Objetivos do Curso:

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Módulo 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade 3

Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora deconhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.

(Dowbor, L., 2001)

Entre nos comentários para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.




316 comentários:

  1. Concordo em número, gênero e grau com o relato de Ladislau Dowbor, realmente o a educação que é transmitida aos nossos alunos e baseada em sua grande maioria em livros, faltando a pratica do que realmente tal conteúdo sera útil em sua vida, preparão os alunos somente para serem adultos que ação, sem duvidas, sem perguntas a serem feitas, sem anceios.
    O mundo em que vivemos é um mundo de inúmeras informações, a cada instante são repassadas descobertas novas, a questão é saber se estamos acompanhando toda essa revolução?
    Temos hoje um grande número da Analfabetos alfabetizados com certificados, diplomas, etc. Do que adiante reduzir em números a porcentagem de Alfabetizados no Brasil, se na pratica são os mais puros Analfabetos, sem perspectivas de uma vida melhor, um futuro com mais dignidade, mas a pura verdade é que a maioria dos nossos Políticos é que precisam de uma população burra, sem questionamentos, onde acham que o Bolsa Família, Bolsa não sei do que, são as melhores coisas que um político podem fazer, que aceitam tudo de boca fechada, sem questionamentos, sem desconfianças, e somente uma massa não pensante é que podem aceitar isso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário de Ladislau Dowbor, há muito tempo que a educação está falha em vários aspectos principalmente nas nossas escolas publicas de ensino.
    Nossas instituições de ensino utilizam materiais didáticos antigos com conteúdos nada coerentes para determinadas séries como é o caso dos livros de alfabetização por exemplo que tracem textos enormes.
    Em muitas escolas o importante é a disciplina é não preparar o educando para o mundo, prepara-lo para ser um ser pensante, é valorizado quantidade e não qualidade.
    Não são apenas nossos colegas de trabalho que pensam assim, os nossos alunos e pais também acham em sua maioria que quanto mais folhas escritas melhor é o profissional.
    As escolas acabam sendo muito repetitivas, e as informações não param a cada instante temos enumeras informações.
    Nossos alunos estudam muitas coisas que não sabem nem onde utilizar, não possuem noção da prática.

    Escola Genoveva

    ResponderExcluir
  3. Turma "A" Cristina Bertinet.
    Escola Estadual Cecília Meireles.
    Pela entrevista que pude acompanhar, tive mais uma vez a certeza que a educação não pode e nem deve permanecer apenas entre as quatro paredes da escola, e sim ir muito além e para isso é necessário que os pais também participem da vida escolar de seus filhos que vezes deixa a desejar.Mas também precisamos fazer o uso dos livros didáticos pois tem conteúdos que os alunos só tem a oportunidade de aprender na escola e o professor deve passar isso a eles da melhor maneira possível, usando estratégias variadas para tornar as aulas interessantes para os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Quem sou como professor aprendiz? Atividade 1

    Sou uma professora que estou em busca de aperfeiçoar-me em novos conhecimentos e mudanças na minha pratica pedagógica. Como educadora tenho como objetivo a necessidade de desenvolver com meus alunos,atividades que venha sanar não só a curiosidade,mas sim a pratica em si, no uso da tecnologia,onde possa dar subsídios a uma melhor educação, valorização e crescimento nas habilidades de cada educando.
    Acredito que com estas mudanças possamos estar de igual para igual aluno e professor no processo no ensino aprendizagem com o uso da tecnologia. Pois na escola em que eu trabalho,a meta principal e o desenvolvimento e crescimento do aluno como um todo. Percebo que meus alunos sente este anseio de estar atualizados diante de tantas mudanças,onde só os livro de didáticos,conteúdos tradicionais já não fazem mais sentido no dia a dia na sala de aula,onde se fala tanto em novas ferramentas de trabalho,ou seja uma nova era de descobertas que vem sim, facilitar as diversas formas de ver o mundo globalizado.
    Temos que estar atualizados para enfrentar tantas mudanças, diante do novo, nós professores temos que estar em sintonia com o mundo que vem nos oferecer oportunidades onde possamos desenvolver um trabalho no contento de nossas crianças. A expectativa e muito positiva pois entendemos que a tecnologia auxiliará nesse processo ,desafiando novas técnicas para aprender ensinar acreditando que com essa nova oportunidade poderemos elaborar diferentes atividades com o uso da tecnologia.

    Ana Izolina Seibel Da Silva.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, na verdade a tecnologia em nossas escolas quebra a velha história de só informação e teoria, agora nós temos a prática em sala de aula, pois sabemos que as escolas têm só informação e teoria e na prática não oferece nada para seus alunos, é isso que a educação tem que rever.

    SOLANGE ZARTH.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todas essas questões levantas, mas acho que apenas uma mudança na concepção de educação e o uso de tecnologias e práticas escolares de forma somatória não é satisfatório para uma mudança na qualidade da educação. Creio que deveria se tornar obrigatório o uso dessas tecnologias e práticas, uma vez que, os alunos já têm na maioria um conhecimento prévio de determinados assuntos, pois a maioria da população tem a seu favor os meios de comunicação, ainda sim quando sabemos que o que lhe serão cobrados são suas práticas. Sabemos que um aluno é “treinado” para passar em um vestibular e não para conseguir sair de lá já preparado. Vejo que a falha na educação vem da base e se arrasta na pós e até nos mestrados.
    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  7. Atividade3-turma Rosileica-aluna Rosemari B. Dallelaste.

    Concordo plenamente com Ladislau Dowbor, que as escolas devem qualificar seus professores, para que esses possam inovar e ensinar diferenciadamente, não ficar somente seguindo a cartilha o livro didático é necessário mas não devemos usar somente ele com este avanço da tecnologia o professor tem que repensar os seus métodos e mudar suas ferramentas de trabalho.
    O espaço do conhecimento esta se multiplicando,e a escola tem que ser mais articuladora e não repetir sempre as mesmas coisas se faz necessário que escola e tecnologia caminhem juntas e o professor como seu mediador.

    ResponderExcluir
  8. Atividade 3
    Concordo plenamente com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, e acredito que a escola deveria ser a resposta às muitas perguntas e questionamentos feitas atualmente pela sociedade. Devemos abrir os portões da escola não só no sentido físico, como acontece atualmente, mas em toda a sua plenitude, vivendo e convivendo com o mundo de conhecimentos formais e informais que nos cercam além muro. Afinal é nesse meio e a partir desses conhecimentos que cresce e se desenvolve o aluno que recebemos em nossa sala de aula. Prof. Venina

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sem duvida percebe-se que os professores estão teorizando sim em demasia, pois vemos esta teoria de forma 'modernizada', estão utilizando uma ferramenta nova para velhas práticas, utiliza-se a forma:pesquise, leia e responda. Assim, não estamos preparando os alunos de forma autônoma, mas sim meros reprodutores de textos. Acredito que devemos preparar tanto professores como alunos para o uso das tecnologias de forma interessante e renovando os conhecimentos, claro que existem professores preparados e dinâmicos mas ainda são a minoria. Á partir do momento em que nós, professores e alunos, temos este acesso às tecnologias, temos que buscar uma motivação intrínseca e procurar usar as tecnologias de maneira que facilite e melhore o trabalho dos professores e, consequentemente, que os alunos desenvolvam sua aprendizagem com mais sucesso.
    Sandra Claudia

    ResponderExcluir
  11. Acredito que deve haver realmente uma preparação para que os alunos possam ter uma atitude mais autônoma e assim conseguir enfrentar os desafios que irão ter na vida.
    Não tenho dúvidas que seja de extrema importância que eles estejam em contato com as novas tecnologias, porém seria interessante que eles pudessem vivenciar tais tecnologias em uso na sociedade, para se sentirem estimulados a desenvolver seus conhecimentos e selecionar as informações.
    O aluno precisa entender o “porque” de aprender e assimilar certas informações, pois só assim eles farão bom uso das tecnologias e das informações recebidas em sala de aula. Acredito que com um bom planejamento o professor consiga atingir seus objetivos – fazer com que alunos aprendam com prazer.
    Carla Daiana.

    ResponderExcluir
  12. Angelita Peixer Severo
    Concordo com a afirmação de Ladislau Dowbor, muitas escolas repassam
    aos alunos “somente conteúdos” retirados de livros e diversos deles não tem significado - utilidade para vários alunos. Diante da enorme transformação tecnológica que vem ocorrendo no mundo, nossos alunos precisam estar preparados para se tornarem críticos diante das inúmeras circunstâncias que a vida lhes impõem. Para serem cidadãos atuantes na sociedade. O Brasil precisa de alunos letrados não de analfabetos com certificados

    ResponderExcluir
  13. ATIVIDADE 03

    Dentro das necessidades da educação hoje, é fundamental haver ampla mudança em todos os campos em caráter de urgência. Haja visto que caminhamos junto com desenvolvimento tecnológico cada vez mais avançado e é preciso que a escola também saia junto nessa corrida. Pra isso é necessário haver uma ação pratica por parte dos nossos representantes. Afinal Ladislau em seu comentários, deixa claro que pra colocar em pratica é preciso repensar não só mudanças nas concepção da educação e uso da tecnologia.

    Luzia g Moura

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. ATIVIDADE 03

    Sim concordo com o professor Ladislau,as escolas as vezes se preocupa demasiadamente com a parte buracratica esquecendo do verdadeiro papel da escola que é a aprendizagem, as vezes sem pensar queé responsavel pela futura sociedade,que ai esta exposta.dando mais espaço para o aluno se organizar e se aticular para seu proprio conhecimento.

    amélia Vitória Parreira

    ResponderExcluir
  16. Concordo com tudo que o Professor Ladislau disse e acredito ainda que devemos ultrapassar as últimas fronteiras em busca de um ensino aprendizagem significativo e de qualidade. E que nada ou ninguém pode se figurar como empecilho a esse intento, principalmente a nossa pouca familiaridade com as tecnologias vigentes. Dessa forma os nossos alunos serão os principais beneficiados no processo.


    Tarciza Lima

    ResponderExcluir
  17. Atividade 3

    “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora deconhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”

    Se considerarmos a afirmativa do Prof. partiremos do pressuposto que precisamos inferir em conceitos de Educação, para a partir dos pressupostos organizarmos nossas aulas, valorizando o que o aluno sabe, o meio em que atua, e a disposição dos meios tecnológicos que dispõe, pois transformaremos o aluno em pesquisador do conhecimento, alguém que constrõe seu aprendizado e o direciona no seu foco de interesse e atuação social. Pois de que adianta ensinar o aluno a ser um voraz matemático, se sua linha de interesse são as literaturas, o teatro, e outras formas de expressão artísticas. No entanto, se o ensinarmos a buscar, o que ele mis gosta, poderemos ter pessoas melhor ajustadas e felizes no contexto social. Mesmo porque a sociedade precisa valorizar as habilidades de cada um, pois precisamos de médicos, más precisamos de enfermeiros, cozinheiros, faxineiros, jardineiros também.

    Irene Hoffmann Altran

    ResponderExcluir
  18. Atividade 3

    De acordo com o professor Ladislau Dowlor, as escolas necessitam desgarrar-se de antigas tradições na forma de ensinar e ser mais avançada na forma de buscar mais o conhecimento.E isso com certeza seria um grande avanço na educação porque ela se tornaria mais organizadora e mennos lecionadora.
    Como sabemos a escola é uma instituição que sempre deve estar apta a receber e dar o melhor ensino aos nosso educando uma vez que a mesma deve estar inserida dentro de uma educação renovadora e transformadora de conhecimentos e essa deveria ser uma preocupação e uma busca constante em em nossas escolas. Mas sabemos que a educação é falha em vários aspectos a final nem tudo é perfeito, mas precisamos buscar mais perfeição de forma que o nosso ensino seja mais valorizado e menos criticado procurando assim a melhor forma de inserir nossos educandos aos meios de ensino tecnológico.
    Francione de Jesus NOleto Brito

    ResponderExcluir
  19. Realmente o a educação é transmitida aos nossos alunos e baseada em sua grande maioria em livros,mesmo porq a pouquíssimo tempo temos a facilidade do Laboratório de Informática. Hojes estamos buscando melhorar cada dia mais e este curso ja esta sendo de grande valia.
    Irmas Simas

    ResponderExcluir
  20. Concordo com Prof. Dr. Ladislau Dowbor“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    Pois o que vemos nas escolas hoje são métodos ultrapassados onde o aluno deve adquirir o conhecimento de teorias e mais teorias sem se importar com a vivencia do educando, o que é necessário para sua vida profissional é esquecida nos conteúdos escolares.
    Nossos alunos não sentem prazer no estudo, e sem prazer não há conhecimento, nós só aprendemos se sentirmos a necessidade de aprender.
    Vejo que muitos professores não querem se reciclar, preferem ficar ultrapassados, não se preocupam se seu aluno necessita deste conhecimento, apenas empurram de goela abaixo.
    O educando hoje vive na era digital, o seu interesse está voltado para as tecnologias, nada mais satisfatório para ele do que aprender fazendo uso das tecnologias, vejo quando o professor passa um filme para a turma assistir sobre o assunto discutido na matéria, quanto fica mais fácil de memorizar o conteúdo.

    ResponderExcluir
  21. turma da cri
    gisele
    Concordo com Prof. Dr. Ladislau Dowbor“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    Pois o que vemos nas escolas hoje são métodos ultrapassados onde o aluno deve adquirir o conhecimento de teorias e mais teorias sem se importar com a vivencia do educando, o que é necessário para sua vida profissional é esquecida nos conteúdos escolares.
    Nossos alunos não sentem prazer no estudo, e sem prazer não há conhecimento, nós só aprendemos se sentirmos a necessidade de aprender.
    Vejo que muitos professores não querem se reciclar, preferem ficar ultrapassados, não se preocupam se seu aluno necessita deste conhecimento, apenas empurram de goela abaixo.
    O educando hoje vive na era digital, o seu interesse está voltado para as tecnologias, nada mais satisfatório para ele do que aprender fazendo uso das tecnologias, vejo quando o professor passa um filme para a turma assistir sobre o assunto discutido na matéria, quanto fica mais fácil de memorizar o conteúdo.

    ResponderExcluir
  22. turma 1 atividade 3
    Cícero Junior
    no meu entendimento isso é necessário,mas acredito que nada vai mudar no ensino fundamental e médio se a reformulação não acontecer na universidade com os novos professores que estão chegando.Concordo com o Prof Ladislau,mas creio que a escola esta com dificuldade de mudar a sua estrutura curricular e passar a ser uma organizadora de conhecimento.Sentimos que a metodologia tem ser interessante,mas os professores estão com dificuldade de enfrentar esta mudança.Acredito que a mudança só ocorrerá quando os cursos formadores de professores mudarem.A dificuldade esta na falta de preparo dos professores frente ao avanço tecnologico e como filtar informações necessarias para o conhecimento.A reformulação tem que ocorrer logo para que a escola tenha novamente um papel importante na sociedade com qualidade, sem violencia.

    ResponderExcluir
  23. TURMA 1 PROF. MÁRCIA VACÁRIO

    Prof. Josemar Monteiro de Oliveira

    Realmente a escola não é o lugar de aprender. A escola é o lugar em que o aluno se encontra com o conhecimento e com um mediador desse conhecimento. O lugar em que o aluno aprende, de fato, é o lugar do encontro do aluno consigo mesmo. O lugar em que ele pratica o conhecimento, organiza o conhecimento, a hora em que ele separa para leitura, para escrever, para refletir e para fazer exercícios.
    Muitos professores pensam que ensinam... pensam que escola é o lugar de lecionar... a escola é o lugar de organizar o conhecimento, reapresentar o conhecimento de forma a desafiar o aluno a pesquisa ao encontro pessoal com a ciência. o aluno tem que aprender a ter acesso ao conhecimento.
    Como diz Bruner: professores e pais são pares "mais experientes" e funcionam nesse processo de construção do conhecimento como "andaimes" que vão apoiando a medida que o aluno vai crescendo... o andaime não faz nada por ninguém, apenas apoia. Portanto, a escola está procurando educadores-andaimes,professores facilitadores não professores "dadores de aulas".

    ResponderExcluir
  24. EU LAURA LEAO CONCORDO COM Prof. Dr. Ladislau Dowbor, PORQUE NOSSOS ALUNOS TEM SAIDO DA ESCOLA SEM PREPARO NENHUM PARA A VIDA, COM A CABEÇA CHEIA DE INFORMAÇOES E NADA DE PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. É NESTE MOMENTO QUE ELES ENTRAM E CHOQUE, POIS VEEM QUE AQUILO TUDO QUE APRENDEU NA SALA DE AULA NAO VAI SERVIR PARA NADA.

    ResponderExcluir
  25. Questão 3 - Turma 1 Marcia Vacario
    Cursista: CRISTIANE ROJAS CESPEDES - Peixoto de Azevedo MT

    Concordo com o Prof. Dr. Ladislau em relação às transformações indispensáveis a educação. É relevante lembrar que o processo educacional é complexo e somos parte integrante dele,por esse motivo, algumas vezes demoramos para nos atualizar. As alterações sofridas pela educação brasileira passam por várias etapas e consequentemente os reflexos podem ser morosos.

    ResponderExcluir
  26. Eu Yvana Maria Vieira, concordo com o profº Ladislau Dwbor,porque a escola tem enchido a cabeça dos alunos de informaçoes, mas nao faz um paralelo destas informaçoes com o seu cotidiano. Os livros sao hiper importantes, mas se bem trabalhado. temos que usa-lo como norteador, buscando interagi-lo com a relidade de nossos educandos.Para tanto, nós professores temos que ter esta preocupaçao; Só assim a escola deixará de ser somente uma instituiçao lecionadora para ser realmente organozadora de conhecimento.

    ResponderExcluir
  27. Questão 3 turma 1 Peixoto de Azevedo

    Shelma
    Eu concordo com o Prof. Ladislau quando ele fala da necessidade de conhecimento em todas as áreas e a necessidade de acesso a esses conhecimentos.Acredito que a mudança só ocorrerá quando os cursos formadores de professores mudarem.A dificuldade esta na falta de preparo dos professores frente ao avanço tecnologico e como filtar informações necessarias para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  28. Questão 3 - Turma 1 Marcia Vacario
    Cursista: RENATO FERREIRA ALVES - Peixoto de Azevedo MT

    Acredito também que a escola é mais lecionadora do que organizadora de conhecimento, pois nos preocupamos muito com os conteúdos já existentes nos livros didáticos e trabalhamos a fim de cumpri-los.
    Precisamos trabalhar esses conteúdos concomitantemente com a realidade dos nossos educandos pois os mesmos têm suas experiências e essas deverão ser consideradas em sala de aula. É preciso trabalhar de modo que os alunos interajam através de aulas dinâmicas, pois a partir daí os alunos terão condições de serem inseridos no mundo do trabalho sendo conhecedores e não meros refletores de ideias alheias.

    ResponderExcluir
  29. Concordo com Prof. Dr. Ladislau Dowbor, pois ainda encontramos uma escola tradicionalista, as escolas têm a teoria, e muitas vezes não se trabalha a prática. No mundo atual é preciso muito mais do que conhecimento teórico. Precisamos trabalhar conforme a necessidade de conhecimento, pois temos que observar qual a necessidade do aluno e trabalhar de forma mais direcionada.
    É preciso ter uma mudança na metodologia de ensino, e o uso das novas tecnologias aparece como um salto na melhoria da educação, desde que o professor receba qualificação adequada e possa se sentir preparado para utilizá-las . Os meios de comunicação como televisão, revistas, internet, são importante também para os professores, o professor que se atualiza vai direcionar seus alunos a esses veículos de forma muito mais proveitosa.
    Escola Genoveva Profª Andreia Monteiro

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor principalmente quando ele diz que vê a educação muito mais como introdutória efetivamente ao mundo no qual essa juventude vai se inserir e uma facilitadora de reincersão de jovem e até mesmo idosos ao mundo atual.
    Devemos como educadores ser mediadores de conhecimento. Levar nossos alunos a trilhar novos caminhos de aprendizagem e não trilharmos esses caminhos por eles. Faz parte desse processo deixarmos um poucos as pilhas de livros e usarmos as novas TICs e levar a nossos aluno.
    Precisamos construir uma nova educação menos lecionadora mais organizadora de conhecimentos.

    Adriana M. de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  31. TURMA "A" Cristina Bertineti
    Tudo a que Ladislau Dowbor diz é muito relativo, pois o mundo que vivemos hoje está um tanto desestruturado, as familias não são como antigamente, que impunha limites em seus filhos e estes os respeitavam, hoje a realidade é outra, onde o professor deve ser professor,educador, psicólogo, entre outros...
    E as mudanças estão chegando e acontecendo de forma emergencial, onde às vezes nem o professor está preparado para as novas tecnologias e as escolas com dificuldade de mudar sua estrutura curricular para ser uma organizadora de conhecimentos.
    Creio também que para as escolas hoje é fundamental uma mudança, onde os alunos possam interagir com o novo, obtendo espaços para pesquisas, fazendo uso das ferramentas que a escola oferece,procurando se inserir com as inovações emergenciais existentes, caminhando junto com o desenvolvimento, e colocando em prática as mudanças da educação,e o uso da tecnologia, sem contar que as vezes o aluno chega ao laboratorio da escola bem mais atualizado que o proprio professor, porém não deixando de lado os livros didáticos, pois são suportes de suma importância para o professor se usados adequadamente, voltados para a realidade do aluno.

    ResponderExcluir
  32. Educação e tecnologia: Turma,1.
    Questão 3 - Turma 1 Vacario, Marcia.

    Cursista Lizete Vanilde Wolf , MT


    Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor . Nós professores temos que deixar de pensar só no livro didático, e em avaliação. A educação na escola vai elem disso, nos professores preocupamos nos muito com os conteúdos já existentes nos livros didáticos e trabalhamos a fim de cumpri-los. Deixando para trás as novas tecnologias, e as novas oportunidades que os nossos alunos precisam,estar aptos perante a sociedade.
    Precisamos trabalhar a realidade dos nossos educando, pois os mesmos têm seu conhecimento e deve ser aproveitados em sala de aula. Deixar os conhecimentos deles fluir em sala, Pois se aproveitamos os seus conhecimentos de cada um deles teremos uma sala com um ótimo debate.
    Lizete Vanilde Wolf
    Marcelândia Mt

    ResponderExcluir
  33. Turma: Rosileica
    Atividade - 3 – Odete
    Concordo com Dowbor, quando em seus comentários a respeito das novas tecnologias, menciona que a necessidade de conhecimento está aumentando e o volume de informações se tornou imensa. Portanto a escola deve acompanhar este crescimento de forma mais organizada e não meramente lecionadora, ou seja, a escola deve ter informações tecnológicas e uma metodologia central neste processo de aprendizagem de forma que haja interação entre educação e trabalho.
    Segundo o Professor devemos selecionar as informações para podemos organizar os nossos conhecimentos e ter uma escola articuladora, pois o espaço tecnológico esta a cada dia multiplicando-se, evoluindo fazendo com que a escola repense o seu papel. Precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, centralizar nossas metologias na educação e no trabalho facilitando a aprendizagem de nossos alunos evitando as metologias que levem ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  34. De acordo com a fala do Ladislau Dowbor tive mais certeza que a educação não pode e nem deve permanecer apenas entre as quatro parede da escola, e ir além para isso acontecer é necessário que os pais participem da vida escolar dos seu filhos, que as vezes deixam a desejar.
    Também os professor devem ser qualificados para que possam inovar, ensinar diferentes,não ficar seguindo os livros didaticos é necesssário mas não devemos usar somente eles. Com o avanço da tecnológia o professor tem que repensar seus métodos e mudar suas ferramentas de trabalho, buscar mais perfeição que o nosso ensino seja mais valorizado.
    Procurando assim melhor forma de insserir nosso educando aos meios de ensino da tecnológia.
    Só assim a escola deixa de ser uma instituição lecionadora para ser somente organizadora do conhecimento.


    Atividade 03
    Turma da Marcia 01.
    TEREZINHA DE JESUS.

    ESCOLA MONTEIRO LOBATO.

    ResponderExcluir
  35. Turma 1 Senilde
    Aluna Luzia
    Ao assistir o vídeo do Ladislau Dawbor, reafirma o que tenho dito a mim mesmo, como profissional, mãe, e comerciante, e necessário, que os educadores percebam que o que ensinam está longe da inserção no mercado de trabalho.Pois os alunos terminam um segundo grau na maioria das vezes não conseguindo construir um texto para um pedido de emprego.
    Mas com tudo isso ainda vejo que nem tudo está perdido, tendo em vista que já começa a ser falado em currículo nas pequenas cidades, tendo em vista que a dez anos fiz capacitação em currículo, e hoje vejo deflagrado nos meios de comunicação, curso pelo MEC, que tem que se efetivar um currículo, que seja articulado, mas a formação para o educador, ainda está muito distante.
    Termos como, organizar, requalificar, mudar, são termos ou verdadeiros paradigmas de muitos educadores, porem devemos ter claro que a educação e um processo e que as mudanças devem ser efetuadas nas bases, onde o verbo deve ser conjugado no tempo de equipe, conjunto, pois as mudanças devem ser colocodas como pesquisas a serem desenvolvidas nos grupos escolares, levar o educando a visitar uma empresa sem antes fazer uma pesquisa e incentiva-los a pesquisar, os verbos: requalificar, mudar, organizar ficarão no papel.
    Portando devemos mudar as estruturas escolares, onde sejam ampliandos os horários de ensino aprendizagem, possibilitando ao educando o acesso as tecnologias e o conhecimento de seu uso nas mudanças de seu cotidiano fazendo parte desde seus primeiros passos a metodologia da pesquisa, onde devem ser estimulados a buscar e a reflexão do conhecimento estruturado metodicamente.

    ResponderExcluir
  36. Turma 1 Senilde
    Aluna Luzia
    Ao assistir o vídeo do Ladislau Dawbor, reafirma o que tenho dito a mim mesmo, como profissional, mãe, e comerciante, e necessário, que os educadores percebam que o que ensinam está longe da inserção no mercado de trabalho.Pois os alunos terminam um segundo grau na maioria das vezes não conseguindo construir um texto para um pedido de emprego.
    Mas com tudo isso ainda vejo que nem tudo está perdido, tendo em vista que já começa a ser falado em currículo nas pequenas cidades, tendo em vista que a dez anos fiz capacitação em currículo, e hoje vejo deflagrado nos meios de comunicação, curso pelo MEC, que tem que se efetivar um currículo, que seja articulado, mas a formação para o educador, ainda está muito distante.
    Termos como, organizar, requalificar, mudar, são termos ou verdadeiros paradigmas de muitos educadores, porem devemos ter claro que a educação e um processo e que as mudanças devem ser efetuadas nas bases, onde o verbo deve ser conjugado no tempo de equipe, conjunto, pois as mudanças devem ser colocodas como pesquisas a serem desenvolvidas nos grupos escolares, levar o educando a visitar uma empresa sem antes fazer uma pesquisa e incentiva-los a pesquisar, os verbos: requalificar, mudar, organizar ficarão no papel.
    Portando devemos mudar as estruturas escolares, onde sejam ampliandos os horários de ensino aprendizagem, possibilitando ao educando o acesso as tecnologias e o conhecimento de seu uso nas mudanças de seu cotidiano fazendo parte desde seus primeiros passos a metodologia da pesquisa, onde devem ser estimulados a buscar e a reflexão do conhecimento estruturado metodicamente.

    ResponderExcluir
  37. Turma 1 Senilde
    Peixoto de Azevedo MT
    Aluna Eunice Paixão

    Como e bom termos a oportunidade de ouvir e ver entrevistas como essa do Ladislau, pois nos traz a certeza de que as mudanças que precisa estar acontecendo, na Educação, tendo em vista que tudo inicia-se com o pensar, para uma mudança no agir.
    Vejo que a educação bancária que temos está em vias de fato a vir a ter um salto,com isso a possibilidade de uma educação que liberte o homem para um mundo onde as idéias sejam valorizadas, e em detrimento a isso acontecerá um rio de pesquisadores, em ação.
    Também vejo a educação que temos como estática pois os mesmos profissionais que estão para fazer as mudanças, estão sobrecarregados pois atendem na área educacional num total de 60 (sessenta horas), não deixando margem para a pesquisa, e o estudo,e com isso perde o ensino-aprendizagem.
    Nos modelos que temos, se faz necessário mudanças quanto a horário de atendimento e salas que façam um atendimento integral, tendo em vista que necessitamos de laboratórios para a manipulação, em uma educação que o fazer e o caminho e o objetivo.
    Viabilizar o acesso as tecnologias, se insere nas questões de democratização do ensino, onde a acessibilidade e via de passagem para a construção de um Brasil para os Brasileiros.

    ResponderExcluir
  38. Atividade 3 – A Distancia

    Nesta atividade o prof° Ladislau fala quanto a educação e a tecnologia ele que diz que: a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento. Concordo com este pensamento, porem não podemos esquecer do principio, que nós educadores somos o ponto de referencia para os educandos e de certa forma a escola deve continuar sendo lecionadora sim, alem de articular os espaços do conhecimento.
    Portanto temos que reclassificar nosso trabalho e prepara o currículo de nossos alunos para não repetir a cada ano sempre a mesma coisa, pois a cada momento são criadas novas invenções e descobertas com o uso das TICS, porem a questão é saber se estamos conseguindo acompanhar este mundo moderno em que estamos mergulhados.
    Naide Zambenedetti Nova Guarita - MT

    ResponderExcluir
  39. ATIVIDADE 3
    TALITA ZANON BRITO – MARCELANDIA – MT

    Boa Tarde colegas de curso, eu gostei muito do vídeo pois além de mostrar uma realidade totalmente invertida da qual a escola esta vivendo.
    O fato de enfatizar que a escola é lecionadora é a escola numa era de tanta tecnologia e informação ainda estar utilizando pilhas e pilhas de cartilhas e livros.
    Outro fator importante, que vale ressaltar é a questão dos espaços onde a tecnologia hoje esta inserida, pois com tantos centros comunitários a população de renda baixa já esta tendo acesso as virtualidades existentes, alem de buscar conhecimento pela TV, entre outros meio de comunicação, e o autor deixa claro que a informação esta existindo mas nos como seres humanos, e as crianças com as quais lidamos não estão sabendo o que fazer com essas informações.
    Como organizar as idéias? Como planejar isto ou aquilo? Para que isto serve em meu dia-a-dia?
    Como coordenadora tenho visto muito isso em minha escola, o professor de história não tem êxito em uma aula sobre império romano, mas quando chega na sala e começa a falar sobre os acontecimentos cotidianos, como descreva em um diário um relato de sua vida, depois troque com seu para ele buscar uma informação sobre você, que deverá descrever seu amigo... enfim... se você criar uma aula assim, acredito que terá muito mais êxito.
    Mas ai entra outro porque, que discuti com um colega, quando vi o vídeo, se você só der aulas assim e não ministrar nenhum conteúdo programático você será cobrado pela coordenadora, pela diretora, pelo cefapro, pela SEDUC, porque não só os professores mas o sistema ainda não esta preparado para esse tipo de aula, apesar que isso nada mais ‘e que os temas transversais do PCN.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Além de me ingressar neste curso, sou também alunos do curso “mídias na educação”, tenho aprendido muitos com estes cursos, e acho que o fator mais relevante que aprendi foi à mudança de pensamento que tive a respeito do papel do professor na sala de aula, no mundo em que estamos vivendo hoje. O Brasil se modernizou em questão de tecnologia mais a escola e a família não conseguiu acompanhar essa modernidade. Os meios de comunicação mudaram, tanto é que a informação passou a chegar sobre nós de forma muito mais rápida e precisa. Jornais, revistas, rádio, TV, internet, e só na internet, temos sites, blogs, sites de relacionamento, comunidades virtuais, e se pode aprender quase tudo pela internet, sou desenhista técnico predial e de todos os programas que utilizo aprendi lendo tutoriais que encontro na internet, o que me leva a ver que é incabível a mim professor querer disputar o conhecimento parco sobre a disciplina que leciono com meios de informação audiovisuais ricos em entreter. As aulas maçantes de história onde a gente fica falando duas horas, e esperando que os alunos nos ouçam duas horas com apenas um livro, um giz e um apagador na mão, sendo que em duas horas de TV, eles recebem informações em suas casas que nós professores não daríamos conta de passar nem em dois meses de aula.
    Essa visão me fez ver que meu papel como professor não é a de um emissor de conhecimento, para emitir conhecimentos temos um milhão de fontes hoje, vi que meu papel como educador é o de mediador, é o da escola como um todo. O vídeo que vimos fala exatamente deste papel do professor educador e da escola como um todo, como um meio de conduzir o aluno de forma crítica a estas fontes de saber. A escola como uma forma de instruir o aluno no uso destas fontes, veja que disse, de forma crítica, pois não adianta colocar nosso aluno na frente da internet e até mesmo ensina-lo a fazer pesquisas, quando este poderá usar esta ferramenta ao invés da função de instrução para o conhecimento, para outras funções, não adianta falarmos em inclusão digital e distribuirmos pelo mundo afora TVs digitais quando não aprendemos ainda a mostrar para nossos alunos que existem fontes duvidosas de informação pessoas mal intencionadas nas redes de relacionamento, e que o computador e a internet não servem só para joguinhos, namoricos com pessoas desconhecidas e pornografia aberta para qualquer idade. É imprescindível mostrar aos alunos as duas faces da moeda, os benefícios e os riscos que se correm ao usufruir dos benefícios tecnológicos que temos.

    André Brito, Marcelândia – MT.

    ResponderExcluir
  42. Professora: Marineuza Carbolin

    Segundo o pensamento do professor Ladislau Dowbor o profissional da Educação encontra-se apoiado nos livros e nos velhos paradigmas para ele devemos sair da repetição, dos livros, pois estamos vivendo num processo de tecnologia . Concordo pois a área das tecnologias esta sendo muito ampla, hoje em dia a escola tem que ser mais discutida e menos doutrinada; O que de antemão esta dificultando qualquer aprendizagem significativa por parte do educando. Com isso concordo com sua idéia. Segundo a Revista Nova Escola maio/09, o Brasil tem hoje perto de 1,5 milhões de professores e muito se fala nas dificuldades para popularizar ainda mais uso das Novas Tecnologias entre esse público. Como diz o Professor Ladislau, estamos numa outra era e concnordo cooom ele, pois, vivemos hoje a passagem da sociedade industrial para a chamada sociedade do conhecimento. Na educação hoje é fundamental que os profissionais busquem se preparar mais, que consigam entender conceitos e tenha autonomia para evoluir por conta própria. A área das tecnologia esta sendo muito ampla hoje em dia. Sabemos que a “onda” da internet, provocou um tsunami de troca de informações “uma febre viral”. Podemos confirmar que o futuro é mesmo digital e precisamos estar cada vez mais preparados para chegarmos lá , e entre os professores a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade provoca reações variadas, por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa.

    ResponderExcluir
  43. Nelci
    Biblioteca.
    Não é só necessário como obrigatório para todo aquele professor que deseja se manter atualizado, pois a tecnologia se renova com muita rapidez, e as crianças adolescentes a juventude em geral acompanham as tecnologias, por isso deve ser feito um trabalho em conjunto escola e professores, organizando disciplinas nos diversos espaços do conhecimento inclusive o das tecnologias.

    ResponderExcluir
  44. ATIVIDADE 3
    ANTONIA MARIA DA CRUZ EE.MONTEIRO LOBATO PEIXOTO DE AZEVEDO-MT
    Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor. A escola como instituição social educativa, tem como função primeira a formação do cidadão para participar conscientemente da sociedade em que vive. Neste propósito, a instituição educativa tem compromisso com a construção de um projeto político pedagógico que, cumprindo a sua finalidade social, resgate a credibilidade do ensino público, o que se dará como consequência de seus profissionais que, organizados coletivamente, possibilitem a integração critica do indivíduo ao seu meio, permitindo-lhe acesso aos conhecimentos já construídos e propiciando a elaboração de novos conhecimentos, que possam ser utilizados no dia a dia. Não adianta só repassar conteúdos, sem pouco significativos para a vida prática do aluno. É preciso desenvolver e estimular as potencialidades do educando, o que não se dará sem a consideração da realidade. Assim, a educação estará contribuindo para a efetiva emancipação humana, tanto social quanto individual, política, econômica e cultural em que estamos inseridos. Repensar, portanto, a educação é fundamental, o que a escola, o município, o Estado, a sociedade em geral devem fazê-lo com seriedade, honestidade e competência, no sentido de que a escola brasileira cumpra o seu verdadeiro papel social. Em pleno século XXI, em que só se fala em globalização, é inaceitável uma escola arcaica, ultrapassada, relegada a terceiro plano, não serve ao país que busca seu desenvolvimento através de seus cidadãos. É preciso construir um novo tipo de educação para a formação de novas mentalidades, desenvolvendo e estimulando as potencialidades do educando, o que não se dará sem a consideração da realidade na qual vivemos. Assim, a educação estará contribuindo para a efetiva emancipação humana, tanto social quanto individual, política, econômica e cultural em que estamos inseridos.

    ResponderExcluir
  45. Concordo plenamente com o comentário de Ladislau Dowbor, onde afirma que nossa instituição de aprendizagem está falha, utilizando muito livro didático e pouca prática com os nossos educando.
    Muitas empresas estão sendo requalificadas com avanços tecnológicos, enquanto que a instituição educacional não obtém o mesmo avanço.
    Segundo o professor “devemos selecionar as informações para podermos organizar os nossos conhecimentos”.

    ResponderExcluir
  46. Atividade 3
    30 de junho de 2009

    O vídeo na fala do Ladislau Dowbor, despertam quem assistem para a realidade, se todos tivessem a oportunidade de assistir seria muito bom, ele passa um conhecimento profundo sobre os avanços das novas tecnologias, os maquinários da agricultura, inseminação artificial, etc.
    Concordo quando Ladislau fala que a escola tem que ser mais articuladora, mais ampla pensar numa escola com mais conhecimento em todas as áreas, a escola tem que ser menos lecionadora e mais conhecedora do espaço de vários conhecimentos, é preciso de requalificação com novos cursos tecnológicos para ensinarmos nossos alunos para um trabalho no futuro, não podemos mais ficar repetindo aqueles livros didáticos na verdade a realidade hoje é outra, quem não se atualizarem com os meios tecnológicos futuramente não conseguirão empregos, hoje quase não existem mais trabalhos desenvolvidos manual, a maioria são informatizados, daqui mais alguns anos todos serão informatizados.
    Infelizmente nós professores não estamos preparados para essa realidade, quase todos os cursos seminários que participamos é para tratar assuntos curriculares de como ensinar ler e escrever, sem se preocupar de inserir o aluno e o professor nas novas tecnologias que avançam rapidamente.
    Esperamos aprender muito com este curso, pois já é um bom começo para estarmos ampliando nossos conhecimentos, depois deste precisamos de outros e assim sucessivamente.

    Cursista: Maria da Silva de Oliveira
    Marcelândia, MT.

    ResponderExcluir
  47. Marli Almeida

    Concordo com as palavras relatadas pelo professor Ladislau Dowbor, pois com o desenvolvimento da tecnologia bem sabemos que daqui a bem pouco tempo só conquistará emprego digno quem adquirir conhecimentos tecnológicos avançados. Todas as empresas estão usando a tecnologia que facilita o desenvolvimento das atividades com menos recursos humanos e que tudo se desenvolvem com mais rapidez e eficiência.

    ResponderExcluir
  48. Isabel Cristina

    Concordo com as palavras ditas pelo professor Ladislau Dowbor,
    quando ele relata sobre os avanços tecnológicos na educação pois sabemos que ainda se encontra em defasagem em relação as empresas privadas e conhecimentos tecnológicos avançados. Todas as empresas estão usando a tecnologia que facilita o desenvolvimento das atividades com menos recursos humanos e que tudo se desenvolvem com mais rapidez e eficiência.

    ResponderExcluir
  49. N. R.

    Concordo com a fala do professor Ladislau Dowbor,
    quando ele relata sobre os avanços tecnológicos, que esta em toda parte e as escolas estão simplesmente em defasagem para que os professores possam trabalhar. Enquanto que os profissionais estão se capacitando a falta de equipamento deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  50. Andréia Mendonça Dias – Nova Guarita


    Concordo com o professor Doutor Ladislau, pois é necessário pensar no processo ensino-aprendizagem de forma dialética associando-se á pesquisa, promovendo a formação de novos conhecimentos e trazendo a idéia de seres humanos. Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
    Assim, a educação se dá na coletividade, mas não perde de vista o indivíduo que é singular, contextual, histórico, particular, complexo. Portanto, é preciso que o processo de ensino-aprendizagem se dá na relação entre indivíduos que possuem sua história de vida e estão inseridos em contextos de vida próprios.
    É função da escola, realizar a mediação entre o conhecimento prévio dos alunos e o sistematizando, propiciando formas de acesso ao conhecimento científico. Nesse sentido os alunos caminham, ao mesmo tempo, na apropriação do conhecimento sistematizado, na capacidade de buscar e organizar informações, no desenvolvimento de seu pensamento e na formação de conceitos. O processo de ensino deve, pois possibilitar a apropriação dos conteúdos e da própria atividade de conhecer.

    ResponderExcluir
  51. Atividade 3

    Cursista: Norbelia Pereira Silva


    A escola como formadora de opinião, é também a responsável pela organização do conhecimento do educando, quando o professor Ladislaw cita em sua fala que a “escola deve ser mais organizadora de conhecimento, do que lecionadora”, ele se refere também a questão da metodologia, onde o professor em sala de aula deveria alternar sua ferramenta de trabalho, não deve se prender aos livros onde os conteúdos já vem prontos a serem passados, e sim dar valor aos conhecimentos externos ou seja, tudo o que vem acontecendo a sua volta.

    ResponderExcluir
  52. Ermita de Jesus
    Escola Monteiro Lobata de Peixoto de Azevedo - MT

    A educação no Brasil é muito preocupante. Ate agora não acharam uma forma como trabalhar a aprendizagem do aluno de forma chamativa e prazerosa e que de ao aluno um verdadeiro gosto pelo aprendizado que a escola tem a lhe oferecer. As escolas devem se melhor organizar em relação ao que o aluno vive no seu dia a dia. Procurar que o aluno mostre seus talentos que eles trazem de casa de algum bom modo utiliza - lo na sala de aula com os demais colegas.
    E em relação a entrevista do Professor Ladislau Dowbor em partes eu concordo pois a informatica e a televisão tão aí para serem usadas nas escolas. Agora cabe a nós professores a forma que nós vamos fazer uso destes meios

    ResponderExcluir
  53. estou de pleno Concordo com o Prof. Dr. Ladislau em relação às transformações indispensáveis a educação. É relevante lembrar que o processo educacional é complexo e somos parte integrante dele,por esse motivo, algumas vezes demoramos para nos atualizar. As alterações sofridas pela educação brasileira passam por várias etapas e consequentemente os reflexos podem ser morosos.O lugar em que o aluno aprende, de fato, é o lugar do encontro do aluno consigo mesmo. O lugar em que ele pratica o conhecimento, organiza o conhecimento, a hora em que ele separa para leitura, para escrever, para refletir e para fazer exercícios.
    Muitos professores pensam que ensinam... pensam que escola é o lugar de lecionar... a escola é o lugar de organizar o conhecimento, reapresentar o conhecimento de forma a desafiar o aluno a pesquisa ao encontro pessoal com a ciência. o aluno tem que aprender a ter acesso ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  54. Concordo com o professor Doutor Ladislau, pois é necessário pensar no processo ensino-aprendizagem de forma dialética associando-se á pesquisa, promovendo a formação de novos conhecimentos e trazendo a idéia de seres humanos. Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.Concordo quando Ladislau fala que a escola tem que ser mais articuladora, mais ampla pensar numa escola com mais conhecimento em todas as áreas, a escola tem que ser menos lecionadora e mais conhecedora do espaço de vários conhecimentos, é preciso de requalificação com novos cursos tecnológicos para ensinarmos nossos alunos para um trabalho no futuro, não podemos mais ficar repetindo aqueles livros didáticos na verdade a realidade hoje é outra, quem não se atualizarem com os meios tecnológicos futuramente não conseguirão empregos, hoje quase não existem mais trabalhos desenvolvidos manual, a maioria são informatizados, daqui mais alguns anos todos serão informatizados. Assim, a educação estará contribuindo para a efetiva emancipação humana, tanto social quanto individual, política, econômica e cultural em que estamos inseridos.

    ResponderExcluir
  55. A t i v i d a d e 3

    Entrevista: Educação e Tecnologia

    O Prof. E Dr. Ladislau Dowbor numa entrevista sobre o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica. A primeira questão foi, como ele coloca o futuro da Educação como um todo. O professor Ladislau em sua resposta, compara a densidade em conhecimentoda Educação com a densidade da Era da máquina na fase da industrialização. E para mantê-la é necessário profissionais capacitados e habilitados em conhecimentos de todas as áreas, formais, científica e tecnologicas.
    O Professor coloca que a escola é o espaço onde estamos formando cidadãos que no futuro estarão engressando no espaço profissional, isto é, no mercado de ttrabalho, exercendo diferentes funções com várias áreas de conhecimentos. E diante disso, os educadores procuram capacitar-se a si, quanto ao manuseio das funções, as partes que compõe o PC, como usá-lo, e também o uso da Internet, como acessar o site, quais programas deve e pode ser importante para ampliar o conhecimento tecnologico sem prejudicá-lo.
    Ladislau afirma que não é só mudar de currículo escolar, mais precisa repensar a escola e a educação no sentido mais amploe que ela seja menos lecionadora e mais organizada de conhecimento e articuladora de diversos espaços do conhecimento. Diz ainda que, as informações vem da televisão, do domícilio , das pessoas, é preciso ser utilizada com inteligência de maneira saudável, cuidadosa e organizada. Ele alerta a fazer cursos na internet, no Windows cursos dos mais variados possíveis. Cuidar para não repetir aquela cartilha de sempre. E que é preciso selecionar as informações significativas, pois na escola aprende ter acesso a informações, a metodologia, como se organiza a memória, o arquivo, as pesquisas de informações necessárias. Citou ainda que, “a cabeça não tem que ser cheia, ela precisa ser bem feita” (Montem séc. XVI, na França).
    De acordo com Ladislau, o mundo desenvolvido consegue evoluir na tecnologia das informações, acesso ao mercado, a Internet, ao celular, aponta para os diversos e diferentes meios de comunicação, mais deve espandir , fazer redimensionamento educacional no país, como visão democratizante da educação. Precisa ter disponibilidade em fazer qualquer curso, não importa a idade, é preciso ter acesso de maneira flexivel e permeavel à interagirr entre trabalho e educação. Ele afirma que vê a educação mais introdutória efetivamente ao mundo na qual essa juventude atual vá se inserir e uma facilitadora de reeseição dos adultos, dos idosos quando eles dizem que acabou o tempo em que se estudava, trabalhava, depois aposenta. Hoje, o processo de interação entre a educação e a vida profissional é outra visão.
    Portanto, é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. Como diz o Professor Ladislau,a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, ser também articuladora dos diversos espaços do conhecimento.


    E.E. Monteiro Lobato

    Lucila Ribeiro Soares

    ResponderExcluir
  56. ATIVIDADE:3




    CONCORDO COM TODAS AS QUESTOES ABORDADAS PELO PROFESSOR Dr LADISLAU DOWBOR,QUE A EDUCAÇÃO E METOS EDUCACIONAIS TRABALHADO HOJE COM NOSSAS CRIANÇAS, AINDA ESTA MUITO TRADICIONAL, VOLTADO MAIS PARA OS LIVROS DIDÁTICOS E MATERIAIS ANTIGOS,COM CONTEÚDOS NADA COERENTE COM A REALIDADE DE NOSSOS ALUNOS.COMO EDUCADORA DAS SÉRIES INICIAIS,BUSCO ME APERFEIÇOAR EM BUSCA DE NOVOS MÉTODOS QUE ME AJUDEM A CAMINHAR DE ENCONTRO COM O MUNDO QUE VIVEMOS HOJE. VEJO,QUE AS MUDANÇAS ESTÃO OCORRENDO TODOS OS DIAS,VOLTADAS PARA UMA MODERNIDADE QUE NOS LEVA A DAR UM SENTIDO MAIS AMPLO NO QUE PRETENDEMOS ENSINAR OU TRABALHAR EM SALA DE AULA COM NOSSOS ALINOS.



    ANA IZOLINA SEIBEL DA SILVA.

    ESCOLA MONTEIRO LOBATO.

    ResponderExcluir
  57. Atividade 3
    Francisca Resende disse.
    Escola Monteiro Lobato Peixoto de Azevedo MT
    Com certeza concordo plenamente com o professor Ladislau ,pois a Escola precisa repensar a educação como um todo no sentido de fazer com que o aluno deixe o ensino fundamental com um pouco mais de preparo para o mercado de trabalho ou seja que o aluno já deixe o ensino fundamental incluído no mundo da tecnologia para que o educando com a sua competência adquirida dentro da Escola seja capaz de desenvolver melhor suas habilidades no campo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  58. ATIVIDADE 3
    Concordo com o fato que a educação não pode permanecer apenas entre quatro paredes,precisamos do apoio da familia e da comunidade tambem.
    Precisamos tambem do uso dos livros didaticos porque neles contem os conteudos que os alunos so aprenderam na escola,mas tambem não devemos se apegar so a eles pois se falam tanto em novas ferramentas de trabalho,ou seja uma nova era de descobertas que vem facilitar as diversas formas de ver o mundo globalizado.
    Temos uma expectativa muito positiva na tecnologia pois ela nós auxiliará a elaborar diferentes atividades com o uso da mesma.


    ESCOLA MONTEIRO LOBATO.

    ResponderExcluir
  59. Questão 3 - Turma Sebastiani
    ELIANA ALVES DA SILVA - Peixoto de Azevedo MT

    Concordo com todas as questões abordadas pelo Prof. Ladislau Dowbor, pois a educação deve ser feita levando em consideração sua funcionalidade ao aluno, e não só o cumprimento das atividades propostas nos livros didáticos.

    ResponderExcluir
  60. Atividade 3
    Turma Márcia Vacário

    Segundo Ladislau, os avanços tecnológicos proporcionam um número de informações muito grande, sendo assim a escola tem a função de auxiliar na organização dessas informações para que possam contribuir e ampliar a formação do educando, com a expectativa de que o mesmo aprenda também a escolher as informações necessárias ao seu crescimento educacional e vida profissional.
    Ele afirma que a escola deve ser articuladora dos diversos campos do conhecimento.
    Isso é um desafio para a escola.
    Rosa Mônica

    ResponderExcluir
  61. O Professor Ladislau confirma a idéia que sempre tive, de que a educação precisa ser revisada e ter sua matriz curricular revista urgentemente, pois estamos nos deparando com situações as quais estão cada vez mais difíceis de serem resolvidas. Uma vez que nossos educando estão cobrando o por quê de estudarem conteúdos que jamais serão utilizados na vida pessoal e trabalhista deles. Portanto pergunto-me a cada dia, como teremos uma Educação de “qualidade”, sem termos livros didáticos que nos auxiliem e matriz curricular que nos ampare? Por que, que sempre falamos sobre isso e nunca cobramos uma atitude de nossos superiores? São perguntas que precisam deixar de serem discutidas e sim resolvidas imediatamente. Nós enquanto educadores devemos começar a exigir já que somos tão cobrados. Este texto de Paulo Freire me chamou muito a atenção:
    “Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.”
    Então me pergunto até quando vamos permitir que isso aconteça conosco?

    Anne Pedrosa

    ResponderExcluir
  62. Concordo plenamente com o os comentários do professo. Ladislau sob a educação, pois com a inovação a cada dia da tecnologia, o professor deve mudar a sua metodologia de dar aula, como diz o professor, sair das mesmices de só repassarem o que está nos livros, repetindo as mesmas coisas, e serem mais conhecedores e articuladores em conhecimentos, se atualizarem buscando inovação, pois até o mercado de trabalho exige isso, as empresas hoje em dia requerem uma mão-de-obra qualificada, e as escolas são a base de tudo isso, usando o laboratório, datashow, sala de vídeo, uso da biblioteca, fazer dinâmica em grupos sobre aquela aula planejada, discussão sobre os temas atuais informando aos nossos alunos, procurando orientá-los, vamos usar os nossos meios de comunicação que nós temos na escola, para que nossos alunos saiam preparados para um mercado de trabalho. Mirian Mota Gonçalves.

    ResponderExcluir
  63. Concordo com o comentário de Ladislau Dowbor é necessário repensar sim até porque nossa educação o sistema passa uma coisa quando nos entra em sala a realidade e outra termos que acompanha o conhecimento do aluno pois o educando vem para a escola com uma bagagem nos educadora devemos nos organiza sim com o nosso sistema de ensino sabemos que a tecnologia está ai nosso alunos são sabedores de cada passo então nos devemos levar esses alunos no laboratório sala de video após fazer comentário sobre o que vimos lá.Elizabeth Belo

    ResponderExcluir
  64. Jackeline - Atividade 3
    Acredito nas palavras relatadas por Ladislau Dowbor pois hoje em dia a educação que é transmitida aos nossos alunos está altamente ligada a utilização de livros didáticos. Falta prática, pesquisa, preparação, a pratica do que realmente o conteúdo será útil em sua vida, preparar os alunos para serem cidadão competentes e que atuem na sociedade em prol de sua construção pessoal. A atualidade que vivemos é formada de inúmeras informações, a cada instante são repassadas descobertas novas, a questão é saber se estamos acompanhando toda essa revolução?
    Temos hoje muitos analfabetos alfabetizados com certificados, diplomas, etc. Fica a mera pergunta: Adianta reduzir em números a porcentagem de Alfabetizados no Brasil, se na prática são os mais puros Analfabetos, sem perspectivas de uma vida, um futuro com mais dignidade?
    O espaço do conhecimento esta se multiplicando e a escola tem que ser mais articuladora e não repetir sempre as mesmas coisas se faz necessário que escola e tecnologia caminhem juntas e o professor como seu mediador.

    ResponderExcluir
  65. ATIVIDADE 3

    Alexandra Padovani David
    Marcelândia.

    O discurso não e novo. O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma pratica educativa voltada para a compreensão da realidade. O espaço escolar deve atentar as aspirações de professores e alunos. Um espaço vivo, flexível, dinâmico, que se relacione com o que se passa fora dele, a tecnologia, o meio ambiente, o comercia, a televisão etc.
    O professor é o principal condutor do saber social, cabe a ele assumir o papel de símbolo e embrião das transformações que desejamos que ocorra, tendo que repensar seu papel frente a explosão das tecnologias na construção do conhecimento. Para tanto aponta-se para o planejamento de trabalho e de uma prática educativa coerente, considerando o principio da equidade, para que a igualdade seja efetivamente alcançada.

    ResponderExcluir
  66. ATIVIDADE 03 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    Rosemeri - Nova Guarita - MT
    A utilização das tecnologias nos últimos anos vem contribuindo bastante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando grandes contribuições à educação.
    Segundo Ladislau Dowbor as tecnologias são importantes, mas apenas se souberem utilizá-los.E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico. É exatamente isso que está acontecendo nas escolas, elas dispõem dessas tecnologias,mas a sua utilização geralmente não está englobando todas as vantagens que poderia proporcinar se utilizadas de forma mais adequada.
    Na escola, o professor deve ter um comportamento diferenciado de um passado não tão distante, ele deve aproveitar o uso dessa nova ferramenta tecnológica, como forma de resgatar o interesse dos alunos e transformar a escola num ambiente prazeroso.

    ResponderExcluir
  67. EU MARIA DO SOCORRO BRASIL, CONCORDO PLENAMETE COM O PROFESSOR LADISLAU DOWBOR, POIS O GOVERNO VEM INVESTINDO CADA VEZ MAIS EM TECNOLOGIA PARA A AMELHORIA DA EDUCAÇAO. PENSO QUE A EDUCAÇAO DEIXOU DE SER UM ESPAÇO ATRASADO, FORA DA REALIDADE DE MUITOS ALUNO, MESMO SABENDO QUE AINDA TEM LUGARES QUE OS NOSSOS ALUNOS NAO VEEM NEM TELEVISAO QUE DIRÁ UM COMPUTADOR. MAS ONDE PODE HAVER A TECNOLOGIA, LÁ ESTÁ A INFORMATICA PRA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNO.CREIO QUE A EDUCAÇAO ESTA VIVENDO UMA NOVA ERA. E A ESCOLA DEIXARÁ DE SER UM AMBIENTE MERAMENTE REPASSADOR DE INFORMAÇOES, PARA SER UM AMBIENTE DE BUSCA DE INFORMAÇOES, QUE SATISFAÇA AS ESPECTATIVAS E INTERESSES DE NOSSOS EDUCANDOS.

    ResponderExcluir
  68. ATIVIDADE 03

    Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:

    “É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento”.

    Na entrevista do Professor Ladislau Dowbor ele coloca que o conhecimento tem aumentado muito em todas as áreas, principalmente nas tecnologias dentro da atuação profissional e que é necessário a capacitação dos professores, tendo em vista que os mesmos encontra-se com dificuldades para o acesso a esses novos conhecimentos. Ele orienta sobre o repensar do currículo escolar para que a escola seja menos lecionadora e mais organizadora dentro dos diversos espaços do conhecimento, procurando sempre sair de um espaço restrito e trazendo os alunos da escola para um contato com a realidade.
    O Professor coloca também que as tecnologias dos últimos anos têm contribuído bastante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando valiosas contribuições na educação, e que é necessário a formação dos professores para utilizar essas ferramentas de forma correta tentando mostrar aos alunos que eles são capazes e também transformar a escola num ambiente agradável e com novas mudanças.
    O Professor disse que a escola deve ser democrática dando direito a todos para que a educação seja de qualidade e renovada.


    Cursista: Denir Teresinha Bordin

    Município de Marcelândia

    Marcelândia, 05 de Julho de 2009

    ResponderExcluir
  69. CONCORDO COM O PROFESSOR DOWBOR, QUANDO ELE FALA QUE É NECESSÁRIO REPENSAR A ESCOLA E A EDUCAÇAÕ NO SENTIDO MAIS AMPLO E QUE A ESCOLA DEVE SER MENOS LECIONADORA, POIS COM TODAS AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE TEMOS, AINDA EXISTE ESCOLAS USANDO SÓ LIVROS DIDÁTICOS, SEGUINDO PASSO Á PASSO AQUELES CONTEÚDOS ANTIGOS QUE A MAIORIA ESTA LONGE DA REALIDADE DOS NOSSOS EDUCANDOS.NÃO DIGO QUE NÃO DEVEMOS USA-LOS E SIM UTILIZAR ESTE MATERIAL, MAIS COMO APOIO,USANDO A CRIATIVIDADE
    LEVANDO O ALUNO A REFLETIR, QUESTIONAR, PENSAR, FAZENDO UM PARALELO COM SUA REALIDADE, CONTRUINDO CONHECIMENTO JUNTOS, PROFESSOR E ALUNO PASSAMOS ASSIM DE ESCOLA LECIONADORA PARA ESCOLA ORGANIZADORA USANDO TODOS OS RECURSOS DISPONIVEIS QUE AS TECNOLOGIAS NOS OFERECE.

    CURSISTA - JANDIRA FERREIRA DO NASCIMENTO

    ResponderExcluir
  70. Turma 1
    Profª. Márcia Vacário
    Atividade 3
    Prof.ª Neusa Aparecida Semensate Silva

    Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

    Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.

    Como afirma o professor Ladislau Dowbor a escola é o lugar da reflexão e do acesso ao conhecimento. E a tecnologia contribui hoje para a idéia de escola enquanto lugar da pesquisa.

    Peixoto de Azevedo, 10.07.2009

    ResponderExcluir
  71. ATIVIDADE: 3
    TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA
    ESCOLA JANE

    Concordo com o relato de Ladislau Dowbor, realmente o a educação que é transmitida aos nossos alunos e baseada em sua grande maioria em livros, faltando a pratica do que realmente tal conteúdo sera útil em sua vida, preparão os alunos somente para serem adultos que ação, sem duvidas, sem perguntas a serem feitas, sem anceios.
    Temos hoje um grande número da Analfabetos alfabetizados com certificados, diplomas, etc. Do que adiante reduzir em números a porcentagem de Alfabetizados no Brasil, se na pratica são os mais puros Analfabetos, sem perspectivas de uma vida melhor, um futuro com mais dignidade, mas a pura verdade é que a maioria dos nossos Políticos é que precisam de uma população burra, sem questionamentos, onde acham que o Bolsa Família, Bolsa não sei do que, são as melhores coisas que um político podem fazer, que aceitam tudo de boca fechada, sem questionamentos, sem desconfianças, e somente uma massa não pensante é que podem aceitar isso.

    ResponderExcluir
  72. ATIVIDADE: 3
    TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA
    ESCOLA JANE

    Concordo com o relato de Ladislau Dowbor, realmente o a educação que é transmitida aos nossos alunos e baseada em sua grande maioria em livros, faltando a pratica do que realmente tal conteúdo sera útil em sua vida, preparão os alunos somente para serem adultos que ação, sem duvidas, sem perguntas a serem feitas, sem anceios.
    Temos hoje um grande número da Analfabetos alfabetizados com certificados, diplomas, etc. Do que adiante reduzir em números a porcentagem de Alfabetizados no Brasil, se na pratica são os mais puros Analfabetos, sem perspectivas de uma vida melhor, um futuro com mais dignidade, mas a pura verdade é que a maioria dos nossos Políticos é que precisam de uma população burra, sem questionamentos, onde acham que o Bolsa Família, Bolsa não sei do que, são as melhores coisas que um político podem fazer, que aceitam tudo de boca fechada, sem questionamentos, sem desconfianças, e somente uma massa não pensante é que podem aceitar isso.

    ResponderExcluir
  73. ATIVIDADE 03 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    Rosemeri L. B. Machado
    A utilização das tecnologias nos últimos anos vem contribuindo bastante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando grandes contribuições à educação.
    Segundo Ladislau Dowbor as tecnologias são importantes, mas apenas se souberem utilizá-los.E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico. É exatamente isso que está acontecendo nas escolas, elas dispõem dessas tecnologias,mas a sua utilização geralmente não está englobando todas as vantagens que poderia proporcinar se utilizadas de forma mais adequada.
    Na escola, o professor deve ter um comportamento diferenciado de um passado não tão distante, ele deve aproveitar o uso dessa nova ferramenta tecnológica, como forma de resgatar o interesse dos alunos e transformar a escola num ambiente prazeroso.

    ResponderExcluir
  74. Atividade 3


    Moacir Lima Oliveira

    ERA DIGITAL
    A tecnologia está muito avançada hoje em dia quase tudo é digital dos aparelhos elétricos domésticos,celulares,calculadoras até os computadores cada vez mais presente em nossas vidas.
    Por isso que é cada vez mais necessário que a escola também ensine os educandos o uso destas tecnologia.
    O MEC vem fazendo um bom programa de levar internet a todas as escolas publicas do Brasil.

    ResponderExcluir
  75. Atividade 3
    Maria Ap R.Alves
    Eu concordo com o Prof. Ladislau quando ele fala da necessidade de conhecimento em todas as áreas e a necessidade de acesso a esses conhecimentos e refere-se ainda à dificuldade de acesso que os professores têm com relação às novas tecnologias.
    Precisamos repensar que tipo de escola queremos frente as grandes questões que são introduzidas pelo nosso meio social. Temos que identificar nossas falhas com relação ao ensino e procurar corrigir, direcionando para uma concepção de educar de forma mais ampla.
    Acredito que a escola está com dificuldade de mudar sua estrutura curricular e passar a ser uma organizadora de conhecimento. Sentimos que a metodologia deve ser interessante, mas os professores estão com dificuldade de enfrentar esta mudança devida os currículos da escola.

    ResponderExcluir
  76. Nova guarita
    E fundamental que tenhamos consciencia de que somos modelo de valores e padrões que o aluno imitara ou rejeitara; levará na lembrança para a vida toda ou
    esquecera.Esta é a parte profissional que nos toca. No entanto, temos nossa vida pessoal e todas as obrigações.Contudo, assim como na lenda acima citada, não
    podemos deixar que nos digam o que podemos ou não fazer. Quando desejamos atingir um objetivo, nada e nem ninguém pode nos impedir. Muitas vezes, nos deixamos abater pelas cobranças do dia-a-dia, por uma discussão com um colega de trabalho, por um mal-entendido com um pai de aluno, por uma atividade sem sucesso, por um
    problema familiar, pelas relações pessoais, de um modo geral, nem sempre muito fáceis.
    No entanto, “a força de ser pessoa significa a capacidade de acolher a vida assim como ela é (...).A força de ser pessoa traduz a capacidade de conviver,de crescer e de humanizar-se com estas dimensões de vida(...)”Assim, podemos enfrentar as situações do cotidiano com uma atitude saudavel, agindo de forma a contribuir para a transformação de nossa sociedade, para que os alunos com quem trabalhamos sejam
    cidadãos preocupados com a transformação deste mundo, conscientes das desigualdades sociais e dispostos a trabalhar para a eliminação disto tudo, e não simplesmente pensar que ‘não temos nada com isso’, tomando uma atitude passiva perante as mazelas que acontecem todos os dias bem diante de nossos olhos. Mais uma vez, não podemos permitir que nos digam:
    -Isto não é possível!
    Lutemos! Acreditando em nossas capacidades,
    na certeza de que “um outro mundo é possível”.
    Profª.Lise

    ResponderExcluir
  77. ATIVIDADE 3

    Profª Rosangela Peccinini Lazaretti
    E.E. “13 de Maio” Nova Guarita-MT

    Repensando a escola
    Escola articuladora, inovadora é aquela que seleciona as informações significativas que melhor representam as expectativas dos educandos, interagindo e levando o aluno a crescer intelectualmente e com criticidade proporcionando meios para que o educando seja o condutor de seu aprendizado considerando seu ritmo e necessidade. De acordo com Ladislau Dowbor há um descolamento entre o avanço das tecnologias de informação e do conhecimento e o jeito como administramos esse conhecimento no universo escolar.
    A escola precisa ser ou ‘tentar’ fazer a ponte entre o indivíduo e a sociedade, pois, deve ser facilitadora do aprendizado. São notáveis as expectativas do indivíduo ao adentar a escola, acreditando estar ali a fonte do saber, no entanto, somos sabedores das muitas decepções e frustações, acredito que está faltando ainda, associar teoria e prática, pois, há uma preocupação muito grande com a representação social de escola: estrutura física, curriculo, metodologia todos padronizados, onde quer se vá se reconhece facilmente uma escola mesmo que esta não tenha identificação e, talvez
    Precisamos estar atentos para que a evolução da metodologia de ensino seja constante e acompanhe as tendências do mercado de trabalho bem como, as expectativas do indivíduo quanto a sua real utilização.

    ResponderExcluir
  78. Atividade 3

    Como diz o professor é preciso repensar a maneira de ensinar.
    A escola precisa ser articuladora do processo ensino aprendizagem e não mera retransmissora de informações. São tantas as informações e conteúdos há serem trabalhados,mas é preciso definir e priorizar o que é possível transmitir de forma efetiva para que realmente haja aprendizagem, construir uma educação que prepare o aluno para a vida em sociedade não apenas como detentor de informações.

    Profª Lovane K. Moreira

    ResponderExcluir
  79. Atividade 3 Nova Guarita

    OS professores não têm acesso a estes novos conhecimentos, tem que pensar a escola e educação num sentido mais amplo, a escola deve ser menos lecionadora e mais organizada do conhecimento e articuladora, pois as informações vêem de diversas fontes...O aluno de acesso colegial ,só ver livros introduzido no currículo,na verdade seria interessante que as escolas fizessem visitas em alguns locais propício para a o conhecimento e discussões para a juventude.
    Acredito que deve haver realmente uma preparação para que os alunos possam ter uma atitude mais autônoma e assim conseguir enfrentar os desafios que irão ter na vida.

    cristina

    ResponderExcluir
  80. Atividade 3 Nova Guarita

    OS professores não têm acesso a estes novos conhecimentos, tem que pensar a escola e educação num sentido mais amplo, a escola deve ser menos lecionadora e mais organizada do conhecimento e articuladora, pois as informações vêem de diversas fontes...O aluno de acesso colegial ,só ver livros introduzido no currículo,na verdade seria interessante que as escolas fizessem visitas em alguns locais propício para a o conhecimento e discussões para a juventude.
    Acredito que deve haver realmente uma preparação para que os alunos possam ter uma atitude mais autônoma e assim conseguir enfrentar os desafios que irão ter na vida.

    lise

    ResponderExcluir
  81. Concordo com todas essas questões levantas, mas acho que apenas uma mudança na concepção de educação e o uso de tecnologias e práticas escolares de forma somatória não é satisfatório para uma mudança na qualidade da educação. Creio que deveria se tornar obrigatório o uso dessas tecnologias e práticas, uma vez que, os alunos já têm na maioria um conhecimento prévio de determinados assuntos, pois a maioria da população tem a seu favor os meios de comunicação, ainda sim quando sabemos que o que lhe serão cobrados são suas práticas. Sabemos que um aluno é “treinado” para passar em um vestibular e não para conseguir sair de lá já preparado. Vejo que a falha na educação vem da base e se arrasta na pós e até nos mestrados.

    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  82. Atividade 3
    Entrevista do prof. Ladislau Donwbor

    Atualmente surgem novas tecnologias a cada momento. As densidades de conhecimentos estão aumentando; e cada vez mais há necessidades de novos conhecimentos.
    O volume de informações na sociedade é intenso. Recebemos fontes de informações até da TV que muitas vezes com coisas não muito utilizadas de maneira inteligível, caberá a educação filtrar estas informações, se preocupando com uma educação de qualidade enfrentar outros desafios, preparando para novos conhecimentos já que estamos em processo de aprendizagem.
    Segundo Dowbor: A escola deverá estar preparada para o novo contexto social, para que venha se tornar uma realidade educacional, deve ir de encontro ao acesso a essas metodologias e não mais centrada no lecionar.
    A situação atual do país exige disponibilidade de interação ao trabalho, as empresas exigem qualificação profissional, novas tecnologias, que tem custos. Cabe a escola buscar essa interação, onde o aluno deverá obter conhecimento da instituição em que irá exercer sua profissão. Assim acontecerá a interação entre o que se aprende em sala de aula com a tecnologia existente.
    Hoje, a escola não deve ser apenas uma facilitadora de aprendizagem, pois antes se pensava em aprender para uma aposentadoria futura, hoje se pensa em aprender para viver ativamente a vida inteira.

    Sonia – nova guarita

    ResponderExcluir
  83. ATI VIDADE 3
    E.E. “13 de Maio”-Nova Guarita
    Isaura k Zarth
    Considerando afirmativa do Prof. partiremos do pressuposto que precisamos inferir em conceitos de Educação, para a partir dos pressupostos organizarmos nossas aulas, valorizando o que o aluno sabe, o meio em que atua, e a disposição dos meios tecnológicos que dispõe, pois transformaremos o aluno em pesquisador do conhecimento, alguém que constrói seu aprendizado e o direciona no seu foco de interesse e atuação social. Pois de que adianta ensinar o aluno a ser um voraz matemático, se sua linha de interesse são as literaturas, o teatro, e outras formas de expressão artísticas. No entanto, se o ensinarmos a buscar, o que ele mais gosta, poderá ter pessoas melhor ajustadas e felizes no contexto social. Mesmo porque a sociedade precisa valorizar as habilidades de cada um, pois precisamos de médicos, más precisamos de enfermeiros, cozinheiros, faxineiros, jardineiros também.

    ResponderExcluir
  84. .) É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    (Dowbor, L; 2001)

    Discussão:
    Dr.Ladislau fala da importância de repensar a metodologia da nova escola, uma nova escola que vai além da cartilha pronta e acabada.
    O professor atual sabe, acredito eu, da necessidade de mudança e da importância dessa mudança, sendo assim, às vezes se sente angustiado, pois se depara diante de várias e necessárias mudanças sociais coletivas, para que todo o processo de uma nova escola se efetue.O professor sabe que a escola só é lecionadora e sendo consciente disso, custa a renovar a metodologia, pois, interfere em várias renúncias e novos desafios, as quais, vão além do livro didático e do conteúdo pronto que os livros trazem. CecíliaS.M.Maculan

    ResponderExcluir
  85. .) É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    (Dowbor, L; 2001)

    Discussão:
    Dr.Ladislau fala da importância de repensar a metodologia da nova escola, uma nova escola que vai além da cartilha pronta e acabada.
    O professor atual sabe, acredito eu, da necessidade de mudança e da importância dessa mudança, sendo assim, às vezes se sente angustiado, pois se depara diante de várias e necessárias mudanças sociais coletivas, para que todo o processo de uma nova escola se efetue.O professor sabe que a escola só é lecionadora e sendo consciente disso, custa a renovar a metodologia, pois, interfere em várias renúncias e novos desafios, as quais, vão além do livro didático e do conteúdo pronto que os livros trazem. CecíliaS.M.Maculan

    ResponderExcluir
  86. 03 Atividade:

    Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, na verdade a tecnologia em nossas escolas quebra a velha história de só informação e teoria, agora nós temos a prática em sala de aula, pois sabemos que as escolas têm só informação e teoria e na prática não oferece nada para seus alunos, é isso que a educação tem que rever.

    SOLANGE ZARTH Nova Guarita - MT.

    ResponderExcluir
  87. Turma Rosileica. Atividade 03.
    Sim concordo com o professor Ladislau, as escolas as vezes se preocupam com a parte burocrática e esquecem do verdadeiro papel da escola que é a aprendizagem, as vezes não pensam no futuro das crianças, que estão expostas e não dão espaço para o aluno se organizar e se articular para seu próprio conhecimento. Dilza

    ResponderExcluir
  88. Atividade 3: Adriana M. de Alcantara Labres.
    Nova Guarita – MT.

    Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor principalmente quando ele diz que vê a educação muito mais como introdutória efetivamente ao mundo no qual essa juventude vai se inserir e uma facilitadora de reincersão de jovem e até mesmo idosos ao mundo atual.
    Devemos como educadores ser mediadores de conhecimento. Levar nossos alunos a trilhar novos caminhos de aprendizagem e não trilharmos esses caminhos por eles. Faz parte desse processo deixarmos um poucos as pilhas de livros e usarmos as novas TICs e levar a nossos aluno.
    Precisamos construir uma nova educação menos lecionadora mais organizadora de conhecimentos.

    Adriana M. de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  89. Atividade 3
    Andréia Mendonça Dias – Nova Guarita

    Concordo com o professor Doutor Ladislau, pois é necessário pensar no processo ensino-aprendizagem de forma dialética associando-se á pesquisa, promovendo a formação de novos conhecimentos e trazendo a idéia de seres humanos. Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
    Assim, a educação se dá na coletividade, mas não perde de vista o indivíduo que é singular, contextual, histórico, particular, complexo. Portanto, é preciso que o processo de ensino-aprendizagem se dá na relação entre indivíduos que possuem sua história de vida e estão inseridos em contextos de vida próprios.
    É função da escola, realizar a mediação entre o conhecimento prévio dos alunos e o sistematizando, propiciando formas de acesso ao conhecimento científico. Nesse sentido os alunos caminham, ao mesmo tempo, na apropriação do conhecimento sistematizado, na capacidade de buscar e organizar informações, no desenvolvimento de seu pensamento e na formação de conceitos. O processo de ensino deve, pois possibilitar a apropriação dos conteúdos e da própria atividade de conhecer.

    ResponderExcluir
  90. Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, pois a tecnologia esta cada dia mais avançada, a cada segundo aparecem novidades tecnológicas e a rapidez que isso acontece é mesmo de se assustar. Assim nós educadores temos de estar preparados para a “era” da tecnologia, temos de estar em constantes busca, nos capacitando com objetivo de inovar, com isso conhecer estratégias de ensino, de modo que o aluno desenvolva a percepção critica e capacidade comunicativa dentro da tecnologia e acompanhar nossa atualidade.

    ResponderExcluir
  91. Concordo com o Prof. Dr Ladislau Dowbor, pois o uso de tecnologia que facilita o acesso e a troca de informação e ampliando a possibilidade de escolha do aluno, acredito que se o professor estiver preparado para era da tecnologia, de um maneira organizada, vamos formar alunos motivados, preparados intelectualmente, emocionalmente com capacidade para enfrentar os desafios na sociedade possibilitando a sua integração critica em seu meio.

    ResponderExcluir
  92. Hoje em dia mais do que nunca recebemos enxurradas de informações e é preciso que saibamos selecionar essas informações.gostei da frase “A cabeça não tem que ser bem cheia,ela tem que ser bem feita”.As informações estão em todo lugar é preciso educar nossas crianças no sentido de prepará-las para a vida a qual a tecnologia faz parte e essa está em constantes inovações.É necessário a disponibilização de toda a pessoa em qualquer idade saiba interagir visando melhor qualidade de vida.
    O acesso as tecnologias é mais que um direito é uma obrigação.
    Carmen Prigol Cimi
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  93. Atividade 3
    A Distancia
    Naide Zambenedetti – Nova Guarita

    Nesta atividade o prof° Ladislau fala quanto a educação e a tecnologia ele que diz que: a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento. Concordo com este pensamento, porem não podemos esquecer do principio, que nós educadores somos o ponto de referencia para os educandos e de certa forma a escola deve continuar sendo lecionadora sim, alem de articular os espaços do conhecimento.
    Portanto temos que reclassificar nosso trabalho e prepara o currículo de nossos alunos para não repetir a cada ano sempre a mesma coisa, pois a cada momento são criadas novas invenções e descobertas com o uso das TICS, porem a questão é saber se estamos conseguindo acompanhar este mundo moderno em que estamos mergulhados.

    ResponderExcluir
  94. Atividade 3:
    O Profº Dr. Ladislau Dowbor nos atenta para a necessidade de conhecimento em todas as áreas, pois lidamos com vários alunos que atuarão em diversas profissões. Cabe ao professor abrir espaço para o seu acesso a esses conhecimentos. Precisamos repensar em sentido mais amplo sobre a escola X educação. A questão não é apenas curricular, a escola deve ser mais articuladora desse processo de conhecimento e não ser simplesmente repetidora de informação. As tecnologias estão presentes em todas as áreas hoje em dia, e a escola não pode se distanciar disso. É preciso que nós professores estejamos abertos ao novo, principalmente quanto às tecnologias, buscando aprender e ensinar, tornando a escola um espaço no qual o conhecimento se amplie. Hoje temos muito mais necessidade de conhecimento em todas as áreas e, infelizmente, nós professores temos dificuldade de acesso a novos conhecimentos num universo que se multiplica a cada dia. Precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, centralizar nossas metologias na educação e no trabalho facilitando a aprendizagem de nossos alunos evitando perpetuarmos as metologias os levem ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.
    Marcia Fabiana de Oliveira
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  95. ATIVIDADE: 3
    TURMA: ROSILEICA
    SELMA
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES


    Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, na verdade a tecnologia em nossas escolas quebra a velha história de só informação e teoria, agora nós temos a prática em sala de aula, pois sabemos que as escolas têm só informação e teoria e na prática não oferece nada para seus alunos, é isso que a educação tem que rever.
    O espaço do conhecimento esta se multiplicando, e a escola tem que ser mais articuladora e não repetir sempre as mesmas coisas se faz necessário que escola e tecnologia caminhem juntas e o professor como seu mediador.
    O aluno precisa entender o “porque” de aprender e assimilar certas informações, pois só assim eles farão bom uso das tecnologias e das informações recebidas em sala de aula. Acredito que com um bom planejamento o professor consiga atingir seus objetivos – fazer com que os alunos aprendam com prazer.

    ResponderExcluir
  96. Atividade 3
    Solange-Matupá.
    Segundo o Prof. Dr.Ladislau Dowbor, as tecnologias são importantes para o processo de ensino aprendizagem, para isso precisamos saber utilizá-las de forma significativa,selecionando,articulando as informações recebidas. Através desses recursos tecnológicos oferecidos precisamos repensar em uma metodologia adequada dentro de uma perspectiva educacional elaborada.
    De acordo com as novas tecnologias o aluno deve estar inserido no mundo tecnológico, buscando novas qualificações no mercado de trabalho que ajude a facilitar o seu dia a dia. Para que isso ocorra à escola deve fornecer subsídios adequados a essa realidade.

    ResponderExcluir
  97. Atividade 3



    Nova guarita
    Neli petry
    São questões bem criticas o que o Dr.Lindeslau Dawborsobre educação que uma desigualdade de informações, há uma grande preocupação em novas metodologias, novas tendências tecnológicas. Mas nos professores não repassamos aos alunos maneiras de aproveitar o que nos interessa porque o mundo de hoje nos traz uma carga muito grande de informações, mas há a necessidade de selecionar as que podem nos auxiliar e trazer informações, isto e, tanto para o professor como para os alunos.
    A escola tem que entender que as metodologias da educação esta longe da realidade dos alunos porque esses mesmos estarão inseridos na sociedade. A escola prepara-os para essa inserção?

    ResponderExcluir
  98. Eu concordo com o professor Ladislau, quando ele fala da necessidade de conhecimentos em todos as areas e a necessidade de acesso a esses conhecimentos, e refere-se ainda a dificuldade que os professores tem em relação as novas tecnologias. A escola precisa tentar fazer a ponte entre o individuo e a sociedade pois deve ser facilitadora do aprendizado.Assim, acontecerá a interação entre o que se aprende em sala d aula com a tecnologia existente.


    Eliseane teixeira Marcelândia- MT

    ResponderExcluir
  99. Eu sou Rogério Severo. Concordo plenamente com Ladislau Dowbor, poisa educação em sala de aula deveria ser mais baseada na vida real, dando mais a prática que os conteúdos podem ter no dia-a-dia dos alunos.
    Os colégios dificilmente formam cidadãos críticos e capazes de interpretar textos com facilidade.
    E a escola fica a desejar frente ao rápido processo evolutivo do mundo e diante da velocidade de circulação de informações, as quais não chegam a ela devido à pouca existência de computadores nas escolas.
    A corrida desenfreada para baixar o número de analfabetos no Brasil apenas serviu para enganar a ONU, quando, na realidade, no número dos novos alfabetizados, existem muitos analfabetos funcionais, que não sabem nem interpretar e redigir um texto. O advento das escolas clicadas “colaborou” bastante nesse processo.
    Uma boa parte do povo brasileiro ainda é uma massa não pensante, não questionante e não letrada. Ou seja, em muitos aspectos, não vivente, como era preconizado no tempo da ditadura.

    ResponderExcluir
  100. Concordo com Ladislau Dowbor. Como professora tenho como objetivo a obrigação de desenvolver com meus alunos,exercícios que venha suprimir não só o que as curiosidades dos alunos,mas sim a maneira como se é trabalhado em sala de aula, no utilização da tecnologia,onde possa dar informações na melhoria da educação, valorizar os conhecimentos dos alunos. Creio que com as mudanças tecnológicas em sala de aula possa contribuir não apenas para o aprendizado do aluno mas também para o do professor, tendo como principal alvo o desenvolvimento do educando.Entendo que meus alunos tem preferência pelas aulas em que é utilizado os meios tecnológicos, onde no qual as aulas que se trabalha apenas com os livros didáticos e os conteúdos tradicionais já não tem mais significado no dia a dia na sala de aula,onde se fala tanto em novas praticas de ensino,ou seja, um novo método de trabalho que veio para facilitar as diversas formas de ver o mundo em que vivemos.Devemos nos atualizar sempre para enfrentarmos tantas mudanças, diante do que para a educação é novo, nós professores temos que estar em harmonia com o mundo que vem nos oferecer chances onde possamos desenvolver um trabalho no contento de nossas crianças. A esperança e muito positiva pois percebemos que a tecnologia nos ajudará nesse processo de ensino-aprendizagem, e com a disponibilidade de meios tecnológicos preparar diferentes atividades.
    Andressa Facchi – Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante.

    ResponderExcluir
  101. ATIVIDADE 3

    Celina Godoy de Lima Lopes - Marcelândia – MT

    Conforme as palavras do Prof.º Ladislau, acredito também que a escola necessita de novas tecnologias, novos tipos de conhecimento, ser mais organizada e articuladora e não somente repetidora como muitas escolas em nosso país.
    Nós, a sociedade atual, passamos por grandes mudanças, exigindo de nós mesmos, cidadãos críticos, reflexivos, com capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em grupo, de se conhecer como indivíduos e como membros participativos de uma sociedade que buscam o seu próprio desenvolvimento, bem como de sua comunidade.
    Cabe a educação formar este profissional. Nesse sentido, a formação do profissional para atuar nessa sociedade, implica em atender a aprendizagem como uma maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias, valores e disponibilização.

    ResponderExcluir
  102. ATIVIDADE 3

    A ESCOLA E A EDUCAÇÃO

    SALETE DE FATIMA GONÇALVES DA SILVA DAL PIVA - MARCELÂNDIA-MT.

    Hoje tudo passa pela tecnologia a religião, a indústria, a ciência, a educação entre outros campos da atividade humana, estão utilizando intensamente as redes de comunicação.
    E a escola, está preparada para os avanços da tecnologia que há nos dias de hoje? Ainda temos escolas tradicionais onde o aluno aprende na decoreba ?
    Acredito que as escolas, estão procurando se aperfeiçoarem. Laboratórios de informática já existem nas escolas procurando estimularem os educandos a pesquisa, a navegarem pela internet, a fazerem amizades nos bate-papos no yokurt etc.
    Essa nova geração que está chegando nas escolas,são crianças que gostam de se moverem, de buscarem por coisas novas, não se sujeitando mais a ficarem 4 horas de aulas ouvindo aula expositiva transmitida pelo educador. Elas querem participar, correr, dar opiniões, questionarem, pesquisarem sobre o assunto comentado pelo educador. È só o educador aproveitar a curiosidade da criança ela particpará dando idéias sugestões, comentários. E consequentemente o aprendizado dela será melhor.
    Concordo com a fala do professor dr.Ladislau Dowbor, onde ele diz:”A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” Nossos educandos devem ser preparados para viverem em sociedade. E é a escola que deverá prepará-los, mudando suas metodologias no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  103. ATIVIDADE 3

    EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    LUIZA CARDOSO DE OLIVEIRA - MARCELÂNDIA-MT.

    Muitas transformações estão ocorrendo no mundo. As de ordem tecnológica são as mais visíveis.Elas estão presentes em todos os lugares, invadindo a vida das pessoas, uma evolução muito rápida, de tal forma que o ser humano quase não pode acompanhar a velocidade dessas mudanças.
    Frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. Cabe à educação formar profissional para atuar nessa sociedade,informatizada, exigindo cidadãos crítico, reflexivos com capacidade de aprender a aprender.
    Segundo o professor dr. Ladislau Dowbor, “È preciso repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.A escola deve ser menos lecionadeora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” O educador deve mudar suas práticas pedagógicas, criando suas aulas atrativas, interessantes, aberta à pesquisas, levando seus educandos para a reflexão do que foi ensinado, buscando sempre novos conhecimentos, não se contentando só com a fala do educador. Só assim, estaremos preparando-os para viverem em sociedade, enquanto ser social, emocional, político,intelectual e ético.Agora, necessitamos realmente partir para o fazer, sem esquecer o compreender.

    ResponderExcluir
  104. Turma:Marcia Vacario
    Cursista:Márcia Regina Simionato Ceron
    Marcelândia-MT
    Atividade 3
    Educação e Tecnologia

    No depoimento do Profº Dr. Ladislau,vemos a necessidade de repensar a educação,não só rever e mudar os currículos escolares,mas repensar num todo.Analisar e selecionar as infomações que são repassadas aos educandos através das tecnologias,encontrando um novo rumo,não ficar somente no repasse de conhecimentos através de conteúdos de livros didáticos,ir além;buscar organização na forma de estudar,relacionando conteúdos com a prática,visando preparar nossos educandos para o mercado de trabalho,para a vida.
    Precisamos encontrar metodologias mais centralizadas e eficazes,necessitamos de cabeças bem feitas,organizadas e não cheias de informações que não se sabe o que fazer com as mesmas.
    A escola precisa buscar o reequilíbrio educacional,interagir educação com trabalho,proporcionar visitas in loco e relacioná-las aos conceitos teóricos,visando proporcionar um aprendizado significativo para os educandos,professores e escola.

    ResponderExcluir
  105. Atividade 3
    Hoje a intensidade de conhecimento está em todas as áreas, muitos professores têm dificuldade em ter acesso às novas tecnologias.
    O espaço de conhecimento está se multiplicando e a escola esta se tornando articuladora desse conjunto. Vivemos em um mundo de inúmeras informações sempre aprendemos coisas novas. È preciso que os pais também acompanham os filhos nessa evolução para poder entender. A preocupação esta em geral, nas escolas, na televisão, na mídia.
    Enice Lazaretti Miranda
    Nova Guarita

    ResponderExcluir
  106. Atividade 3

    com a revolução das novas tecnologias em todas as densidades, envolvendo todas as areas do conhecimento desde a agricultura até a inseminação artificial, assim como também os diversos meios culturais; A escola como formadora de pessoas, as quais estarão levando o conhecimento adiante,deve preocupar-se não só em mudar o currículo, mas repensar a educação num sentido mais amplo. Procurando centrar a metodologia nos fatos reais, em como ele surgiu, buscando levar o aluno a saber como acontece a própria evolução. A escola tem que expandir a visão educar para dar continuidade a os conhecimentos que a tecnologia proporciona. O espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola não pode continuar restrita ao repasse do mesmo. O grande desafio é selecionar as informações, proporcionando a disponibilização do conhecimento a todas as idades sem restrição,promovendo o acesso as tecnologias de maneira mais flexível e impermeável, visando levar o conhecimento de forma que o aluno interaja com os meios que o cerca, facilitando a reiniciação no processo de interação da vida social e trabalho. A escola como articuladora, e organizadora do processo de aprendizagem direcionando as informações para a trans formação da sociedade. Nesse sentido o educador precisa ter acesso ao conhecimento em todas as areas interagindo em todos os tipos, meios e fontes de informação, para que possa saber como se organiza a forma de aprender, de fazer uma pesquisa, de saber como funciona a tecnologia,etc. Só assim a escola poderá acompanhar esse processo de evolução.

    Teresinha Eloni Rittes Sieg - Marcelândia-MT

    ResponderExcluir
  107. ATIVIDADE 3

    Do meu ponto de vista

    Concordo plenamente com o Prof.Dr.Ladislau Dowbor, no que ele diz sobre a Educação e Tecnologia.
    Quanto ao repensar a escola e a educação, eu acredito que muitas vezes nós como professores queremos ser mais inovadores na nossa forma de ensinar, mas nem sempre isso é bem visto pelas pessoas, por que o novo e inovador sempre assusta.
    Mas vejo que a escola deve ser um lugar de articulação dos diversos espaços do conhecimento, entre aquilo que se sabe, e o que deve-se conhecer, fazendo a relação entre o cotidiano e o mundo.
    Dirlei Meurer.

    ResponderExcluir
  108. Atividade 3
    Andreza Alessandra
    Muito proveitosa foi a fala do professor Ladislau, visto sua coerência com a realidade em que vivemos. De fato o mundo, a sociedade vive em constante evolução, e quem não a acompanha acaba por se deparar com dificuldades. É hora então de proporcionar às escolas a oportunidade de potencializar e capacitar os educandos em todas as áreas do conhecimento, pois hoje ser “bom em apenas uma matéria” não é mais o suficiente, é preciso ser dinâmico, buscar a eficiência e a eficácia. E este é o papel da escola atual, formar com cidadania, ética e consciência crítica.
    Obs.: Infelizmente muitos colegas não têm este pensamento, pois costumam utilizar das teclas “ctrl+c e ctrl+v” sem ao menos ler os textos, em resumo: ”copiai-vos uns aos outros”.

    ResponderExcluir
  109. Atividade 3
    Ivanir
    A sociedade atual avança a passos tecnológicos largos, e nesse contexto cabe a cada profissional interar-se desses e nesses avanços, especificamente os professores, já que a educação é umas das principais, se não a mais relevante, ferramentas para a formação humana e social. Na conjuntura atual onde o conhecimento se expande, é preciso conscientemente selecionar informações e situações relevantes para o aprendizado, seja ele em qual nível estiver. Estamos em plena era do conhecimento, e não acompanhá-la significa fazer parte de um analfabetismo tecnológico com conseqüências arrasadoras.

    ResponderExcluir
  110. Atividade 3
    Dulce
    Gostei muito das colocações do professor Ladislau, pois ele afirmou que a escola deve dar prioridade à multiplicação do conhecimento e não simplesmente à repetição de idéias e conteúdos, deve ser um espaço onde o aluno se sinta acolhido e possa desenvolver-se de maneira integral como aprendiz, pessoa humana e cidadão. Para isso, nós professores, devemos sempre estar em formação continuada.

    ResponderExcluir
  111. ATIVIDADE: 3
    TURMA: ROSILEICA
    ELIANE LIMA SOUZA
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES

    Concordo plenamente com Ladislau Dowbor, que as escolas devem qualificar seus professores, para que esses possam inovar e ensinar diferenciadamente, não ficar somente seguindo a cartilha o livro didático é necessário mas não devemos usar somente ele com este avanço da tecnologia o professor tem que repensar os seus métodos e mudar suas ferramentas de trabalho.
    Devemos abrir os portões da escola não só no sentido físico, como acontece atualmente, mas em toda a sua plenitude, vivendo e convivendo com o mundo de conhecimentos formais e informais que nos cercam além muro. Afinal é nesse meio e a partir desses conhecimentos que cresce e se desenvolve o aluno que recebemos em nossa sala de aula.
    Á partir do momento em que nós, professores e alunos, temos este acesso às tecnologias, temos que buscar uma motivação intrínseca e procurar usar as tecnologias de maneira que facilite e melhore o trabalho dos professores e, consequentemente, que os alunos desenvolvam sua aprendizagem com mais sucesso.

    ResponderExcluir
  112. O professor Ladislau Dowbor comenta que nós temos intensa necessidade de novos conhecimentos e informações, mas que a educação que é transmitida aos nossos alunos é baseada em livros antigos, e que falta a prática do conteúdo que será de utilidade na vida diária.

    ResponderExcluir
  113. Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, a tecnologia presente em nossas escolas facilita e proporciona ao aluno maior quantidade de informações, cabe a nós professores, ensina-los a organizar as informações obtidas, sendo um mestre em administração de conhecimento, cabe a escola e a formação continuada preparar este mestre, teremos que reaprender a ser professores, agora administradores multifuncionais.

    Irene Cataneo

    ResponderExcluir
  114. Turma 1
    Marcia Vacaro
    Atividade 3
    Irene Cataneo

    Concordo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, a tecnologia presente em nossas escolas facilita e proporciona ao aluno maior quantidade de informações, cabe a nós professores, ensina-los a organizar as informações obtidas, sendo um mestre em administração de conhecimento, cabe a escola e a formação continuada preparar este mestre, teremos que reaprender a ser professores, agora administradores multifuncionais.

    ResponderExcluir
  115. ATIVIDADE 3

    Wilma André - Marcelândia - MT
    Na entrevista com o professor DR. Ladislau diz que professor não deve somente usar o livro didático, ele deve repensar sua pratica e buscar novos método e também mudar as ferramentas de trabalho.
    O mundo em que vivemos é um mundo de inúmeras informações e a cada minuto há novas descobertas, é preciso que tenhamos mais acesso à tecnologia para acompanhar esta evolução.
    O professor necessita requalificar e repensar a forma de preparar o educando para o mundo e prepando-o para os problemas que vir a encontrar.

    ResponderExcluir
  116. Atividade 03


    O professor Dawbor tem um raciocínio lógico, acredito que os educadores não pensem diferente dele até por que os alunos chegam na sala de aula com uma bagagem de informações que o professor desconhece, e diante disso o educador passa ser educando, os alunos estão fartos de carteiras caderno, livros e canetas, eles buscam atualidade, mas a culpa é de quem? do Professor? do sistema? . A meu ver deveriam lançar vídeos com soluções palestras sobre os problemas estamos fartos de assistir ate por que eles estão bem visíveis. As mudanças devem ser feitas a nível nacional, pois os lugares mais longínquos necessitam destas mudanças o sistema de ensino deve caminhar junto com o avanço da ciência pois precisamos primeiro do ensino básico para depois desenvolvermos pesquisas na ciência, enquanto não se esquecer a teoria e partir para pratica nada acontecerá..

    Shirley Pires de Souza dos Santos - Marcelândia - MT

    ResponderExcluir
  117. ATIVIDADE 3

    Lucinete de Queroz Santos - Marcelândia - MT

    Segundo o comentário do Senhor Ladislau Dowbor eu entendi que a educação é um meio para preparar o cidadão para o mercado de trabalho e que é através da mesma, que o educando possa sentir mais necessidades em obter mais ou novas informações através das tecnologias fazendo com que a metodologia torne muito mais centrada e continuada, procurando interagir a educação ao mercado.
    A tecnologia facilita o educando à novos conhecimentos. Os Cursos são oferecidos oferecidos aos alunos em vários meios e instituições e a educação tem que ser articuladora selecionando informações para que realmente prepare o aluno para toda e qualquer eventual situação quer seja no mercado de trabalho ou até mesmo enquanto cidadão.

    ResponderExcluir
  118. Tâni: ATIVIDADE 3

    Nossa Escola dispõe de vários aparelhos tecnológicos, dentre eles, computadores com acesso à internet, data show, câmera digitar, filmadora digital, entre outros.
    Os profissionais desta entidade estão em constante utilização destes eletrônicos em sala de aula, e o que se pode observar, é que o aproveitamento dos alunos é muito maior quando feito dessa forma.
    Hoje em dia não podemos pensar simplesmente em lecionar, mas sim, em sermos artistas da educação, fazer da sala de aula um ambiente prazeroso, tornar nossas aulas atrativas e se for necessário sermos atores também, assim é que deve ser.
    Como posso chamar a atenção do meu aluno para a aula de matemática, que aparentemente é tão chata e sem atrativos? Devemos rever nossos conceitos de como lecionar e integrar as tecnologias no dia a dia de nossos alunos, mostrando com certeza de que a educação pode tornar-se muito melhor se evoluirmos com o mundo contemporâneo, e não ficarmos parados no tempo.

    ResponderExcluir
  119. Atividade 3
    Essa questão de ser menos lecionadora e mais organizoradora me chamou muito a atenção, realmente devemos obsevar melhor nossas atitudes em relação a organização, porque a escola também abrange os professores e funcionários da educação. Devemos organizar as nossas idéias e pensarmos se nossos métodos são adequados, nos temos que procurar novas maneiras de ensinar utilizandos todos os recursos necessário que possuimos em nossas escolas e aqueles que nem imaginamos que poderiam nos ajudar.
    Cleyton Queiroz da Silva MArcelândia-MT

    ResponderExcluir
  120. ATIVIDADE III

    Sem dúvida nenhuma que a escola precisa rever a sua função social. Já houve época em que a escola era considerada importante uma vez que atendia as necessidades da indústria. Os professores eram tratados como conhecedores dos saberes necessários para a sociedade. Hoje, no entanto, o que a escola ensina tem pouco significado na vida do aluno, se pensarmos nas necessidades demão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Os livros didáticos e o quadro e giz pouca contribuição traz para a sociedade atual. Os conteúdos dos livros devem servir como apoio para se chegar a um objetivo maior, e não para se resolver como um fim em si mesmo. O mercado de trabalho precisa de pessoas com saberes a atitudes mais dinâmicas. Cabe aqui então analisar então a escola, no sentido de não ser tanto lecionadora e mais organizadora. Ou seja, organizar os conhecimentos existentes e disponíveis nos meios de comunicação e tecnologias de informação e utilizá-los na escola.
    Neusa Maria de Fátima de oliveira – Marcelândia -MT.

    ResponderExcluir
  121. Atividade 3

    Após ouvir a Palestra do Professor Dr. Ladislau Dowbor sobre a Educação e Tecnologias, eu continuo pensando que é necessário uma articulação entre o conhecimento adquirido na escola e o conhecimento necessário no trabalho, ou que se é exigido para executar determinadas tarefas.
    Achei interessante você partir para buscar as informações a partir da pratica. Mas ainda acho que a escola pode ter um papel maior do que só organizar as informações que eu sentir necessidade de adquirir. A minha vida Universitária foi muito mais que isso, houve momentos de ampliar, refletir, questionar e até mesmo os contatos a riqueza das trocas que eu sinto saudades agora que estou longe do grupo, que tinham interesses muito parecidos.
    Eu entendo que o conhecimento significativo é aquele que vamos emprega-lo quando necessário desde as relações interpessoais e no trabalho.
    Entendo que as escolas devem mudar, devem buscar uma nova forma de organizar, transformar as informações em conhecimentos significativos.
    Eu não concordo que seja só tornar ou disponibilizar o acesso flexível do conhecimentos. Mas é importante redirecionar tanto o currículo, como também a forma de mediar as informações que são muitas e insisto busco uma forma de transformar as informações apreendidas em conhecimentos significativos. Mas as relações interpessoais a troca eu acredito ser necessária, principalmente quando estamos longe de muitas atividades que nos provocam para buscar conhecimentos.
    Magda Cristina Colombo Foppa - Marcelândia - MT

    ResponderExcluir
  122. ATIVIDADE 3


    Cursista:Sirlei de Souza André

    Cidade:Marcelândia MT

    Concordo plenamente com o Prof.Dr.Lasdislau Dowbor e acredito que a escola deveria ter mais interesse em capacitar os profissionais para o uso da tecnologia para que os mesmos possam passar o conhecimento para os educandos na pratica não somente usar livros sendo que temos materiais riquíssimos na internet só falta saber explorar mais, o governo teria que montar mais tele centros a maioria dos nossos alunos são carentes e não tem acesso a internet.

    ResponderExcluir
  123. Marisa
    A televisão ocupa espaço nos domicílios e a quantidade de programas vazios sem utilidades é evidente. Segundo o Prof. Ladslau é preciso que haja mudanças e que se aproveite de forma significativa e proveitosa esta ferramenta de comunicação que se tornou indispensável na vida dos seres humanos.
    O espaço do conhecimento está se ampliando cabendo as escolas e aos profissionais se adaptarem. Sendo necessário selecionar as informações e as metodologias aplicadas. Não importa a quantidade de informações as quais passamos aos nossos educando mais a qualidade atribuídas a elas. Por este motivo cabe aos profissionais estarem se reciclando e se qualificando.

    ResponderExcluir
  124. Professora: Silvia M. Sich�ski 31/07/2009

    De acordo com o V�deo do Professor LADISLAU DOWBOR
    Ele comenta, como utilizamos uma ferramenta t�o importante como a m�dia, est� apenas voltada para o consumismo e informa��es di�rias. Somos bombardeados de informa��es e n�o nos utilizamos de metodologias para nos organizarmos e registrarmos todo este conte�do.
    Precisamos obter informa��es em sala de conte�dos que solucionem problemas di�rios, compra e venda, o banco, juros, outros mais. Cursos r�pidos, atualizados e pr�ticos, que absorva a faixa et�ria do adolescente ao idoso.
    A escola esta voltada para conte�dos b�sicos e n�o desperta o interesse de seus alunos. Temos nas m�os os meios de comunica��o necessitamos buscar formas de nos utilizarmos desta m�dia.
    O professor est� em busca de solu��es para aprimorar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  125. MADALENA -E.E.MOTEIRO LOBATO - PEIXOTO DE AZEVEDO
    ATIVIDADE 3


    Segundo o Prof. Dr. Ladislau Dowbor “ [...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    Como mediadora do conhecimento concordo em partes com o exmo colega, já que a instituição educacional continua formando seus representantes da mesma forma com que fazia no século passado, no período de formação o educador não é preparado para usar a tecnologia, em contrapartida a criança manuseia computadores,celulares, games, enquanto o professor não tem tempo para aprender e aprofundar seus conhecimentos tecnológicos, acredito que se não houver uma mudança de objetivos o caminho que percorreremos para chegar a tão sonhada Escola ainda é longo.

    ResponderExcluir
  126. Atividade 3
    Concordo com a opinião do professor Laudislau, a escola deveria priorizar informações, pois no mundo da era contemporânea as informações são muitas pois o acesso a tecnologia facilita essa carga de informações exessivas que nem sempre favorecem o crescimento intelectual do individuo.
    Na minha opinião nós professores deveriamos alem de conhecimentos adquiridos pela humanidade e que são "ensinados" na escola poderiamos também preparar nossos alunos para filtrarem as informações, valorizando as que lhe dessem possibilidade de desenvolvimento intelectual, para interagir em sociedade, preparando-o para a vida, e nos seus diversos segmentos.
    Flavia Ortega.

    ResponderExcluir
  127. Janete F. Padilha
    Partindo das tendências constatadas em diversos paises, vislumbramos um conceito de educação que se abre rapidamente para um enfoque mais amplo. E diante do vídeos, em seus comentários a respeito das novas tecnologias, o professor Ladislau menciona que é imperativo que nós nos possamos nos interar a essa nova realidade. Ao trabalharmos em sala de aula, temos de ter a sensibilidade de discernir o que é importante ao nossos alunos naquele momento e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, afim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo.
    Janete F. Padilha – Peixoto de Azevedo/MT

    ResponderExcluir
  128. SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA.
    Concordo com o professor Ladislau quando diz que temos que passar poir uma reforma educacional, partindo das tendências observadas no mundo À nossa volta..Convivendo com nosso aluno, chegamos a observar suas dificuldades e seus anseios num mundo globalizado,e também ampliando sua maneira de ver e entender certas regras.
    SUELI MONTEIRO ALVES

    ResponderExcluir
  129. Pela entrevista que pude acompanhar, tive certeza que não podemos permanecer apenas entre quatro paredes na escola com o livro didático, pois a escola é um lugar de passar informações, já que as mesmas não param e a cada instante temos inúmeras informações. Muitas escolas só se preocupam com a quantidade de conteúdos passados e não com a qualidade do ensino. E muitos pais também têm essa preocupação, valorizando a quantidade de folhas escritas no caderno como um bom ensino. O ambiente do conhecimento esta se multiplicando, e a escola tem que ser mais articuladora e não repetir sempre as mesmas coisas.
    Escola Santa Rita do Norte
    Professora Diane Facchi
    Marcelândia-MT

    ResponderExcluir
  130. ATIVIDADE 3

    ENTREVISTA : EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    Concordo com o Dr. Ladislau Dowbor, que as escolas devem qualificar seus professores, para que esses possam inovar e ensinar diferenciadamente, não ficar somente seguindo a cartilha e o livro didático, que são necessários, mas não devemos usar somente eles, com este avanço da tecnologia nós professores temos que repensar os métodos e mudar as ferramentas de trabalho, afinal somos responsáveis pela formação do cidadão de amanhã, que estará exercendo diferentes funções em diversas áreas.
    O espaço do conhecimento esta se multiplicando e a escola tem que ser mais articuladora e não repetir sempre as mesmas coisas, se faz necessário que escola e tecnologia caminhem juntas e o professor como mediador.


    Nadir Padilha dos Santos
    E.E Monteiro Lobato
    Turma Márcia
    Peixoto de Azevedo MT

    ResponderExcluir
  131. Tambem concordo com o Dr.Ladislau Dowbor, porque nos ultimos anos houve uma grande inovação nas salas de aulas muitos professores estão realmentente preocupados com a melhoria na educação,mas temos que procurar cada vez mais mudar nossas metodologias. Para que nossos alunos não tornem apenas repitidores mas que busquem suas propias opiniões, esse é um desafio do professor que deve ser critico inovador e acompanhar as tecnologias da eeducação. Prof.Edilene Melo

    ResponderExcluir
  132. Concordo com o professor Ladislau Dowbor, a educação não pode apenas ficar nos livros devemos buscar alem deste recurso didático, unir o conhecimento cientifico do aluno a realidade em que ele está inserido. Assim, as aulas não podem ficar restritas apenas a saula de aula mas devemos buscar novas maneiras, prazerosas e eficazes de despertar o gosto pelo aprendizado caso contrário se formarão apenas bons carregadores de livros.

    ResponderExcluir
  133. Concordo com o professor Ladislau Dowbor, a educação não pode apenas ficar nos livros devemos buscar alem deste recurso didático, unir o conhecimento cientifico do aluno a realidade em que ele está inserido. Assim, as aulas não podem ficar restritas apenas a saula de aula mas devemos buscar novas maneiras, prazerosas e eficazes de despertar o gosto pelo aprendizado caso contrário se formarão apenas bons carregadores de livros.
    Professora alessandra

    ResponderExcluir
  134. MADALENA –
    E.E.MOTEIRO LOBATO –
    ATIVIDADE 3
    Segundo o Prof. Dr. Ladislau Dowbor “ [...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    Como mediadora do conhecimento concordo em partes com o exmo colega, já que a instituição educacional continua formando seus representantes da mesma forma com que fazia no século passado, no período de formação o educador não é preparado para usar a tecnologia, em contrapartida a criança manuseia computadores, celulares, games, enquanto o professor não tem tempo para aprender e aprofundar seus conhecimentos tecnológicos, acredito que se não houver uma mudança de objetivos o caminho que percorreremos para chegar a tão sonhada Escola ainda é longo.

    ResponderExcluir
  135. atividade 3

    de certa forma concordo com o professor entretanto acredito a organização perpassa sobre tudo com as normas da oposta pedagogica da instituição Behania

    ResponderExcluir
  136. bem como escrevi meu nome cruelmente errado estou pedindo desculpa aos nobres companheiros, mas infelizmente ou felizmente essa é uma praga da tecnologia principalmente quando você ainda não domina o teclado. Bethania

    ResponderExcluir
  137. A partir da fala do professor Ladislau, observa-se, realmente, na prática cotidiana escolar, a dissonância; um abismo entre o discurso e a prática, entre as declarações de intenções e as realizações. Vivemos um paradoxo!!!
    Rosemeire Solano

    ResponderExcluir
  138. É muito relevante quando o professor fala de reforma educacional, pois acredito que a maioria dos educadores estao se empenhando em fazer algo mais pela educação. Buscam trazer atividades e discussões que façam parte da realidade do aluno. Estão sendo ministratados cursos que ajudam o professor na utilização de recursos tecnológicos que servem para tornam as aulas cada vez mais prazerosas.
    Elizama Leite de Almeida Turma 1 Márcia
    Escola Kreen Akarore

    ResponderExcluir
  139. Atividade 3 - Turma 1 - Marcia Vacario
    Cursista: JUREMA STUMM
    Escola Kreen Akarore. Peixoto de Azevedo/ MT

    Segundo o professor Ladislau é necessário repensar a educação no sentido mais amplo, ele fala que a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento e articuladora dos diversos espaços do conhecimento.
    Eu concordo com ele, só que, para isso tem que ter mais capacitação para os profissionais, e assim preparando os alunos para um futuro melhor, com isso teria que ter mais aulas prática, como por exemplo, no campo e através da tecnologia que a escola dispõe.

    ResponderExcluir
  140. Concordo com todas essas questões levantas, mas acho que apenas uma mudança na concepção de educação e o uso de tecnologias e práticas escolares de forma somatória não é satisfatório para uma mudança na qualidade da educação. Creio que deveria se tornar obrigatório o uso dessas tecnologias e práticas, uma vez que, os alunos já têm na maioria um conhecimento prévio de determinados assuntos, pois a maioria da população tem a seu favor os meios de comunicação, ainda sim quando sabemos que o que lhe serão cobrados são suas práticas. Sabemos que um aluno é “treinado” para passar em um vestibular e não para conseguir sair de lá já preparado. Vejo que a falha na educação vem da base e se arrasta na pós e até nos mestrados.

    Concordo com todas essas questões levantas, mas acho que apenas uma mudança na concepção de educação e o uso de tecnologias e práticas escolares de forma somatória não é satisfatório para uma mudança na qualidade da educação. Creio que deveria se tornar obrigatório o uso dessas tecnologias e práticas, uma vez que, os alunos já têm na maioria um conhecimento prévio de determinados assuntos, pois a maioria da população tem a seu favor os meios de comunicação, ainda sim quando sabemos que o que lhe serão cobrados são suas práticas. Sabemos que um aluno é “treinado” para passar em um vestibular e não para conseguir sair de lá já preparado. Vejo que a falha na educação vem da base e se arrasta na pós e até nos mestrados.

    Vanda Donat

    ResponderExcluir
  141. Atividade 3 – Turma 1 – Orientador: Eduardo
    Cursista: Amanda Loesia
    Escola Garcia Garrido Fermino. Peixoto de Azevedo – MT.

    Acredito a fala de Dowbor caiu como uma luva,nos leva a pensar na prática pedagógica em que estamos inseridos, uma educação que fala de mudança e formar cidadãos críticos e preparados para a concorrência do mercado de trabalho, sem ter qualquer vivência com o mesmo. Sabemos que as informações nos cerca a toda hora vem como um tsunami, somos bombardeados e temos que filtrar tudo a aproveitar da melhor maneira possível, levando os educandos a refletir.
    Com isso, venho a refletir sobre a minha prática pedagógica como educadora – mediadora do conhecimento dos educandos, será que realmente estou formando alunos críticos e preparados para o século XXI.

    ResponderExcluir
  142. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  143. ADILSON ANTONIO

    Como educadores, é preciso planejar nosso trabalho e implementar o seu uso de melhor maneira possível para todos os nossos alunos. AA tecnologia deve ser entendida em um contexto, na educação, o contextos é a aprendizagem. Isso significa integrar a utilização da internet no currículo de um modo significativo e incorporá-las ás atuais pratica de sala de aula bem-sucedidas, como a educação baseada em resultados, a aprendizagem cooperativa, a aprendizagem ativa e os portifólios estudantis.

    ResponderExcluir
  144. Escola Estadual Monteiro Lobato
    Peixoto de Azevedo,Mt
    Marilene Ramos
    Turma : 1
    Márcia Vacaria
    Atividade: 03


    Concordo com o comentário de Ladislau, onde ele enfatiza que o espaço do conhecimento está aumentando e a escola continua sendo repetidora de cartilha, livro didático fragmentado deixando o aluno ser copiador , passivo e alienado.
    Sabemos que há essa necessidade de mudança no sistema educacional, e tem que iniciar com a capacitação dos educadores na nova tecnologia na educação para assim implantar um novo currículo, uma nova metodologia de ensino, não só ficar em teorias e sim intercalar teoria e pratica. Por tanto o papel da escola é formar cidadão critico, reflexivo, consciente do seu papel na sociedade. Deverá preparar esse educando para a vida profissional.

    ResponderExcluir
  145. EDNALVA COELHO
    Atividade 3
    A escola deve se utilizar mais de recursos tecnológicos e trabalhos psicológicos de relacionamento, para aproximar mais o aluno do professor e ambos da escola.
    Através disso vai gerar mais conhecimento tanto para o aluno como para o professor, melhorando assim, a escola o aprendizado e a educação.
    Chega de educação e escola simplesmente tradicional, estamos no seculo XXI, devemos utilizar os meios e recursos que temos e agregar a tecnologia para cativar e motivar os alunos, mesclar o tradicional com a tecnologia para que eles re-encontre a vontade de e aprender.
    A escola deve proporcionar atividades de interação educacional usando todos os meios disponíveis, incluindo o tecnológico, valorizando e aproveitando ao máximo cada um deles.

    ResponderExcluir
  146. Franciele
    Hoje a tecnologia, faz parte do dia a dia das pessoas
    ,principalmente dos mais jovens
    Hoje e fundamental,que todos nos professores ou não temos mesmo para facilitar o dia a dia das pessoas
    Por isso e muito importante que todos tenham conhecimento nas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  147. Atividade 3
    Silvia B. Gasques Fiabane – Marcelândia – MT
    Concordo com as palavras do profº. Ladislau, pois como docente vejo que a educação precisa passar por grandes mudanças atualmente ela esta perdida sem saber distinguir o certo e o errado, na tentativa de descartar o velho e pegar o novo ela se perdeu. A sociedade atual sofre diariamente grande mutações. E a escola esta preparada para acompanhar este grande avanço do mundo da tecnologia? Em pleno século XXI, se compararmos ontem com hoje o que mudou na sala de aula? O que a escola esta ensinando não esta de encontro com a realidade do aluno aquilo que ele precisa para viver neste mundo de competições e tecnologia.

    ResponderExcluir
  148. Atividade 3
    Silvia B. Gasques Fiabane – Marcelândia – MT
    Concordo com as palavras do profº. Ladislau, pois como docente vejo que a educação precisa passar por grandes mudanças atualmente ela esta perdida sem saber distinguir o certo e o errado, na tentativa de descartar o velho e pegar o novo ela se perdeu. A sociedade atual sofre diariamente grande mutações. E a escola esta preparada para acompanhar este grande avanço do mundo da tecnologia? Em pleno século XXI, se compararmos ontem com hoje o que mudou na sala de aula? O que a escola esta ensinando não esta de encontro com a realidade do aluno aquilo que ele precisa para viver neste mundo de competições e tecnologia.

    ResponderExcluir
  149. Ana Nita da Silveira - ATIVIDADE- 03

    Nas palavras do professor Ladislau, ele deixa claro que infelizmente muitas coisas evoluíram, mais a Educação ainda está em alguns pontos arcaíca, que os alunos estão muitas vezes desmotivados exatamente por viverem em um mundo onde as informações lhes são dadas de formas diferentes em curto tem e espaço, porém a Educação está deixando muito a desejar, livros e métodos ultrapassados, os professores estão sem saber como sair do tradicional sem se perderem,pois muitas vezes nem eles mesmos sabem onde estão errando e acertando,em sua forma de avaliar .O que podemos sentir é que cada dia que passa os “professores” estão saindo despreparados para enfrentar a realidade dos alunos, pesquisar o que realmente os alunos precisam e querem aprender para torná-los críticos e participarem da sociedade que está em constante transformação,que não são e não devem ser alienados.As Escolas devem estar mais preparadas para receber os alunos dito”normais”...

    ResponderExcluir
  150. Atividade 3
    Turma1Marcia
    Dieine Moreno Reina
    Acredito no que o professor Ladislau Dowbor, coloca que a educação deve ser menos lecionada e mais organizada e articulada de diversos aspectos, devido ainda estar sempre no processo do livro didático, ou dificultando o aperfeiçoamento de seus alunos entre escola e sociedade. A educação em si deve ser aprimorada o mais rápido, possível devido termos tanta tecnologia e exemplos cotidianos e não saber aproveitá-los como o professor, por exemplo: num planejamento aulas demonstrativas que buscam o entender o processo seletivo.

    ResponderExcluir
  151. Atividade 3
    Turma1Marcia
    Sueli Maria Ranzan Reina
    Acredito no que o professor diz que temos a necessidade de selecionar as informações, pois a “Cabeça tem que ser bem feita”, porque o plano de conhecimento de ensino tem que ser bem elaborado com diversos espaços onde professor e aluno se interagem com o campo de conhecimento projetado em seus meios.

    ResponderExcluir
  152. ATIVIDADE 2
    CARLOSUMBERTO DE SOUZA LOPES
    MARCELANDIA MT.

    NOS DIAS ATUAIS,A TECNOLOGIA FAZ PARTE DE NOSSO COTIDIANO, POR ISSO TEMOS QUE SABER USAR, COMO BENEFICIO, PARA ALUNO E SUA INTEGRAÇÃO NO M,EIOSOCIAL.

    ResponderExcluir
  153. ATIVIDADE 3
    CARLOS UMBERTO DE SOUZA LOPES
    MARCANDIA MT.
    O PROFESSOR LADISLAU FALA E NOS MOSTRA, QUE A TECNOLOGIA, TEM E DEVE SER NOSSA PARCEIRA TANTO NO CONHECIMENTO, QUANTO NAS DESCOBERTA.
    POREM NÃO PODEMOS ESQUECER DO PRINCIPIO QUE A EDUCAÇÃO TANTO NECESSITA, QUE É OCONHECIMENTO TECNOLOGICO, NO QUAL VEM SEMPRE COM NOVIDADES FUTURISTICAS, E ATRATIVA.

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  155. Atividade 03

    Concordo plenamente com o professor Ladislau Dowbor, a tecnologia tem e deve ser nossa parceria tanto no conhecimto, quanto na descoberta.

    Rafaela zarth Nova Guarita - MT

    ResponderExcluir
  156. Concordamos com o professor Ladislau Dawbor, pois vemos que a Educação precisa passar por algumas mudanças, ela não sabe distinguir o certo do errado, tentando acertar ela acabou se perdendo.
    A educação deve ser menos lecionada e mais organizada e articulada em diferentes aspectos. Não podemos nos ater somente ao livro didático, mais sim buscarmos outras maneiras de direcionarmos nossas aulas. A educação deve ser aprimorada o quanto antes, devido termos tantas tecnologias e não saber aproveitá-las.
    Escola Nhandu
    Novo Mundo
    Professoras:Elizineide, Nair e Deise

    ResponderExcluir
  157. ATIVIDADE 3

    Concordo plenamente, pois a escola é um local onde o aluno não deve apenas aprender a ler e escrever, mas sim aprender o que será importante para a sua vida, deve-se instigar o aluno a buscar conhecimento, não passar conteúdos os quais muitas vezes os alunos apenas decoram para tirar uma boa nota na prova. Muitas vezes trabalhos de pesquisas com temas associados as matérias vistas em sala de aula, trazem muito mais resultados na aprendizagem. Por isso, o aluo tem que aprender a buscar conhecimento e não existe ambiente melhor para tanto do que a escola.

    Alessandra Felisaki – Marcelândia-Mt.

    ResponderExcluir
  158. Cursista: ROSELI APARECIDA LOPES DOS SANTOS
    Município de Marcelândia
    Atividade 3
    Seguindo os pensamentos de Ladislau Dowbor, Será que no mundo em que vivemos de inúmeras informações e descobertas novas, estamos acompanhando a toda essa revolução, pois os meios de comunicação mudaram, não adianta apenas passar conteúdos para a vida prática do aluno, é preciso desenvolver e estimular os educandos a realidade. Acredita-se que com essas mudanças podemos estar de igual para igual, aluno e professor no processo de ensino e aprendizagem com o uso da tecnologia.

    ResponderExcluir
  159. Atividade 3
    E E Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante/ Marcelândia.
    Regiane Ap° Alves Monteiro Siqueira.
    Realmente a escola deve sim ser mais organizadora do conhecimento, e está na completa busca por este conhecimento, acredito que todos os profissionais da educação partem primeiro do conhecimento que o educando já traz consigo para só assim introduzir novos conhecimento, trazendo a realidade do aluno, e transformando no conhecimento que o tornará um cidadão crítico, capaz e com suas habilidades desenvolvidas. Não concordo com o professor Ladislau Dowbor quando diz que os professores não tem acesso as tecnologias, pois hoje em dia no mundo em que vivemos só não se atualiza quem não quer, principalmente nós professores que estamos em constantes capacitações e formações continuadas, todas na busca pelo aperfeiçoamento para melhorar a qualidade de ensino da comunidade.

    ResponderExcluir
  160. Atividade: 3
    Turma 1. Márcia
    Eliane Barros


    Se a tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, é preciso familiarizar-se com ela desde os métodos de ensino, a escola como um espaço mediador do conhecimento se faz necessário o uso da tecnologia, utilizando-a a serviço da aprendizagem. Ela permite o trabalho em grupo, fazendo com que possa trocar e buscar orientações, o que para Dowbor é necessário, pois para ele é preciso repensar a escola no sentido mais amplo, ou seja, é necessário que utilizamos de meios tecnológicos para expandir o conhecimento.

    ResponderExcluir
  161. Nair Vilalba diz:
    Concordo com o comentario de Ladislau Dowbor, pois hà muito que a educação esta falha em varios aspectos principalmente nas nossas escolas publicas de ensino.
    Como educadora, vejo hà necessidade de desenvolver com meus alunos, atividades que venham a sanar não so a curiosidade, mas a pratica em si, no uso da tecnologia, onde possamos dar subsidios a uma melhor educação, valorizando o crescimento das habilidades de cada aluno.

    ResponderExcluir
  162. Miguel Vilalba diz:
    Concordo com o comentario de Ladislau Dowbor, pois hà muito que a educação esta falha em varios aspectos principalmente nas nossas escolas publicas de ensino.
    Como educador, vejo hà necessidade de desenvolver com meus alunos, atividades que venham a sanar não so a curiosidade, mas a pratica em si, no uso da tecnologia, onde possamos dar subsidios a uma melhor educação, valorizando o crescimento das habilidades de cada aluno.

    ResponderExcluir
  163. Ati3
    EE. MONTEIRO LOBATO – P. DE AZEVEDO / MT
    JOSÉ ROBERTO: disse...
    Concordo com o Prof°: Ladislau Dowbor, porém para que haja essa mudança é necessário que as escolas qualifique seus profissionais e isso demanda tempo, atualmente são várias as oportunidades, portanto, já é possível perceber novas postura dos professores em sala isso tem facilitado o aprendizado dos alunos. Mesmo assim o nosso desafio continua, e com certeza iremos superar a nossa formação tradicionalista. E desta forma possamos inovar nossa atividade em sala não deixando de fazer uso do livro didático, mas usando como material de apoio em nossa atividade pedagógica.

    ResponderExcluir
  164. A escola é um espaço decisivo para o acesso às novas formas de conhecimento. E é o que nossos alunos prescisam de navegar pelas imagens e acessr a internete, rádio, celular, tv.etc. Isso faz com que eles, desenvolvem habilidades.Mas o professor deverá estar suficientemente preparado,pois as tecnologias é um suporte, uma ferramenta de apoio ao professor, para aperfeiçoar seu desempenho profissional e ampliar sua prática pedagógica. Porque ela já faz parte do viver cotidiano,mas é preciso familiarizar-se com ela,em todos os métodos de ensino e aprendizagem. Marlene ESCOL NHANDU

    ResponderExcluir
  165. Esc.Mun.Nhandú
    Prof.Valdemir
    Nossa Escola é um nucleo rural, nossa clientela é compoatana sua maioria de pequenos pecuaristas e predomina a atividade leiteira.Porem quando falamos em teoria e pratica ai mora uma dificuldade, nao conseguimos ver o ambiente dos alunos e aproximar a teoria para sua realidade. Realmente temos que nos reorganizar e articular o conhecimento sistematizado para ser visto como util pelos nossos alunos. Voltar a tecnologia para despertar a curiosidade e gerar conhecimento valorizando seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  166. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  167. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  168. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  169. Aumenta a cada dia a necessidade de conhecimento em todas as áreas de conhecimento, a escola precisa ser menos lecionadora e mais organizadora e articuladora do conhecimento, possibilitando ao indivíduo o processo de interação entre educação e trabalho, para que o mesmo possa integrar na sociedade de uma forma mais qualificada e satisfatória.

    Demozélia

    ResponderExcluir
  170. ATIVIDADE 03
    PROF. LUCIANA
    ALUNA: IDÊ
    COM CERTEZA CONCORDO COM Prof. Dr. Ladislau Dowbor, POIS AS ESCOLA ESTA ATRASADA E ESTA PASSANDO DA HORA DE ESTARMOS EM SINTONIA COM AS EVOLUÇÕES, DEIXAR DE SER LUGAR ONDE SE EDUCA E SIM ONDE SE MEDIA CONHECIMENTO COM TODAS AS TÉCNICAS POSSIVEIS, OS PROFESSORES TEM ANDAR NA FRENTE COM UMA LINGUAGEM COMPREENSIVEL COM OS AVANÇOS.

    ResponderExcluir
  171. ESCOLA NHANDU NOVO MUNDO
    EDGAR
    LUCIANA
    DEACORDO COM O PROFESSOR LADISLAU ACREDITO QUE A EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DEVE SER APRIMORADA O MAIS RAPIDO POSSIVEL EM RELAÇÃO AO PROFESSOR.
    A ESCOLA NÃO ESTA SENDO MAIS UM AMBIENTE AGRADAVEL AO ALUNO, POIS O MESMO SE ENCONTRA MAIS PREPARADO TECNOLOGICAMENTE QUE O PROFESSOR, ISSO FAZ COM QUE O ALUNO NÃO SINTA PRAZER PELA AULA TRADICIONAL.ISSO MOSTRA QUE DEVE HAVER UMA CAPACITAÇÃO O MAIS BREVE POSSIVEL AOS EDUCADORES FAZENDO COM QUE POSSA CORRESONDER A NECESSIDADE DOS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  172. Eu como professora iniciante concordo com o professor Ladislau Dawbor, que as escolas devem qualificar seus professores para que esses possam inovar seus conhecimentos e não ficar só seguindo os livros didáticos, claro que não devemos abandonar os livros, mas com o avanço da tecnologia que existe nos dia de hoje os professores tem que repensar em seus métodos e consiliar suas ferramentas de trabalho ou seja, livro didáticos mais tecnologia, é necessário que a escola e a tecnologia caminhem juntos e o professor como seu mediador. Dessa forma os nossos alunos serão os principais beneficiados no processo...
    Profª Adriana
    Escola Estadual Andre Antonio Maggi.
    Novo Mundo-MT

    ResponderExcluir
  173. Tâni: ATIVIDADE 3

    Nossa Escola dispõe de vários aparelhos tecnológicos, dentre eles, computadores com acesso à internet, data show, câmera digitar, filmadora digital, entre outros.
    Os profissionais desta entidade estão em constante utilização destes eletrônicos em sala de aula, e o que se pode observar, é que o aproveitamento dos alunos é muito maior quando feito dessa forma.
    Hoje em dia não podemos pensar simplesmente em lecionar, mas sim, em sermos artistas da educação, fazer da sala de aula um ambiente prazeroso, tornar nossas aulas atrativas e se for necessário sermos atores também, assim é que deve ser.
    Como posso chamar a atenção do meu aluno para a aula de matemática, que aparentemente é tão chata e sem atrativos? Devemos rever nossos conceitos de como lecionar e integrar as tecnologias no dia a dia de nossos alunos, mostrando com certeza de que a educação pode tornar-se muito melhor se evoluirmos com o mundo contemporâneo, e não ficarmos parados no tempo.

    ResponderExcluir
  174. SIMONE OCCAI – ATIVIDADE III
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES – MATUPÁ-MT

    Vale a pena descobrir as competências dos alunos que temos em cada classe, que contribuições podem dar ao nosso curso. Não vamos impor um projeto fechado de curso, mas um programa com as grandes diretrizes delineadas e onde vamos construindo caminhos de aprendizagem em cada etapa, estando atentos - professor e alunos - para avançar da forma mais rica possível em cada momento. É importante mostrar aos alunos o que vamos ganhar ao longo do semestre, por que vale a pena estarmos juntos. Procurar motivá-los para aprender, para avançar, para a importância da sua participação, para o processo de aula-pesquisa e para as tecnologias que iremos utilizar, entre elas a Internet. O professor pode criar uma página pessoal na Internet, como espaço virtual de encontro e divulgação, um lugar de referência para cada matéria e para cada aluno. Essa página pode ampliar o alcance do trabalho do professor, de divulgação de suas idéias e propostas, de contato com pessoas fora da universidade ou escola. Num primeiro momento a página pessoal é importante como referência virtual, como ponto de encontro permanente entre ele e os alunos. A página pode ser aberta a qualquer pessoa ou só para os alunos, dependerá de cada situação. O importante é que professor e alunos tenham um espaço, além do presencial, de encontro e visibilização virtual. Hoje começamos a ter acesso a programas que facilitam a criação de ambientes virtuais, que colocam alunos e professores juntos na Internet. Programas como o Eureka da PUC de Curitiba, o LearningSpace da Lotus-IBM, o WEBCT, o Aulanet da PUC do Rio de Janeiro, o FirstClass, o Blackboard e outros semelhantes permitem que o Professor disponibilize o seu curso, oriente as atividades dos alunos, e que estes criem suas páginas, participem de pesquisa em grupos, discutam assuntos em fóruns ou chats. O curso pode ser construído aos poucos, as interações ficam registradas, as entradas e saídas dos alunos monitoradas. O papel do professor se amplia significativamente. Do informador, que dita conteúdo, se transforma em orientador de aprendizagem, em gerenciador de pesquisa e comunicação, dentro e fora da sala de aula, de um processo que caminha para ser semi-presencial, aproveitando o melhor do que podemos fazer na sala de aula e no ambiente virtual. O professor, tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta, que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas ferramentas simples da Internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todos.

    ResponderExcluir
  175. Atividade: 3 (Daianne Cardoso) Laboratório de ciências da natureza

    Concordo plenamente com a opinião do Prof. Dr. Ladislau Dowbor,
    Muitas vezes são utilizados materiais antigos, porém utilizar esses livros é essencial mas acaba sendo muito repetitivo, a escola tem que ir além usando estratégias variadas para tornar as aulas interessantes, mas aos poucos a escola e a tecnologia vão caminhando juntas.

    ResponderExcluir
  176. Acredito que nós como educadores temos que não só desenvolver com os alunos, atividades que venha suprir suas curiosidades, mas usar a tecnologia como subsídios a uma melhor educação, valorização e crescimento nas habilidades de cada um.É importante que educadores , não só ensinem conteúdos do livros didáticos, mas conteúdos que vão ser necessários para a vida
    como pessoa, e profissional do educando.Muitos dos conteúdos ensinados hoje não vão lhe servir muito para sua vida profissional. Como educadores
    Precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, procurar se adequar à realidade e a necessidade dos educandos.

    Elizabete Alves dos Santos
    Marcelândia MT

    ResponderExcluir
  177. SE A TECNOLOGIA JA FAZ PARTE DO NOSSO COTIDIANO, E PRECISO FAMILIARIZAR-SE COM ELS DESDE OS METODOS DE ENSINO A ESCOLA COMO UM ESPAÇO MEDIADOR DO COHNECIMENTO SE FAZ NECESSARIO O USO DA TECNOLOGIA, UTILIZANDO-A A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM. ELA PERMITE O TRABALHO EM GRUPO, FAZENDO COM QUE POSSA TROCAR E BUSCAR ORIENTAÇOES O QUE PARA DOWBOR E NECESSARIO, POIS PARA ELE E PRECISO REPENSAR A ESCOLA NO SETIDO MAIS AMPLO. OU SEJA, E NECESSARIO QUE UTILIZAMOS DE MEIOS TECNOLOGICOS PARA AUXILIAR O CONHECIMENTO.
    EDIR
    ATIVIDADE 3

    ResponderExcluir
  178. Acredito que nós como educadores temos que não só desenvolver com os alunos, atividades que venha suprir suas curiosidades, mas usar a tecnologia como subsídios a uma melhor educação, valorização e crescimento nas habilidades de cada um.É importante que educadores , não só ensinem conteúdos do livros didáticos, mas conteúdos que vão ser necessários para a vida como pessoa, e profissional do educando.Muitos dos conteúdos ensinados hoje não vão lhe servir muito para sua vida profissional. Como educadores
    Precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, procurar se adequar à realidade e a necessidade dos educandos.

    ResponderExcluir
  179. Ativ3un1-NILSA COSTA
    Atividade 03
    Concordo plenamente com o comentário de Dowbor, L., 2001, quando afirma que é imprescindível repensar a escola e a educação no sentido mais amplo, ela deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento. Acredito que a escola é uma instituição mais tradicional que inovadora. A cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino focados no professor continuam predominando, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Tudo isto nos mostra que não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial. Existem professores que ainda resistem o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, pois utilizar as novas tecnologias exige esforço e dedicação, no entanto um esforço necessário, já que esses meios fazem parte da realidade atual, uma vez que os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está na moda e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.

    ResponderExcluir
  180. Unidade 1 Atividade 3
    Orientadora: Luciana O.Z. Rodrigues
    Cursista: Raquel C.Ortega Zanatta
    “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora deconhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
    (Dowbor, L., 2001)
    Concordo com Dr Dowbor, as escolas do novo milênio, deve estar voltada para o desenvolvimento humano e as exigências tecnológicas atuais, em seus diversos aspectos, ao mesmo tempo, que lhe aplicamos conhecimentos científico, necessitamos oferecer formas que venham desempenhar praticas, ou seja ter experiências, informações para que possam compreender que as informações obtidas tenham significados para que aja no educando a construção do conhecimento.
    A nova escola do milênio deve desenvolver um currículo voltado para aperfeiçoamento do educando, segundo as exigências atuais, onde deve se atender, as necessidade culturais, onde a arte, conhecimento e tecnologias se conectam, promovendo desenvolvimento, pensamentos e formação de conceitos.
    As escolas necessitam oferecer, de forma mais amplas os conhecimentos, articular-se de forma que o aluno esteja em contato com as novas evoluções da tecnologia da informação, e que ele aprenda a buscar informações, que desenvolva a praticidade de utilizar a tecnologia para desenvolver seus próprios conceitos.
    Cabe ressaltar que proporcionar aos alunos conhecerem o mundo tecnológico e avançado da sociedade em que se vive atualmente, é o caminho ideal para a eficácia para introduzi-los no mundo conectado, promovendo o despertar da curiosidade, o acesso ao intercambio de idéias e a cooperação mutua.

    ResponderExcluir
  181. E.E.E.B.ANDRÉ MAGGI - NOVO MUNDO - MT

    LUCIENE ASSIS BENINCÁ
    RUBENS CÁCIO BENINCÁ

    DOWBOR COLOCA SOBRE A NECESSIDADE DE DISPONIBILIDADE DESSAS NOVAS TECNOLOGIAS, ONDE A ESCOLA É PEÇA FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE BUSCA DO CONHECIMENTO, BUSCA PELA INFORMAÇÃO. ESTAMOS INCORPORANDO AS TICS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS JÁ EXISTENTES OU ELAS ESTÃO PROVOCANDO MUDANÇAS NESSAS PRÁTICAS, NAS METODOLOGIAS QUE UTILIZAMOS, NA FORMA COMO COMPREENDEMOS OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E,
    PORTANTO, NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE PROFESSOR E ALUNO, A PARTIR DE PROCESSOS DE INTERAÇÃO UTILIZANDO ESSES NOVOS MEIOS? É PRECISO SABER IDENTIFICAR QUAIS SÃO AS
    METODOLOGIAS QUE NOS PERMITEM TIRAR O MÁXIMO DE PROVEITO DAS TICS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO HUMANO, OU SEJA, ELAS PRECISAM PROPICIAR A CONSTITUIÇÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO NAS QUAIS AS DIFERENÇAS SEJAM RESPEITADAS E VALORIZADAS; OS CONHECIMENTOS SEJAM COMPARTILHADOS E
    CONSTRUÍDOS COOPERATIVAMENTE; A APRENDIZAGEM SEJA
    ENTENDIDA COMO UM PROCESSO ATIVO, CONSTRUTIVO, COLABORATIVO, COOPERATIVO E AUTO-REGULADOR.
    MAIS DO QUE SE ADAPTAR ÀS NOVAS TECNOLOGIAS, OS PROFESSORES DEVEM SER PROTAGONISTAS DESSA NOVA REALIDADE!

    ResponderExcluir
  182. ATIVIDADE 2
    NOME: MARCIA SALETE HARRES DOS SANTOS
    MUNICIPIO: MARCELÂNDIA
     Com todos esses avanços tecnológicos, não combina com as escolas o processo de uma educação lecionadora. Como o professor Ladislau Doubor diz que a necessidade de conhecimentos está aumentando e o volume de informações se tornou imenso. Por isso a escola deve acompanhar este crescimento de forma mais organizada, ela deve ter informações tecnológicas e a metodologia toda voltada neste processo de aprendizagem de forma que haja interação entre didática do educador com avanços que vem acontecendo.

    ResponderExcluir
  183. ATIVIDADE – 3
    NOME: LUZINETE DE MOURA COSTA
    MUNICIPIO: MARCELÂNDIA
     
    Concordo com o relato do Prof. Dr. Ladislau Dowbor, realmente, a educação vem sendo transmitida aos nossos alunos e, de um modo geral vem sendo baseada  em livros. A prática educativa vem ficando vaga. Portanto dentro das necessidades da educação hoje, é extremamente importante que haja uma  vasta  mudança em todos os campos em caráter significativo e urgente. A educação deve caminhar junto com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais amplo e, é preciso que a escola também saia junto nessa corrida. Sabemos que, a mudança tecnológica apenas cria novos espaços de possibilidades a serem explorados. Então devemos saber que os conteúdos e as aprendizagens são orientações expressas pela atual forma educativa, onde surge uma preocupação pela adequação à realidade inserida. A escola tem que acordar e começar a trilhar em um caminho entre a teoria e a prática e o ensino globalizado.

    ResponderExcluir
  184. Atividade
    Nome: Angela Maria = Cidade: Marcelandia
    A aprendizagem da Informática Educacional através das novas tecnologias que se fazem presente cada vez mais em nosso mais em nosso cotidiano, o estudo do planejamento desenvolvimento tecnológicos informacionais e comunicacionais na educação; conhecimento e uso dos aplicativos educacionais para os anos iniciais do Ensino, bem como técnicas de avaliação dos mesmos, estudos dos meios de comunicação audiovisuais mais utilizados na educação como recursos didáticos.

    ResponderExcluir
  185. Como a tecnologia está presente no nosso dia a dia, temos a obrigação de nos atualizar. Devemos repensar nossa maneira de ensinar, de forma que façamos uso da tecnologia na sala de aula como ferramenta de base para o ensino-aprendizagem.

    Josiane, Delciane e Luceleida.
    Novo Mundo

    ResponderExcluir
  186. ATIVIDADE 03
    O professor Dr.Ladislau Dowbor está coberto de razão quando diz que temos que fazer das tecnologias existentes hoje uma aliada da nossa prática pedagógica, que anda um tanto ultrapassada em relação as rápidas transformações que vem ocorrendo em nossa sociedade ultimamente. Para melhorar esse quadro e assim tornar a educação mais atrativa e significativa temos que adequar as informações trazidas pelo livro didático e outros recursos pedagógicos as tecnologias que temos ao nosso dispor.E para fazer uso correto dessas tecnologias na educação, precisamos conhecê-las e saber utilizá-las corretamente.E é através de formações como esta (TIC) que teremos condições de nos capacitar e fazer estas adequações da melhor maneira possível.

    Sileide-Escola Inovação-Novo Mundo

    ResponderExcluir
  187. Professora: Brígida Couto
    Escola Estadual Cecília Meireles
    É necessário que a escola seja realmente organizadora e articuladora dos diversos espaços do conhecimento dos alunos, que ela esteja ligada com a realidade do educando buscando auxilia-lo no seu desenvolvimento como sujeito de uma sociedade, que a escola não esteja somente ligada a conteúdos prontos a serem passados ao aluno, ligados a livros didáticos, mas que se faça uso das diversas mudanças e acontecimentos da sociedade para que o conhecimento seja passado e seja realmente significativo na vida deste ser.

    ResponderExcluir
  188. Genilva Cecilia meireles


    Concordo plenamente com Ladislau Dowbor, que as escolas

    devem qualificar seus professores, para que esses possam inovar e ensinar diferenciadamente, não ficar somente seguindo a cartilha o livro didático é necessário mas não devemos usar somente ele com este avanço da tecnologia o professor tem que repensar os seus métodos e mudar suas ferramentas de trabalho.
    O espaço do conhecimento esta se multiplicando,e a escola tem que ser mais articuladora e não repetir sempre as mesmas coisas

    ResponderExcluir
  189. TURMA "1"Emerson
    Sou A professora Lucimar, trabalho na Escola Estadual Cecilia Meireles. Tudo a que Ladislau Dowbor diz é muito relativo, pois o mundo que vivemos hoje está um tanto desestruturado, as familias não são como antigamente, que impunha limites em seus filhos e estes os respeitavam, hoje a realidade é outra, onde o professor deve ser professor,educador, psicólogo, entre outros...
    E as mudanças estão chegando e acontecendo de forma emergencial, onde às vezes nem o professor está preparado para as novas tecnologias e as escolas com dificuldade de mudar sua estrutura curricular para ser uma organizadora de conhecimentos.
    Creio também que para as escolas hoje é fundamental uma mudança, onde os alunos possam interagir com o novo, obtendo espaços para pesquisas, fazendo uso das ferramentas que a escola oferece,procurando se inserir com as inovações emergenciais existentes, caminhando junto com o desenvolvimento, e colocando em prática as mudanças da educação,e o uso da tecnologia, sem contar que as vezes o aluno chega ao laboratorio da escola bem mais atualizado que o proprio professor, porém não deixando de lado os livros didáticos, pois são suportes de suma importância para o professor se usados adequadamente, voltados para a realidade do aluno.

    ResponderExcluir
  190. ATIVIDADE 3.Professora Marilei
    Escola Estadual Cecília Meireles.
    Pela entrevista que pude acompanhar, tive mais uma vez a certeza que a educação não pode e nem deve permanecer apenas entre as quatro paredes da escola, e sim ir muito além e para isso é necessário que os pais também participem da vida escolar de seus filhos que vezes deixa a desejar.Mas também precisamos fazer o uso dos livros didáticos pois tem conteúdos que os alunos só tem a oportunidade de aprender na escola e o professor deve passar isso a eles da melhor maneira possível, usando estratégias variadas para tornar as aulas interessantes para os alunos.

    ResponderExcluir
  191. Profª Sirlene
    Concordo com o relato do prof. Dr. Ladislau Dowbor. Porque nossos alunos tem saido da escola sem preparo para o mercado de trabalho, acredito que a mudança só ocorrerá quando os cursos formadores de profissionais da educação mudarem, pois nos preocupamos muito com os conteúdos já existentes nos livros didáticos e trabalhamos a fim de cumpri-los .
    Bernadete. Escola Inovação Novo Mundo

    ResponderExcluir
  192. ATIVIDADE 3
    Turma Luciana
    Profª Tânia

    A cada instante nos é dada informações diferentes e muitas vezes não sabemos selecioná-las. A tecnologia é o meio segundo o Dr. Dowbor de levar estas informações, transformações e conhecimentos para que os alunos sejam independentes e possam enfrentar os desafios futuros, principalmente em suas profissões. Cabe à escola este papel de proporcionar estes conhecimentos não só através dos livros, mas usando a tecnologia para inovar e acompanhar as transformações que aí estão, e o ensino deve possibilitar ao aluno está percepção crítica, pois ela está presente em todas as áreas e a escola não pode se distanciar desta realidade.

    ResponderExcluir
  193. ANA PAULA ALVES SOUZA
    ATIVIDADE - 3

    ACREDITO QUE PARA SE TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE HOJE E PRECISO REPENSAR MUITO BEM TUDO QUE BUSCAMOS PASSAR DE CONHECIMENTO PARA NOSSOS ALUNOS E CONCORDO COM O DEPOIMENTO DO PROFESSOR QUE A TECNOLOGIA TEM E DEVE SER NOSSA PARCEIRA TANTO NO CONHECIMENTO, QUANTO NA DESCOBERTA E DEVE SER BEM UTILIZADA POR NOS E NOSSOS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  194. Cristiane Vitorino Sorgato
    Escola Renascer
    Atividade 03

    Concordo, que as escolas devem qualificar seus professores, para que esses possam inovar e ensinar diferenciadamente, não ficar somente seguindo o didático é necessário mas, não devemos usar somente ele com este avanço da tecnologia o professor tem que repensar os seus métodos e mudar suas ferramentas de trabalho.
    O espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola tem que ser mais articuladora e não ficar repetir sempre as mesmas coisas. Se faz necessário que escola e tecnologia caminhem juntas e o professor como seu mediador, afinal é nesse meio e a partir desses conhecimentos que cresce e se desenvolve o aluno que recebemos em nossa sala de aula.

    ResponderExcluir
  195. COMCORDO COM O PROFESSOR LADISLAU, COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA E ACESSO A INFORMATICA.VEM A NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DE DIVERSAS AREAS DE CONHECIMENTOS.a ESCOLA TEM QUE SER ARTICULADORA E NÃO FICAR SOMENTE NA TEORIA E SIM TAMBÉM REPENSAR NA PRATICA 28/08/09 OZELINDA NEUZA.

    ResponderExcluir
  196. TurmaKarine
    Concordo plenamente com o que o prof. disse, nós professores passamos por isso de não ser preparados tecnológicamente para hoje exercer nossas funções com o conhecimento adequado e isso dificulta muito o nosso trabalho, por esse motivo temos de preparar melhor nossos jovens para que eles não sofram no futuro.Prof Maria Cecília

    ResponderExcluir
  197. De acordo com o livro "Tecnologia na Educação", Dowbor descreve que é o papel da escola fazer com que a tecnologia seja uma fonte humanizadora, quando verifica as catástrofes infernizantes desenhadas a partir do aperfeiçoamento no "fazer guerra" em pleno século XX.
    Se faz necessário que a tecnologia aproxime mais o homem da sua própria história feliz, ou temos que viver o paradigma da existencia atualizante onde pequeno número controlan grande quantidade e grande quantidade nao tem nem acesso ao remédios para controlar a fegre de uma dengue....

    ResponderExcluir
  198. Concondo com o professor porque através da entrevista pude perceber que deve realmente haver uma preparação por parte dos educadores para que os alunos possam enfrentar os desafios, todavia eles precisa estar em contatos com as novas tecnologias, para que os mesmo se sentem estimulados.
    Nosso país precisa de pessoas alfabetizados, pois os alunos saem das escolas sem preparo nenhum para a vida.
    Andréia da Silva Lima.

    ResponderExcluir
  199. LUCIANO

    A colocação do prof. de que há necessidade de novos conhecimentos em todas as áreas, porém muitos professores não tem acesso a eles, dificultando a realização de uma prática pedagógica inovadora. O ideal, como cita o prof. é que na escola se aprendesse a ter acesso a informações, ser capaz de organizá-las e saber selecionar as que são significativas.
    A informatização está chegando nas escolas, os cursos são oferecidos, mas falta que o professor tenha a consciência que sua prática pedagógica está ficando ultrapassada, que tenha boa vontade e aproveite essas oportunidades para obter novos conhecimentos.É claro que obter novos conhecimentos é algo pessoal, não podemos obrigar os colegas a procurá-los, mas podemos sim, através de uma prática inovadora, buscar motivá-los para a busca do novo.


    Luciano

    ResponderExcluir