Objetivos do Curso:

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Módulo 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade 4

Tecnologia na minha escola

Faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias
são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.

  1. Levante quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como
    elas vêm sendo utilizadas.
  2. Organize estas informações usando o Impress (2 a 3 slides).
  3. Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação
    no encontro presencial.

204 comentários:

  1. Turma "A" Cristina Bertinet.
    Escola Cecília Meireles.
    Tenho a oportunidade de trabalhar numa escola que oferece um grande número de tecnologias para ser usado na em nossas aulas, fazendo com que as aulas sejam mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  2. Angelita Peixer Severo
    No que se refere ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, acredito que vem ajudar a construir o conhecimento dos alunos. Para que isto aconteça é necessário haver preparo pedagógico para bem responder-mos as necessidades de “mercado”. Preciso de mais conhecimento na área por isso faço este curso. Temos diversas ferramentas tecnológicas em nossas mãos mas devemos saber utiliza-las para o bom aprendizado do aluno e nosso enquanto educadores.

    ResponderExcluir
  3. Angelita Peixer Severo

    Nas instituições onde trabalho são disponibilizadas diversas ferramentas tecnológicas onde podemos fornecer aos nossos alunos maior prazer ao aprender, pois a tecnologia nos oferece inúmeros meios para que o aluno possa desenvolver mais rápido seu conhecimento e de forma menos enfadonha.

    ResponderExcluir
  4. Angelita Peixer Severo

    Nas instituições onde trabalho são disponibilizadas diversas ferramentas tecnológicas onde podemos fornecer aos nossos alunos maior prazer ao aprender, pois a tecnologia nos oferece inúmeros meios para que o aluno possa desenvolver mais rápido seu conhecimento e de forma menos enfadonha.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Atividade 4


    A Escola inicialmente disponibiliza vários mecanismos, digamos meios tecnológicos, a começar com carteiras adequadas, quadro branco, cortinas e ar condicionados, para conseguir uma ambiencia adequada ao momento de estudo, além destes disponibiliza espaços como refeitório, biblioteca, sala de vídeo e Lab. de informática, todos ambientes climatizados e bem equipados.

    Inicialmente parecia um sonho impensável, no entanto, com gestões comprometidas e uma comunidade exigente, conseguimos transformar em realidade este contexto social tão merecido nas escolas do Brasil.

    Ainda sonhamos com quadra coberta, piscina e outros ... sonhos.



    Irene Hoffmann Altran

    ResponderExcluir
  7. Turma "A" Cristina Bertinet.
    Aluna Dilce Ribeiro Boian.
    Com a fala do professor podemos afirmar que muitas escolas precisa melhor seus ensino tanto no material didático, e até mesmo na rotina de seu dia,e assim deixa a desejar para os alunos e pros pais, já que seu filho não alcansa os objetivos proposto pela escola.Temos muitas escolas que se preocupa com isso mas tem varias que precisam de melhorias.

    ResponderExcluir
  8. Turma "A" Cristina Bertinet.
    Atividade 4
    Aluna Dilce Ribeiro Boian
    Acretido que com as técnologia que muitas escolas oferece, com certeza nosso ensino fica ainda melhor.Na escola onde trabalho ela oferece varios meios de estar trabalhando com os alunos com as técnologias mais moderna.

    ResponderExcluir
  9. Turma da Cris
    Gisele infelizmente no meu local de trabalho as tecnologias não são utilizadas de forma satisfatória, disponibilizamos apenas de televisão com DVD, temos um computador que é utilizado pela secretaria. Os filmes assistidos pelas crianças são repetidos inúmeras tardes, sem levar em conta o que se pretende atingir com o mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Como sou com educador?

    Eu me chamo Wanderlei Borges de Oliveira, curso Pedagogia Infantil pela UFMT, estou na educação, a dez anos, trabalhei no Distrito União do Norte durante o ano 2000 à 2006. Hoje estou atuando na Escola Estadual Garcia Garrido Fermino, na disciplina de Física e Matemática.
    Procuro desenvolver meu trabalho visando o bem estar do educando, e promover o despertar nele criando no mesmo a vontade de aprender e buscar novos horizonte de ensino, pois tenho que estar sempre atualizado para novas técnicas de ensino, sempre em sintonia com as turmas e dando uma aula atrativa a elas, devo conhecer meus alunos e desenvolver trabalho que condiz com a realidade dos mesmos, para que aprendam junto com os seus colegas.
    Compreendo que ensinar é uma forma de fazer mudança e estar em harmonia com sua turma, isso me faz sentir mais forte para desenvolver um bom trabalho pedagógico.
    Hoje todas as escolas dispõem de tecnologia, o professor deve buscar novos caminhos e estar levando o aluno no mundo da tecnologia e dando continuidade ao método de ensino pedagógico.
    Procuro me capacitar para melhor transmitir ajudar o educando a adquirir conhecimento.
    Meu sonho a fazer parte da construção de um país mas justo, um pais que tenha uma educação que atenda as necessidades da população.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma chance varavilhosa de trabalhar em uma escola que conta com um grande número de tecnologias que só vem a enriquecer nosso trabalho como educador.
    Tenho a meu dispor esses meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho. Dentre todas as tecnologias que encontramos no mundo atual conto em minha escola com TVs, Dvds, Micro computadores, Máquina Fotográfica, Filmadora, Data Show dentre outras.
    No entanto ainda vejo que alguns profissionais se recusam a se inserir nesse ensino repleto de tecnologias


    Adriana M. de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  12. TURMA “A” CRISTINA BERTINETE
    ESCOLA ESTADUAL CECILIA MEIRELES
    Na escola onde trabalho tem a meu dispor um vasto equipamento de meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho, dentre todas as tecnologias que a escola possui são: TVs, DVDs diversos, laboratório de informática, computadores disponíveis na sala dos professores, máquina fotográfica, Data Show , biblioteca karaokê, entre outros. Também as salas de aulas são todas climatizadas, dando um conforto melhor aos alunos.
    No entanto ainda vejo que falta muito pra eu aprender diante de tanta tecnologia, pois o novo me assusta, mas para isso estou me esforçando e aperfeiçoando, dando o melhor de mim para poder ajudar os meus alunos à aprender um pouco daquilo que é muito importante para eles, o uso das ferramentas tecnológicas, oferecendo a eles o prazer de aprender.

    ResponderExcluir
  13. Turma 1 Senilde
    Peixoto de Azevedo
    Luzia Rodrigues Arruda

    E com uma imensa tristeza que inicio este relato, pois faz apenas um ano que reiniciei o trabalho em escola municipal, tendo em vista, que embora atuando na educação estava sem vinculo empregatício no município.
    E ao retornar vejo que as ferramentas que deixei ainda são as mesmas, que o contexto escolar continua a mesmo, embora tenham se falando tanto em estar trazendo as tecnologias para a sala de aula.
    A escola na qual atuo, não temos o básico: Folhas sulfites, Álcool, para usar o obsoleto que em algumas escolas se encontram como dinossauros da educação: o mimeografo, logo o recurso que temos e uma sala de vídeo, que o seu uso só é possível quando nos desembolsamos nosso dinheiro e investimos na locação de fitas para a utilização de aulas onde se faz necessários conceitos de preservação, companheiros, amizade., valores, ciência, que os seres humanos somente internalizam quando tocados,ou chamados a ter esses comportamentos, logo falar em tecnologias a nossa disposição, nessa situação e reduzir a auto estima de cada profissional pois as salas estão longe de serem no mínimo arejadas, o quando está longe de ser uma lousa, o livro didático que no mínimo seria um para cada individuo ainda continua sendo usado por duplas onde o trabalho do profissional e elaborar aulas, com execução em sala de aula, e propor pesquisa em bibliotecas onde a bibliotecária na maioria das vezes não está habituada ao habito da leitura.
    Exige-se do profissional o uso das tecnologias, mas as escolas embora algumas tenham acesso, entretanto faço parte de uma que falta tudo, somente o profissional está lá fazendo educação contribuindo pra que a democracia seja almejada pelas classes menos favorecidas.

    ResponderExcluir
  14. Minha escola Kreen Akarore de Peixoto de Azevedo MT tem investido e muito para obter uma educaçao de qualidade principalmente em informatica para estarmos realisando aulas diferenciadas. Nela exite sala de informatica, datashow, dentre outras tecnologias como retroprojetor, microscopio, som ambiente nas salas de aula e refeitorio.Mas o que entristece é que com tudo isto que foi citado a nossa educaçao esta longe de ser a educaçao com almejamos, pois mesmo com todo estes recursos nossos alunos continual desinteressados. Yvana Maria Vieira

    ResponderExcluir
  15. Turma 1 Senilde
    Peixoto de Azevedo-MT
    Eunice Paixão
    Trabalho na Escola Municipal Genoveva Flor Montanha, em uma sala de Educação Infantil, e vejo com grande tristeza, tendo em vista que as crianças nessa fase necessita de lúdico pra estar entendendo o mundo adulto, e na escola não temos um parque para que as crianças troquem experiência de vivencias para com o adulto, e até com os seus iguais para compreender o mundo que o cerca.
    Vejo com bom olhos as mudanças que estão propostas para a educação, mas a implantação dessas tecnologias demoram tanto, e as vezes não chegam a se efetivar, tendo em vista a morosidade da implantação das mesma.
    Não temos matérias para confeccionar massas, de modelar, cola pra fazer montagens, tintas guache para verificar as cores primarias, logo fazer educação nessas condições e ainda mais educação infantil, onde a brincadeira e o faz de conta tem que estar presente, com salas de experimentação e vivencia do cotidiano, proporcionado ao mesmo a internalização de conceitos de compartilhar, fraternidade, solidariedade,e se colocar a serviço do outro e dando ao aluno a oportunidade de exercitar a sua independência como ser em construção, nesta perspectiva, a educação que faço e calçada numa tecnologia do humano a serviço do homem.

    ResponderExcluir
  16. file:///media/NAIDE GETTI/Naide/Atividades/naide.ppt

    ResponderExcluir
  17. Ermita da escola Monteiro Lobato
    Atividade 2
    Como professora pedagoga sempre estou a incentivar os meus alunos para desenvolver a aprendizagem em relação à informática, pois o mundo hoje é muito tecnológico. Existe carência na área da tecnologia nas escolas, tem o laboratório, mas, são poucas as mãos de obras. Por isso é que está acontecendo essa capacitação para podermos atualizar os nossos conhecimentos na pratica. Acredito que depois que terminarmos este curso, tem outra visão de planejar nossa aula na área da tecnologia e acima de tudo na área da informática.

    ResponderExcluir
  18. Dionéa
    Trabalho na Escola Municipal Profª Genoveva Flor Montanha.
    Em nossa instituição educacional existem vários meios de tecnologias que utilizamos, mesmo com precariedade, ás vezes temos que locarmos vídeos com recursos próprios, mas utilizamos algumas como: máquina calculadora, utilizamos algumas vezes para demonstração de como usa-la no dia-dia. Celular de suma importância para comunicação, relógios usamos para medida de tempo. Mimeógrafo utiliza para confeccionar as atividades em substituição da impressora, Cartazes demonstração de gravuras, leituras. Câmera digital utiliza para registrar os fatos, eventos e apresentações realizadas. Aparelho de DVD-usamos na utilização de aulas onde se faz necessários conceitos de preservação companheirismo, respeito solidariedade, amizade. valores, ciência, que os seres humanos

    ResponderExcluir
  19. Meu sonho e de muitos outros professores e de fazer parte da construção de um país mas justo, um pais que tenha uma educação que atenda as necessidades da população.Hoje todas as escolas dispõem de tecnologia, o professor deve buscar novos caminhos e estar levando o aluno no mundo da tecnologia e dando continuidade ao método de ensino pedagógico.

    ResponderExcluir
  20. Nelci - (bibliotecA)

    R: Na escola em que trabalho as tecnologias mais utilizadas são o computador e o DVD. O computador é utilizado individualmente pelos alunos em pesquisas de trabalhos solicitados pelos professores onde eles buscam na internet o assunto solicitado e preparam trabalhos descritivos e slides, utilizam essa ferramenta também de forma conjunta quando o professor vai ao laboratório de informatica com sua turma para trabalhar determinado conteúdo. Com o DVD o professor apresenta vídeos que vão de encontro com os conteúdos aplicados e assim tornando a aula mais interessante e animada.
    Com certeza as tecnologias que a escola dispõe estão sendo utilizadas de forma satisfatória, mas também acho que poderia melhorar se os computadores fossem renovados, pois estão precários e seria ótimo se fossem substituídos por novos.

    ResponderExcluir
  21. O uso da tecnologia em sala de aula é bastante válido no sentido que possibilita “um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autônoma, colaborativa e interativa”.(Faria, 2001, p.64). No entanto, o professor ainda, muitas vezes, mantém-se apreensivo e reticente em utilizar a tecnologia em sua aula.
    Na escola a qual trabalho utilizamos como recursos tecnológicos o laboratório de informática, a sala de vídeo, e eu particularmente utilizo muito como ferramenta de trabalho o notebook e o data show.

    Anne Pedrosa

    ResponderExcluir
  22. Irene Hoffmann Altran

    A atividade 4 apresentou um grau de dificuldade considerável, no entanto agora sabemos das possibilidades de se trabalhar com slaides para surpreender com nossos projetos didáticos.

    Acredito que esta instrumentalização ajudará muito a melhora das aulas.

    ResponderExcluir
  23. ATIVIDADE 4 AVELINO(Edilberto Avelinodos Santos)
    Orientadora –Prof Cristina
    Escola Jardim das Flores e Suas Tecnologias
    A escola onde trabalho tem o nome do bairro onde moro,tento estabelecer um vínculo escola comunidade,que não tem sido fácil,sempre me pergunto onde estão os movimentos sociais ( sociedade civil organizada) deste lugar, dos trabalhadores garimpeiros e madeireiros ,chacareiros ,o espírito cooperativo,comunitário voltado para as ações sociais deste segmentos
    Ah, se os pais e a comunidade solicitassem acesso a biblioteca a escola, ao laboratório de informática,apesar da sala de nossa biblioteca não ser como eu gostaria mas nós temos uma vasta lista de bons livros,fico pensando e se os pais solicitassem que a nossa biblioteca e laboratório se tornassem uma eterna lã abertas aos sábados domingos e feriados para a comunidade do bairro estudarem e se cada bairro tivesse bibliotecas com livros e internt,eu diria que a revolução cultural chegou a Matupá.
    A nossa escola é boa, mas não quero me acomodar com sua fachada,pois a sala dos professores dispõe apenas de dois computadores,quando estamos em três professores um precisa ser gentil,levantar para o outro trabalhar,a nossa sala é tão pequena que em tempos de gripe suína não posso querer espirrar dentro dela,ainda precisamos de um local reservado para estudarmos,precisamos de um anfiteatro.
    As lãns remanejam seus pcs a cada semestre, o laboratório de informática,se não me engano fazem mais de quatro anos que,não perdendo de vista que sempre temos bons técnicos salvando a pátria dos computadores...Nossos pendrives tem que serem colocados atrás.Acredito que direção e coordenação precisam encampar uma luta envolver professores e colocar o pires na mão e começar a bater nas portas da Seduc,Ass. Legislat. Ministério da Educação, ONGs,buscar alguma parceria,devemos ser políticos ,fazer política pública de ensino,não economizar e nem esbanjar os recursos públicos mas usufruí-los o que é nosso de direito.A escola hoje dispõe de computadores,internet,data show, máquina digital,câmera digital,TV e DVD.Quanto aos filmes e documentários são recomendados que não se permaneça na longa metragem,uma leitura, introdução, uma pausa a cada 15 minutos para reflexão e relatório.Mas quando geralmente o professor aloca, e faz muitas pausas tem que alocar e pagar de novo.
    Quanto ao data show,como a escola não dispõe de sala específica e nem tem multi-meios,até que se carregue o material para a sala e se organize a sala toma muito tempo
    Quanto a câmera e tv a escola tem utilizados para registro de eventos
    Que bom que temos meios tecnológicos didáticos diversificados, o desafio é construir mecanismos de utiliza –los de forma racional.

    ResponderExcluir
  24. Jackeline – Atividade 4

    Diversas ferramentas tecnológicas são oferecidas na Escola Jardim das Flores (onde trabalho) as quais podemos fornecer aos nossos alunos para que o processo ensino aprendizagem torne-se mais praseroso, pois a tecnologia nos oferece inúmeros meios para que o aluno possa desenvolver mais rápido seu conhecimento e de forma menos rotineira.
    A Escola possui vários meios tecnológicos, possui salas de aula com carteiras adequadas e ar condicionados, fazendo com que o ambiente escolar torne-se mais agradável no momento de estudo, Disponibiliza também de espaços como refeitório, biblioteca, laboratório de informática, climatizados e bem equipados.
    Não podendo esquecer também do laboratório de Ciências da natureza e da rádio.

    ResponderExcluir
  25. Atividade 04
    Rosemeri - Nova Guarita - MT

    Na EE. 13 de Maio onde trabalho dispõe de várias tecnologias para enriquecer nossos trabalhos como educador, dentre elas:
    * Um laboratório de informática com vários computadores com acesso a internet, onde são utilizados para pesquisas escolares com alunos e professores, jogos educativos e outros;
    * Data Show: usado para projeção de filmes, reuniões escolares e encontros culturais;
    * Televisão e DVD, utilizados para projeção de filmes educativos;
    * Impressora como fotocopiadora para impressão de atividades escolares;
    * Filmadora e máquina fotográfica, utilizados para registrar os eventos realizados pela escola e projetos desenvolvidos pelos professores.

    ResponderExcluir
  26. ATIVIDADE 4
    TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA
    ESCOLA JANE


    Como professora pedagoga sempre estou a incentivar os meus alunos para desenvolver a aprendizagem em relação à informática, pois o mundo hoje a tecnologia vem avançando cada vez mais. E é por isso que nossa escola tem investido muito, para que a qualidade de ensino melhore cada vez mais. E na sociedade competitiva que vivemos o conhecimento da tecnologia é fundamental.

    ResponderExcluir
  27. Atividade 04
    Rosemeri L. B. Machado

    Na EE. 13 de Maio onde trabalho dispõe de várias tecnologias para enriquecer nossos trabalhos como educador, dentre elas:
    * Um laboratório de informática com vários computadores com acesso a internet, onde são utilizados para pesquisas escolares com alunos e professores, jogos educativos e outros;
    * Data Show: usado para projeção de filmes, reuniões escolares e encontros culturais;
    * Televisão e DVD, utilizados para projeção de filmes educativos;
    * Impressora como fotocopiadora para impressão de atividades escolares;
    * Filmadora e máquina fotográfica, utilizados para registrar os eventos realizados pela escola e projetos desenvolvidos pelos professores.

    ResponderExcluir
  28. ATIVIDADE 4
    NOVA GUARITA­
    PROF. NELI PETRY
    TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
    Em minha escola há tecnologia .Mas e bastante pecaria ,pois temos alguns computadores que pouco funcionam.
    Apenas um aparelho de som com DVD,TV e uma caixa de som amplificada .
    Temos computador para uso dos professares com impressora e scaner.
    Em minha sala de aula tem um quadro branco a pincel,que e para uso do professor e dos alunos.

    ResponderExcluir
  29. Atividade 4 Nova Guarita
    A Escola inicialmente disponibiliza vários mecanismos, digamos meios tecnológicos, a começar com carteiras adequadas, quadro branco, adequada ao momento de estudo, além destes disponibiliza espaços como refeitório, biblioteca, sala de vídeo e televisores dois computadores dvd entre outros.
    Cristina

    ResponderExcluir
  30. Sou Professora de Química e Biologia na Escola Estadual 13 de Maio e professora de Ciências e Artes na Escola Comunitária Santa Isabel no Município de Nova Guarita.
    Como professora educadora acredito na aprendizagem pessoal, na capacidade em que as pessoas tendem a evoluir, se superarem e acredito na capacidade de novas descobertas, desta forma busco atividades que despertem interasses e curiosidades levando em consideração seus valores, atitudes e idéias. Afim de que esses alunos se tornem críticos e tenham ampla visão para poderem se posicionar, sem apenas aceitarem nas opiniões lançadas a eles. Tento levar em paralelo às teorias dos conteúdos programáticos em comum acordo com as práticas necessárias a cada conteúdo para que esses alunos correlacionem com seu cotidiano e percebam a importância pessoal de cada conteúdo ministrado. Exemplo de atividades práticas desenvolvidas; produção de materiais de limpeza ecologicamente corretos para a limpeza da escola e fabricação de seus próprios matérias como: detergente, amaciante, desinfetante e outros, reprodução de um modelo celular com mamão, elaboração de modelo atômico com arame, etc. Recursos multimididáticos como; datashow, vídeos, computador e internet.
    Desenvolvo ainda alguns projetos em comum com alguns professores e realmente acho que elas veem dando certo. Gostaria de ter mais tempo em atividades coletivas com os colegas, mas as muitas atividades desenvolvidas por cada professor faz com que os colegas em questão realizem suas atividades de forma individual, trocando poucas informações com os demais colegas.
    Em relação aos meus métodos de ensino sempre tento variar, mas nem sempre são cabíveis a todas as turmas.

    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  31. Atividade 4

    Tecnologias da Escola Estadual 13 de Maio.

    Esta Escola onde trabalho dispõe de diversos recursos tecnológicos e que estão disponíveis para que possamos enriquecer nossas aulas e torna-las mais atrativas aos nossos alunos.
    Os mais utilizados são:
    Laboratório de informática, onde os alunos podem pesquisar, digitar trabalhos, utilizar jogos educativos e outros.
    Data show utilizado nos eventos culturais, reuniões, cursos, etc.
    Filmadora onde são registrados todos os eventos promovidos pela escola como: como concurso de leitura, poesia e pintura, gincanas , danças teatros e muitos outros.

    Profª Lovane K. Moreira

    ResponderExcluir
  32. Atividade 4
    Mariza Consolini Flores
    Nova Guarita


    Na escola onde trabalho tem a meu dispor um vasto equipamento de meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho, dentre todas as tecnologias que a escola possui são: TVs, DVDs diversos, laboratório de informática, computadores , máquina fotográfica, Data Show , biblioteca karaokê, entre outros.

    ResponderExcluir
  33. É muito bom que a tecnologia tenha chegado ao âmbito escolar, mas se o assunto fosse levado mais a sério os benefícios seriam muito maiores.
    Crianças e jovens tem se utilizado desses recursos tecnológicos mais como forma de diversão do que em benefício de aprendizagens significativas.
    Mas se tais recursos fossem trabalhados de forma mais eficiente, poderia ser uma das formas de transformação da educação.
    Muitos professores ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos em aulas informatizadas, pois tais atividades exigem dos mesmos habilidades profissionais específicas. Além disso, como criar, planejar estratégias ligadas a uma forma de trabalho que ainda não se domina por completo?
    Os recuros são: computadores com internet, data-show, DVDs, TVs, som, karaôke, notboock e rádio...
    Analisando as atividades desenvolvidas com o uso dos recursos que a nossa escola disponibiliza. Vimos que ainda nós falta uma boa capacitação para o uso ainda melhor desses recursos, percebemos ainda um certo preconceito quanto a utilização dos mesmos, pois a utilização desses meios para os ditos “ tradicionais” é avaliada como passa tempo, ou seja o professor que utiliza muito desses recursos, apenas está matando aula. Mas não percebem que estão ainda utilizando muitas aulas expositivas, tornando o ensino-aprendizado um tédio, fazendo com que essas aulas fiquem rotineiras e monótonas. Esses fatores nos remetem a uma reflexão sobre nossas metodologias, pois nossos alunos estão tendo acesso a vários recursos tecnológicos e nós professores devemos nos adaptar a realidade que nosso aluno está vivendo.

    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  34. Atividade 4
    Marcia Fabiana de Oliveira
    Nova Guarita

    Trabalho com uma turma de Educação Infantil de 2 a 4 anos, infelizmente no meu local de trabalho as tecnologias são poucas mas o que temos são bastante utilizadas, disponibilizamos de televisão, DVD,mimeografo, a escola não possui filmes os que as crianças assistem são de recurso da professora ou até mesmo que os alunos trazem.

    ResponderExcluir
  35. ATIVIDADE 1: Quem sou eu como professor e aprendiz
    Eu sou Professora de Educação Infantil e acredito que o professor é o principal aprendiz. No nosso cotidiano é preciso aprender, compreender e repassar ao aluno orientações necessárias para que o aluno possa buscar e desenvolver-se no complexo mundo da tecnologia, temos ao nosso alcance uma grande oportunidade de crescer junto com aluno com diferentes linguagens. O professor deve inovar as aulas quando não são atraentes se tornam cansativas.
    Tenho como objetivo fazer sempre o melhor para os meus alunos não como apenas uma prestadora de trabalho na educação, mas como uma profissional coerente e responsável, onde tudo que envolve o mundo dele eu tento trazer para sala de aula sempre vivenciando o seu cotidiano, pois cada aluno tem sua bagagem e sua própria realidade onde muitas vezes são ricas em culturas, social e econômica. Sempre estou em constante mudança para poder estar atualizada para com os meus alunos principalmente nos dias de hoje com a evolução digital onde a cada ano, mês as novidades estão aparecendo e tomando conta de seu cotidiano, por essa e outras que a forma de transmitir o conhecimento para o seu aluno tem que estar em constate mudança para que possamos estar de igual para igual ou fazer a socialização para os menos capacitados economicamente. Toda mudança traz medo insegurança receios principalmente quando nos tira do cotidiano, rotina, mas temos que nos superar e nos encaixar na evolução sendo ela digital, social, econômica, mas o melhor é que toda mudança nos traz conhecimento e crescimento pessoal e profissional e por essas e outras que temos que nos adaptar ao meio, somos receptores como transmissores de conhecimento e sempre estamos em mudanças.

    ResponderExcluir
  36. Sonia - atividade 4
    Sinto, porque a escola que estou atuando ainda não possui recursos para os alunos. Apenas contamos com uma TV, um vídeo cassete e um mimeografo. Mas, sei da importância dessa atividade para o aprendizado dos nossos alunos. Portanto continuo me atualizando sempre...

    Nova guarita

    ResponderExcluir
  37. Atividade 4: Adriana M. de Alcantara Labres.
    Nova Guarita - MT
    Tenho uma chance varavilhosa de trabalhar em uma escola que conta com um grande número de tecnologias que só vem a enriquecer nosso trabalho como educador.
    Tenho a meu dispor esses meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho. Dentre todas as tecnologias que encontramos no mundo atual conto em minha escola com TVs, Dvds, Micro computadores, Máquina Fotográfica, Filmadora, Data Show dentre outras.
    No entanto ainda vejo que alguns profissionais se recusam a se inserir nesse ensino repleto de tecnologias.
    Adriana M. de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  38. Turma rosileica-atividade 4
    Aluna Rosemari B. Dallelaste

    Trabalho com uma turma de Educação Infantil de 3 anos, infelizmente no meu local de trabalho as tecnologias são poucas mas o que temos são bastante utilizadas, disponibilizamos de televisão, DVD,mimeografo, cds de filmes e músicas, existe um computador na escola mas é usado pela secretaria não tem internet,espero que em breve, sejamos contemplados com a informática.

    ResponderExcluir
  39. Turma rosileica-atividade 4
    Aluna Rosemari B. Dallelaste

    Trabalho com uma turma de Educação Infantil de 3 anos, infelizmente no meu local de trabalho as tecnologias são poucas mas o que temos são bastante utilizadas, disponibilizamos de televisão, DVD,mimeografo, cds de filmes e músicas, existe um computador na escola mas é usado pela secretaria não tem internet,espero que em breve, sejamos contemplados com a informática.

    ResponderExcluir
  40. As tecnologias disponíveis na escola são várias: Vídeo, TV, computador, Data show entre outras.Todas vem sendo utilizadas para complementar e diversificar as aulas tornando-as mais atrativas e conseqüentemente despertando mais interesse no aluno, melhorando assim a aprendizagem.
    Carmen Prigol Cimi
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  41. atividade4
    Naide Zambenedetti

    Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

    Tenho oportunidade de trabalhar numa escola que me oferece várias tecnologias, para auxiliar na aprendizagem dos educandos, entre elas estão;laboratório de informática, vídeos, DVDs, data show...São utilizados de acordo com as necessidades de cada professor.

    ResponderExcluir
  42. Atividade 04
    Na instituição onde trabalho disponibilizamos de alguns mecanismos tecnológicos além de uma televisão, um DVD, mimeógrafo, outros itens que é usado por nós professores e funcionários, não temos computador mas procuro buscar novos caminhos para o bem estar do educando.
    Enice Lazaretti Miranda
    Nova Guarita

    ResponderExcluir
  43. Atividade 03
    Prof. Marilene S. Henning
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-MT

    O discurso do Sr. Ladislau Dowbor é muito bonito, mas do que adianta esse dicurso se a escola que sofre essa problematica não tem autonomia suficiente para realizar tais mudanças, devemos lembrar que existe uma hierarquia e estamos sujeitos a ela. Em relação ao que devemos ensinar ou não, discordo, como então ficaria a minha fala, escrita, seu eu aprender somente aquilo que for pertinente em minha vida, mas como vou saber do meu futuro? Mudanças têm que ocorrer, como sou radical, voltaria a ter somente 180 dias de aula, eliminaria as dependências (não tem bom preparo, reprova) e investiria mais em cursos para professores do interior, estes são os que tem menos acesso a cursos de formação. Abraços

    ResponderExcluir
  44. Atividade 01
    Prof. Marilene S. Henning
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo - MT

    Falar de si é um tanto complexo, as vezes você faz as coisas pensando estar certo, mas para o outro é errado. Mas acredito que é a partir de situações assim é que se cresce e se aprende conhecer as diferenças. Como professora, gosto de fazer as coisas sempre da melhor forma possível, pois tudo posso se acredito que sou capaz, já que cada dia é um novo aprendizado, por isso é somos eternos aprendizes, no dia qkue deixá-lo ser,devo deixar a sala de aula, nunca se sabe tudo. Em relação aos alunos, gosto de escutá-los, ouvir suas dúvidas e orientá-los naquilo que posso. Procuro sempre trocar informações com meus colegas, principalmente os da minha área; trocar atividades escolares, quanto a minha forma de ensinar, sou rígida quando precisa, mas sou humana também. Procurando sempre ouvi-los com clareza e objetividade em suas solicitações. As vezes fico trsite, não receosa, triste porque você se empenha e muitas vezes você não correspondida pelo seu aluno.
    Sou professora de paixão, gosto muito do que faço. Beijos.

    ResponderExcluir
  45. Atividade 02
    Prof. Marilene S. Henning
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo - MT

    Se olharmos com bastante atenção, as tecnologias sempre estiveram presente em nossas vidas e nas salas de aula. Mas o que realmente consideramos tecnologia é o "computador" e esquecemos que o lápis, o barbante, a borracha, etc., tudo isso é tecnologia. Eu vejo o uso do computador hoje, muitas vezes como meio de bate-papo (mais barato), mas se usado adequedamente, você pode elevar, com certeza, o interesse do aluno pela pesquisa e apresndizado vão melhorar e muito, não podemos mais "viver" sem esse avanço tão grande das tecnologias,elas estão aí, temos que aprender a usá-las e tirar proveito delas para o nosso aprendizado e do nosso aluno. Beijos

    ResponderExcluir
  46. Atividade 04
    Prof. Marilene S. Henning
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo - MT

    A Escola na qual eu trabalho é bem equipada, ela dispõe de DATA SHOW, DVD, TV, RETROPROJETOR, COMPUTADORES, LIVROS, REVISTAS, ETC.
    Elas veem sendo usadas diariamente conforme a necessidade de cada professor, é um complemento para nossas aulas.

    ResponderExcluir
  47. ATIVIDADE 4
    ANDREZA E IVANIR
    A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE 4 FOI MUITO INTERESSANTE, POIS PUDEMOS AGUÇAR NOSSA CRIATIVIDADE E IMGINAÇÃO, ALÉM DE NOS INTERARMOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS.

    ResponderExcluir
  48. ATIVIDADE: 4
    TURMA: ROSILEICA
    ELIANE DE SOUZA LIMA
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES

    Com a fala do professor muitas escolas precisa melhor seus ensino tanto no material didático, e até mesmo na rotina de seu dia,e assim deixa a desejar para os alunos e pros pais, já que seu filho não alcança os objetivos proposto pela escola.Temos muitas escolas que se preocupa com isso mas tem varias que precisam de melhorias. Principalmente no que se refere a qualificação dos professores. Temos nos deparado com um problema gravíssimo ultimamente, que, é, professores sem formação especifica, e isso resulta na falta e domínio do conteúdo e automaticamente ocorre a falta de domínio da classe.

    ResponderExcluir
  49. Na escola onde trabalho há algumas tecnologias que estão disponíveis são pouco utilizadas.
    No meu caso é por falta de preparo, não tenho muito conhecimento e também um pouco de medo.
    Mas acredito que este curso vem nos proporcionar novas informações tecnológicas, para melhor transmitir e ajudar nossos alunos a adquirir novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  50. Prof.ª Neusa Aparecida Semensate Silva.
    Turma Marcia Vacario
    Atividade 4
    Peixoto de Azevedo

    Em nossa escola, este ano, estamos tendo a oportunidade de trabalhar com mais recursos tecnológicos: Sala de computação, TV com DVD, som e data show. Esses recursos tecnológicos nos possibilitaram às práticas pedagógicas mais consistentes e compotentes com nossos alunos. Essas novas atividades atenderam às necessidades de uma aproximação, dos nossos alunos, com essas novas tecnologias e com o mundo competitivo de hoje.
    Essas novas experiências tem sido extremamente positivas para todos os seguimentos escolares que envolvem o processo ensino-aprendizado.

    ResponderExcluir
  51. Tâni: ATIVIDADE 4
    Trabalho na Escola Estadual Jardim das Flores a qual é muito bem informatizada com várias modalidades de tecnologias (computadores conectados na internet, data show, máquina digital, câmera digital, aparelhos de televisão, DVD e laboratório de ciências informatizado), as quais os professores, funcionários e alunos têm acesso a partir da apresentação de um projeto que deve constar a finalidade do uso de tal tecnologia.
    Nota-se que o ensino-aprendizagem desenvolve-se de forma muito mais proveitosa quanto incluímos as tecnologias presentes na Escola em sala de aula. Os alunos são motivados a usufruir tais tecnologias para que desta forma estejam sempre interligados com a atualidade.

    ResponderExcluir
  52. Atividade 04:

    É muito bom que a tecnologia tenha chegado ao âmbito escolar, mas se o assunto fosse levado mais a sério os benefícios seriam muito maiores.
    Crianças e jovens tem se utilizado desses recursos tecnológicos mais como forma de diversão do que em benefício de aprendizagens significativas.
    Mas se tais recursos fossem trabalhados de forma mais eficiente, poderia ser uma das formas de transformação da educação.
    Muitos professores ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos em aulas informatizadas, pois tais atividades exigem das mesmas habilidades profissionais específicas. Além disso, como criar, planejar estratégias ligadas a uma forma de trabalho que ainda não se domina por completo?
    Os recuos são: computadores com internet, data-show, Dvds, TVs, som, karaokê, notboock e rádio...
    Analisando as atividades desenvolvidas com o uso dos recursos que a nossa escola disponibiliza. Vimos que ainda nós faltamos uma boa capacitação para o uso ainda melhor desses recursos, percebemos ainda certo preconceito quanto à utilização dos mesmos, pois a utilização desses meios para os ditos “tradicionais” é avaliada como passa tempo, ou seja, o professor que utiliza muito desses recursos, apenas está matando aula. Mas não percebem que estão ainda utilizando muitas aulas expositivas, tornando o ensino-aprendizado um tédio, fazendo com que essas aulas fiquem rotineiras e monótonas. Esses fatores nos remetem a uma reflexão sobre nossas metodologias, pois nossos alunos estão tendo acesso a vários recursos tecnológicos e nós professores devemos nos adaptar a realidade que nosso aluno está vivendo.

    Solange Zarth.
    Nova Guarita – MT.

    ResponderExcluir
  53. Maria do Socorro Silva Brasil
    A Escola Kreen Akarore da cidade de Peixoto de Azevedo/MT, diante das diversas tecnologias existentes, disponibiliza de recursos tecnológicos que auxiliam o professor nas aulas em todas as disciplinas, que são os seguintes: data show, noot book, telão de projeção, impressoras na sala dos professores, na biblioteca (multifuncional), na sala de coordenação e na secretaria (multifuncional e laser ), televisão com DVD nas salas, coleções de vídeos educativos, câmera digital, sala de informática contendo 10 computadores e acesso a internet e som ambiente.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. JANDIRA FERREIRA DO NASCIMENTO
    NESTA UNIDADE ESCOLAR TEMOS VÁRIAS TECNOLOGIAQUE VEM SENDO S UTILIZADAS DURANTE AS AULAS, BEM COMO TV, VIDEO, DVD,SALA DE INFORMÁTICA, DATA SHOU, ESTAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NOS OFERECE VÁRIOS MEIOS ONDE PODEMOS OFERECER AOS NOSSOS EDUCANDOS UMA EDUCAÇAÕ DE QUALIDADE.

    JANDIRA FERREIRA DO NASCIMENTO

    ResponderExcluir
  56. ERMITA
    E.E. Monteiro Lobato.
    Peixoto de Azevedo


    ATIVIDADE 4
    Na escola que eu trabalho temos um laboratório de informática, data show, para levarmos à sala temos: som portátil, TV e vídeo isto é um avanço na escola pública acredito que vem ajudar a construir o conhecimento dos alunos.Por isso é nescessário haver preparo pedagógico para respodermos as necessidades dos nossos alunos .Preciso de mais conhecimento na área por isso faço este curso.

    ResponderExcluir
  57. ATIVIDADE 5

    Alfabetização
    Tema: Concepção de ensino e aprendizagem - Evolução da escrita alfabética

    Considero o uso do nome para alfabetizar muito importante por ser um referencial muito forte na vida da criança, e por que a alfabetização precisa de referenciais marcantes para facilitar o processo de assimilação, cada aluno tem no seu nome todo um contexto histórico familiar, o que proporciona a socialização de inúmeras histórias que aproximará os elementos do grupo. O conhecimento do nome próprio tem duas consequências importantes para os educandos que estão em processo de alfabetização: uma escrita livre do contexto; uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras. Gostei da avaliação por ser diferente e realmente acompanhar o processo de desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir
  58. ESCOLA ESTADUAL 19 DE JULHO. NA ESCOLA EM QUE TRABALHO TEMOS ALGUNS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS TAIS COMO DATA SHOW, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, DVD, NOT BOOK,CÂMERA DIGITAL, ENTRE OUTROS. ESTAMOS UTILIZANDO TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS NO DESENVOLVIMENTO EM TRABALHOS COM PROFESSORES E TAMBÉM COM OS ALUNOS OFERECENDO UM TRABALHO DE MELHOR QUALIDADE.
    PROFESSORA ALESSANDRA

    ResponderExcluir
  59. ERMITA
    E.E. Monteiro Lobato.
    Alfabetização
    Tema: Concepção de ensino e aprendizagem - Evolução da escrita alfabética

    ResponderExcluir
  60. Madalena
    E.E.MONTEIRO LOBATO-
    atividade 4
    1. A escola na qual trabalho é bem equipada, tem um laboratório de computação, data show, mimeógrafo, aparelho de som, TV e vídeo. Porém ainda falta habilidades para aproveitar com autonomia estas ferramentas didático - pedagógicas. Chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  61. atividade:4

    ESCOLA MONTEIRO LOBATO.
    ROSIMARIY SOUSA.


    NAS INSTITUIÇÕES ONDE TRABALHO TEM DIVEVERSAS FERRAMENTAS ONDE PODEMOS FORNECER AOS ALUNOS MAIOR PRAZER AO APRENDER,POIS A TECNOLOGIA NOS OFERECEM INUMEROS MEIOS RAPIDO DE FORMA MENOS CANSATIVA.

    ResponderExcluir
  62. ATIVIDADE:4

    Débora de Castro.
    Escola Monteiro Lobato.

    Nas instalações onde trabalho são disponiveis varias ferramentas que oferecem inumeros meios para que os alunos tenham maior prazer ao aprender,pois a tecnologia nos oferece inumeros conhecimentos modernos dando continuidade ao metodo de ensino pedagogico.

    ResponderExcluir
  63. Atividade 4

    A escola 19 de Julho é modelo no que diz respeito ao acesso na área de equipamentos tecnológicos temos laboratórios de informáticas para pesquisa tanto corpo docente quanto o discente tem total acesso, sala de vídeo com data show contamos com retroprojetor. Toda essa tecnologia contribui para nossa fazer pedagogica. Professora Bethania ( dessa vez não errei)

    ResponderExcluir
  64. Minha escola disponibiliza sala de informática com acesso à internet, TV, DVD, data show, retroprojetor, máquina fotográfica, filmadora, impressora xerocadora, etc. A forma como são utilizados esses recursos tecnológicos é de acordo com a necessidade/ planejamento de cada professor, agendando com antecedência.Sem dúvida alguma, esses recursos são ferramentas que nos auxiliam, contribuindo assim, para a melhoria do ensino e aprendizagem.
    Rosemeire Solano

    ResponderExcluir
  65. É muito bom que a tecnologia tenha chegado ao âmbito escolar, mas se o assunto fosse levado mais a sério os benefícios seriam muito maiores.
    Crianças e jovens tem se utilizado desses recursos tecnológicos mais como forma de diversão do que em benefício de aprendizagens significativas.
    Mas se tais recursos fossem trabalhados de forma mais eficiente, poderia ser uma das formas de transformação da educação.
    Muitos professores ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos em aulas informatizadas, pois tais atividades exigem dos mesmos habilidades profissionais específicas. Além disso, como criar, planejar estratégias ligadas a uma forma de trabalho que ainda não se domina por completo?
    Os recuros são: computadores com internet, data-show, DVDs, TVs, som, karaôke, notboock e rádio...
    Analisando as atividades desenvolvidas com o uso dos recursos que a nossa escola disponibiliza. Vimos que ainda nós falta uma boa capacitação para o uso ainda melhor desses recursos, percebemos ainda um certo preconceito quanto a utilização dos mesmos, pois a utilização desses meios para os ditos “ tradicionais” é avaliada como passa tempo, ou seja o professor que utiliza muito desses recursos, apenas está matando aula. Mas não percebem que estão ainda utilizando muitas aulas expositivas, tornando o ensino-aprendizado um tédio, fazendo com que essas aulas fiquem rotineiras e monótonas. Esses fatores nos remetem a uma reflexão sobre nossas metodologias, pois nossos alunos estão tendo acesso a vários recursos tecnológicos e nós professores devemos nos adaptar a realidade que nosso aluno está vivendo.

    Vanda Donat

    ResponderExcluir
  66. ADILSON ANTONIO


    Após a intalação de novas tecnologias na escoa surge outras serie de preocupação que vão desde o treinamento das pessoas, disponibilidade dos recursos,ate observar os aspectos de segurança.As tecnologias disponíveis na minha escola são vídeos, dada chou e internet,e a que mais utilizo é a internet.

    ResponderExcluir
  67. Escola Estadual Monteiro Lobato.
    Peixoto de Azevedo, Mt
    Turma: 01 Márcia Vacaria
    Marilene Ramos
    Atividade: 04



    As tecnologias que encontramos na escola a qual trabalho são TVS, DVDS, Data Show, computador disponível na sala dos professores, biblioteca, sala de vídeo e laboratório de informática para pesquisa e trabalho realizado pelos alunos, deixando assim a aula mais atrativa e prazerosa as salas de aula são todas com ar condicionados deixando um clima melhor.

    ResponderExcluir
  68. ELIANA ALVES DA SILVA


    Trabalho na escola KREEN AKARORE , uma instituição educacional que dispõe, de diversas ferramentas tecnológicas, as quais facilitam o trabalho dos professores e ajudam no desenvolvimento de aprendizagem do educando.
    A escola possui:
    Um laboratório de informática com diversos computadores com acesso à internet onde são realizadas pesquisas pelos alunos e professores.
    • Data show
    • Televisão e DVD
    • Impressora com foto copiadora
    • Câmera digital
    • Filmadora
    • Cartão ponto
    • Sirene automática
    Diante a todos esses recursos o professor deve aperfeiçoar seus conhecimentos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. atividade 04

    Na E.E. 13 de Maio dispõe de várias tecnologias para enriquecer nossos trabalhos como educador, dentre elas:
    * Um laboratório de informática com vários computadores com acesso a internet, onde são utilizados para pesquisas escolares com alunos e professores, jogos educativos e outros;
    * Data Show: usado para projeção de filmes, reuniões escolares e encontros culturais;
    * Televisão e DVD, utilizados para projeção de filmes educativos;
    * Impressora como fotocopiadora para impressão de atividades escolares;
    * Filmadora e máquina fotográfica, utilizados para registrar os eventos realizados pela escola e projetos desenvolvidos pelos professores.


    Rafaela Zarth Nova Guarita - MT

    ResponderExcluir
  71. file:///home/aluno/Desktop/Ivone - Marcelândia.ppt

    ResponderExcluir
  72. Miguel e Nair Vilalba diz:
    Informatica na escola
    Sabemos que a informatica é uma ferramenta de grande valor para nós educadores.
    Ao utilizar esta ferramenta na sala de aula, o professor devera ser muito criativo, pois atraves da sua criatividade tera que despertar o interesse dos alunos, tornando assim, uma aula mais proveitosa.
    A escola devera fornecer todos os suportes necessarios para que os professores possam fazer um trabalho de qualidade.
    Sabemos que a informatização na escol é de suma importancia para a interação de toda a comunidade escolar.
    A escola informatizada é o caminho para o futuro de todos os educandos.

    ResponderExcluir
  73. Sou professora de língua inglesa da Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante de Marcelândia- MT. A escola em que eu trabalho dispõem de diversos recurso tecnológicos e que estão disponíveis para que os professores utilizem em suas aulas tornando-as mais atrativas para os nossos alunos.Os recursos tecnológicos que a escola dispõem são: Computadores com internet, rádio, televisão, DVD, karaokê, data-show, câmera digital, notebook, mimeógrafo etc.
    Andressa Facchi

    ResponderExcluir
  74. Ati4

    JOSÉ ROBERTO: disse...

    EE. MONTEIRO LOBATO – P. DE AZEVEDO / MT

    Trabalho em duas escolas uma conta com uma boa estrutura tecnológica, na qual posso citar: TVs, Dvds, Micro computadores, Máquina Fotográfica, Data Show, dentre outras. A outra escola é um pouco mais modesta, no entanto, podemos contar com TVs, Dvds e Máquina Fotográfica.
    Mesmo tendo todo este material percebo que o mais usado continua sendo a TVs, Dvds, talvez devido à falta de domínio tecnológico destes aparelhos. Portanto, quando disse na atividade anterior que nosso desafio continua é devido a está limitação que ainda atinge grande parte dos profissionais da educação. No entanto, este quadro só irá alterar com os cursos de aperfeiçoamento.

    ResponderExcluir
  75. Esc. Mun. Nhandú
    Prf. Valdemir
    Nossa escola é modesta, poré tem o basico para oferecer no que diz respeito a tecnologia. a escola possue e está adisposiçao do professor: Laboratorio de informatica com internet, data show, televisao e antena parabolica, dvd, aparelho portatil de som e caixa amplificada, maquina fotografica digital. Acredito que nossos professores usam pouco essas tecnologias e suas aulas, mas agora esse curso ajudará a todos na utilizaçao desse recurso.

    ResponderExcluir
  76. Atividade 4

    A escola oferece,laboratorio de informatica com internet,computador para uso dos professores, camara digital, data show,video, DVD, TV,aparelho de som e impressora xerocadora.Os quais os professores, funcionarios e alunos tem acesso, sendo os mais utilizados o laboratorio, TV com DVD E O SOM. Poderiam ser melhor explorados se os profissionais tivessem um melhor preparo na utilizaçao dos mesmos, obtendo assim melhores resultados na pratica educativa.
    Dirlene Ines Vuaden
    Elisangela Machado Trindade

    ResponderExcluir
  77. Raquel
    Tenho o privilégio de trabalhar em uma escola que a tecnologia funciona para uso dos funcionários,alunos e em especifico os professores. no preparo de suas aulas.essa tecnologia é indispensavel,principalmente na época em que estamos.Temos que saber manusear essa máquina para facilitar o trabalho em sala de aula e assim teremos mais resultados pedagógicos.

    ResponderExcluir
  78. ESCOLA NHANDU NOVO MUNDO
    EDGAR E LUCIANA
    A TECNOLOGIA MAIS UTILIZADA NA MINHA ESCOLA E O QUADRO NEGRO, CARTEIRAS, LIVROS DIDATICOS, DICIONARIO, TELEVISÃO, DVD, APARELHO PORTATIL, LABORATORIO DE INFORMATICA COM INTERNET.ESTAS TECNOLOGIAS CITADAS SÃO UTILIZADAS DE ACORDO COM CADA PROFESSOR CONFORME SEUS CONHECIMENTOS, OU SEJA, DA MANEIRA QUE ELE COSEGUE UTILIZA-LAS.

    ResponderExcluir
  79. Na escola onde trabalho são disponibilizadas diversas ferramentas tecnológicas por ex: Sala de Informática, TV, DVD, e outros, é que são muitos nem da pra citar todos. Onde podemos fornecer aos nossos alunos maior prazer ao aprender, pois a tecnologia nos oferece muitos meios para que possamos ensinar de forma mais clara e com certeza as tecnologia que a escola dispõe estão sendo utilizadas de forma satisfatória, e com isso contribuindo para melhoria do ensino e aprendizagem.
    Profª Adriana
    Escola Estadual Andre Antonio Maggi
    Novo Mundo-MT

    ResponderExcluir
  80. Tâni: ATIVIDADE 4
    Trabalho na Escola Estadual Jardim das Flores a qual é muito bem informatizada com várias modalidades de tecnologias (computadores conectados na internet, data show, máquina digital, câmera digital, aparelhos de televisão, DVD e laboratório de ciências informatizado), as quais os professores, funcionários e alunos têm acesso a partir da apresentação de um projeto que deve constar a finalidade do uso de tal tecnologia.
    Nota-se que o ensino-aprendizagem desenvolve-se de forma muito mais proveitosa quanto incluímos as tecnologias presentes na Escola em sala de aula. Os alunos são motivados a usufruir tais tecnologias para que desta forma estejam sempre interligados com a atualidade.

    ResponderExcluir
  81. A escola onde trabalhamos dispõe de várias tecnologias que nos ajudam a desenvolver nosso trabalho.
    A escola possui:
    Um laboratório de informática: com vários computadores com acesso a internet. São utilizados para pesquisas escolares tanto por alunos quanto por professores.
    Data Show: usado para projeção de filmes.
    Televisão e DVD: utilizados para projeção de filmes educativos.
    Impressora: utilizada para impressão de atividades escolares.
    Maquina fotográfica: utilizada para registrar os eventos realizados na escola e para projetos desenvolvidos pelos professores.
    Professoras: Nair, Deise e Elisineide
    Novo Mundo

    ResponderExcluir
  82. Atividade 4

    Trabalho na secretaria de educação, onde utilizamos tecnologias como: computador, datashow, camera digital, tv, dvd, entre outros, isso nos ajuda a desenvolver nosso trabalho cada vez melhor.

    Alessandra Felisaki - Marcelandia - Mt

    ResponderExcluir
  83. Ledir disse
    O uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, acredito que vem ajudar a construir o conhecimento dos alunos. Para que isto aconteça é necessário haver preparo pedagógico para bem responder-mos as necessidades de “mercado”.Onde podemos fornecer aos nossos alunos maior prazer ao aprender, pois a tecnologia nos oferece muitos meios para que possamos ensinar de forma mais clara e com certeza as tecnologia que a escola dispõe estão sendo utilizadas de forma satisfatória, e com isso contribuindo para melhoria do ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  84. Vanessa disse...
    Acho que é muito bom o uso da tecnologias na escola, pois temos que prepara tambem nossos alunos para o mercado de trabalho que a cada dia vem se mordenizando mais.Sabemos tambem que a informatica é uma ferramneta de grande valor para nos professores tambem.

    ResponderExcluir
  85. noeli
    na escola onde trabalho tem varias tecnologias e todas estão a disposição a todos da comunidade escolar e cada professor esta correndo atras do prejuizo

    ResponderExcluir
  86. TRABALHO NA ESCOLA MUNICIPAL NHANDU,
    DIANTE DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS EXISTENTES, DISPONIBILIZA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS QUE AUXILIAM O PROFESSOR NAS AULAS SÃO QUADRO NEGRO, CARTEIRAS, LIVROS DIDÁTICOS, DICIONÁRIO, TELEVISÃO, DVD, MÁQUINA FOTOGRÁFICA, PARA REGISTRAR EVENTOS E APRESENTACÕES REALIZADAS, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM INTERNET,IMPRESSORA COM FOTOCOPIADORA PARA IMPRESSÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES.
    NO ENTANTO AINDA VEJO QUE FALTA MUITO PRA EU APRENDER DIANTE DE TANTA TECNOLOGIA, ESTOU ME ESFORÇANDO PARA MIM APERFEIÇOAR.
    POR ISSO É QUE ESTÁ ACONTECENDO ESSA CAPACITAÇÃO PARA PODERMOS ATUALIZAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS NA PRÁTICA.
    HOJE NOSSA ESCOLA DISPÕEM DE TECNOLOGIA, O PROFESSOR DEVE BUSCAR NOVOS CAMINHOS E ESTAR LEVANDO O ALUNO NO MUNDO DA TECNOLOGIA E DANDO CONTINUIDADE AO MÉTODO DE ENSINO PEDAGÓGICO .
    POIS A TECNOLOGIA VEM AVANÇANDO CADA VEZ MAIS, E O CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL.
    MARLENE

    ResponderExcluir
  87. Ativ3un1-NILSA COSTA
    Atividade 03
    Concordo plenamente com o comentário de Dowbor, L., 2001, quando afirma que é imprescindível repensar a escola e a educação no sentido mais amplo, ela deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento. Acredito que a escola é uma instituição mais tradicional que inovadora. A cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino focados no professor continuam predominando, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Tudo isto nos mostra que não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial. Existem professores que ainda resistem o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, pois utilizar as novas tecnologias exige esforço e dedicação, no entanto um esforço necessário, já que esses meios fazem parte da realidade atual, uma vez que os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está na moda e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.

    ResponderExcluir
  88. Ativ4un1-NILSA COSTA

    atividade 04

    Na escola onde trabalho temos alguns recursos tecnológicos, tais como, câmera digital, DVDs e laboratório de informática, onde os professores tem livre acesso, desde que façam um agendamento prévio, já que são várias turmas, sendo necessário uma certa organização para que todos usufruam igualmente.
    Como coordenadora de área, venho acompanhando o trabalho dos professores e percebo que a maioria desses profissionais vem utilizando os recursos disponíveis que a escola oferece.

    ResponderExcluir
  89. TURMA : ROSILEICA
    Atividade 04


    As TICs na escola tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional do docente e não docente.
    Em nossa Escola Municipal Mundo Encantado da Criança temos o uso de vários TICs, porém é importante salientar a importância do laboratório de informática, onde vem nos ajudando na prática em sala de aula junto as atividades desenvolvidas com nossos alunos.
    Além de ser mais prazeroso as crianças, o professor consegue visualizar rapidamente a compreensão do conteúdo trabalhado. A maioria das crianças (pré I, II e alfabetização, ainda possuem muita dificuldade na coordenação motora, tendo dificuldade no uso do mouse.
    Somos aprendizes. Aprendemos juntos com nossas crianças, a tecnologia hoje veio ajudar o professor a dinamizar as suas aulas.


    ANA CRISTINA MARTINELLI

    ResponderExcluir
  90. Truma: Rosileica
    Kelly Vanessa M. de Oliveira
    Na Escola Municipal Mundo Encantado da Criança, tem investido obter uma educação de qualidade principalmente em informática para estarmos realizando aulas diferenciadas. Nela exite sala de informática, data show, som entre outras. Colocando-se a serviço do outro e dando ao aluno a oportunidade de exercitar a sua independência como ser em construção.

    ResponderExcluir
  91. Atividade 4
    Meury dos Santos- na Escola Mundo Encantado da Criança oferece vários recursos tecnológicos, os mais utilizados são: computadores, data-show, DVD, câmera digital, impressora.
    Os computadores são utilizados para pesquisas, aulas de informática e sala do professor.
    Data-show é utilizado para a visualização dos trabalhos dos alunos, de filmes, musicas....
    Impressora é utilizada para imprimir e xerocar os trabalhos dos alunos.
    Esses recursos são essenciais para qualquer escola, pois nos ajuda a desenvolver aulas de uma forma mais prazerosa tanto para nós professores como para os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  92. Turma; Rosileica

    Aluna: Maria da conceição

    Na escola que trabalho temos vários meios tecnológicos, como laboratório de informática com vários computadores, onde as crianças de toda a escola tem aula de informática, sendo de acordo com o trabalho da professora em sala de aula.
    Observo que e uma das aulas que as crianças mais gostam, pois ainda há uma maioria que não tem em casa.
    Aqui temos data show, maquina digital, dvd, som, caixa de som amplificada, mimeografo, TVs, são vários recursos que auxiliam no trabalho com as crianças.
    Já estamos sonhando com a carteira digital, quadro digital esperamos que seja breve.

    ResponderExcluir
  93. Turma Rosileica
    Atividade 04.
    A Escola Municipal Mundo Encantado da Criança oferece vários recursos tecnológicos para trabalhar com os alunos: computares, internet, data show, impressora, DVD, câmera digital, etc.
    Esses recursos são utilizadas desde pré-I até o terceiro ano do ensino fundamental. Também são utilizados pelos professores nas preparações das aulas.
    Mas pra ensinar, o professor precisa saber, e o Tic vem nos ajudar a entender a tecnologia.

    Cleuza Marcolino de Morais Silva.

    ResponderExcluir
  94. TURMA ROSILEICA
    ATIVIDADE 04
    ROSIMARI DE FÁTIMA GRACIOLLI RAFAGNIN
    ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
    A ESCOLA EM QUE TRABALHO DISPÕE DE VÁRIAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA OFERECER MELHORES CONDIÇÕES DE APRENDIZADO AOS ALUNOS, TAIS COMO: TVS, DVDS, MICRO COMPUTADORES, MÁQUINA FOTOGRÁFICA, FILMADORA, DATA SHOW, APARELHOS DE SOM, DENTRE OUTRAS. LEVANDO EM CONTA NÃO SÓ O APRENDIZADO CIENTÍFICO E PREOCUPANDO-SE COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS TRANSFORMADORES, A TECNOLOGIA É UM MEIO DE MANTER-SE E EM CONSTANTE PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  95. ESCOLA MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
    TURMA: ROSILEICA
    ATIVIDADE 4
    ANA PAULA ALVES SOUZA

    Como professora vejo o uso das tecnologias sendo de suma importância para o desenvolvimento do aprendizado. Percebo também que é um grande desafio para nos educadores estar sempre buscando aulas cada vez mais atrativas para nossos alunos, sendo assim na atualidade temos que estar constantemente apoiados nos recursos tecnológicos. E a escola no qual trabalho tem diversos recursos que vem a efetivar e contribuir com o desenvolvimento dos alunos e a grande maioria dos professores o utiliza, entre os recursos estão: o laboratório de informática, som, xerocadora, retro projetor, maquina digital etc., sendo estes aparelhos de fácil acesso aos professores e a coordenação da escola também oferece apoio àqueles professores que apresentam dificuldades em manipular.

    ResponderExcluir
  96. Turma rosileica atividade 4
    SOU O PROFESSOR EDISON MARQUES DE AMORIM, na escola onde trabalho tem a meu dispor um vasto equipamento de meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho, dentre todas as tecnologias que a escola possui são: TVs, DVDS, laboratório de informática, computadores disponíveis na sala dos professores, máquina fotográfica, Data Show , biblioteca , entre outros.
    No entanto ainda vejo que falta muito pra eu aprender diante de tanta tecnologia, pois o novo me assusta, mas para isso estou me esforçando e aperfeiçoando, dando o melhor de mim para poder ajudar os meus alunos à aprender um pouco daquilo que é muito importante para eles, o uso das ferramentas tecnológicas, oferecendo a eles o prazer de aprender com mais alegria e diversão.

    ResponderExcluir
  97. TURMA ROSILEICA
    ATIVIDADE 04
    ROSIMARI DE FÁTIMA GRACIOLLI RAFAGNIN
    ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
    A ESCOLA EM QUE TRABALHO DISPÕE DE VÁRIAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA OFERECER MELHORES CONDIÇÕES DE APRENDIZADO AOS ALUNOS, TAIS COMO: TVS, DVDS, MICRO COMPUTADORES, MÁQUINA FOTOGRÁFICA, FILMADORA, DATA SHOW, APARELHOS DE SOM, DENTRE OUTRAS. LEVANDO EM CONTA NÃO SÓ O APRENDIZADO CIENTÍFICO E PREOCUPANDO-SE COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS TRANSFORMADORES, A TECNOLOGIA É UM MEIO DE MANTER-SE E EM CONSTANTE PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  98. Turma Rosileica: Atividade 4
    Eu Maria Solange Pereira dos Santos professora pedagoga atuo na Escola municipal Mundo Encantado da Criança, trabalho com as tics na Escola, tendo como objetivo aprender a desenvolver as habilidades dos alunos, recursos esses que estão presentes nos dias atuais ferramentas essas como laboratório de informática televisão aparelho de som microfone entre outros que possibilitam o enriquecimento o conhecimento e o aprendizado das crianças.
    Além de ser mais significativo, prazeroso os alunos tem mais facilidade de entender melhor seus anseios e melhorar assim a forma de aprender.

    ResponderExcluir
  99. Turma Rosileica: Atividade 4
    Eu Maria Solange Pereira dos Santos professora pedagoga atuo na Escola municipal Mundo Encantado da Criança, trabalho com as tics na Escola, tendo como objetivo aprender a desenvolver as habilidades dos alunos, recursos esses que estão presentes nos dias atuais ferramentas essas como laboratório de informática televisão aparelho de som microfone entre outros que possibilitam o enriquecimento o conhecimento e o aprendizado das crianças.
    Além de ser mais significativo, prazeroso os alunos tem mais facilidade de entender melhor seus anseios e melhorar assim a forma de aprender.

    ResponderExcluir
  100. Unidade 1 Atividade 4
    Orientadora: Luciana O.Z.Rodrigues
    Cursista Raquel O.Zanatta

    Na escola onde atuo, oferece diversos tipos de tecnologia, aulas com vídeo, pois possuímos um acervo da TV escola, muito interessante, porem poderia ser mais utilizada, laboratório de informática com 15 computadores, onde os alunos recebem orientações do professor docente e de um técnico, freqüentam uma vez por semana. Planos de aulas são realizados com o uso da pesquisa através do Google e outros, onde o educador possui mais acesso as informações atualizadas. Possuímos um datashow, utilizados em aulas como geografia e historia, que desperta mais interesse e curiosidade nos alunos.
    No entanto necessitamos aperfeiçoar nossa pratica pedagógica, para utilizar no máximo a tecnologia em sala, pois ainda existe uma grande questão sócio econômico, nem todo os professores tem acesso, e muitos alunos apenas em lojas que oferecem acesso a internet, onde ainda não despertaram para o uso intelectual desse instrumento de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  101. ATIVIDADE 4
    NOME: MARCIA SALETE HARRES DOS SANTOS
    MUNICIPIO: MARCELÂNDIA
     A Escola Estadual Paulo Freire, disponibiliza de um laboratório de informática com 10 computadores, 70% dos profissionais tem curso de informática, para auxiliar em um trabalho visando o bem estar do educando, promovendo a vontade de aprender e buscarem cada vez mais conhecimentos. Acredito que ensinar é uma forma de fazer mudanças e estar em harmonia com os meus alunos. “No mesmo tempo que ensino aprendo também”.
    Acredito que as escolas ainda estão longe de serrem escolas que posam acompanhar todas essas mudanças tecnológicas que vem acontecendo, mas com certeza estamos utilizando, de forma satisfatória, todos os equipamentos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  102. Atividade
    Nome: Angela Maria = Cidade: Marcelandia
    A aprendizagem da Informática Educacional através das novas tecnologias que se fazem presente cada vez mais em nosso mais em nosso cotidiano, o estudo do planejamento desenvolvimento tecnológicos informacionais e comunicacionais na educação; conhecimento e uso dos aplicativos educacionais para os anos iniciais do Ensino, bem como técnicas de avaliação dos mesmos, estudos dos meios de comunicação audiovisuais mais utilizados na educação como recursos didáticos.

    ResponderExcluir
  103. Atividade
    Nome: Angela Maria = Cidade: Marcelandia
    A aprendizagem da Informática Educacional através das novas tecnologias que se fazem presente cada vez mais em nosso mais em nosso cotidiano, o estudo do planejamento desenvolvimento tecnológicos informacionais e comunicacionais na educação; conhecimento e uso dos aplicativos educacionais para os anos iniciais do Ensino, bem como técnicas de avaliação dos mesmos, estudos dos meios de comunicação audiovisuais mais utilizados na educação como recursos didáticos.

    ResponderExcluir
  104. Atividade 4
    Nome: Angela Maria = Cidade: Marcelandia
    A aprendizagem da Informática Educacional através das novas tecnologias que se fazem presente cada vez mais em nosso mais em nosso cotidiano, o estudo do planejamento desenvolvimento tecnológicos informacionais e comunicacionais na educação; conhecimento e uso dos aplicativos educacionais para os anos iniciais do Ensino, bem como técnicas de avaliação dos mesmos, estudos dos meios de comunicação audiovisuais mais utilizados na educação como recursos didáticos.

    ResponderExcluir
  105. Atividade 5
    Nome: Angela Maria = Cidade: Marcelandia
    A aprendizagem da Informática Educacional através das novas tecnologias que se fazem presente cada vez mais em nosso mais em nosso cotidiano, o estudo do planejamento desenvolvimento tecnológicos informacionais e comunicacionais na educação; conhecimento e uso dos aplicativos educacionais para os anos iniciais do Ensino, bem como técnicas de avaliação dos mesmos, estudos dos meios de comunicação audiovisuais mais utilizados na educação como recursos didáticos.

    ResponderExcluir
  106. ATIVIDADE 4

    Demozélia e Dulcelina

    A tecnologia é um veículo de grande relevância no processo ensino e aprendizagem. É fundamental para os alunos o acesso aos meios tecnológicos, porém a realidade nem sempre é favorável... Durante as aulas, os aparelhos tecnológicos podem servir de auxílio aos professores para uma melhor explanação dos conteúdos e entendimento dos alunos.
    Além de tudo, é imprescindível o uso adequado e o cuidado com a busca e transmissão de informações.

    ResponderExcluir
  107. Professora: Brígida Couto
    Escola Estadual Cecília Meireles
    Na escola em que trabalho é utilizado diversas tecnologias, fazendo uso destas para que as aulas sejam mais motivadoras e prazerosas para os alunos.

    ResponderExcluir
  108. GENILVA CECILIA MEIRELES

    Tenho uma chance varavilhosa de trabalhar em uma escola que conta com um grande número de tecnologias que só vem a enriquecer nosso trabalho como educador.
    Tenho a meu dispor esses meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho. Dentre todas as tecnologias que encontramos no mundo atual conto em minha escola com TVs, Dvds, Micro computadores, Máquina Fotográfica, Filmadora, Data Show dentre outras.

    ResponderExcluir
  109. ATIVIDADE 4.Professora Marilei
    Escola Cecília Meireles.
    Tenho a oportunidade de trabalhar numa escola que oferece um grande número de tecnologias para ser usado na em nossas aulas, fazendo com que as aulas sejam mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  110. ATIVIDADE 04
    Minha escola dispõe de algumas tecnologias como: Laboratório de informática com internet, máquina fotográfica, aparelho de som, televisão com DVD, impressora, telefone com aparelho de fax, etc. Sendo mais usada a televisão para assistir filmes pedagógicos e a internet para fazer pesquisas. Percebo que apesar de serem ferramentas preciosas em nossa prática pedagógica, ainda são pouco e as vezes mal utilizadas. E isso se deve ao fato de não estarmos preparados para explorá-las dentro do nosso planejamento.

    Sileide - Escola Inovação

    ResponderExcluir
  111. Turma Emerson.
    Sou a Professora Lucimar e trabalho na Escola Estadual Cecilia Meireles e onde trabalho tem a meu dispor um vasto equipamento de meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho, dentre todas as tecnologias que a escola possui são: TVs, DVDs diversos, laboratório de informática, computadores disponíveis na sala dos professores, máquina fotográfica, Data Show , biblioteca karaokê, entre outros. Também as salas de aulas são todas climatizadas, dando um conforto melhor aos alunos.
    No entanto ainda vejo que falta muito pra eu aprender diante de tanta tecnologia, pois o novo me assusta, mas para isso estou me esforçando e aperfeiçoando, dando o melhor de mim para poder ajudar os meus alunos à aprender um pouco daquilo que é muito importante para eles, o uso das ferramentas tecnológicas, oferecendo a eles o prazer de aprender.

    ResponderExcluir
  112. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  113. Turma Rosileica
    Atividade 4
    Silvana de Souza Oliveira.

    A Escola Municipal Mundo Encantado da Criança, tem investido para obter uma educação de qualidade principalmente em informática para estarmos realizando aulas diferenciadas. Nela existe sala de informática, data show, DVD, som entre outras. Que esta colocado a disposição dos professores e alunos. Dando ao aluno a oportunidade de exercitar a sua independência. Somos aprendizes aprendemos juntos com nossas crianças, a tecnologia hoje veio ajudar o professor a dinamizar as suas aulas.

    ResponderExcluir
  114. LUCIENE ASSIS BENINCÁ
    RUBENS CÁCIO BENINCÁ

    E.E.E.B. ANDRÉ ANTÔNIO MAGGI-MT

    NOSSA ESCOLA DISPÕE DE VÁRIOS MATERIAIS TECNOLÓGICOS PARA UTILIZAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, COMO DATA SHOW, TV, DVD, SOM, SALA DE INFORMÁTICA, ENTRE OUTROS. A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC NA EDUCAÇÃO DE NOSSA ESCOLA TRAZ EM SUA TRAJETÓRIA UMA PERSPECTIVA INOVADORA, QUE DISTINGUE O ENSINO TECNOLÓGICO DO ENSINO TRADICIONAL. APRESENTA, ATRAVÉS DE AÇÕES DE ALGUNS PROFESSORES E RESPECTIVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO, NOVAS FERRAMENTAS PARA SEREM UTILIZADAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. EM NOSSO CASO, A CARACTERÍSTICA BÁSICA É A INTER-RELAÇÃO ENTRE PESQUISA, FORMAÇÃO E PRÁTICA COM O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. APRENDE-SE A CONHECER, APRENDENDO A FAZER E A REFLETIR SOBRE ESSE FAZER. EXPERIÊNCIA ESTA, INOVADORA TANTO PARA PROFESSORES, QUANTO PARA ALUNOS.

    ResponderExcluir
  115. ATIVIDADE 4
    Turma Luciana
    Profª Tânia
    Trabalho em duas escolas, a municipal oferece pouca tecnologia, ao contrário tenho a oportunidade de trabalhar em uma escola estadual estadual que nos oferece grande número de opções tecnológicas, tornando assim
    as aulas mais prazerosas e interessantes.

    ResponderExcluir
  116. Cristiane Vitorino Sorgato
    Escola Renascer
    Atividade 04


    Bom na escola onde estou trabalhando tem a sala de informática onde os alunos tem acesso nos computadores, aprendendo mais a usar e tirando as dúvidas que tem. Também as salas de aulas são climatizadas, dando um conforto melhor aos alunos.

    ResponderExcluir
  117. EDIR SAVEGNAGO
    ESCOLA ANDRE MAGGI
    ATIVIDADE 4
    TRABALHO EM DUAS ESCOLAS, A REDE MUNICIPAL OFERECE POUCOS RECURSOS TECNOLOGICOS, AO CONTRARIO DA REDE ESTADUAL QUE OFERECE GRANDE NUMERO DE OPÇOES TECNOLOGICOS COMO DATA SHOW DVD LABORATORIO DE INFORMATICA SON.A ITEGRAÇAO DA TECNOLOGIA DO ENSINO TRADICIONAL APRESENTA. ATRAVES DE AÇOES DE ALGUNS PROFESSORES E RESPECTIVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO, NOVAS FERRAMENTAS PARA SEREM UTILIZADAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIIZAGEM.POR TANTO A CARECTERISTICA BASICA E A INTER- RELAÇAO ENTRE PESQUISA, FORMAÇAO E COMUNICAÇAO. AORENDE-SE CONHECER, FAZER E REFLETIR SOBRE ESSE FAZER.
    E UMA EXPERIENCIA INOVADORA TANTO PARA OS PROFESSORES QUANTO PARA ALUNOS.

    ResponderExcluir
  118. Turma Karine
    Nossa Escola conta com muitos aparelhos tecnológicos como:tv,dvd,laboratório de informática,quadro negro,etc. e nós professores fazemos uso de todos, pois usar a tecnologia a nosso favor transforma nossas aulas e os alunos ficam maravilhados. Prof. Maria Cecília

    ResponderExcluir
  119. Três são as tecnologia mais utilizadas: uso de computador, sala de vídeo/dvd e bibliotéca. Mas grande destaque foi os requintes produzidos no laboratório voltado para as ciencias naturais e a máquina fotográfica e produçao de pequenos curtas como forma de apresentar e representar a tecnologia dentro da sala. Atualmente comungo com um novo ambiente que a presença das tecnologias torna-se presença de ensino aprendizagem ou desafios de aprender a aprender
    Fernando Rasnheski

    ResponderExcluir
  120. Turma 1 Marcia
    Arlete – Marcelândia-MT
    Trabalho em uma escola onde disponibiliza ferramentas tecnológicas para serem usados para a melhoria de nossas aulas, porém temos que nos preparar cada vez mais, pois como sabemos a cada dia que se passa a tecnologia avança e se ficarmos parados sem nos atualizarmos ficaremos defasados a seus avanços.

    ResponderExcluir
  121. TURMA 1 MARCIA
    ELIZABETH DE ROSSI - MARCELÂNDIA
    A realidade que o professor nos mostra sobre a educação brasileira nos motiva a buscar novas formas de ensinar, nos preocupando com a construção do conhecimento pelo aluno. Então, a escola não deve ser tão lecionadora, dona da verdade e sim, ser a mediadora, a que mostra o caminho da busca pelo conhecimento.
    Repensar os espaços de aprendizagem significa tirar os muros da escola e ela voltar ao seu papel de organizadora do conhecimento que o ser social precisa para conviver como cidadão. As tecnologias são algumas das possibilidades e a escola não pode mais ignorá-la, ao ponto de que se fizer isso, corre o risco de ficar obsoleta e a aprendizagem não ter sentido.
    A aprendizagem significativa é o caminho para o verdadeiro conhecimento.

    ResponderExcluir
  122. NO que se refere ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, acredito que vem ajudar a construir conhecimento dos alunos. Na escola onde trabalho são disponibilizado diversas ferramentas tecnologicas onde podemos fornecer aos nossos alunos uma aula prazerosa e mais interesante.
    Bernadete. Escola Inovação Novo Mundo

    ResponderExcluir
  123. Eliane


    Atividade 4

    Na escola onde trabalho os professores tem oportunidade de trabalhar com varias formas de tecnologia onde todos utilizam sem muita dificuldade tornando assim o trabalho mais prazeroso
    e facilitador.

    ResponderExcluir
  124. Atividade 4
    ROSA MARIA .Esc.Est.Bairro União- Matupá
    Levante quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêm sendo utilizadas?

    Dentre todas as tecnologias que encontramos no mundo atual , na escola em que atuo como professora conto com TVs, Dvds, computadores, Máquina Fotográfica, Filmadora, Data Show dentre outras.
    No entanto ainda fico receosa se estou usando de maneira adequada?.E como farei para melhor a minha atuação frente as tic?
    Laboratório de informática com vários computadores com acesso a internet, onde são utilizados para pesquisas escolares com alunos e professores,
    Data Show: usado para projeção de filmes, reuniões escolares e encontros culturais;
    Televisão e DVD, utilizados para projeção de filmes educativos;
    Impressora para impressão de atividades escolares;
    Filmadora e máquina fotográfica, utilizados para registrar os eventos realizados pela escola e projetos desenvolvidos pelos professores.

    ResponderExcluir
  125. Antonia Batista da Cruz – E. E. Cecília Meireles - Matupá – Turma Emerson

    Na instituições onde trabalho são disponibilizadas diversas ferramentas tecnológicas que podemos oferecer aos nossos alunos maior prazer ao aprender, pois a tecnologia oferece inúmeras oportunidades para que o aluno possa desenvolver com mais rapidez seu conhecimento de forma menos cansativa e mais prazerosa assim seu conhecimento flui com mais intensidade

    ResponderExcluir
  126. RosangelaMenegat
    EE19 de JULHO
    Peixoto de Azevedo31.08.2009
    Na nossa escola temos várias TI como computadores e vários outros.Utilizamos em varios momentos para aulas expositivas, apresentações dos alunos etc. As vezes que não sabe utilizar tudo o que tem somos nós,mas como a grande maioria dos alunos já tem conhecimento eles ajundam muito.

    ResponderExcluir
  127. Na escola onde eu trabalho, há disponibilidade de vários recursos tecnologicos, tanto para uso exclusivo do Educador, como para uso coletivo em aula. Dentre as tecnologias pode-se destacar: Laboratório de informática com 35 computadores, DataShow e Notebook para aula em sala, câmera digital e filmadora para registrar atividades extra-classe, dentre outras tecnologias, e professores capacitados ou capacitando-se para lidar com tais tecnologias.

    JEFERSON BOCK
    E. E. 19 DE JULHO

    ResponderExcluir
  128. maria do carmo

    Em nossa escola temos todas as tics, isso contribui muito para o aprendizado do aluno e para o preparo das aulas, pois são várias fontes onde podemos buscar inúmeras alternativas para agilizar o entendimento do nosso aluno sobre qualquer assunto.

    ResponderExcluir
  129. Isabel
    turma luciana
    Na escola onde trabalho temos acesso ha vários meios tecnologicos como TVs, DVDs , computadores e outros . No entanto, eu tenho que praticar um pouco mais para melhor desenvolvimento do meu trabalho.

    ResponderExcluir
  130. TURMA 1 EMERSON – MARIA LUIZA ANTUNES
    Tenho a felicidade de trabalhar em uma escola pública que oferece muitos recursos em termos de Tecnologias de Informação e Comunicação, que são diariamente usadas, de diferentes formas e por todos os públicos da Escola.
    Temos Laboratórios de Informática comum a todos e um para alunos PNEE, projetor multimídia, antena parabólica em funcionamento, entre outros . Esses materiais estão disponíveis à todos e a cada início de ano os profissionais são capacitados pela própria escola no uso dos mesmos.
    Acredito que paulatinamente as mudanças pedagógicas em sala de aula vêm acontecendo e estes recursos são incluídos nesse processo.

    ResponderExcluir
  131. Turmaluciana

    Nazi

    Trabalho no Centro Educacional Paulo Freire,
    Nessa Instituição educacional existem alguns meios de tecnologias que utilizamos, temos computadores com impressora na sala dos professores, mimeógrafo utiliza para confeccionar as atividades em substituição da impressora, cartazes demonstração de gravuras, leituras. Câmera digital utiliza para registrar os fatos, eventos e apresentações realizadas. Aparelho de DVD-usamos na utilização de aulas onde se faz necessários conceitos de preservação companheirismo, respeito solidariedade, amizade. valores, ciência, que os seres humanos

    ResponderExcluir
  132. turma 1 Emerson
    Atividade 4
    Professora:Marlene
    Trabalho na Escola Cecília Meireles, e esta possui um grande número de recursos tecnológicos os quais usamos como ferramenta no desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.São utilizadas de forma que vem complementar as atividades propostas no planejamento em sala de aula. Os recursos mais utilizados em sala de aula são: Laboratório de informática, biblioteca, data show, Tv, Vídeos diversos, entre outros. o que favorece muito na assimilação, incentivando a participação de todos nas aulas.

    ResponderExcluir
  133. Helena
    Nas escolas municipais a tecnologia não está tão bem equipada como as escolas Estaduais nesta cidade, pelo menos.Na escola em que atuo há computadores para os professores com internet para que os mesmos possam buscar, pesquisar e planejar aulas com referenciais em blogs educativos que ajudem -no a apresentar uma aula diferenciada, TVs,vários DVS, selecionados de acordo com a vivencia de cada comunidadeesolar bem como com faixa-etária.Câmera digital. Temos tentado fazer um bom trabalho com o que há disponível e temos visto que tem surtido efeito no desempenho e interesse dos alunos com aulas diferenciadas de outrora onde se usava o livro didático como " a bengala" em sala de aula, não como um meio a ser utilizado como informação.

    ResponderExcluir
  134. atividade 3
    Vantuir Historia 19 de julho e Luciene Cardoso
    O meu olhar é nítido como um girassol.
    Tenho o costume de andar pelas estradas
    Olhando para a direita e para a esquerda,e de vez em quanto olhondo para trás...
    E o que vejo a cada momento
    É aquilo que nunca antes eu tenho visto,
    e eu sei dar por isso muito bem...
    Sem ter o pasmo essencial
    Que tem uma criança ao nascer,
    Reparesse que nascera deveras...
    Sinto-me nascido a cada momento
    Para a eterna novidade do mundo...
    Neste poema escrito em 8 de março de 1914, distante, portanto,95 anos da data que foi escrito por Fernando Pessoa. E chama a atenção para a eterna novidade do mundo. Palavras que são opastas e são unidas pela poesia.
    Aprendizagem penetrante não se limita a um aumento de conhecimento, mas penetra profundamente em todas as percelas da existencia do individuo.E partindo desse pressuposto surge as indagações:
    Quem somos ?
    quem éramos ?
    Quem poderemos ser?
    esse é um exercício de reflexão, que atenta para o fato de que a sociedade altera-se rotinas de trabalho, derscanso,festejos, sonhos alegrias,tristezas.
    segundo Da Motta(1986, p. 67)
    vivemos sempre entre esses momentoss, como passageiros que estão saindo de um evento rotineito para ocorrências fora do comum, para depois voltar à rotina. No Brasil,como em muitas outras sociedades, o rotineiro é equacionado ao trabalho ou a tudo que remete a obrigação e castigo.
    Em 64 o objetivo: mão-de-obra mas consumidores.
    E hoje?

    ResponderExcluir
  135. TURMA 1 PROFESSOR EMERSON- CURSISTA -WANESSA LACERDA

    Na instituições onde trabalho são disponibilizadas diversas ferramentas tecnológicas que podemos oferecer aos nossos alunos maior prazer ao aprender, pois a tecnologia oferece inúmeras oportunidades para que o aluno possa desenvolver com mais rapidez seu conhecimento de forma menos cansativa e mais prazerosa assim seu conhecimento flui com mais intensidade.São utilizadas de forma que vem complementar as atividades propostas no planejamento em sala de aula. Os recursos mais utilizados em sala de aula são: Laboratório de informática, biblioteca, data show, Tv, Vídeos diversos, entre outros. o que favorece muito na assimilação, incentivando a participação de todos nas aulas.

    ResponderExcluir
  136. Atividade 4
    Cleusa Marisa Mosquer Dutel
    Turma Emerson

    Trabalho na Escola Estadual Celília Meireles-Matupá. Nesta escola encontramos todas as tecnologias necessárias para que o aluno se prepare para as necessidades vigentes ( LIED, Data Schow, sala de Vídeo com CPU interligada a internet, 02 internet banda larga – MEC e SEDUC, impressoras, máquina digital, gravador, som, etc.). Tem até demais para a clientela que atende: alunos até 11/12 anos de idade.
    Porém, como diz o Prof.Ladislau, precisamos nos preparar para trabalhar com estas novas ferramentas e entender a necessidade de redimensionar o currículo. É isto que estamos buscando ao participar deste curso, mais conhecimento para que estas mudanças aconteçam conosco e com nossos alunos, visto que a escola lecionadora não tem mais lugar no contexto atual.

    ResponderExcluir
  137. PROFESSORA IRMAS

    ATIVIDADE 4

    A ESCOLA VINICIO DE MORAIS DISPONIBILIZA VÁRIAS TECONOLOGIAS, BEM COMO AR-CONDICIONADO EM TODAS AS SALAS, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, DATA SHOW, SALA DE VIDEO, TODOSD AMBIENTES CLIMÁTIZADOS E BEM EQUIPADOS. ALÉM DISSO AS CARTEIRAS E AS SALAS SÃO ADEQUADAS, QUADRO BRANCO, BIBLIOTECA.

    ResponderExcluir
  138. tividade 2 Irene Bairro União

    Diante das mudanças do mundo atual que requer o uso de novas ferramentas tecnológicas aplicadas à educação , vejo a necessidade de estar sempre buscando aperfeiçoamento para melhor atender os alunos. O professor como mediador do conhecimento deve estar preparado para usar adequadamente as tecnologias como espaço de aprendizagem significativa.
    Considero desafiador o uso das tecnologias no processo ensino-aprendizagem e este curso vem auxiliar o professor que esta atento as mudanças que se fazem necessárias neste momento histórico.

    ResponderExcluir
  139. Atividade 3 Irene Bairro União

    A entrevista do Prof. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia vem destacando que o espaço do conhecimento esta se multiplicando em todas as áreas .E a escola precisa repensar seu papel frente as tecnologias existentes, buscando a formação de pessoas que hoje estão em nossas escolas e amanhã estarão atuando numa sociedade com novas exigências.
    É imprescindível selecionar informações significativas para que possamos contribuir com a formação de cidadãos criativos , responsáveis e pensantes.

    ResponderExcluir
  140. Atividade 4 Irene Bairro União

    As tecnologias disponíveis na escola onde trabalho são: TV e DVDs , Data Show , Notebook , Máquina Digital , Som portátil , Computadores com acesso a internet , Impressora Multifuncional, Retro Projetor.
    A utilização destas tecnologias no processo ensino-aprendizagem acontece de acordo com o planejamento de aula e os projetos elaborados no decorrer do ano letivo.
    O uso adequado destas tecnologias proporciona um aprendizado mais prazeroso, despertando no aluno a busca de novas descobertas além da sala de aula

    ResponderExcluir
  141. Atividade 2

    Denise Martinotto Mazzonetto

    Escola Bairro União

    A importância das tecnologias no âmbito escolar não requer nenhum questionamento. O que preocupa é como usar as TICs, de forma que venha a contribuir e melhorar o aprendizado do meu aluno.
    No mundo atual as mudanças tecnológicas, culturais e cientificas estão desfilando a todo momento em nossa volta, e não há como prever quais os conhecimentos necessários para se viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui há alguns anos. Por isso, os alunos precisam estar preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que estão presentes na atualidade. Sendo assim, o papel do professor está em formar um cidadão responsável que busca responder aos seus questionamentos, e as TICs são recursos que podem ser utilizados.
    Não se pode ficar acomodados em livros didáticos, repassando conteúdos na lousa... O professor atual precisa ir além, buscar informações contextualizadas com a realidade vivida e sempre estar em formação.
































    Atividade 3

    Denise Martinotto Mazzonetto

    Escola Bairro União

    A entrevista do Profº Ladislau Dowbor diz que a escola está alicerçada em repasses de conteúdos antecipadamente programados.
    Podemos perceber também que professores tem dificuldades de acesso as tecnologias presentes na atualidade.
    Os conteúdos escolares estão desvinculados da realidade. Os alunos não sabem para que utilizarem os conhecimentos ensinados pela escola. Esse ensino só reproduz a sociedade atual de alfabetos funcionais, que não questionam, vivem num mundo de comodismo.
    Com a densidade de informações presentes na mídia, a escola precisa preparar seus alunos para buscarem essas informações, usando recursos da tecnologia, só assim os alunos buscarão suas respostas e transformarão essas informações em conhecimentos que servirão para suas vidas.


































    Atividade 4

    Denise Martinotto Mazzonetto

    Escola Bairro União

    Na escola onde trabalho possui uma variedade e equipamentos tecnológicos que estão ao meu dispôr para melhorar minha prática docente e estimular o aprendizado dos meus alunos.
    Entre as tecnologias que a escola possui temos: televisão, DVDs, Data Show, sala de laboratório de informática para os alunos, computador com internet e impressora para os professores prepararem suas aulas, máquina fotográfica, biblioteca, entre outros.

    ResponderExcluir
  142. Zeila Brizolla ativ 4
    o Lema e tema de discussão hoje é as TIC, que visam oferecer aos professores subsidios teóricos-metodologicos-praticos para que os mesmos possam atraves deste curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC:
    Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

    - Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

    - Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
    Na Escola Estadual Bairro União temos varias tecnologias disponíveis para que o professor possa utilizar com seus alunos. Tais como: Laboratório de informática com acesso à internet, notbook, maquina digital, data show, TV, vídeo, etc.
    No dia a dia dos professores desta escola os mesmos têm feito uso constante destas tecnologias em variados temas de estudo, visando a aprendizagem dos educandos.

    ResponderExcluir
  143. Daianne Cardoso (Laboratório de ciências da natureza) Atividade 4
    Trabalho na escola Jardim das Flores e não posso reclamar pois acho que não estamos tão mal, temos diversas ferramentas tecnológicas das quais podemos fornecer aos nossos alunos para que o processo de ensino e aprendizagem torne-se mais prazeroso, pois a tecnologia nos oferece inúmeros meios para que o aluno possa desenvolver mais rápido seu conhecimento e de forma menos rotineira. Possuímos salas de aula com carteiras adequadas e ar condicionados, disponibiliza também de espaços como refeitório, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências da natureza e também temos a rádio da qual os alunos gostam muito.

    ResponderExcluir
  144. Escola Estadual Bairro União Matupá-MT
    Cursista: Thãnisley Sunaqui da Cruz

    Todas as tecnologias que a escola dispõe são utilizadas por todos os professores. A escola tem: TV, Dvd, laboratório de informática, Máquina Fotográfica, Data Show , dentre outros. Os professores daqui usam muito essas ferramentas de ensino e os alunos tem prazer em aprender utilizando-as.

    ResponderExcluir
  145. Doraci
    Atividade 4 Turma Prof. Emerson

    Trabalho em uma escola que acompanha a evolução, pois temos várias tecnologias, apesar de muitos professores não fazerem uso de todas, mas isso se deve também a falta de preparo mais prático e segurança, para que ao trabalhar com os alunos saiba dominá-las. Dentre as tecnologias temos TV, DVD, Máquina Fotográfica, Filmadora, Datashow, Home Theater, Computadores e Internet.

    ResponderExcluir
  146. Atividade 4

    Cíntia Cavalcante
    Turma: Cristina


    Tenho o privilégio de estar em uma escola que nos proporciona recursos tecnológicos que facilitam e contribuem para o processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  147. ESCOLA PAULO FREIRE
    PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    PROF. IDÊ DO CARMO VIEIRA
    ATIVIDADE 4
    NESTA ESCOLA QUE TRABALHO, DISPOMOS DE VÁRIAS TECNOLOGIAS PARA DESENVOLVER AULAS DIFERENCIADAS BEM COMO PESQUISAS PARA SANAR DUVIDAS E TRAZER OS ALUNOS PARA UM MUNDO GLOBALIZADO, AINDA NÃO TEMOS LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, MAS OS PROFESSORES TEM COMPUTADORES COM INTERNET E IMRESSORAS VARIADAS, RETROPROJETOR, SCANER NÃO É MUITO MAS ACREDITO PARA QUEM TEM BOA VONTADE E CRIATIVIDADE É O SUFICIENTE PARA PREPARAR E REGISTRAR ATIVIDADES QUE VENHA, ESTIMULAR O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS. tEMOS VÁRIOS PROJETOS DESENVOLVIDOS E VOU APRESENTAR OS SLIDES DO FESTIVAL DE PIPA QUE FOI REALIZADO NESTE MES DE AGOSTO.

    ASS. PROF. IDÊ.

    ResponderExcluir
  148. As tecnologias mais utilizadas em nossa escola são: laboratório de informática, vídeo e som. O som nós utilizamos para ouvir mensagens nas quais trabalhamos os valores e na realização de dinâmicas. Para utilizarmos laboratório de informática são planejadas as aulas e agendado conforme a necessidade de uso e o vídeo como complemento do livro didático.

    Mariza e Lucineide

    ResponderExcluir
  149. Atividade: lV
    Tecnologias na minha Escola – “Bairro união”.
    Na Escola em que trabalho as tecnologias que são mais usadas por professores e alunos são:
    • Computador com acesso a internet;
    • Impressora multifuncional;
    • Máquina digital;
    • Data show;
    • Televisão, DVD;
    • Pen drive;
    • Lap top;
    • Som portátil...

    E, outras tecnologias que, apesar de não serem, tão inovadoras também são muito usadas por todos.
    Observo que as Escolas de nosso município estão sempre buscando adquirir novas tecnologias que possam subsidiar os professore em seus planejamentos, despertando nos educandos a curiosidade em adquirir novos conhecimentos.
    Patrícia Araújo

    ResponderExcluir
  150. Atividade: lV
    Escola “Bairro união”.
    Na Escola em que trabalho as tecnologias que são mais usadas por professores e alunos são:
    • Computador com acesso a internet;
    • Impressora multifuncional;
    • Máquina digital;
    • Data show;
    • Televisão, DVD;
    • Pen drive;
    • Lap top;
    • Som portátil...
    E, outras tecnologias que, apesar de não serem, tão inovadoras também são muito usadas por todos.
    Observo que as Escolas de nosso município estão sempre buscando adquirir novas tecnologias que possam subsidiar os professore em seus planejamentos, despertando nos educandos a curiosidade em adquirir novos conhecimentos.
    Patrícia Araújo.

    ResponderExcluir
  151. Atividade 4 Marinez -Bairro União

    Trabalho com a 3ª fase do 1º ciclo, a escola possui tecnologias que serve de apoio ao trabalho docente tornando-o mais descontraído e trazendo informações ao educando e ao educador.
    As tecnologias que a escola possui e que utilizo para desenvolver meu
    trabalho são: sala de informática, sala de vídeo com data show, dvd, cds , televisão, notbook, máquina digital, scaner
    A sala de informática possui 20 computadores com internet,
    onde uma vez na semana durante uma hora os alunos tem acesso a ela, neste período utilizo para dar continuidade ao meu trabalho com pesquisa sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula; digitação de pequenos textos, jogos que desenvolvem o raciocínio e a lógica, essa atividades são desenvolvidas com acompanhamento da professora.
    No data- show são exibidos filmes divertidos e informativos juntamente com o dvd e as vezes a televisão.
    O notbook utilizei juntamente com o data-show para a localização de nossa cidade onde os alunos ficaram fascinados em poder localizar a escola, bairros, ruas e as casas.
    A máquina digital utilizei para tirar fotos dos trabalhos dos alunos, para o dia dos pais tiramos fotos para a lembrança, cada aluno escolheu a foto que mais gostou.
    Na sala dos professores também temos 2 computadores com internet e impressora e scaner que nos auxiliam na preparação do plano de aula e impressão de atividades para trabalhar com os alunos.
    Com o auxilio dessas tecnologias as aulas se tornam mais descontraídas e participativas.

    ResponderExcluir
  152. Atividade 4

    Denise Martinotto Mazzonetto

    Escola Bairro União

    Na escola onde trabalho possui uma variedade e equipamentos tecnológicos que estão ao meu dispôr para melhorar minha prática docente e estimular o aprendizado dos meus alunos.
    Entre as tecnologias que a escola possui temos: televisão, DVDs, Data Show, sala de laboratório de informática para os alunos, computador com internet e impressora para os professores prepararem suas aulas, máquina fotográfica, biblioteca, entre outros.

    ResponderExcluir
  153. Rosimére -Escola Bairro União
    Atividade 4


    Na escola onde trabalho há vários tipos de tecnologias citamos algumas delas o Noot boock, data show, Dvd,TV, computadores, impressoras escarneadora e xerocadora dentre outras, para melhor mauseio pedagógico e aperrfeiçoamento aos alunos.

    ResponderExcluir
  154. Rosimére -Escola Bairro União
    Atividade 4


    Na escola onde trabalho há vários tipos de tecnologias citamos algumas delas o Noot boock, data show, Dvd,TV, computadores, impressoras escarneadora e xerocadora dentre outras, para melhor manuseio pedagógico e aperrfeiçoamento aos alunos.

    ResponderExcluir
  155. ESCOLA ESTADUAL BAIRRO UNIÃO
    TIC-PROFº EMERSON
    CREMILDA FERREIRA DOS SANTOS



    ATIVIDADE 04 MOD.01


    A E.E.BAIRRO UNIÃO AOS POUCO E COM O APOIO DA SEDUC, MONTOU UM ACERVO TECNOLÓGICO BEM CONSIDERÁVEL,DE FORMA QUE POSSIBILITOU AO EDUCADOR MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO E AO ALUNO ADAPTAR-SE E EXIGIR MAIS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA.
    HOJE A COMUNIDADE ESCOLAR DISPÕE DE UMA AMPLA SALA DE VÍDEO COM AR CONDICIONADO E EQUIPADA COM UM DATASHOU QUE OFERECE UMA PROJEÇÃO EQUIVALENTE A UMA TELA DE CINEMA, UM NOTBOOK,DVD,CAIXA AMPLIFICADORA E JÁ FOI ADQUIRIDO UM HOME THEATER QUE AINDA NÃO FOI INSTALADO POR FALTA DE RECURSO MAS QUE JÁ ESTÁ SENDO PROVIDENCIADO E UMA TV DE 29 POLEGADAS QUE SÓ É USADA QUANDO O DATASHOU VAI PRA MANUTENÇÃO.
    A ESCOLA TAMBÉM DISPÕE DE UMA SALA DE INFORMÁTICA CLIMATIZADA COM 20 COMPUTADORES EM FUNCIONAMENTO COM MESAS E ACENTOS APROPRIADOS E QUE FAZ MUITA DIFERENÇA NO TRABALHO DO PROFESSOR E SEUS EDUCANDO. SEM ESQUECER QUE A SALA DOS PROFESSORES TAMBÉM CLIMATIZADA E COM DOIS COMPUTADORES PARA PESQUISA E PREPARO DE AULAS, VEIO TRAZER UM AVANÇO E ESTÍMULO AO CORPO DOCENTE E FUNCIONÁRIO PROPORCIONADO AGILIDADE E TRANSPONDO BARREIRAS QUE NENHUM MIMEOGRÁFO(TOTALMENTE ESQUECIDO E ESCURRAÇADO), O FARIA. E DAÍ?!!... E DAÍ QUE ESSAS CONQUISTAS TROUXERAM O ALUNO COM MAIS VONTADE DE ESTUDAR E O FEZ MAIS PESQUISADOR, DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR E UM PROFESSOR MAIS SATISFEITO E MUITO MAIS COMPROMISSADO COM A APRENDIZAGEM POR TER MELHOR CONDIÇÃO DE PREPARAR SUAS AULAS.
    COM CERTEZA NÃO DÁ PRA TRABALHAR SEM A AJUDA DESSAS TECNOLOGIAS MAS NADA SE FAZ SE NÃO SOUBER USA-LAS.É POR ISSO QUE AQUI ESTAMOS.

    ResponderExcluir
  156. Atividade 4 – turma emerson

    Neemias Silvino dos Santos



    Tecnologias disponíveis e seu uso


    A escola dispoe de um laboratório de informática contendo 20 computadores
    ar condicionado cadeiras e mesas onde semanalmente utilizo com meus alunos. como todos gostam de jogos, acessar o seu orkut e etc. primeiro dou um tempo para que todos brinquem e joguem a vontade e depois direciono para pesquisas e atividades previamente combinadas em sala de aula. A sala de vídeo contendo televisão, videocassete e dvd, caixa de som amplificada, datashow com notebook e projetor trabalhamos atividades como discussão e reflexão a apartir de slides preparados previamente em pendrive e cd. Incentivo o uso de calculadora em sala de aula também. Além das já citadas tecnologias a escola dispõe de computadores e impressoras – máquina fotografica digital e outras.

    ResponderExcluir
  157. Nara Lusia Colvero - Bairro União
    Como vem sendo utilizadas as tecnologias
    Pela secretaria da Escola são mais utilizados os computadores, em especial a internet para comunicação direta com a SEDUC, para atualizar Quadro Demonstrativo de RH, para prestação de contas e outros trabalhos. Na sala de professores para utilização diversa referente aos planos de aulas. No laboratório de informática para professores e alunos. Na Coordenação, Direção, Sala de Recurso e Articulação, para uso diverso do setor ou para utilização com o aluno.

    ResponderExcluir
  158. Atividade 4
    Lindamir Escola Bairro União
    Nas escolas onde trabalho existe varias ferramentas tecnológicas para levar os nossos alunos a ter mais prazer no que eles fazem e na sua aprendizagem. Um Deles e uma sala de informática com vários computadores com internet para que o Aluno possa fazer suas pesquisas e atividades, temos também maquina digital onde e registrado momentos diferenciados com os mesmos e datas especias, trabalhamos com data show em uma sala arejada e com ate escadinha como nos cinemas de verdade, la elas assistem vídeos e gostam muito, também temos aparelho de som poucos mais temos,para fazer uma aula prazerosa, todos esses aparelhos para ser utilizados os professores utilizam um horário durante a semana.

    ResponderExcluir
  159. Eliane
    as tecnologias são muito intereçante, pois faz com que os alunos tenham um interece maior pelas aulas e faz também, com que o professores busquem uma maior aproximaçaõ pelas mesmas, ams infelismente na escola em que ensino são poucas sa tecnologias

    ResponderExcluir
  160. Edineia NA ESCOLA QUE TRABALHO NAO SAO MUITAS AS TECNOLOGIAS MAS POR SER NO INTERIOR TEMOS ALGUMAS VANTAGENS E OS RECURSOS QUE SEMPRE USO NAS MINHAS AULAS SAO TV VIDEO OS ALUNOS NAS AULA DE ARTES FAZEM UM PEQUENO CURSO DE INFORMATICA ORIENTADO PELA DIRETORA E COORDENADORA E SEMPRE UTILIZAMOS CARAOQUE

    ResponderExcluir
  161. Simone Cherobin - E.M. Inovação
    Novo Mundo
    Na escola que trabalho as tecnologias mais usadas são: laboratório de informática, vídeo, TV, DVD, som, impressora, máquina fotográfica. O laboratório, vídeo, TV, DVD são utilizados como ferramentas auxiliadoras e complementares do conteúdo mínimo sendo agendado antecipadamente e com planejamento específico. O som é utilizado para ouvir mensagens ou músicas conforme a necessidade do professor.A impressora é utilizada para impressão de atividades escolares.A máquina fotográfica é utilizada para registrar os eventos realizados na escola e para projetos desenvolvidos pelos professores.

    ResponderExcluir
  162. Como sou como professor e como aprendiz!


    Sou professora de 1ª 4 serie, gosto em partes do que faço,a parte que eu gosto,é a de ver os objetivos alcançados proposto para cada serie. Por exemplo quando seu aluno aprende a ler ou mesmo a escrever,as demos trações de carrinho.
    Já a parte estressante da profissão, é quando você passa saber que a responsabilidade da Educação é toda sua... Se o aluno aprendeu, e se não aprendeu, se brigou, se caiu, é sempre culpa do professor... Hoje eu percebo que as famílias de um modo geral não se preocupa com a educação de seus filhos, ou seja terceirizaram a Educação de sua prole,esse e o maior desgaste no meu ponto de vista que essa profissão oferece.
    Sou uma professora dedicada, procuro fazer a minha parte, me preocupo com o que eu posso ajudar deixar na vida de meus educados.
    Estou sempre a disposição para aprender, espero que este curso nos traga muitas novidades. Pois eu tenho consciência da importância da tecnologia no mundo de hoje, eu não ente do muito mais sou curiosa e disponível para o conhecimento. Também espero que o conhecimento que eu possa adquirir sirva para aperfeiçoar a minha pratica pedagógica no cotidiano junto a minha vida ,e também com os meus alunos.
    Vamos lá...





    1º atividade.
    Professora: Salete Regina.
    Escola Dom Hélder Câmara.

    ResponderExcluir
  163. turmasilvia@gmail.com
    Eury Atalaia
    Escola Dom Hélder Câmara

    A tecnologia ven para ajudar nós professores, na construção do conhecimento. Na escola onde trabalho, dispomos de vários tipos de tecnolocgias, como: datashou, laboratório de informática, sala de vídeo, aparelhos de som dentre outros.
    Os professores sempre utilizam os equipamentos que dispomos para enriquecer os conhecimentos dos nossos alunos e isso aguça o interesse deles, por isso acredito que a tecnologias é indispensável na construção do conhecimento e na vida dos nossos alunos

    ResponderExcluir
  164. turmasilvia@gmail.com
    Angélica
    Na escola onde eu trabalho, nós adquirimos vários elementos tecnologico, dvd, datashow, computadores, karaoke,internet sem fio, usamos esses equipamentos com projeto e da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  165. turmasilvia@gmail.com
    Professora MARGARETE
    SOU PROFESSRA DA QUARTA SÉRIE B
    ESCOLA DOM HELDER CÂMARA
    ATIVIDADE 4
    A ESCOLA ONDE SOU LOTADA TEM MUITAS TECNOLOGIAS:
    COMPUTADORES, DATASHOW, DVD, TELEVISÃO,FILMES, VIDEOTECA, KARAOKÊ, LABORATORIO DE INFORMATICA, SOM , SALA DE VIDEO. CELULARES
    ESTES TECNOLOGIAS SÃO DISPONIVEIS PARA OS PROFESSORES, MEDIANTE CONTROLE O INTERNO DA ESCOLA.COM A APRESENTAÇÃO DE UM PEQUENO RELATORIO,EXPLICANDO A FINALIDADE PELO QUAL SERÁ USADO ESSES MATERIAS TECNOLÓGICOS, TENDO EM VISTA QUE ESTES RECURSOS DEVERÃO SER UTILIZADOS ASSOCIADOS COM PLANO DE AULA QUE O PROFESSOR DESENVOLVER EM SUA SALA DE AULA MEDIANTE OS CONTEUDOS PROPOSTOS EM SEU PALNEJAMENTO,

    ResponderExcluir
  166. RITA ESCOLA ANDRÉ MAGGI
    Na instituição onde trabalho existem vários meios tecnológicos que utilizamos para enriquecer nosso trabalho, dentre eles:
    *Um laboratório de informática com acesso a internet.
    *TV e DVD para a projeção de filmes educativos
    *Máquina fotográfica para registrar os eventos realizados pela escola.
    *Impressora para a impressão de atividades escolares.
    *Som e câmera de video.
    Com o uso da tecnologia de informação e comunicação temos a oportunidade de romper com as paredes de aula e da escola,integrando-a á comunidade que a cerca,a sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento,aproximando o objeto de estudo escolar da vida cotidiana e,ao mesmo tempo nos transformando em uma sociedade de aprendizagem.RITA

    ResponderExcluir
  167. Atividade 04
    cursista: Talita Maria Pereira
    Escola estadual Bairro União

    Recentemente entrei na escola, mas já pude me deparar com varias tecnologias usadas na escola, como PENDRIVE, DATA SHOW,NOOTBOOCKS, COMPUTADOR, CAMERA DIGITAL, CD player, entre outras.
    Das tecnologias mais usadas na escola em especial por mim esta o computador, pois trabalho na secretaria e ele de suma importancia para 100% de aproveitamento de cada programa, existente, como quadros, prestações, sigs, transferencias, tudo muito mais facil e coerente.
    O pendrive tambem e indispensavel, pois nele são salvos arquivos importantes, movimentações de backcap.
    Os materias tecnologicos, são energeticos e satisfatorios para o mundo em que vivemos hoje....
    Atualizado e diversificado.

    ResponderExcluir
  168. turmasilvia@gmail.com
    Adriana Gonçalves Pinheiro
    Peixoto de Azevedo

    Trabalho na Escola Municipal Dom Hélder Câmara, hoje contamos com computadores disponíveis para sala dos professores, um laboratório de informática equipado com computadores para os alunos,sala de vídeo, Datashow e os Kits multimidia. Nossas aulas se tornam mais produtivas e interessantes para os nossos educandos. Onde há uma troca de experiências na construção do ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  169. Em minha escola dispomos de algumas tecnologias ,onde podemos utilizar para complementar nosso trabalho, como sala de computação, sala de vídeo completa, com isso diversificamos nossos complementos de ensino; e é onde nossos alunos mais adoram de estar pois é uma coisa diferente para eles onde se sentem a vontade com o novo, sem a rotina de escrever é onde buscam o diferente, e assim a aula se torna mais agradável.

    Dlésia Maria Goulart

    ResponderExcluir
  170. Eu, enquanto professora utilizo os meios tecnológicos como computador, livros e televisão para compartilhar os conhecimentos com os alunos e é através desses e outros meios tecnológicos que a escola tem fornecido que é desenvolvida a aprendizagem dos temas em estudo. Na qual dialogamos a realidade e os acontecimentos do dia a dia e assim estaremos atualizados em relação os fatos que acontecem diariamente.

    Irene Gonçalves

    ResponderExcluir
  171. As tecnologias mais utilizadas na Creche-Escola Irmã Dulce são: televisão, dvd,cds, som, telefones fixo e móvel,computador. A creche disponibiliza para professores e monitores a utilização do som que pode ser levado para as salas de aula. A televisão e o dvd ficam disponível na sala de vídeo O computador que a creche tem fica na secretaria para tarefas computadorizadas ou acesso a internet somente para o corpo docente da instituição. O telefone fixo fica na secretaria para emergências ou serviços da instituição. Já os celulares são particulares e cada pessoa tem o seu e não são acessível as crianças.

    Professora Nilma da Silva Corrêa de Souza, Peixoto de Azevedo-MT.

    ResponderExcluir
  172. Eu enquanto professora, utilizo todos os meios de tecnologia que a escola oferece, não existem tantos, mas tento utilizar tudo o que é possível utilizar, como a sala de vídeo, informática e os poucos livros que têm na biblioteca. Tentando mostrar a nossos alunos a realidade de uma forma mais interessante.

    Lucélia de Oliveira Lucas

    ResponderExcluir
  173. No que se refere ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem, acredito que vem ajudar a construir o conhecimento dos alunos. Para que isto aconteça é necessário haver preparo pedagógico para bem responder-mos as necessidades de “mercado”.
    Infelizmente não tenho a oportunidade de trabalhar numa escola que oferece um grande número de tecnologias para ser usado na em nossas aulas, fazendo com que as aulas não sejam prazerosas muito menos o aprendizado seja a nível de acompanhar outras tecnologias, pois meu alunos dispõe somente de TV, DVD, CAIXA DE SOM e Computador na secretária da creche, porém os alunos não tem aceso.
    Porem procuro desenvolver meu trabalho visando o bem estar do educando, e promover o despertar nele criando no mesmo a vontade de aprender e buscar novos horizonte de ensino, pois tenho que estar sempre atualizado para novas técnicas de ensino, sempre em sintonia com a turma e dando uma aula atrativa a ela, devo conhecer meus alunos e desenvolver trabalho que condiz com a realidade dos mesmos, para que aprendam junto com os seus colegas. Compreendo que ensinar é uma forma de fazer mudança e estar em harmonia com sua turma, isso me faz sentir mais forte para desenvolver um bom trabalho pedagógico.

    Gleice Cristina da Silva Sampaio

    ResponderExcluir
  174. Karine M. Reis - Escola André A.Maggi
    Novo Mundo.

    As escolas em que trabalho dispõe das mais atuais tecnologias utilizadas pelas escolas(desde o quadro de giz até filmadora, maquina digital e Data-show). Quanto ao uso, tratando-se do coletivo de professores é bastante relativo. Quanto ao uso destas Tics eu conceituaria os professores de minha escola de três formas: Primeiro aqueles que tem deixado as tecnologias ociosas, sem uso. Segundo Aqueles que têm se mobilizado no sentido de utilizar as tics promovendo o ensino-lúdico e possibilitando novas formas de acesso à informação, novas possibilidades de interação e de comunicação e formas diferenciadas de se alcançar a aprendizagem. E terceiro aqueles que utilizam, mas não buscam o conhecimento das especificidades das TICs para que possam ser utilizadas adequadamente.

    ResponderExcluir
  175. Na minha escola usamos a sala de informática, aparelhos de DVDS, TVS, e xérox. Alguns professores usam bastantes esses recursos e sabem como utiliza-los, outros ainda não, são analfabetos da tecnologia. Mas estão correndo atrás para não ficar aquém de seus alunos.

    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  176. Em minha escola há vários recursos tecnológicos, como: TV, SOM, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, DVD,TELEFONE. Como é uma escola grande deixa muito a desejar, a escola tenta fazer um cronograma para que todos possam usufruir dessas tecnologias, porém, e inevitável alguns alunos não tem acessos a esses recursos.
    Enquanto de como se utilizam, eu quanto professora, sempre procuro planejar sobre a importância do uso destas tecnologias.

    ALESSANDRA MARIA DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  177. Professor Oraldo

    Na escola onde trabalho tem inúmeros recursos tecnológicos a disposição dos professores e alunos entre eles posso citar: Data show, TVs, DVDs, Som, Laboratórios de física e química bem como laboratório de informática entre outros.
    É inegável que tenhamos que utilizar as tecnologias na educação, mas no entanto devemos nos questionar quanto a sua utilização, procurando métodos mais eficazes de ensino, onde o homem seja visto como fonte de saber, mas que precisa lançar mão de recursos só agora disponíveis. Se conseguirmos aliar o saber com os recursos adequados, acompanhando o progresso já existente na vida de nossos alunos e soubermos como aplicar estes recursos em sala de aula, com certeza estaremos com uma nova escola em questão.

    ResponderExcluir
  178. atividade 4

    Na escola que trabalho infelizmente ainda
    não possue laboratorio de informatica apenas
    um computador que é utilizado pela secretaria
    mas oque temos é bem aproveitado como SOM,TV e DVD.

    ResponderExcluir
  179. Valdirene de Souza
    Unidade 01
    Atividade 4

    A unidade escolar a qual trabalho, E.E.E.F e M. “Vinicius de Moraes”, disponibiliza aos professores vários instrumentos do campo tecnologico como, Sala Video composta de; DVD, televisão, data show, microfone, caixa de som amplificada, ar condicionado. Laboratorio de Informatica. E em minhas aulas assim como as demais colegas da escola fazemos rodizio para que todos os alunos tenham acesso a essas tecologias de modo geral.

    ResponderExcluir
  180. Em nossa escola tem varias tecnologias que são utilizadas têm o laboratório de informática que é de suma importância para uma aula dinâmica e inovadora, que serve de ferramenta para incentiva os alunos a ler, a fazer trabalhos de pesquisas, valorizados a sua pesquisa. Também temos outras ferramentas d como televisão e DVD, que o professor tem toda autonomia para trabalhar com filmes, assim trabalhando valores, éticas e outros conteúdos que complemente o aprendizado dos alunos. Temos também varias coleções de livros que já vem acompanhado com o seu CD,DVD,VCD e outras que só vem acrescentar com o ensino e aprendizagem do aluno.
    Professoras: Maria Elisângela e Marlei Soboleski

    ResponderExcluir
  181. turmasilvia@gmail.com
    Jilselia , Marilene, e Celma

    As tecnólogias mais utilizadas na nossa escola são de informática que contén 10 computadores, onde não são suficientes para o número de alunos, utilizamos também das televisões, e video para enriquecermos nossas aulas, temos data shou, aparelho de som e caixa amplificadas para animar nossas festividades, como também calculadoras e microfones, em fim temos o básico só que em número insulficiente para o número de alunos que nossa escola tem.

    ResponderExcluir
  182. Tic – Turma Silvia
    Peixoto de Azevedo – MT


    Na Escola em que trabalho têm varias tecnologias disponíveis para os professores tais como: Laboratório de Informática, data show, sala de vídeo, televisão com vídeo em separado e karaoque. As mesmas são utilizadas pelos professores e alunos com muita frequência, mediante agendamento prévio, pois, com o número elevado de alunos na escola é necessário que se faça um agendamento bem antecipado. Mas nós os professores fazemos um bom uso dessas tecnologias e tornamos as aulas mais agradáveis e proveitosa para o aluno.

    ResponderExcluir
  183. Turmasilvia@gmail.com
    Renata
    Ivanei
    A escola na qual trabalho possui diversos meios tecnológicos, laboratório de informática, data- show, DVD, TV, cara-oque, na qual podemos fornecer aos nossos alunos mais prazer em aprender, pois as tecnologias nos oferecem maiores meios de ampliar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  184. turmasilvia@gmail.com
    Lisolete;Maria Zuleide;Jilselia

    Componentes tecnologicos existentes na Escola Dom Helder:10 computadores para aluno, 5 para administração. 3 aparelhos de DVD, 5 TV,aparelho de som, 1 data shol.Apesar de ter todos esses recursos tecnologicos citados acima não são suficientes para a quantidade de alunos que temos na escola.Pois no laboratório de informática ficam vários alunos por computador dificultando o desenvolvimento do ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  185. Turmasilvia@gmail.com


    Tecnologia na escola
    Atividade 4
    Elissandra Farias.
    A geração de hoje já nasceu sobre a influência da tecnologia e encara esta novidade com muita naturalidade.
    Portanto é necessário mostrar aos profissionais que cuidam da administração escolar e coordenação pedagógica a importância de integrar as tecnologias ao cotidiano escolar. Pois de nada adianta se a escola possui um laboratório bem equipado se seus gestores desconhecem esta o potencial que estes recursos tem.
    Em nossa escola possui um laboratório com contendo 10 ( dez) computadores, porém seu uso ainda não é completo pela classe docente, pois alguns profissionais desconhecem seu uso, por não entender nada. Possui também aparelhos de DVD, televisores e um Data Show. Os alunos usufruem de todos estes recursos e os professores tentam se aperfeiçoar a cada dia com os novos recursos para que os alunos não passem em sua frente, tendo em visto que uma grande parte destes alunos tem acesso a esta tecnologia fora da escola.

    ResponderExcluir
  186. turmasilvia@gmail.com
    Maria dos Milagres Carvalho Silva
    atividade 4
    Na escola Municipal Dom Hélder Câmara tem um laboratório de informática com 10 computadores, vídeo, televisão, data show, karaokê e som. Para usar essas tecnologia temos que agendar e planejar as aulas .Já levei os meus alunos para pesquisar no laboratória , e uma aula prazerosa onde os educandos desenvolvem mais rápido seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  187. 04-Na minha Escola utilizamo pouco da tecnologia, o que usamos mais e o aparelho de som
    DVD A TV na maioria das vezes trabalhamos com musicas ,e livros de historias infantis e outros na maioria dos dias trabalhamos com atividades mimeografadas e outras atividades voltadas para criança dessa faixa etária ou seja a idade adequada.

    Raquel

    ResponderExcluir
  188. Dalverlandia Chaves da Silva Kotikoski
    As tecnologias utilizadas na Creche Escola Criança Feliz são os livros didáticos, livros de historinhas, aparelho de som, televisão, aparelho de DVD, rádio. Estamos em busca de novas metodologias para aprimorar nosso trabalho em nossa unidade de trabalho.

    ResponderExcluir
  189. Na creche que eu trabalho utilizamos com nossas crianças, DVD, aparelho de som, livros infantis para chamar a atenção das crianças,massa de modelar, tinta Agache;
    utilizamos também a maquina digital para as datas comemorativas.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  190. Angélica Maria
    Creche Escola Criança Feliz


    As tecnologias atuais na escola que eu trabalho são poucas, devidos a fatores diversos, porém as mais utilizadas e televisão com Dvd’s, creio que ela pode melhorar suas tecnologias para favorecer melhor o aprendizado de nossas crianças, para facilitar o acesso a busca de informação e desenvolvimento intelectual, tanto dos alunos como dos professores.

    ResponderExcluir
  191. Na creche que trabalho não temos muita oportunidade de usar tecnológias, pois não temos computadores. Mas podemos contar com o auxilio do vídeo, mimeografo. Gostaria que na escola oferece mais recurso, principalemente na área de informática, pois a tecnologia vem fazendo com que as aulas sejam mais prazerosa, ajudando a desenvolver mais rápido o conhecimento para todos, tanto para o professor como para o aluno.
    Por isso essas aulas são de grande valia para mim como ouvinte e educadora.

    Maria Zuleide

    ResponderExcluir
  192. Profº Cursista: Maria Célia de Oliveira

    Trabalho em uma instituição de Educação Infantil, onde seus recursos tecnológicos são precários, contamos apenas com televisão, um DVD, um computador e um mimigráfico. Sendo que para o uso direto do aluo são oferecidos apenas os aparelhos de televisão e DVD. Acredito que o professor é o principal aprendiz. No nosso cotidiano é preciso aprender, compreender e repassar ao aluno orientações necessárias para que o aluno possa buscar e desenvolver-se no complexo mundo da tecnologia, temos ao nosso alcance uma grande oportunidade de crescer junto com aluno com diferentes linguagens. Tenho como objetivo fazer sempre o melhor para os meus alunos não como apenas uma prestadora de trabalho na educação, mas como uma profissional coerente e responsável, onde tudo que envolve o mundo dele eu tento trazer para sala de aula sempre vivenciando o seu cotidiano, pois cada aluno tem sua bagagem e sua própria realidade onde muitas vezes são ricas em culturas, social e econômica. Sempre estou em constante mudança para poder estar atualizada para com os meus alunos principalmente nos dias de hoje com a evolução digital onde a cada ano, mês as novidades estão aparecendo e tomando conta de seu cotidiano, por essa e outras que a forma de transmitir o conhecimento para o seu aluno tem que estar em constate mudança para que possamos estar de igual para igual ou fazer a socialização para os menos capacitados economicamente. Toda mudança traz medo insegurança receios principalmente quando nos tira do cotidiano, rotina, mas temos que nos superar e nos encaixar na evolução sendo ela digital, social, econômica, mas o melhor é que toda mudança nos traz conhecimento e crescimento pessoal e profissional e por essas e outras que temos que nos adaptar ao meio, somos receptores como transmissores de conhecimento e sempre estamos em mudanças.
    Como podemos ver para o atendimento a crianças pequeno falta muito, desde brinquedos, parque de diversões e outros.

    ResponderExcluir
  193. Dalva Silva Sousa



    Infelizmente não tenho uma chance maravilhosa de trabalhar em uma escola que conta com um grande número de tecnologias que só vem fazendo com que as aulas não sejam tão prazerosas muito menos o aprendizado seja em nível de acompanhar outras tecnologias. Tenho a meu dispor esses meios tecnológicos para dinamizar meu trabalho. Dentre todas as tecnologias que encontramos no mundo atual conto em minha escola com TV, Dvd, computador e caixa de som.
    Vejo com bom olhos as mudanças que estão propostas para a educação, mas a implantação dessas tecnologias demoram tanto, e as vezes não chegam a se efetivar, tendo em vista a morosidade da implantação das mesma.
    Não temos matérias para confeccionar massas, de modelar, cola pra fazer montagens, tintas guache para verificar as cores primarias, logo fazer educação nessas condições e ainda mais educação infantil.
    No entanto ainda vejo que falta muito pra eu aprender diante de tanta tecnologia, pois o novo me assusta, mas para isso estou me esforçando e aperfeiçoando, dando o melhor de mim para poder ajudar os meus alunos à aprender um pouco daquilo que é muito importante para eles, o uso das ferramentas tecnológicas, oferecendo a eles o prazer de aprender, vejo também que alguns profissionais se recusam a se inserir nesse ensino repleto de tecnologias.

    ResponderExcluir
  194. Edilene Chaves da Costa


    Na unidade que trabalho a tecnologia esta presente, pois a escola conta com um laboratório de informática sala esta que todos os alunos de forma organizada tem acesso,também contamos com DVD, data show, maquina digital,aparelho de som e tv.apesar de um cronograma exigido na escola a mesma vem desenvolvendo de forma coordenada com projetos elaborados pelos professores .

    ResponderExcluir
  195. Os recursos tecnológicos da Escola Bairro União são: Video, computador, data show, internet, telefone, impressora, máquina digital, notebook, etc.

    Os professores tem acesso a esses meios através de horários marcados e com planos de aula. O pessoal da secretaria utiliza essencialmente o computador, a internet, pendrive e o telefone.

    Os professores da Escola Bairro União estão bem avançados em termos de informática, desenvolvem seus planejamentos, são criativos nos computadores, estão navegando para enriquecer os planos de aula, são cautelosos com os sites, buscam ajuda e se ajudam sempre que precisam, são bem interativos.

    O pessoal técnico, a exemplo da Técnica do Laboratório da Escola Bairro União, faz as manutenções permitidas pela SEDUC nos computadores do laboratório, estando os mesmos sempre prontos para utilizar, é raro haver um computador do laboratório estragado aguardando um técnico resolver o problema.

    Eu gostaria de ter um note-book particular com internet para levar nos cursos e para meus filhos acessar a internet em locais diversos.

    ResponderExcluir
  196. ATIVIDADE 04 MÓDULO 01
    Escola Bairro União
    Eni Sunaqui


    A escola que trabalho apresenta diversos mídias:
    laboratório de informática, vídeos ,DVD,data show,câmara digital,microfone,caixa de som,etc.
    Dentre todas as tecnologias que encontramos no mundo atual , na escola em que atuo como professora conto com TVs, Dvds, computadores, Máquina Fotográfica, Filmadora, Data Show dentre outras.
    Laboratório de informática com vários computadores com acesso a internet, onde são utilizados para pesquisas escolares com alunos e professores,
    Data Show, usado para projeção de filmes, reuniões escolares e encontros culturais;
    Televisão e DVD, utilizados para projeção de filmes educativos;
    Impressora para impressão de atividades escolares;
    Máquina fotográfica, utilizados para registrar os eventos realizados pela escola e projetos desenvolvidos pelos professores.

    ResponderExcluir
  197. Jackeline – Atividade 4
    Escola Jardim das Flores - Matupá

    Diversas ferramentas tecnológicas são oferecidas na Escola Jardim das Flores (onde trabalho) as quais podemos fornecer aos nossos alunos para que o processo ensino aprendizagem torne-se mais praseroso, pois a tecnologia nos oferece inúmeros meios para que o aluno possa desenvolver mais rápido seu conhecimento e de forma menos rotineira.
    A Escola possui vários meios tecnológicos, possui salas de aula com carteiras adequadas e ar condicionados, fazendo com que o ambiente escolar torne-se mais agradável no momento de estudo, Disponibiliza também de espaços como refeitório, biblioteca, laboratório de informática, climatizados e bem equipados.
    Não podendo esquecer também do laboratório de Ciências da natureza e da rádio.

    ResponderExcluir
  198. Turma Luciana Exercício 04
    Prof(a)Tânia Joice
    Na escola em que estou fazemos uso da nova tecnologia em vários ambiente da mesma, espaços como refeitório, biblioteca, sala de vídeo e Lab. de informática, todos ambientes climatizados e bem equipados. Estamos ainda a cada dia fazer uso mais e mais da tecnologia em nossa escola, a cada descoberta que vemos ou ouvimos falar queremos implantá-la em nossa escola, pois é nela que passamos a maior parte do nosso tempo praticamente,e também temos o prazer e a realização de oferecer aos nossos alunos um conforto melhor para que possamos incentivarmos a “correr” para o futuro cidadãos corajosos e destemidos para enfrentar tudo o que vier pela frente seja na tecnologia ou em qualquer descoberta que tivermos no mundo.

    ResponderExcluir