Objetivos do Curso:

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC - Unidades do curso:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Módulo 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade 5

Conhecendo uma experiência

Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.

  1. Acesse o Portal do Professor: Web.
  2. Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”.
  3. Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da
    avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de
    vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para
    sua prática pedagógica.
  4. Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa,
    áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese
    expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
  5. Copie e cole o texto nos comentários usando o login da turma, não esqueça de colocar seu nome na postagem.

302 comentários:

  1. Nome: Espinhas, Cicatrex resolve!

    Envolve conhecimentos químicos e biológicos.

    Esta aula traz uma realidade dos adolescente, o que favorece a assimilação e a utilização dos conteúdos, já que muitos deles se identificarão com o assunto.
    A acne é um freqüente problema enfrentado pelos adolescentes e tem diversos fatores envolvidos no aparecimento dessas incomodas e amarelas acnes, esses adolescente nem sempre procuram saber a causa dessas acnes, apenas acham que é uma fase. O que pode até ser verdade em alguns casos, mas em outros ela poderá deixar cicatrizes pra o resto da vida, e então, qual produto passar? Sabemos que vários produtos são comercializados para esse problema, mas também sabemos que em sua grande maioria não nos é especificado a sua finalidade e utilidade. A escola tem a finalidade de informar aos alunos através dos professores de Ciências Naturais, as diferentes problematizações das acnes afim de que os alunos possam saber o que fazer em relação, alem do que, deve informar as propriedades químicas dos elementos em questão e se necessário, pedir que esse aluno vá a um médico especializado. Porque como já foi comentado as incomodas acnes podem marcar pra sempre.
    Achei superinteressante essas aulas, faz com que os alunos se prendam mais as atividades, fazendo paralelos com a realidade, uma vez que, nos fala de alguns produtos com nomes difíceis, mas que por sua vez, quando é relatado seu nome comercial e nos mostra exemplos do dia-a-dia facilita ainda mais a aprendizagem e correlação.
    Walquiria H.T. Guedes

    ResponderExcluir
  2. Nome: Inclusão nas séries iniciais

    Envolve todas as disciplinas.

    Esta aula traz uma realidade de nossos alunos sobre a importância de respeitar inclusão de crianças com necessidades especiais nas séries iniciais do ensino regular, nós professores temos a tarefa de derrubar barreiras e enfrentar o desafio de trabalhar com a diversidade em sala de aula. Trazer ao conhecimento, instrumentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais. Na sala onde leciono tenho um aluno com defiencia auditiva, tenho muita dificuldade em me comunicar com ele.Portanto, essa sugestão de aula de trabalhar o alfabeto em libras é muito importante tanto para mim como para os alunos, com isso, as crianças conhecem o alfabeto e se familiarizam com ele.

    Rosemeri L. B. Machado - NOva Guarita - MT

    ResponderExcluir
  3. Aula: Os ciclos da água.
    Envolve as disciplinas de Ciências Naturais, Geografia e Meio Ambiente.

    Está aula traz de maneira bem dinâmica e cercada de exemplos como acontece o ciclo de água e faz com que os educandos reflitam qual a importância deste recurso natural para a “sobrevivência” do planeta Terra. Ela sugere que se tenha um diálogo inicial com os alunos buscando saber dos mesmos quais suas dúvidas no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Dentre as sugestões citadas encontra-se: usar vídeo como ex: O que é o ciclo da água? Observar no período de um mês as variações do clima anotando as características do tempo. Construir um terrário a fim de cultivar plantas, criar pequenas espécies de animais, terem um equilíbrio natural de umidade, temperatura, formando um micro ecossistema, acessar jogos on- line onde os estudantes poderão testar seus conhecimentos, atividades de campo como visita a instituição que distribui e trata a água da sua cidade, passeio em praças, parques e áreas próximas da escola que possua água corrente para estudo de campo, visita em uma indústria próxima a escola para analisar como é realizado o tratamento de efluentes (resíduos líquidos) na empresa e o seu consumo de água potável .Construção de lixeiras seletivas para a escola e cartazes orientando como evitar o desperdício de água potável, racionalizando o consumo de água dos rios e demais locais de coleta.
    Enfim, achei esta aula interessante pois sugere aulas dinâmicas dos mais variados temas, uma ferramentas a mais para nós professores.

    Adriana M. de Alcantara Labres.

    ResponderExcluir
  4. Turma 1 Senilde
    Peixoto de Azevedo – MT
    Luzia Rodrigues
    Atividade 5
    Aula : África Mãe de todo brasileiro
    Área de Conhecimento: Língua Portuguesa

    Como e bom poder trabalhar em uma escola onde aconteça de fato um currículo vivo, pois li, e vi que numa aula como a exposta, aconteça um desequilibro de um modelo de heróis para uma reequilibrar de valores, onde há a aceitação do diferente proporcionando a valorização de cada educando, tendo em vista, que oportuniza o apreender um redimensionamento do olhar da cultura do homem.
    Sonhei que um dia toda essa tecnologia estará ao meu alcance, a serviço da democracia, na valorização histórica do homem, numa relação de seres que se completam.
    A estratégia usada pela educadora, foi muito interessante pois parte do principio de seduzir os alunos com o tema, para uma posterior aprofundamento de estudo da cultura,e suas intrínsecas veredas que levou o negro a construir sua história em um país no qual a sua mão-de-obra, foi determinante, e continua sendo tendo em vista que o sistema econômico, social, cultural seleciona por si mesmo e segrega, numa postura que passa desapercebido.A postura da educadora nos remete ao que sonhamos como educação, e acredito que um dia isso virá se tornar realidade a todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Atividade 05:
    De onde vem o leite?
    Identificamos que o leite é vitamina para os seres humanos e para a vida animal, e também envolve financeira mente o sócio econômico em nosso município (Gado de corte e Leite).
    Com essa atividade os alunos saberem a importância do valor nutritivo do leite, sendo ele indispensável na alimentação diária, e prevenindo varias doenças.
    Naide Zambenedetti. Nova Guarita - MT.

    ResponderExcluir
  6. Inclusão nas Séries Iniciais.

    Envolve todas as Disciplinas.

    Aluna. E. B. W. Paz-MT.
    Prof. Senilde

    Esta aula nos mostra uma das realidades dos nossos alunos, sobre a importância de respeitar o próximo, seja ele como for.
    A inclusão seja ela na escola, no bairro, na sociedade não é fácil, as pessoas foram educadas de forma a rejeitar o que é “diferente”, e são carregadas de pré-conceitos. Tenho certeza de que a inclusão/aceitação/reconhecimento, se dará através do exemplo de amor ao próximo.
    Para nós profissionais de Educação, este é um dos desafios mais complexos e instigantes, trabalhar com a diversidade e derrubar muitos obstáculos.
    Gostei do roteiro da aula, colocou 2 exemplos de forma clara como o preconceito acontece e como a pessoa discriminada se sente, não esquecendo de mencionar que este plano de aula simples e criativo trabalha de forma sutil, mas de maneira carinhosa e que faz com que a criança guarde para sempre que não existem pessoas diferentes só por causa da sua cor, religião, ou diferenças físicas e mentais, somos todos iguais com os mesmos direitos de ir e vir e é esse o papel do educador de instruir de informar, na aula só foi citado as LIBRAS mas acho que o BRAILLE é tão importante quanto.
    E que nos Educadores sejamos realmente capazes de propiciar a inclusão!!!

    ResponderExcluir
  7. Atividade 05:
    De onde vem o leite?
    Identificamos que o leite comtem quantidades variadas de lípidios, proteinas, carboidrato, é vitamina e quantidade menores de minerais para os seres humanos e para a vida animal, e que faz parte da dieta dos ser - humano,sendo que a produção do leite vem da vaca, bufalas, ovelhas,cabras éguas e camelas.E sempre lembrando que o leite é o primeiro alimento que o ser humano ou recem – nascidos recebem.
    E também envolve financeira mente o sócio econômico o nosso município (Gado de corte e Leite).

    Com essa atividade os alunos saberem a importância do valor nutritivo do leite, sendo ele indispensável na alimentação diária, e prevenindo varias doenças. E podemos trabalhar em sala de aula com todas as meterias.
    Solange Zarth. Nova Guarita - MT.

    ResponderExcluir
  8. Angelita Severo

    Alfabetização- Jovens e Adultos - Direito de ler e ser.

    Linguagem: leitura e produção de textos

    A aula trabalhada com os alunos demonstra as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos adultos não alfabetizados. As diferentes dinâmicas utilizadas faz com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificultades sem “traumas”. Atividades com textos pequenos, noticias de jornais e a brincadeira do Telefone sem Fio, faz com que o aluno se solte em sala de aula, pois ele lê, conta para o outro e depois comentam entre si, agussando a curiosidade de que não consegue ler ainda. Deve-se ter prudência e oferecer textos que possuem o apoio da imagem, auxiliando na compreensão da mensagem. Deve-se abrir espaço para o debate sempre. Assim os alunos sentirão confiança, e se tornarão cada vez mais críticos.

    ResponderExcluir
  9. Aula: Teatro nas Séries Iniciais
    Disciplina: Todas

    O Teatro nas séries iniciais desenvolve a interação, criatividade, desinibição, descontração, o prazer pela arte e as diversas formas de expressão. A linguagem teatral pode ser trabalhada em todas as disciplinas sendo enfatizada no dia a dia do aluno que precisa ser conscientizado de sua importância e significado.
    As finalidades do teatro na educação levam o aluno: a uma situação de autoconhecimento contribuindo para o desenvolvimento da personalidade do educando. Além de possuir fins didáticos o teatro visa o enriquecimento da comunicação.
    No teatro podemos trabalhar com: fantoches, bonecos, com os próprios alunos apresentando uma história, o material didático pode ser confeccionado até por eles mesmos dentro da sala de aula. A integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral também é de grande importância. Essa tarefa não compete simplesmente ao professor, mas sim também à escola de oferecer um espaço para realização das atividades teatrais que proporcione a criança um espaço livre e agradável.

    Profª Andreia

    Escola Genoveva
    Peixoto de Azevedo-MT

    ResponderExcluir
  10. Dionea

    Usando estratégias de leitura durante a alfabetização

    Adorei esta estratégia visto que de uma forma interessante, bela e dinâmica a música pode ser apresentada e trabalhada em conjunto com o grupo de alunos, essa forma de incentivo e estratégias diferenciadas, possibilita que as crianças participem recriarem ilustrações sobre o tema das mesmas, mas principalmente conheçam e aprendam a apreciar músicas belas e de boa qualidade

    ResponderExcluir
  11. Turma 1 Senilde
    Eunice Paixão
    Atividade 5
    Educação Infantil
    Conhecendo uma prática pedagógica.
    Conhecendo meu corpo, como componente curricular: Linguagem oral e Escrita.

    E com grande prazer e um êxtase na alma que venho na condição de aprendiz, deixar a minha contribuição, neste blog, onde a condição de aprendiz me torna refém de novos saberes, para uma prática embuida de compromisso, ética e libertadora do homem a serviço de uma nação que se constroem, com homens, e mulheres cheias de criatividade dinamismo e uma vontade a aprender.
    As estratégias usadas pela professora, e uma prática onde os recursos mais importantes ainda continuam sendo a mão-de-obra qualificada, pois o ato de ler para alguém, e ouvir a sua reflexão na construção de saberes e uma condição de introspecção pois requer o silenciamento do que sabemos e colocamo-nos a fazer o percurso da aprendizagem do outro,para uma possível interferência com isso, somente com uma educação comprometida se torna um fazer tecnológico de uma educação compromissada com o homem, em uma sociedade carente de seres humanos que caminham rumo a se tornar gente que transforma o mundo que o cerca, e com isso construindo uma identidade única mas plural em um mundo individualista carente de pessoas que se coloquem a disposição do outro.

    ResponderExcluir
  12. nossa aula nos mostra uma das realidades dos nossos alunos, sobre a importância de respeitar o próximo, seja ele como for.
    A inclusão e a socializaçao seja ela na escola ou em todo contesto social e economicoseja ele no bairro, na sociedade não é fácil, as pessoas foram educadas de forma a rejeitar o que é “diferente”, e são carregadas de pré-conceitos. Tenho certeza de que a inclusão/aceitação/reconhecimento, se dará através do exemplo de amor ao próximoAs diferentes dinâmicas utilizadas faz com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificultades sem “traumas”. Atividades com textos pequenos, noticias de jornais, faz com que o aluno se solte em sala de aula, pois ele lê, conta para o outro e depois comentam entre si, agussando a curiosidade do educando.

    ResponderExcluir
  13. nas séries iniciais desenvolve a interação, criatividade, desinibição, descontração, o prazer pela artNo teatro podemos trabalhar com: fantoches, bonecos, com os próprios alunos apresentando uma história, o material didático pode ser confeccionado até por eles mesmos dentro da sala de aula. A integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral também é de grande importância.que proporcione a criança um espaço livre e agradável.

    ResponderExcluir
  14. amuitos criaças que estao se alfabetizando podem e dever aprender muitas coisas a partir do trabaho com os nomes proprio da classe.Os três pilales basico da alfabetizaçao sa; oralidade leitura e escrita e por isso devem estar interligados desde o primeiro dia de aula.Diante disto torna-se necessario que se desenvolva em sala de aula atividade que promova a socializaçao da turma atraves do trabalho com os nomes proporcionando ao educando o acesso a um intrumento de avaliaçao que ira dectectar o conhecimento previo que o aluno possui quando este demostra suas hipoteses de escrita do nome.Entao,é primordial que o yrbalho com o nome do processo de alfabetizaçao da criança se estenda por um periodo de dois meses ou mais conforme a necessidade da turma LAURA LEAO ZAIATZL

    ResponderExcluir
  15. Ao acessar o Portal do Professor, optei por uma atividade do Ensino Fundamental Inicial com o tema Saúde, Cuidados com o corpo, Combate as cáries.
    É uma atividade muito criativa e que enriquece a aula do professor.
    Apresenta laboratório de informática, vídeos e animações que explicam muito bem a formação dos dentes, endereço da revista escola de como se formam as cáries. Apresentam ainda atividades complementares e webquest, slides com informações sobre higiene bucal no site escola BR.
    A autora da atividade é Andrea da Silva Castagini – Curitiba, sendo co-autor Ezequiel Menta.
    Com esta aula o aluno poderá aprender a conhecer o processo de degeneração do dente, causado pela cárie. Conscientizar quanto aos cuidados necessários para proteger os dentes e entender a importância da saúde bucal.
    Como eu disse é uma atividade que enriquece a aula, possibilitando ao aluno uma aula mais criativa. Penso que o tempo de desenvolvimento da aula proposto deveria ser maior, mas também isso poderá ficar a critério do professor que está trabalhando.

    ResponderExcluir
  16. Ao acessar o Portal do Professor, optei por uma atividade do Ensino Fundamental Inicial com o tema Saúde, Cuidados com o corpo, Combate as cáries.
    É uma atividade muito criativa e que enriquece a aula do professor.
    Apresenta laboratório de informática, vídeos e animações que explicam muito bem a formação dos dentes, endereço da revista escola de como se formam as cáries. Apresentam ainda atividades complementares e webquest, slides com informações sobre higiene bucal no site escola BR.
    A autora da atividade é Andrea da Silva Castagini – Curitiba, sendo co-autor Ezequiel Menta.
    Com esta aula o aluno poderá aprender a conhecer o processo de degeneração do dente, causado pela cárie. Conscientizar quanto aos cuidados necessários para proteger os dentes e entender a importância da saúde bucal.
    Como eu disse é uma atividade que enriquece a aula, possibilitando ao aluno uma aula mais criativa. Penso que o tempo de desenvolvimento da aula proposto deveria ser maior, mas também isso poderá ficar a critério do professor que está trabalhando.

    ResponderExcluir
  17. Atividade 5 - Cursista= Vilna



    Nome do programa-Recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares

    Área de conheciment envolvida- História


    Na aula sobre libras os alunos vão poder aprender o que é Língua Brasileira de Sinais .Eles terão a oportunidade de conhecer essa nova forma de linguagem.
    A etratégia da aula foi usado vídeo e em seguida a visita de um tradutor em libras para que os alunos façam perguntas tirando suas dúvidas sobre o vídeo.Outra atividade sugerida é da escrita da língua portuguesa e fazer pesquisa sobre a história dos Deficiêntes Auditivos, podendo também apresentar o alfabeto manual e contruir algumas frases e palavras em libras.Devemos trabalhar com o surdo sempre com material concreto e visual para que possa contribuir com o apredizado do mesmo.É importante trabalhar as atividades em pequenos grupos para estimular a cooperação e comunicação entre os alunos.
    O recurso apresentado na aula foi o vídeo com a entrevista da Senhora Dorina Nowill.
    A avaliação foi analisada as perguntas elaboradas pelos alunos e o desempenho de suas atividades e pesquisas.
    Essa aula é muito interessante ,pois os alunos precisam conhecer e aprender a respeitar as diferenças.

    ResponderExcluir
  18. Atividade 5
    Cursista: Gisele Adriana
    Nome do programa: Monteiro Lobato e os contadores de histórias
    Área de conhecimento envolvida: Língua Portuguesa; Língua escrita e prática de leitura.
    Optei por este tema por acreditar que devemos despertar o gosto pela leitura em nossos alunos desde cedo. Com projetos de incentivo a leitura, pretende estimular a integração aluno, família e escola através da literatura, desenvolvendo desde cedo os hábitos da leitura. Não se forma bons leitores se eles não têm contato intimo com os textos.
    Os pais têm papel essencial em incentivar seus filhos no processo da leitura, não apenas porque as crianças ainda não aprenderam a ler, mas principalmente, porque o contato inicial delas com a literatura acontecem através das histórias contadas por seus pais ou por adultos de sua convivência. Além disso, a criança assimila para si o que seus pais e educadores estabelecem como correto, logo, se em casa e na escola vêem cultivando hábito de leitura tomará aquilo como bom exemplo para ela.
    A Literatura Infantil tem sido apresentada como uma pratica pedagógica aberta, atual, que permite a criança conviver com uma relação não-passiva entre a linguagem escrita e a falada. De algum modo, a literatura aparece à criança como um jogo, uma fantasia muito próxima do real, uma manifestação do sentir e do saber, o que permite a ela inventar, renovar e discordar.
    Deve-se ressaltar, então, que o professor, para realizar este trabalho, precisa gostar de ler, atualizar-se, tomar conhecimento das obras de Literatura Infantil e Juvenil existentes, trocar idéias com os colegas, fazer cursos de dinâmica em literatura, a fim de ficar capacitado a desenvolver um trabalho dinâmico de qualidade que, muitas vezes, encontra-se subexplorado.
    Com projetos de incentivo a leitura, pretende estimular a integração aluno, família e escola através da literatura, desenvolvendo desde cedo os hábitos da leitura. Não se forma bons leitores se eles não têm contato intimo com os textos.
    Através destas aulas os alunos poderam conhecer a biografia Monteiro Lobato; Despertar o prazer pela leitura; conhecendo melhor o autor que ainda encanta milhares de crianças e adultos com o sitio do pica-pau amarelo.
    Monteiro Lobato para muitas crianças foi apresentado através da TV, com o Sítio do Pica Pau Amarelo. No entanto perde muito que ainda não leu sua obra e não teve a oportunidade de sonhar com o mundo mágico que ele criou.
    Através dos meios eletrônicos como a internet, a televisão, DVD, poderá apresentar ao aluno uma melhor visão sobre o escritor e seus personagens. Os alunos poderão se encantar e produzir seus próprios personagens para posteriormente apresentarem a comunidade escolar. Através de leituras das obras do autor conseguiram se transportar para o mundo da fantasia que só a leitura proporciona.
    Aprendendo serem verdadeiros contadores de historias, pratica que esta um tanto adormecida. Podendo ser implantada com facilidade se o professor fizer um projeto como este citado por Autor Grace Luciana Pereira da Universidade de São Paulo
    Através do site http://sitio.globo.com/Sitio/0,25203,8562,00.html os alunos poderão conhecer os personagens do sítio do Pica-pau amarelo. Podendo produzir seus próprios bonecos.
    Também poderão utilizar diversas formas para contar as histórias, por exemplo: a leitura, teatro de fantoches, dedoches, os alunos podem gravar histórias com efeitos sonoros e colocarem para os outros ouvirem, etc.

    ResponderExcluir
  19. Aula:leitura e produção de texto nas séries iniciais.
    Disciplina:Linguagem


    Atividade 5

    A leitura nas series iniciais é uma das práticas essencial dentro da sala de aula, tanto a leitura oral como individual se torna importante e indispensável no desenvolvimento e no aprendizado do aluno em que se refere a oratória, colocar os alunos para ler em plenária já é um grande incentivo para que eles se tornem capazes de apresentar ao público. E nada melhor do que começar com as historinhas das fábulas, jornais e outros. Essa com certeza será uma forma de despertá-los para a leitura com responsabilidade.
    A produção textual é outra forma de trabalho que se torna também indispensável , porque é através das produções dos alunos que o professor poderá analisar o desenvolvimento da escrita de cada um. Nessa forma de trabalho é sempre bom que o professor peça ao aluno para ler o que ele escreveu. Assim ele irá analisar seus próprios erros e confortá-los com os dos colegas


    FRANCIONE DE JESUS NOLETO BRITO

    ResponderExcluir
  20. Atividade: 5
    Cursista: Venina
    Nome do programa: Ler e escrever para informar-se e informar sobre a Dengue.
    Área de conhecimento: Língua Portuguesa. Língua escrita e pratica de leitura.

    A aula permite a troca de informações entre os alunos ,independente de saber ler ou não e, é muito interessante a forma com que a mesma é apresentada,com uma linguagem simples e acessível ao aluno em fase inicial possibilitando uma aprendizagem gradual e interativa sobre o tema. E ainda facilita a compreensão com o uso de animações, produção de folhetos e o objetivo final de apresentação a um publico pré selecionado pela própria turma. É uma ótima estratégia para prender a atenção e motivar o aluno a buscar mais e mais para se sentir preparado no momento de informar o seu público alvo.

    ResponderExcluir
  21. Ivanir professora, sou otimista e persistente, acredito na vida e vivo com coragem para enfrentar os desafios do dia-a-dia e procuro superar os obstáculos, aprendendo, lendo bons livros e revistas e me esforçando para deixar o mundo um pouco melhor.
    Considero-me uma pessoa responsável, gosto da sinceridade e cultivo a paz e o amor, trabalhando para atingir meus ideais. Acredito que as regras de um bom relacionamento valem para todas as pessoas e penso que tenho um grande papel a cumprir para transformar o ambiente em que estou inserida.
    Em relação à responsabilidade social, sou associada do Lions Clube, um clube de serviço com alcance internacional que visa auxiliar os mais necessitados principalmente no que diz respeito aos tipos de cegueira que podem ser evitados e proporcionando melhores condições de vida àqueles que cuja cegueira não pode ser revertida, bem como outros tipos de necessidades.
    Na área da educação tenho preferência pela educação infantil, por ser um trabalho gratificante, pois se pode verificar o progresso da criança, enquanto ela cresce e vai construindo sua identidade e sua autonomia, e sua própria identidade que se dá através das relações sociais, percebendo as diferenças que existem entre as pessoas. Para que eu possa acompanhar a evolução das técnicas de educação e tecnologias de comunicação, preciso estar em constante aprendizagem para poder criar condições para que o aluno vivencie experiências que o ajudem no desenvolvimento harmonioso de sua personalidade.

    ResponderExcluir
  22. Professora Nair, atuo na Escola Municipal Jane Pereira Lopes.
    Professor Miguel Vilalba, Escola Municipal Renascer.
    Sei que o professor aprende enquanto ensina, pois ao ensinar acontece a construção do conhecimento e a troca de experiências, sendo nesse contexto, que o importante como educadores é acreditarmos no potencial de cada aluno, fazer com que ele desenvolva sua capacidade de evoluir e de integrar novas experiências, ao mesmo tempo em que nós professores compreendemos e aceitamos nossos limites e necessidades, nosso jeito de ser como pessoa humana, bem como buscamos formas de supri-las .
    Ser professor e aprendiz nos dias de hoje, não é fácil, pois nos deparamos com uma série de dificuldades, dentre elas, sabemos que as escolas públicas não nos oferecem suportes para podermos realizar um trabalho de qualidade, nossos salários são inadequados. E com tão poucas condições para estarmos constantemente nos atualizando e nos aperfeiçoando, se torna difícil adequar-se às novas tecnologias que avançam de maneira surpreendente.

    ResponderExcluir
  23. Terezinha Sampaio-EScola Vinicius de Moraes

    Nossa aula nos mostra uma das realidades dos nossos alunos, sobre a importância de respeitar o próximo, seja ele como for.
    A inclusão e a socializaçao seja ela na escola ou em todo contesto social e economicoseja ele no bairro, na sociedade não é fácil, as pessoas foram educadas de forma a rejeitar o que é “diferente”, e são carregadas de pré-conceitos. Tenho certeza de que a inclusão/aceitação/reconhecimento, se dará através do exemplo de amor ao próximoAs diferentes dinâmicas utilizadas faz com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificultades sem “traumas”. Atividades com textos pequenos, noticias de jornais, faz com que o aluno se solte em sala de aula, pois ele lê, conta para o outro e depois comentam entre si, agussando a curiosidade do educando.

    ResponderExcluir
  24. Marilza S. Dias

    Nas séries iniciais desenvolve a interação, criatividade, desinibição, descontração, o prazer pela artNo teatro podemos trabalhar com: fantoches, bonecos, com os próprios alunos apresentando uma história, o material didático pode ser confeccionado até por eles mesmos dentro da sala de aula. A integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral também é de grande importância.que proporcione a criança um espaço livre e agradável.

    ResponderExcluir
  25. FRANCIONE DE JESUS NOLETO BRITO

    Aula:leitura e produção de texto nas séries iniciais.
    Disciplina:Linguagem

    A leitura nas series iniciais é uma das práticas essencial dentro da sala de aula, tanto a leitura oral como individual se torna importante e indispensável no desenvolvimento e no aprendizado do aluno em que se refere a oratória, colocar os alunos para ler em plenária já é um grande incentivo para que eles se tornem capazes de apresentar ao público. E nada melhor do que começar com as historinhas das fábulas, jornais e outros. Essa com certeza será uma forma de despertá-los para a leitura com responsabilidade.
    A produção textual é outra forma de trabalho que se torna também indispensável , porque é através das produções dos alunos que o professor poderá analisar o desenvolvimento da escrita de cada um. Nessa forma de trabalho é sempre bom que o professor peça ao aluno para ler o que ele escreveu. Assim ele irá analisar seus próprios erros e confortá-los com os dos colegas

    ResponderExcluir
  26. Atividade: 5

    Cursista: Venina P. Borges

    Nome do programa: Ler e escrever para informar-se e informar sobre a Dengue.

    Área de conhecimento: Língua Portuguesa. Língua escrita e pratica de leitura.

    A aula permite a troca de informações entre os alunos ,independente de saber ler ou não e, é muito interessante a forma com que a mesma é apresentada,com uma linguagem simples e acessível ao aluno em fase inicial possibilitando uma aprendizagem gradual e interativa sobre o tema. E ainda facilita a compreensão com o uso de animações, produção de folhetos e o objetivo final de apresentação a um publico pré selecionado pela própria turma. É uma ótima estratégia para prender a atenção e motivar o aluno a buscar mais e mais para se sentir preparado no momento de informar o seu público alvo.

    ResponderExcluir
  27. Turma 1
    Mediadora: Prof. Márcia Vacário
    Prof. Josemar Monteiro de Oliveira
    Peixoto de Azevedo – MT
    Atividade 5
    Aula: Cigarra e a Formiga
    Área de Conhecimento: Linguagem - Leitura, Análise e Reflexão.

    O encontro proposto pela professora Rita de Cássia D. Ferreira mostrou-se interessante por tratar de uma análise textual considerando os sujeitos textuais.
    Uma história contada a partir do ponto de vista de sujeitos distintos possibilita ao aluno novas formas de leitura, novas formas de compreensão e consequentemente um olhar crítico ao que se lê. A atividade parte da leitura da Fábula tradicional e então partem para assistir a vídeos e áudios da mesma fábula contada sob óticas distintas.
    A interação, a discussão, o contato com a WEB, a reflexão sobre os temas ética e moral, a leitura, a compreensão crítica da narrativa são pontos altos. Após o encontro dos grupos de alunos no laboratório de informática os alunos são levados de volta à sala de aulas para a produção de suas próprias versões da fábula. Essa será a oportunidade deles próprios assumirem o papel de produtores de texto, sujeitos-autores, no entanto sob uma nova ótica.

    ResponderExcluir
  28. ATIVIDADE 4
    TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA
    ESCOLA JANE

    Gibi- diversão e aprendizado

    Criar textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa e lúdica; Unir duas expressões: a literária e a artística. Aprender a criar histórias com o portador textual: quadrinhos; Apropriar-se da escrita formal; Ilustrar os textos através de ferramentas tecnológicas; Desenvolver uma história que conjugue texto e imagem através de um software.
    • É fundamental que o professor pesquise sobre o processo de produção de um gibi.
    • É importante que o professor organize uma caixa ou um espaço na sala de aula com diferentes gibis. Estes podem ser obtidos através de doação. Para servir de repertório para os alunos.
    • Estimule os alunos a lerem as histórias e trocarem suas impressões sobre as mesmas.
    • O projeto deve ser debatido com os alunos e suas sugestões devem ser levadas em consideração;
    • Caso seja possível, utilize os recursos de internet para enriquecer as pesquisas, troca de e-mail e até mesmo um projeto colaborativo com outra classe.
    • Estimule a criatividade dos alunos e faça intervenções para que o estudo da língua seja um dos elementos –chave.
    • Organize o trabalho em duplas, pois a produção será valorizada por conter pelo menos 2 contribuições.A dupla produtiva estimula aos alunos a aprenderem uns com os outros.
    • Converse sobre a importância do trabalho em grupo e quais devem ser os procedimentos em momentos de conflito;
    • Socialize as descobertas de cada aluno com todos os outros;
    A aula trabalhada com os alunos demonstra as inúmeras dificuldades enfrentadas. As diferentes dinâmicas utilizadas faz com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificuldades.
    Deve-se ter prudência e oferecer textos que possuem o apoio da imagem, auxiliando na compreensão da mensagem. Deve-se abrir espaço para o debate sempre. Assim os alunos sentirão confiança, e se tornarão cada vez mais críticos.

    ResponderExcluir
  29. ATIVIDADE 5
    TURMA: ROSILEICA
    OSANDIA
    ESCOLA JANE

    Gibi- diversão e aprendizado

    Criar textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa e lúdica; Unir duas expressões: a literária e a artística. Aprender a criar histórias com o portador textual: quadrinhos; Apropriar-se da escrita formal; Ilustrar os textos através de ferramentas tecnológicas; Desenvolver uma história que conjugue texto e imagem através de um software.
    • É fundamental que o professor pesquise sobre o processo de produção de um gibi.
    • É importante que o professor organize uma caixa ou um espaço na sala de aula com diferentes gibis. Estes podem ser obtidos através de doação. Para servir de repertório para os alunos.
    • Estimule os alunos a lerem as histórias e trocarem suas impressões sobre as mesmas.
    • O projeto deve ser debatido com os alunos e suas sugestões devem ser levadas em consideração;
    • Caso seja possível, utilize os recursos de internet para enriquecer as pesquisas, troca de e-mail e até mesmo um projeto colaborativo com outra classe.
    • Estimule a criatividade dos alunos e faça intervenções para que o estudo da língua seja um dos elementos –chave.
    • Organize o trabalho em duplas, pois a produção será valorizada por conter pelo menos 2 contribuições.A dupla produtiva estimula aos alunos a aprenderem uns com os outros.
    • Converse sobre a importância do trabalho em grupo e quais devem ser os procedimentos em momentos de conflito;
    • Socialize as descobertas de cada aluno com todos os outros;
    A aula trabalhada com os alunos demonstra as inúmeras dificuldades enfrentadas. As diferentes dinâmicas utilizadas faz com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificuldades.
    Deve-se ter prudência e oferecer textos que possuem o apoio da imagem, auxiliando na compreensão da mensagem. Deve-se abrir espaço para o debate sempre. Assim os alunos sentirão confiança, e se tornarão cada vez mais críticos.

    ResponderExcluir
  30. Turma; Rosileica-Atividade 5-Matupá
    Aluna: Rosemari B. Dallelaste
    Nome: Leitura e Escrita nas séries iniciais
    Envolve todas as disciplinas.

    A leitura e a escrita nas séries iniciais tem que ser muito bem trabalhadas e bem desenvolvidas, porque elas vão ser a base do desenvolvimento e do bom aprendizado do aluno. A criança tem que sentir prazer ao ler e escrever. Pra que esse aluno aprenda a ler e escrever é necessário que construa um conhecimento de conceitos e compreenda, não sô o que a escrita e a leitura representa, mas também de que forma ela representa na linguagem.Portanto cabe a escola e o professor construir uma base sólida na alfabetização de seus alunos e torná-los capazes de ler , escrever e interpretar diferentes textos sem dificuldades.Pra se construir um edifício começasse pela base, assim temos que agir com nossos alunos começando pela base , no futuro ele poderá ingressar em uma faculdade sem problemas.

    ResponderExcluir
  31. ATIVIDADE 05

    Nome: Inclusão nas séries iniciais

    Envolve todas as disciplinas.

    Esta aula traz uma realidade de nossos alunos sobre a importância de respeitar inclusão de crianças com necessidades especiais nas séries iniciais do ensino regular, nós professores temos a tarefa de derrubar barreiras e enfrentar o desafio de trabalhar com a diversidade em sala de aula. Trazer ao conhecimento, instrumentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais. Na sala onde leciono tenho um aluno com defiencia auditiva, tenho muita dificuldade em me comunicar com ele.Portanto, essa sugestão de aula de trabalhar o alfabeto em libras é muito importante tanto para mim como para os alunos, com isso, as crianças conhecem o alfabeto e se familiarizam com ele.

    ResponderExcluir
  32. Atividade 05

    Rosemeri L.B.Machado

    Nome: Inclusão nas séries iniciais

    Envolve todas as disciplinas.

    Esta aula traz uma realidade de nossos alunos sobre a importância de respeitar inclusão de crianças com necessidades especiais nas séries iniciais do ensino regular, nós professores temos a tarefa de derrubar barreiras e enfrentar o desafio de trabalhar com a diversidade em sala de aula. Trazer ao conhecimento, instrumentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais. Na sala onde leciono tenho um aluno com defiencia auditiva, tenho muita dificuldade em me comunicar com ele.Portanto, essa sugestão de aula de trabalhar o alfabeto em libras é muito importante tanto para mim como para os alunos, com isso, as crianças conhecem o alfabeto e se familiarizam com ele.

    Rosemeri L. B. Machado - NOva Guarita - MT

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Atividade 5

    Aula: Leite: ser humano e saúde.
    Envolve Ciências naturais nas séries iniciais.

    Esta aula traz um tema muito interessante para a maioria dos alunos da minha turma, pois a maioria deles são filhos de pequenos produtores de leite. Com o uso de vídeos e do laboratório de informática mostra aos alunos os vários tipos de leites consumidos pelo ser humano e os benefícios do mesmo para a saúde. Como o tema da aula faz parte do dia a dia com certeza motivará os alunos no processo de aprendizagem.

    Profª Lovane

    ResponderExcluir
  35. Nome: Espinhas, Cicatrex resolve!

    Envolve conhecimentos químicos e biológicos.

    Esta aula traz uma realidade dos adolescente, o que favorece a assimilação e a utilização dos conteúdos, já que muitos deles se identificarão com o assunto.
    A acne é um freqüente problema enfrentado pelos adolescentes e tem diversos fatores envolvidos no aparecimento dessas incomodas e amarelas acnes, esses adolescente nem sempre procuram saber a causa dessas acnes, apenas acham que é uma fase. O que pode até ser verdade em alguns casos, mas em outros ela poderá deixar cicatrizes pra o resto da vida, e então, qual produto passar? Sabemos que vários produtos são comercializados para esse problema, mas também sabemos que em sua grande maioria não nos é especificado a sua finalidade e utilidade. A escola tem a finalidade de informar aos alunos através dos professores de Ciências Naturais, as diferentes problematizações das acnes afim de que os alunos possam saber o que fazer em relação, alem do que, deve informar as propriedades químicas dos elementos em questão e se necessário, pedir que esse aluno vá a um médico especializado. Porque como já foi comentado as incomodas acnes podem marcar pra sempre.
    Achei superinteressante essas aulas, faz com que os alunos se prendam mais as atividades, fazendo paralelos com a realidade, uma vez que, nos fala de alguns produtos com nomes difíceis, mas que por sua vez, quando é relatado seu nome comercial e nos mostra exemplos do dia-a-dia facilita ainda mais a aprendizagem e correlação.

    Walquiria H. T .Guedes

    ResponderExcluir
  36. TIVIDADE 5
    Prof.Neli petry
    Nova Guarita
    Eu como trabalho com as series iniciais acho que a leitura nestas series é uma das práticas essencial dentro da sala de aula, tanto a leitura oral como individual se torna importante e indispensável no desenvolvimento e no aprendizado do aluno em que se refere a oratória, colocar os alunos para ler em plenária já é um grande incentivo para que eles se tornem capazes de apresentar ao público desde o inicio dos anos escolares ,para no futuro não ter estes problemas . E nada melhor do que começar com as historinhas das fábulas, jornais e outros. Essa com certeza será uma forma de despertá-los para a leitura com responsabilidade.
    A produção textual é outra forma de trabalho que se torna também indispensável , porque é através das produções dos alunos que o professor poderá analisar o desenvolvimento da escrita de cada um. Nessa forma de trabalho é sempre bom que o professor peça aos alunos para leiam o que eles escreveram . Assim analisao seus próprios erros e confortá-los com os dos colegas.Tambem se a participaçao dos pais for ativa certamente a criança evoira muito mais porque um empuraozinho da familia sempre incentiva mais.

    ResponderExcluir
  37. Atividade 5
    Andréia Mendonça Dias – Nova Guarita

    Ao acessar o Portal do Professor, optei por uma atividade do Ensino Fundamental Inicial com o tema Saúde, Cuidados com o corpo, Combate as cáries.
    É uma atividade muito criativa e que enriquece a aula do professor.
    Apresenta laboratório de informática, vídeos e animações que explicam muito bem a formação dos dentes, endereço da revista escola de como se formam as cáries. Apresentam ainda atividades complementares e webquest, slides com informações sobre higiene bucal no site escola BR.
    A autora da atividade é Andrea da Silva Castagini – Curitiba, sendo co-autor Ezequiel Menta.
    Com esta aula o aluno poderá aprender a conhecer o processo de degeneração do dente, causado pela cárie. Conscientizar quanto aos cuidados necessários para proteger os dentes e entender a importância da saúde bucal.
    Como eu disse é uma atividade que enriquece a aula, possibilitando ao aluno uma aula mais criativa. Penso que o tempo de desenvolvimento da aula proposto deveria ser maior, mas também isso poderá ficar a critério do professor que está trabalhando

    ResponderExcluir
  38. Atividade 05: Solange Zarth.
    Nova Guarita – MT.
    De onde vem o leite?
    Identificamos que o leite contém quantidades variadas de lipídios, proteínas, carboidrato, são vitamina e quantidade menores de minerais para os seres humanos e para a vida animal, e que faz parte da dieta do ser - humano, sendo que a produção do leite vem da vaca, búfalas, ovelhas, cabras éguas e camelas. E sempre lembrando que o leite é o primeiro alimento que o ser humano ou recém – nascidos recebem.
    E também envolve financeira mente o sócio econômico o nosso município (Gado de corte e Leite).

    Com essa atividade os alunos saberem a importância do valor nutritivo do leite, sendo ele indispensável na alimentação diária, e prevenindo varias doenças. E podemos trabalhar em sala de aula com todas as matérias.
    Solange Zarth. Nova Guarita - MT.

    ResponderExcluir
  39. Atividade 5: Adriana M. de Alcantara Labres.
    Nova Guarita – MT.
    Aula: Os ciclos da água.
    Envolve as disciplinas de Ciências Naturais, Geografia e Meio Ambiente.
    Está aula traz de maneira bem dinâmica e cercada de exemplos como acontece o ciclo de água e faz com que os educandos reflitam qual a importância deste recurso natural para a “sobrevivência” do planeta Terra. Ela sugere que se tenha um diálogo inicial com os alunos buscando saber dos mesmos quais suas dúvidas no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Dentre as sugestões citadas encontra-se: usar vídeo como ex: O que é o ciclo da água? Observar no período de um mês as variações do clima anotando as características do tempo. Construir um terrário a fim de cultivar plantas, criar pequenas espécies de animais, terem um equilíbrio natural de umidade, temperatura, formando um micro ecossistema, acessar jogos on-line onde os estudantes poderão testar seus conhecimentos, atividades de campo como visita a instituição que distribui e trata a água da sua cidade, passeio em praças, parques e áreas próximas da escola que possua água corrente para estudo de campo, visita em uma indústria próxima a escola para analisar como é realizado o tratamento de efluentes (resíduos líquidos) na empresa e o seu consumo de água potável. Construção de lixeiras seletivas para a escola e cartazes orientando como evitar o desperdício de água potável, racionalizando o consumo de água dos rios e demais locais de coleta. Enfim, achei esta aula interessante, pois sugere aulas dinâmicas dos mais variados temas, uma ferramentas a mais para nós professores.

    ResponderExcluir
  40. Turma Rosileica. Atividade 5. Dilza
    O trânsito mata atualmente muitas pessoas em todo o mundo. Os números são alarmantes e exigem providência urgentes que devem ser tomadas para que as pessoas possam transitar pelas rodovias do país.
    Sabemos também que as regras do trânsito são para todos e, no entanto as crianças têm maior dificuldade na convivência com o trânsito, pois muitas vezes desconhecem as regras do mesmo.
    Este projeto tem por finalidade ensinar, bem como incentivar as crianças o respeito às normas de circulação e conduta no trânsito, pois estas uma vez que aprendem a respeitar as regras, estarão conscientes do seu dever como pedestres, ciclistas ou passageiras de veículos, solicitando dos adultos a mesma atitude correta, além que no futuro enquanto condutores de veículo estarão sensibilizados sobre a importância do conhecimento e cumprimento da legislação vigente.

    ResponderExcluir
  41. Decifra-me
    Esta atividade auxilia: Estimular a memória e o pensamento;A desenvolver o raciocínio lógico
    Expor legendas e pedir para os alunos decifrar as mensagens, podendo ser feito individualmente ou em grupo, levando os alunos a relacionar, experimentar e concluir, fazendo com que eles se sintam estimulados e a partir desses códigos criem outros de seu interesse.como exemplo lembrei da língua do P,que de uma forma mais lúdica e oral, irá ajudar muito no compromisso e no interesse.
    Carmen Prigol Cimi
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  42. Atividade 5

    Aula: educação Ambiental
    Optei por essa aula por ser um tema atual que poderá ser trabalhado de forma interdisciplinar.
    De acordo com os especialistas, este tema deve ser tratado desde a Educação Infantil, quando mais cedo for abordado melhor será.
    A crise ambiental é atual é uma realidade. Desse modo é de importância se preparar à sociedade. Para isso, a escola deverá reverter esse impacto. E trabalhar esse tema não deve ser apenas como meio de conscientização é importante ter implicação na pratica, chamar a atenção dos alunos para os problemas ambientais. Será interessante leva-los a uma aula de campo como, por exemplo: visitar projetos ambientais de energia alternativas.

    Sonia – Nova Guarita

    ResponderExcluir
  43. Atividade 05: Naide Zambenedetti
    Nova Guarita – MT.
    De onde vem o leite?
    Identificamos que o leite contém quantidades variadas de lipídios, proteínas, carboidrato, são vitamina e quantidade menores de minerais para os seres humanos e para a vida animal, e que faz parte da dieta do ser - humano, sendo que a produção do leite vem da vaca, búfalas, ovelhas, cabras éguas e camelas. E sempre lembrando que o leite é o primeiro alimento que o ser humano ou recém – nascidos recebem.
    E também envolve financeira mente o sócio econômico o nosso município (Gado de corte e Leite).

    Com essa atividade os alunos saberem a importância do valor nutritivo do leite, sendo ele indispensável na alimentação diária, e prevenindo varias doenças. E podemos trabalhar em sala de aula com todas as matérias.

    ResponderExcluir
  44. A leitura nas series iniciais é uma das práticas essencial dentro da sala de aula, tanto a leitura oral como individual se torna importante e indispensável no desenvolvimento e no aprendizado do aluno em que se refere a oratória, colocar os alunos para ler em plenária já é um grande incentivo para que eles se tornem capazes de apresentar ao público. E nada melhor do que começar com as historinhas das fábulas, jornais e outros. Essa com certeza será uma forma de despertá-los para a leitura com responsabilidade.
    Marcia Fabiana de Oliveira
    Nova Guarita MT

    ResponderExcluir
  45. ATIVIDADE:5
    TURMA: ROSILEIA
    SELMA
    ESOLA JANE

    A inclusão seja ela na escola, no bairro, na sociedade não é fácil, as pessoas foram educadas de forma a rejeitar o que é “diferente”, e são carregadas de pré-conceitos. Tenho certeza de que a inclusão/aceitação/reconhecimento, se dará através do exemplo de amor ao próximo.
    Esta aula traz uma realidade de nossos alunos sobre a importância de respeitar inclusão de crianças com necessidades especiais nas séries iniciais do ensino regular, nós professores temos a tarefa de derrubar barreiras e enfrentar o desafio de trabalhar com a diversidade em sala de aula. Trazer ao conhecimento, instrumentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais.

    ResponderExcluir
  46. Atividade 5
    Aula:Tradições folclóricas.
    Áreas de conhecimentos:Linguagem, ciências humanas e sociais.
    Turma: Márcia Vacário
    Com essa aula podemos trabalhar costumes, tradições, mitos e adivinhas do cotidiano dos educandos . É possível viabilizar pesquisas em diversas fontes ( entrevistas com familiares, livros , internet, vídeos,etc), sobre as lendas, os costumes e as tradições que atravessam gerações (regionais e nacionais).
    É um tema que estimula o interesse das crianças, pois de certa forma trabalha a valorização da cultura de cada um,) e também porque os personagens das lendas fazem com que os alunos agucem a imaginação.
    Pode ser realizado atividades de leitura e interpretação, produção e reprodução de tradições folclóricas, atividades ilustrativas, dobraduras, dramatizações e apresentações de danças folclóricas. Com isso, os alunos desenvolvem a criatividade, o conhecimento e o respeito pelas diversas manifestações culturais de uma nação que constituem o que chamamos de folclore.
    Professora Rosa Mônica Lima
    Escola Estadual Monteiro Lobato - Peixoto de Azevedo

    ResponderExcluir
  47. Atividade 05
    Aula:Escrita
    Àrea de conhecimento:Português
    A escrita foi uma das maiores conquistas da humanidade, um instrumento de valor inestimável. Para que possamos dominar a escrita,devemos ler muito, produzir muitos textos e fazer com que nossos alunos o façam também. O uso da linguagem da escrit´é tão importante que através dela o homem pôde registrar sua cultura, as descobertas,enfim sua maneira de ver o mundo. Odomínio da linguagem oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica. A escrita é uma atividade de conhecimento, assimilação e interiorização da reflexão.
    Enice Lazaretti Miranda
    Nova Guarita

    ResponderExcluir
  48. Atividade 5

    NAVEGANDO COM SEGURANÇA

    Professora : Marineuza Carbolin
    Escola Vinicius de Moraes

    Esta aula mostra ao aluno como poderá aprender utilizar a internet com responsabilidade e sobre possíveis perigos encontrados no acesso a internet. Esta aula fornece ao professor trabalhar noções básicas da história da internet, podendo mostrar ao aluno com que finalidade o homem utiliza a internet. O que seria uma situação de risco quando se está navegando na internet. O professor deverá fazer um levantamento de quem tem acesso a internet em cada, e para que o aluno utiliza a internet . Explicando ao aluno o que podemos fazer para usar a internet sem prejudicar outras pessoas e nem nos prejudicar, apresentando algumas situações em que o uso da internet pode ser prejudical. Exibindo slides com histórias em quadrinhos aos alunos, utilizando projetor de multimidia. Sendo que a internet deverrá ser manipulada pelo professor e pelos alunos idealmente, cada um tem acesso a internet, aluno e professor trocando idéias e conhecimentos, sabemos que a internet é um espaço aberto e conectado com o mundo por isso é necessário, então, que o professor planeje suas aulas de acordo co o assunto que irá abordar com o uso da internet pois os alunos têm contato com a comunidade, partilham experiências com colegas. A internet expande os horizontes através das trocas de conhecimentos, da visitação de culturas diferentes da construção de trabalho conjuntos e de navegação sem fronteiras.
    A estrategia usada nessa aula, foi muito importante pois parte do principio de chamar a atenção do aluno de uma forma difereciada, muito interessante e de uso de um recurso que todos gostam de usar.
    Com essa atividade os alunos saberam a importancia e o perigo da utilização da internet. E é claro que nós educadores devemos dar espaço aos alunos, para que eles possam colaborar sugerindo situações de risco e de beneficio para nós, além das que foram citadas pelo professor.

    ResponderExcluir
  49. Atividade 5
    Cusista: Tarciza
    Nome do programa: Ler escrever para informa-se e informar sobre Dengue
    Área do conhecimento: Lingua Portuguesa. Lingua escrita e pratica de leitura.


    Essa aula vem de encontro com anseio independente de saber ler ou não, permitindo a troca de informações entre os alunos. É interessant4e a forma como a mesma é apresentada com uma lingugem simples para os alunos em fase inicial facilidando uma apresdezagem gradual e interativa sobre o tema.É importante a compreensão como: produção de folheto e visita in loco com apresentação ao público selecionado pela turma. Essa estrategia é boa porque prende e motiva o aluno a buscar mais conhecimentos e sentir-se preparados no momento de apresentar ao seu público.

    ResponderExcluir
  50. Atividade 6

    Como foi monstrado no filme o uso das diversas tecnologias vem inovando nosso trabalho e despertando a curiosidade e a criatividade em nosso meio antes despercebidas. E com o uso das tecnologias que diaramente nos cercam, nos motiva a buscar sempre mais conhecimentos para interagir com os alunos e o mundo, podendo comunicar-se com diversos meios como: internet, sits de relacionamentos, audiovisual, multimidia e outros. E com tudo isso só nos leva ao sucessor pessoal e proficional

    ResponderExcluir
  51. Atividade 6
    Tarciza

    Como foi monstrado no filme o uso das diversas tecnologias vem inovando nosso trabalho e despertando a curiosidade e a criatividade em nosso meio antes despercebidas. E com o uso das tecnologias que diaramente nos cercam, nos motiva a buscar sempre mais conhecimentos para interagir com os alunos e o mundo, podendo comunicar-se com diversos meios como: internet, sits de relacionamentos, audiovisual, multimidia e outros. E com tudo isso só nos leva ao sucessor pessoal e proficional

    ResponderExcluir
  52. ATIVIDADE: 5
    TURMA:ROSILEICA
    ELIANE DE LIMA SOUZA
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES


    Linguagem: leitura e produção de textos.
    Sabemos que para despertar nos alunos o interesse pela leitura, primeiramente devemos oferecer aos alunos uma leitura prazerosa, uma leitura interessante, a qual o aluno não veja como uma obrigação. A partir do momento que ele despertar o interesse automaticamente também vem o desperta da escrita, ou seja a produção de texto, cabe ao professor desperta isso nos nossos alunos.
    A aula trabalhada com os alunos demonstra as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos adultos não alfabetizados. As diferentes dinâmicas utilizadas faz com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificuldades sem “traumas”. Atividades com textos pequenos, noticias de jornais e a brincadeira do Telefone sem Fio, faz com que o aluno se solte em sala de aula, pois ele lê, conta para o outro e depois comentam entre si, aguçado a curiosidade de que não consegue ler ainda. Deve-se ter prudência e oferecer textos que possuem o apoio da imagem, auxiliando na compreensão da mensagem. Deve-se abrir espaço para o debate sempre. Assim os alunos sentirão confiança, e se tornarão cada vez mais críticos.

    ResponderExcluir
  53. turma 1 Marcia
    Cícero
    Vale destacar que realmente é necessário provocar a criança, o adolescente e o adulto a vivenciarem experiências de visualizar, tocar, sair da sala de aula, de pesquisa. Na origem de toda construção científica está o lúdico. Permitir, ficar a deriva das incertezas, do conteúdo, isto é que ele não possibilita de fato o desejo de aprender e avançar - gerando o desinteresse. Há uma distância de compreensão bem diferente entre ler uma experiência de um conteúdo de Ciências num livro didático e realizá-la.

    ResponderExcluir
  54. Turma: Márcia Vacario
    Atividade 5
    Prof. Renato Ferreira Alves
    Área de Conhecimento: Matemática

    Através de uma brincadeira os alunos assimilaram diversos conteúdos matemáticos. Durante a aula sugerida na fazenda Rived, os alunos irão trabalhar o conceito de número e suas operações tais como: quantidades, maior e menor, seqüência numérica, conjuntos, agrupamento etc.
    E como foi uma aula diferente e divertida, os alunos consequentemente se interessaram mais e com isso a aprendizagem ocorreu naturalmente.
    Penso também que paralelo a isso o professor deverá explorar outros conceitos que possam ser apresentados em sala de aula com atividades em grupo, onde o aluno irá criar situações problema (desafios), trocando essas situações criadas em sala com seus colegas a fim de que todos resolvam atividades formuladas pelos próprios alunos.
    Com essa aula criada na fazenda Rived os alunos poderão aprender a conhecer o processo das operações fundamentais com maior clareza. A referida aula também traz de maneira bem simples e dinâmica exemplos onde os alunos podem aplicar tais operações.

    ResponderExcluir
  55. turma1 Marcia
    Shelma

    PROGETO: “BRASIL, PAÍS DAS ÁGUAS! VAMOS CONHECER NOSSAS GRANDES BACIAS?”
    Áreas de conhecimento envolvidas:
    · Conhecimento Básico de Hidrografia
    · Formação Territorial Brasileiro
    · Conhecimento Básico de Cartografia
    Objetivo: Ter consciência da importância da água para a vida terrestre
    Valorizar a preservação ambiental e, conseqüentemente das águas
    Síntese: A atividade em questão é um assunto de interesse mundial. Presenciar a degradação dos recursos naturais e não arregaçar as mangas é ser conivente.
    * Como todo assunto. A sondagem e a introdução com a turma de modo informal deve acontecer.
    * Trabalhar em grupos com os alunos para que os mesmos elaborem um documentário utilizando Vídeos da internet (músicas, entrevistas, manifestos...) para apresentação no Datashow é muito interessante.
    * Fechar o assunto com uma exposição dos trabalhos realizados incentiva e eleva a auto-estima do aluno.

    ResponderExcluir
  56. TÂNI: ATIVIDADE 5

    Diariamente, podemos perceber a grande dificuldade que as pessoas tem em ler gráficos e até mesmo trabalhar com eles.
    Em sala de aula, não é diferente, os alunos apresentam uma enorme dificuldade quando estão trabalhando com gráficos, desde sua construção até sua leitura, mas para que a aula de gráficos não se torne tão monótona existem programas matemáticos que podem nos auxiliar e esclarecer muitas dúvidas que ficam martelando na cabeça dos alunos, e de fato, é muito melhor poder contar com a tecnologia nessas horas.

    ResponderExcluir
  57. atividade 05
    Prof. Marilene S. Henning
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo - MT

    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Pesquisar sobre a utilização da água na cidade onde mora; comunicar o conhecimento construído, integrando imagens e texto; desenvolver a atitude de colaboração.
    Duração das atividades
    4 aulas
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Estratégias e recursos da aula
    Apresente o cartaz disponível no Portal do Professor e provoque a discussão sobre o tema: o que vêem nas imagens, quais os problemas que podem estar relacionados com a temática do cartaz?
    Os usos da água
    Essa é uma etapa importante do trabalho, pois a motivação para o tema é que será a essência da construção de boas perguntas para se pesquisar!
    Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas
    Após a leitura, levante questões sobre o como tema se aplica ao lugar onde moram, perguntando se sabem, por exemplo:
    Qual o consumo médio de água por pessoa em nossa cidade?
    Quais os desafios que nossa cidade enfrenta no abastecimento de água?
    Quais são os principais desperdiçadores de água em nossa cidade?

    Estimule que os alunos acrescentem questões para a pesquisa!
    Em grupos, os alunos deverão escolher as questões com as quais trabalharão e procurar as informações em órgãos de abastecimento local, bem como na Internet, para, então, divulgar os dados e criar campanhas sobre o consumo consciente da água. Durante a busca de informações na pesquisa é importante ensinar aos alunos como tomar notas sobre o que encontram, identificando as fontes de informação.
    Proponha que elaborem cartazes usando imagens integradas a um texto, assim como o cartaz usado na discussão inicial. Para isso, peça que pesquisem imagens na Internet usando ferramentas de busca específicas tais como:

    Ólá pessoal, gostei muito dessa sugestão de aula, porque já trabalhei uma produção de texto com os alunos do 2º ano onde o tema era: A UM DIA EM QUE BEBEREMOS NOSSAS PRÓPRIAS LÁGRIMAS PARA MATAR NOSSA SEDE; onde eles viram o texto explicativo sobre a questão da água e a imagem do planeta.... foi muito bom.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Atividade 5
    Aula - Língua oral e escrita
    Área de conhecimento - Pática de escrita e Leitura
    Profª Mirian
    Peixoto de Azevedo

    Essa aula é muito importante para os alunos, o que percebemos em nosso dias atuais, as dificuldades que os alunos encontram quanto a leitura , apresentações de trabalhos ou até mesmo na escrita, então através de uma poesia deste maravilhoso autor, que é Carlos Drumond, eles podem perceber o que ele quer mostrar através de uma poesia, ou seja, os acontecimentos reais do momento, despertando assim para um debate de que a arte expressa a vida, desenvolvendo assim uma interação entre eles, a prática da escrita, o gosto pela a leitura e apresentação dos trabalhos.

    ResponderExcluir
  60. Atividade 5
    Aula - Língua oral e escrita
    Área de conhecimento - Pática de escrita e Leitura
    Profª Mirian
    Peixoto de Azevedo

    Essa aula é muito importante para os alunos, o que percebemos em nosso dias atuais, as dificuldades que os alunos encontram quanto a leitura , apresentações de trabalhos ou até mesmo na escrita, então através de uma poesia deste maravilhoso autor, que é Carlos Drumond, eles podem perceber o que ele quer mostrar através de uma poesia, ou seja, os acontecimentos reais do momento, despertando assim para um debate de que a arte expressa a vida, desenvolvendo assim uma interação entre eles, a prática da escrita, o gosto pela a leitura e apresentação dos trabalhos.

    ResponderExcluir
  61. Turma: Márcia Vacario
    Atividade 5
    Prof.ª Neusa Aparecida Semensate Silva

    Na experiência didática foi desenvolvido um projeto da dengue onde os alunos pesquisaram pela internet e também com os agentes de saúde para saber sobre o tratamento e como combater o mosquito.
    Para eles foi uma experiência muito importante pois conseguiu atrair a atenção e motivação dos alunos para aprendizagem.
    Uma importante proposta da aula seria a apresentação das informações a toda comunidade escolar. Essa apresentação foi de grande significação para os alunos que participaram, pois eles mesmo criaram teatro, música, textos etc.
    Em suma um encontro de grandes resultados para todos, tanto os que participaram apresentando quanto os que participaram assistindo.

    ResponderExcluir
  62. Atividade 05
    Prof. Marilene S. Henning
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-MT


    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Pesquisar sobre a utilização da água na cidade onde mora; comunicar o conhecimento construído, integrando imagens e texto; desenvolver a atitude de colaboração.
    Duração das atividades
    4 aulas
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Estratégias e recursos da aula
    Apresente o cartaz disponível no Portal do Professor e provoque a discussão sobre o tema: o que vêem nas imagens, quais os problemas que podem estar relacionados com a temática do cartaz?
    Os usos da água
    Essa é uma etapa importante do trabalho, pois a motivação para o tema é que será a essência da construção de boas perguntas para se pesquisar!
    Apresente o texto :
    "Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas”.
    Após a leitura, levante questões sobre o como tema se aplica ao lugar onde moram, perguntando se sabem, por exemplo:
    Qual o consumo médio de água por pessoa em nossa cidade?
    Quais os desafios que nossa cidade enfrenta no abastecimento de água?
    Quais são os principais desperdiçadores de água em nossa cidade?
    Estimule que os alunos acrescentem questões para a pesquisa!
    Em grupos, os alunos deverão escolher as questões com as quais trabalharão e procurar as informações em órgãos de abastecimento local , bem como na Internet, para, então, divulgar os dados e criar campanhas sobre o consumo consciente da água. Durante a busca de informações na pesquisa é importante ensinar aos alunos como tomar notas sobre o que encontram, identificando as fontes de informação.
    Proponha que elaborem cartazes usando imagens integradas a um texto, assim como o cartaz usado na discussão inicial. Para isso, peça que pesquisem imagens na Internet.


    Achei interessante reotmar esse assunto, porque já realizei com os alunos uma produção textual com o 2º ano sobre a questão da água, levei informações sobre a questão da água, e mostrei imagens da água no mundo - o tema era: A um dia que beberemos nossos próprias lágrimas para matar nossa sede. Gostei muito, e agora, vamos pesquisar mais sobrre a água, acredito que vale a pena.

    ResponderExcluir
  63. LUGAR DE LIXO É NO LIXO ATIVIDADE 5 ANTONIA MARIA DA CRUZ ESC. MONTEIRO LOBATO TURMA DA MARCIA
    Refletindo sobre esse tema chego a não difícil conclusão de que muito ainda precisa ser feito. Temos nos dias atuais a certeza do gradual aquecimento global, a previsão de uma futura significativa escassez de alimentos, a realidade atual do mal acondicionamento e reaproveitamento do lixo e muitas outras questões acerca do tema.
    Podemos constatar o descaso total em relação ao lixo, por exemplo, ao olhar á nossa volta, nas salas de aulas, nas residências, nos quintais, nas ruas, nos bairros, onde percebe-se a queima de entulhos, lixos, falta de conscientização das pessoas em relação aos cuidados com o meio ambiente, ou seja, o respeito a natureza estão aquém dos níveis esperados.
    Jogar lixo nas ruas pode entupir bueiros e causar enchentes. Demonstra falta de educação.
    O acúmulo de lixo estimula a proliferação de baratas, de ratos e de doenças.
    Cidadãos conscientes fazem a sua parte para que a cidade fique limpa e bonita.
    Esta aula poderá ser muito interessante, partindo do princípio que podemos, reduzir a produção
    de lixo reutilizando, sempre que possível os materiais recicláveis, pois ainda hoje grande parte reutilizável do lixo doméstico é desperdiçada por um descuido com a coleta seletiva de materiais diferentes. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desviam dos aterros sanitários os resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados. Jogar o lixo no seu devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza os alunos de sua responsabilidade social.

    OBJETIVOS:
    Conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o ambiente da poluição para preservar a própria vida;
    Perceber-se como parte integrante da natureza;
    Conscientizar para a destinação correta dos detritos domésticos;
    Destacar a importância de cada um fazer a sua parte para a contribuição da melhoria de vida no Planeta.
    Fazer com que os alunos incorporem no dia a dia atitudes de respeito e zelo á vida, público e ao meio ambiente como um todo.

    Desdobramentos
    Língua Portuguesa
    Comunicação e expressão
    Verbalização e escrita das questões que envolvem a reciclagem do lixo.
    Artes
    Confecção de objetos, utensílios e brinquedos a partir de materiais reciclados, como latas de alumínio, garrafas PET, papéis, tecidos, etc;
    Estudo da forma;
    Estudo da cor;
    Estudo da matéria.
    Estudos Sociais
    O impacto da poluição no meio ambiente;
    As modificações climáticas causadas pelo acúmulo de lixo;
    As populações carentes que se sustentam nos lixões;
    A consciência da cidadania e da responsabilidade na produção e destino do lixo doméstico.

    Atividades:
    pesquisa na internet sobre o lixo e suas consequências para o meio ambiente;
    Utilizar a música de Luíz Gonzaga, Xote Ecológico, para introdução do tema;
    Utilizar vídeos sobre o assunto.
    Produção de textos diversos como: Paródias, poemas, poesias, jograis, textos narrativos, dissertativos, teatro, sobre o lixo;
    Criar diversos locais de coleta seletiva de lixo com seus devidos coletores;
    Leituras informativas sobre o assunto;
    Escrever com a turma frases educativas em cartazes sobre o lixo e preservação ambiental;
    Realizar palestra com a comunidade escolar enfatizando a importância de cada um fazer a sua parte para a melhoria das condições de vida no Planeta;
    Solicitar à companhia de limpeza urbana os coletores coloridos para a seleção de material;
    Realizar na escola uma gincana de arrecadação de materiais recicláveis para produção de brinquedos e outros objetos com sucatas;
    Realização de mutirão ecológico nas cercanias da escola, com apoio da companhia de limpeza urbana para coleta de lixos bem como plantio de mudas e distribuição de sementes.
    Distribuição de folheto explicativo elaborado pela turma.

    ResponderExcluir
  64. Atividade 5

    Área de conhecimento: Língua Portuguesa. Línguagem pratica de leitura.

    A aula permite a troca de informações entre os alunos ,independente de saber ler ou não e, é muito interessante a forma com que a mesma é apresentada,com uma linguagem simples e acessível ao aluno em fase inicial possibilitando uma aprendizagem gradual e interativa sobre o tema. E ainda facilita a compreensão com o uso de animações, produção de folhetos e o objetivo final de apresentação a um publico pré selecionado pela própria turma. É uma ótima estratégia para prender a atenção e motivar o aluno a buscar mais e mais para se sentir preparado no momento de informar o seu público alvo.
    Luzia Vinicius

    ResponderExcluir
  65. AMELIA VITORIA PARREIRA
    MÚSICA NA ESCOLA
    ESTRATEGIA

    DINAMICA-INTEGRAÇÃO
    Música conhecida filmagem dos alunos em atividade da musica ,pesquisar a letra da musica na versão inglês,tradução com auxilio de dicionário e por ultimo apresentação da mesma . Podendo ser apresentada através de um clip com o DVD e TV.

    AVALIAÇÃO
    De caráter contínuo, ou seja durante todo o processo de realização da atividade. 6 aulas de 50 minutos.

    ResponderExcluir
  66. ELIZABETH BELO DA SILVA


    AQUECIMENTO GLOBAL
    O aquecimento global é o aumento da temperatura em todo o planeta .É um problema que se manifesta sobretudo nas areis mais povoadas do hemisferio norte entre o circulo polar.
    O aquecimento global estaria sendo acelerado pelas açoes humanas por meio de da emissão na atmosfera de gases de produtos de combustiveis fosseis principalmente carvão e derivados de petroleo de industrias refinarias motores etc. No entanto a previsibilidade e o grau do aquecimento da terra além de suas consequencias envolvem questões complexas sobre as quais os proprios especialistas ainda não formaram um consenso.

    ResponderExcluir
  67. CARLA DAIANA

    Conscientizar para educar

    Esta aula nos mostra a importancia de Despertar a necessidade e interesse pelo ecológico permitindo a troca de informações entre os alunos ,independente de saber ler ou não e, é muito interessante que o aluno saiba a situação atual do meio ambiente, meio em que vive.Com isso é importante que o professor trabalhe a reciclagem do lixo
    Através da observação,em sala de aula,sobre o desperdício de materiais, é interessante que se inicie a relação dos considerados lixos e separaremos os que poderão ser reciclados.
    Podemos constatar o descaso total em relação ao lixo, por exemplo, ao olhar á nossa volta, nas residências, nos quintais, nas ruas, nos bairros, onde percebe-se a queima de entulhos, lixos, falta de conscientização das pessoas em relação aos cuidados com o meio ambiente, ou seja, o respeito a natureza estão aquém dos níveis esperados.Esta aula nos mostra também que temos que conscientizar nossos alunos que lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar esse conceito, deixando de enxerga-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade.No entanto devemos conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o ambiente da poluição para preservar a própria vida, visamos então que responsabilidade social e ambiental se misturam, pois o ser humano necessita não somente de uma sociedade justa, mas ambientalmente adequada.

    ResponderExcluir
  68. Turma1
    Atividade 5
    Irene Cataneo

    ESPAÇO DA AULA
    Arte no Ensino Fundamental
    A riqueza musical do norte
    Gostei da ideia, é uma aula que motiva o aluno na pesquisa e desenvolve a apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

    ResponderExcluir
  69. Maria do Socorro Silva Brasil
    Alfabetização- Jovens e Adultos - a importancia da leitura na EJA.

    Linguagem: leitura e produção de textos

    A aula trabalhada com os alunos demonstra as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos adultos não alfabetizados. As diferentes dinâmicas utilizadas faz com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificultades sem “traumas”. Atividades com textos pequenos, noticias de jornais e a brincadeira do Telefone sem Fio, faz com que o aluno se solte em sala de aula, pois ele lê, conta para o outro e depois comentam entre si, agussando a curiosidade de que não consegue ler ainda. Deve-se ter prudência e oferecer textos que possuem o apoio da imagem, auxiliando na compreensão da mensagem. Deve-se abrir espaço para o debate sempre. Assim os alunos sentirão confiança, e se tornarão cada vez mais críticos.

    ResponderExcluir
  70. Maria do Socorro Silva Brasil

    Turma 1
    Atividade 5
    "Leitura de Clássicos"
    "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes

    De acordo com a Profª Rita de Cássia Delconte Ferreira Campos Mourão. Gostei da Aula, devido a possibilidade de interação dos alunos, e de trabalhar de forma atualizada com a utilização da sala de informática, tendo em vista que é um método de ensino muito apreciado pelos mesmos, pela inúmera possibilidade, de pesquisas. Sem perder o foco do ensino que é a Leitura e Compreensão do Texto; a Leitura e Compreensão de Texto e as Diferenças da Comunicação em Língua Portuguesa nos Períodos Históricos sendo uma aula, no qual haverá mais rendimento, por estar se trabalhando de forma diferenciado, saindo da rotina da sala de aula.

    ResponderExcluir
  71. SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA
    Ao trabalhar com alunos do 9º ano, apresentei o Teorema de Pitágoras e suas relações aplicada
    a cad resumo. Senti-me realizada com o interesse dos alunos em geral ao conhecer os termos hipotenusa, catetos,proporções, preposições e outros termos aplicados à nossa realidade.Apresentamos a filosofia a que Pitágoras concluia seu ponto de vista.Houve troca de idéias.Após essa reflexão, abriu-se um debate.
    SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA

    ResponderExcluir
  72. Janete Ferreira Padilha
    Com a aula proposta pelo professor Wesley , com o tema “Educação Ambiental”, mostra a importância de trabalhar a E. A. em sala de aula. Pois o aluno poderá obter novas informações através da internet com pesquisas dirigidas, vídeos e atividades. E diante disso, ainda verificar o conhecimento prévio que o aluno tem sobre o tema, pois esse conhecimento somado com o que esta sendo ministrado, torna a aula mais atrativa. Sendo que quando o aluno expõe o que sabe, ele se torna mais confiante em falar.
    Janete Ferreira Padilha – Peixoto de Azevedo/MT

    ResponderExcluir
  73. Yvana Maria Vieira
    EE Kreen Akarore Peixoto de Azevedo MT
    LINGUAGEM: A leitura na Formação do Indivíduo

    A leitura é uma práticas essencial dentro da sala de aula,Trabalhar todos os generos, tipos de textos e formas de ler, desenvolve a oratoria, a postura, entonaçao de voz e principalmente no desejo de buscar novos conhecimentos. Ela faz com que o educando se desenvolva nas demais areas do conhecimento. Contribui na sua formação social, pois aquele que tem uma boa leitura consequentemente terá um maior espaço no campo profissional. Assim teremos cidadãos aptos e capazes para discernir o bem do mal para a sociadade

    ResponderExcluir
  74. Turma 1 – Marcia Vacario. Atividade 5
    Cursista: CRISTIANE ROJAS CESPEDES – Peixoto de Azevedo/MT

    Área de conhecimento: Linguagens
    Projeto: “Um estudo sobre crônicas com Luís Fernando Veríssimo”
    Autora: Eliane Cândida Pereira. São Paulo – SP
    Tema: Língua escrita: prática de produção de textos

    O projeto proposto pela professora Eliane Cândida Pereira consiste em ampliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero selecionado e a biografia do autor. Após assistir a biografia do autor, debater sobre a estrutura do gênero, fazer leitura compartilhada do texto “O Lixo”, pesquisar na internet outras crônicas do autor e socialização dos textos; a turma foi dividida em grupos que escolheram um tema e produziram crônicas com diversos temas. Para a finalização do projeto foi realizado um sarau com as crônicas dos grupos.
    Assim como a professora citada anteriormente, também seleciono um gênero discursivo, pesquiso com os alunos utilizando as tecnologias, proponho a produção e depois faço a socialização para que eles se sintam motivados a fazerem o melhor possível e valorizar a atividade realizada.

    ResponderExcluir
  75. Atividade 5
    LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

    A leitura nas series iniciais é uma das práticas essencial dentro da sala de aula, tanto a leitura oral como individual se torna importante e indispensável no desenvolvimento e no aprendizado da criança em que se refere a oratória, colocar os alunos para ler em plenária já é um grande incentivo para que eles se tornem capazes de apresentar ao público. E nada melhor do que começar com as historinhas das fábulas, jornais,parlendas , parodias gibis , romances .
    Essa com certeza será uma forma de despertá-los para a leitura com responsabilidade.

    Turma da Marcia.

    TEREZINHA DE JESUS

    ResponderExcluir
  76. Jandira Ferreira do Nascimento
    Escola Kreen Akarore – Peixoto de Azevedo/MT
    Efeito Estufa, tema desenvolvido pela professora Márcia Correa Sotolani.

    Relaciona o Efeito Estufa com o aquecimento global, mostrando os gases que contribuem para o seu agravamento. Além de identificar as ações humanas que podem amenizá-lo. Podendo reconhecer que a intensificação da emissão de gases poluentes trazem conseqüências graves para o planeta.
    E diante dessas problemáticas levantadas, conscientizar os alunos, de que cada um fazendo a sua parte, e somados os trabalhos e ações de todos, podemos ajudar a salvar o nosso planeta.
    Jandira Ferreira Padilha

    ResponderExcluir
  77. Atividade 5
    Aula: Cigarra e a Formiga
    Área de Conhecimento: Linguagem - Leitura, Análise e Reflexão.

    O encontro apresentou um conteúdo muito interessante por tratar de uma análise textual considerando os sujeitos textuais.
    Uma história contada a partir do ponto de vista de sujeitos distintos possibilita ao aluno novas formas de leitura, novas formas de compreensão e consequentemente um olhar crítico ao que se lê. A atividade parte da leitura da fábula tradicional e então partem para assistir a vídeos e áudios da mesma fábula contada sob óticas distintas.
    A interação, a discussão, o contato com a internet, a reflexão sobre os temas ética e moral, a leitura, a compreensão crítica da narrativa são pontos altos. Após o encontro dos grupos de alunos no laboratório de informática os alunos são levados de volta à sala de aulas para a produção de suas próprias versões da fábula. Essa será a oportunidade deles próprios assumirem o papel de produtores de texto, sujeitos-autores, no entanto sob um novo ponto de vista.

    Nadir Padilha dos Santos
    E.E Monteiro Lobato
    Turma Márcia
    Peixoto de Azevedo MT

    ResponderExcluir
  78. Atividade:5
    Débora de castro.
    Escola Monteiro Lobato.


    USANDO ESTRATEGIA DE ALFABETIZAÇÃO:

    Sempre e bom usar coisas que chame atenção como musica,dinâmica
    e que podem ser apresentada para o grupo e pode ser trabalhada em comjunto e as crianças podem recriarem inlustrações sobre o tema dado
    e principalmente aprenderen de fato o que é para ser aprendido com qualidade.
    Essa aula fica interesante pois os alunos se socializam e aprendem brincando.

    ResponderExcluir
  79. Atividade:5

    ROSIMARIY SOUSA
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO


    ESTRATEGIA DE LEITURA:


    VISTO QUE DE UMA FORMA INTERESSANTE ATIVIDADES DE LEITURA DE TEXTOS PEQUENOS COMO NOTICIAS DE JORNAIS FAZ COM QUE O ALUNO SE SOLTE EM SALA DE AULA POIS ELE LÊ CONTA PARA O OUTRO E DEPOIS COMENTA ENTRE SI, FALANDO SUAS CURIOSIDADES E AULA SE TORNA LIVRE E AGRADAVEL.

    ResponderExcluir
  80. ATIVIDADE:5
    ANA ISOLINA
    MONTEIRO LOBATO
    PEIXOTO DE AXEVEDO


    A ESCRITA E A LEITURA PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS, NOS LEVA A CAMINHOS DE MUITAS DESCOBERTAS E HABILIDADES QUE POSSAMOS TRABALHAR COM NOSSAS CRIANÇAS.
    DESENVOLVER NO LABORATÓRIO,ATIVIDADES DE ESCRITA E LEITURA DE:PALAVRAS,FRAZES E PEQUENOS TEXTOS.FAZENDO COM QUE O ALUNO AGUSSE A CORIOSIDADE DO SABER MAIS E MAIS PERANTE SEUS COLEGAS. DE TURMA,ADIQUIRINDO MUITOS CONHECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  81. ATIVIDADE:5
    ANA ISOLINA
    MONTEIRO LOBATO
    PEIXOTO DE AZEVEDO


    A ESCRITA E A LEITURA PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS, NOS LEVA A CAMINHOS DE MUITAS DESCOBERTAS E HABILIDADES QUE POSSAMOS TRABALHAR COM NOSSAS CRIANÇAS.
    DESENVOLVER NO LABORATÓRIO,ATIVIDADES DE ESCRITA E LEITURA DE:PALAVRAS,FRAZES E PEQUENOS TEXTOS.FAZENDO COM QUE O ALUNO AGUSSE A CORIOSIDADE DO SABER MAIS E MAIS PERANTE SEUS COLEGAS. DE TURMA,ADQUIRINDO MUITOS CONHECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  82. ESCOLA MONTEIRO LOBATO
    ATIVIDADE 5
    Francisca Resende diz:
    A Educação infantil é uma experiência inesquecível é muito marcante tanto para os alunos quanto para o professor,pois é nesta fase que a criança valoriza o professor e tem uma grande capacidade de absorver conhecimento com mais facilidade tudo o que lhe é transmitido.

    ResponderExcluir
  83. MADALENA
    E.E.Monteiro Lobato
    Peixoto de Azevedo
    ATIVIDADE 5
    Aprendendo as Preposições de Lugar em Inglês com o Auxílio do Paint .
    Esta sugestão me chamou atenção pela simplicidade metodológica, variedade de recursos. O interessante desta aula é que os alunos estudam o conteúdo em sala de aula e depois vão para o laboratório “ brincar”, lá receberão informações de como produzirem seus desenhos no Paint além de desenharem ou colarem imagens eles terão que formar frases,mediados pelo professor que fará algumas perguntas como: Where is the book? A resposta deverá ser: The book is beside the desk. O professor fará outras perguntas até incluir todas as preposições estudadas. Após isso, mostrará um desenho de uma sala de aula ou outro de interesse dos alunos e pedirá que o ajudem a construir frases acerca do desenho. Na sequencia pode-se sugerir a produção de pequenos textos com as frases.
    Vamos as etapas:
    uso de vocabulário estudado (objetos da sala e do cotidiano)
    • conhecimento do verbo to be.
    • Pronomes demonstrativos
    • preposições de lugar
    • ligar/desligar computador
    • acessar programas
    • salvar um documento

    ResponderExcluir
  84. ESCOLA MONTEIRO LOBATO PEIXOTO DE AZEVEDO
    ATIVIDADE 6
    Francisca Resende diz:
    Os recursos tecnológicos mais utilizados que contribuem para o melhoramento da educação nas séries iniciais são : os vídeos de historias infantil filmes DVDS entre outros.

    ResponderExcluir
  85. AULA CICLOS DA ÁGUA
    ESSA AULA TRAZ MUITAS SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR O RECURSO HIDRICO ELA MOSTRA OS CICLOS DA AGUA, SUA IMPORATNCIA PARA A VIDA NA TERRA. E O MAIS IMPORTANTE LEVA OAS ALUNOS A REFLETIR SOBRE O CONSUMO, E A POLUIÇÃO DA NOSSA AGUA. É UMA AULA QUE OPORTUNIZA UM TRABALHO DE MODO INTERDISCIPLINAR,POIS PODE SER DEBATIDO ALGUNS OUTROS FATORES QUE ENVOLVE O EQUILIBRIO DO ECOSSISTEMA.LEVA A REFLEXÃO DE COMO PRECIMOS CRIAR MANEIRAS DE EVITAR O DESPERDICIO,VISUAILZAR TODO TRABALHO PARA O TRAMENTO DA AGUA.PROF.EDILENE MELO

    ResponderExcluir
  86. Ciclos da Água
    A aula traz para nós educadores conteúdos riquíssimos sobre a educação ambiental, mostra vários aspectos importantes que devem ser tratados com o aluno. Tráz um contingente de apontamentos como o próprio ciclo da água como ocorre este fenômeno natural, os recursos naturais que podemos utilizar, nos coloca as variações climáticas que estao sendo alteradas nos dias de hoje lembrando-nos do Aquecimento Global vindo relacionado com a temperatura, a perca do equilibrio natural e a importancia na busca do mesmo, o ecossistema, nos caracteriza a importancia da aula prática de campo como forma de fortalecer a aprendizagem e buscar alternativas para um futuro mais saudável num mundo mais equilibrado.
    contudo, a aula foi muito interessante.
    Professora Alessandra

    ResponderExcluir
  87. A t i v i d a d e 5

    Conhecendo uma experiência
    Fichamento

    Tema: Leitura

    Texto da Ficha

    Clube de Leitura Monteiro Lobato

    É neste Clube, onde os alunos irão conhecer o grande autor e escritor de livros e literaturas infantis e juvenis pela qual nossa Escola tem o nome Monteiro Lobato.
    Analisando atividades solicitada, entre outras, escolhi esta, devido a maneira pela qual trabalho, como Articuladora apoio e aprendizagem de leitura e escrita dos alunos PPAP.
    Este curso, a Tic, como também a Linux, veio me despertar a descobrir o segredo que tem a tecnologia, o uso do PC, para preparar atividades de leitura diferenciadas, acessando sites, Internet, a Web, onde estão as fontes riquíssimas de variedades de textos, onde até mesmo os alunos também poderão digitar textos e ler ao mesmo tempo, isto é, sendo orientados e acompanhados pela professora.
    Então, neste plano de aula, poderei explorar fotos, imagens, todos os trabalhos de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-pau-Amarelo e outros, Assistir Vídeo, em fim toda a história dele. Navegar na Web para conhecê-lo, envolvendo habilidades, competência, pesquisa, registros e legitimá-los.

    Biblioteca em que se encontra a obra:

    Literatura Infanto Juvenil – Monteiro Lobato
    Rua General Jardim, 485 (Vila Buarque)
    CEP.01221-000 – São Paulo – SP.
    Tel. (x11) 2564122

    Links

    http://www.projetomemoria,art.br/MonteiroLobato/index2.html

    http://lobato.globo.com/biblioteca_InfantoJuvenil.asp


    Referencias Bibliográfica:

    A Literatura Infantil de Monteiro Lobato ou comunismo para crianças.
    Salvador Aguiar Souza, 1957.
    Pe: Sales, Brasil.


    Lucila Ribeiro Soares

    Escola Estadual Monteiro Lobato

    Professora Marcia

    ResponderExcluir
  88. Atividade 5 ( aula missa do galo conto de Machado de Assis)

    nas discussões feitas pelos professores dentro da pesquisa, sugerida pelo portal, essa aula despertará no aluno a curiosidade em analizar o lado psicologico e comportamental dos personagens levando em consideração as dúvidas, incertezas que é características do contos de Machado de Assis. (Professora Bethania, não errei de novo não é barbáro?

    ResponderExcluir
  89. Tema: O jornal na sala de aula
    Area do conhecimento: Linguagem escrita- Leitura e produção de textos
    Elizama Leite de Almeida
    Turma 1 Márcia

    A atividade proposta pela Claudiana Silva Macedo, é feita com jornal e além de aprimorar a leitura dos alunos dará possibilidade para que eles percebam como é produzido e organizado um jornal. Além disso, o aluno terá a sua disposição inúmeros gêneros textuais discutindo as diferenças de cada texto.Além de comtemplar a leitura, outro fator relevante é a pratica de produção de textos, onde os alunos irão confeccionar um jornal que poderá comtemplar nao só a escola como também a sociedade onde ele vive, ou seja, seu bairro,sua rua e outras coisas que aluno achar interessante. Terão oportunidade de pesquisarem o que está acontecendo em seu bairro e publicar no jornal que eles mesmos farão

    ResponderExcluir
  90. ATIVIDADE 5
    ANDREZA ALESSANDRA

    AULA:
    Do Diário ao Blog: registrando nossa história!

    OBJETIVO:
    “Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância da escrita para o ser humano, para o desenvolvimento da civilização e, principalmente como um instrumento histórico.”


    Observando a aula em questão pude perceber como ela é instigante, pois leva ao aluno um conhecimento, mesmo que breve mas estimulador, desde a origem da escrita, suas formas e tecnologias envolvidas, alguns dos momentos de sua evolução, bem como eles estão inseridos no cotidiano da vida humana, desde a escrita nas pedras, passado por todas as formas de papel até os dias atuais com toda tecnologia na área da informática, tendo como conclusão a criação de um ‘blog’, onde cada aluno poder fazer o registro de sua preferência.
    Com tudo isso, percebi como pode ser facilitado o trabalho com a escrita e a leitura, desde que sejamos capazes de buscar alternativas e nos abrirmos ao ‘novo’.

    ResponderExcluir
  91. ATIVIDADE 5
    IVANIR

    AULA
    Brincando de Compositor

    OBJETIVOS
    Desenvolver linguagem oral e escrita;
    Conhecer e aprimorar a linguagem textual e seus vários gêneros;
    Conhecer várias formas de utilização da comunicação escrita, dentre elas as rimas, dentre regras de ortografia e gramática.

    Esta aula é desenvolvida dentro da disciplina de artes, mas envolve de forma ampla várias outras disciplinas curriculares, ela é desenvolvida primeiramente com diálogo com os alunos sobre temas de relevância para a comunidade ou outro qualquer fator; na aula em questão o tema trabalhado é a ‘conservação dos recursos naturais’, mas percebi que posso adequá-lo a qualquer tema ou necessidade, conforme o contexto envolvido. Este trabalho envolve tecnologias utilizadas na comunicação, bem como o relacionamento e socialização entre os alunos (fato muito importante ao desenvolvimento humano para a sociedade). Os alunos ouvem as canções, depois de análises e escolhas irão escrever textos para montar as paródias (os conteúdos das mensagens a serem transmitidas são previamente trabalhadas pelo professor), obviamente é preciso ensaiar para a conclusão que é uma apresentação para os colegas, onde também pode ser envolvidas toda a escola e a comunidade.

    ResponderExcluir
  92. ATIVIDADE 5
    DULCELINA
    AULA
    CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DE TIRINHAS DE JORNAIS

    OBJETIVOS
    Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos;
    Produzir a própria tirinha, criando personagens que falem sobre a preservação do Meio Ambiente;
    Desenvolver uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade apresentada.

    Primeiramente deve-se saber o que o aluno conhece e ajudá-lo a interpretar e entender aquilo que lê, depois deve ser apresentados quadrinhos aos alunos. O professor deve ajudar os alunos a perceberem as mensagens contidas nas tirinhas (quadrinhos). A partir de estudos e discussões o professor auxilia os alunos a escolherem os temas para a elaboração de suas próprias tirinhas, neste momento podem ser trabalhados vários assuntos que podem envolver vários conteúdos escolares. Gostei muito desta aula pois é trabalhada de forma simples e pode alcançar muitos objetivos.

    ResponderExcluir
  93. Espinhas
    Envolve conhecimentos químicos e biológicos.
    Esta aula traz uma realidade dos adolescente, o que favorece a assimilação e a utilização dos conteúdos, já que muitos deles se identificarão com o assunto.
    A acne é um freqüente problema enfrentado pelos adolescentes e tem diversos fatores envolvidos no aparecimento dessas incomodas e amarelas acnes, esses adolescente nem sempre procuram saber a causa dessas acnes, apenas acham que é uma fase. O que pode até ser verdade em alguns casos, mas em outros ela poderá deixar cicatrizes pra o resto da vida, e então, qual produto passar? Sabemos que vários produtos são comercializados para esse problema, mas também sabemos que em sua grande maioria não nos é especificado a sua finalidade e utilidade. A escola tem a finalidade de informar aos alunos através dos professores de Ciências Naturais, as diferentes problematizações das acnes afim de que os alunos possam saber o que fazer em relação, alem do que, deve informar as propriedades químicas dos elementos em questão e se necessário, pedir que esse aluno vá a um médico especializado. Porque como já foi comentado as incomodas acnes podem marcar pra sempre.
    Achei superinteressante essas aulas, faz com que os alunos se prendam mais as atividades, fazendo paralelos com a realidade, uma vez que, nos fala de alguns produtos com nomes difíceis, mas que por sua vez, quando é relatado seu nome comercial e nos mostra exemplos do dia-a-dia facilita ainda mais a aprendizagem e correlação.

    Vanda Donat

    ResponderExcluir
  94. Atividade 5 – Turma 1 – Orientador: Eduardo
    Cursista: Amanda Loesia
    Escola Garcia Garrido Fermino. Peixoto de Azevedo – MT.

    Atividade 05

    O trabalho realizado no conteúdo as sobre a aparte do corpo visa trabalhar as partes do mesmo bem como seu funcionamento e cuidados com o mesmo. A professora utilizou material concreto na apresentação da aula levando os educandos a pensar nas diferenças existente entre o corpo humano masculino e feminino depois pediu para que os mesmos desenhassem um amigo e assim subseqüente os demais para poderem ver a s diferenças e formas geométricas diferentes respeitando a individualidade de cada um trabalhando as diferenças e o respeito do ser humano num contexto geral. Sua avaliação da aula foi positiva pois ela alcançou o objetivo proposto

    ResponderExcluir
  95. ATIVIDADE5
    Cristina
    Nova Guarita

    O ensino da leitura e, particularmente, a importância da literatura na formação pessoal e intelectual do ser humano ainda nas séries iniciais, encontram pouco espaço nos programas de formação inicial e continuada das escolas brasileiras. Este estudo pretende desenvolver atividades que convergem para ações voltadas diretamente para alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental. A produção textual é outra forma de trabalho que se torna também indispensável, porque é através das produções dos alunos que o professor poderá analisar o desenvolvimento da escrita de cada um. Nessa forma de trabalho é sempre bom que o professor peça aos alunos para leiam o que eles escreveram. Assim analisa seus próprios erros e confortá-los com os dos colegas. Também se a participação dos pais for ativa certamente a criança evoluirá muito mais porque um empurrãozinho da família sempre incentiva mais.

    ResponderExcluir
  96. Escola Estadual Monteiro Lobato
    Peixoto de Azevedo, Mt.
    Turma1: Márcia Vacaria
    Marilene Ramos
    Atividade: 05

    Esta aula deverá ser trabalhada com os alunos do segundo ano do ensino fundamental, falar sobre a importância de uma alimentação saudável, composta também por muitas frutas, legumes e verduras, assim como a utilidade das vitaminas, pode está trabalhando musicas, matemática, artes visuais natureza e sociedade, linguagem oral e escrita e corpo e movimento, pode está enfatizando os bons hábitos alimentares, os cuidados com a saúde, a capacidade de observação e a psicomotricidade; ajudar criar a comportamento de apreciar a beleza dos alimentos, suas cores, suas formas, seus aromas, suas textura seu sabores; fazer os alunos perceberem quais as frutas de cada estação do ano, assim como se atentarem para o fato de que existem algumas que são oferecidas em todas as estações. Pode está trabalhando com fantoches história “Amiguinhos do sítio” essa aula ajudará na criatividade, imaginação criadora dos educando..

    ResponderExcluir
  97. EDNALVA COELHO.
    Atividade 5
    Conhecendo uma experiência
    Nome: Poluição Sonora

    Esta aula traz uma realidade da maioria dos jovens e dos adolescente, o que favorece a assimilação e a utilização dos conteúdos, já que muitos deles se identificarão com o assunto. A Poluição sonora é um freqüente problema enfrentado pela população e, causado na maioria das vezes pelos jovens e adolescentes e com o uso do laboratório de informática que é um recurso de aprepndizageom eles podem estar pesquisando sobre o tema e descobrindo diversos fatores envolvidos no comportamentos que eles apresentam e também o mal que pode causar para si mesmo e para a sociedade, apenas acham que tudo é uma boa diversão.Esta é uma aula onde o aluno poderá aprender e conhecer o que é poluição sonora e como ela afeta a saúde e meio ambiente.
    Sabemos que vários produtos são comercializados para aumentar esse problema, e também sabemos que a grande maioria dos jovens não conhecem os males causados por esse tipo de poluição.Poluição sonora é o barulho dos carros, das sirenes, das britadeiras? O que mais pode configurar poluição sonora? Você sabe?
    De posse da tabela que aponta os danos que os ruídos podem fazer a nossa saúde,o professor deve iniciar uma discussão com os alunos acerca dos comportamentos dos adolescentes, que em geral preferem ouvir som alto, gostam de freqüentar lugares onde os ruídos são muito elevados, como danceterias, trios elétricos e do uso dos fones de ouvido (que em geral acompanham aparelhos de mp3). Estes comportamentos podem afetar a saúde? Em que níveis? Que alternativas são mais saudáveis? Essa mensagem tem que ser passado para os jovens e adolescentes em forma de aula.
    Achei muito interessante essas aulas, faz com que os alunos se prendam as atividades, e mostrando a eles na aula como é a realidade em que vivem, para que todos tenham mais consciência desse que é um grande problema que a sociedade enfrenta, uma vez que, nos fala de produtos e de empresa que tudo que querem é vender, não se preocupando com as consequências que seu produto pode trazer a saude e ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  98. ATIVIDADE: 05
    TURMA: ROSILEICA
    KATIUSCIA
    JANE PEREIRA LOPES

    LEITURA DE FIGURAS E PRODUÇÃO DE TEXTOS.

    ESSTE TIPO DE AULA É MUITO INTERESSANTE, ALÉM DE DESPERTAR A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS, TORNA -SE UMA AULA DIFERENTE. A PARTIR DE FIGURAS MONTA-SE UMA SEQUENCIA E, POSTERIORMENTE DESENVOLVE-SE O TEXTO ESCRITO, DANDO VIDA AS FIGURAS, SENDO ASSIM DESSA FORMA OS ALUNOS DESENVOLVE A CRIATIVIDADE DE FORMA LUDICA E MUITO CRIATIVA.

    ResponderExcluir
  99. ATIVIDADE 5
    NAIR TOSHIE SAKANO
    PEIXOTO DE AZEVEDO-MT
    TURMA: MARCIA
    TÍTULO: ESPAÇO E FORMA
    AULA : ÁREA E EQUIVALÊNCIA

    ESTA AULA TRAZ O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE, CURIOSIDADE E HABILIDADE NO MANUSEIO E CONSTRUÇÃO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS, MUITO PRESENTE NO NOSSO DIA-A-DIA. A SEQUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA ORGANIZADA PELA PROFESSORA LEVA O ALUNO A RACIOCINAR CADA FIGURA APRESENTADA, DEMONSTRANDO-O HABILIDADE DE RELACIONAR A EQUIVALÊNCIA ENTRE O QUADRADO E TRIÃNGULO. AS ATIVIDADE EM GRUPO COM DISCUSSÕES E ANÁLISE DO RESULTADO OBTIDO FAZ CRESCER A CURIOSIDADE E A PARTICIPAÇÃO, CONSEQUENTEMENTE A VONTADE DE EXPLORAR MAIS, E A AULA DE INFORMÁTICA É A IDEIA APROPRIADA PARA QUE O ALUNO POSSA DESAFIAR A SUA HABILIDADE DESLOCANDO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E PROPORCIONANDO A PERSPECTIVA DE COMPREENDER E CONCEITUAR AS EQUIVALÊNCIAS E E OS CÁLCULOS DAS AREAS. A AVALIAÇÃO É POSITIVA POIS A PARTICIPAÇÃO E AS DISCUSSÕES DAS ANÁLISE DAS ATIVIDADES ELEVAM A COMPREENSÃO TANTO SOBRE A SUPERFÍCIES E A EQUIVALENCIAS DE CADA FIGURAS GEOMÉTRICAS TRABALHADAS.

    ResponderExcluir
  100. ATIV. 5
    ADILSON ANTONIO
    DINOSSAURO
    Envolve conhecimento de ciências e historias
    Esta aula sobre os dinossauros trás um enriquecimento na área de conhecimento dos alunos sobre esse tema, ajuda os mesmos a descobrir um mundo desconhecido que ao mesmo tempo torna visível aos nossos olhos .Podendo ser feita a brincadeira do saco surpresa. Dentro do saco, colocam-se alguns brinquedos de tamanhos variados, representando diferentes espécies de dinossauros e outros animais. O (a) professor(a) pergunta às crianças:"o que há dentro deste saco. Em seguida, desenvolve o jogo passa-passa. O saco passa de mão em mão, as crianças tocam, sentem e dizem o que há ali dentro.Uma criança, de cada vez, pode tocar e descrever o brinquedo ao colocar a mão dentro do saco, que fica com uma das professoras. Ao tocar no brinquedo, a criança vai descrevendo o que percebe e depois retira-o do saco, mostrando-o para as demais. Todos podem dizer de que animal se trata. Em seguida, o brinquedo passa de mão em mão, a fim de que todos vejam de perto e descrevam as características físicas (externas) observadas e selecionam apenas os dinossauros. Nesse momento, o(a) professor(a) não deve introduzir o novo conhecimento; deve apenas favorecer a expressão dos saberes das crianças.E assim podemos fazer uma alto avaliação e os mesmo com muita facilidade reconhecera as diferentes espécies de.dinossauros; diversas características observadas no brinquedo; demonstrando interesse pelo tema;comparam as características encontradas nos brinquedos com características visualizadas em fotografias.

    ResponderExcluir
  101. ELIANA ALVES DA SILVA


    MÚSICA

    A aula sobre música é muito rica pois desperta no aluno a curiosidade de conhecer outras culturas.
    Nesta aula pude observar que o professor iniciou expondo palavras como: Ludu, Cururu, Síria, para que os alunos fizessem pesquisas sobre a origem das mesmas, como ritmos, tipos de danças, regiões, trajes etc.
    Achei muito interessante pois os aluno aprendem de formas lúdicas as variações lingüísticas e culturais existentes no país.

    ResponderExcluir
  102. ATIV. 5
    ADILSON ANTONIO
    DINOSSAURO
    Envolve conhecimento de ciências e historias
    Esta aula sobre os dinossauros trás um enriquecimento na área de conhecimento dos alunos sobre esse tema, ajuda os mesmos a descobrir um mundo desconhecido que ao mesmo tempo torna visível aos nossos olhos .Podendo ser feita a brincadeira do saco surpresa. Dentro do saco, colocam-se alguns brinquedos de tamanhos variados, representando diferentes espécies de dinossauros e outros animais. O (a) professor(a) pergunta às crianças:"o que há dentro deste saco. Em seguida, desenvolve o jogo passa-passa. O saco passa de mão em mão, as crianças tocam, sentem e dizem o que há ali dentro.Uma criança, de cada vez, pode tocar e descrever o brinquedo ao colocar a mão dentro do saco, que fica com uma das professoras. Ao tocar no brinquedo, a criança vai descrevendo o que percebe e depois retira-o do saco, mostrando-o para as demais. Todos podem dizer de que animal se trata. Em seguida, o brinquedo passa de mão em mão, a fim de que todos vejam de perto e descrevam as características físicas (externas) observadas e selecionam apenas os dinossauros. Nesse momento, o(a) professor(a) não deve introduzir o novo conhecimento; deve apenas favorecer a expressão dos saberes das crianças.E assim podemos fazer uma alto avaliação e os mesmo com muita facilidade reconhecera as diferentes espécies de.dinossauros; diversas características observadas no brinquedo; demonstrando interesse pelo tema;comparam as características encontradas nos brinquedos com características visualizadas em fotografias.

    ResponderExcluir
  103. Vanda : Escola Estadual Monteiro Lobato
    Ensino Fundamental Inicial
    Língua portuguesa (ortografia)


    Muito bem sei que através do lúdico realmente as aulas tornam prazerosas porque os alunos realmente gostam de diversão, e a inclusão dos temas felicidade, amor, respeito, união etc trará várias formas de se trabalhar não só a ortografia mas a valorização do ser humano.
    Já tive experiências com uso de musicas em aulas, não desenvolvendo conteúdos e sim como interação e divertimento entre os educandos e professor educador.

    ResponderExcluir
  104. ATIVIDADE 05

    NOME:INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS

    A INCLUSÃO AINDA PROPORCIONA GRANDE DISCUSSÃO NO MEIO EDUCACIONAL CAUSANDO POLÊMICAS.
    A ESCOLA INCLUSIVA AINDA TEM UM LONGO CAMINHO A PERCORRER NO BRASIL.
    AS ESCOLAS INCLUSIVAS SÃO ESCOLA ONDE OS ALUNOS RECEBAM OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS ADEQUADAS ÀS SUAS HABILIDADES E NECESSIDADES.
    TODOS DEVERÃO FAZER PARTE, TODOS ACEITOS, AJUDAM E SÃO AJUDADOS PELOS PROFESSORES, PELOS COLEGAS E PELOS MEMBROS DA COMUNIDADE.

    RAFAELA ZARTH NOVA GUARITA - MT

    ResponderExcluir
  105. Escola 19 DE Julho
    Prof: Helena
    Atividade 5
    A aula permite a troca de informação entre aluno, independente de saber calcular ou não e,é muito interessante a forma com que uma linguagem simples e acessivel ao aluno em fase inicial possibilitando uma aprendizagem, gradual e interativa sobre o tema.E ainda facilita a compreensão.

    ResponderExcluir
  106. Escola 19 de Julho
    Prof:Helena
    Atividade 6
    O filme nos mostra várias tecnologias que devemos utilizar em nossas aulas. Os avanços tecnologicos que atualmente chegam á grande maioria das nossas escolas sao muitos,porém só serão validos se os professorews tiverem em mente os obejetivos que querem atigir com a sua utilização, modernizando também sua forma de administrar suas aulas. Uma vesz que o uso da tecnologia deve ser integrado aos conteúdos corriculares, portanto isso implica a repensar a nova forma de ensinar.

    ResponderExcluir
  107. Irmas Sima
    Escola Vinicius de Moraes
    Tiv.5
    Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
    Componente Curricular: História
    Tema: Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
    Objetivo: Discutir a discriminação e a inclusão social de pessoas com de necessidade especiais.
    Estratégia da aula: debates e a atuação nos grupos para a produção colaborativa.
    Avaliação: Ao final, avaliar a relevância e a pertinência dos temas selecionados pelos alunos para apresentação em documentário.
    Meu comentário : Quero destacar que esta aula é muito importante já que trabalhamos constantemente com a inclusão. Realizo trabalhos de certa forma bem parecida, pois procure sempre estar levando meus alunos à reflexão da importância de se trabalhar com socialização.

    ResponderExcluir
  108. SANDRA CLAUDIA

    Nome: MASSINHA DE MODELAR

    Envolve as aulas de Artes com alunos da Educação Infantil.

    Escolhi esse plano de aula porque esta atividade que para as crianças é um tempo de “amassar” com os dedinhos uma substância, para nós educadores sabemos que tem uma enorme importância na vida escolar da criança.
    A massinha de modelar caseira pode contribuir de forma significativa com este processo. As crianças devem colaborar no preparo, pois é simples, rápido e fácil.
    Brincar com a massinha de modelar sem dúvida é umas das atividades preferidas nas escolas. Mas preparar a própria massinha de modelar usando materiais de fácil acesso, torna a brincadeira mais divertida.

    ResponderExcluir
  109. O Som da DITADURA

    Envolve conhecimentos relacionados a disciplina de História


    Estas aulas visam discutir sobre a Ditadura e suas conseqüências para a sociedade brasileira; Entender como a música firmou-se como uma forma de protesto para extravasar a liberdade de expressão amordaçada. Comparar as criações musicais da época e com as músicas de protestos contemporâneas de interesse dos alunos.
    Através de tudo isso pode-se desenvolver uma aula criativa, a qual certamente prenderá e despertara a atenção do educando. Não esquecendo de que este resgate histórico poderá também despertar uma aprendizagem paralela, onde pode-se comparar a realidade de hoje com a ditadura de outrora.


    Anne Pedrosa

    ResponderExcluir
  110. Meninos e meninas: iguais mas diferentes!

    Dados da Aula

    Conhecer as características dos gêneros feminino e masculino. Conhecer e respeitar as diferenças entre os sexos. Combater o preconceito e conceitos errados sobre os sexos feminino e masculino.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Conhecimentos das partes do corpo humano. Preferencialmente trabalhar com o 4° e 5° ano.
    Estratégias e recursos da aula
    Alguns professores sentem-se angustiados e incomodados quando tem que trabalhar com o tema sexualidade. Em primeiro lugar lembre-se que seu conhecimento e principalmente sua sensibilidade irão ajudá-lo a encaminhar corretamente o tema.
    Talvez o professor se depare com uma turma que faça piadinhas, risinhos abafados, mas isto nada mais é que vergonha e insegurança além da própria falta de conhecimentos dos alunos sobre este tema. Se o professor achar mais seguro ter o consentimento dos pais, poderá chamá-los para uma reunião onde explicitará o que será tratado, ou poderá pedir auxílio para a equipe pedagógica, para que esta pontue junto aos pais o que será trabalhado com os alunos. Para mais informações, sugerimos acessar o sítio da Nova Escola, que tem uma reportagem com informações preciosas para a preparação do professor para este tema.
    EM SALA DE AULA
    Leve a música “8 anos”, de Paula Toller, para a sala de aula e coloque-a para tocar. Peça às crianças para escutar e se concentrar na letra. Após passar a música para os alunos, peça que eles escrevam em um pedaço de papel as principais dúvidas que eles têm quanto ao corpo e às modificações que o corpo passa. Se preferir, mande como tarefa de casa e que no dia seguinte deverão trazer feita para a aula.
    Providencie uma caixa de sapatos vazia, e passe pela sala, para que os alunos depositem nela os papéis com suas perguntas.
    O professor deve ler então as perguntas em voz alta, se por acaso houver palavras de baixo calão, não se altere. Aproveite e pergunte aos alunos para que expliquem o que é aquela palavra. Será que uma parte do nosso corpo merece ser alvo de chacotas? Fale e escreva o nome correto ao invés do que foi escrito pelos alunos. Também enfatize quantas coisas boas o corpo humano é capaz de realizar, sendo assim, devemos cuidá-lo e respeitá-lo (tanto o nosso quando o corpo das outras pessoas).
    Antes de responder as perguntas dos alunos, deixe aberto espaço para que eles tentem responder. Assim o professor vai saber que conteúdos ocultos ou talvez imprecisos os alunos trazem consigo. Lembre-se também que não precisamos ter todas as respostas, talvez surjam perguntas cujo conteúdo resvala na psicologia. Se a dúvida for aprofundada ou muito polêmica, deixe-a de lado e passe para a próxima. Em tempo... As respostas devem ser diretas, sem aprofundamentos desnecessários. Nesta idade devemos responder apenas à dúvida que surgiu

    ATIVIDADE COMPLEMENTAR
    um corpo humano gigante, com utilização de recortes de revistas.
    Utilize papel bobina, revistas diversas, tesouras e cola para esta atividade. Divida a turma em duas equipes, a dos meninos e das garotas. Cada equipe deverá construir um corpo humano do seu respectivo sexo. Finalizada a tarefa, pergunte quais as partes que mais chamaram a atenção e porque, quais eles acharam mais bonita e quais partes do corpo são iguais em homens e mulheres.
    Em classes de alunos entre 9 e 10 anos encontramos crianças que estão entrando na puberdade. Já trabalhamos a caracterização dos gêneros e agora propomos trabalhar as modificações que ocorrem nos corpos de meninos e meninas durante a adolescência
    LABORATORIO DE INFORMATICA

    Apresente aos alunos os recursos do Portal do Professor:
    masculinoCorpo humano masculino:
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10533/homem.swf
    Quais são as características que os corpos de mulheres e homens tem que são diferentes? Explique o por quê destas mudanças ocorrerem.
    ELAINE
    TURMA ROSILEICA

    ResponderExcluir
  111. Analisando a aula do professor Wesley , com o tema “Educação Ambiental”, ela mostra bem a realidade do dia-dia dos nossos alunos e o assunto do momento, onde podemos aproveitar e trabalhar com Educação Ambiental em sala de aula e também em todas as escolas do nosso Município por ser um tema interessante. Com esse tema o aluno poderá obter novas informações através da internet com pesquisas dirigidas, vídeos e atividades com aulas praticas; quem sabe, ate aproveitando o dia da Arvore (21 de setembro) e plantando uma muda de arvore cada aluno. Diante disso, verificar o conhecimento que o aluno tem sobre o tema, pois esse conhecimento somado com o que esta sendo ministrado, torna a aula mais interessante e atrativa. Sendo que quando o aluno expõe suas idéias ele se torna mais confiante em participar.
    Maria da Silva de Oliveira.
    Marcelândia – MT
    16 de Agosto de 2009

    ResponderExcluir
  112. Ati5
    JOSÉ ROBERTO: disse...
    EE. MONTEIRO LOBATO – P. DE AZEVEDO / MT


    Tema: Espaço e Forma
    Aula: Área e Equivalência

    Através desta aula é possível despertar a curiosidade, a criatividade dos alunos no estudo das figuras geométricas.
    Foi possível observa que a metodologia adotada pela professora, busca levar o aluno observar cada figura apresentada, proporcionado aos mesmos à possibilidade de relacionar a equivalência entre as figuras.
    Outro ponto fundamental no desenvolvimento da aula foi o trabalho em grupo, onde os alunos puderam discutir e analisar o resultado obtido, despertando a curiosidade e consequentemente o interesse por novos conhecimentos.
    Com o envolvimento dos alunos a avaliação fim será positiva, mesmo porque durante o estudo houve o envolvimento dos alunos nas pesquisas e na resolução das atividades proposta, o que contribui para compreensão da superfície e a equivalência de cada figura geométrica.

    ResponderExcluir
  113. ATIVIDADE 5
    TEMA;Que tamanho meu corpo tem?
    Com esta atividade o aluno poderá familiarizar-se com a noção de medida de comprimento tomando como referencia sua altura e tambem estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre seu corpo e o corpo de seus pares.
    Terá uma duração estimada de 8 horas, envolvendo areas de linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.
    Os recursos utilizados serão linguagem oral e escrita, barbante, tesoura, durex,2 cartolinas de cor escura, câmara digital, computador, impressora, folhas sulfite e fita métrica.
    No 1º momento;reunir o grupo de alunos e abrir uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre os corpos das crianças.Depois dessa conversa, enfatiza as diferenças existentes entre elas, sugere registrar o tamanho de cada uma delas.
    2º momento;tirar as fotografias, levá-los para o laboratório de informatica para que possam participar do processo de impressão das fotos.
    3º momento:medição dos alunos em sala com fita metrica e barbante e colagem das fotos.
    4º momento:avaliação da aprendizagem.

    Dirlene Ines Vuaden
    Elisangela Machado Trindade
    Novo Mundo

    ResponderExcluir
  114. atividade v, angulos
    esta aula possibilita o aluno entender a necessidade do conhecimento geometrico para os avanços tecnologicos,aulas com recursos visuais tem possibilitado uma melhor aprendizagem.flavia

    ResponderExcluir
  115. TÂNI: ATIVIDADE 5

    Diariamente, podemos perceber a grande dificuldade que as pessoas tem em ler gráficos e até mesmo trabalhar com eles.
    Em sala de aula, não é diferente, os alunos apresentam uma enorme dificuldade quando estão trabalhando com gráficos, desde sua construção até sua leitura, mas para que a aula de gráficos não se torne tão monótona existem programas matemáticos que podem nos auxiliar e esclarecer muitas dúvidas que ficam martelando na cabeça dos alunos, e de fato, é muito melhor poder contar com a tecnologia

    ResponderExcluir
  116. Tema:O lixo
    Aula: esse tema foi interdisciplinar
    Através dessa é possível despertar no aluno a curiosidade sobre o que o lixo pode causar aos seres humanos.
    A metodologia adotada pelas professoras, busca levar aos alunos a observar cada tipo de lixo que podem ser encontrados em diversos ambientes.
    O ponto fundamental da aula foi o trabalho em grupo, onde os alunos puderam discutir e analisar o resultado obtido, despertando a curiosidade e o interesse por novos conhecimentos.
    No fim foi avaliado o desempenho do aluno, por que durante o estudo os alunos tiveram envolvimento nas pesquisas e nas atividades propostas.
    Professoras: Nair, Deise e Elisineide
    Novo Mundo

    ResponderExcluir
  117. ESCOLA NHANDU NOVO MUNDO
    PROFESSORES:EDGAR E LUCIANA
    TEMA:CONSIENCIA ECOLOGICA X COMPORTAMENTO ECOLOGICO

    O TEMA CITADO ENVOLVEU AS DICIPLINAS DE CIENCIAS E MATEMATICA FOI TRABALHADO DA SEGUINTE FORMA: PRIMEIRAMENTE ELABORAMOS AS PERGUNTAS DE CONSIENCIA ECOLOGICA E DE COMPORTAMENTO ECOLOGICO, AS PERGUNTAS ERAM RELACIONADAS AO DESTINO DO LIXO,CONSUMO DE AGUA, CONSUMO DE ENERGIA ELETRICA, SOBRAS DE ALIMENTOS E A PREFERENCIAS POR TIPOS DE EMBALAGENS.ESSAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NA AULA DE CIENCIAS ONDE OS ALUNOS REALIZARAM UMA ENTREVISTA COM OS FUNCIONAROIS DA PROPRIA ESCOLA. EM MATEMATICA UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS PARA TRABALHAR O GRAU DAS VARIAVEIS.
    ESTE TEMA CHAMOU BASTANTE ATENÇÃO PELO FATO DAS PESSOAS TEREM CONSIENCIA ECOLOGICA, ONDE ALGUMAS REVELARAM O NÃO COMPORTAMENTO ECOLOGICO.

    ResponderExcluir
  118. ATIVIDADE 5
    TALITA ZANON BRITO – MARCELANDIA – MT
    TURMA: PROF SEBASTIANI

    Ensino Fundamental Inicial
    Educaçao Física
    Tema: Conhecimentos sobre o corpo
    Nome: Você sabe para que serve o esporte?

    A maioria de nossos alunos, não entendem para que serve as aulas de educação física e o esporte em si, achei muito interessante esta aula, pois, os alunos poderão aprender qual é a importância do esporte para a vida das pessoas, inclusive na das crianças.
    Poderão entender que as aulas de Educação Física, por exemplo, não devem ser sinônimos apenas de diversão, mas também de aprendizado e saúde.
    O professor faz alguns questionamentos prévios aos alunos, sobre a importância do esporte na vida do ser humano, depois para um vídeo, chamado Vida Legal, que mostra os benefícios que a atividade física traz, e faz comentários, voltando a perguntar sobre a opinião dos alunos.
    Realiza uma brincadeira que alem de trabalhar as questões motoras, trabalhará a integração e espírito de equipe, Excelente exercício para ensinar sobre união ou aperfeiçoar a comunicação do grupo.
    A parte de avaliação, poderá ser realizadas em todos os momentos, desde o início até o final, para saber se os objetivos foram atingidos.
    Com esta aula eu percebi que pode-se usar os recursos tecnológicos para enfatizar e fomentar com êxito, um assunto que deve ser conhecido pelas crianças, isso facilita o aprendizado deles.

    ResponderExcluir
  119. Ensino Médio
    Lingua Estrangeira
    Compreensão Oral (Autor Juliana Maria Cristiano Gense )
    O objetivo desta aula é o desenvolvimento de vocabulário relacionado à atividades diárias para que o aluno seja capaz de falar sobre sua rotina e apresentar o tempo verbal presente simples
    As estratégias utilizadas são:
    - Aula interativa;
    - Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido em aparelho de CD.
    Síntese: Após uma discussão sobre atividades cotidianas os alunos ouvem a música, percebendo o que tem de ruim nestas atividades rotineiras. Eles fazem atividades diversas de reconhecimento das ações, cantam a música, interpretam, descrevem ações que eles próprios fazem que gostam ou não. Aí, apresentam, em inglês, mostrando situações boas e ruins que acontecem no seu cotidiano, com base na letra da música.
    É uma aula bastante interessante, pois trata da realidade de cada um, discute a partir de seu cotidiano, relaciona seu conhecimento de mundo com as novas aprendizagens. As tecnologias utilizadas demonstram uma forma prazerosa de aprender, utilizando-se de algo que para o jovem é muito forte, que é a música.

    Turma 1 Marcia
    Elizabeth de Rossi Scarpin – Marcelândia

    ResponderExcluir
  120. Ledir disse...
    Facilitar a compreensão com o uso de animações, produção de folhetos e o objetivo final de apresentação a um publico pré selecionado pela própria turma. É uma ótima estratégia para prender a atenção e motivar o aluno a buscar mais e mais, pois a leitura é um dos melhores metodos para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  121. Vanessa e Ledir

    Nome: Dificuldade no Ensino Aprendizagem
    Envolve: Disciplina de Letras


    Primeiramente deve-se saber o que o aluno conhece e ajudá-lo a interpretar e entender aquilo que lê.
    Facilitar a compreensão com o uso de animações, produção de folhetos e o objetivo final de apresentação a um publico pré selecionado pela própria turma. É uma ótima estratégia para prender a atenção e motivar o aluno a buscar mais e mais, pois a leitura é um dos melhores metodos para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  122. Atividade 5

    Tipo de Pesquisa: Ensino Fundamental Inicial
    Componente Curricular: Lingua portuguesa
    Tema: Prática de leitura
    Aula: Era uma vez

    Muito interessante o modo em que a professora coloca a história para os alunos de forma clara.
    Era uma vez é uma história narrativa onde leva a imaginação das crianças para dentro da história, quando a história começa a fazer sentido para os alunos a professora faz um questionamento prévio para estimular seus conhecimentos

    Sandra B Casagrande. 20 de Agosto de 2009, Marcelândia MT

    ResponderExcluir
  123. Atividade 5
    Tipo de pesquisa:Ensino fundamental Inicial
    Tema: Números e operações
    Aula: Adição com números naturais
    Area de conhecimento: Matemática

    Essas aulas são muito boas para a aprendisagem dos alunos, pois esta trabalhando com materiais manipulaveis, ou seja o material dourado ajuda no entendimento dos alunos quando trabalhado manualmente e se temos a oportunidade de trabalhar no computador sera muito bom. Com certeza essas atividades eu passaria para os meus alunos.

    Ana Lùcia F. Marques
    Marcelândia 20 de Agosto

    ResponderExcluir
  124. Atividade 5
    Tema: Arte visual produção do aluno em arte visual
    Disciplina: arte

    A atividade foi muito interessante pelo fato do aluno não precisar só desenhar. Nesta aula são trabalhados outros pontos do desenho utilizando a maquina fotográfica e o paint. Também utilizando a identificação de como são os animais explorando os seus conhecimentos de certa maneira esta atividade trabalha outros conteúdos que estão por trás desta aula.
    Cleyton Queiroz da Silva. Marcelândia MT

    ResponderExcluir
  125. ATIVIDADE 5
    Tipo de Pesquisa: Ensino Fundamental Inicial
    Componente Curricular: Ciências Naturais
    Tema: Ser humano e saúde
    Assunto:De onde vem o leite

    Achei interessante, pois primeiramente o professor verificou os conhecimentos prévio do aluno. Depois disso ele fez alguns comentários para despertar o interesse dos mesmos. As curiosidades que o professor despertou nos alunos, foram respondidas em um vídeo. No final do filme, o professor fez uma pequena explanação sobre as propriedades do leite na alimentação.
    Como atividade complementar o professor sugeriu levar os alunos até um sítio para ordenhar uma vaca.
    Essa metodologia é maravilhosa, pois de uma maneira simples o professor conseguiu levar vários conteúdos para a sala de aula
    DIANE FACCHI.
    .20/08/09
    MARCELÂNDIA-MT

    ResponderExcluir
  126. Meio Ambiente


    Pesquisa realizada no Portal do Professor, exemplos de aulas dadas por outros professores do ensino fundamental das séries finais, o tema escolhido foi Meio Ambiente e Conservação Ambiental,as disciplinas trabalhadas foram Matemática e Meio Ambiente.
    Esta aula é maravilhosa, porque trabalha-se duas disciplinas ao mesmo tempo, como também utiliza-se dos recursos tecnológicos, como áudio e video, etc... Nesta aula também poderia ser trabalhadas as disciplinas de Geografia, História,Ciências e Língua Portuguesa, de forma interdisciplinar, podendo relacionar o cotidiano do aluno, como também poderia aprofundar-se mais no tema meio ambiente, acrescentando a sustentabilidade, assim eles teriam uma visão de que é possível explorar a floresta, como o manejo florestal pode ser utilizado de forma sustentável, que é uma maneira legal de se explorar a floresta.

    Dirlei Meurer.

    Marcelândia, 20 de agosto de 2009.

    ResponderExcluir
  127. Ativ5un1-NILSA COSTA

    atividade 05

    Sabemos que o vídeo, a televisão ou o computador por si só, não garantem uma aprendizagem significativa. A presença do(a) professor(a) é indispensável. É ele/ela, com sua criatividade, bom senso, habilidade, experiência docente, que deve ser capaz de perceber ocasiões adequadas ao uso dos recursos tecnológicos. Nesse sentido os professores do CEJA Educação de Jovens e Adultos vêm procurando adequar os conteúdos curriculares utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola. Neste segundo trimestre os professores da escola supra citada vem desenvolvendo um projeto sobre a gripe suína, tema não abordado no planejamento anual, contudo sendo um assunto polemicamente discutido por todos no momento. Em primeiro lugar os professores realizaram um planejamento, onde na primeira etapa os alunos assistiriam o vídeo “Eu Sou a Lenda”, já que esse filme tinha como assunto principal um vírus letal, seguida de um questionário sobre o assunto, em segundo lugar fizeram pesquisas na internet acompanhada de discussões e anotações para concluir a atividade.

    ResponderExcluir
  128. Turma Rosileica
    Atividade 5

    Conhecendo uma experiência
    Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.
    1ª Atividade- Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para
    sua prática pedagógica.
    Identidade – a importância do nome próprio para o aluno em processo de alfabetização

    (Autor MARIA IVANILDA SARAIVA MILFONT MOREIRA- Co-autor(es) Alciléia Marques Lima; Ivone Bonetti; Marlene Cardoso de Souza; Andréia dos Santos Coelho Oliveira Coelho Vanzin; Maria Juldete Munin; Marled Quadra Riquelme; Maria Elena Martins)
    Nesta aula aparentemente tão simples, é um momento de expectativa tanto para a criança quanto para o educador. A metodologia usada pela professora, e uma prática onde os recursos mais importantes ainda continuam sendo o bom profissional que saiba usufruir de toda a tecnologia que o rodeia, um profissional que se dedica realmente e gosta do que faz, tendo a compreensão de como iniciar tal atividade apresentada pela professora e principalmente até onde pode ir com tal a gigantesca diferença de alunos que temos em nossas classes, pois o ato de ler e escrever na alfabetização não é um ato simples. Necessitamos de educadores comprometidos, principalmente com a nova tecnologia. Sendo sempre um aprendiz.

    Ana Cristina Martinelli

    ResponderExcluir
  129. Nome:Inclusão nas séries iniciais
    Turma: Rosileica
    Atividade 5
    Esta aula nos mostra uma das realidades nas escolas que é a inclusão, um desafio para todos os educadores.
    E nos professores devemos buscar meios de como trabalhar com esses alunos, em que muitas vezes não é fácil.
    Buscar meios e conhecimentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais, assim enfrentando qualquer tipo de preconceito.
    Meury dos Santos

    ResponderExcluir
  130. Turma Rosileica
    5ª Atividade
    Nome: Inclusão nas séries iniciais
    Envolve todas as disciplinas

    Esta aula nos mostra uma realidade de nossos alunos, sobre a importância de respeitar o próximo, seja ele diferente ou não. Temos que estar preparados para receber esses alunos com necessidades especiais, precisa estar sempre envolvida com as atividades. Nós professores temos a missão de incluir esse aluno trabalhando as suas dificuldades com a diversidades de materiais, a tecnologia nos oferece um amplo espaço de conhecimento que facilite o convívio dos alunos com o professor, a sugestão de aula é simples e bastante criativa, de forma carinhosa e que faz com que a criança aprenda que existem pessoas diferente em todos os ângulos, e essa melhor maneira é trabalhar com material concreto, alfabeto em libras, móvel, quebra cabeça, entre outros.

    Cleuza Marcolino de Morais Silva

    ResponderExcluir
  131. Kelly Vanessa M.de Oliveira

    Aula: Os ciclos da água.

    Essa aula trabalha de maneira bem dinâmica e cheia de exemplos como acontece o ciclo de água, ajudando a refletir sobre a importância da água para “sobrevivência” do planeta Terra.
    Ela trabalha com todos os recursos necessários para o aprendizado dos alunos, tem o foco nas realidades de sua turma e da sociedade.
    Sendo uma aula interessante e com novas e variadas sugestões criativas de aprender e ensinar.

    ResponderExcluir
  132. EU SOU O PROFESSOR EDISON MARQUES DE AMORIM ATIVIDADE 5 O trabalho de leitura com os alunos na sala de aula demonstra as inúmeras dificuldades enfrentadas pelas criança não alfabetizados. As diferentes dinâmicas utilizadas fazem com que os alunos troquem conhecimentos e assim apresentam suas dificuldades sem eles perceberes. Atividade com pequenos textos, noticia de jornais e brincadeiras como jogos pedagógicos para distração em sala, faz com que o aluno se solte, pois ele lê, conta para o outro e depois comentam entre si, aguçando a curiosidade de que não consegue ler ainda.

    ResponderExcluir
  133. Turma Rosileica: Atividade 05

    Eu Maria Solange achei muito importante à forma como foi direcionado o projeto ciclo da água, os recursos utilizados com os alunos forma esta que facilita a aprendizagem das crianças através desses registros que as crianças fazem no decorrer das observações poderão seguir os passos melhor para entender esses fenômenos.
    Assim eles conseguem fazer uma relação com a pratica e o cientifico.

    Maria Solange

    ResponderExcluir
  134. TURMA ROSILEICA
    ATIVIDADE 05
    ROSIMARI DE FÁTIMA GRACIOLLI RAFAGNIN
    Esta sem dúvida é uma aula interdisciplinar, onde em uma brincadeira a professora oferece ao aluno a chance de assimilar as partes do corpo humano, quantidade, tamanho, semelhanças, cores, coordenação viso motora, nossa... Preciso passar esta aula aos meus alunos.

    ResponderExcluir
  135. Turma Rosileica

    Aluna: Maria da conceição

    Este trabalho que observei desta professora (fazendo culinária com Anastácia do sitio do pica-pau) foi muito interessante, pois ela conseguiu que as crianças se concentrassem e entendem-se seu trabalho.
    A professora fez um trabalho interdisciplinar, com a participação de todas as crianças, usando a estratégia com o concreto.

    ResponderExcluir
  136. Eliane Barros
    Turma 1. Marcia
    Atividade:5
    Aula: A importância das regras
    Envolve: Ética, Cidadania


    A forma que o professor trabalhou regras com os alunos é muito interessante, utilizando de recursos tecnológicos e deixando aberto para que todos alunos participassem da aula, pois os alunos já tem um certo conhecimento sobre regras , e dessa forma o professor pode trabalhar de maneira mais prazerosa e participativa não deixando de trabalhar seu objetivo.

    ResponderExcluir
  137. CURSISTA: Demozélia
    ATIVIDADE: 05
    NOME: Assistindo comentários e filmes
    EDUCAÇÃO INFANTIL
    ÁREA DE CONHECIMENTO: Natureza e sociedade
    TEMA: Os seres vivos

    O aluno poderá adquirir com esta aula, conhecimentos acerca dos dinossauros (espécies, alimentação, habitat, locomoção, reprodução e sua extinção).
    Didática utilizada: DVDs - Dinossauros: em busca do vale encantado; Quando os dinossauros reinaram na terra da Discovery Channel; Caminhando com os Dinossauros da BBC.
    A utilização do DVD foi um didática adequada, por retratar o modo de viver dos dinossauros, com isso dando a oportunidade do aluno aprender sobre espécies, alimentação, habitat, locomoção, reprodução e extinção dos dinossauros.
    Interessante exibir o filme com a finalidade de:
    ● destacar o habitat e fazer comentários sobre o mesmo;
    ● observar tipo de alimento, forma de locomoção, forma de reprodução e fazer comentários, dentre outros que achar necessário;
    ● fazer pausas no filme para destacar aspectos considerados importantes, como: nome da espécie dos dinossauros, alimentação, tamanho, forma de locomoção, entre outros.
    Alem da didática a professora usou uma metodologia (incentivo, comentários dos aspectos considerados importantes) que permite um aprendizado de forma atraente e prazerosa.

    ResponderExcluir
  138. jandira poncio turma sebastiani
    A incluaão digital para alunos especiais, interessante a aula onde os alunos aprendem como economizar água, e como ela e de suma importância para o futuro. e o uso do laboratório de informatica e importante para eles pesquisarem como devemos fazer para não faltar água.Pesquisas,videos,revistas tudo e muito importante para eles.

    ResponderExcluir
  139. Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante
    Marcelândia-MT
    Cursista:Andressa Facchi
    Professora formadora: Sebastiani
    Aréa do conhecimento: Língua Estrangeira (Inglês)
    Aprendendo as Preposições de Lugar em Inglês com o Auxílio do Tuxpaint

    ATIVIDADE 5

    Estudando as Preposições de Lugar em Inglês com o auxilio do programa Tuxpaint .Esta sugestão me despertou curiosidade e interesse tendo em vista que a metodologia utilizada desperta interesse até mesmo pela variedade de recursos utilizados.Esta aula aumenta as curiosidades dos alunos justamente pelo fato de verem o conteúdo dentro de sala de aula e depois no laboratório de informática, no qual através de uma atividade interessante aprendem a utilizar as preposições, porque lá eles terão oportunidade de aprender a manusear o programa paint, e também a desenharem ou colarem figuras, formarem frases com apoio do professor que ira lhes interrogar para a produção dos desenhos.Após a atividade o professor mostrará um desenho de uma sala de aula ou outro de interesse dos alunos em seguida pode-se sugerir a produção de pequenos textos ou frases.Tendo em vista que os alunos já tenham conhecimentos prévios de vocabulário,conhecimento do verbo to be, pronomes demonstrativos, preposições de lugar,ligar/desligar computador, acessar programas, salvar documentos a atividade é maravilhosa

    ResponderExcluir
  140. NELCI-TURMA CRISTINA

    Tecnologias

    A atividade nos mostra algumas tecnologias que podemos utilizar em nossas aulas. Os avanços tecnologicos que atualmente chegam á grande maioria das nossas escolas sao muitas,e serão validos se os professorews colocarem em pratica os obejetivos que querem atigir com a sua utilização, dinamizando também sua forma de aplicar suas aulas.

    ResponderExcluir
  141. Eles estão brincando de cabo de guerra medindo as forças, mas um tinha que perder alí, que afinal foi a monica. esta brincadeira é muito importante pois neste jogo o aluno tem que aprender e asseitar as perdas.

    Maria Alice Silva da Silva

    ResponderExcluir
  142. ATIVIDADE:5
    Língua oral e escrita:prática e produções de textos orais e escritos.

    A produção textual é uma forma de trabalhar que se torna indispensável, porque é através das produções dos alunos que os professores poderá analisar o desenvolvimento da escrita de cada um. A experiencia da criança em produzir textos permite-lhes compreender os usos e as particularidades da escrita além de se construir um momento de elaboração de hipoteses sobre as correspondencias entre os sons e as letras e sobre a segmentação da da palavra.Quanto a produção oral pode-se começar com os contos de fada incetivando eles a criarem gosto pela leitura.

    ELISEANE ALVES TEIXEIRA - MARCELANDIA/MT

    ResponderExcluir
  143. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  144. Aluno André Brito
    Professora Sebastiani

    Aqui está uma análise da aula que achei interessante trabalhar
    Meus comentários estão em negrito
    Aula sobre iluminismo
    Área de conhecimento: História (podendo abranger língua portuguesa, informática e geografia)
    Autor: Maria da Conceição Gomes da Silva

    Averiguar o que o aluno já sabe sobre o assunto
    Acho importante este aspecto, trabalhar com o conhecimento que o aluno tem sobre o assunto, talvez o aluno não saiba nada, mas como a autora da aula sugeriu comece a explicação falando do próprio significado da palavra que titula a aula que você está dando.

    Elaborar questionários que induza o aluno a pesquisa
    Ao invés de dar ao aluno um texto pronto, fazer um questionário bem elaborado onde fará o aluno pesquisar sobre o assunto estudado e encontrar diferentes opiniões a respeito daquele assunto.

    Dirigir discussões em sala sobre as respostas encontradas pelos alunos

    Pedir para os alunos apresentarem sua pesquisa
    Levar a tecnologia ao aluno disponibilizando a ele o laboratório de informática para que o mesmo possa realizar pesquisas sobre o assunto e assim estar em contato com a internet e os conhecimentos que ela oferece.

    Aula expositiva sobre o assunto estudado

    A elaboração de um trabalho em grupo (ex. cartazes com frase) o que torna a aula prática
    O trabalho manual dirige a aula para um aspecto prático saindo do campo teórico o que faz o aluno aprender e fixar o conteúdo da aula com maior facilidade.

    Avaliar a participação e interação do aluno
    As forma de avaliação não deve ser no aspecto tanto teórico, voltado para o decoreba de nomes e datas mas para um aprendizado voltado para conceitos e principalmente a valorização da participação do aluno em aula mesmo que este não tenha aprendido da maneira que objetivava o professor.

    ResponderExcluir
  145. ATIVIDADE 5
    Regiane Ap° Alves Monteiro Siqueira.
    E E Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante – Marcelândia.

    Aprendendo com os Diferentes Tipos de Texto
    Autora Lívia Raposo Bardy
    O texto aborda o ensino e encintava a prática da leitura, através da exposição de diferentes tipologias textuais pela sala de aula, iniciando com a música para fazer que os alunos percebam que antes daquela canção ser cantada, ela passou pelo processo da escrita. Esta aula também trás o tema para o contexto da vida do educando fazendo uma roda de questionamento sobre que tipo de música esta criança gosta de ouvir, desta forma há a completa interação entre conteúdo-professor-aluno, deixando a certeza que o educando jamais esquecerá que a música é um tipo de texto.

    ResponderExcluir
  146. ATIVIDADE 5 TICS ANDREIA MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA

    AS ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇAO INFANTIL TEM QUE SER PRAZEROZA INSTIGANTE E INTERERSSANTE. COM ESSES EMBASAMENTOS TRABALHAMOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR OS DOIS ANIMAIS DOG – CACHORRO E CAT – GATO COM DESENHOS, CONVERSAS SOBRE COMO CUIDAM E CRIAM ESSES ANIMAIS EM CASA, RECORTARAM , PRONUNCIARAM OUVIRAM MUSICAS DOS ANIMAIS E OS CONFECCIONARAM COM DOBRADURAS. DEMONSTRANDO O GOSTO PELA APRENDIZAGEM, INTERLIGANDO OS CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA A ESTRANGEIRA. TAMBÉM EM PRÓXIMA OPORTUNIDADE OS DOSCENTES ESTARÃO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DE JOGO DA ILUSTRAÇÃO COM A LEITURA DE CADA NOME DE OUTROS ANIMAIS CORRESPODENTE, APRIMORANDO E DESCOBRINDO NOVAS FIGURAS. DESSA MANEIRA TRANSFORMANDO O ENSINO – APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO INTERESSANTE E ENVOLVENDO A TECNOLOGIAS DE NOSSA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  147. Programa Portal do Professor ( espaço aula, sugestões de aula)

    Ensino Fundamental final

    Um dos recursos usados na aula sobre arte de Cordel : da Xilogravura foi a estratégia de muita relevância para a aprendizagem do aluno, quando e proposto a comparação do gibis com a literatura de cordel. A figura chama muita a tenção do aluno e eles aprendem se divertindo. As gravuras usadas para reconhecimento da obra a estratégia para envolver a atenção do aluno na aula foi de fundamental importância, mas eu iria alem propondo que os mesmos fizessem uma pesquisa usando o computador e montassem uma exposição no espaço da escola com o tema, e assim todos teriam o conhecimento adquirido pela turma.


    Shirley Pires de Souza dos Santos

    ResponderExcluir
  148. Processo de leitura

    Ensino Fundamental

    Aprender a ler a partir de uma musica, faz com que o aluno não só tenha acesso à leitura, mas também irá conhecer sobre a musica. Alem de que essa leitura não será cansativa de forma alguma, as ilustrações sobre a musica faz com que os alunos compreenda melhor oque diz a musica.Da até para que a criança forme textos a partir da musica ouvida, com certeza essa aula será muito motivadora.

    Elizabete Alves Dos Santos

    ResponderExcluir
  149. ATIVIDADE 5

    MARCELÂNDIA/MT
    PROGRAMA:PORTAL DO PROFESSOR
    AULA:IMITANDO MOVIMENTOS
    ARÈA DO CONHECIMENTO.MOVIMENTO
    TEMA:COORDENAÇÃO
    CURSITA:SIRLEI
    Esta aula traz de maneira lúdica de como trabalhar o movimento e também as partes do corpo com a criança de 2 a 6 anos de idade. Mas na minha opinião a professora em vez de usar um boneco poderia ter usado a música minha boneca de lata que envolve todos os movimentos e as partes do corpo e também essa aula essa aula pode ser trabalhada todas as áreas do conhecimento;

    ResponderExcluir
  150. Turma 1 – Marcia
    Atividade 5
    Cursista: Márcia Regina Simionato Ceron
    Marcelândia – MT

    Aula: A Paisagem Local: O quarteirão da Escola.
    Ensino Fundamental Inicial
    Componente Curricular: Geografia
    Tema: Lugar e Paisagem

    Nesta aula percebe-se o objetivo de trabalhar a espacialidade da criança, a representação cartográfica,bem como conceitos de distância e medidas,proporcionalidade dos objetos geográficos de uma paisagem envolvendo a disciplina de geografia, porém acredito ser de grande relevância trabalhar de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas como matemática, artes, língua portuguesa e história que contribuirão significativamente para a construção do conhecimento dos educandos envolvidos nesta aula.
    Os recursos tecnológicos sugeridos pelo professor na aplicação deste tema como: micro-computadores, internet, GPS, máquina fotográfica, imagens de satélites da escola, entre outros, tornam-se ferramentais importantes neste processo de aprendizagem, onde o foco principal é que os alunos compreendam a linguagem gráfica.
    Sendo assim percebemos que as aulas que propomos aos nossos alunos devem ser atrativas, interessantes e motivadoras para que os educandos interajam de forma participativa e que os conteúdos ministrados sejam significativos para sua vida.

    ResponderExcluir
  151. ATIVIDADE 5
    Magda Cristina Colombo Foppa - Marcelândia - MT.
    Nome Métodos Contraceptivos – Conhecer para se proteger
    Ensino Fundamental
    Área – Orientação Sexual
    Nestas aulas que eu assisti foram utilizados videos, discussão, pesquisa na internet, elaboração de cartazes, troca interativa, construindo o conhecimento em grupo, valorizando o conhecimento do aluno.
    Eu observei a possibilidade de existir trocas interativas produzindo novos conhecimentos, acrescentando ou até desfazendo mitos e derrubando pré-conceitos
    As aulas que eu observei achei bem interessante e que o professor a tornou dinâmica, ele provocou os alunos depois houve a pesquisa e depois o debate com certeza vou utilizar também essas estratégias.

    ResponderExcluir
  152. ATIVIDADE 5
    CURSISTA: Dalma Bueno dos Santos
    Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Inicial
    Tema: Construindo triângulos e quadriláteros com o tangram
    Aula: brincando com o tangram
    Área de conhecimento: Matemática

    Nas aulas de matemática podemos trabalhar o tangram com os alunos onde brincam e aprende o que é triangulo, quadrilátero,podemos formar varias atividade com o tangram, atividades divertida como formar o pato,coelho,homem,e muito mais. Onde os poderão usar as peças para formar alguns polígonos com o tangram como:
    · Um quadrado;
    · Um triangulo;
    · Um parelelogramo;
    Onde os alunos estarão estabelecendo relações entre as formas, triangulo e quadrado, e as propriedades dessas figuras números de lados,medidas dos lados,no caso do quadrado.
    Onde também da para trabalhar área, perímetro, centímetro.
    Fiz um jogo de tangram para trabalhar com os alunos foi ótimo, eles aprender brincando, podemos usar sempre o lúdico com os alunos.

    ResponderExcluir
  153. ATIVIDADE 6
    Turma: Márcia Vacario
    Cursista:Dalma Bueno dos Santos

    O vídeo ressalta a realidade da maioria das nossas escolas, onde já podemos contar todas essas tecnologias como pedagógico.No filme pude observar também, os alunos e outras pessoas usando o computador para digitar, acessando a internet para pesquisar, desenhando.
    E possível perceber através do vídeo que os recursos tecnológicos são fontes fundamentais no desenvolvimento dos alunos em sala de aula.
    Não importa qual seja nos como professores precisamos é inovar sempre nossas aulas e proporcionar aos alunos das novas descobertas.
    O filme demonstra as tecnologias e como podem ajudar no desenvolvimento escolar.
    Muitas vezes a inclusão seja ela na escola, no bairro,na sociedade não é fácil, as pessoas foram educadas de forma a rejeitar o que é ¨diferente¨,e são carregados de preconceitos.
    MARCELÂNDIA,MT

    ResponderExcluir
  154. Atividade 5
    Sueli C M arinheiro Marcelândia - MT
    Autora: Claudia Renata Pauleto do Prade
    Criando uma história em quadrinho com o tangram
    Aula foi muito criativa, pois a professora usou como estratégia o lúdico , através do lúdico conseguiu atingir os seu objetivos de identificar e classificar as peças do tangram e também utilizou o laboratório de informática usando assim o tangram virtual poi dessa forma os alunos criaram personagens em quadrinhos, no programa que foram reproduzido também no Paint e posteriormente colados ao um documento do editor de texto, fazendo com que o aluno cumprisse a sua tarefa de forma lúdica e prazeroza. No decorrer do período de aulas houve a interdisciplinaridade, pois os alunos conseguiram associar diversas áreas de conhecimentos dentro de um único trabalho.

    ResponderExcluir
  155. Atividade 5
    Andreia Ferreira Marcelândia – MT
    Autor: Carlos Alberto Jesus de Oliveira
    Aula: Adição e subtração de Frações
    Area: Matemática

    Gostei da forma como o professor iniciou sua aula, pois para as crianças aprenderem temos que usar vários tipos de estratégias . O professor fez com que os alunos resolvessem os problemas de forma concreta, onde os alunos pode fazer uma visualização da problemática para poder ficar mais fácil a resolução do problema , acredito que os alunos conseguiram resolver com facilidade porque a realidade trás um aprendizado significativo e atraente.
    Em relação ao site utilizado pelo professor considero uma boa escolha, pelo fato de o mesmo oferecer diversas ferramentas para que o aluno venha a construir seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  156. LUCIENE ASSIS BENINCÁ
    RUBENS CÁCIO BENINCÁ

    E.E.E.B. ANDRÉ MAGGI – NOVO MUNDO-MT

    Ao acessar o Portal do Professor, nos deparamos com tantas aulas interessantes, que foi difícil escolher, mas como trabalhamos as Disciplinas de Química e Biologia no E.M. optamos por, conjuntamente, trabalhar o Tema sobre Chuva Ácida. Conseguimos, através desta aula, despertar nos alunos a sensibilização e o comprometimento em relação ao Meio Ambiente, além de proporcionarmos momentos de pesquisa e aprendizado. Os próprios alunos relataram sobre a experiência de construir o conhecimento quando da oportunidade de utilização do Laboratório de Informática da escola. Percebemos o avanço e a sede de saber dos alunos, quando lhes proporcionamos aulas diferentes, onde eles mesmos buscam o conhecimento. Foi uma experiência muito válida para nosso crescimento como mediadores do saber.

    ResponderExcluir
  157. ANA PAULA ALVES SOUZA
    MATUPÁ- MT
    ATIVIDADE - 5
    Fique maravilhada com tantas diversidades de aulas criativas publicadas no portal do professor, vejo como uma ferramenta a mais para contribuir com nossa pratica e muito prazeroso conhecer trabalhos de outros colegas. Achei interessante a aula dos meios de transporte onde os alunos fazem pesquisa sobre a historia de cada transporte descrevendo a linha do tempo e fazendo pesquisa na internet. Vejo hoje a internet como um grande meio de informação as pessoas precisamos levar nossos alunos a dedicar mais tempo a essas pesquisas.

    ResponderExcluir
  158. NOELI
    E. M. RENASCER
    TENDO COMO TEMA O FOLCLORE BRASILEIRO DE FORMA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO VARIAS DISCIPLINAS,VISANDO RESGATAR AS DATAS COMEMORATIVAS ESSE TEMA FOLCLORE BRASILEIRO VEM SENDO TRABALHADO NA NOSSA ESCOLA USANDO A INTERDISCIPLINARIDADE ONDE ENVOLVE TODAS AS DISCIPLINAS.
    NA PESQUISA NO LABORATORIO OS ALUNOS BUSCARAM A ORIGEM DA PALAVRA ''FOLCLORE '' E TODAS AS LENDAS,MITOS,PROVERBIOS, DANÇAS, RITUAIS,CRENDIÇES,BRINCADEIRAS DO NOSSO FOLCLORE BRASILEIRO.
    NO MAPA ELES IDENTIFICARAM CADA LENDA NAS REGIÕES BRASILEIRAS ONDE ELAS SE ORIGINARAM E MOSTRANDO SUAS CRIATIVIDADES CONFECCIONANDO CARTAZES ,TEATRO,POESIAS E OUTROS .

    ResponderExcluir
  159. MARIA APRECIDA - RENASCER
    Maria Aparecida disse vejo muita esta questao do meio ambiente, devemos por obrigação nos responsabilizar em proteger o nosso meio ambiente dando nossa contribuição junto aos nossos alunos cuidarmos melhor em separar nosso lixo, cuidar de nossa agua,enfim com todo o nosso meio onde vivemos.

    ResponderExcluir
  160. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  161. Lizete V Wolf. Turma.Marcia, Marcelândia MT


    Conhecer e utilizar ferramentas de pesquisa na internet de maneira objetiva; Pesquisar
    conteúdos a serem trabalhados em sala, para desenvolver atitudes de aluno investigador; Ampliar conhecimentos a cerca das questões de gênero e favorecer conscientização para que os alunos questiones. Não apenas sejam receptores de ideias, mas sim questionadores de ideias. E a tecnologia esta para dar este suporte. é a oportunidade a cada um dos estudantes ...

    ResponderExcluir
  162. CRISTIANE VITORINO SORGATO
    Escola Renascer
    Atividade 05

    Construindo uma história em quadrinho com o tangram... Aula foi criativa, a professora usou como estratégia o lúdico. Com criatividade podemos ensinar vários conteúdos de um jeito prático e descontraído e assim dentro de um único conteúdo podemos ensinar varias matérias.

    ResponderExcluir
  163. EDIR SAVEGNAGO
    ATIVIDADE 5

    FOI BOM QUANDO ACESSEI O PORTAL DO PROFESSOR E ME DEPAREI COM TANTAS AULAS INTERESSANTES,QUE FOI DIFICIL ESCOLHER .MAS COMO EU ESTOU COM UM PROJETO TRABALHANDO .QUE O FOLCLORE E PORQUE TRABALHO HISTORIA ACHEI INTERESSANTE RESGATAR AS DATAS COMEMORATIVAS. COM O TEMA FOCLORE BRASILEIRO QUE VEM SENDO TRABALHADO NA ESCOLA.
    USANDO A INTERDISOLINARIDADE ONDE ENVOLVE TODAS AS DISCIPLINAS. NA PESQUISA DO LABORATORIO OS ALUNOS BUSCARAM A ORIGEM DA PALAVRA FOLCLORE E TODAS AS LENDAS. MITOS,TRAVA LINGUAS E OUTROS.
    NO MAPA IDETIFICARAM CADA LENDA NAS REGIOES BRASILSIRAS ONDE ELA SE ORIGINARAM E MOSTRANDO SUAS CRIATIVIDADES,CONFECCINANDO CARTAZES TEATRO, POESIAS, COMIDAS TIPICAS E EOUTROS. FOI E E MUITO BOM TRABALHAR QUANDO PERCEBEMOS QUE O ALUNO GOSTOU.

    ResponderExcluir
  164. ATIVIDADE 5
    NOME: MARCIA SALETE HARRES DOS SANTOS
    MUNICIPIO: MARCELÂNDIA
     
    Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.
     
    Esta aula traz uma realidade dos alunos, o que favorece a assimilação e a utilização dos alunos conteúdos, a escola está trabalhando higiene e saúde. Desenvolvi uma aula com os meus alunos sobre a higiene bucal.
     
    Eles pesquisaram como é que eles podem cuidar bem dos seus dentes e que isso é muito importante para a vida deles, devem cuidar dos dentes desde pequenos por isso é um investimento que trará benefícios para o resto da vida de cada um.
     
    Os alunos aprenderam que devem escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para mover a placa bacteriana aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa da caries.
    Quase nenhum deles tem acesso ao fio dental, pois os pais acham que não é necessário.
    Nesta aula eles viram o quanto se faz necessário o uso do fio, ele remove a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em calculo dental.
    Na pesquisa explicou também a escovação da língua, a importância da alimentação equilibrada.
    Achei interessante essa aula, faz com que os alunos se interessem mais nas atividades, fazendo paralelos com a realidade, e mostra exemplos do cotidiano facilitando mais a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  165. ATIVIDADE 5


    NOME DO PROGRAMA: ORIENTAÇÃO SEXUAL
    TEMA: RELAÇÃO DE GENERO
    ALEXANDRA PADOVANI DAVID
    MARCELANDIA-MT

    Ao tratar do tema Orientação Sexual que é um dos tema transversal, promove reflexões e discussões a respeito dos papéis culturalmente postos. Engloba as relações de gênero, a respeito de si mesmo e aos outros e a diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista, contribuindo para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural. Além das informações destacam-se o estimulo á reflexão a partir da problematização e o debate a respeito a das manifestações da sexualidade que afloram em todas as faixas etárias.
    È sabido que a sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois além da sua potencialidade reprodutiva, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental das pessoas, deferente em CAD etapa do desenvolvimento humano, expressando-se como singuralidade do sujeito. Por tanto a proposta de Orientação Sexual deve considerar todas as dimensões da sexualidade além de suas implicações políticas.

    ResponderExcluir
  166. Atividade 5
    Carlos Umberto de Souza Lopes
    Marcelândia
    Porque educação física na escola?
    Esta mais do que comprovado que a pratica de educação física, traz inúmeros benefícios para o nosso corpo, entre eles: a melhoria de vida,isto e o retardamento da velhice, e a qualidade de vida, que passamos a ter é fantásticas.




    Atividade 6
    Carlos Umberto de Souza Lopes
    Marcelândia
    Na realidade o uso de tecnologia nas salas de aulas, só tem, a ajudar no que se refere as praticas pedagógicas educacionais, tanto em pesquisas laboratoriais de informáticas, e poder de usufruir da biblioteca para também, fortalecer ainda mais o conhecimento e com aprendizado de qualidade, a tecnologia é um forte aliado do educador com certeza.



    Atividade 7
    Carlos Umberto de Souza Lopes
    Marcelândia
    Projeto educação física nas series iniciais
    Projeto educação física aos educandos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

    Tema: Educação física nas series iniciais.
    Duração: 2º semestre de 2009.
    Público alvo, alunos da series iniciais.
    Altores: Carlos Umberto de Souza Lopes.

    Justificativa a educação física, nas series iniciais é de grande importância , para o desenvolvimento da criança e nesta fase tanto o professor quanto a escola devem conhecer claramente os objetivo e conteúdos a serem trabalhados.

    Objetivos desenvolver a área psicomotora da criança .
    Oportuniza a pratica de esporte e recreação dos educandos.
    Aplicar atividades de coordenação, equilíbrio, lateralidade, agilidade, respeitando assim as diferenças de cada criança.
    Estabelecer relações afetivas nas turmas, para que os alunos se sintam seguros compartilhar sucessos e fracassos.

    Conteúdos
    Atividades entre eles
    Rolamentos
    Domino
    Pingue-pongue
    Basquete
    Corrida
    Salto
    Futebol
    Vôlei de areia

    Materiais utilizados
    Colchonetes, cordas, cones, bambules, estafetas, bolas de basquete, bolas de pingue-pongue, campo e de futsal. E ainda jogos de mesa, como dama, xadrez, quebra cabeça, jogo da memória.


    Avaliação
    Avaliar a capacidade de cada um, dentro de seu limite .

    ResponderExcluir
  167. É bom pernoitar e amanhecer, o mito da caverna nos condecora com esse ir e vir. É o homem a procura de sua identidade. Aprender é reconstruir conceito ou conferir a martelada na versão nietzschiana...Isso perpassa nosso fazer atual... Exemplos lapidares são dados e nem sempre são seguidos... Como reconstruir...(protal do professor)

    Fernando Rasnheski

    ResponderExcluir
  168. ATIVIDADE 5



    Nome da aula: Ofato e Paladar



    Envolve a disciplina de Ciências Naturais



    Essa aula é muito interessante, pois ensina os alunos a entender como se da o processo do paladar, como sentimos o sabor dos alimentos, a diferença de gosto e sabor, como ocorre fisiologicamente. Pois para sentirmos o sabor precisamos do olfato e do paladar, pois o sabor é a junção do cheiro com o gosto, por isso quando estamos resfriados não sentimos o sabor dos alimentos. Ajuda também os alunos a entender os processos que ocorre no organismo.



    Alessandra Felisaki – Marcelândia-Mt.

    ResponderExcluir
  169. Turma 1 Marcia
    Arlete – Marcelândia-MT
    A aula Lixo e Natureza não combinam o professor mostra a importância de preservação do meio ambiente, as consequências da não preservação da natureza, como o lixo (uma simples sacola) pode prejudicar o ambiente e os seres que moram nele. O professor nos mostra em seu planejamento como a tecnologia, o computador a internet, pode nos auxiliar para a conscientização do educando quando a preservação.

    ResponderExcluir
  170. Sou a professora Marlene e trabalho na E. E. Cecília Meireles.
    Turma 1 Emerson
    Atividade 5

    Cuide do planeta.
    O pequeno filme aborda o tema meio ambiente, mostra nossas belezas e os problemas ambientais enfrentados por nós e que são causados por nós mesmos pela questão desordenada. A entrevistada profª. Mestre em Ed. Ambiental fala da questão água e a importância para nós seres vivos, ela faz um relato da busca pela consciência humana em favor da preservação e hoje essa parte é muito cobrada pela escola, está em nós professor despertar no aluno os cuidados em preservar o ambiente.
    Já que eles podem vivenciar isso na escola, é importante despertar neles atitudes de comprometimentos deles.
    A entrevistada mostra como podemos trabalhar questões ambientais com crianças em idade de creche escolar até os anos finais do ensino.
    Achei interessante essa forma de abordar o tema, todos os dias o meio ambiente é discutido em todos os meios de comunicação sejam assuntos relacionados a preservação ou a destruição, e isso é a nossa realidade e devemos estar atentos aos acontecimentos relevantes ao tema, principalmente os relacionados a nossa região que no meu modo de pensar pouco se faz em relação a preservação pois ainda há muita “vista grossa” nesse sentido.

    ResponderExcluir
  171. Turma1 Emerson
    Atividade 5
    Nome- Meio Ambiente
    Disciplina- Interdisciplinar

    Sou a Professora Lucimar e trabalho na E.E. Cecília Meireles. Optei por este assunto por ser muito interessante, quando se é trabalhado com alunos, principalmente das séries iniciais, e quanto mais cedo se trabalha com as crianças mais cedo haverá uma conscientização de que o meio ambiente necessita de ajuda.
    A crise do meio ambiente é uma realidade, e por isso nós professores devemos ficar atentos para essa situação. É importante que se trabalhe com aulas práticas e com experiências chamando a atenção do aluno para os problemas existentes no meio ambiente.
    Dar oportunidade ao aluno para que possa ir em busca de pesquisas, participando de desenvolvimento de projetos e experiência para obter assim uma melhor resposta para seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  172. Gnilva escola Cecilia Meireles


    Conhecer e utilizar ferramentas de pesquisa na internet de maneira objetiva; Pesquisar
    conteúdos a serem trabalhados em sala, para


    desenvolver atitudes de aluno investigador; Ampliar conhecimentos a cerca das questões de gênero e favorecer conscientização para que os alunos questiones. Não apenas sejam receptores de ideias, mas sim questionadores de ideias. E a tecnologia esta para dar este suporte. é a oportunidade a cada um dos estudantes ...

    ResponderExcluir
  173. Atividade 5
    ROSA MARIA .Esc.Est.Bairro União- Matupá
    A água no cotidiano
    Disciplinas de Ciências Naturais, Geografia e Meio Ambiente.
    Serão abordados aqui, a sustentabilidade , consumo consciente, a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra.
    Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
    Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.

    Conteúdos
    Água: distribuição, usos e consumo e ciclo da água
    De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo.
    Pode-se propor, de início, que os alunos elaborem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial. Assistir ao vídeo Saber sobre a água, mostra aspectos do ciclo da água na natureza e sua presença na superfície terrestre (rios, lagos e mares) e na atmosfera, pode-se aproveitar para levantar um debate sobre o tema. Ao final da aula, eles podem fazer representações em desenhos, textos ou colagem de figuras sobre os caminhos da água .Examine a produção de textos, painéis, desenhos e outros trabalhos realizados. Se necessário, promova debates ou atividades individuais para examinar o que os estudantes aprenderam neste percurso.

    ResponderExcluir
  174. EE19de JULHO
    Rosangela Menegat
    Atividade 5 Unidade 1
    A referida aula sobre os vírus sera ministrada para a primeira série do segundo grau.
    Sabendo que os vírus são microorganismos causadores de patologias diversas ,os educandos tem que ter noção de como são tranmitidas ,as mais diversas doenças ,prncipalmente uma que esta preocupando a todos e nos não estamos sabendo ,com clareza o seu meio de contaminação,que é a h1n1,conhecida como gripe suína.Os educandos tem que ter noção de que a mesma não é igual a um resfriado como a mídia esta falando,e quais são suas consequências quando adquirida por crianças e garvidas.

    ResponderExcluir
  175. Atividade 5. professora MARILEI
    POLUIÇÃO DA ÁGUA
    DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS, CIÊNCIAS,GEOGRAFIA
    Para trabalhar este conteúdo com meus educandos, usei a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, fazendo uma junção das disciplinas destacadas, onde foi realizado vários tipos de atividades desde cartazes visitas ao local onde a água é tratada antes de chegar as nossas torneiras, quais os procedimentos e produtos utilizados para que a água esteja potável e própria para o consumo.
    Também foi trabalhado sobre os tipos de poluição que existem e que podem acabar com a água potável do nosso planeta, muitas pessoas pensam que existe muita água, e em certo ponto elas tem razão, mas tem um porem "a maior parte dessa água é imprópria para o consumo de pessoas animais e plantas.
    Se fizermos uma comparação ficaria da seguinte forma: A bola de futebol seria tosa água do planeta; a bola de pingue-pongue toda água doce; o grão de ervilha a água dos rios e lagos; e o grão de areia a água disponível para o consumo. Analisando isso podemos perceber que não há tanta como as vezes imaginamos, por isso temos um motivo muito grande de conscientizar as pessoas e principalmente as crianças, que serão o futuro do mundo, sendo assim, preservar hoje para não faltar no futuro.
    Percebe-se que é muito difícil mudar o modo de uso que as pessoas fazem da água, sendo um trabalho que devemos lembrar "todos" os dias para que no futuro muito próximo tenhamos água para beber e matar a nossa cede.

    ResponderExcluir
  176. Atividade 5


    PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO A PARTIR DE TEXTO POÉTICO:

    Nesta aula houve uma boa escolha do gênero,foi bem planejada,e executada,a leitura do poema,a produção de texto de modo dissertativo a partir de texto poético,foi muito bem elaborado houve compreensão e os trabalhos desenvolvidos em grupo,as discursões foram de alto nível,e tornou-se prazerosa e compreensivel.
    A metodologia e avaliação estão realmente bem elaborada.Parabéns!!!
    Raquel

    ResponderExcluir
  177. Maria do Carmo
    Poluição do solo.

    A poluição do solo é um problema muito sério, pois afeta também a água e o ar.
    As pessoas que trabalham com agricultura, indústria ou qualquer atividade que gere resuos solidos ou tóxicos devem se informar sobre a gravidade do problema da poluição do solo para não continuar contribuindo para a morte do Planeta Terra.
    Esta aula deve ser trabalhada na interdisciplinariedade e na transdisciplinariedade buscando integrar os conteúdos para melhor aprendizado do aluno nas áreas de Ciências Naturais, Meio Ambiente
    Geografia ou História visando fazer o nosso aluno a compreender como era o Planeta antes como está agora e como ficará depois.
    È necessário que o aluno saiba que ele é um agente ativo, no que diz respeito a proteção e conservação do solo.

    ResponderExcluir
  178. Professora: Brígida Couto
    Escola Estadual Cecília Meireles

    Tema: A importância do consumo de verduras e legumes para uma boa alimentação.
    Disciplinas: Português, matemática e ciências.
    Situação problema: será levantado com os alunos a importâcia do consumo de verduras e legumes para uma boa alimentação e uma vida saudável.
    Como estratégia de trabalho será realizado visitas a horta da escola para conhecer como estes produtos são cultivados de forma saudável e pesquisas utilizando as tecnologias disponiveis na escola para que se conheça os cuidados no cultivo destes alimentos e para que se conheça as propriedades nutritivas que possuem e que auxiliam no desenvolvimento de uma vida saudável. Para trabalhar este conteúdo nas diversas disciplinas será feito a pesagem de alimentos,a metragem dos canteiros adequados para o plantio, o valor que eles são comercializados, a preparação do solo para o cultivo e relato de observações do desenvolvimento das hortaliças desde sua semeadura até o seu consumo.
    Com o trabalho pretende-se conhecer como se cultiva as hortaliças e conscientizar sobre o consumo saudável dos alimentos, já que muitas vezes não se há uma alimentação saudável e que inclua no cardapio estes ingredientes fundamentais para o desenvolvimento saudável do ser humano.

    ResponderExcluir
  179. Ana Marcia_E.E. Cecília Meireles – Matupá – Turma Emerson

    A MATEMÁTICA DEVE SER TRABALHADA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO

    Vejo a matemática como uma das maiores dificuldades apresentada pelos alunos em sala de aula que ocorrem em todos os níveis escolares, por isso é necessário que se trabalhe nas séries iniciais com materiais manipuláveis para facilitar a compreensão dos alunos ao se depararem com possíveis calculos mentais.Por isso o professor deve dar ênfase a atividades que envolva esses materiais por exemplo: material dourado, ábaco, minimac entre outros. Mas é necessário que os alunos saibam fazer a leitura de situações problemas para que sejam capazes de resolve-los sendo assim é necessário e indispensável no desenvolvimento e no aprendizado do aluno em que se refere a disciplina de matemática e que o professor oriente e incentive os alunos à gostarem da matemática.

    ResponderExcluir
  180. Porfessor EMERSON
    ALUNA DILCE RIBEIRO BOIAN

    LEITURA
    O maior problema de nossos alunos está na leitura, pois a maior parte deles passa de ano com muita dificuldade e assim acaba tendo dificuldade pra interpretar o restante dos conteúdos.
    Se o aluno sabe ler com certeza ele terá menos dificuldade para desenvolver suas atividades, quando ele sabe lê sem dúvida todos os conteúdos ele vai desenvolver.
    Mas com tudo isso devemos trabalhar as dificuldade do aluno estar dando aula de reforço, incentivar para que ele lê no cantinho de leitura, estar levando livros para a casa, o aluno deve ter prazer enquanto lê um livro e isso acaba dando melhor resultado na sua leitura.

    ResponderExcluir
  181. ATIVIDADE 5
    PROFª TÃNIA
    Lingua escrita:gêneros discursivos
    Saber que a lingua falada depende de regras para ser compreendida por todos quando transportada para a comunicação escrita, a leitura libera a imaginação humana, despertando a criatividade em cada individuo.Nesta aula, onde foi lido o trecho do livro "O Engenho Fidalgo D. Quixote de la Mancha,os alunos tiveram a oportunidade de ir ao laboratorio de informatica, escrever seus textos usando as imagens para ilustra-lo.Assistiram a um video e puderam comparar as batalhas do mundo da fantasia de um D. Quixote com as batalhas da vida real.Como trabalho em grupo puderam dar o significado as palavras:justiça, paz e vingança, posteriormente puderam comparar com o do dicionário.

    ResponderExcluir
  182. TURMA 1 EMERSON
    Cursista: MARIA LUIZA ANTUNES
    Tema: Folclore Brasileiro

    Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, História, Educação Física e Artes

    O Folclore brasileiro é muito rico e as experiências que as crianças têm sobre esse assunto é vasto, pois desde bem pequenos ouvem histórias sobre seres fantásticos, fazem pegadinhas, ouvem e repetem trava-línguas com certa dificuldade e isto independe da leitura formal que o indivíduo tem. Aulas com esse tema são muito mais ricas que de outra natureza distante deles, pois faz parte do imaginário infantil. É possível que a partir deste tema, sejam trabalhados as diferentes histórias sobre um mesmo personagem como o Saci, a Iara ou Sereia, em diferentes lugares do Brasil, em diferentes momentos históricos. As persongens podem ainda ser retratadas pelos alunos em HQ, ser modelados em plasticina, argila; as brincadeiras podem ser resgatadas a partir de relatos orais feitos por avós, tios ou pais e brincadas no ambiente escolar. Enfim, recursos sem fim para ótimas aulas em séries iniciais do Ensino Fundamental.

    ResponderExcluir
  183. Maria do Carmo
    O video é uma das tecnologias mais interessantes, através do video o professor pode complementar a sua aula.No entanto o vídeo deve ser planejado como um complemento para a aula e não apenas como um recurso para preencher espaços vazios de planejamentos furados

    ResponderExcluir
  184. Atividade 5
    Cleusa M. M. Dutel
    Turma - Edson

    Conhecendo uma experiência

    A aula observada abordou a Educação Cartográfica – Construindo os Primeiros Mapas e a Área envolvida foi a Geografia - Lugar e paisagem.
    Neta aula, o professor objetivou desenvolver a percepção das inter-relações espaciais; Trabalhar fundamentos cartográficos e seus conceitos e Construir os conceitos de inclusão, continuidade e vizinhança.
    Um ponto muito importante que identifiquei é que a aula foi pensada e planejada, levando em consideração a idéia de que o espaço se encontra integrado em uma sucessão de espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade espacial, mantendo inter-relações sejam sociais, naturais, econômicas entre outras.
    Também o professor mostra na introdução de sua aula seu conhecimento, de que, para a criança, a construção do espaço geográfico acontece inicialmente com o próprio corpo, depois nas relações em casa, na vizinhança, escola, etc.
    Somente depois destas reflexões é que ele apresenta as estratégias a serem utilizadas na aula utilizando-se de uma seqüência de sugestões de atividades onde os alunos manipularão plantas como a de sua própria escola e produzirão outras, como a da trajetória que fazem da casa escola, por exemplo.
    Neste planejamento, percebe-se que ao finalizar o trabalho, os alunos estarão mais aptos para ler uma planta através de seus significantes traduzidos para o seu significado.
    Acredito que, uma aula executada levando-se em consideração o acima citado, com certeza estará fazendo a diferença com nossos alunos e devem tornar-se referência para
    nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  185. TURMA 1 PROFESSOR EMERSON- CURSISTA -WANESSA LACERDA

    Tema:O lixo
    Aula: esse tema foi interdisciplinar
    Através dessa aula é possível despertar no aluno a curiosidade sobre o que o lixo pode causar aos seres humanos.
    A metodologia adotada foi levar aos alunos a observar cada tipo de lixo que podem ser encontrados em diversos ambientes. mostrar a impotancia de se jogar lixo no lixo principalmente por causa de uma doença tão grave quanto a dengue pois e por causa de acumulos de lixos que aumentam cada vez mais numeros de caso de pessoas com dengue e se não houver concisentização isso não acabará tão cedo.
    O ponto fundamental da aula foi o trabalho em grupo, onde os alunos puderam discutir e analisar o resultado obtido, despertando a curiosidade e o interesse por novos conhecimentos.
    No fim foi avaliado o desempenho do aluno, por que durante o estudo os alunos tiveram envolvimento nas pesquisas e nas atividades propostas.

    ResponderExcluir
  186. 5-atividade
    Vantuir histiria
    tema=A Guerra de Secessão/Ensino Fundamental Final historia
    A aula tras um video de animaçoa que trata dos principais temas a ser abordado pelo prof. em sala de aula. Após a apresentação do vídeo, busque a interação na sala de aula dividindo os alunos e pedido que cada grupo represente e defenda os ideais de ambos os lados, o sul e o norte dos EUA. Discutinto a principal diferença emtre os dois a quesatão economica.
    Aproveitando para levantar com os alunos questões tais como: Quem venceu o conflito? Por que razão?
    Estimule aos seus alunos analisar os resultados, efeitos e relações desta guerra com o presente.

    ResponderExcluir
  187. PROF. IRMAS
    ATIVIDADE 5

    Está aula nos mostra a realidade de nosso municipio, sobre a importancia de preservar o meio ambiente e concientizar a prevenção das queimada, propondo atividades desafiadoras de forma interdisciplinar, visando o desenvolvimento de suas competências na preservação do meio Ambiente, reconhecendo a importância saudável no qual partiremos dos estudos e análises de atividades desenvolvidas na nossa própria escola.

    “ A escola deve educar quem não conhece boas maneiras e reeducar aqueles que sabem, mas não aplicam seus conhecimentos.” ( Içami_Lima)
    A estrátegia da aula foi desenvolvida atráves das seguintes atividades, pesquisas bibliográficas, leitura informativa, aula de video, pesquisa de campo, tubulação de dados, confecção de cartazes e exposição de trabalho.

    ResponderExcluir
  188. ATIVIDADE 03
    Adriana- Escola Bairro União


    Estou de pleno acordo com a fala do Professor Dr. Ladislau, penso que a Escola deve acompanhar o tempo e organizar seu conhecimento de acordo com a demanda. Hoje vimos à importância da informação, sendo que muitas das vezes temos muitas informações e poucos conhecimentos, aqui entra o papel da organização e articulação dos diversos espaços do conhecimento. Na realidade da Escola onde trabalho a maioria das crianças não tem, por exemplo, computador em casa, no entanto quando entra no laboratório de informática ele sabe muito bem como utilizar essa tecnologia, pois existem vários lugares onde mesmo não tendo o computador em casa ele pode perfeitamente acessar a internet, jogos , etc.Nossos alunos são crianças e acompanham com facilidade o desenvolvimento das tecnologias. Isto me faz refletir sobre o papel da Escola e de seus educadores, se nossas crianças vão atrás de novas informações porque não os professores também correr atrás de se requalificar, para acompanhar de forma organizada e selecionar de forma significativa essas informações.

    ResponderExcluir
  189. ATIVIDADE 5
    PROFESSORA: Cristina
    Cíntia Cavalcante

    O som da Ditadura/ História

    A disciplina de história precisa ser trabalhada com vivacidade, e essa proposta do som da ditadura contempla essa realidade, o uso da tecnologia com a pesquisa e a música contribuirá muito na aprendizagem do aluno.
    O próprio título da aula e sugestivo, bem como o estudo de um período tão conturbado da história do Brasil a aula envolve tecnologia e música dois atrativos para nossos jovens, além da utilização de conhecimento prévio a pesquisa e a referência dos filmes muitas vezes assistidos pelos nossos alunos sem um conhecimento do contexto ao qual foi produzido estimula um novo olhar sobre o cinema inclusive o brasileiro, da mesma forma acontece com a música brasileira que passa a ter uma importância histórica também ao ser ouvida.

    ResponderExcluir
  190. Turma luciana atividade 06
    prof. Idê do Carmo Vieira Fernandes
    Centro Educacional Paulo Freire
    Peixoto de Azevedo MT
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    1. Elaborar o conceito de lixo; 2. Reconhecer a importância da reciclagem do lixo para o mundo atual.
    Duração das atividades
    2 horas-aula de 50 minutos cada
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Saberes sócio-culturais sobre o tema
    Estratégias e recursos da aula
    Aula 1 – 50 minutos


    Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.


    Inicialmente discuta com seus alunos o conceito do que é lixo. Explore os conhecimentos prévios dos alunos. Uma boa forma de fazer isso é trabalhar em cima de exemplos levantados pelos alunos. Questione-os. Que exemplos eles conhecem?


    Dica! Você pode se preparar para esta discussão por meio da leitura do seguinte material.


    Exercício - Os alunos concordam com o destino que o nosso lixo tem? Divida a turma em grupos e lance o seguinte desafio: para onde vai o lixo que produzimos?
    Esta aula é muito interessante, pois trabalha a realidade dos alunos, tendo em vista que hoje o meio ambiente ´r uma preocupação mundial e faz parte do curriculo deste as séries iniciais.
    Através desta aula podemos trabalhar todas as disciplinas e levar nossos alunos a pesquisar e fazer usos tecnológicos para obter maiores conhecimentos.

    ResponderExcluir
  191. Helena

    Na sugestão do Prof.Fábio andrade Machado, de BH-MG, Histótia em quadrinhos, me chamou a atenção por ser um tipo de aula que sempre gostei de utilizar,tentando aguçar o gosto pela leitura desde as séries iniciais. Nesta atividade é proposto que a historia seja apresentada apenas através da leitura da imagem para que os alunos criem falas nos "balões", é mto interessante pois leva o aluno a pensar, "raciocinar" é uma das grandes dificuldades encontrada em nosso alunado,fazem uma leitura sem análise, sem nem mesmo entender sobre o que estão lendo e acredito que nos como educadores temos que ajudar o aluno desde as séries iniciais a criar, raciocinar , para que venha em seu crescimento escolar dispertar a criatividade, autonomia própria para tornar-se um cidadão crítico na sociedade inserida.

    ResponderExcluir
  192. Escola Estadual Bairro União Matupá-MT
    Cursista: Thãnisley Sunaqui da Cruz

    Tema: Como lidar com a inclusão em sala de aula

    Envolve todas as disciplinas

    Trabalhar com um incluso precisa ter conhecimento e muita força de vontade para derrubar muitas barreiras, sabemos que sempre que um aluno incluso chega, há uma recusa ou um sentimento de diferença em outros alunos, é ai que nós professores temos que derrubar esses sentimentos de diferença. Na realidade curricular a maioria dos alunos inclusos tem capacidade igual a todos os outros, mas com suas limitações e alguns com suas dificuldades, portanto nas aulas devemos trabalhar a interdisciplinaridade, onde um só tema, engloba o estudo de todas as disciplinas, com temas atrativos, onde todos possam participar igualmente . Temos também, filmes, revistas, jornais, sala de computação, todos os alunos podem participar das aulas promovendo a socialização.

    ResponderExcluir
  193. Rosimére -Escola Bairro União
    Atividade 5

    Com a sugestão dada pelo Profº Fábio levou me a criar uma estratégica de modo a trabalhar com o Tema Reciclagem é muito importante estar falando sobre a preservação e conservação do meio ambiente, o professor pode propor essa atividade que possa estar despertando a curiosidade dos alunos e sanar todas as dificuldades em diversas áreas do conhecimento que surgem constantemente no dia-a-dia dentro e fora do contexto escolar a informação de cada um exposta em sala de aula que se sabe através das tecnologias utilizadas como meio de acesso ao indivíduo. Inclusive a leitura o raciocínio tendo o objetivo de:
    Trabalhar reciclagem na sala de aula;
    Conscientizar sobre o aproveitamento do lixo;
    Confeccionar cestinhos de jornais;
    Assistir vídeos de como confeccionar os cestinhos de jornais;
    Assistir reportagem que diz respeito do meio ambiente;
    Pesquisar sobre a reciclagem e sua importância navegando na internet e outros tipos de reciclagem;
    Materiais a serem utilizados Internet, tv, vídeo,j ornais cola, tinta, pincel etc...

    ResponderExcluir
  194. Atividade 5

    Denise Martinotto Mazzonetto

    Escola Bairro União

    NOME: Plantas

    Envolve conhecimentos de ciências naturais e meio ambiente.

    Esta aula oferecida para uma turma de 2ª fase – 1º ciclo pode começar com a seguinte pergunta. O QUE É PLANTA? Em seguida o professor levará seus alunos para o pátio da escola para uma observação das plantas que a escola possui. De volta a sala de aula o professor deixa seus alunos comentar sobre o que observaram e comentará sobre as indagações feitas pelos alunos e construirão um mural com colagens de diferentes plantas.
    Em outro momento, a turma fará a experiência do feijão para observação e registro das etapas de germinação de uma planta e dos cuidados que a mesma requer (água, luz solar...) para poder se desenvolver.
    Com algumas plantas já crescidas, a turma fará a observação das partes que a mesma compôe, e ainda, descobrirão, através de observação que as plantas se constituem de forma diferente.
    Indo mais além, através de um DVD com história que envolve o meio ambiente, pode-se confeccionar uma maquete expondo idéias de conservação da mata ciliar, da nascente do rio, limpeza do meio ambiente...
    Partindo da pergunta inicial e de observações feitas da realidade, pode-se chegar a diversos conceitos.
    As aulas descritas são totalmente envolvidas com a realidade dos alunos, onde os mesmos sentem prazer em realizar as atividades exposta pelo professor.

    ResponderExcluir
  195. Tema: Dengue
    Disciplinas envolvidas: Linguagem, artes, ciências.
    A abordagem do tema será feita com textos informativos, conversação com os alunos e teatro. Sendo um tema que envolve o dia a dia do aluno é de interesse dele a sua participação nas atividades propostas.
    Com o início das chuvas é uma preocupação de toda população com a dengue, quais os cuidados e as ações necessárias para evitar a proliferação do mosquito da dengue para que ele não encontre ambientes favoráveis á proliferação. Sabemos que as crianças falam a realidade que eles vivem, cabe a nós fornecer conhecimentos sobre os males que o mosquito causa para a saúde e sensibiliza-los que é dever de cada um os cuidados do meio em que vive, começando pela sua casa e escola.
    O que faço com o lixo que produzo?
    Fazer campanhas de recolhimento do lixo da sua casa, da rua, da escola pois além do lugar ficar mais limpo e agradável estaremos evitando a dengue e preservando o meio ambiente já que o lixo é um problema, devemos dar a ele um destino menos arriscado a nossa saúde. Com conhecimento sobre o ciclo do mosquito o aluno poderá ter maiores cuidados, principalmente com a época das chuvas.

    ResponderExcluir
  196. Atividade 5 Marinez-Bairro União


    Tema: Dengue
    Disciplinas envolvidas: Linguagem, artes, ciências.
    A abordagem do tema será feita com textos informativos, conversação com os alunos e teatro. Sendo um tema que envolve o dia a dia do aluno é de interesse dele a sua participação nas atividades propostas.
    Com o início das chuvas é uma preocupação de toda população com a dengue, quais os cuidados e as ações necessárias para evitar a proliferação do mosquito da dengue para que ele não encontre ambientes favoráveis á proliferação. Sabemos que as crianças falam a realidade que eles vivem, cabe a nós fornecer conhecimentos sobre os males que o mosquito causa para a saúde e sensibiliza-los que é dever de cada um os cuidados do meio em que vive, começando pela sua casa e escola.
    O que faço com o lixo que produzo?
    Fazer campanhas de recolhimento do lixo da sua casa, da rua, da escola pois além do lugar ficar mais limpo e agradável estaremos evitando a dengue e preservando o meio ambiente já que o lixo é um problema, devemos dar a ele um destino menos arriscado a nossa saúde. Com conhecimento sobre o ciclo do mosquito o aluno poderá ter maiores cuidados, principalmente com a época das chuvas.

    ResponderExcluir
  197. ESCOLA ESTADUAL BAIRRO UNIÃO
    TIC-PROFº EMERSON
    CREMILDA

    MOD.01 AIVIDADE 05

    AULA: CONFECÇÃO DO ALFABETO EM BRAILE NUMA CLASSE DE 2º ANO


    Numa classe de segundo ano a professora se depara com uma aluna que tem uma lesão cerebral que atingiu a visão de forma irreversível
    então ,sem quase nenhum recurso ,ela se propõe a fazer para e com a luna um alfabeto em braile onde em sala todos são envolvidos para que haja uma interação e inclusão e de forma quase que lúdica, todos são envolvidos no ensinar e aprender e as vezes a coordenadora, que sou eu, “tomo a lição da aluna “n” , ela me mostrar de forma orgulhosa e feliz ,que já sabe ler em braile.
    O resultado da criatividade e dedicação da professora é ver a luna “n” participar normalmente das aulas de informatica mesmo que com um fone de ouvido( não temos um teclado em braile),escutando e interagindo com os colegas e professora.
    O novo desafio da escola é buscar recursos que ajude a aluna “n” a pular os degraus das dificuldades visuais e conquiste o seu espaço ao sol como todos, de forma igual.

    ResponderExcluir
  198. Doraci – Turma Prof. Emerson
    Atividade 5

    Tema: Meio Ambiente modificado.

    Este tema envolve as disciplinas de Ciências, falando do meio ambiente e animais; Português, através da leitura de textos referentes; Matemática, a área trabalhada; Geografia, o espaço onde o mesmo está inserido; História, o histórico deste local.
    inicialmente se trabalharia a leitura de textos referentes ao tema, diálogo e observação de paisagens naturais e modificadas pelo homem e seguiria com atividades de estudo e pesquisa de como eram e como foram degradadas ao longo do tempo, as medidas da área, a localização da mesma, tudo isso através de atividades dirigidas.

    ResponderExcluir