente humano. O mais importante são as trocas criativas que enriquecem, constituem e constroem a condição de ser professor e aprendiz. Assim momentos vividos são como novos e diversificados.

    ResponderExcluir
  111. Nelci (Bibliotecária)

    QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

    Enquanto futura professora, eu trabalho na biblioteca da escola Jardim das Flores e me considero uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os alunos.
    Na minha atuação como bibliotecaria futura professora, procuro incentivar os alunos a leitura para que os alunos despertem o interesse em busca do novo. Como sabemos a leitura é um ponto de partida para viajar no mundo da imaginação, busco inserir os alunos no fantástico mundo proporcionado pela leitura. Trabalho um projeto de leitura junto com outras professoras, objetivado despertar o interesse dos alunos de forma prazerosa para que os mesmos tenham o hábito de ler.
    Como aprendiz me dedico ao máximo em aprender, presto atenção nas explicações, estou sempre disposta a ajudar meus colegas e os alunos. Geralmente tenho facilidade em aprender, só que agora estou sentindo certa dificuldade, pois ainda não estou atuando em sala como professora acredito que seja natural e com o tempo a dificuldade se transformara em aprendizado. Estou me empenhando muito em vencer estas dificuldades e certamente irei conseguir no final alcançar meus objetivos.

    ResponderExcluir
  112. Ledir disse: Sou professora pedagoga da escola Renascer. Como mediadora do conhecimento busco estar sempre em interação com os alunos, aprendendo junto com eles, estando disposta a ouvir suas idéias, estando aberta a comunicação e aplicando suas sugestões quando apropriado.

    ResponderExcluir
  113. Vanessa disse: Sou professora pedagoga da escola Renascer. Sabemos que a tecnologia está presente em todos os momentos da vida das pessoas e jamais teremos retrocesso quanto ao uso dos mesmos.
    Sabemos que os alunos se sentem simpatizados com o uso das novas tecnologias, nosso papel não é de distanciá-los da forma que utilizam, e sim de despertar o interesse para usar as tecnologias voltadas ao conhecimento e para através delas exercer seu papel de cidadão crítico, lutando por seus direitos e conhecedor de seus deveres.

    ResponderExcluir
  114. TALITA ZANON BRITO – MARCELANDIA – MT (Turma da Prof. Sebastiani)

    Sou coordenadora pedagógica da Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante, na cidade de Marcelandia, formada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso.
    Realmente responder e avaliar a nossa pratica como professor, não é tarefa fácil, pois muitas vezes enfrentamos as diversidades, não sabendo como lidar com as mesmas.
    Eu acho que o professor é muito mais que um mero mestre explanando um determinado conteúdo em sala de aula, ele deve instigar o aluno a buscar conhecimentos extras, a incitar as duvidas e fomentar os assuntos que estão sendo trabalhados cada vez mais.
    O professor que busca se interagir com os alunos, estará ganhando a confiança e a capacidade de cada vez mais superar os limites em busca de novos conhecimentos e assim poderá estar incluindo as mídias em sua prática pedagógica.
    Eu acredito muito nas mídias para o futuro, acho que quem não estiver preparado para encarar essa realidade o próprio mercado de trabalho o excluirá do meio educacional, porque o próprio aluno vive essa realidade de tecnologia.
    Gosto de ouvir as idéias dos alunos, muitas vezes aplico o que eles sugerem sempre tentando ver o lado positivo e o lado onde podemos aprender juntos.
    Sinto dificuldades no entrosamento com os colegas, as vezes eles parecem não estão interessados e acessíveis a troca de idéias, existem até alguns que dizem que tem alergia a computador, infelizmente esses não terão um futuro muito promissor.
    Espero realmente com este curso poder aprender juntamente com todos os amigos cursistas, e poder dar a minha pequena parcela de contribuição.

    ResponderExcluir
  115. Acho que às vezes sim e às vezes não!
    Como em nossa vida somos um eterno vir a ser, existem dias que nos sentimos motivados e felizes preparados para novos desafios, e prontos para inspirar e ensinar, sem dúvida nenhuma neste dia nossos alunos sentem-se motivados a aprender com a gente e a crescer com a gente, mas quantos são os dias também que a vontade nos move a se encolher debaixo da coberta e a ficar ali amuado, quieto e sem coragem de encarar mais uma vez a sala de aula, acho que dificilmente nestes dias o aluno sente vontade de aprender com a gente de descobrir-se e descobrir quem somos e o que temos a transmitir para os mesmos.
    Me vejo que sou um professor em processo de transformação, tenho aos poucos aprendido a sair da crisálida, da idéia velhaca de que sou o transmissor do conhecimento e pensado cada vez mais como um articulador, um condutor do mesmo, um contador de histórias como diria Augusto Cury. E os alunos têm através das várias experiências juntos aprendido a pesquisar na internet, a fazer o uso correto dos programas de TV, a selecionar das tecnologias aquilo que tem proveito. Nestas experiências não sou eu o mestre eles os alunos, juntos temos aprendido tanto um com o outro, ouvindo e falando, dialogando, discutindo, muitas das experiências dão certo outras são um fatídico fracasso, as que dão certo nos enchem de gozo, as que dão errado nos ensinam, mas nenhuma chega a ponto de nos desanimar. No fundo da alma de um educador vem o clamor, da falta de amor e presença dos pais, de uma sociedade individualista e egoísta que não ensina a compartilhar, de um sistema que nos engole sem mastigar, sem digerir. Mas no fundo entendemos que tudo isso faz parte de nossa missão, e que também as falhas e erros de nossa sociedade nos dão ainda maior responsabilidade, não a de ser só o professor, não a de ser só o educador, mas de ser também um exemplo a se seguir e uma luz a iluminar caminhos obscuros na vida de tantos transeuntes que passam por nós.

    André Brito

    ResponderExcluir
  116. Meu nome é Roberto Silva, trabalho no Laboratório de Informática da Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante, Tento interagir com os alunos buscando o conhecimento para ambas as partes.
    A curiosidade em se tratando de Informática é mais ampla tendo em vista que o aluno se prende diante da tela de um computador. Com a tecnologia em desenvolvimento elevado todas as pessoas têm que ter acesso à informática. Entro em discussão com os mesmo pra saibam utilizar a tecnologia de forma que não prejudique as pessoas e a si mesmo.

    ResponderExcluir
  117. Meu nome é Roberto Silva trabalho no Laboratório de Informática da Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante, Tento interagir com os alunos buscando o conhecimento para ambas as partes.
    A curiosidade em se tratando de Informática é mais ampla tendo em vista que o aluno se prende diante da tela de um computador. Com a tecnologia em desenvolvimento elevado todas as pessoas têm que ter acesso à informática. Entro em discussão com os mesmo pra saibam utilizar a tecnologia de forma que não prejudique as pessoas e a si mesmo.

    ResponderExcluir
  118. OLA!EU SOU A PROFESSORA SIRLEI DE SOUZA ANDRÉ ESTOU CURSANDO O CURSO DE PEDAGOGIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
    ESTOU SEMPRE EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS PARA TRABALHAR COM MEUS ALUNOS,MAS NA EPOCA EM QUE ESTAMOS AS CRIANÇAS EM RESPEITO A TECNOLOGIA EM REALAÇAO A MIM TEM MAIS CONHECIMENTOS TECNOLOGICOS POIS SABEM OPERAR VARIOS TIPOS DE CONHECIMENTOS TECNOLOGICOS,POIS FICAM VARAS HORAS EM LAN HAUSE ,MANIPULAM CELULAR,CALCULADORAS,DVDS.NA PRATICA PEDAGOGICA PROCURO DESENVOLVER DE MANEIRA LUDICA PARA QUE AS CRIANÇAS TENHA MAIS INTERESSE NOS CONTEUDOS A SER TRABALHADOS,O PROFESSOR DEVE PARTIR DO CONHECIMENTO DO ALUNO POIS TEMOS MUITO QUE APRENDER COM OS MESMOS,SENDO QUE NA MAIORIA DAS VEZES PROFESSORES IGNORAM O ALUNO NAO DANDO IMPORTANCIA PARA O QUE ESTAO DIZENDO,POIS QUANDO A CRIANÇA CHEGA A ESCOLA TRAZEM NOVOS CONHECIMENTO E TAMBEM MUITA CURIOSIDADE NESTE MOMENTOP TEMOS QUE APROVEITAR A SUA CURIOSIDADE E INSTIGAR A CRIANÇA CADA VEZ MAIS PARA QUE ELE ADQUIRA NOVOS CONHECIMENTOS ATRAVES DO QUE ELES JA SABEM E SENDO ASSIM TRABALHAR OS CONTEUDOS DIARIOS SOBRE O SEU DIA A DIA .SEMPRE QUE POSSIVEL BUSCO INFORMAÇOES COM PROFISSIONAIS QUE TEM MAIS EXPERIENCIA PARA ESTAR MUDANDO A MINHA METODOLOGIA DE ENSINO PARA QUE MEUS ALUNOS TENHAM MAIS PROVEITO EM SEUS CONHECIMENTOS PARA O MUNDO SOCIAL E TECNOLOGICO E TAMBEM VALE APENA RESALTAR QUE NESTE CURSO PRETENDO OBTER NOVOS CONHECIMENTOS NOVOS PARA TRABALHAR COM O SISTEMA NOVO DE TECNOLOGIA EM COMPUTAÇÃO DE MANEIRA QUE MINHA AULA POSSA FICAR MAIS PRAZEROSA E INTERESSANTE.NO MOMENTO NAO ME SINTO PREPARADA PARA FAZER NOVAS MUDANÇAS NA MINHA FORMA DE ENSINAR MEUS ALUNOS O MOTIVO E QUE TENHO MEDO DE ERRAR OU SER CRITICADO POR OUTROS PROFESSORES SENDO QUE MUITOS NAO AJUDAM GUARDAM SEU CONHECIMENTO PRA SI MESMO MAS GOSTAM DE CRITICAR OS OUTROS.MAS APESAR DE SER OTIMISTA TENHO QUASE CERTEZA QUE ATE O FINAL DO CURSO VOU TER MUDADO MEU METODO DE ENSINAR E TRABALHAR COM AS NOVAS TECNOLOGIAS E TAMBEM A TRANSDICIPLINARIEDADE.

    ResponderExcluir
  119. Ola! O meu nome é Andressa, estou cursando o 5° semestre do curso de letras sou professora de língua portuguesa e inglesa da Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante já estou a três anos atuando na educação, procuro sempre aprender com meus colegas de trabalho e até mesmo com meus alunos durante as aulas. Acredito que na profissão que escolhi é necessário sempre estar me capacitando tendo em vista que o professor é um eterno aprendiz. Tenho como prática fazer sempre o melhor para meus alunos trabalhando de maneira dinâmica, participando ativamente das aulas, e preparando elas de acordo com a realidade que cerca o mundo do aluno tento trazer para as minhas aulas um método que esteja relacionado com o cotidiano do educando. Dessa maneira trabalho com os alunos de modo que possa facilitar o aprendizado de cada um, como por exemplo: debates, onde cada um expõe suas opiniões ,e tiram as suas duvidas em relação ao conteúdo estudado. Pretendo interagir com os alunos e da mesma maneira eles interagirem comigo, aconselhando o aluno também a buscar conhecimentos a mais para o seu próprio desenvolvimento, como pesquisas da internet que é um dos maios mais fáceis de se fazer uma pesquisa nos dias de hoje. Sabemos que a tecnologia está presente em todas as ocasiões da vida das pessoas e que com certeza esses materiais estarão em continuo desenvolvimento. Durante os debate em sala de aula percebo a quantidade de conhecimentos que o aluno possui, um passo importante para o aluno colocar o que pensa e tirar as duvidas que tem, ai então percebo a importância de trabalharmos de maneira branda e renovar as nossas praticas de acordo com a realidade em que o aluno esteja inserido para preparar o aluno para a sua sobrevivência.

    ResponderExcluir
  120. Sou professora da escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante. Estou atuando na educação a seis anos tenho como curso na formação superior ‘Normal Superior”, trabalho com alunos da 1º fase do 2º ciclo. Tento trabalhar sempre ao máximo a compreensão dos temas abordada já que hoje em dia a maioria dos alunos tem acesso a internet, celular e outras tecnologias do gênero. Nas minhas aulas sempre faço com que eles mantendo a disciplina se interajam uns com os outros, pedindo q eles exponha suas idéias a respeito das tecnologias que utilizam no seu dia a dia tentando assim tornar as aulas mais atrativas e melhor desenvolvidas. Nessas trocas de informações acontecem mudanças e descobertas, pois cada aluno tem suas próprias idéias e realidades distintas . Assim acabo conhecendo o seu mundo e ouvindo o que traz de sua casa, as vezes me surpreendo e acabo mudando a minha aula de maneira que eu consiga socializar a aula com sua realidade. Quando eles trazem seus conhecimentos eu como educadora vejo a necessidade de valorizar suas idéias e tentar aplicá- las. Com isso acredito que temos maior oportunidade de crescer com as idéias de aparelhos que usamos ou possamos vir a usar. Com esse curso acredito e espero que consiga ter maior facilidade em e adquirir e transmitir conhecimentos sobre essas tecnologias na área da educação.

    Eliseane Teixeira - Marcelândia – MT

    ResponderExcluir
  121. TIC
    Turma: Rosileica
    Quem sou como professor e aprendiz

    Sou a professora Demozélia, graduada em Pedagogia e pos graduada em Psicopedagogia, atuo na Escola Municipal Jane Pereira Lopes.
    Este é o meu primeiro ano que como professora, trabalho com o Pré I para mim tem sido uma experiência maravilhosa, cada dia é um desafio que me permite aprender cada vez mais, descobrir e compreender o processo de ensino e aprendizagem me dando a oportunidade de melhor desempenho e resultado no meu trabalho. Sou uma pessoa persistente e que gosta de buscar conhecimentos. Sinto-me no dever de lutar por uma sociedade melhor, acredito que a Educação é caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.
    Ser professor é desenvolver sua profissão com amor, paciência, persistência e criatividade. Pois “Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”. O professor precisa ser atualizado, dinâmico, conhecer e compreender seu aluno, podendo assim facilitar aprendizagem do educando.

    ResponderExcluir
  122. Bom sou professor Carlos, trabalho com a 4º serie estou no final do 1º semestre de de Educação Física pela Fasipe . Quem sou como professor aprendiz, sou um profissional que gosta de fazer certo, ou pelo menos tentar da melhor maneira possível, para que os alunos tenham boa referência minha como professor e até mesmo como professor,e como aprendiz, a meu ver é muito bom, pois ao mesmo tempo estou aprendendo e tudo que se aprende, tem que ser da melhor maneira possível.
    Meus alunos, espelham sempre no que o professor faz, pela curiosidade de como ele sabe e aprendeu, como professor tento me organizar e preparar meus pensamentos para poder atua na área de ensinar. Passando para meus alunos, o conhecimento do dia-dia, busco sempre ouvir, as idéias dos alunos, e por em pratica quando for algo quer tem aproveitamento, dentro do contexto escolar.
    As idéias,os pensamentos é importante pela convivência delas em suas casas, esses alunos sempre traz algo, de novidade onde, o conhecimento seja compartilhado entre os demais colegas. A socialização entre eles e professor vem de encontro com dificuldade de relacionar em casa, com os pais ou ate mesmo com os irmãos. A escola para essas crianças, talvez seja a saída para, que eles colocam suas idéias de seus pensamentos em pratica, coisas que em casa são cortas ou seja: são proibida, e na escola eles tem essa liberdade de expressar seus pensamentos,e com isso por em pratica.
    E com isso, muitas vezes fazer aquilo que tem vontade, isto é agir,saltar pular extravasar, e ate mesmo brigar.
    O professor tem que ser, o agente intermediador desse processo, pois ele é a pessoa de confiança dos alunos, isso é um passo muito importante a confiança ainda,o aluno deposita no professor.
    CARLOS UMBERTO DE SOUZA LOPES.

    ResponderExcluir
  123. JANDIRA PONCIO PINA – MARCELANDIA – MT

    Sou professora da escola Etelvina Ferreira Cerqueira Diamante,como professora aprendo cada dia a mais com meus alunos,porque o professor nunca sabe tudo, todos os dias ele aprende alguma coisa a mais seja com os alunos ou com a própria experiência de vida.
    Como professora procuro despertar a atenção dos meus alunos com aulas que chamem a atenção deles,e procurando sair da rotina do dia-a-dia mostrando a eles que eles devem ter atitudes próprias, e interagindo muito com eles na sala de aula.
    É muito importante saber ouvir a opinião deles,as vezes a opinião ou uma idéia ou algum comemtário se torna uma aula muito interessante,podendo até mudar a rotina da sala de aula.Se existir união entre os professores com certeza estaremos aprendendo mais,pois se formos unidos teremos condições de aprender muito mais, e isso quem vai sair ganhando e nossos alunos procuro no dia-a-dia através de pesquisas,leituras e cursos é ate mesmo em conversas do com colegas trazer mudanças para a minha sala de aula.
    Procuro melhorar mais nos meus conhecimentos pensando neles,As vezes da receio de fazer alguma mudança, mas é para a melhoria dos alunos ,e sempre sabendo que precisamos inovar a cada dia pois o professor tem que estar procurando saber mais porque ele nunca sabe tudo sempre está aprendendo.
    As mudanças tem que ir acontecendo aos poucos porque tudo que é novo incomoda,tem que ir mudando no cotidiano de sala de aula ,um bom exemplo ea tecnologia que está ai as vezes o professor não sabe mexer num computador, e onde ele precisa ter força de vontade de querer aprender, porque não podemos ficar parado no tempo.

    ResponderExcluir
  124. FRANCIELE PEREIRA DE ALMEIDA – MARCELANDIA - MT

    Sou professora da escola estadual Etelvina na primeira fase do segundo ciclo, me considero uma professora aprendiz estou a pouco tempo atuando como professora, no ano anterior substituía os professores que por algum motivo se afastavam estou muito feliz por estar atundo em sala de aula com uma turma minha.
    Procuro sempre levar para a sala de aula atividades que desperta a curiosidade dos alunos que e muito importante assim a busca pelo saber fica constante também através de pequenas pesquisas ao pesquisar eles constroem a suas idéias e ao socializar com os colegas e professores enriquece os seus conhecimentos.
    Como já sitei acima sou uma professora aprendiz me dedico ao máximo fazendo pesquisas, lendo para me aperfeiçoar cada vez mais por que isso e uma luta constante do professor.
    Ao ler e pesquisar posso estar buscando novas alternativas para trabalhar em sala de aula,porque as vezes ficar na mesmice e muito cansativo para os alunos e professor levar atividades diferentes e trabalhar no coletivo procurando ouvir cada um suas idéias suas opiniões ao mesmo tempo que podemos ensinar também podemos aprender assim acontece a troca do saber, valorizando os seus conhecimentos assim também a troca de experiências e idéias entre os professores pode ser de grande ajuda tornando assim mais rica a troca de saberes.
    Procuro sempre conversar com professores experientes assim posso enriquecer ainda mais meus conhecimentos.Ao planejar uma aula as vezes fico insegura, uma vez não dando certo procuro descartar o que não deu certo e aproveitando os demais.
    Mas estou muito contente com os meus aluno estou me dedicando ao maximo.

    ResponderExcluir
  125. Eliana de Lima Andrade – MARCELANDIA – MT

    Sou professora, aposentada á dezessete anos na cidade de Rio Brilhante MS e lotada na Escola Estadual Etelvina F. C. Diamante, em Marcelândia MT, com articuladora. Como professora procuro despertar em meus alunos a curiosidade, o senso crítico, ouvindo sempre os seus comentários sobre este ou aquele assunto, deixando que exponham suas idéias e opiniões sobre os conteúdos que estou ensinando. Visto que nós professores aprendemos muito com os nossos alunos, seja ele da zona rural ou urbana, proporcionando assim um vínculo de amizade entre ambas as partes e com isso havendo até mesmo uma transformação na sala de aula por parte dos alunos.
    Essa transformação haverá para que as nossas aulas não sejam chatas, desinteressantes e sim criativas, interessantes para que os alunos sintam prazer de vir para a aula. Quanto aos nossos colegas professores precisam ser mais unidos, menos individualistas e egoístas e sim comprometidos com os alunos e com a educação. Em vez de falarem tanto, agirem mais; pois só assim conseguiremos alcançar os nossos objetivos e ter uma educação cada vez melhor e com qualidade.
    Como aprendiz tenho muito ainda que aprender como educadora, pois ainda não sei tudo, não sou a dona da verdade. O ser humano deve estar em constante aprendizado, aperfeiçoando cada vez mais o seu trabalho, buscando sempre aprender coisas novas que possa ajudá-lo na sua sala de aula.
    Se hoje você não procurar estar se atualizando, capacitando só vai ficar para trás, como um professor ultrapassado sem perspectivas de vida. Isto talvez lhe trará frustrações porque o seu aluno interage com os mais modernos e sofisticados aparelhos tecnológicos, enquanto você não sabe apertar nenhum botão daquela máquina como se fosse um monstro que irá te engolir.

    ResponderExcluir
  126. Sou Professora da Escola Estadual este ano atuando como professora na sala de recursos. Procuro desperta a curiosidade em meus alunos, acredito que a curiosidade é uma das portas para o conhecimento, sempre apresentando atividades diferenciadas usando de vários métodos para que possam aprender. Acredito que quando um professor de dispõe a ensinar não é só o aluno que aprende, mas ele também. É uma interação de conhecimento entre professor/aluno e aluno/professor. Procuro ouvir suas idéias e prestar bastante atenção em suas atitudes para estar trabalhando com atividades que não sejam cansativas e que venham de encontro suas necessidades.
    Eu como professora aprendiz procuro fazer, pesquisas e interagindo com outros professores, compartilhando experiência e idéias,para refletir sobre minha prática.O que está dando e o que não está dando resultado e no que precisa ser melhorado.

    Elizabete Alves Dos Santos Marcelândia MT

    ResponderExcluir
  127. Lídia Pimenta Escola Etelvina Marcelandia - MT

    Professora articuladora das series iniciais I e II Fase do I ciclo. Diante dos avanços tecnológicos sinto a necessidade de buscar novo conhecimento para desenvolver minhas praticas pedagógicas com os meus alunos.
    Na minha função preciso interagir com os professores e alunos, pois trabalho a partir das dificuldades diagnosticada em alunos. Estou sempre buscando despertar o interesse do mesmo e trabalhar a auto-estima, pois muitos têm a alto estima baixa, devido problemas familiares e as dificuldades de aprendizagem. Sei se consigo despertar tanto a curiosidade do aluno, mas tento para conseguir atingir os objetivos propostas.
    Estou sempre dialogando com os colegas trocando experiência, pois nossa profissão exige um espírito cooperativo para que tenhamos êxito no que fazemos e sempre fazendo tudo com muito amor e dedicação.
    Desenvolvendo minha pratica pedagógica respeitando a diversidade cultural e o conhecimento que o educando venha conhecer valores culturais e éticos para a formação de cidadão críticos e criativos para viver em sociedade.
    E havendo interação educador e educando eu aprendo muito com os alunos pois os mesmos relata informações muito importante de sua vida cotidiana com a família e as pessoas que o cercam em sua convivência.
    Estou sempre refletindo em minha pratica pedagógica, fazendo mudanças até conseguir sanar as dificuldades dos alunos na sua aprendizagem.
    Fico preocupada, quando não estou conseguindo atingir meus objetivos no em sino aprendizagem. Mas não desista faço trabalhos diferenciados, trocando experiências com as colegas e buscando apoio pedagógico com a coordenação, pois ela esta sempre disposta a nos orientar e ajudar.

    ResponderExcluir
  128. Sou Professora da Escola Estadual este ano atuando como professora na sala de recursos. Procuro desperta a curiosidade em meus alunos, acredito que a curiosidade é uma das portas para o conhecimento, sempre apresentando atividades diferenciadas usando de vários métodos para que possam aprender. Acredito que quando um professor de dispõe a ensinar não é só o aluno que aprende, mas ele também. É uma interação de conhecimento entre professor/aluno e aluno/professor. Procuro ouvir suas idéias e prestar bastante atenção em suas atitudes para estar trabalhando com atividades que não sejam cansativas e que venham de encontro suas necessidades.
    Eu como professora aprendiz procuro fazer, pesquisas e interagindo com outros professores, compartilhando experiência e idéias,para refletir sobre minha prática.O que está dando e o que não está dando resultado e no que precisa ser melhorado.

    Elizabete Alves Dos Santos Marcelândia MT

    ResponderExcluir
  129. Sou uma professora que concebo a tecnologia na sociedade atual como o ápice da humanidade.

    ResponderExcluir
  130. Atividade 1

    Cursista: Norbelia Pereira Silva

    Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia para dar a minha contribuição, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos, além disso, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos. Sou dedicada, estou sempre atenta as novas formas de ensinar para facilitar o meu trabalho, como aprendiz sou muito curiosa, nessecito descobrir cada vez mais novas maneiras de me especializar, pois um dos maiores desafios que nós professores enfrentamos atualmente é sem duvida a nessecidade de aprender novas formas de ensinar para que a aprendizagem ocorra nos moldes da atual sociedade.

    ResponderExcluir
  131. Quem sou como professor e como aprendiz?
    Meu nome é Lenice,sou professora formada e estou atuando a 3 anos.Este ano estou trabalhando com o 2°ano do 1°ciclo,acredito que o professor é um eterno aprendiz, epreciso aprender,compreender e passar para os alunos,devemos sempre despertar a curiosidade e a vontade de aprender cada vez mais.Procuro ouvir ele e debatermos em sala de aula,estou sempre em formação e explorando o maximo o que meus colegas de trabalho tem a oferecer.As minha aulas são planejadas,exploro muito as habilidades de meus alunos,a leitura,produção e vontade que eles tem em aprender.No momento estou com dificuldades em trabalhar com as tecnologia,mas com esse curso prentendo superar elas e principalmente repassar a eles com todo o empenho e vontade que eles merecem.

    ResponderExcluir
  132. Sou uma professora que acredita na tecnologia como um sistema auxiliar na mudança da educação.

    ResponderExcluir
  133. QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ

    Celina Godoy de Lima Lopes - Marcelândia - MT.

    Sou Pedagoga, com Especialização em Psicopedagogia Institucional, trabalho na Escola Municipal Santa Terezinha em turmas de 2.ª Fase do 2.ª Ciclo ( 5.º ano – Ensino Fundamental de 9 anos).
    Estou sem atuar em sala de aula a vários anos, pois estive atuando por um longo período na Função de Coordenadora pedagógica e no período anterior a este estive atuando como Secretária Municipal de Educação.
    Sou uma profissional que me preocupo com meus alunos. Ouço sua idéias e com elas aproveito para planejar minhas aulas. Pois acredito que as aulas serão mais atrativas se os conteúdos forem direcionados com o objetivo de suprir as curiosidades dos alunos. Sabemos que aprendemos somente aquilo que temos necessidade, e nós professores devemos aproveitar esse momento de curiosidade dos alunos e fazer nossa praxis pedagógica.
    Incentivo sempre meus alunos para que eles busquem novidades e tragam para a sala de aula fazendo assim a socialização entre eles.
    Desenvolvendo minha prática pedagógica respeitando a diversidade cultural e o conhecimento que o educando venha conhecer valores culturais e éticos para a formação de cidadão críticos e criativos para viver em sociedade.
    Acredito na importância de estar sempre se atualizando , para enriquecer também meu conhecimento e ganhar estímulos para desempenhar bem minha função de educadora.
    Entendo também que o sucesso na arte de educar depende de uma ação coletiva ,é uma troca mútua , depende do querer ensinar e do querer aprender... Eu estou muito realizada com minhas turmas este ano, ansiosa para que eles alcancem os objetivos planejados pela escola.

    ResponderExcluir
  134. Atividade 01
    Orientadora: Márcia Vacário
    Profª Alessandra Neves Cordeiro
    Escola Estadual Paulo Freire – Marcelândia-MT

    QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
    Lemos, com frequência, que as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo. Mas, na essência, não são as tecnologias que mudam a sociedade, mas a sua utilização dentro do modo de produção educativa, que busca a influência sócio-culturais sobre crianças e adolescentes. As tecnologias não mudam necessariamente a relação pedagógica, se nos educadores não estimularmos sua utilização benéfica como ferramenta de ampliação a interação, reforçando uma visão conservadora, construtiva e informativa.
    As tecnologias na Educação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria no conhecimento com ética.
    Eu como educadora atualmente, não faço competição com os diferentes meios de comunicação, especialmente a partir do avanço da informática, utilizo-os em meu beneficio, modificando minha forma de ensinar, construindo conhecimento com meus educandos, sem receio de errar, pois a partir da ação vem a reflexão. O reencantamento, em fim, não reside principalmente nas tecnologias cada vez mais sedutoras, mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças e que nos solicita a uma prática pedagógica inovadora. É maravilhoso, crescer, evoluir e comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. É frustrante, por outro lado, constatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias. O reencantamento, em grande parte, vai depender de nós.

    ResponderExcluir
  135. Quem sou como professor e aprendiz?



    ATIVIDADE 1

    SUELI CORREA MARINHEIRO, MARCELANDIA MT


    Sou a professora Sueli, trabalho na Escola Santa Terezinha a cinco anos, sou muito responsável no meu trabalho, me dedico muito , tento dar o melhor de mim no meu trabalho. Durante as minhas aulas procuro sempre instigar os meus alunos , despertando a curiosidade e o gosto pelo estudo no seu dia- dia.
    Estou sempre preparada para novas sugestões dos meus colegas e até mesmo dos meus alunos, pois a troca de conhecimento enriquece a nossa bagagem de conhecimento. Procuro sempre planejar as minhas aulas, sempre pesquiso na internet para ajudar a planejar minhas aulas dessa forma estarei melhorando a minha prática pedagógica.
    Percebo que todos devem buscar novas metodologias que visem o aprendizado dos alunos, pois acho que o professor deve sempre inovar suas aulas visando a aprendizagem do aluno, nós professores devemos estar sempre preparados para novas mudanças e tentarmos nos adequar a elas, pois dessa forma tentaremos despertar o interesse do aluno , motivando e construindo um aluno critico para sociedade.

    ResponderExcluir
  136. Quem sou como professor e aprendiz?
    Atividade 1
    Regiane Aparecida Alves Monteiro Siqueira (Marcelândia)

    Sou a professora Regiane estou lecionando na Escola Estadual Etelvina Ferreira Cerqueira Diamante, no período vespertino com a 2° fase do 1° ciclo. Estou ainda em inicio de carreira atuando nas séries iniciais do ensino fundamental à três anos, onde tenho aprendido muito com meus educando, pois procuro desenvolver as atividades em sala de aula evidenciando o conhecimento que eles trazem de casa, confrontando com outras formando um debate, e assim desenvolvendo o conteúdo, desta forma trago a realidade para sala, despertando a curiosidade do aluno através de suas vivência. Nesses debates, por serem crianças ainda no inicio do processo de conhecimento, introduzo alguns temas com cantigas, filmes e diferentes gêneros textuais, procurando sempre atingir todos os níveis de conhecimento existentes em sala, preparando desta forma os educando para estar sempre integrado a assuntos relevantes a sociedade que os cercam. Procurando proporcionar aulas que chamem mais a atenção, desenvolvo atividades onde os educandos tem a completa interação com jogos, brincadeiras, produção de texto coletivo verbal e não-verbal e filmes. Sempre ouço as idéias dos educando realizando algumas atividades de acordo com a vontade deles. Faço pesquisas em blog e sites confiáveis da internet para esclarecer dúvidas e recolher atividades lúdicas para o dia-a-dia. Quando vejo que minhas aulas estão cansativas,ainda mais sabendo que meus alunos ainda tem sete anos, procuro inovar e fazer dinâmicas em grupo, e desenvolver atividades que tenha um período mais curto. Essas mudanças são sempre necessárias se tratando da realidade educacional de nossos educando que enfrentamos dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  137. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


    ATIVIDADE 1
    NOME; SALETE DE FATIMA GONÇALVES DA SILVA DAL PIVA.
    ESCOLA PUBLICA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA.
    MUNICÍPIO ; MARCELÃNDIA MT.


    Sou uma pessoa muito compromissada com a educação de meus alunos. Sempre gosto de
    aprender coisas novas e a cabeça aberta para mudanças, visando sempre melhorar a minha prática
    pedagógica. Estou na educação há 13 anos e tenho percebido a evolução da era da tecnologia, onde o uso do computador não é objeto de vaidade, mas sim de necessidade , onde o mercado de trabalho
    exige que estejamos interligados na internet.
    Com meus alunos em sala de aula, busco trabalhar enfatizando a idéia de VIGOTSKY, onde ele fala que ¨O PROFESSOR DEVE SER O MEDIADOR NO ENSINO APRENDIZADO¨. Ou
    seja, deve sempre levar o aluno a buscar através de pesquisas, de vivências no seu dia a dia, o que
    a criança traz de bagagem de conhecimento, em sala de aula professor e alunos aprendendo juntos.
    A aula se tornará atrativa e despertará o interesse dos alunos e consequentemente haverá uma boa
    aprendizagem, pois ela participou da construção do conhecimento.
    Percebo que trabalhar coisas novas, não é fácil. Pois requer muita dedicação e compromisso.
    Mas aquele profissional que se preocupa com a educação dos alunos, corre atrás, se aperfeiçoa cada
    vez mais e o que aprende coloca em prática em sua sala de aula.
    Acredito que o curso TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENSINANDO APRENDENDO COM AS TIC, venha proporcionar-me uma boa bagagem de conhecimentos, para que a partir do que aprendermos possamos levar para minha sala de aula.

    ResponderExcluir
  138. Quem sou como professora e aprendiz?




    ATIVIDADE-1

    Sou Inês de Paula da Silva Ghiraldi de Marcelândia MT.
    Instituição Infantil Creche Menino Jesus.

    Na educação Infantil em que trabalho sou dedicada e carinhosa aprendo muito com as crianças apesar de serem pequenas nós ensina muito com suas simplicidade.
    A Educação Infantil precisa trabalhar mais com o desenvolvimento da coordenação motora, assim além de ensinar, educar, estamos preparando-os para o futuro, os alunos sempre tem um caso para contar, uma idéia, por mais angelical que seja, mas sempre precisamos ouvir suas opiniões, assim sentiram importante não importa sua cultura, mas que sintam que nós estamos dando a atenção que muita vezes não tem em casa, estou falando isso porque na instituição que trabalho tem muita criança carente de carrinho, e assim ouvindo os amiguinhos os colegas ficam interessado em contar suas histórias e que nós também damos a atenção que eles desejam.
    Com os colega de trabalho estamos sempre conversando e expondo nossos problemas de trabalho com o objetivo de alcançar a solução, e assim se tiver de fazer mudanças no ensino do dia-dia estaremos fazendo para alcançar o objetivo que foi almejado e a melhora no ensino e aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  139. QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

    ATIVIDADE: 1
    NOME: ROSELI APARECIDA LOPES DOS SANTOS
    CRECHE: MUNICIPAL LAR MENINO JESUS
    MUNICIPIO: MARCELÂNDIA - MT


    Como professor e aprendiz sou um profissional responsável, amo minha profissão, me dedico totalmente para despertar os meus alunos, preparando-os para que eles utilizem os novos recursos tecnológicos e dessa forma fazer suas representações culturais e de pensamentos. Procuro me inteirar a meus alunos, ouvindo suas idéias ensinando e aprendendo com eles, fazendo respeitar seus colegas de sala. Tento fazer mudanças na minha forma de ensinar porque acho que eles tem sede de sabedoria no aprendizado.
    Me sinto confortável em ver eles aprendendo e progredindo nos meus ensinamentos, as vezes tenho receio que os meus alunos não tenham atingido o objetivo que procuro.
    Eu valorizo o uso da tecnologia nas escolas, ela faz parte do mundo em que vivemos,mas hoje o que vejo são adolescentes desinteressados sem expectativa de um mundo melhor. Mas, mesmo vendo e vivendo esta situação tento despertar a curiosidade nos meus alunos, numa busca constante através de novos sistemas de ensino, é necessário registrar, mas não é fácil, afinal são poucos que tem acesso a tecnologia da informática. Claro que hoje está mais fácil trabalhar nas escolas públicas, tendo laboratórios de informática sempre a disposição para que os alunos estejam sempre em contato com este tão importante recurso tecnológico.
    Para mim ser professor, é cuidar da aprendizagem do aluno, com dedicação. Este curso veio para nos aprimorar porque sabemos que a tecnologia é fundamental e importante para todos nós.
    Enquanto estou no meu trabalho, gosto de imaginar que tudo é possível, que tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir
  140. Quem sou como professor e aprendiz?

    ATIVIDADE 1

    Adriana Fardin Sauer Escola Pública Municipal Santa Terezinha
    Marcelândia-MT

    Como professora busco despertar a curiosidade dos meus alunos com materiais diferenciados, aulas expositivas, experiências, visitas, pesquisa de campo, leituras diversificadas, laboratório de informática (o qual utilizo com muita dificuldade). Incentivo meus alunos no uso das tecnologias, mas as vezes sinto-me de mãos amarradas, pois eu mesma não domino esta área do conhecimento, sendo assim me considero uma aprendiz das TICs na Educação.
    Em todos os momentos de minha vida, tanto pessoal como profissional me considero uma pessoa e uma professora em eterno aprendizado, pois reconheço que não somos donos da verdade e nem plenos detentores do saber, sendo assim respeito as idéias e opiniões de meus alunos e colegas com os quais tenho bom relacionamento. Procuro incentivá-los a pesquisar e trazer novidades para tornar as aulas mais atrativas e agradáveis. Acredito que uma boa educação se faz de uma troca de experiências, ajuda mutua e mudanças necessárias. Sou acessível a mudanças e sinto-me muito bem quando consigo realizá-las.
    Em minha escola algumas tecnológicas básicas como: televisão e DVD já são utilizados a algum tempo, os quais consigo operá-los satisfatoriamente mas neste ano a escola foi contemplada com Laboratório Linux diferente do que já usamos para pesquisas e preparo de aulas, necessito de estudos para poder realizar as novas atividades propostas e encarar mais está mudança na Educação.

    ResponderExcluir
  141. Quem sou como professora e aprendiz


    Cleide Ribeiro Alves - Marcelândia - MT
    Turma 1 - Marcia

    Eu me chamo Cleide Ribeiro Alves, pedagoga ,moro em Marcelândia trabalho na Escola Publica Municipal Santa Terezinha na função de professora a 17 anos. Atualmente trabalho em duas escolas uma Municipal Santa Terezinha com uma turma de superação e em uma escola Estadual Paulo Freire com uma turma de 5 ano.
    Procuro sempre preparar meus alunos para buscar e utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento.
    Tento sempre desenvolver uma prática interativa com os alunos procurando ouvi-los para buscar a melhor forma de fazer uma aula mais agradável e incentivá-los a pesquisar e trazer novidades para discutirmos, e com isso aproveito para melhora meu plano de aula.
    Estou sempre aprendendo algo com os meus alunos pois eles são muito criativos e observadores e com isso estou sempre aprendendo com eles.
    Como educadores temos que estar sempre revendo nossos métodos educacionais e nos adequando com as novas tecnologias, pois se ficarmos sempre na mesmice eles se cansam não tem interesse na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  142. Eu sou José Viana de Souza e trabalho atualmente na Escola Garcia Garrido Fermino,como professor de Ciências Biológica no período noturno, no ensino médio.
    Gosto do que faço como educador,porem nos últimos tempos estar muito complicado trabalhar pois os alunos estão cada vez mais desmotivado,e muitas vezes não conseguimos motiva-los o que me deixa com uma sensação de impotência. Porem não desanimo diante dos problemas do cotidiano e estou sempre buscando mecanismos que facilite o meu trabalho como professor. E espero através desse curso melhorar as minhas praticas pedagógicas .
    Diante da evolução didática pedagógica,que tem pautado pela inclusão digital e novas tecnologia
    são algo indispensavél para o trabalho do professor inovador, estou sempre buscando capacitar-me para o trabalho didático pedagógico ,melhorando as condições de aprendizado dos alunos, levando aos mesmos informações importantes e atualizadas do mundo atual.
    Atualmente o próprio sistema educacional requer do profissional da educação capacitação periótica na sua área de atuação tem que estar sempre se capacitando e procurando ser um aprendiz constante,para melhorar a sua qualificação em quanto profissional.

    ResponderExcluir
  143. José Viana de Souza :a tenologia é um excelente ferramento para nos auxiliar em sala de aula,nos mais variados aspectos desde a impressão de tarefas e também como na montagem de eslaide para trabalhar com os mais variados tipos de ilustrações que o estudo de ciências biológicas necessita para que os alunos tenha uma melhor compreensão do assuntos abordados.

    ResponderExcluir
  144. Sou professora Luciana Pereira Souza, trabalho na educação há dezenove anos, atuo na disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, no ano de 2006 passei para o Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, na Àrea de Formação de Professores, curso que conclui em maio de 2008, durante o curso tive a oportunidade de ampliar a construção do meu conhecimento, bem como, reafirmar o quanto gosto de ser educadora.

    Iniciei na carreira do magistério do município de Peixoto de Azevedo no de 1998, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa, para as turmas do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e médio, das Redes Pública Municipal e Estadual, onde atuei por dois anos consecutivos.

    No ano de 2000, passei em teste seletivo da Universidade Federal de Mato Grosso, para atuar como orientadora acadêmica do Curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância, paralelo ao trabalho de orientação atuei como professora do Curso de Pedagogia da UNIFLOR, com a disciplina de Metodologia da Língua Portuguesa e no Curso de Letras com as disciplinas de Psicopedagogia, Sociolinguística e Análise do Discurso, local onde atuo até a presente data.

    Atualmente estou adquirindo nova experiência pedagógica atuando com a disciplina de Língua Portuguesa de cinco turmas de Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Médio. As vivências do cotidiano dos alunos, seja no trabalho, na família, oportuniza uma troca de aprendizagens, pois, durante as aulas é um momento que reformulo o meu conhecimento de modo que ocorre reciprocidade na aprendizagem entre professora/aluno – ensino-aprendendo e aprendo-ensinando.

    ResponderExcluir
  145. Tema: “Que Sou como professor e aprendiz?”

    Na realidade, um professor, ao dar uma aula, não desenvolve apenas o conteúdo de sua disciplina. Acaba por influir muito na forma de como o aluno poderá entender a sociedade em que vive. Com isso queremos dizer que, um professor sempre revela aos seus alunos as suas opiniões sobre o que acontece na sociedade ou na escola, sempre acaba colocando seus valores e concepção de vida. Por isso, ao dar as suas aulas, todo professor faz mais do que desenvolver um conteúdo: influi nas concepções de vida do aluno. Ser professor não é uma tarefa fácil, no entanto, tento da melhor maneira ser uma boa professora. Nem sempre me contento com o meu desempenho. Muitas vezes tenho consciência que minha aula não esta 100%.Tento dinamiza-la e algumas vezes consigo outras volto pra minha casa frustrada. Acredito que ser um bom professor hoje é um desafio de todo o corpo docente e de tantas outras instituições de ensino. Não existe uma fórmula mágica que transforme alguém em melhor professor do mundo do dia para a noite, mas há uma dica infalível. Trabalhar com paixão. Percebo que muitas vezes consigo despertar a curiosidades de meus alunos e outras milhares de vezes aprendo com eles. Como professora sei que meu alunos necessitam muito mais que alguém que lhe de atividades prontas na verdade necessitam de mediadores, que apenas lhe conduzam nas suas praticas diárias.Por isso tento ao maximo apresentar a eles praticas novas,utilizar novos sistemas culturais de representação do pensamento, seja expondo suas idéias ou ate mesmo com novas pesquisas etc... Como professora tenho ao máximo me relacionar bem com meus colegas de trabalho os auxiliando quando posso e muitas vezes recorrendo a eles quando necessito de ajuda. Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores.
    Adriana M. de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  146. TURMA: Rosileica
    Sou professora formada em Pedagogia para as séries iniciais. Trabalho com a Educação Infantil, por gostar de me envolver, com crianças da faixa etária entre quatro e cinco anos. Porque além de ajudá-los na construção do conhecimento eu construo algo novo também. E através do comportamento delas, consigo ter uma nova visão de mundo e entender um pouco mais a nossa atual sociedade.
    Sou uma pessoa tranquila, tento ser sempre prestativa, que confia no lado bom do ser humano, e acima de tudo amiga para todas as horas, mesmo que às vezes pareça ausente, mas se precisar de mim conte comigo, estou aqui. Olhando-me de longe, podem até me considerar uma pessoa séria e chata, mas tudo isso não passa de impressões falsas. Sou corajosa, mas também tenho meus medos que me cansam e me afligem. Procuro despertar a curiosidade dos alunos através da interação entre os mesmos e através do lúdico com a manipulação de diversos materiais para a construção do conhecimento. Gosto de ouvir as idéias e os desejos das crianças, onde passo a conhecer um pouco a personalidade e necessidade delas. Através desse conhecimento procuro elaborar o trabalho pedagógico, e isto muitas vezes se torna difícil de fazer sozinha necessitando da colaboração das colegas e quase toda equipe escolar para troca de idéias e escolher um novo caminho.
    A cada etapa é um novo desafio, novas mudanças na forma de ensinar, porque a maioria das crianças dos dias atuais são muito ativas, devido a facilidade de acesso em um campo visual bem amplo, facilitando o conhecimento de vida e de mundo.
    Odete

    ResponderExcluir
  147. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

    ATIVIDADE 1

    CURSISTA:MÁRCIA REGINA SIMIONATO CERON

    TURMA 1 (MÁRCIA) - MUNICIPIO:MARCELÂNDIA-MT


    Sou uma professora capaz de fazer coisas novas;ouvir meus alunos e colegas para não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram, mas construir uma nova alternativa para poder atingir meus objetivos dentro e fora da sala de aula.
    Sou criativa,inventiva e descobridora, não só dos sete mares, mas de uma educação que realmente faça a diferença.
    Procuro formar mentes que possam ser críticas, que verifiquem e não aceitem tudo o que lhes é oferecido. Preciso deixá-los aptos a resistir, a criticar, a distinguir entre o que está sendo demonstrado e o que não está. Preciso obter discípulos ativos, que aprendam a encontrar as coisas por si mesmos, através de sua atividade espontânea e pelo material que preparamos para eles.
    Parto da realidade dos meus alunos para planejar e desenvolver meus objetivos a ser aplicados durante o decorrer do ano letivo, sempre fazendo uma retrospectiva e revisando os conteúdos que não foram atingidos, proporcionando a eles uma reflexão do que conseguiram acertar e onde precisam melhorar.
    Trabalho com projetos, com temas sugeridos pelos alunos, pois desta forma os mesmos interagem de forma mais participativa e se empenham para desenvolver as atividades propostas. É uma forma prazerosa de envolvê-los no processo ensino aprendizagem, tendo-os como sujeitos ativos deste processo.
    Como aprendiz me considero uma pessoa com sede de saber; quanto mais aprendo, mais quero aprender. Acredito que não há idade para o saber; há determinação, garra, empenho, sonho que se torna realidade após inúmeras dificuldades e obstáculos superados para chegar até onde consegui chegar.
    É necessário ser flexível em nossas metodologias de ensino, buscar alternativas mais modernas e atraentes para que nosso aluno continue acreditando na escola e no próprio professor; fazer com que ele perceba-se como agente de transformação na sociedade onde o mesmo está inserido, considerando suas especificidades culturais,sociais,econômica e política.
    Assim sou eu, uma mestra que ensina e que sempre está aprendendo.

    ResponderExcluir
  148. Turma Rosileica(TIC)
    Sou professora na Escola Pereira Lopes graduada em Letras. Trabalho na educação há seis anos atualmente tem uma sala de pré-alfabetização, mas durante esse tempo tive várias turmas e atuei com disciplinas diferentes gostei muito de trabalhar diferentes disciplinas.
    Sempre que alguém precisa de ajuda estou sempre pronta disponível a ajudar. Gosto muito de ensinar e aprender também, porque dando aulas a gente é quem mais aprende e se diverte. Todos os dias estamos em constante aprendizado, aprender faz parte da vida, no mundo de hoje devemos buscar aprender e ensinar um pouco de tudo, pois é dever do professor formar cidadãos conscientes e capazes para a sociedade.
    Sou uma pessoa eficiente como professora e aprendiz. No processo O processo de produção de diários se presta à reflexão na formação de professores, além de ser uma experiência de aprendizagem tanto para os aprendizes quanto para seus supervisores. Está sempre em reflexão de como esta A escrita desses diários proporciona ao professor-aprendiz a oportunidade de pensar sobre o que faz em sala de aula, visando compreender o porquê da prática de ensino, o trabalho examina o ambiente da sala de aula, as práticas, atitudes e reações levando o conhecimento pessoal pela compreensão do processo de ensino e aprendizagem”, ou seja, à medida que entende o processo de ensino/aprendizagem em que está envolvido com seus alunos, o professor-aprendiz está simultaneamente construindo o seu próprio processo de formação. Além de se alto realizar como professor e aprendiz.
    Dilza de Sales.

    ResponderExcluir
  149. Quem sou como professor e aprendiz.


    Márcia Salete Harres dos Santos.
    Marcelândia / MT
    Atividade 1

    Vivemos em um mundo de constantes mudanças, precisamos ser um profissional
    de “novo tempo”, ser criativo, participativo, atuante e preparado para enfrentar as mudanças que ocorrem na sociedade, pois o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação estão interligados no mundo todo.
    Por isso me esforço ao máximo para despertar no meu aluno a curiosidade pela tecnologia, pois hoje em dia é necessário, porque faz parte do cotidiano deles.
    Estou sempre preparando eles para o hábito de utilizar o sistema tecnológico devido ao grande avanço que vem acontecendo na vida social. Desse modo procuro adequar à interatividade em prática, ouvindo suas idéias, opiniões e muitas vezes aprendendo mais do que ensino, pois os mesmos estão mais habituados no manuseio desses avanços tecnológicos.
    Estamos em um mundo que nos obriga a nos atualizar, pois os desafios são constantes e devemos estar acompanhando o desenvolvimento tecnológico.
    O aluno deve ser preparado para resolver questões cada vez mais complexas devendo adquirir aptidões sociais e profissionais que possa acompanhar o desenvolvimento acelerado num mundo globalizado com novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  150. Quem sou eu como professor e aprendiz

    Como professora e aprendiz sou uma pessoa simples e aberta para aceitar novas descobertas quanto a tecnologia, por isso precisarei de auxilio para resolver as atividades propostas, sei que ficar em frente a esta maquina vai ser uma tarefa difícil e cansativa assim como enfrentar uma sala de aula nem sempre parece ser um mar de rosas pois as vezes a consideramos como um canteiro de espinhos.
    Porem se busca novos conhecimentos tornaremos nossas aulas mais produtivas, sem contar que nossos alunos poderão ter mais conhecimentos e preparação para enfrentá-la a vida futura.
    Com muito orgulho e com muito sacrifício, corre nas minhas veias, no meu sangue minha realização, plena independente de cor e religião.
    Quero ajudar sempre meus alunos e também aprender com eles, numa troca de informações e assimilando experiências, mais por prazer do que por obrigação, mais sarcedorcío do que remuneração com muito sacrifício, mas com prazer e satisfação.
    Também tenho convicção da minha profissão, sei da minha importância e do meu papel na formação dos meus alunos, influenciando no seu futuro e nas suas decisões formando futuros homens e grandes cidadões, mostrando o bem e o mal e também o bom e o ruim.
    Incentivando a leitura para melhor se expressar, mostrando que o mundo só e feito pra quem quer vencer, estudando pra valer.
    Em cada nova situação em sala de aula é um novo aprendizado, como a informática nos dias de hoje, sempre uma nova experiência a ser vivenciada entre aluno e professora.

    Naide Zambenedetti Nova Guarita - MT.

    ResponderExcluir
  151. Quem sou como professor e aprendiz?

    Sou professora da Escola Estadual 13 de Maio desde a sua criação, há 23 anos.Trabalho com a 2ª Fase do II ciclo e estou sempre preocupada em acompanhar as mudanças tecnológicas e usá-las em sala de aula, pois como professora e aprendiz, devo me considerar uma pessoa que precisa se atualizar a cada dia, não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos.
    Na minha atuação como professora, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo, sempre buscando algo diferente que prendam sua atenção.
    Minha prática em sala de aula objetiva despertar o interesse dos alunos de forma prazerosa para que os mesmos tenham o hábito de ler, de pesquisar e de aprender além da sala. Este trabalho precisa ser desenvolvido de forma flexível, para propiciar a contribuição dos alunos, uma vez que antes de iniciarmos qualquer atividade, falamos sobre o assunto, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade. Acredito que dessa forma o aluno interage melhor com a sala e com o professor.
    É de fundamental importância que estejamos sempre acompanhando a mídia e as novas tecnologias que vem surgindo para que possamos acompanhar as mudanças e introduzí-las na sala de aula e assim alcançar os objetivos a que nos propomos enquanto trabalhadores da educação.


    Lovane

    ResponderExcluir
  152. ATIVIDADE I


    QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ

    Neusa Maria de Fátima de Oliveira

    Marcelândia – Turma Marcia



    Atualmente não me encontro em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental ou Médio. Desde dois mil e sete passei a fazer parte do quadro da Secretaria de Educação, como coordenadora pedagógica da área da linguagem e de Educação do Campo. Trabalho que já havia desenvolvido antes. De um mil novecentos e noventa e nove, a dois mil e quatro. Quando fui ministrar aulas na Escola Estadual Paulo Freire em dois mil e cinco, e depois na Escola Municipal Castro Alves – Programa Xané. Lá permaneci até dois mil e sete, ora trabalhando com os anos finais e hora trabalhando com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Minha formação é no Magistério, e curso superior e especialização na área de Letras. Tenho mais afinidade para trabalhar com alunos das séries finais do Ensino Fundamenta, mas nem sempre é possível fazer só o que preferimos. Assim, sempre que assumo aulas com os alunos das séries iniciai, me desdobro para fazer o melhor possível para atingir os objetivos da escola.
    Enquanto educadora não me vejo desatualizada dos métodos de ensino. Busco rever minhas práticas, relacioná-las as novas teorias e as necessidades de cada um, no que se refere ao aprendizado dos mesmos. Procuro adequar o planejamento de modo a tornar os conteúdos ministrados relevantes para a vida do aluno e de sua comunidade. No que concerne às novas tecnologias, como computador e internet, confesso não possuir muitos conhecimentos para oferecer aos educandos, apenas posso acompanhar e aprender junto. Uma vez que esses, em sua maioria tem acesso em casa e nas lan houses. Considerando que as escola citada anteriormente, a Castro Alves, possui um laboratório já defasado, sem internet e as máquinas danificadas. Praticamente inutilizável. Contudo, esse fator não impede as crianças de saciarem sua curiosidade e aprenderem a lidar com os novos recursos como forma de divertimento. Nesse sentido, a escola e os professores deixam a desejar quanto a aproveitar das ferramentas tecnológicas para otimizar as aulas.
    Quanto aos recursos mais antigos como digitação, jogos, televisão, video e karaokê, sempre que tive oportunidade fiz uso com meus alunos. Para trabalhar Literatura, gosto de iniciar pela poesia das músicas, a narrativa dos filmes. E os contos de fadas, primeiro pela TV e depois a leitura e dramatização para melhor compreensão e interpretação. Assim a escola facilita o contato do aluno com o mundo literário. O karaokê é um excelente recurso para trabalhar a leitura. Ao cantar as letras das músicas o aluno se apodera da mensagem escrita.
    Acredito que hoje, com quase todas as escolas equipadas, com laboratórios de informática e internet, além dos outros recursos como tv, dvd, data show e karaokê, o educador tem mais alternativas para dinamizar as aulas e torná-las atrativas. Além de os alunos aprenderem os conteúdos das disciplinas de modo interessante, aprenderão a lidar com as ferramentas que estão ao seu dispor, integrando-se socialmente no mundo virtual. Sabemos que esse é um desafio da escola, uma vez que as ruas, os jogos e as lan hauses estão ganhando a clientela da escola.
    Para se trabalhar de modo a acompanhar as tecnologias e oportunizar ao alunos o seu uso, é necessário aprender continuamente. Seja em cursos de formação, na troca de experiências com colegas ou com os próprios alunos, uma vez que sempre há aqueles que possuem mais habilidades e dominam as ferramentas, bem melhor que muitos de nós professores. Acho ótimo quando um aluno se propõe a ajudar com os recursos do computador, data show e outros. Eles também sentem-se bem em poder ajudar e mostrar o que sabem a professora.
    Desse modo, a formação continuada é necessária a todos os profissionais, não só mas principalmente os da educação. Pois a escola precisa fazer a diferença, acrescentar na vida dos alunos, e não ser apenas algo a mais para se obter informação

    ResponderExcluir
  153. ATIVIDADE 3
    TALITA ZANON BRITO – MARCELANDIA – MT

    Boa Tarde colegas de curso, eu gostei muito do vídeo pois além de mostrar uma realidade totalmente invertida da qual a escola esta vivendo.
    O fato de enfatizar que a escola é lecionadora é a escola numa era de tanta tecnologia e informação ainda estar utilizando pilhas e pilhas de cartilhas e livros.
    Outro fator importante, que vale ressaltar é a questão dos espaços onde a tecnologia hoje esta inserida, pois com tantos centros comunitários a população de renda baixa já esta tendo acesso as virtualidades existentes, alem de buscar conhecimento pela TV, entre outros meio de comunicação, e o autor deixa claro que a informação esta existindo mas nos como seres humanos, e as crianças com as quais lidamos não estão sabendo o que fazer com essas informações.
    Como organizar as idéias? Como planejar isto ou aquilo? Para que isto serve em meu dia-a-dia?
    Como coordenadora tenho visto muito isso em minha escola, o professor de história não tem êxito em uma aula sobre império romano, mas quando chega na sala e começa a falar sobre os acontecimentos cotidianos, como descreva em um diário um relato de sua vida, depois troque com seu para ele buscar uma informação sobre você, que deverá descrever seu amigo... enfim... se você criar uma aula assim, acredito que terá muito mais êxito.
    Mas ai entra outro porque, que discuti com um colega, quando vi o vídeo, se você só der aulas assim e não ministrar nenhum conteúdo programático você será cobrado pela coordenadora, pela diretora, pelo cefapro, pela SEDUC, porque não só os professores mas o sistema ainda não esta preparado para esse tipo de aula, apesar que isso nada mais ‘e que os temas transversais do PCN.

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  155. Resposta:
    Maria Alice Silva da Silva - Marcelandia - MT

    Como professora é sempre ativa aos meus afazeres, estou sempre pronta a ir em busca de argumentação que possa atender as necessidades do aluno,pois havendo mudanças ou alterações no planejamento sempre há maiores chance de aprendizado, e fazendo assim sem dúvidas o aluno estará recebendo mais oportunidades para desenvolver-se em sala ou fora de sala.Como aprendiz, nunca me contentei com o que já aprendi mais estou sempre buscando algo diferente, nunca sou de me acomodar achando que já sei tudo vivo sempre em torno da busca, e de melhorias para o meu conhecimento, e aprendizado. No desenvolver das minhas atividades com os alunos, estou sempre despertando curiosidades e fazendo suspenses, entre os demais, sempre antes de começar a aula faço brincadeiras que chamam atenção e levando até a eles perguntas que chamam à atenção, e que vejo que estão dentro de seus interesses. Busco prepara-los para o futuro, e a ir em buscas de seus ideais, e à usa-los novos sistemas culturais de representação do pensamento.Desenvolvo práticas interativas com os mesmos, e sempre abro espaços para que possam desenvolver as suas atividade.estou sempre atenta no que estão impondo suas idéias, e me sinto a vontade para trabalhar explorando aquilo que o aluno traz como bagagem em seu conhecimento,e nisso estou sempre aprendendo com eles, e as vezes até me surpreendo quando planejo uma aula , e de repente tenho que mudar quando me chega uma idéia brilhante de um dos alunos, recebo isso , e aproveito para fazer interação de minhas idéias com as deles. Sempre quando em reunião com os colegas, busco me inteirar e contribuir no que for necessário. A partir daí estou sempre fazendo mudanças, e enriquecendo os meus conteúdos e planejando tudo de acordo com as idéias renovadas, na forma de um todo. Nisso me sinto realizada e pronta para sempre estar enfrentando novos desafios.

    ResponderExcluir
  156. Andréia Mendonça Dias-Nova Guarita
    Trabalho na Escola Estadual, 13 de Maio. Estou trabalhando este ano na coordenação pedagógica da escola, mas digo que algumas vezes já tive receio em mudar a maneira de trabalhar com os alunos. Mas acredito que quando estou em sala tento despertar a curiosidade nos mesmos.
    Minha escola possui vários recursos didáticos como: TV, caixas de som, computadores, câmera digital, data show, microfones, dvds, CDS, som, impressoras com scanner, vídeo, Karaokê, livros, revistas, note book, jogos pedagógicos, alfabeto móvel, quadro de giz, quebra-cabeça, material dourado, retro projetor, internet, globo terrestre, mapas, etc.
    Todos esses recursos estão disponíveis a nós professores, precisando apenas de nossa criatividade e comparando com outras regiões do país, sabemos que estamos com uma grande diversidade de recursos pedagógicos em nossa escola.
    Conversando com outros colegas de escolas aqui do interior deparamos com muitas escolas que ainda precisam de muitos recursos para poder enriquecer sua aula.
    Em nossa escola há muitos professores que utilizam uma grande variedade de recursos pedagógicos em suas aulas, mas também temos alguns que encontram dificuldade ou resistem na utilização de alguns recursos, principalmente no que se refere à informática.
    Sabemos que um livro é uma tecnologia (ou um meio) tanto quanto o computador. Não podemos simplesmente abandonar a mídia e a tecnologia na educação e retornar a um tempo mais simples e natural, mas também não podemos persistir em considerar esses recursos apenas como tecnologias e sim como forma de cultura e comunicação.

    ResponderExcluir
  157. TURMA: Rosileica
    Atividade I
    Quem sou como professor e aprendiz?
    Sou professora Ana Maria de Jesus Moura, residente no município de Matupá-MT, trabalho na EMMC “Mundo Encantado da Criança”,com alfabetização. Sou formada em Pedagogia pela UNEMAT, fiz pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Ser professor/Educador é carregar uma responsabilidade muito grande é conduzir caminhos dos outros, é ser espelho. É assim que me vejo, pois procuro exercer minha profissão com dedicação. Como aprendiz procuro aprender e sempre está buscando algo de novo para que possa ampliar meus conhecimentos assim transmitir aos meus alunos o que aprendi. Como prof. de alfabetização minha busca é incessante por novas técnicas, métodos... Sempre me atualizando e pensando sempre nos meus alunos, como solucionar ou mesmo ajudar da melhor forma seus problemas que agora são meus. “Ser professor não é saber de tudo”, e sim é estarmos em uma busca constante pelo conhecimento e o aprender sempre a cada dia com nossos colegas de trabalho e com nossos alunos, a aprendizagem é algo insaciável, pois quanto mais aprendemos mais queremos satisfazer nossos limites, fazendo no que repensar em nossa prática. Sempre levando em consideração as necessidades dos nossos alunos. Considero-me sincera, determinada e companheira, e são qualidades que me ajudam muito na minha prática pedagógica. Concordo com a colega Odete quando diz: “A cada etapa é um novo desafio, novas mudanças na forma de ensinar, porque a maioria das crianças dos dias atuais são muito ativas, devido a facilidade de acesso em um campo visual bem amplo, facilitando o conhecimento de vida e de mundo.”Realmente posso ver isso nas etapas de desenvolvimento e aprendizagem dos meus alunos , é uma fase de transição, de amadurecimento pela idade de 6 anos onde a cada dia com eles eu me realizo mais e mais como profissional. Pois amo o que faço.
    Acredito e espero que esse curso das TIC venha contribuir bastante para meu aprendizado.
    Ana Maria.

    ResponderExcluir
  158. TURMA:ROSILEICA
    Sou a professora Solange,trabalho na Escola Municipal Mundo Encantado da criança, em Matupá,atualmente atuo na coordenação de turmas de pré 1 e 2.Sabemos que hoje seria dificil trabalhar sem algum tipo de utilização de ferramentas tecnológicas, levando em consideração o que a criança já sabe e ao mesmo tempo despertando curiosidades em relãção a esse recurços oferecidos.Nossa escola em conjunto com os educadores já realiza trabalhos voltados para esses recursos desenvolvendo praticas educativas em que a criança possa interagir expondo suas idéias e socializando essa pratica com seus colegas e educadores.
    Mesmo que o novo me assuste preciso sempre atualizar a forma de ensinar, buscando as mudanças para que eu possa alcançar os objetivos
    proposto pelo sistema educacional.

    ResponderExcluir
  159. Turma: Eduardo
    Cursista: Carmen Prigol Cimi
    Sou pedagoga com especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais,trabalho em Sala de Recursos na Escola Estadual 13 DE Maio no Município de Nova Guarita.
    Acredito que apesar de enfrentar desafios ,compreendo que sempre posso e devo fazer melhor.Procuro despertar a curiosidade nos educandos, preparando-os para utilizar os novos sistemas culturais de representação de pensamento, mas confesso que encontro dificuldade devido ao não acompanhamento das transformações tecnológicas. Na medida do possível desenvolvo uma prática interativa , ouvido-os e acolhendo-os sempre que necessário.
    Enfrentamos desafios variados com as mudanças que acontecem no mundo das tecnologias e precisamos nos preparar e preparar nossos alunos para uma vida cada vez mais competitiva, è uma questão de sobrevivência ou você domina as máquinas ou elas dominarão você,essa é a lei contemporânea do mercado de trabalho.
    Não devemos ter vergonha de admitir que não sabemos, mas envergonharmos de não
    querer aprender,na escola sempre pesso ajuda aos colegas ao realizar atividades que não consigo sozinha, pois sempre tem alguém que se sobressai em determinada tarefa.Me considero lenta na aprendizagem mas em compensação eterna aprendiz.
    Quando sinto que minha prática pedagógica não está dando um bom resultado, procuro inovar a fim de melhorar o interesse do aluno e conseqüentemente a aprendizagem
    Toda mudança desperta insegurança porque o novo nos desafia e nos assusta, mas após ver que o resultado melhora, com certeza nos sentimos mais confortáveis.
    Carmen, Nova Guarita

    ResponderExcluir
  160. TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA.
    QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
    Para desenvolvermos um bom trabalho antes de tudo precisamos amar o que estamos fazendo, eu amo minha profissão e, é por isso que estou em constante mutação sempre para melhor.
    Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos. Na minha atuação como professora na sala, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Como sabemos que a leitura é um ponto de partida para viajar no mundo da imaginação, busco inserir os meus alunos em um vôo mais alto e fantástico através do lúdico, proporcionado pela leitura.
    Minhas práticas em sala de aula objetivam despertar o interesse dos alunos de forma prazerosa para que os mesmos tenham o hábito de ler, produzir e pensar por si só. Este trabalho precisa ser desenvolvido de forma flexível, para propiciar a contribuição dos alunos, uma vez que antes de iniciarmos qualquer atividade, falamos sobre o assunto, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade.
    Dentro das atividades realizadas na sala, utilizamo alguns recursos como fantoches, murais e outros tudo isso visando melhor aprendizagem de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  161. TURMA: ROSILEICA.
    SELMA.
    O importante como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
    Ensinar tem momentos “glamourosos”, em que os alunos participam, se envolvem, trazem contribuições significativas. Mas muitos outros momentos são banais; parece que nada acontece. Mas, mesmo assim estamos sempre aprendendo até mesmo dentro das banalidades.
    Ser professor e aprendiz hoje, não é fácil, pois esbarramos em uma série de dificuldades. As escolas públicas não oferecem condições dignas de trabalho e nem salários adequados para que o professor possa desenvolver um trabalho de qualidade e tão poucas condições de estar constantemente atualizando-se, aperfeiçoando-se e adequando-se as novas tecnologias que avançam a cada dia de maneira espantosa. É um desafio, e desafio estão aí para serem superados, não posso cruzar os braços, vendo as coisas acontecerem, preciso também fazer acontecer. Sinto-me como alguém que envelhece crescendo.

    ResponderExcluir
  162. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  163. TURMA: ROSILEICA
    ELAINE.
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES

    QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENIZ?
    Quando pensamos em educação costumamos pensar no outro, no aluno, no aprendiz e esquecer como é importante olharmo-nos os que somos profissionais do ensino como sujeitos e objetos também de aprendizagem. O importante como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
    O educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos que o ser humano está evoluindo que pode realizar-se cada vez mais. Pode ser luz no meio de visões derrotistas, negativistas, muito enraizadas em sociedades dependentes como a nossa.
    O educador não precisa ser “perfeito” para fazer um grande trabalho. Fará um grande trabalho na medida em que se apresenta da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revela” sem máscaras, jogos. Quando se mostra como alguém que está atento a evoluir, a aprender, a ensinar e a aprender. “O bom educador é um otimista, sem ser ‘ingênuo”. Consegue “despertar”, estimular, incentivar as melhores qualidades de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  164. TURMA : ROSILEICA
    Andréia Paula BRasil
    Sou educadora nas séries iniciais com Lìgua Inglesa, sou Licenciada em Letras, trabalho na Escola Municipal Mundo Encatado Da Criança. Nessa faixa etária os educandos estão descobrindo novos horizontes, são curiosos, interessados na maioria das vezes, com algumas exceções, a cada palavra nova é um aprendizado para mim e para eles, fazendo a interelação da Língua Estrangeira com a Materna, é algo diferente que está deixando ambos satisfeitos, docente e dicente. Considero que estou sempre trocando experiências e aprendendo muito com a história da vida de cada aluno e conforme surge dificuldades vamos tentado aproveitar fatos cotidianos interligando ao estudo da língua estrangeira é algo novo que traz desafios que vamos superando sempre da melhor forma possível , pois educar é estar sujeito as modificações necessárias.

    ResponderExcluir
  165. TURMA: Rosileica

    Sou Ana Paula, professora da Escola Municipal Mundo Encantado da Criança e atuo na educação há dez anos e acredito que ser professor e estar sempre trocando aprendizado e sei que tenho muito a aprender constantemente sou um eterno aprendiz, pois cada dia é novo e único, sempre com grandes desafios na comunidade que estamos inseridos. Quanto a pratica pedagógica acredito ser importante sempre trabalhar o lúdico e a afetividade como fonte motivadora do aprendizado, assim também como as novas tecnologias. E temos que nos atualizar e preparar nossos alunos para lidar com essas tecnologias tirando o melhor proveito delas.

    ResponderExcluir
  166. Turma Rosileica
    Cleuza M. M. S.

    Quem sou como professor e aprendiz?

    Ponto: Para sua reflexão. Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?

    Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação de pensamento?

    Ouço suas idéias? Aprendo com os alunos? Com os colegas? Faço mudanças na minha forma de ensinar? Porque? Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

    Eu sou pedagoga e acredito que o professor é o principal aprendiz. No nosso cotidiano é preciso aprender, compreender, o complexo mundo da tecnologia: temos a oportunidade de crescer junto com o aluno. Por isso somos como uma caixinha de surpresas. Quando estou preparando aula já penso na alegria e qual vai ser a próxima surpresa que vou apresentar a eles; não gosto muito de rotina, gosto de estar buscando sempre novidades. E a informática tem uma abrangência muito grande.
    Essa propriedade e realidade onde muitas vezes ricas em cultura social e econômica, com isso o trabalho, a socialização em grupos através de debates, são colocadas as idéias e pensamento. Com isso passo a conhecer mais o s meus alunos e isso ajuda para que eu possa fazer um novo planejamento com aula dinâmicas.
    Organizar para enfrentar as transformações do mundo. Tenho que começar por mim. Aprender a gostar de lidar com esse novo sistema. E superar a mim mesmo, sempre que estou em frente ao computador sinto muita ansiedade e isso atrapalha um pouco, mas isso é superação , não desisto, porque sou insistente e gosto de desafio.
    Com essa mesma persistência encaro a minha sala de aula, sempre busco coisas novas pesquiso e preparo atividades, sempre direcionada ao assunto e vivo constantemente buscando ajuda a tecnologia. Isso facilita meu trabalho, além da perfeição. Aprendo muito com meus colegas de trabalho, sempre troco idéias e experiências. Essa troca nos permite um crescimento considerável, pois acaba se tornando a base para um novo trabalho. Fico surpreendida com os meus resultados positivos e isso só tem acrescentar em minha profissão.

    ResponderExcluir
  167. Atividade 1 - Turma Sebastiani
    Cursista: ELIANA ALVES DA SILVA – Peixoto de Azevedo MT

    Eu sou Eliana Alves da Silva, brasileira, casada, formada em Letras com habilidade em Português e Inglês, pós-graduada em Gestão Escolar. Moro na cidade de Peixoto de Azevedo há 9 anos sempre exercendo a função de educadora, já trabalhei nas escolas estaduais 13 de Maio, Monteiro Lobato e Kreen Akarore onde trabalho atualmente com as disciplinas de língua inglesa e artes. Como professora procuro sempre inovar a forma de trabalhar com os alunos para que todos desenvolvam a capacidade crítica enquanto estudante.
    Como aprendiz procuro acompanhar os avanços educacionais que são propostos pelos desafios do século XXI. Desafios estes, que exigem do professor conhecimentos tecnológicos, políticos e sociais.
    Atualmente com as novas mudanças da educação, os órgãos educacionais oferecem cursos, visando ampliar os conhecimentos a serem aplicados no cotidiano em sala de aula.

    ResponderExcluir
  168. QUEM SOU EU COMO PROFESSORA E APRENDIZ?

    Ana nita da Silveira - Marcelândia -MT

    Sou formada em História com pós graduação em Interdisciplinaridade, atuo no magistério desde 1982, comecei com alunos de 1ª a 4ª serie na Escola Municipal Castelo Branco em Pinhão Paraná, foi uma experiencia legal, pois tive o incentivo de minha mãe e colegas, fiz o segundo garu em Administração de Empresa, comecei a faculdade de história e paralela o magistério. Conclui os dois cursos em 1988,em Guarapuava Paraná, quanto comecei a trabalhar não tinha nenhuma experiência em sala de aula, porém com o apoio de coordenadoras pedagógicas, direção e com os próprios alunos fui aprendendo e gostando, no entanto percebo a evolução no ensino publico, pois antes nossos alunos quase não tinham fonte de pesquisas, hoje eles trazem informações para serem discutidas em sala, gosto quando percebo que eles lêem artigos em revistas, internet e jornais, pois com isso eles estão vendo a evolução e transformação do tempo e do espaço, procuro motiva-los para que não fiquem apenas nos conteúdos e explicações na sala de aula ,creio que todos devem estar preparados para o dia-a-dia e principalmente enfrentar concursos e o mercado de trabalho,procuro mostrar outros meios através de textos filmes, reportagens, pesquisa de campo e é claro a internet.
    Procuro aprender experiencias novas com os colegas, buscando novas metologias de trabalho, buscando leituras da Revista Escola Sala do Professor, Pátio, TV Escola e principalmente a internet.
    Acredito que a educação vai mudar a nossa nação, porem não sei o que esta acontecendo nas próprias famílias´ onde muitas vezes é o lugar de âncora do docente e eles não estão preocupados com o desenvolvimento educacional de seus filhos, minha preocupação maior é fazer com que os pais freqüentem mais à escola do seus filhos e que possam nos ajudar a mudar certos comportamentos relacionados a indisciplinas, sabemos que o futuro esta nas mãos desses educandos, que deveram ter mentalidade critica e participativa e terão que ser profissionais preparados e competentes, pois é o que a sociedade busca e quer.

    ResponderExcluir
  169. QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ?

    Silvia Bernardinelli Gasques Fiabane - Marcelândia- MT

    Sou professora formada em Licenciatura Plena em letras, com especialização em Psicopedagogia Clinica, atuo como professora na rede municipal deste 1995. Atualmente estou lecionando na Escola Publica Santa Terezinha, no período matutino e vespertino nas turmas do 6º ano ao 9º ano na área de português.
    Fiquei afastada da educação quatro anos, onde fui convidada para assumir a Secretaria de Ação Social no município. Considero que são secretarias diferentes, mas que tem muito a ver uma com a outra, pois vemos que a educação não esta separado do social. Tanto que estuda colocar na equipe educacional uma assistente social.
    Sou uma profissional exigente que me preocupo muito com a educação, e percebo que a educação esta passando por uma grande transformação, e que nos professores estamos um pouco perdidos entre o velho e novo. Em relação as aulas procura fazer meu planejamento voltado para aquilo que chama a atenção dos alunos. Um material e curso hoje em andamento e que esta ajudando muito nos professores de área é o Gestar, pois traz assuntos da atualidade que nos leva a refletir sobre nossas ações como docente.
    Acredito na importância de estar sempre se atualizando, segundo Ana Teberoski “O aluno aprende o que lhe é ensinado”, e neste pensamento acredito que se estamos sempre atualizados podemos estar mostrando para eles que o mundo não para, Incentivando os a buscar sempre romper as quatro paredes da sala de aula. Conquistar seu espaço através do conhecimento ainda é a maneira mais segura e digna de um cidadão.
    Enfim acredito que para que aja mudança realmente é preciso romper muitas barreiras e principalmente pensar em coletivo que ainda e muito difícil para nos professores. E principalmente tomar conhecimento da grande responsabilidades que temos em nossas mãos, que são as mentes do povo brasileiro, ou seja os futuros professores, médicos advogados etc.

    ResponderExcluir
  170. Se eu, ao mesmo tempo, que penso no aluno, também me penso como aluno, além de adaptar-me ao outro, eu estou aprendendo junto, estou fazendo a ponte entre informação, conhecimento e sabedoria, entre teoria e prática, entre conhecimento adquirido e o novo.

    ResponderExcluir
  171. TURMA: ROSIELICA
    ELIANE DE LIMA SOUZA.
    ESOLA JANE PEREIRA LOPES.

    QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

    O educador é especialista em conhecimento, em aprendizagem. Como especialista, espera-se que ao longo dos anos aprenda a ser um profissional equilibrado, experiente, evoluído; que construa sua identidade pacientemente, equilibrando o intelectual, o emocional, o ético, o pedagógico.
    O educador pode ser testemunha viva da aprendizagem continuada. Testemunho impresso na sua pele e personalidade de que evolui, aprende, se humaniza, se torna uma pessoa mais aberta, acolhedora, compreensiva.
    Não há uma única forma ou modelo de ensinar. Depende muito da personalidade, competência, facilidade de aproximar e gerenciar pessoas. Uma das questões que determina o sucesso profissional maior ou menor do professor é a capacidade de relacionar-se, de comunicar-se, de motivar o aluno de forma constante e competente. Alguns professores conseguem uma mobilização afetiva dos alunos pelo seu magnetismo, simpatia, capacidade de estabelecer uma sintonia interpessoal grande. Diante disso o professor tanto aprende quanto ensina. Se eu, ao mesmo tempo, que penso no aluno, também me penso como aluno, além de adaptar-me ao outro, eu estou aprendendo junto, estou fazendo a ponte entre informação, conhecimento e sabedoria, entre teoria e prática, entre conhecimento adquirido e o novo.

    ResponderExcluir
  172. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

    Eu sou Elizabeth de Rossi Scarpin, professora efetiva do Estado de Mato Grosso desde 1982. Cursei Pedagogia no 1º curso parcelado pela UFMT que aconteceu em Alta Floresta, concluindo em 1990. A partir daí, minha atuação como professora passou a ser muito mais consciente do meu papel junto aos alunos e de minhas escolhas pelas minorias. Acredito que todos possam aprender, só precisamos encontrar a melhor forma de alcançá-los e fazê-los caminhar.
    Procuro estar sempre por dentro das mudanças que ocorrem na educação e, ainda assim, as vezes me surpreendo com a rapidez das inovações. Acredito que um bom ensino depende de acompanharmos o que nossos alunos vivem na sociedade. Então temos que estar antenados de alguma forma para não perder o bonde da história.
    Quanto à minha prática, busco conhecer a realidade dos alunos, saber de seus anseios, seus medos, suas dificuldades, principalmente com relação à aprendizagem para preparar aulas dinâmicas ou que tragam respostas aos seus interesses. Busco também, apresentar temas de pesquisa que estejam dentro de seus interesses e motivações.
    Busco sempre participar de cursos de formação continuada para estar atualizada nas questões do ensino e aprendo muito com os colegas, os quais me permitem somar experiências e aprofundamento sobre o pensar do que é ensinar, qual seu papel na sociedade e qual a importância da escola na vida das pessoas.
    Cada vez que participo de alguma experiência nova, me aprimoro muito na minha prática em sala de aula, permitindo então, um ensino mais significativo.

    ResponderExcluir
  173. QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ?

    Sou Rosemeri L. B. Machado, formada no Curso Normal Superior, trabalho na EE. 13 de Maio - Nova Guarita -MT é o primeiro ano que estou lecionando, com isso tenho muito que aprender ainda, mas sou uma professora bastante preocupada com a aprendizagem de meus alunos; procuro desenvolver uma prática interativa, ouvindo suas idéias, respeitando seus valores, tentando diversificar atividades, procurando adequar os conteúdos à realidade em que vivem. Muitas vezes consigo despertar a curiosidade deles; têm alunos que gostam de minhas aulas, participam, dialogam. Acho que esta questão de despertar interesse e motivar os alunos é muito relativa, depende de vários fatores tipo idade, valores, humor estresse, etc. Às vezes nos planejamos para dar uma aula “diferente” e nem sempre conseguimos aquilo que gostaríamos. Aquilo que é interessante pra mim pode não ter nenhuma importância para alguns alunos; fico muito triste quando acontece isto, mas sei que nem sempre podemos nos avaliar nem tampouco desanimar pelo desinteresse de um ou outro aluno. A medida que convivemos dia a dia com nossos alunos, temos a possibilidade de descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e dessa forma, é possível nos amoldarmos, seja no que se refere ao conteúdo, novas metodologias de ensino e aprendizagem. Não devemos de maneira nenhuma desconsiderar suas opiniões, pensamentos, pois estes também são também um auxílio para decidirmos qual caminho iremos enveredar nesse processo de ensino e aprendizagem.
    Fazer mudanças na forma de ensinar talvez seja uma ótima idéia, mas como fazê-la? De que recursos dispomos? Será que estamos mesmo preparados para utilizar todos os benefícios das tecnologias e vencer o desafio de converter informações em conhecimento? Precisamos refletir e dinamizar nossa prática pedagógica, sistematizar e organizar conteúdos interessantes, buscar soluções para os problemas que certamente se apresentarão, compartilhando experiências, ensinando e aprendendo com os colegas e até mesmo com os alunos, para que possamos vencer os desafios impostos pela sociedade e pela evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  174. SOU MARIA APARECIDA GONÇALVES,CHEGUEI ESTE ANO EM SALA DE AULA, SOU BASTANTE DEDICADA,ME ENTIFICO COM A ÁREA DE EDUCAÇÃO ESTOU TENDO UMA BOA ENTERAÇÃO COM OS ALUNOS, SOU FORMADA A NOVE ANOS.ATUO EM JOGOS PEDAGOGICOS,E DESENVOLVO UMA BOA INTERAÇÃO ALUNO E PROFESSOR,TRALHO MUITO NA DINAMICA E GRUPO.RESPEITO, COORDENAÇÃO MOTORA RACIOCINIO LÓGICO ,RACIOCINIO MATEMATICO E A CAPACIDADE DE CRIAÇÃO.

    ResponderExcluir
  175. EU SOU NOELI TENHO 12 ANOS DE PROFISSÃO,E BUSCO A CADA DIA APRENDER MAIS POIS SEI QUE DISSO DEPENDE OS MEUS ALUNOS.
    SEI QUE DEVIA TER ME PREOCUPADO BEM ANTES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS E ACIMA DE TUDO SABER USA-LAS .

    ResponderExcluir
  176. ATIVIDADE 1
    Quem sou eu? Como professora e aprendiz.

    Eu, sou a professora Dalma Bueno dos Santos, brasileira, casada, estou entrando no 4º semestre de pedagogia, trabalho na Escola Estadual Etelvina F. C. Diamante,onde trabalho como articuladora da disciplina de matemática.
    Como professora de articulação procuro sempre desenvolver um trabalho onde meus alunos sintam a vontade, faço bastante
    Diálogo com eles, trabalho a matemática de 7º, 8º e 9º.
    Minha maior preocupação é fazer com que os alunos entendam e goste de lidar com os números. Saibam lidar com os cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como interpretar e resolver as situações problemas, procuro despertar o interesse do aluno, onde desenvolvo através do lúdico e de forma prazerosa.
    Acredito que sou uma professora atuante e bastante responsável com minhas obrigações. O querer ensinar e do querer aprender é uma relação de paciência, dedicação, amor.

    ResponderExcluir
  177. Quem sou eu...
    Como estou fora da sala de aula há 5 anos, não tenho como discorrer sobre minha interação com os alunos juntamente com as TIC, ma como coordenadora e/ou diretora procuro auxiliar colegas no desenvolvimento de trabalhos e aulas que façam uso destas e até mesmo investir na aquisição de equipamentos que auxiliem nesta evolução, tendo em vista que não é possivel, nos dias atuais, pensar educação sem tecnologia, seja na parte pedagógica, seja na parte administrativa.

    Profª Elisa

    ResponderExcluir
  178. Atividade 1

    Moacir Lima Oliveira


    PROFESSOR: UM ETERNO APRENDIZ

    Como diz o ditado popular “ninguém é tão ignorante que não tenha nada para ensinar como ninguém é tão inteligente que não tenha nada para aprender”.
    Neste mundo moderno onde o que é novidade hoje, já é ultrapassado amanhã, se não estivermos em eterna busca do conhecimento, não conseguiremos acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos, pois hoje a tecnologia, uma mediadora do conhecimento, está ao alcance de todos. O professor deve usar a tecnologia a seu favor e não se mostrar adverso e resistente a ela.
    A tecnologia auxilia muito na busca de uma aprendizagem significativa. Com seus vários artifícios ela torna a aula mais interessante, facilitando assim o alcance desse tipo de aprendizagem, além de deixar o professor e os alunos sempre atualizados.
    O professor, sempre atualizado, também melhora a relação professor/aluno, pois, dessa forma, fica sempre a par do que está acontecendo no mundo e, com isso, por dentro da vida do aluno podendo, assim, integrar os assuntos dado em sala de aula com o cotidiano deles.
    E por este motivo que estou me ingressando em mais este curso para poder estar em condição de ensinar e aprender com meus alunos.

    ResponderExcluir
  179. E – 1
    Gislaine Przniska


    QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

    Ser professor nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, pois além de ensinar temos que caminhar no sentido de ajudar o aluno, e saber orientar para os vários problemas que o rodeiam (drogas, prostituições, bebidas, desestrutura familiar, etc...) procurando despertar o sentido critico e consciente em suas atitudes.
    Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que procuro me atualizar a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos. Na minha atuação como professor em sala de aula procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos na busca do novo de forma alegre para que os mesmos tenham o hábito de ler e escrever, procurando despertar valores sociais, atitudes, idéias, emoções para que as aulas se tornem mais atrativas e interativas. Cada vez mais procuro inteirar com os assuntos de inovações de nossos cotidianos, falamos sobre os assuntos abordados, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade. Quando os alunos me abordam com questionamento procuro resolve-lo da melhor forma possível. Sempre procuro fazer mudanças na maneira de ensinar conforme vou aprendendo com os meus colegas e com os alunos porque sempre tem algo importante para ser acrescentado ou mudado na minha maneira de ensinar.
    Sendo assim, o ensinar para mim, não será mais um simples ensinar, mas um envolver com o aluno despertando o interesse, trabalhando a realidade de cada um, fazendo uma troca de conhecimentos e envolvendo todos nas atividades propostas. Nessa proposta o educador passa a ser um mediador da aprendizagem e não mais um mero transmissor de conhecimentos, onde o aluno torna-se um ser participativo. Ser ou fazer parte de um processo de aprendizagem é essencial para quem quer ser educador, pois somos aprendizes continuamente, seja como aluno ou como professor. Há uma necessidade de descobrir coisas novas a todo o momento, essa oportunidade de mudar de posição é muito importante para a formação do educador, pois é nessa interação que descobrimos formas novas de construir e de estabelecer o aprendizado.

    ResponderExcluir
  180. Atividade 1

    Margarete Machado

    Que sou eu como professor e aprendiz?


    Sou uma pessoa que escolheu essa profissão por opção própria não foi um acaso foi uma decisão que me levou há muitos altos e baixos na carreira, houve pensamentos de desistências várias vezes, mas refletindo como em toda a profissão isso também acontece e a cobrança nesta área é maior e percebi que esse momento de reflexão é necessário em nossa vida, nesses momentos percebi que tenho que me adequar às novas exigências da área de educação na prática pedagógica a maneira de entender a situação que o sistema educacional se encontra a defasagem nos métodos e materiais que continuam sendo usados em sala de aula não tem nenhuma ligação com o que eles convivem diariamente.
    Com essa preocupação hoje procuro desenvolver em minhas aulas em sala de aula estratégias que envolvam a participação de todos os alunos, onde estes participem ativamente da aula e que este aprendizado não fique somente no senso comum, com isso se venha permitir ao aluno a superação de muitas barreiras rompendo com a idéia que o professor era o único transmissor do conhecimento e os alunos só podiam reproduzir o que era ensinado.
    As mudanças que ocorreram em minha pratica trouxe-me momentos bons porque refletiram em meus alunos, pois hoje percebo que os mesmos têm condições de intervir na sociedade e argumentar para defender suas causas.

    ResponderExcluir
  181. ATIVIDADE 01
    ROSEMERI L. B. MACHADO
    QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ?
    Sou uma professora bastante preocupada com a aprendizagem de meus alunos; procuro desenvolver uma prática interativa, ouvindo suas idéias, respeitando seus valores, tentando diversificar atividades, procurando adequar os conteúdos à realidade e necessidade dos educandos na intenção de prepará-los para o mercado de trabalho e principalmente para a vida. Muitas vezes consigo despertar a curiosidade deles; têm alunos que gostam de minhas aulas, participam, dialogam. Acho que esta questão de despertar interesse e motivar os alunos é muito relativa, depende de vários fatores tipo idade, valores, humor estresse, etc. Às vezes nos planejamos para dar uma aula “diferente” e nem sempre conseguimos aquilo que gostaríamos. Aquilo que é interessante pra mim pode não ter nenhuma importância para alguns alunos; fico muito triste quando acontece isto, mas sei que nem sempre podemos nos avaliar nem tampouco desanimar pelo desinteresse de um ou outro aluno. A medida que convivemos dia a dia com nossos alunos, temos a possibilidade de descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e dessa forma, é possível nos amoldarmos, seja no que se refere ao conteúdo, novas metodologias de ensino e aprendizagem. Não devemos de maneira nenhuma desconsiderar suas opiniões, pensamentos, pois estes também são também um auxílio para decidirmos qual caminho iremos enveredar nesse processo de ensino e aprendizagem.
    Fazer mudanças na forma de ensinar talvez seja uma ótima idéia, mas como fazê-la? De que recursos dispomos? Será que estamos mesmo preparados para utilizar todos os benefícios das tecnologias e vencer o desafio de converter informações em conhecimento? Precisamos refletir e dinamizar nossa prática pedagógica, sistematizar e organizar conteúdos interessantes, buscar soluções para os problemas que certamente se apresentarão, compartilhando experiências, ensinando e aprendendo com os colegas e até mesmo com os alunos, para que possamos vencer os desafios impostos pela sociedade e pela evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  182. atividade 1 - Quem sou eu como professor e aprendiz
    Naide Salete Andreola Zambenedetti
    Como professora e aprendiz sou uma pessoa simples e aberta para aceitar novas descobertas quanto a tecnologia, por isso precisarei de auxilio para resolver as atividades propostas, sei que ficar em frente a esta maquina vai ser uma tarefa difícil e cansativa assim como enfrentar uma sala de aula nem sempre parece ser um mar de rosas pois as vezes a consideramos como um canteiro de espinhos.
    Porem se busca novos conhecimentos tornaremos nossas aulas mais produtivas, sem contar que nossos alunos poderão ter mais conhecimentos e preparação para enfrentá-la a vida futura.
    Com muito orgulho e com muito sacrifício, corre nas minhas veias, no meu sangue minha realização, plena independente de cor e religião.
    Quero ajudar sempre meus alunos e também aprender com eles, numa troca de informações e assimilando experiências, mais por prazer do que por obrigação, mais sarcedorcío do que remuneração com muito sacrifício, mas com prazer e satisfação.
    Também tenho convicção da minha profissão, sei da minha importância e do meu papel na formação dos meus alunos, influenciando no seu futuro e nas suas decisões formando futuros homens e grandes cidadões, mostrando o bem e o mal e também o bom e o ruim.
    Incentivando a leitura para melhor se expressar, mostrando que o mundo só e feito pra quem quer vencer, estudando pra valer.
    Em cada nova situação em sala de aula é um novo aprendizado, como a informática nos dias de hoje, sempre uma nova experiência a ser vivenciada entre aluno e professora.

    ResponderExcluir
  183. Atividade 1
    Quem sou eu como professor e aprendiz?
    Maria Aparecida R Alves
    Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos. Estamos vivendo uma época de grandes mudanças principalmente na área tecnológica, onde "esbarramos" com o novo e precisamos aprender a lidar com ele.
    Procuro, na medida do possível, estar integrada com o que surge de novo, me adaptando, para que o meu trabalho em sala de aula também possa variar melhorar. Procuro deixar claro para meus alunos que também posso aprender com eles, pois assim me coloco numa condição de aprendiz e eles se sentem mais importantes, mostrando que também podem me ensinar. Na minha atuação como professora de sala de aula, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Acredito que há uma aprendizagem mútua, porque hoje muitos alunos já possuem informações importantes que ajuda o professor em sua prática pedagógica, havendo assim uma sintonia no ensino aprendizagem. Portanto, a aprendizagem não é acabada a cada dia surgem novos caminhos e mecanismos para que os nossos alunos tenham ensino de qualidade,ou seja, o professor deve fazer uso dessas novas formas de aprendizagem para que os alunos aprofundem a cada dia seus conhecimentos.
    O educador não precisa ser “perfeito” para fazer um grande trabalho. Fará um grande trabalho na medida em que se apresenta da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revela” sem máscaras, jogos. Quando se mostra como alguém que está atento a evoluir, a aprender, a ensinar. “O bom educador é um otimista, sem ser ‘ingênuo”. Consegue “despertar”, estimular, incentivar as melhores qualidades de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  184. ATIVIDADE 01
    Turma: Eduardo
    Cursista: Carmen Prigol Cimi
    Sou pedagoga com especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais,trabalho em Sala de Recursos na Escola Estadual 13 DE Maio no Município de Nova Guarita.
    Acredito que apesar de enfrentar desafios ,compreendo que sempre posso e devo fazer melhor.Procuro despertar a curiosidade nos educandos, preparando-os para utilizar os novos sistemas culturais de representação de pensamento, mas confesso que encontro dificuldade devido ao não acompanhamento das transformações tecnológicas. Na medida do possível desenvolvo uma prática interativa , ouvido-os e acolhendo-os sempre que necessário.
    Enfrentamos desafios variados com as mudanças que acontecem no mundo das tecnologias e precisamos nos preparar e preparar nossos alunos para uma vida cada vez mais competitiva, è uma questão de sobrevivência ou você domina as máquinas ou elas dominarão você,essa é a lei contemporânea do mercado de trabalho.
    Não devemos ter vergonha de admitir que não sabemos, mas envergonharmos de não
    querer aprender,na escola sempre pesso ajuda aos colegas ao realizar atividades que não consigo sozinha, pois sempre tem alguém que se sobressai em determinada tarefa.Me considero lenta na aprendizagem mas em compensação eterna aprendiz.
    Quando sinto que minha prática pedagógica não está dando um bom resultado, procuro inovar a fim de melhorar o interesse do aluno e conseqüentemente a aprendizagem
    Toda mudança desperta insegurança porque o novo nos desafia e nos assusta, mas após ver que o resultado melhora, com certeza nos sentimos mais confortáveis.
    Carmen, Nova Guarita

    ResponderExcluir
  185. ATIIDADE 1

    Profª ROSANGELA PECCININI LAZARETTI
    E.E.13 de Maio – Nova Guarita-MT

    QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

    Enquanto professor busco acompanhar as novas tendências educacionais, políticas, sociais e tecnológicas integrando-as a metodologia de trabalho visando aprimorar o saber e a criticidade dos educandos buscando alternativas, novas formas de lidar com a mesma situação conquistando e delimitando o espaço do professor.
    Julgo que o professor precisa estar preparado para atender turmas diversificadas, pois, devido a evolução tecnológica muitas vezes nos deparamos com indivíduos que detêm o saber, no entanto, PRECISAM da escola para certificar esse saber. Assim, se o professor e a escola não estiverem preparados e aptos para lhe auxiliar dinamizando e inovando as aulas, estas ficarão monótonas e, consequentemente o aprendizado da turma será prejudicado.
    Enquanto aprendiz sou inquieta, ávida em compreender, testar e contestar. Não me contento com uma opção apenas, vou em busca de mais para dar conta de meus propósitos fico em constante superação visando resultados melhores a cada dia.

    Julgo-me uma eterna aprendiz, sou flexível e resiliente porém, em algumas ocasiões me permito comportar-me como aluno, se o aprendizado transmitido é inovador, dinâmico e gera expectativas, fluo! Se monótono e retrógrado, disperso-me!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  186. ATIVIDADE 1 - PRESENCIAL
    TEBLAS FLORES
    NOVA GUARITA
    Quem sou como professor e aprendiz?

    Tenho consciência de que a prática escolar de educador requer um constante processo de aprendizado e aperfeiçoamento. Um processo permanente de auto-critica.
    Procuro conquistar os alunos com a seriedade com que me apresento no dia-a-dia, demonstrando interesse e preocupação com o processo de aprendizagem. Procuro despertar a curiosidade dos alunos mediante o próprio assunto estudado durante a investigação e apresentação as indagações feitas de forma adequada aos estudantes a respeito do assunto, a forma com aquele conhecimento foi construído e concebido pelo homem num processo científico e investigativo, na tentativa de estimulá-los a construir seu próprio conhecimento.
    Cada nova situação em sala é um aprendizado e uma oportunidade de crescimento e de aquisição de novas habilidades e competências profissionais. Em suma sou um professor estimulador e que busca simular da melhor forma a realidade que aguarda cada estudante. Como todo profissional as dificuldades são diversificadas e busco, ainda que de forma tímida, uma maior colaboração mutua entre meus colegas
    Sou realista não gosto de conto de fadas. Como diz Freire: “Não me chame de bonzinho, sou um bom professor”. Palavras que deixam claro como é tênue a linha que o profissional da educação trilha diariamente, e por em quanto tenho sido um grande equilibrista.

    ResponderExcluir
  187. Atividade 1

    Profª. Cristina Aparecida dos Santos
    Nova Guarita

    E fundamental que tenhamos consciencia de que somos modelo de valores e padrões que o aluno imitara ou rejeitara; levará na lembrança para a vida toda ou
    esquecera.Esta é a parte profissional que nos toca. No entanto, temos nossa vida pessoal e todas as obrigações.Contudo, assim como na lenda acima citada, não
    podemos deixar que nos digam o que podemos ou não fazer. Quando desejamos atingir um objetivo, nada e nem ninguém pode nos impedir. Muitas vezes, nos deixamos abater pelas cobranças do dia-a-dia, por uma discussão com um colega de trabalho, por um mal-entendido com um pai de aluno, por uma atividade sem sucesso, por um
    problema familiar, pelas relações pessoais, de um modo geral, nem sempre muito fáceis.
    No entanto, “a força de ser pessoa significa a capacidade de acolher a vida assim como ela é (...).A força de ser pessoa traduz a capacidade de conviver,de crescer e de humanizar-se com estas dimensões de vida(...)”Assim, podemos enfrentar as situações do cotidiano com uma atitude saudavel, agindo de forma a contribuir para a transformação de nossa sociedade, para que os alunos com quem trabalhamos sejam
    cidadãos preocupados com a transformação deste mundo, conscientes das desigualdades sociais e dispostos a trabalhar para a eliminação disto tudo, e não simplesmente pensar que ‘não temos nada com isso’, tomando uma atitude passiva perante as mazelas que acontecem todos os dias bem diante de nossos olhos. Mais uma vez, não podemos permitir que nos digam:
    -Isto não é possível!
    Lutemos! Acreditando em nossas capacidades,
    na certeza de que “um outro mundo é possível”.

    ResponderExcluir
  188. CURSO DE TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO.

    Atividade 1 – Presencial.

    Quem sou como professor e aprendiz?

    Sou professora da Escola Estadual 13 de Maio desde a sua criação, há 23 anos.Trabalho com a 2ª Fase do II ciclo e estou sempre preocupada em acompanhar as mudanças tecnológicas e usá-las em sala de aula, pois como professora e aprendiz, devo me considerar uma pessoa que precisa se atualizar a cada dia, não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos.
    Na minha atuação como professora, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo, sempre buscando algo diferente que prendam sua atenção.
    Minha prática em sala de aula objetiva despertar o interesse dos alunos de forma prazerosa para que os mesmos tenham o hábito de ler, de pesquisar e de aprender além da sala. Este trabalho precisa ser desenvolvido de forma flexível, para propiciar a contribuição dos alunos, uma vez que antes de iniciarmos qualquer atividade, falamos sobre o assunto, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade. Acredito que dessa forma o aluno interage melhor com a sala e com o professor.
    É de fundamental importância que estejamos sempre acompanhando a mídia e as novas tecnologias que vem surgindo para que possamos acompanhar as mudanças e introduzi-las na sala de aula e assim alcançar os objetivos a que nos propomos enquanto trabalhadores da educação.


    Profª Lovane K. Moreira
    Nova Guarita - MT

    ResponderExcluir
  189. Atividade I -Presencial
    Tecnologia em educação
    Isaura K Zarth- Nova Guarita

    Sou pedagoga com especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais,trabalho em Sala de Recursos na Escola Estadual 13 DE Maio no Município de Nova Guarita.
    Acredito que apesar de enfrentar desafios ,compreendo que sempre posso e devo fazer melhor.Procuro despertar a curiosidade nos educandos, preparando-os para utilizar os novos sistemas culturais de representação de pensamento, mas confesso que encontro dificuldade devido ao não acompanhamento das transformações tecnológicas. Na medida do possível desenvolvo uma prática interativa , ouvido-os e acolhendo-os sempre que necessário.
    Enfrentamos desafios variados com as mudanças que acontecem no mundo das tecnologias e precisamos nos preparar e preparar nossos alunos para uma vida cada vez mais competitiva, è uma questão de sobrevivência ou você domina as máquinas ou elas dominarão você,essa é a lei contemporânea do mercado de trabalho.
    Não devemos ter vergonha de admitir que não sabemos, mas envergonharmos de não
    querer aprender,na escola sempre pesso ajuda aos colegas ao realizar atividades que não consigo sozinha, pois sempre tem alguém que se sobressai em determinada tarefa.Me considero lenta na aprendizagem mas em compensação eterna aprendiz.
    Isaura
    Quando sinto que minha prática pedagógica não está dando um bom resultado, procuro inovar a fim de melhorar o interesse do aluno e conseqüentemente a aprendizagem
    Toda mudança desperta insegurança porque o novo nos desafia e nos assusta, mas após ver que o resultado melhora, com certeza nos sentimos mais confortáveis.

    ResponderExcluir
  190. Atividade 1
    Mariza Consolini Flores
    Nova guarita




    Eu como professora e aprendiz busco ter um bom relacionamento com meus alunos e cada dia aprendendo mais com eles , fazendo uma aula mais dinâmica e descontraída.
    Afinal as aulas de educação física eles adoram e não tenho problemas com essa disciplina
    Os alunos participam e também ajudam no desenvolvimento das aulas.
    Não utilizo meios tecnológicos as minha aulas são trabalhadas de forma lúdicas e dinâmicas utilizando a quadra ,piscina e o pátio da escola.Eu como professora gosto muito do que faço
    E continuo cada dia aprendendo cada dia mais.

    ResponderExcluir
  191. Sou uma professora que busco despertar o interesse nos alunos trabalhando os conteudos que se relacionam com a realidade em que eles vivem objetivando a interação do aluno no contexto escolar Com o aluno motivado e interessado no desenvolvimento do conhecimento facilita o trabalho e relação alunoxprofessor e isso leva os alunos a refletirem sobre o saber e sobre o conhecimento dentro do contexto que estão inseridos e que estão construindo no dia a dia dentro e fora da instituição escolar
    Para despertar no aluno o gosto pelo saber preciso conhece-lo e nessa troca de vivencia aprendo muito com ele Ouço suas histórias para aproximar-me mais dele com isso vou adequar o meu trabalho como professora de maneira que atenda as suas necessidades e seus interesses mesmo que para isso tenha que alterar o plano de aula pois é preciso adequa-lo as reais importancias
    Toda escola no meu entender tem de adequar-se a sua clientela portanto o professor precisa estar em constante reflexão sobre a sua atuação e quais as principais dificuldades do aluno. E se necessária for promover mudanças na metodologia de trabalho Estou sempre buscando novas sugestões novas formulas que já deram certo em casos semelhantes Fico na expectativa quando o assunto e o trabalho são novidades para mim e para o aluno faço parte da construção do conhecimento e vibro junto com o aluno no desenvolvimento das atividades escolares
    Procuro aproximar-me da vida do aluno para que ele veja a escola como parte integrante dos seus dias e que os estudos sejam desenvolvidos com alegria também que a escola seja para o aluno e para o professor um ambiente prazeroso

    ResponderExcluir
  192. Sou professora aprendiz, diante deste novo cenário tecnológico nescessito de ajuda pedagógica para lidar com os possíveis recursos tecnógico que nos rodeia. Sou professora de ciências procuro despertar nos alunos capacidade de investigativa de busca pelo conteudo proposto em sala. Buscando preparar os alunos para utilizar os novos sistemas culturais que a tecnologia nos oferece.Desenvolvendo práticas interativas com os alunos demostrando que estudo de ciências é tão importante quanto português matemática e outras areas de estudos. Nessa aula de interação procuro ouvir as ideias dos alunos socializando-os para valorizar e incentivar-los buscando a flexibilidade dos conteudos proposto.
    Sou conciente que não sou dona do saber pois aprendizado é continuo admito que aprndo com os alunos pois a grande maioria dos alunos possuem em suas casas aparelhos técnológicos. Pois os alunos trazem imformações dos temas que até então seriam desconhecidos. Pois a midia muitas vezes se torna mais interessante que o conteudos proposto em sala.
    A maioria dos colegas, professor e diretor além de colegas são verdadeiros amigos. Sempre que preciso ajuda estão prontos para ajudar. Tanto na questão pedagógica ou individual. Na minha forma de encinar sou flexivel, faço minhas mudanças e adaptaçoẽs quando for nessesário para que o aluno consiga entender os conteudos de forma precisa. Muitas vezes preciso usar do senso comum usando linguagem que o aluno consiga entender claramente os conteudos proposto em sala de aula, Busco sempre desenvolver praticas interativas com os alunos de modo que todos consigam entender os conteudos estudados. Fico realizada qundo consigo atender os objetivos proposto.


    Vanda Donat - Nova Guarita

    ResponderExcluir