Objetivos do Curso:

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Módulo 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade 8


Divulgando a pesquisa

Os resultados e a análise das pesquisas sobre “trabalho por projetos”
deverão ser divulgados entre os participantes da turma.
1.Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa
usando o BrOffice.org Impress (2 a 3 slides).
2.Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação
no encontro presencial.

153 comentários:

  1. TURMA: ROSILEICA
    ATIVIDADE: 8
    SELMA MARIA SILVERIO DA SILVA
    ESCOLA MUNICIPAL JANE PEREIRA LOPES
    Utilizar a tic no ambiente escolar significa estar em contato com o mundo tecnológico, levando o aluno a relacionar-se com tecnologias que a cada dia esta mais presentes em nossas vidas.
    A escola em que trabalho utiliza meios tecnológicos, como computadores, data show, DVD, TV, entre outros recursos.
    Através destes recursos podemos levar o aluno a adquirir conhecimentos com atividades diversificadas relacionadas ao conteúdo trabalhado em sala no laboratório de informática, levando o aluno a relacionar-se com o conteúdo de forma prazerosa, conciliando habilidades, criatividade,e conhecimento do novo.

    ResponderExcluir
  2. ATIVIDADE: 8
    TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA TARTARI ESCOLA JANE PEREIRA LOPES
    Utilizar as TIC na prática pedagógica nas escolas é uma maneira inovadora de dar asas a um novo saber, as novas tecnologias estão ai para ficar, e, cabe a nos professores nos modernizar cada vez mais, as tecnologias já estão sendo implantada em todas as escolas, é com esses instrumentos modernos que torna as aulas mais atrativas, pois com esses instrumentos em mãos nossos alunos dão asas a imaginação usando de todas as suas criatividade de maneira muito mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Este projeto foi maravilhoso as idéias para se trabalhar com o tema primavera.Foi feito desfile da garota primavera, listão com nomes de flores, pintura facial de flores, borboletas, joaninhas e tudo que envolve a primavera.Foi montado um jardim na escola onde os alunos eram os jardineiros e com isso estavam envolvidos com a natureza aprendendo como é lindo o mundo onde vivemos posteriormente também é uma das dicas que ofereço a todos.Turma-Rosileica-atividade-8-Rosemari B. Dallelaste.

    ResponderExcluir
  4. Prof. Marilene S. Henning

    Boa tarde pessoal

    Tenho lido os comentarios de vcs, estou gostando muito, aprendendo e com vontade de fazer muita coisa.... valeu, abraços a todos vcs.

    ResponderExcluir
  5. IRMAS SIMAS

    Achei muito proveitoso esse espaço para os projetos pois ajuda muito!!
    Espero que minhas colegas aprovem o meu que esta focado nos pequeninos onde trabalharei cores e formas!!!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  6. os projeto sao maravilhoso as idéias para se trabalhar com o tema primavera entre outro s.e para se realizar na escola todos os anos, com as crianças, onde a socializaçao em grupo e muito importante para o meu escola.utilizando desfile, listão com nomes de flores, pintura facial de flores, borboletas, joaninhas e tudo que envolve a primavera e outro s trabalhos desenvolvidos na escola como a participação do ensino medio na aprendizagem dos aluno s do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  7. Turma 1
    Comentário da ATIVIDADE 8
    Irene Cataneo

    Trabalhei o Projeto ECA em outra Escola, foi um sucesso, os alunos passaram a ter compromisso com os estudos e que fazem parte importante da sociedade, tornaram-se mais responsaveis.

    ResponderExcluir
  8. SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA
    Trabalhando o Projeto em Relações de Pitágoras ou pitagóricas com os alunos do 9º Ano, no desenvolvimento com figuras geométricas em madeira, tinta e linha e com o auxílio da tecnologia, podemos perceber o desenvolvimento deste projeto, vindo a fortalecer o conhecimento dos alunos.Trabalhar com projetos desenvlve o raciocínio lógico do educando.O Projeto " A união faz a força" sobre o Dia das mães foi um sucesso.
    SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA

    ResponderExcluir
  9. TURMA 1 Marcia
    Atividade 8
    Prof.ª Neusa Aparecida Semensate Silva
    Escola Estadual Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo.

    Com esse espaço para os projetos é muito proveitoso pois nos ajudou muito.
    Espero que com esse projeto possa ajudar os meus alunos a compreender melhor as formas geométricas. eles mesmo serão responsáveis por confeccioná-las, colocando em prática o projeto desenvolvido pela professora.

    ResponderExcluir
  10. Janete Ferreira Padilha
    Escola Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo/MT

    Após ter executado o projeto de Educação Ambiental com produção de textos sobre os temas abordados em sala, tivemos a surpresa de ter textos excelentes. Os quais ficaram expostos no mural da escola para compartilhar com a comunidade escolar. A sala recebeu muitos elogios por parte dos professores.
    Janete Ferreira Padilha

    ResponderExcluir
  11. Este projeto para mim foi de suma importancia no meu fazer pedagógico de ensinar ler e escrever através da musica e criança desperta mais interesse pela leitura.

    ResponderExcluir
  12. Atividade 8
    Este projeto para mim foi de suma importancia no meu fazer pedagógico de ensinar ler e escrever através da musica e criança desperta mais interesse pela leitura.

    Turma da Marcia

    Terezinha de Jesus

    ResponderExcluir
  13. Escola Estadual Kreen Akarore
    Profº Renato Ferreira Alves
    Projeto Matematica: Educação Interdisciplinar

    Tema:Festa dos Estados

    Objetivo Geral:

    *Mostrar as utilidades da matemnatica no desenvolvimento das demais area do conhecimento

    Objetivos específicos:

    *Desenvolver habilidades de pesquisa, levantamento de dados tabulação dos mesmos, montar graficos,a leitura destes,interpretação e organização e a sistematização do trabalho;
    *Conhecer de maneira diferente o seu pais, bem como o seu próprio Estado;
    *Entender as adversidades culturais do nosso pais para assim aprender a respeitá-las;
    *Observar a importancia da matematica em todos os trabalhos que se faça.

    Materiais necessários
    *Reguas
    *Cartolinas
    *Pincéis
    *Tintas
    *Gêneros alimentícios(Comidas típicas)
    *Tecidos
    *Isopor
    *Papel laminado
    *Papel cartão
    Entre outros que surgirem no decorrer dos trabalhos.

    Metodologia:

    *Cada área ficará responsável pela pesquisa e elaboração dos dados referente a seu Estado.
    *Todas as séries ficaram responsáveis por respectivos Estados.

    Distribuição das atividades:
    *História: Pesquisa sobre o processo histórico do Estado
    *Geografia:Dados geográficos(Localização, relevo,hidrografia,população etc.) sobre o Estado
    *Matemática:Tabular os dados encontrados em forma de gráficos.
    *Português:Produção de textos,grafia correta dos cartazes.
    *Ciências:Pesquisa sobre o lado natural, pontos turísticos fauna e flora do determinado Estado.
    *Artes:Comidas típicas, danças, tradições locais,roupas tradicionais...
    *Religião:Os padroeiros religiosos, religiões predominantes...
    *Inglês:Os dialetos regionais
    *Filosofia e Sociologia:Auxiliaram as demais áreas.
    Depois de toda pesquisa realizada cada sala irá confeccionar e organizar os dados para a data do evento. Ficando ainda um professor responsável por cada sala com o referente Estado.

    Avaliação
    Os alunos serão avaliados no decorrer de todo o processo considerando total participação dos mesmos, além da apresentação dos resultados ao publico que estará presente no dia do evento.

    Cronograma:

    Atividades:
    Serão nos meses:Agosto Setembro Outubro Novembro
    Com:
    *Pesquisas;
    *Organização dos dados coletados e tabulados;
    *Analise dos dados;
    *Confecção dos matérias necessários para a exposição;
    Realização da Festa para exposição do trabalho

    ResponderExcluir
  14. Maria do Socorro Silva Brasil
    Turma 1
    Atividade 8
    Peixoto de Azevedo - MT
    “Divulgando a Pesquisa”

    O trabalho com o projeto de Conscientização Ambiental Escolar, bem como a estruturas da escola, é um projeto no qual procurei trabalhar de forma a conscientizá-los a preservar o ambiente escolar, a cuidar dos bens adquiridos. Através desse projeto, espero que os alunos, adquiram esse hábito de respeito pelo patrimônio público. Observei o interesse dos mesmos pelos trabalhos confeccionados, no qual foram expostas a comunidade escolar, O principal objetivo das palestras é promover uma verdadeira mudança de comportamento de respeito a escola.

    ResponderExcluir
  15. Escola Estadual Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo MT
    profº Renato Ferreira Alves

    Para mim foi de suma importancia o desenvolvimento deste projeto, pois alcancei meus objetivos. Vi que meus alunos compreenderam o envolvimento da matematica em tudo aquilo que se faça, alem de conhecerm um pouco mais o estado em que vivem. Observaram tambem o quão é importante se fazer uma pesquisa. Foi um trabalhos muito prazeroso, tanto para nós, educadores, como para os educandos

    ResponderExcluir
  16. Escola Estadual Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo MT
    Profª Yvana Maria Vieira

    O desenvolvimento deste projeto foi muito gratificante para minha carreira proficional, pois pude perceber que meus alunos tomaram gosto pela leitura, passarm a frequentar com mais assiduidade a biblioteca da escola, o que me deixou muito feliz. Este gênero literario, por sua linguagem de facil entendimento, tem o poder de envolver mais os alunos em seus temas e o fazê-lo compreender. O conceito moral que ele tras, rende muitos debates na sala, fazendo os alunos a expressarem seus sentimentos e perderem a vergonha de falar em publico. Enfim é um gênero que eu recomendo.

    ResponderExcluir
  17. Turma 1
    Mediadora: Prof. Márcia Vacário
    Prof. Josemar Monteiro de Oliveira
    Atividade 8
    Área de Conhecimento: Linguagem/coerência
    Escola Estadual Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo – MT

    Percebe-se o empenho e a motivação de todos os participantes e seus respectivos trabalhos. Certamente que todos os projetos, postos em prática, levarão a resultados positivos e sumamente proveitosos.
    Creio que os projetos sustentados por uma referência teórica, embasada bibliograficamente, apontará para um enquadramento mais acadêmico e suas contribuições atingirão melhores resultados.
    Também acredito que, em se tratando de projeto, não basta apenas boa vontade e belas palavras. É preciso, repito, um referencial teórico bem definido para que se saiba - no mínimo - de onde partir e onde se quer chegar.

    ResponderExcluir
  18. ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    PEIXOTO DE AZEVEDO- MT.
    TURMA- MARCIA
    JANDIRA FERREIRA DO NASCIMENTO

    O PROJETO GEOMETRIA NA ARTE FOI DESENVOLVIDO NO ANO DE 2008; NESTA ESCOLA, COM AS SÉRIES INICIAIS E FOI DE GRANDA VALIA, POIS A GEOMETRIA E A ARTE ESTÃO PRESENTE NO COTIDIANO DOS NOSSOS ALUNOS. COM ESTE TRABALHO OBSERVAMOS O DESNVOLVIMENTO NA APRENDIZAGEM E O INTERESSE PELAS AULAS, A PARTICIPAÇÃO, E A INTERAÇÃO ENTRE OS COLEGAS NA SALA DE AULA.

    ResponderExcluir
  19. O projeto sobre gêneros discursivos, foi muito proveitoso pois os alunos começaram a perceber a importancia de conhecermos mais sobre os generos, com isso, se interessaram mais sobre os diversos textos que são apresentados em sala ou aqueles que estao em seu cotidiano.
    Elizama Leite Almeida
    Turma 1 Márcia
    Escola Kreen Akarore

    ResponderExcluir
  20. Questão 8 - Turma 1 - Marcia Vacario
    Cursista: Shelma de Moraes
    Escola Kreen Akarore - Peixoto de Azevedo/MT

    O projeto foi muito proveitoso através do mesmo os alunos assimilaram de forma satisfatória e demonstraram curiosidade em relação ao tema. Durante a execução do projeto os alunos demostraram interesse, participaram dando suas opiniões.

    ResponderExcluir
  21. Turma 1 Marcia
    E.E. Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo - MT
    Cícero júnior
    De modo geral, os alunos conseguiram compreender a proposta da atividade apresentada e se mostraram motivados a colocá-la em prática. Percebemos que alguns alunos na turma ainda não dominam o uso do computador e portanto não tinham noção do tema tratado.
    No momento de estabelecer hiperlinks, os alunos demonstraram dificuldades, porém ao explicar o procedimento, logo assimilaram o processo e a atividade está fluindo sem grandes problemas.
    Ao pesquisarem atividades culturais da comunidade, os alunos se surpreenderam com notícias que para eles eram novidades.
    Os alunos com maior domínio sobre a máquina ficam mais eufóricos para concluir a atividade e os demais participam oferecendo sugestões. Enquanto uns vão rascunhando suas propostas, outros pesquisam na internet e postam no blog.
    Há momento em que as equipes se dispersam com outros assuntos na internet e precisamos fazer intervenções.
    Em alguns momentos houve queda da conexão e os alunos ficaram inquietos.
    Percebemos que ao se envolver em projetos como esse, o aluno torna-se mais responsável, sujeito ativo na construção do conhecimento. Ao pesquisar, estabelecer relações, sintetizar, descortina novas possibilidades frente ao aprendizado anterior.
    Nós,enquanto dinamizadores desse processo, também estamos construindo um novo conhecimento.
    A atividade ainda está em fase de construção.

    ResponderExcluir
  22. Atividade 8 - Turma 1 - Marcia Vacario
    Cursista: Jurema Stumm
    Escola Kreen Akarore. Peixoto de Azevedo MT

    Eu no ensino fundamental e médio estudei uso da pontuação através de regras gramaticais e hoje trabalhando com textos, a minha vida é ensinando e aprendendo sempre.

    ResponderExcluir
  23. Atividade 8 - Turma 1 - Marcia Vacario
    Cursista: CRISTIANE ROJAS CESPEDES.
    Escola Kreen Akarore - Peixoto de Azevedo MT

    O uso de projeto baseado na interdisciplinariedade e utilizando as sequências didáticas é um meio eficaz de ensino pois conduz o aluno a aquisição do conhecimento de maneira efetiva. Para educandos das séries iniciais a pesquisa do conteúdo na internet e a socialização do projeto com teatro de fantoche despertou interesse e senso de responsabilidade social, fundamental para a formação do cidadão crítico e participativo.

    ResponderExcluir
  24. COMENTÁRIO DA ATIVIDADE:8
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO.

    DÉBORA DE CASTRO.


    FOI UM TRABALHO MUITO PRAZEROSO,TANTO PARA NÓS,EDUCADORES,COMO PARA OS EDUCANDO.
    ATRAVÉS DESTE PROJETO,ESPERAMOS QUE OS ALUNOS,TENHA UMA VERDADEIRA MUDANÇA E QUE TAMBÉM CONTRIBUA NA FORMAÇÃO DE CIDADÕES CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS.

    ResponderExcluir
  25. O uso de projetos faz com que os alunos tenham maior participação e consigam fazer relação e importância dos conteúdos ministrados.
    • Os alunos e a comunidade envolvidos foram beneficiados com um ambiente mais saudável e que adquiriram consciência e sensibilidade para a manutenção do meio onde vivem.
    • Os alunos desenvolveram senso crítico e entenderam a necessidade de preservar o meio onde vivem.
    • Facilitou a limpeza da Escola e a manteve o máximo de tempo limpa.
    • Os alunos puderam construir uma nova concepção de educação incluindo de uma forma interdisciplinar a educação ambiental.
    • Gerou economia nas casas dos alunos. Aos que realmente passaram a adotar essas práticas.
    • Gerou economia para a escola em materiais de limpeza e que essa economia foi aproveitada nas melhorias da escola.

    Walquiria H. T. Guedes

    ResponderExcluir
  26. O uso de projetos faz com que os alunos tenham maior participação e consigam fazer relação e importância dos conteúdos ministrados.
    • Os alunos e a comunidade envolvidos foram beneficiados com um ambiente mais saudável e que adquiriram consciência e sensibilidade para a manutenção do meio onde vivem.
    • Os alunos desenvolveram senso crítico e entenderam a necessidade de preservar o meio onde vivem.
    • Facilitou a limpeza da Escola e a manteve o máximo de tempo limpa.
    • Os alunos puderam construir uma nova concepção de educação incluindo de uma forma interdisciplinar a educação ambiental.
    • Gerou economia nas casas dos alunos. Aos que realmente passaram a adotar essas práticas.
    • Gerou economia para a escola em materiais de limpeza e que essa economia foi aproveitada nas melhorias da escola.

    Vanda Donat

    ResponderExcluir
  27. Atividade 8
    Turma 1 – Orientador: Eduardo
    Cursista: Amanda Loesia
    Escola Garcia Garrido Fermino. Peixoto de Azevedo – MT

    O projeto realizado na disciplina de matemática com ampla abordagem para as demais disciplinas usando a interdisciplinariedade das matérias. Os educanddos puderam vivenciar a sua realidade, indo ao supermercado.Foi utilizado a tecnologia da informática e seus diferentes programas como PowerPoint, Paint, Word e Internet para criação de folhetos e tabela de preços.

    ResponderExcluir
  28. COMENTÁRIO DA ATIVIDADE:8
    ATIVIDADE:8
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO
    ANA IZOLINA
    PEIXOTO DE AZEVEDO



    PARA MIM É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA TRABALHAR COM PROJETO, POIS POSSIBILITA NO DESENVOLVER DAS HABILIDADES, LEVANTAMENTOS DE DADOS E OUTROS. ENTENDER AS DIFICULDADES DO ALUNO NUM TODO, E PODER AJUDÁ-LO NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO,FACILITANDO ASSIM UM MELHOR ENTENDIMENTO DENTRO DE UM CONTEXTO.

    ResponderExcluir
  29. ATIVIDADE 08
    TURMA ROSILEICA
    ELIANE LIMA E SOUZA
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES

    EU, PRTICULARMENTE GOSTO MUITO DE TRABALHAR OM PROJETOS, E OTEMA QUE ESCOLHI FOU A BOA SAUDE, PUDE NESSE MESMO PROJETO ENGLOBAR OUTROS CONTEUDOS, PORTANTO QUANDO SE TRABALHA COM PROJETOS, PODEMOS ATRAVES DELE RELACIONAR TODAS AS DISCIPLINAS, E, OSA ALUNOS BUSCAO PESQUISAR MUITO MAIS, SABEMOS QUE O USO DA INTERNETE EM QUALQUER TRABALHO QUE VAMOS DESENVOLVER É MUITO IMPORTANTE, SEM O USO DA INTERNETE O TRABALHO Á PESQUISAR TORNA-SE CANSATIVO E POUCO INTERESSANTE.

    ResponderExcluir
  30. Atividade: 8
    Turma 2 Márcia
    E.E.Monteiro Lobato
    MADALENA


    Foi uma atividade muito prazerosa, realmente foi um prazer ver os alunos desenvolvendo as habilidades com tanta precisão e dedicação, e pricipalmente de uma forma tão dinâmica e descontraída, os objetivos foram alcançados em um clima de muita alegria e descontração

    ResponderExcluir
  31. Atividade: 8
    Turma 2 Márcia
    E.E. Monteiro Lobato
    ERMITA


    Percebemos que a organização por projetos possibilita aos docentes uma organização didática pedagógica, também analisar e redirecionar estratégias de ensino e aprendizagem, já que o trabalho contempla todas as áreas do conhecimento.

    ResponderExcluir
  32. Somos as professoras Naide e Carmen de Nova Guarita.
    Percebemos que o trabalho com projetos facilita a aprendizagem e aumenta a motivaçao do aluno.
    As atividades foram enviadas em seu email.

    ResponderExcluir
  33. TURMA DA MAÁRCIA
    ATIVIDADE 8
    ESCOLA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO PEIXOTO DE AZEVEDO MATO GROSSO.
    Francisca Resende diz:
    Está sendo maravilhoso compartilhar com todas vocês esses projetos, um mais legal que o outro, essa troca de experiência só cada vez mais enriquecer o nosso fazer pedagógico, e esse curso da tic chegou no momento próprio na hora certa . Espero continuar lendo cada vez mais projetos com esses.

    ResponderExcluir
  34. Eu particularmente amei a idéia do projeto, pois despertar a leitura de uma forma mágica assim é ótimo não somente para as crianças como para os professores. Pois além de estimular para a alfabetização e criar o hábito e o gosto pela boa leitura o projeto desenvolveu a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário, entrosou a classe que aprendeu a trabalhar em grupo, produziu trabalhos artísticos desenvolvendo a capacidade criadora, culminando num sucesso absoluto que ampliou o conhecimento do mundo das crianças que ainda aprenderam a confrontar realidade e fantasia.

    Anne Pedrosa

    ResponderExcluir
  35. Utilizar as TIC na prática pedagógica nas escolas é uma maneira inovadora de dar asas a um novo saber.
    O desenvolvimento deste projeto foi muito gratificante para minha carreira profissional, pois pude perceber que meus alunos tomaram gosto pelo assunto estudado, passaram a ter mais cuidado com o transito, o que me deixou muito feliz.
    Através deste projeto, a escola está promovendo uma profunda reflexão do comportamento do adulto no trânsito junto às crianças, uma vez que sabemos que elas aprendem muito pela observação do comportamento dos adultos.
    Sendo assim sabemos que desde cedo as crianças devem saber da importância de respeitar às leis do trânsito e os benefícios que todos têm numa convivência harmoniosa e saudável.

    ResponderExcluir
  36. ATIVIDADE 8

    ROSIMARY
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO
    PEIXOTO DE AZEVEDO- MT.
    TURMA MARCIA


    DIVULGANDO A PESQUISA


    APOS TEM REALIZADO ESTE PROJETO: HISTORIAS BIBLICAS, OBSERVEI QUE OS EDUCANDOS DESPERTARAM SENTIMENTOS E ADMIRAÇÃO PELA PALAVRAS DE
    DEUS. PROCUREI TRABALHAR DE FORMA A DISTINGUIR AS OBRAS DE DEUS E AS CRIAÇÕES DOS HOMENS. ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS OBSERVEI QUE ELES PASSARAM A USAR AS PALAVRINHAS, COMO DEUS E BOM, ELE É FIEL. A SALA
    TORNOU UM AMBIENTE MAIS ALEGRE. PERCEBI QUE ELES DESENVOLVERAM UM
    ÓTIMO TRABALHO COM DVD. HISTORIAS BIBLICAS, MUSICAS, POESIAS E GRAVURAS DE PESSOAS QUE FIZERAM PARTI DA HISTORIA DA BIBLIA .

    ResponderExcluir
  37. ola turma da Rosileica, hoje temos encontro

    ResponderExcluir
  38. Atividade 08
    Prof. Marilene S. Henning
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo - Mt

    O Projeto Semana do Trânsito foi realizado com muito sucesso, o envolvimento dos alunos foi grandioso, foi produzido panfletos informando os pais sobre os cuidados que se deve ter quando se está dirigindo,o que você precisa ensinar para seu filho a respeito do trânsito, o que você precisa saber sobre seu filho, o que você precisa ensinar para seu filho e dicas de segurança, e os tipos de cinto que seu filho deve usar para se proteger. Foi um trabalho marabilhoso, valeu a pena .

    ResponderExcluir
  39. Atividade 8
    Nome:Angela Maria:Cidade=Marcelândia
    As empresas poem desenvolver projetos profissionais de diferentes localidades, como por exemplo, Brasil e Japão. Enquanto os japoneses dormem, o escritório brasileiro trabalha no projeto e vice – versa, com treinamentos, palestras, cursos e seminários, treinamentos eletrônicos off line, enviando o curso para o estudante através de e-mail, ou online com testes, videoconferência e até mesmo com teleconferência, com aulas ministradas ao vivo.

    ResponderExcluir
  40. Turma Luciana

    Atividade 08

    Espero que a turma tenha gostado das atividades desenvolvida por esta colega de trabalho com os alunos do 3º ano da E.E. 19 de Julho, atividades desnvolvidas e apresentas para turma com pesquisa na biblioteca escolha do material e depois passaram suas pesquisas para slid do conteúdo estudado.

    professora Bethania

    ResponderExcluir
  41. TURMA ROSILEICA
    ATIVIDADE 08

    A Informática vem sendo um meio cada vez mais usado na educação.
    Sua utilização é mais um instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós.
    Isso vem facilitando nossas ações pedagógicas porém esses recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam.
    Temos que refletir sobre o uso da informática. Como ela vem sendo usada pelo educador, e pelo nosso aluno?
    Repensar nossa prática e construir novas formas de ações que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la.
    Mas como isso vai acontecer se ainda temos em nossas escolas aquele professor que ainda não entrou no mundo da informática, motivos, acredito que o medo do novo, de ser novamente um professor aprendiz.
    O professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula, não há a necessidade de uma outra pessoa faça isso, ele tem que ter a competência para tal.
    Temos que ter a clareza de que um dos objetivos do uso do computador no ensino é o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.

    Para que isso aconteça em alguns casos o professor deve ser e estimulado a modificar sua ação pedagógica. Ai entra a importância do coordenador de Informática, para estar sempre nos sugerindo, nos incentivando e ajudando.
    Esse coordenador de Informática dever estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a Informática.
    A Informática educacional, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, com seriedade dos diretores, coordenadores e principalmente professores.

    ANA CRISTINA MARTINELLI

    ResponderExcluir
  42. Atividade 8
    Através desse curso pude voltar nos tempos atrás e rever a importância em trabalhar com projetos.
    Revendo e analisando um projeto desenvolvido em 2005, de formação continuada em INFORMATICA BASICA,
    Este projeto foi maravilhoso a idéia de repassar aos nossos colegas os conhecimentos que temos e eles aceitarem foi fantástico, podemos afirmar que diante desse projeto eles adquiriram vários conhecimento de informática para trabalharem com seus alunos, daí em diante eles não pararam mais, sempre buscando novos conhecimentos sobre tecnologias, principalmente em informática.

    Maria da Silva de Oliveira

    ResponderExcluir
  43. ESCOLA ESTADUAL ETELVINA FC DIAMANTE
    fRANCIELE PEREIRA DE ALMEIDA ATIVIDAD 8
    TURMA SEBASTIANI

    ESTE PROJETO E MUITO IMPOTANTEPARA A CONSCIENTIZAR OS ALUNOS DOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM A NOSSA ESCOLA E COM MEIO AMBIENTE.

    ResponderExcluir
  44. ATIVIDADE 8.Professora Marilei jandrey
    O uso das tecnologias principalmente a internet, propicia um interesse muito maior, e leva o educando a sentir mais interesse nos diversos tipos de conteúdos que podem ser trabalhados e pesquisados, sendo mais prazerosos, que usando a biblioteca tendo que procurar em livro e copiar depois, isso não quer dizer que a biblioteca deve ser abandonada, pelo contrário pode-se usá-la para outro tipos de prática pedagógica,como a leitura, jogos entre outros.

    ResponderExcluir
  45. Turma: Rosileica
    Atividade 8

    Kelly Vanessa M.Oliveira

    Trabalhar com projetos favorece, em muitos aspectos, uma nova perspectiva do mundo, da educação e da escola. Projetos ampliam os horizontes, tornando o ambiente escolar, no dizer de um aluno, ?do tamanho do mundo?.
    Trabalhar com projetos significa deixar os alunos terem o prazer das descobertas e dos ensaios, incentivar-lhes o prazer de pensar por eles mesmos e ajudá-los a se sentirem seguros nessas aventuras.

    ResponderExcluir
  46. Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante.
    Cursista: Andressa Facchi
    Professora formadora: Sebastiani
    Resultados e análise dos projetos: Este trabalho será aplicado no 2° semestre.
    Espero que a atividade seja realizada com sucesso, onde os alunos possam desenvolver suas capacidades com exatidão e dedicação, e principalmente de maneira dinâmica e agradável, creio que os alunos gostarão da atividade, tendo em vista que um aluno poderá ajudar o outro nas suas necessidades. (Se um tiver dificuldade na hora de desenhar o outro pode auxiliar, se tiver dificuldade de se expressar etc.)

    ResponderExcluir
  47. Data: 26/08/09
    Módulo 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
    Atividade 1


    Rosimere Nunes dos Santos- técnico administrativo Educacional Função Biblioteca

    Escola Estadual “Bairro União”


    Quem sou eu como professor aprendiz?

    Eu como aprendiz não só neste Curso de Tecnologia na sociedade, na vida e na escola do módulo 1, gostaria de ser uma professora que desperta no aluno a curiosidade e vontade de aprender.
    Preparando para enfrentar o desenvolvimento e o crescimento da tecnologia na sociedade e na educação, interagir com os alunos essa prática de conhecimentos adquiridos, ouvir a opinião de cada um e aprender com os mesmos e colegas, fazendo mudanças de ensinar para que eu possa me sentir confortável e qualificada no dia dia não recear de buscar mais conhecimentos e transmití-lo. Formando cidadãos competentes.

    ResponderExcluir
  48. Nelci da silva bairro união
    Neste momento como professor e aprendiz necessito de se aprofundar mais em conhecimentos tecnológicos para poder ter conhecimento para distribuir para os meus alunos poder pesquisar com mais interesse e tendo seus próprios ideais para que possa enfrentar as situação deste mudo que esta mudando a cada dia que passa. Com isso eles pode estar tendo um desenvolvimento melhor para poder ensinar aqueles que estão por vir. Com este curso poderei desenvolver com mais tranqüilidade projetos em sala de aula. Nelci da silva bairro união
    Neste momento como professor e aprendiz necessito de se aprofundar mais em conhecimentos tecnológicos para poder ter conhecimento para distribuir para os meus alunos poder pesquisar com mais interesse e tendo seus próprios ideais para que possa enfrentar as situação deste mudo que esta mudando a cada dia que passa. Com isso eles pode estar tendo um desenvolvimento melhor para poder ensinar aqueles que estão por vir. Com este curso poderei desenvolver com mais tranqüilidade projetos em sala de aula. Nelci da silva bairro união
    Neste momento como professor e aprendiz necessito de se aprofundar mais em conhecimentos tecnológicos para poder ter conhecimento para distribuir para os meus alunos poder pesquisar com mais interesse e tendo seus próprios ideais para que possa enfrentar as situação deste mudo que esta mudando a cada dia que passa. Com isso eles pode estar tendo um desenvolvimento melhor para poder ensinar aqueles que estão por vir. Com este curso poderei desenvolver com mais tranqüilidade projetos em sala de aula. v

    ResponderExcluir
  49. Trabalhar com projetos é uma forma de levar o aluno ao prazer da busca, das descobertase isso lhe favorece uma nova perspectiva de mundo, ampliando seu horizontes e seus conhecimentos.
    Ao trabalhar com projetos o professor estara proporcionando ao aluno a oportunidade de tornar-se mais responsavel, sujeito ativo na construção do próprio conhecimento, pois, ao pesquisar, estabelecer relações, sintetizar, o educando é capaz de descortinar novas possibilidades frente ao aprendizado anterior.

    ResponderExcluir
  50. Professora Edilene L. Melo Carvalho
    O Projeto Feira do Livro no qual trabalhei As Regões Brasileiras foi desenvolvido no ano 2008 na escola municipal São Pedro em Peixoto de Azevedo, com a turma do 7°ano.
    Foi um trabalho gratificante os alunos se interessaram, pesquisaram informações, em todos os aspectos geográficos de cada região.Depois apresentamos à comunidade,a qual participou com muito prazer.O trabalho ensinou a compreensão, o respeito e a valorização das diversidades físicas e sociais.

    ResponderExcluir
  51. Atividade 8
    Sueli C. Marinheiro- Marcelândia- MT
    Tecnologia na sociedade na vida e na escola
    Usar o Tic na prática pedagógica nas escolas é uma forma motivante e inovadora, as tenologia chegou para ficar, cabe a nós professores acompanhar as novas tecnologia e atualizarmos cada vez mais, pois o campo de trabalho se torna cada vez mais competitivo.
    Nos valendo dessas novas formas pedagógicas as aulas ficaram mais atrativa, os alunos puderam usar a sua imaginação indo além do nosso saber.

    ResponderExcluir
  52. Atividade 8
    Andreia Ferreira Marcelândia -MT
    Com o uso do Tic na prática de sala de aula é sem dúvida uma experiência bastante atraente e inovadora. É umas das formas de incentivo prazeroso. Através destes recursos tecnológicos temos em mãos atividades diversificadas que são relacionadas aos conteúdos. No entanto cabe a nos professores buscar e aperfeiçoar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  53. ATIVIDADE 8
    DALMA BUENO DOS SANTOS
    Percebemos que o trabalho com projeto facilita a aprendizagem e aumenta a motivação do aluno.
    MARCELÂNDIA-MT

    ResponderExcluir
  54. Turma 1 Emerson
    Atividade 8
    Marlene- E.E. Cecília Meireles.
    Estamos na era digital, então temos que romper as barreiras do medo de inserir determinados mecanismos em nossas aulas, deixar de lado os recursos tecnológicos oferecidos atualmente é andar pra trás no que se refere a formação de cidadãos, pois se não oferecermos ao aluno o manuseio desses recursos, como podemos dizer que estamos preparando o nosso aluno para enfrentar os desafios? A escola oferece diversos meios para que o aprendizado do aluno seja significativo, então devemos explorá-los ao máximo.

    ResponderExcluir
  55. Turma 1 Emersom
    Atividade 8
    Lucimar- E.E.Cecilia Meireles.
    Durante o curso de formação (Tics)o qual aborda o uso das tecnologias como ferramenta para o desenvolvimento de atividades variadas, onde devemos estar inserindo -as de forma à facilitar o manuseio e o aprendizado, bem como trabalhar diferentes atividades de forma diversificadas e lúdicas, onde também haja uma socialização entre os alunos, oferecendo assim oportunidades para que o mesmo interaja com os meios tecnológicos que a escola oferece.
    Diante da realidade, temos que vencer os desafios que a tecnologia nos oferece como meios de inserir o nosso aluno no mundo digital.

    ResponderExcluir
  56. Turma Rosileica

    Odete - Atividade – 08

    Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula, desde o comportamento do educando, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas com atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, a capacidade de cooperação e aproveitamento.

    ResponderExcluir
  57. Genilva Cecilia Meireles Matupá

    Foi uma atividade muito prazerosa, realmente foi um prazer ver os alunos desenvolvendo as habilidades com tanta precisão e dedicação, e pricipalmente de uma forma tão dinâmica e descontraída, os objetivos foram alcançados em um clima de muita alegria e descontração

    ResponderExcluir
  58. Atividade 8
    ROSA MARIA .Esc.Est.Bairro União- Matupá

    No desenvolvimento das aulas com jogos, pude observar os efeitos deste trabalho quando, ao jogar , o aluno passar a ser um elemento ativo do seu processo de aprendizagem, vivenciando a construção do seu saber e deixando de ser ouvinte passivo de nossas explicações.

    ResponderExcluir
  59. Professora: Brígida Couto
    Escola Estadual Cecília Meireles

    Ao trabalhar sobre a importância do consumo de verduras e legumes para uma boa alimentação pode-se dizer que foi muito proveitoso, pois os alunos sintiram-se motivados na pesquisa e após a pesquisa e desenvolvimento das atividades dispuseram-se a mudar alguns de seus hábitos na sua alimentação para que se tenha uma vida saudável e também na preocupação com os cuidados para o cultivo de hortaliças.

    ResponderExcluir
  60. Professora Alessandra
    Escola "19 de Julho"
    Peixoto de Azevedo

    O trabalho desenvolvido com os alunos do ensino fundamental e médio foi gratificante. Pude constatar que os alunos possuem grande potêncial e que quando despertado seu interesse por algo o fazem com eficiencia e prazer. Não posso deixar de destacar que entre todos existiram aqueles "pouquissimos" que não perfazeram um quadro satisfatório, mas felismente foi a minoria. Os alunos desenvolveram trabalhos muito bons, compreenderam o significado do tema e não apenas decoraram o que para o professor foi o maior êxito obtido.

    ResponderExcluir
  61. Antonia Batista da Cruz - E. E. Cecília Meireles – Turma Emerson
    Esse espaço para os projetos foi interessante pois nos ajudou muito para meu desenvolvimento. E assim possa ajudar os meus alunos no entendimento do que é família, ambiente escolar , comunidade e sociedade conhecer melhor os seus familiares e seus colegas e o ambiente em que vivem e a sociedade como um todo.

    ResponderExcluir
  62. E.E.E.B. ANDRÉ MAGGI – NOVO MUNDO – MT

    LUCIENE ASSIS BENINCÁ
    RUBENS CÁCIO BENINCÁ

    Todo projeto passa por um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Aos alunos, cabe a consciência do que sabem e do que precisam aprender. A nós, professores, cujo cenário em que nos encontramos com os “nativos digitais”, na maior parte das vezes, se traduz numa sala de aula com um quadro-negro e giz, cabe nos comunicar, interagir, realizar trocas, buscar informações, compartilhar conhecimentos, idéias, experiências de vida, desenvolver projetos, etc. Vamos efetivamente criar um ambiente de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  63. Turma Alzira
    Angelita Severo
    Atividade 08

    Esse espaço para os projetos é muito valioso, pois através da troca de conhecimentos a maior interação. Acredito que a confecção do livro foi válido pois instigou os alunos e a concentração foi grande. Após ter executado o projeto fiquei surpresa com o excelentes resultado. Os alunos começaram a ler mais e estimular as outras turmas a fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  64. Ana Marcia – E. E. Cecilia Meireles – Matupá – Turma Emerson

    Este projeto foi muito bom, os alunos gostaram muito e se empolgaram para fazer suas pesquisas buscando informações com a família e também através das tecnologias, vídeo e outros.

    ResponderExcluir
  65. ATIVIDADE: 8
    TURMA: rosileica
    Katiuscia
    Escola Jane pereira Lopes


    O uso de projeto baseado na interdisciplinaridade e utilizando as sequências didáticas é um meio eficaz de ensino pois conduz o aluno a aquisição do conhecimento de maneira efetiva.
    Os alunos puderam construir uma nova concepção de educação incluindo de uma forma interdisciplinar a educação ambiental.
    Gerou economia nas casas dos alunos. Aos que realmente passaram a adotar essas práticas.
    Entende-se também que Trabalhar com projetos significa deixar os alunos terem o prazer das descobertas e dos ensaios, incentivar-lhes o prazer de pensar por eles mesmos e ajudá-los a se sentirem seguros nessas aventuras.

    ResponderExcluir
  66. TURMA SHERLAN
    ANA PAULA ALVES SOUZA
    ATIVIDADE- 8
    PREZADOS COLEGAS ESTOU MUITO FELIZ DE ESTAR PARTICIPANDO DESSE CURSO E CADA DIA MINHAS EXPECTATIVAS SÃO MAIORES E VEM SE CONCRETIZANDO, APRECIO BEM A TROCA DE EXPERIENCIAS COM OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA COM OS ALUNOS E A COMUNIDADE PARTICIPANDO. VEJO SENDO NESSA LINHA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR QUE SE EFETIVA MELHOR O CONHECIMENTO E O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FUNDAMENTAL.

    ResponderExcluir
  67. NOELI
    De acordo com o desenvolvimento desse projeto o tema foi explorado de forma clara e objetiva onde pode-se perceber que os alunos participaram com êxito das atividades desenvolvidas em todas as disciplinas.
    Percebemos que o folclore favorece a aprendizagem e facilita o trabalho de gerar nos alunos bons hábitos, atitudes saudáveis, despertando assim sentimentos de emoção, entusiasmo e amor pelas coisas de nossa terra

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Cristiane Vitorino Sorgato
    Escola Renascer
    Atividade 08

    O aluno que por uma eventualidade o pai está “ausente” tende a ter um comportamento carente, depressiva ou agressivo com uma grande facilidade de altera-se com as pessoas, quando casam não consegue ter uma afetividade com seus filhos, carinho de pai para filho. Quando analisamos o desenho que a criança faz tende fazer sempre a pessoa que tem mais pulso firme maior do que as outras ou quando desenha o pai em forma de anjo cuidando de sua casa.

    ResponderExcluir
  70. Foi um projeto que se desenvolveu no ano passado e também neste, só que nao estou mais presente no campo dessa escola tal qual deveria
    Fernando

    ResponderExcluir
  71. PROFESSORAS= ELISANGELA MACHADO TRINDADE
    DIRLENE INÊS VUADEM
    ESCOLA= NHANDÚ



    OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DE PROJETOS,PROMOVE CONHECIMENTOS COM DIVERSIDADE E CONTEXTO.OS ALUNOS SÃO AVALIADOS EM GRUPO E INDIVIDUALMENTE ONDE O ENVOLVIMENTO DA TURMA É MAIOR.LEVA A CRIANÇA A DESENVOLVER HABILIDADES DE RACIOCÍNIO E REPRESENTAÇÃO, QUE ELA PODERA USAR EM OUTRAS SITUAÇÕES MAIS COMPLEXAS, SAINDO DO DISCURSO E DOS LIVROS PARA OS DESAFIOS DA REALIDADE VIVIDA.

    ResponderExcluir
  72. O TRABALHO POR PROJETO FOI DESENVOLVIDO JUNTAMENTE COM OS PAIS DOS PROPRIOS ALUNOS, ONDE OS ALUNOS ENTREVISTARAM SEUS PAIS ATRAVES DE PERGUNTAS RELACIONADAS A IMPACTO AMBIENTAL. APOS OS DADOS COLETADOS DESENVOLVEU-SE OS CALCULOS MATEMATICOS ATRAVES DE TABELAS, REPRESENTACOES DE DADOS EM GRAFICOS, O PERCENTUAL E AS VARIAVEIS OBTIDAS NESTA PESQUISA.
    ESCOLA NHANDU
    EDGAR E LUCIANA

    ResponderExcluir
  73. NELCI - TURMA CRISTINA

    O Projeto Tomando Sabor com a Leitura ainda não foi encerrado, mas até o momento esta sendo muito gratificante a participação dos alunos esta sendo muito boa, eles leem os pequenos textos e participam com seus comentarios, e as aulas de Português estão tendo momentos até de descontração que é um ponto bastante positivo.

    ResponderExcluir
  74. Marisa
    Atividade 8
    Comentários sobre o projeto
    A pratica pedagógica através de projeto busca viabilizar com intensidade o uso das múltiplas inteligências, possibilitando aos alunos e professores se conhecerem melhor expressando suas aptidões, resgatando valores, despertando o censo comum e crítico.
    O projeto “Canal do PETI Visão Globalizada” trouxe aos alunos a oportunidade de revelar seus diversos talentos, os mesmos se preocuparam em correr atrás de informações, favorecendo as pesquisas, despertando a atenção, a reflexão, o interesse mútuo, o trabalho em grupo e a organização. Já na apresentação do jornal, entrevistas e propagandas desenvolveram além da criatividade, a leitura, escrita e a interpretação oral.
    O projeto propiciou ainda o desenvolvimento de habilidades corporais e lúdicas. Desta forma obtivemos resultados satisfatórios, sendo muito importante para o ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  75. O curso do tic só me esclarecido sobre o uso do computador e da interne, Tem aprimorado o meu conhecimento..Na pratica pedagógica através de projeto busca viabilizar com intensidade o uso das múltiplas inteligências, tem possibilitado ao alunos a pesquisas, no trabalho usando a criatividades cada vez mais.Nestre curso aprimoranos o conhecimento de trabalhos como slide e outros .. Lizete V Wolf

    ResponderExcluir
  76. wanessa disse : este projeto foi muinto proveitoso. Os trabalhos desenvolvidos através de projetos ,promove conhecimento com diversidade e contexto. De acordo com o desenvolvimento desse projeto o tema foi explorado de forma clara e objetiva onde pode-se perceber que os alunos participaram com êxito das atividades desenvolvidas em todas as disciplinas.

    ResponderExcluir
  77. BNHJYYRTYI767UTRY547UY6YYUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  78. Trabalhei o projeto de artes na creche ‘’ irmã Dulce na qual eu trabalho, onde ouve a socialização e interação entre todas as crianças.
    Este projeto, foi um dos projetos que mais gostei, isso não quer dizer que não gostei dos outros.
    Porque todos foram proveitosos e de grandes sucessos .
    Envolvendo todas as crianças da sala de aula.
    Este projeto foi muito prazeroso tanto a professora, como para os alunos, espero que todas tenham uma verdadeira mudança que contribua na sua formação de cidadãos do futuro.

    ResponderExcluir
  79. O projeto analisado referente a data comemorativa O DIA DOS PAIS, é importante para desenvolver o diálogo entre os alunos sobre a importância do pai ou outra pessoa que desenvolva este papel na família como: a responsabilidade no acompanhamento da formação do filho na escola e na interação social que vive .E na sala de aula o aluno também desenvolvera competência sobre as atividades proposta sobre o dia dos pais.

    Irene Gonçalves

    ResponderExcluir
  80. O objetivo deste projeto é levar os alunos a reconhecer as diversidades literárias do Brasil, valorizando e respeitando a nossa literatura com suas raízes , com versos; estimulando um olhar critico e poético sobre a realidade e o conhecimento da linguagem cordelista.
    Trabalhando com textos , confeccionando folhetos e organizando trabalhos. Através de métodos de pesquisa, assistir vídeos e apresentando em sala de aula.




    Delesia Maria Goulart

    ResponderExcluir
  81. ATIVIDADE 8
    cursista: Tânia


    O objetivo deste projeto é socialização,
    criatividade e conhecer melhor sobre a origem da pipa.Foi ótimo o desenvolvimento dos alunos, observei também muito entusiasmo na confecção das pipas e na produção de poesia.A pesquisa feita antes com a ajuda do curso foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  82. ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
    PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    PROF. IDÊ DO CARMO VIEIRA
    ATIVIDADE 8

    AO DESENVOLVER O PROJETO FESTIVAL DE PIPAS NA ESCOLA, PERCEBEMOS A IMPORTANCIA DESTE PARA OS ALUNOS, HOUVE UM GRANDE INTERATIVIDADE, OS ALUNOS PUDERAM APRESENTAR SUAS CRIATIVIDADES BEM COMO ENTENDIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, DE GEOMETRIA, ARTES, E PRODUÇÃO DE TEXTOS, ADMINISTRARAM O CENSO DE COMPETIÇÃO, HOUVE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E DOA PAIS APRECIANDO AS PIPAS E AJUDANDO SEUS FILHOS A SOLTAREM. A TECNOLOGIA NOS AJUDOU NAS PESQUISAS DA HISTORICIDADES DAS PIPAS, DOS MODELOS COMO SUGESTÕES, NOS REGISTROS ATRAVÉS DA MAQUINA DIGITAL E ARQUIVOS DESTES REGISTROS NO COMPUTADOR, O DESENVOLVIMENTO DESTE FOI GRATRIFICANTE PARA TODOS DA COMUNIDDAE PAULO FREIRE.

    ResponderExcluir
  83. ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
    PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    PROF. NAZI GOMES DE ALMEIDA

    ATIVIDADE 8

    AO DESENVOLVER O PROJETO FESTIVAL DE PIPAS NA ESCOLA, PERCEBEMOS A IMPORTANCIA DESTE PARA OS ALUNOS, HOUVE UM GRANDE INTERATIVIDADE, OS ALUNOS PUDERAM APRESENTAR SUAS CRIATIVIDADES BEM COMO ENTENDIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, DE GEOMETRIA, ARTES, E PRODUÇÃO DE TEXTOS, ADMINISTRARAM O CENSO DE COMPETIÇÃO, HOUVE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E DOA PAIS APRECIANDO AS PIPAS E AJUDANDO SEUS FILHOS A SOLTAREM. A TECNOLOGIA NOS AJUDOU NAS PESQUISAS DA HISTORICIDADES DAS PIPAS, DOS MODELOS COMO SUGESTÕES, NOS REGISTROS ATRAVÉS DA MAQUINA DIGITAL E ARQUIVOS DESTES REGISTROS NO COMPUTADOR, O DESENVOLVIMENTO DESTE FOI GRATRIFICANTE PARA TODOS DA COMUNIDDAE PAULO FREIRE

    ResponderExcluir
  84. ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
    PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    PROF. ISABEL
    ATIVIDADE 8
    TURMA LUCIANA

    AO DESENVOLVER O PROJETO FESTIVAL DE PIPAS NA ESCOLA, PERCEBEMOS A IMPORTANCIA DESTE PARA OS ALUNOS, HOUVE UM GRANDE INTERATIVIDADE, OS ALUNOS PUDERAM APRESENTAR SUA CRIATIVIDADE BEM COMO ENTENDIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, DE GEOMETRIA, ARTES, E PRODUÇÃO DE TEXTOS, ADMINISTRARAM O CENSO DE COMPETIÇÃO, HOUVE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E DOS PAIS APRECIANDO AS PIPAS E AJUDANDO SEUS FILHOS A SOLTAREM. A TECNOLOGIA NOS AJUDOU NAS PESQUISAS DA HISTORICIDADES DAS PIPAS, DOS MODELOS COMO SUGESTÕES, NOS REGISTROS ATRAVÉS DA MAQUINA DIGITAL E ARQUIVOS DESTES REGISTROS NO COMPUTADOR, O DESENVOLVIMENTO DESTE FOI GRATRIFICANTE PARA TODOS DA COMUNIDDAE PAULO FREIRE.

    ResponderExcluir
  85. Profª. Raquel
    Atividades. 8
    Com as atividades realizadas do projeto pude trabalhar ortografia de forma agradável e satisfatória com os alunos.Portanto quando usamos a criatividade, da prazer em ver os alunos escrevendo corretamente.
    Durante a execução do projeto, foi alcançado os objetivos proposto pelo projeto.

    ResponderExcluir
  86. O projeto cultural ora a ser comentado, e de um perfil humanista, onde devemos valorizar a cultura popular, pois e dela que brota os questionamentos do outro.
    Nesse confronto de conhecimento vemos a valorização de saberes instituidos, desde os primordios dos tempos, pois tendo a valorização popular, nos sentimos fortes,para conhecer e desvendar outros saberes, podendo até elaborar uma postura cientifica.
    Pois sabendo onde se pisa, e fácil, ganhar asas e voar atrás do desconhecido.
    A criança tendo a oportunidade de vivenciar estes conhecimentos na escola, verifica que não é uma decontextualização do mundo que ela vive, fora da escola.
    E essa experiencia se torna um degrau para uma absorção, de conhecimentos mais elaborados.

    Luzia Rodrigues Arruda

    ResponderExcluir
  87. O projeto é muito bom pois ira ajudar os alunos a desenvolver a leitura o trabalho em grupo além de conhecer a cultura folclórica de toda região. Entretanto irá facilitar aos educandos a abertura de conhecer as lendas das regiões brasileiras,confrontando as suas identidades reafirmando saberes de sua região com as demais,reafirmando a cultura lendária criada pelos nossos antepassados interagindo com os dias de hoje.

    Nadir Rodrigues

    ResponderExcluir
  88. Esse projeto é muito interessante pois ajuda a desenvolver no educando o hábito eo prazer pela leitura de uma forma descontraída.Pois ele explora no aluno o que ele tem de melhor: a oralidade,a construção do conhecimento,a cultura, a expressão corporal e principalmente aperfeiçoar e valorizar os conhecimentos pré existentes. O projeto aplicado integralmente será de grande proveito para o educando vindo de encontro suas necessidades escolares e para sua vida.

    Terezinha Vilibalda da Silva

    ResponderExcluir
  89. E.B.W. Peixoto de Azevedo-MT.

    Através do Projeto quem sou eu, percebo que a criança conhece a história de sua vida, o porque de seu nome , valorizando-o, criando uma identidade onde ela se vê e vê a relação da construção histórica do seu nome. Nesta perspectiva confronta uma realidade familiar, construída com os seus e há de seus colegas, onde sairá fortalecida nessa relação de saberes que estão sendo construídos, assim sendo valoriza o que desde cedo é a sua marca pessoal, tendo em vista que faz parte do seu mundo e que este deve sempre estar valorizado na sua vida.

    ResponderExcluir
  90. O trabalho com o Projeto Sala de leitura, bem como a estruturas da escola, é um projeto no qual procurei trabalhar de forma a conscientizár os alunos, o corpo docente da escola e a administração atual para que construa uma sala de Leitura em nossa escola, pois a mesma não tem, e acredito que com uma sala, um ambiente escolar que proporcione um bem estar aos alunos, eles possam despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos.

    Professora: Andreia Monteiro

    ResponderExcluir
  91. Eu escolhi este projeto por ter observado que a maioria dos nossos alunos tem como responsável a suas avós.E com isso procurei ressaltar a importância dos laços familiares na construção da identidade de nossa sociedade. Cabendo a nós educadores o compromisso de ensinar aos jovens, como é importante amar, respeitar e ter gratidão,pelos que já construiriam uma história e hoje zelam com o maior carinho dos mais jovens, para que os mesmos possam trilhar caminhos menos tortuoso e alavancarem o sucesso em sua vida, sendo ela sentimental,economica, profissional e social.

    Isabel Cristina Melo Cardoso

    ResponderExcluir
  92. turmasilvia@gmail.com
    Maria Angélica
    Atividade 8
    Trabalhar com projeto é muito bom, ajuda na aprendizagem dos alunos na melhor forma possível, traz conhecimento fabulosos, esse projeto foi desenvolvido com uma turma de alfabetização, brincamos muito e o resultado foi ótimo para mim e para eles.

    ResponderExcluir
  93. TURMA SEBASTIANI
    ATIVIDADE 8
    Rosie Irede Viana Vitor

    CRECHE ESCOLA IRMÃ DULCE

    Os resultados e a análise da pesquisa sobre “trabalho do projeto Cores e Formas Geométricas.

    Trabalhar com Projetos é satisfatório
    No desenvolvimento do Projeto Cores e Formas geométrica, percebi o desenvolvimento na criatividade,interação,socialização e participação de cada educando nas atividades desenvolvidas em sala de aula , esse projeto levou os alunos a despertar o manuseio do universo das cores possibilitando as criança a identificar-las com mais clareza.

    ResponderExcluir
  94. TURMA SEBASTISNI.
    ATIVIDADE 8.
    Este projetinho cores e forma abrange a área de matemática e linguagem, pode ser desenvolvido a partir da educação infantil até primeira série.Vejo que utilizar as tecnologias nas aulas desenvolvidas com projetos é uma maneira prática que faz com que os alunos esperte o interesse e a curiosidade pelas mesmas.Elas chegaram, e cabe a nos professores conhecermos melhor, usando de todas as formas em nossa prática pedagógica, buscando em conjunto um novo conhecimento.
    ANA.

    ResponderExcluir
  95. ATIVIDADE 8
    IVANEDE ALVES
    Esse projeto foi muito importante no conhecimento do aluno, com o Tema Tratamento Da Água;com visita ao Estacionamento De Tratamento e também com apresentação do trabalho para toda comunidade escolar.Trabalhar com projeto facilita a motivação e aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  96. Turma Silvia
    atividade 8

    O objetivo deste projeto é despertar a conscientização a respeito da preservação do meio ambiente; Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade.
    Trabalhando com projetos há uma melhor interação e desempenho entre os educandos.

    D.L

    ResponderExcluir
  97. Atividade 8

    ALUNA LUIZA CARDOSO DE OLIVEIRA
    MARCELÂNDIA MT

    A Tecnologia na escola.

    Observei que o TIC trouxe um contato permanente com o computador, pois eu não tinha o hábito de usar essa nova tecnologia em minha sala de aula, e percebo que a cada dia aprendo coisas novas. Não utilizava, por não saber manuseá-lo, era até vergonhoso, mas nunca é tarde para aprender, e quero continuar no curso do TIC, para saber utilizá-lo como nova metodologia,trarei para a sala de informática, conteúdos explorando a Internet com pesquisas super interessantes.
    Todo projeto desde que bem planejado pode ser trabalhado com sucesso nas séries iniciais. Basta o educador adaptá-los à série em que trabalha e reconhecer o nível de sua turma. Nos projetos observamos o interesse dos alunos, a participação ativa dos mesmos.
    Usando as novas tecnologia com o TIC, qualquer projeto pode ser bem trabalhado, é só prepará-lo antes e com a orientação do educador, a pesquisa virá de encontro às necessidades dos alunos. A aula será, atraente, prazerosa, pois o aluno participa na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  98. ATIVIDADE 8
    ALUNA: SALETE DE FATIMA GONÇALVES DA SILVA DAL PIVA.
    MARCELÃNDIA-MT.
    A TECNOLOGIA NA ESCOLA
    Com o uso do TIC na prática da sala de aula é uma experiência atraente e inovadora. Através desse recurso
    tecnológico temos tarefas diversificadas que farão nosso aluno buscar e aperfeiçoar cada vez mais seus conhecimentos.
    O projeto transformam a avaliação em um processo contí-
    nuo a realidade cotidiana da sala de aula, desde o comportamento do meducando, até o cumprimento das tarefas com atitudes positivas ou negativas em relação
    aos trabalhos escolares.
    O uso do TIC para mim foi muito importante, pois despertou-me o interesse em aprender coisas novas, pois eu não tinha o hábito de manusear um computador e percebi que essa nova metodologia usando os recursos tecnoĺógicos, se bem preparado obtem bons resultados.
    A atenção dos alunos, a participação e o interesse quando usamos a pesquisa bem direcionada, o aprendizado acontece duplamente,professor/aluno descobrem o conhecimento juntos.E é muito gratificante.

    ResponderExcluir
  99. Rosimére -Escola Estadual “Bairro União”


    Atividade 8


    Com o decorrer deste projeto que está sendo desenvolvido nas dependências da biblioteca da Escola Estadual “Bairro União” com a participação de uma Técnica Admistrativa em função da biblioteca que auxilia neste setor a oferecer dos recursos necessários como benefícios aos alunos. A avaliação está de acordo ao interesse, participação e o desenvolvimento de cada um, pois esta avaliação não entra no relatório do aluno. Sendo distribuída uma carga horária para desenvolver o projeto dentro do horário de atendimento nos período matutino e vespertino para o qual o aluno poderá estar participando das leituras em horários opostos ou seja quando não está em sala de aula. Sabemos que o livro também é tecnologia sem ele é impossível estar informado no mundo da leitura, o uso da TIC na prática da sala de leitura é uma experiência atraente e inovadora. Através desse recurso tecnológico temos livros diversificados que farão nosso aluno buscar e aperfeiçoar cada vez mais seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  100. ATIVIDADE - 8
    O TRABALHO COM PROJETO PROPICIOU DESENVOLVIMENTO MUITO GRATIFICANTE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ESTA SENDO MUITO BOA, ELES LEEM OS PEQUENOS TEXTOS E PARTICIPAM COM SEUS COMENTARIOS, E AS HABILIDADES CORPORAIS E LÚDICAS VÃO AFLORANDO. DESTA FORMA, OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DE PROJETOS PROMOVE, CONHECIMENTOS COM DIVERSIDADE E RESULTADOS SATISFATÓRIO.

    MARIA SOLANGE

    ResponderExcluir
  101. ATIVIDADE - 8
    O TRABALHO COM PROJETO PROPICIOU DESENVOLVIMENTO MUITO GRATIFICANTE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ESTA SENDO MUITO BOA, ELES LEEM OS PEQUENOS TEXTOS E PARTICIPAM COM SEUS COMENTARIOS, E AS HABILIDADES CORPORAIS E LÚDICAS VÃO AFLORANDO. DESTA FORMA, OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DE PROJETOS PROMOVE, CONHECIMENTOS COM DIVERSIDADE E RESULTADOS SATISFATÓRIO.

    MARIA SOLANGE

    ResponderExcluir
  102. ATIVIDADE 8
    TURMA: SEBASTIANI
    Marlene Paiva
    Peixoto de Azevedo

    Percebemos que o trabalho com projeto facilita a busca do conhecimento pois no momento da pesquisa os alunos já vão adiquirindo um aprendizado mais prazeroso e siguinificativo, foi o que percebi neste trabalho sobre as DSTs, os alunos no início estavão um pouco inibido mas no decorrer do das aulas eles foram participando fazendo perguntas e participando mesmo. O que nos deixou satisfeita com o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  103. Atividade 8

    Trabalhar com projetos foi gratificante pois estou aprendendo muito e espero aprender ainda mais e tenho certeza que estou contribuindo na formação de cidadões criticos e participativos.
    Elzilene

    ResponderExcluir
  104. Jucileide
    Cecília Meireles

    Trabalhar com o projeto Folclore foi gratificante, através dele pude propiciar o desenvolvimento integral de meus alunos, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

    ResponderExcluir
  105. Para finalizar o trabalho os alunos seguiram o seguinte roteiro para produção de textos:Siga alguns passos para que o seu texto saia melhor ainda:1. Crie um titulo para a história;2. Utilize parágrafo sempre que necessário;3. Escolha e escreva o nome do País para onde eles foram;4. Qual o meio de transporte que eles utilizaram para ir para esta viagem;5. O que aconteceu? Porque eles foram para esta viagem? Quanto tempo demorou? Enfim conte todos os detalhes. Invente  um final bem emocionante para esta história.6. Coloque data e assine seu nome ao finalizar.

    Estes são alguns textos produzidos pelos alunos do 4º ano (3ª série) no laboratório de informática.

    A viagem da  família   gorgonzola

    Era  um vez uma família chamada  gorgonzola  que  tinha  um   cachorro muito danado  e  eles gostavam muito dele. E um dia a família resolveu  viajar de barco passando pelos países do mundo inteiro. Na viagem descobriram que  o barco estava rachando. Quando o  tio   Jonho viu o barco rachou. Eles caíram  no meio  do rio e os amigos foram  atrás  para  salvá-los. Todos eles foram salvos e voltaram para casa de carroça.  Quando chegaram da viagem  Tio Jonho e Dona Barbara não quiseram mais saber de viajar e resolveram ter outros filhos para fazer companhia para a grude e seus irmãos. Eles  tiveram  muitos   filhos. E  ficaram   muito  feliz  por ter  nascido   um  monte  e  era   mais cinco  filhos gêmeos. E  eles começaram a  trabalhar    para   cuidar  deles  e  eles  ganharam  muito  dinheiro. Dona Barbara trabalhava  em  um  mercado. Depois ela   comprou   um   carro     e  só   andava com os filhos passeando. E   o    dinheiro  sobrou  eles    pegaram  o  dinheiro   para  pagar  a  passagem   deles     para passear  em    outro  estado. Era   para  ir  para  o  São  Paulo. Desta vez eles foram de ônibus e la  eles    tiveram   mais   um  filho e acabaram se mudando para São Paulo. Os filhos do Seu Oto  era  um    conjunto   de  moleques   e  meninas que   eram   muito     educados. Agora   o Tio Jonho    vai   contar  mas  um  pouquinho      da     cidade  de  São Paulo.O tio Jonho falou:-  A minha    cidade  São Paulo    tem  muito  mercado    chique  e  muita  coisa  cheirosa,  saborosa   e  gostosa. Aqui nós passeamos e nos divertimos muito. AS crianças passeiam no parque e no zoológico. E   eu   acho   que    minha  estória  da  minha   cidade  de  São Paulo  já   acabou. Mas  eu  gostei  da  minha história . Estava   legal   quem  não  gostou  conte  outra  história  para  sua  professora.  Minha  estória  já terminou,   bom proveito  da  minha  história.  e  eu vou    mandar   um   beijo  para   a   minha  professora  karine  e  um  beijo  para o    meus  amigos da sala de aula. _ Um beijo.

    Aluna: Carla Beatriz Martins de Almeida.

    professora - karine martins reis
    novo mundo - mt

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. outros textos produzidos pelos alunos

    OS GORGONZOLAS ESTRANHOS.

    ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA QUE SE CHAMAVA A FAMÍLIA GORGONZOLAS. UM DIA ELES GANHARAM UM LINDO BARCO, E O SEU OTO TEVE UMA GRANDE IDEIA. ELES IAM DE BARCO PARA A ÁFRICA. LA ELES CONHECERAM TODOS OS LEÕES , AS ZEBRAS E TODOS OS OUTROS ANIMAIS QUE TINHA NA ÁFRICA E FOI PASSANDO OS DIAS CADA VEZ MAIS. ATÉ QUE UM DIA CHEGOU O DIA DELES IR EMBORA. MAS A FAMILIA GOSTOU TANTO DE LÁ QUE NINGUEM QUIZ IR EMBORA PORQUE ELES RESOLVERAM FICAR LÁ, PORQUE LÁ ERA MUITO BOM. MAS DEPOIS DE ALGUM TEMPO A FAMILIA ENJOOU E ELES FORAM EMBORA.
     QUANDO A FAMÍLIA CHEGOU EM CASA FIZERAM A MAIOR FESTA E A DONA BÁRBARA FOI DIRETO VER OS CACHORROS ESTRANHOS QUE ELES TINHAM DEIXADO PARA TRÁS, PORQUE NÃO PODIAM LEVAR NA VIAGEM.
    OS CACHORROS FICARAM MUITO FELIZES, E A DONA BARBARA FOI PEGAR AS BOLACHAS E DEU TRÊS BOLACHAS PARA CADA UM DOS CACHORROS ELES PEGARAM SUAS BOLACHAS E FORAM PARA SUAS CAZINHAS.
    E OS TRÊS FILHOS FORAM DIRETO PARA O SEU QUARTO E DEITARAM NA CAMA E DORMIRAM. MAIS TARDE QUANDO ELES ACORDARAM ELES SE SENTIRAM MUITO CONFORTÁVEL , PORQUE LÁ ERA O CANTINHO DELES. PARA MATAR A SAUDADE DOS AMIGOS, ELES CHAMARAM TODOS PARA DORMIR NA CASA DA DONA BÁRBARA. ELA NÂO GOSTOU NEM UM POUQUINHO. OS AMIGOS TAMBÉM NÂO GOSTARAM PORQUE A CAMA ERA MUITO DURA. E NO OUTRO DIA CEDO ELES FORAM EMBORA. ELES SE SENTIRAM DESCONFORTÁVEL DEMAIS. E A FAMILIA GORGONZOLA DE VEZ EM QUANDO FAZ UMA NOVA VIAGEM PARA PAISES DIFERENTES. ESTE ANO ELES QUEREM IR PARA A INDIA.

    AMANDA HEMING






    A viagem maluca da família gorgonzola

    Certo dia a família do seu Oto foi viajar para Paris com a sua família e o burro deles não agüentou muito tempo, no caminho tiveram que comprar mais cinco burro, para terminar a viagem. . Depois de um tempo, eles chegaram a Paris e foram conhecer a torre Eiffel. E o seu Oto, que é muito curioso quis subir na torre, só que ele não conseguiu descer. Daí eles chamaram os bombeiros e a escada não alcançou, porque era muito alto.. Ele teve que pular de 2000 mil metros de altura. Ele pulou e achou legal. E quando chegou embaixo ele desmaiou e toda a família também desmaio de susto. . E dona Barbara, acordou e quando viu que seu Oto tinha morrido ela disse:
    - O Seu Oto morreu aleluia!

    E Essa é a viagem maluca.

    Leonardo Vieira Bento


    Professora Karine Martins Reis
    Novo Mundo-MT

    ResponderExcluir
  108. turmaemerson@gmail.com21 de setembro de 2009 às 18:42

    Atividade: VII
    Projeto: “Conte-me um Conto” – Leitura.

    Este Projeto foi desenvolvido na Escola “Bairro União” e foi muito bom. O Projeto foi desenvolvido por todos os professores com seus alunos, e consistia basicamente em aguçar a curiosidade dos alunos e despertar nos mesmos o interesse e gosto pela leitura.
    Ao entrar em sala o professor devia ler uma parte, página ou trecho de um livro e/ou história e diariamente dava continuidade até que terminasse. Os alunos ficavam curiosos em saber o que vinha, ou seja, o que iria acontecer no próximo trecho a ser contado pelo professor.
    Isso fez com que, ficassem curiosos e posteriormente estarem procurando aquele livro ou até mesmo diferentes histórias para ler. Foi um dos Projetos que mais me chamou atenção até hoje, pois era agradável para os alunos e para os professores, pois, no momento da leitura era possível perceber a interação entre o professor e alunos em classe.
    Patrícia Araújo – E.E.B.U.

    ResponderExcluir
  109. • das Cores. Analisando este projeto que tem como tema Jogo das Cores, percebi que o mesmo é adequado para desenvolver com as crianças da Educação Infantil, a partir dos 03 anos de idade, vejo Atividade ( 08 ) Análise de um Projeto :Tema : Jogo que na educação infantil as cores faz parte do mundo da criança e o jogo é uma atividade desafiante, e integração social .
    Geni

    ResponderExcluir
  110. Valdirene de Souza
    Peixoto de Azevedo - MT
    Unidade I
    Atividade - 08

    O Projeto Horta o qual analisei, foi bem significante, pois tive a oportunidade de ampliar meios conhecimentos referente ao tema, e a autora de projeto foi bem explicativa, possibilitando ao leitor um bom entendimento de como desenvolver o projeto. E trabalhar com protejo é muito bom nos obriga a fazer os registros do que estamos fazendo, uma vez diariamente realizamos trabalhos fantásticos, todavia pecamos por não registrar e divulgar ou seja legitimar nosso trabalho em sala de aula.

    ResponderExcluir
  111. Orientadora: Luciana Ortega Zanatta
    Cursista: Raquel Cristina Ortega Zanatta
    Escola Monteiro Lobato
    Modulo 1 Atividade 8

    O resultado do PROJETO: RESGATE DA HISTÓRIA E CULTURA MATOGROSSENSE
    Na Escola Monteiro Lobato em Peixoto de Azevedo, foi realizado com sucesso, houve a participação de todos os professores atuantes desta escola, foi até mesmo incorporado como o projeto pedagógico da escola. Obteve o resultado positivo, uma vez que os profissionais desta escola são participante do projeto TIC 100 hs, que proporcionou auxilio importante na execução do mesmo. Este espaço de expor os projeto e os trabalhos realizado através da pratica de projeto foi por mim analisado de forma positiva para o bom desempenho dos docentes e uma forma dinâmica e interessante para os alunos de conhecerem o Estado onde hoje são partes fundamentais para seu crescimento.

    ResponderExcluir
  112. turmasilvia@gmail.com

    Marilene e Jilsélia
    Atividades 8
    Esperamos que os companheiros tenham gostado do nosso projeto, pois o mesmo foi muito gratificante, em desenvolvê-lo devido ser um tema bom, onde os alunos se envolveram muito, participando ativamente das atividades, fique a vontade se quiserem desenvolver este projeto aproveite.

    ResponderExcluir
  113. Cursista: Glades.
    Turma: Jusemara.
    O Projeto que analisei: "Aprendendo com histórias Infantis", trabalhado a partir da História Infantil: "A primavera da Lagarta de Ruth Rocha", traz uma excelente reflexão ao Educador Infantil e não só a ele, pois o lúdico anda esquecido de nossas práticas, a Literatura anda esquecida... nossas escolas estão muito 'sérias', como se para aprender, o ambiente tivesse que ser necessariamente 'sério' e esquecemos, que para a criança "Brincar é coisa séria", e isto não deve se restringir somente à Educação Infantil, as práticas de Alfabetização - 1 Ciclo - Ciclos de Formação Humana envolve a Infância- 6, 7, 8 anos e os educadores devem pautar suas ações na Ludicidade, ciência muito recente e ainda não levada muito a sério, mas que traz a possibilidade do professor trabalhar pautado e respaldado teoricamente, e de forma Lúdica!!!!

    ResponderExcluir
  114. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  115. O projeto primavera e lindo onde podemos trabalhar com crianças bem pequenas desde cedo e ensinando as mesmas, a importância da reciclagem de materiais ,também podemos trabalhar poemas , contos, rimas , e mais importantemente ,e a conscientização das crianças

    Raquel

    ResponderExcluir
  116. Os projetos em si tem o poder de ensinar como desempenhar o papel de como fazer uma analises de produção textual junto com ensino e aprendizagem, nos mostra as formas de como iniciar um processo de produção ou finalizar algo já pronto oportunizando o educando e o educador ter uma linha de pensamentos junto com desempenho escolar.

    Silvana

    ResponderExcluir
  117. O projeto é muito ótimo para aprendizagem dos alunos e pode ser aplicado nas séries iniciais e também de 5ª a8ª série , de acordo com a necessidade dos alunos .O mais importante é trazer o aluno para a realidade da língua inglesa , e que é muito importante envolver os mesmos na quilo que eles gostam mais de fazer que é brincar ,ter curiosidade por aquilo que desejar descobrir e achar muito interessante .Lembrando que pode ser aplicado em dupla ou em trio. (Aldair José)

    ResponderExcluir
  118. As crianças na fase de 2 a 4 anos estão em fase de descobrimento do mundo e de suas diversidades, porém os projetos trabalhados intensificam a aprendizagem e a exploração do universo que eles estão inserido e os projetos tem a proposta de intensifica o tema proposto.
    O projeto arco íris dará subsídios para as crianças trabalhar as formas geométricas e cores primárias. Fazer as crianças utilizar seu próprio raciocínio, trabalhar a socialização, coordenação a quantidade e identificando o alfabeto.

    Angelica

    ResponderExcluir
  119. Achei muito interessante o projeto que li, parabenizo as autoras, acredito que tudo que é feito com carinho e dedicação sai com bons resultados, este espaço para socialização de projetos veio somar nossos conhecimentos. O projeto Primavera desenvolvido nas salas de jardim(educação infantil) com certeza despertou nas crianças o desejo de zelar pelo meio ambiente e sempre levando em consideração todo um contexto envolvido no projeto em geral.

    Dalverlândia

    ResponderExcluir
  120. Este projeto pretende reduzir as carecias e o sofrimento através de brinquedos. A brincadeira torna a criança ativa e lhe dar oportunidade de se associar
    com as outras crianças, e assim ajudando a criança a ser mais bondosa e a amar o
    pro cimo, deixando a criança mais feliz.

    Fernanda Lopes
    creche criança feliz 

    ResponderExcluir
  121. Este projeto é muito complexo para ser desenvolvido, pois envolve muito tempo e vários seguimentos para que possamos desenvolver. É um projeto que necessita de muita atenção e planejamento para ser desenvolvido. Se consegui desenvolver é de muito aproveitamento, o mesmo
    despertará no professor e no aluno o interesse paralelo a curiosidade, possibilitando um bom aproveitamento.

    Ednalva

    ResponderExcluir
  122. A leitura é imprescindível no cotidiano do aluno pois sem a leitura o aluno terá dificuldade para realizar as tarefas escolares em qualquer disciplina.
    Este projeto é interessante , pois visa despertar no aluno o gosto pela leitura, para que ele possa criar situações e resolvê-la.

    Amada Sanches

    ResponderExcluir
  123. Este projeto foi muito proveitoso,pois sabemos do grande numero de casos de dengue que existem no nosso Brasil e diante disso, conscientizar a população dos cuidados que se deve ter para prevenção da mesma. Este projeto está propicio para trabalhar a interdisciplinariedade com alunos do I e II ciclo.

    Luzilene

    ResponderExcluir
  124. Utilizar as TIC na prática pedagógica nas escolas é uma maneira inovadora de dar asas a um novo saber. Os trabalhos desenvolvidos através de projetos, promovem conhecimentos com diversidade e contexto. Os alunos são avaliados em grupo e individualmente onde o envolvimento da turma é maior. Leva a criança a desenvolver habilidades de raciocínio e representação, que ela poderá usar em outras situações mais complexas, saindo do discurso e dos livros para os desafios da realidade vivida.

    Gleice Cristina da Silva Sampaio

    ResponderExcluir
  125. Eu como aprendiz não só neste Curso de Tecnologia na sociedade, na vida e na escola do módulo 1, gostaria de ser uma professora que desperta no aluno a curiosidade e vontade de aprender. Preparando para enfrentar o desenvolvimento e o crescimento da tecnologia na sociedade e na educação, interagir com os alunos essa prática de conhecimentos adquiridos, ouvir a opinião de cada um e aprender com os mesmos e colegas, fazendo mudanças de ensinar para que eu possa me sentir confortável e qualificada no dia não recear de buscar mais conhecimentos e transmiti-lo. Formando cidadãos competentes. Com este curso poderei desenvolver com mais tranqüilidade projetos em sala de aula. Trabalhar com projetos é uma forma de levar o aluno ao prazer da busca, das descobertas isso lhe favorece uma nova perspectiva de mundo, ampliando seus horizontes e seus conhecimentos. Ao trabalhar com projetos o professor estará proporcionando ao aluno a oportunidade de tornar-se mais responsável, sujeito ativo na construção do próprio conhecimento, pois, ao pesquisar, estabelecer relações, sintetizar, o educando é capaz de descortinar novas possibilidades frente ao aprendizado anterior.

    Dalva Silva Sousa

    ResponderExcluir
  126. Atividade 8

    Utilizar projetos principalmente incluindo as tecnologias, no ambiente escolar significa estar em contato com o mundo tecnológico, levando o aluno a relacionar-se com tecnologias que a cada dia esta mais presentes em nossas vidas.
    A escola em que trabalho utiliza meios tecnológicos, como computadores, data show, DVD, TV, entre outros recursos.
    Através destes recursos podemos levar o aluno a adquirir conhecimentos com atividades diversificadas relacionadas ao conteúdo trabalhado em sala no laboratório com os projetos nos vamos colher informações depois levamos essas informações para outros através de gráficos e cartazes e até mesmo usando slades para transmitir melhor o que esses projetos querem passar em uma turma de 25 alunos com uma professora projeto relacionado ao meio ambiente.

    Maria Aparecida Lemes

    ResponderExcluir
  127. Professores: Antônio Carlos Nazário; Lucidio Luiz Garbinato; Nilma da Silva Correa; Roseani Constantino da Silva.
    Os objetivos da atividade é buscar na criança pequena, o desenvolvimento da linguagem verbal, criatividade, o gosto pela leitura, bem como auxiliar professores a terem idéias sobre aulas que propiciem este momento. As tecnologias que podem ser utilizadas nesta aula são: máquina fotográfica, computador, impressora, livro de histórias e livro de pano. Nesta aula pretende-se avaliar a criança na sua interação, participação, formas de contar e recontar uma mesma história. Podendo ser praticada em salas de educação infantil com crianças de 02 a 07 anos de idade, que dará muito certo. Uma aula bem planejada, utilizando desses recursos será bem aproveitada tanto pelo professor como pelos alunos.


    Professora Nilma da Silva Corrêa de Souza.

    ResponderExcluir
  128. A matemática por ser uma matéria muito complexa, necessita de métodos que realmente dêem resultado no processo de ensino-aprendizagem, por esse motivo esse projeto tem grande valia. O mesmo tem o objetivo de trabalhar com os alunos de forma que dinamizem e organizem a pratica docente através de fundamentação teórico-metodológica da Matemática e aprendam brincando através do lúdico no ensino, utilizando recursos com aulas práticas, facilitando assim a aprendizagem.
    Lucelia de Oliveira Lucas

    ResponderExcluir
  129. Atividade 8

    Trabalho por Projeto.

    Tema: valores humanos
    Reflexão:
    Foi muito importante trabalhar esse tema com os alunos e muito mais interessante foi poder usar as novas tecnologias como o pendrive e o dataschow pois os alunos se mostraram mais interessados uma vez que são tirados da sala de aula e são levados para a sala de vídeo para ter a referida aula. Os alunos assistem exposição do professor e participam do debate, lêem e analisam provérbios sobre cada conteúdo, analisam fábulas, produzem textos e ilustram com desenhos os textos apresentados no objetivo de internalizar os valores humanos ali apresentados e são recomendados a manifestar esses valores no seu cotidiano.


    Neemias Silvino dos Santos
    Escola Estadual Bairro União – Matupá - MT

    ResponderExcluir
  130. ATIVIDADE: 8
    MUNICÍPIO: MARCELÂNDIA
    NOME: MARCIA SALETE HARRES DOS SANTOS
     
    Analisando o projeto Higiene e Saúde da Escola Estadual Paulo Freire, percebemos o descaso de algumas famílias com seus filhos.
    Dentro do projeto foram ministradas palestras sobre higiene pessoal, com médico e agentes de saúde.
    Houve algumas consultas com o médico, que descobriu varias doenças contagiosas e vermes.
    Foram chamados alguns pais para ficarem sabendo o que estava acontecendo na escola, não tivemos sucesso, foram poucos que se interessaram em participar, até os pais dos alunos que precisavam passar por uma consulta com o profissional da saúde.
    Para uma mãe de um aluno da 3ª fase do 1º ciclo, a escola se manifestou colocando para ela que iria acionar o Conselho Tutelar se ela não comparecesse com o seu filho na consulta com o médico.
    Vejo que a escola adotou um papel que seria para a família e ação social exercer, muitas vezes temos complicações, não temos apoio nenhum desses órgãos responsáveis.
    O resultado deste projeto será lento, pois não depende somente da escola, para obtermos sucesso temos que estar todos empenhados, a família, escola e ação social.

    ResponderExcluir
  131. Atividade8

    Maria dos Milagres Carvalho Silva

    O usa das novas tecnologia nas atividades pedagogica so veio contribuir com o nosso trabalho pois as nossas aulas se torna mais prazeroso e descontraida, fazendo com que os nossos educando desenvolva mais os seus conhecimentos.Trabalhando os conteúdos na sala e ampliando no laboratória através de pesquisa torna mais fácio para os educando entender e aprender.

    ResponderExcluir
  132. Atividade 07 unidade 01
    Escola Bairro União
    Eni Sunaqui

    Projeto lixo

    Alunos atendidos: 3° ano do 1º ciclo

    Duração: 15 dias

    Justificativa:

    Esse estudo é de suma importância, pois trará grande contribuição para despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.

    Objetivo Geral:
    Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, e a conscientização da importância de se preservar o meio ambiente.


    Objetivos específicos:
    *Preservar o ambiente em que vivemos;
    *Contribuir para a limpeza da casa escola e cidade;
    *Reconhecer a importância do saneamento básico;
    *Aproveitar materiais de sucata para criar novos objetos;
    *Elaborar placas para conscientização sobre a importância de se produzir menos lixo.

    Conteúdos:
    *Leitura de diferentes textos;
    *Recorte de jornais;
    *Panfletos;
    *Cruzadinhas;
    *Produção de textos:
    *Pesquisas na internet sobre a duração da decomposição do lixo na natureza;
    *Elaboração de cartazes;
    *Interpretação de textos;
    *Recolhimento dos lixo do quintal da escola, quadra, parque e na calçada da escola.
    *Confecção de objetos com materiais recicláveis.

    Recursos utilizados:

    *navegação e pesquisa na Internet/computador;
    *Folhas xerocadas com atividades;
    *Tintas e pincéis;
    *Lápis coloridos;
    *Revista/ jornais;
    *Cola;
    *Bastão de cola quente;
    *Tesoura;
    *Livros didáticos
    *Pistola de cola quente;
    *Papelão;
    *EVA;
    *Litros pet;
    *Lápis, borracha, apontador, caderno;

    Avaliação:
    A avaliação foi positiva, pois alcançou todos os objetivos propostos para esse projeto.

    ResponderExcluir
  133. ATIVIDADE 08 – JACKELINE BREGOLI DE LIMA PINHO
    ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES

    Trabalhar com projetos é muio bom porém, nem sempre as escolas estão preparadas para tal. A utilização das TIC’s em projetos é interessante e foi isto o que discutimos num debate legal em sala e também muito proveitoso, pois ficamos sabendo qual a importância de se utilizar esses recursos para cada professor.

    ResponderExcluir
  134. turmasilvia@gmail.com
    Vania C. Souza Chambó

    A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo. Aplicar projeto Introdução a Informática nas Séries Iniciais, nos possibilitou repensar as novas metodologias e técnicas, com a inserção das novas tecnologias. Possibilitando ao aluno a busca da teoria com a pratica no mundo tecnológico.

    ResponderExcluir
  135. turmasilvia@gmail.com
    Celma Francisca Carvalho Ramos
    Maria Zuleide Aguiar da Costa.
    Lisolete Ines Zanella Reina



    Tema: Trabalho por Projeto.



    Tudo que iremos fazer temos que primeiro pensar , elaborar e executar assim, é trabalhar
    com projetos.
    O projeto Horta Escolar, foi pensado com intuito de melhorar a qualidade da merenda escolar dos alunos, haja visto que, essas hortaliças não fazem parte do cardápio escolar.

    Devido a escola não ter uma horta, os professores apresentaram a proposta aos alunos
    onde todos se interessaram e reuniram e fizeram a horta plantando várias hortaliças.
    Vimos que trabalhar com projetos é muito importante porque é o momento que todos interagem e refletem sobre a importância de se trabalhar em grupos e principalmente com o objetivo maior que é sua participação ativa num projeto que eles serão beneficiados.

    ResponderExcluir
  136. turmasilvia@gmail.com
    grupo; Marinelza S. Zark
    Salete Regina
    Atividae 8
    Com os avanços tecnológicos e sua grande repercursão num mundo globalizado temos a necessidade de incluir os alunos num mundo digital, pois a escola se dispõem de um laboratório de informática onde é imprescendível os alunos desenvolver atividades que levem esses alunos a conhecer as partes de um computador levando a terem intimidade com esse recurso que está ganhando espaço em todos os lugates. Esses alunos tem muita dificuldades , pois estão fora da escola muito anos e devido isso, o projeto tem que ser trabalhado passo a passo, considerando o desempenho de cada aluno. Acreditamos que a partir desse contato inicial o aluno será estimulado a buscar informações através de conhecimentos digital.

    ResponderExcluir
  137. turmasilvia@gmail.com
    Atividade 08
    Eury Atalaia

    Trabalhar com projetos é muito importante para o bom desenvolvimento das aulas, quanto para o aprendizado dos alunos.O trabalho com projeto possibilita ao preofessor um maior aproveitamento da aula, e oportuniza ao aluno aprofundamento em várias áreas do conhecimento. O projeto também possibilita ao professor maior organização de suas ações, e utilização de maior numero de equipamentos auxiliares, bem como pode ser desenvolvido por mais de um professor possibitando a interação entre as turmas da escoala.

    ResponderExcluir
  138. turmasilvia@gmail.com
    Renata

    Esse trabalho nos proporcionou momentos de grande interação uns com os outros. Trabalhar com projeto é muito bom, ajuda na aprendizagem dos alunos na melhor forma possível, traz conhecimento fabulosos, esse projeto foi desenvolvido com uma turma na qual se dedicaram a produzir belíssimas obras de arte, brincamos muito e o resultado foi ótimo para mim e para eles.

    ResponderExcluir
  139. Unidade 02
    Atividade 08
    Disse: Alexandra Barbosa da Silva
    Disse:Maria do Carmo Santana
    Data: 21/10/2009

    Trabalhar com projetos é muito importante no âmbito escolar.
    Desenvolvemos o projeto: Dando vida à leitura, além da interdisciplinaridade que o projeto trouxe, desenvolveu nos educandos o gosto pela leitura(através da roda da leitura) e deram vida às histórias lidas, dramatizando .
    Foi um sucesso, além de desenvolver a habilidade da leitura e compreensão dos textos, trouxe o desenvolvimento da socialização, interdependência e união entre os educandos.
    Com o uso da tecnologia nos projetos é importante em busca do incentivo, da motivação, criatividade, pois recursos inovadores para o ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  140. UNIDADE I
    ATIVIDADE VIII
    TURMA LUCIANA
    PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
    JULIANA SÂMELA

    O projeto Os seres vivos foi muito proveitoso pois com o conhecimento que trouxeram de casa criaram uma maquete e o que desconhecido tornou conhecido. Exploraram bastante o ambiente natural, registram suas experiências através dos desenhos. Durante a execução do projeto os alunos demonstraram interesse, participaram dando suas opiniões.

    ResponderExcluir
  141. tania joyce-08
    as fotos do projeto foi mostrada aos colegas no encontro.

    ResponderExcluir
  142. Tania Joyce -05
    Conseguimos auxilio e novas ideias para passarmos algo novo a cada dia aos alunos
    pois no mundo em q vivemos nos dias de hoje a cada segundo de nossas vidas surge uma nova ideia
    uma nova descoberta seja ela qual for mas sabemos que esta acontecendo,e com o auxilio do portal conseguimos interagir estas descobertas uns com os outros pois temos acesso a varias informações em um mesmo local.

    ResponderExcluir
  143. Daianne Cardoso (laboratório de ciências da natureza)
    Atividade: 8
    Trabalhar com projetos é muito importante para completar o aprendizado, e utilização de maior numero de equipamentos auxiliares ajuda para o bom desenvolvimento das aulas, também possibilita o professor a um maior aproveitamento da aula e a organização de suas ações, discutimos em sala e foi bem proveitoso porem chegamos a conclusão que nem todas as escolas estão preparadas.

    ResponderExcluir
  144. unidade 01
    atividade 03
    turmasilvia@gmail.com
    petró
    Eu concordo com o comentário de Ladislau sei que que a educação está necessitando de mudanças principalmente no que disrespeito as nossas escolas pois trazer para prática o uso das tecnologias é muito importante para o desemvolvimento de nossos alunos e facilitar os trabalhos de pesquisas para melhor desenvolver-mos nossas aulas e que as mesmas se tornem atrativas e praseirosas para o educando.

    ResponderExcluir
  145. Tumasilvia@gmail.com
    Cleonice e Edilene


    Unidade1, Atividade 8


    Com o uso do TIC, podemos melhorar e muito o interesse dos alunos nos estudos,pois os mesmos obtem uma aprendizagem significativa,pois eles poem em pratica toda a vivência deles dentro e fora da sala de aula, com os tic.As aulas tormam mais atraentes e envolventes,e são esses fatores que vão contribuindo para uma aprendizagem mais globalizada.

    ResponderExcluir
  146. ESCOLA JANE
    ATIVIDADE: 08
    DEMOZÉLIA

    Quando as crianças aprendem como devem proceder perante o trânsito, estarão conscientes do seu dever como pedestres, ciclistas ou passageiras de veículos, solicitando dos adultos a mesma atitude correta, além que no futuro enquanto condutores de veículo estarão sensibilizados sobre a importância do conhecimento e cumprimento da legislação vigente, desta forma contribuindo na prevenção de acidentes e preservação da vida. Trabalhar com projeto é motivador tanto para o educando quanto para o professor, pois há um envolvimento maior do docente e dos alunos. Mas é necessário um projeto bem elaborado e bem aplicado.

    ResponderExcluir
  147. UNIDADE 01
    ATIVIDADE 08
    PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    TURMA DA SILVIA
    DISSE NETTO
    29/10/09


    Após a explicação do objetivo do projeto, percebi que, o empenho e a motivação de todos so participantes ficaram eufóricos com suas atividades propostas, dos mesmos. Foi gratificante para meu profissional, onde percebi-se que, quantos os nossos alunos, de imediato, pareciam-se, não entender a linguagem matemática. Após alguns treinamentos os mesmos, explicaram e convenceram o público que lá estavam presente.E não só à eles, mas, a nós também.
    Com a realização do projeto, fez com que os nossos alunos, observacem mais a nossas aulas, com maior participação, adquirindo um senso crítico e sensibilidades com os conteúdos ministrados neste ano.

    ResponderExcluir
  148. Atividade 8 cursista: gisele Adriana
    Esse espaço para os projetos é muGto valioso, pois através da troca de conhecimentos a maior interação. Acredito que a confecção do livro foi válido pois instigou os alunos e a concentração foi grande. Após ter executado o projeto fiquei surpresa com o excelentes resultado. Os alunos começaram a ler mais e estimular as outras turmas a fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  149. Ao se utilizar de projeto para o desenvolvimento de temática pedagógica, proprõe-se estratégias de aprendizagens, pois no momento da pesquisa os alunos já vão adquirindo conhecimentos e se torna um meio dinâmico de ensino, pois contribuiu para a aquisição do conhecimento de maneira eficaz. Para educandos das séries iniciais a pesquisa e a socialização do projeto sobre o contexto histórico do Município onde habitam foi de grande importância para a produção do conhecimento dos alunos na formação de um cidadão consciente de sua participação na construção da cidadania.

    Josy Fernandes

    ResponderExcluir
  150. Atividade 08

    Prof. Marcos M. Farias

    Sem sombra de duvidas o trabalho pedagógico pautado em um projeto, ajuda e muito nosso trabalho de educador. E essa idéia de compartilharmos nossos trabalhos aqui nesse ambiente de rede é uma boa oportunidade para trocarmos “figurinhas” e enriquecermos cada vez mais nosso fazer pedagógico e procurando valorizar a integração e a cooperação entre os diferentes fazeres/saberes dos sujeitos envolvidos na elaboração das ações educativas.

    ResponderExcluir
  151. turmasilvia@gmail.com
    UNIDADE 1 ATIVIDADE 8
    ELISSANDRA

    O trabalho com projeto é muito importante para a troca de experiências,não só do educador como também dos educandos.
    Ao planejar um projeto, o professor visa trabalhar as dificuldades de seus alunos como também proporcionar uma aula mais prazerosa para ambos e assim motivar todos a participarem, sem falar no aproveitamento, bem como trabalhar diferentes atividades de forma diversificadas e lúdicas, onde também possa ter uma socialização entre os alunos, oferecendo assim oportunidades para que o mesmos se integrem com os meios tecnológicos que a escola oferece.

    ResponderExcluir
  152. Atividade 08

    Prof. Oraldo Antunes da silva

    Sem sombra de duvidas o trabalho pedagógico pautado em um projeto, ajuda e muito nosso trabalho de educador. E essa idéia de compartilharmos nossos trabalhos aqui nesse ambiente de rede é uma boa oportunidade para trocarmos “figurinhas” e enriquecermos cada vez mais nosso fazer pedagógico e procurando valorizar a integração e a cooperação entre os diferentes fazeres/saberes dos sujeitos envolvidos na elaboração de trabalho para cada vêis mais numa melhora nas ações educativas

    ResponderExcluir